CARTAS RESP. 2011 (FEVEREIRO - P2)

CARTAS RESPONDIDAS 2011 (FEVEREIRO)

 

Essa é uma seleção de algumas das cartas respondidas na segunda parte de Fevereiro de 2011. Para enviar alguma pergunta basta clicar em ENVIAR CARTA no menu à esquerda.

 

Obs: Nem todas as respostas são passadas para este espaço e elas não estão necessariamente em ordem cronológica. Seguem-se abaixo alguns temas, perguntas e respostas já efetuadas.

 

 

 

 

A BÍBLIA DIZ QUE A TERRA É UM GLOBO?

.

Baseiam-se principalmente na seguinte passagem:
ISAÍAS [40:22]
"E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar."

O argumento tenta convencer de que o termo hebráico original pode ser traduzido também por Esfera ou Globo, como algumas traduções menos rigorosas já tem apresentado.

Para início de conversa a Terra não é redonda! É Esferóide, por não ser uma esfera perfeita, Geóide seria o termo mais correto. Afirmar que a Terra é Redonda é bem típico de alguém com pouca rigorosidade a respeito de geometria, baixo rigor este totalmente necessário para aceitar a idéia de que um Círculo pode ser interpretado como uma Esfera.

Círculo é uma figura bidimensional, um polígono de infinitos vértices e infinitos lados.

Esfera é uma figura tridimensional, um poliedro de infinitos vértices e infinitas faces.

Considerando então o restante do versículo, quase sempre omitido pelos apologistas bíblicos, o que combina mais com a idéia de "estender os céus como cortina e desenrolar como tenda"? Faz sentido fazer isso sobre um esfera? Porque então não foi usada uma alegoria similar à que é usada no mesmo livro em ISAÍAS [22:18] "Certamente te enrolará como uma bola, e te lançará para um país espaçoso. Ali morrerás, e ali irão os teus magníficos carros, ó tu, opróbrio da casa do teu senhor."? (Ateu, São Bernardo do Campo/SP – 17/02/2011)
.
Resposta - CARO AMIGO ATEU, EM PRIMEIRO LUGAR, PEÇO-LHE MINHAS DESCULPAS SINCERAS EM TER APAGADO OS SEUS OUTROS TEXTOS PORQUE VI QUE ERAM MERA CONTINUAÇÃO DAQUELE MESMO E ÚNICO TEXTO (VOCÊ PODERIA TER COPIADO EM UMA ÚNICA MENSAGEM, NESTE CASO). O JEITO MAIS SIMPLES SERIA TER SIMPLESMENTE PASSADO O LINK EXATO DE ONDE VOCÊ TIROU TAIS INFORMAÇÕES QUE, COMO VOCÊ MESMO ME HAVIA DITO ANTERIORMENTE, ERAM DO MARCUS VALÉRIO.
.
ASSIM FICARIA MAIS FÁCIL E SIMPLES PARA REFUTARMOS OS ARGUMENTOS, AO INVÉS DE ESCREVER EM VÁRIAS PARTES AQUELE MESMO TEXTO. FOI COM A FINALIDADE DE RESPONDER DE UMA VEZ SÓ (E NÃO DE MANEIRA FRAGMENTADA) QUE EU TIVE QUE ESCOLHER A PRIMEIRA PARTE DO SEU TEXTO PARA FAZER A REFUTAÇÃO DELE. AGORA VAMOS DIRETO AOS ARGUMENTOS. DE LETRA MINÚSCULA AS SUAS AFIRMAÇÕES DO MARCUS VALÉRIO, E EM CAIXA ALTA A MINHA CONTRA-ARGUMENTAÇÃO:
.
VOCÊ DISSE:
“O mais famoso e usado argumento dos defensores da legitimidade científica da Bíblia é sem dúvida o mais falacioso, o de que a Bíblia já afirmava a "redondeza", como alguns gostam de dizer, de nosso planeta.
.
Baseiam-se principalmente na seguinte passagem:
ISAÍAS [40:22]
"E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar."
.
O argumento tenta convencer de que o termo hebráico original pode ser traduzido também por Esfera ou Globo, como algumas traduções menos rigorosas já tem apresentado.
.
Para início de conversa a Terra não é redonda! É Esferóide, por não ser uma esfera perfeita, Geóide seria o termo mais correto. Afirmar que a Terra é Redonda é bem típico de alguém com pouca rigorosidade a respeito de geometria, baixo rigor este totalmente necessário para aceitar a idéia de que um Círculo pode ser interpretado como uma Esfera.”
.
CONTRA-ARGUMENTAÇÃO: EM PRIMEIRO LUGAR, VEJA COMO JÁ FICA CLARO DESDE O INÍCIO A INCOERÊNCIA E A FALTA DE LÓGICA DO AUTOR DO TEXTO. PRIMEIRAMENTE ELE AFIRMA QUE AS TRADUÇÕES ATUAIS VERTEM POR “ESFERA OU GLOBO”, E DEPOIS CAI EM CONTRADIÇÃO DIZENDO QUE A TERRA NÃO É REDONDA. MAS ONDE É QUE A BÍBLIA DIZ ISSO? NÃO FOI VOCÊ MESMO QUEM DISSE QUE A PASSAGEM DE ISAÍAS 40:22 PODE SER TRADUZIDA CORRETAMENTE POR “GLOBO” OU “ESFERA”? ENTÃO VEMOS QUE O FALACIOSO É O AUTOR DO TEXTO E NÃO OS FUNDAMENTALISTAS RELIGIOSOS. A VERSÃO “BASIC ENGLISH”, TRADUZ O VERSO DA SEGUINTE MANEIRA:
.
Isaías 40:22“It is he who is seated over the arch of the earth, and the people in it are as small as locusts; by him the heavens are stretched out like an arch, and made ready like a tent for a living-place”.
.
TRADUZINDO:
.
Isaías 40:22“É ele que está sentado sobre o arco da terra, e as pessoas que são tão pequenos como gafanhotos; por ele os céus são esticadas como um arco, e preparado como uma tenda para a vida local”.
.
COMO VEMOS, A TRADUÇÃO DA VERSÃO INGLESA TRAZ “ARCO DA TERRA”, E POR ARCO SE DEDUZ UM ELEMENTO EM CURVA, O QUE SERIA ALGO IMPOSSÍVEL CASO A TERRA FOSSE UM PLANO. DISSO SE VÊ CLARAMENTE QUE ISAÍAS NÃO IMAGINAVA QUE A TERRA FOSSE PLANA, COMO CRIAM ABSOLUTAMENTE TODOS OS POVOS ANTIGOS DE SUA ÉPOCA! O MARCUS VALÉRIO PODE IR PROCURANDO NA CULTURA QUE ELE QUISER, SEJA ORIENTAL, OU OCIDENTAL, OU MAIA, OU ASTECA, OU HINDÚ, OU CHINESA, OU EM QUALQUER LUGAR MESMO(!), QUE ELE NÃO VAI ENCONTRAR NADA PARECIDO COM ISSO! A DESIGNAÇÃO DE QUE DEUS ESTÁ SENTADO SOBRE O “ARCO DA TERRA” NOS MOSTRA QUE A TERRA NÃO É PLANA, MAS SIM UM ELEMENTO TRIDIMENCIONAL (COMO ESFERA OU GLOBO) CUJA CURVATURA DENOTA A SUA ESFERICIDADE. INFELIZMENTE O NOSSO AMIGO MARCUS VALÉRIO NÃO SABE O QUE É UM ARCO:
.
Significado de Arco
Um segmento de curva, especialmente de uma circunferência.
.
COMO PODE ISAÍAS DESCREVER UM “SEGMENTO DE CURVA” PARA ALGO QUE É PURAMENTE PLANO?! SERÁ QUE O MARCUS VALÉRIO SABE MESMO O QUE É UM “SEGMENTO DE CURVA”??? É MUITO ÓBVIO QUE O MARCUS VALÉRIO AGIU COM DESONESTIDADE EM TENTAR “PROVAR” QUE ESSA PASSAGEM DE ISAÍAS 40:22 NÃO É UMA EVIDÊNCIA CLARÍSSIMA DA VERACIDADE BÍBLICA E DA ESFERICIDADE DA TERRA. PERCEBA QUE ELE VAI TOTALMENTE CONTRA O DICIONÁRIO E TAMBÉM CONTRA AS MELHORES TRADUÇÕES DISPONÍVEIS A NÓS, COMO VEREMOS MAIS ADIANTE. E TUDO ISSO SÓ PARA CONSEGUIR SUSTENTAR A MENTIRA DO ATEÍSMO! AFINAL, PARA RESPONDER A UM VERSO BÍBLICO TÃO FORTE COMO ESSE, SOMENTE MESMO COM UMA APELAÇÃO AINDA MUITO MAIS GRITANTE.
.
OUTRA VERSÃO MUNDIALMENTE RECONHECIDA É A ESPANHOLA “REINA VALERA”, QUE TRADUZ O VERSO DE ISAÍAS 40:22 DA SEGUINTE MANEIRA:
.
Isaías 40:22“El está asentado sobre el globo de la tierra, cuyos moradores son como langostas: él extiende los cielos como una cortina, tiéndelos como una tienda para morar”.
.
TRADUZINDO:
.
Isaías 40:22“Ele está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são como gafanhotos, que estende os céus como uma cortina, preparando como tenda para nela habitar”.
.
OU SEJA, AQUI FICA MAIS CLARO AINDA A EXPRESSÃO “GLOBO DA TERRA”, O QUE NOS MOSTRA QUE ISAÍAS JÁ CONTEMPLAVA A TERRA COMO SENDO UM GLOBO!
.
AGORA VAMOS SAIR DA VERSÃO INGLESA E DA ESPANHOLA, E VAMOS VER UMA DAS MAIS RECONHECIDAS DAS VERSÕES ITALIANAS DA BÍBLIA, A “GIOVANNI DIODATI”, QUE TRADUZ ESSE MESMO VERSO DA SEGUINTE MANEIRA:
.
Isaías 40:22“Egli è quel che siede sopra il globo della terra, ed a cui gli abitanti di essa sono come locuste; che stende i cieli come una tela, e li tende come una tenda da abitare”.
.
TRADUZINDO PARA O MARCUS VALÉRIO:
.
Isaías 40:22 “Ele é o que fica acima do globo da terra, cujos moradores são como gafanhotos, que estende os céus como uma tela, e uma tenda para nela abitar”.
.
PERCEBA QUE TAMBÉM NA VERSÃO ITALIANA (QUE O MARCUS VALÉRIO CERTAMENTE NÃO DEVE TER CONHECIMENTO) É EXPRESSADO QUE DEUS FICA ACIMA DO “GLOBO DA TERRA”! COMO ALGUÉM PODE FALAR UMA COISA DESSAS SENDO ELE ALGUÉM QUE SUPOSTAMENTE ACREDITARIA NA “TERRA PLANA”?! POR QUE ISAÍAS DIZ QUE DEUS ESTÁ ASSENTADO ACIMA DO “GLOBO DA TERRA” E NÃO SOBRE UMA “TERRA PLANA”? CERTAMENTE PORQUE ISSO FOI LHE DADO POR INSPIRAÇÃO.
.
NÃO ESTOU DIZENDO QUE TODOS OS HEBREUS OU TODO MUNDO QUE ESCREVEU A BÍBLIA TINHA CONHECIMENTO DA ESFERICIDADE DO NOSSO PLANETA, MAS SIM QUE EM VÁRIAS OCASIÕES FOI DADO UM CONHECIMENTO DIVINO QUE LHES FOI INFUNDIDO POR REVELAÇÃO DIRETA, O QUE FEZ COM QUE MUITAS VEZES OS ESCRITORES DA SAGRADA ESCRITURA ESCREVESSEM COISAS QUE VÃO CONTRA TODO E QUALQUER SENSO COMUM DE SUA ÉPOCA E CONFIRMADO CIENTIFICAMENTE NOS DIAS DE HOJE COMO SENDO VERDADE.
.
VOU PASSAR APENAS MAIS ALGUMAS DAS VERSÕES QUE TRADUZEM ISAÍAS 40:22 CORRETAMENTE POR “GLOBO”:
.
Isaías 40:22“Egli è colui che sta assiso sul globo della terra, e gli abitanti d’essa son per lui come locuste; egli distese i cieli come una cortina, e li spiega come una tenda per abitarvi” (VERSÃO ITALIANA RIVEDUTA)
.
Isaías 40:22“C'est lui qui est a** au-dessus du globe de la terre, et ceux qui l'habitent sont comme des sauterelles; c'est lui qui étend les cieux comme un voile, et les déploie comme une tente pour y habiter” (VERSÃO FRANCESA LA BIBLE l’ÉPÉE)
.
Isaías 40:22“C'est lui qui est a** au-dessus du globe de la terre, et à qui ses habitants sont comme des sauterelles; c'est lui qui étend les cieux comme un voile, il les a même étendus comme une tente pour y habiter” (VERSÃO FRANCESA MARTIN)
.
Isaías 40:22“C'est lui qui est a** au-dessus du globe de la terre, et ceux qui l'habitent sont comme des sauterelles; c'est lui qui étend les cieux comme un voile, et les déploie comme une tente pour y habiter” (VERSÃO FRANCESA OSTERVALD)
.
Isaías 40:22 “Él se sienta sobre el globo de la tierra, cuyos habitantes le parecen saltamontes; él despliega los cielos como tenue velo y los extiende como una tienda para vivir en ella” (VERSÃO ESPANHOLA LA SANTA BÍBLIA)
.
Isaías 40:22“It is he that sitteth upon the globe of the earth, and the inhabitants thereof are as locusts: he that stretcheth out the heavens as nothing, and spreadeth them out as a tent to dwell in” (VERSÃO INGLESA DOUAY-RHEIMS)
.
Isaías 40:22 “He is the One who sits upon the globe of the earth, and its inhabitants are like locusts. He extends the heavens as if they were nothing, and he spreads them out like a tent, in which to dwell” (VERSÃO CATHOLIC PUBLIC DOMAIN)
.
Isaías 40:22“El está sentado sobre el globo de la tierra, cuyos moradores le son como langostas; él extiende los cielos como una cortina, los despliega como una tienda para morar” (VERSÃO ESPANHOLA SAGRADAS ESCRITURAS)
.
COMO VEMOS, A TRADUÇÃO DAS MAIS PLAUSÍVEIS PARA O VERSO DE ISAÍAS 40:22 É REALMENTE “GLOBO DA TERRA”. AGORA VAMOS VER NO DICIONÁRIO O QUE SIGNIFICA “GLOBO” PARA VERMOS SE ISAÍAS TINHA OU NÃO RAZÃO EM AFIRMAR QUE A TERRA É UM GLOBO:
.
Significado de Globo
Solido de revolução esférico, com os polos ligeiramente achatados.

.
OU SEJA, EXATAMENTE COMO É O NOSSO PLANETA!!! COMO É QUE PODERIA ISAÍAS NATURALMENTE DESCREVER A FORMA DA TERRA SE ELE NÃO TEVE INSPIRAÇÃO DIVINA NENHUMA E ACHAVA QUE A TERRA ERA PLANA? SE A BÍBLIA DESCREVE A TERRA COMO SENDO PLANA, ENTÃO POR QUE ISAÍAS A DESCREVE COMO SENDO UM “SÓLIDO DE REVOLUÇÃO ESFÉRICO, COM OS POLOS LIGEIRAMENTE ACHATADOS”?
.
FINALMENTE, PARA TERMINAR DE VEZ COM TODO O EMBUSTE FEITO PELO MARCUS VALÉRIO, VOU PASSAR AQUI A TRADUÇÃO DA “VULGATA LATINA” DE JERÔNIMO (347-420 d.C), O MAIOR MESTRE EM LÍNGUA GREGA, HEBRAICA E LATINA DE TODA A ANTIGUIDADE, QUE TRADUZIU A VULGATA LATINA NO QUARTO SÉCULO DEPOIS DE CRISTO, DIRETO DO HEBRAICO, DO GREGO E DO ARAMAICO, SENDO ELE FLUENTE E DOUTOR EM AMBAS AS LÍNGUAS. O PRÓPRIO AGOSTINHO O DESCREVE COMO SENDO ALGUÉM QUE TEM UM PROFUNDO CONHECIMENTO DESSA ÁREA, RECONHECENDO COMO ALGUÉM QUE SABE MUITO MAIS DO QUE ELE PRÓPRIO NESTAS QUESTÕES (VEJA, POR EXEMPLO, O QUE SANTO AGOSTINHO TEM A DIZER SOBRE JERÔNIMO EM SUA OBRA “A DOUTRINA CRISTÔ). SE TEM ALGUÉM QUE REALMENTE SABE PROFUNDAMENTE DA LÍNGUIA GREGA E HEBRAICA, ESSE ALGUÉM É JERÔNIMO. E VEJA COMO ELE, NO QUARTO SÉCULO AD, JÁ TRADUZIA ESTE VERSO PRESENTE EM ISAÍAS:
.
Tradução da Vulgata Latina por Jerônimo (séc.IV)
Isaías 40:22
“qui sedet super gyrum terræ et habitatores ejus sunt quasi lucustæ qui extendit velut nihilum cælos et expandit eos sicut tabernaculum ad inhabitandum”

.
TRADUZINDO PARA O MARCUS VALÉRIO LER:
.
Isaías 40:22“Aquele que está assentado sobre o globo da terra e seus habitantes são como gafanhotos: ele que estendeu os céus como nada, e os desenrola como tenda para nela habitar”
.
COMO VEMOS, JERÔNIMO DESCREVE O VERSO DE ISAÍAS COMO SENDO UM “GLOBO”, E NÃO APENAS UM “CÍRCULO” OU ALGUMA OUTRA COISA. SÓ O FATO DE ISAÍAS MENCIONAR A TERRA COMO SENDO UM CÍRCULO JÁ SERIA ALGO EXTRAORDINÁRIO E FANTÁSTICO PARA A SUA ÉPOCA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE ERA DE SENSO COMUM NA ÉPOCA QUE A TERRA ERA PLANA E NÃO UM “CÍRCULO”. MAS, COMO O PRÓPRIO JERÔNIMO TRADUZ, ISAÍAS DIZ ALGO QUE VAI AINDA MAIS ALÉM DO QUE ISSO: ELE DESCREVE UM GLOBO! DESIGNAÇÃO MAIS QUE PERFEITA PARA O NOSSO PLANETA! TEMOS IGUALMENTE QUE RESSALTAR TAMBÉM O FATO DE QUE NÃO ERA CONHECIDO NA ÉPOCA DE JERÔNIMO (NO SÉCULO QUARTO) QUE A TERRA ERA UM GLOBO.
.
NO QUARTO SÉCULO DEPOIS DE CRISTO AINDA ERA DE SENSO COMUM QUE A TERRA ERA PLANA, O QUE TAMBÉM MARCOU O PENSAMENTO PRATICAMENTE UNÂNIME ENTRE TODOS DURANTE MUITOS E MUITOS SÉCULOS ATÉ NICOLAU COPÉRNICO (1473 - 1543), MAIS DE UM MILÊNIO DEPOIS DE JERÔNIMO! OU SEJA, COMO É QUE JERÔNIMO IRIA “FALSIFICAR” ESSA PASSAGEM NA VULGATA LATINA COM A FINALIDADE DE “FAVORECER” O CRISTIANISMO CONTRA O ATEÍSMO SE NAQUELA ÉPOCA NEM SE IMAGINASSE QUE A TERRA FOSSE UM “GLOBO”, COMO JERÔNIMO BEM TRADUZIU?
.
NESTE CASO SERIA MUITO MAIS PROVÁVEL E PRESUMÍVEL QUE JERÔNIMO ADULTERASSE A TRADUÇÃO PARA “PLANA” SE TIVESSE A INTENÇÃO DE FAVORECER OS CRISTÃOS, TENDO EM VISTA QUE ERA ESSA A MENTALIDADE DAQUELE POVO. MAS, MESMO ASSIM, JERÔNIMO SE MANTEVE FIEL AOS MANUSCRITOS ORIGINAIS SEM QUERER CAUSAR QUALQUER TIPO DE VANTAGEM PARA A SUA PRÓPRIA CRENÇA, AO QUE TRADUZIU POR “GLOBO” ANTES QUE POR “CÍRCULO” OU POR ALGUMA COISA PLANA. E ISSO DESMONTA COMPLETAMENTE COM TODO O EMBUSTE FEITO PELO MARCUS VALÉRIO EM CIMA DE ISAÍAS 40:22.
.
E, SÓ PARA TERMINAR, QUERO CONCLUIR COM A LEITURA DE JÓ, NO CAPÍTULO 26 E VERSO 7, QUE PARA MIM CONSTITUI-SE UMA EVIDÊNCIA AINDA MUITO MAIS FORTE ATÉ MESMO EM RELAÇÃO AO TEXTO DE ISAÍAS! VEJAMOS O QUE O ANTIQUÍSSIMO JÓ, HÁ 4 MIL ANOS ATRÁS, TEM A NOS DIZER:
.
"Ele estende o norte sobre o vazio; suspende a terra sobre O NADA (Jó 26:7)
.
DURANTE O TEMPO DE JÓ, ERA CRIDO QUE UM “DEUS” CHAMADO ATLAS SUSTENTAVA A TERRA SOBRE OS SEUS OMBROS! NINGUÉM ACREDITAVA QUE A TERRA “PAIRAVA SOBRE O... NADA”!!! JÓ É O MAIS ANTIGO LIVRO DA BÍBLIA, ESCRITO HÁ APROXIMADAMENTE 3500 ANOS ATRÁS... COMO É QUE JÓ SABIA DISSO? POR QUE RAZÃO ELE NÃO “TOMOU CARONA” NA ONDA DO SENSO COMUM DE SUA ÉPOCA E COMEÇOU A SOLTAR AS “PÉROLAS” E AS “PILHÉRIAS” QUE ERAM CONHECIDAS NO SEU TEMPO? POR QUE A BÍBLIA TEVE QUE SER – NOVAMENTE – CIENTIFICAMENTE EXATA?
.
ENTRETANTO, AO INVÉS DA SAGRADA ESCRITURA REFLETIR OS CONCEITOS FANTASIOSOS DA ÉPOCA EM QUE FOI ESCRITA, DECLARA UMA DAS MAIORES VERDADES CIENTÍFICAS QUE A HUMANIDADE JÁ VIU: A TERRA PAIRA SOBRE O NADA! NOS MANUSCRITOS ORIGINAIS PROVENIENTES DO TEXTO MASSOTÉRICO HEBRAICO, A PALAVRA AQUI UTILIZADA É “BLIYMAH”, QUE SIGNIFICA LITERALMENTE: “NENHUMA COISA”. NÃO EXISTE NENHUMA COISA NA QUAL A TERRA ESTEJA FIRMADA, “SEGURADA” OU ESTABELECIDA! SIMPLESMENTE SOBRE O NADA!
.
O MAIS INTERESSANTE AINDA É NOTARMOS O FATO DE QUE ESTA É A ÚNICA VEZ QUE ESTA PALAVRA OCORRE NO ANTIGO TESTAMENTO. O QUADRO DA TERRA CERCADA POR UM QUADRO VAZIO É UMA REPRESENTAÇÃO EXATA DAQUILO QUE PODEMOS NOTAR – NOS DIAS DE HOJE, É CLARO – COM TODA A TECNOLOGIA QUE TEMOS A NOSSO FAVOR, COM TODA A AJUDA DE SATÉLITES, SONDAS ESPACIAIS, ETC. MAS ISSO JAMAIS EXISTIU NA ÉPOCA DE JÓ, E SERIA CONTRA A LÓGICA ELE AFIRMAR ALGO TÃO CIENTIFICAMENTE EXATO E PRINCIPALMENTE QUE IA CONTRA TODO O SENSO COMUM ESPALHADO EM SUA ÉPOCA.
.
SE A BÍBLIA FOSSE UMA LENDA OU UM CONTO DE FANTASIAS COMO OS ATEUS QUEREM QUE CREIAMOS, ENTÃO SERIA EXTREMAMENTE PRESUMÍVEL QUE ISAÍAS APRESENTASSE A TERRA COMO SENDO UM PLANETA PLANO, E QUE JÓ APRESENTASSE A TERRA SUSPENSA SOBRE UM “ATLAS”, SOBRE UMA “TÁRTARUGA”, OU SOBRE UM “ELEFANTE”, COMO ERA CRIDO EM SUA ÉPOCA. MAS NÃO HÁ NADA RIDÍCULO NAS MENÇÕES DE JÓ E DE ISAÍAS. AO CONTRÁRIO, HÁ DUAS GRANDES VERDADES QUE SÃO IRRITANTES AOS ATEUS, POIS ELES NÃO QUEREM ADMITIR QUE: (1) ISAÍAS DISSE QUE A TERRA É UM GLOBO; (2) JÓ DISSE QUE A TERRA PAIRA SOBRE O NADA. E ISSO DEIXA NO CHINELO TODAS AS PRETENSÕES ATEÍSTAS CONTRA A VERACIDADE DA BÍBLIA.
.
UM GRANDE ABRAÇO,
LUCAS BANZOLI.

 

 

 

 

 

 

SERÁ QUE JÓ NÃO FOI “SIMBÓLICO” AO DIZER QUE A TERRA ESTÁ SUSPENSA SOBRE O NADA?

 

Em primeirissimo lugar, como posso ter certeza o que o Jó diz aí foi mesmo literal? Se colocarmos a Bíblia como literal vai cair uma contradição feia. Veja: Leia em Salmos 24:2 que diz que o Mundo foi fundada sobre os mares. Viu como há contradição? Por isso que não devemos ler a Bíblia ao literal.
Eu acredito sinceramente que os personagens Bíblicos existiram em fato real, mas os ensinamentos deles foi uma linguagem só espirutual, figurativa e tal tal... (Ateu, São Bernardo do Campo/SP – 23/02/2011)
.
Resposta - OLÁ, ATEU.
EM PRIMEIRO LUGAR, A PASSAGEM DOS SALMOS QUE VOCÊ ME PASSOU DECLARA QUE A TERRA FOI FUNDADA “SOBRE OS MARES”, OU SEJA, O TEXTO FALA DO FATO ÓBVIO DE QUE A TERRA SITUA-SE ACIMA DOS MARES, DE FORMA QUE ELES NÃO A INVADAM E NEM A DESTRUAM. JÁ O VERSÍCULO DE JÓ REFERE-SE AO FATO CIENTÍFICO DE QUE A TERRA ESTÁ SUSPENSA NO ESPAÇO, SOBRE O NADA. OU SEJA, NÃO HÁ NENHUMA CONTRADIÇÃO ENTRE OS RELATOS! ADEMAIS, JÓ DIFICILMENTE DECLARARIA UMA VERDADE CIENTÍFICA DE MANEIRA FIGURADA E NÃO LITERAL. VERDADES CIENTÍFICAS SÃO VERDADES LITERAIS, E NÃO FIGURADAS.
.
SE FOSSE EXPRESSAR POR MEIO DE UMA FIGURA, ELE CERTAMENTE TERIA FEITO USO DA CRENÇA POPULAR DE SUA ÉPOCA QUE PREGAVA QUE A TERRA ESTAVA SUSPENSA SOBRE ELEFANTES, TARTARUGAS, “ATLAS”, ETC.... OU QUE A TERRA ERA PLANA, QUADRADA, ETC... TODAS CRENÇAS DA ÉPOCA DE JÓ (2000 a.C aproximadamente) MAS QUE NÃO ESTÃO NEM DE LONGE PRESENTES EM SEU LIVRO. ISSO JÁ ERA DE SE ESPERAR CASO FOSSE FRUTO DE UMA REVELAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, MAS CERTAMENTE NÃO SERIA DE SE ESPERAR SE FOSSE MERAMENTE UM LIVRO QUALQUER TAL COMO TODOS OS OUTROS DA ÉPOCA.
.
FINALMENTE, A SUA POSIÇÃO DE QUE OS PERSONAGENS BÍBLICOS ERAM REAIS MAS OS SEUS ENSINAMENTOS NÃO, CARECE TOTALMENTE DE FUNDAMENTO. EM PRIMEIRO LUGAR, PORQUE SE OS PERSONAGENS SÃO REAIS, POR QUE OS ENSINAMENTOS NÃO PODEM SER? EM OUTRAS PALAVRAS, OS PRÓPRIOS PERSONAGENS PODERIAM PERFEITAMENTE SEREM IRREAIS NESTE CASO. MAS, SENDO QUE UM É REAL, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O OUTRO TAMBÉM O SEJA. EM SEGUNDO LUGAR, PORQUE OS PRÓPRIOS PERSONAGENS BÍBLICOS INTERPRETAVAM OS PERSONAGENS BÍBLICOS DE UMA MANEIRA LITERAL.
.
POR EXEMPLO, PODEMOS VER CLARAMENTE O APÓSTOLO TIAGO (UM PERSONAGEM BÍBLICO MUITO POPULAR DO NOVO TESTAMENTO) DECLARANDO A LITERALIDADE DE JÓ (OUTRO PERSONAGEM BÍBLICO, DO ANTIGO TESTAMENTO) EM TIAGO 5:11. TAMBÉM NÓS VEMOS PEDRO (OUTRO PERSONAGEM BÍBLICO) RESSALTANDO A LITERALIDADE DO DILÚVIO EM 2PEDRO 3:5-7, E DE NOÉ EM 1PEDRO 3:20. OS ACONTECIMENTOS E PERSONAGENS BÍBLICOS SÃO SEMPRE INTERPRETADOS DE MANEIRA LITERAL PELOS PRÓPRIOS PERSONAGENS BÍBLICOS.
.
PODEMOS VER TAMBÉM A EVIDÊNCIA ESMAGADORA DA LITERALIDADE DE ADÃO E EVA, QUE SÃO TÃO CONTESTADOS PELOS INCRÉDULOS. PAULO AFIRMA CATEGORICAMENTE A LITERALIDADE DE ADÃO EM ROMANOS 5:14, EM 1CORÍNTIOS 15:45 E EM 1TIMÓTEO 2:13, ENTRE OUTRAS VÁRIAS MENÇÕES CLARAS. O SEVANGELISTAS MATEUS E LUCAS REGISTRAM A LITERALIDADE DOS PERSONAGENS BÍBLICOS EM (Mt.1; Lc.3), SENDO QUE LUCAS FAZ O SEU REGISTRO ATÉ ADÃO. EM TERCEIRO LUGAR, PORQUE NEGAR A LITERALIDADE DOS ACONTECIMENTOS BÍBLICOS SIGNIFICA NEGAR O SENTIDO ÓBVIO DAQUILO QUE ESTÁ SENDO ESCRITO.
.
POR EXEMPLO, VOCÊ PODERIA DIZER QUE TUDO ISSO QUE EU ESTOU ESCREVENDO AGORA É MERA METÁFORA, AINDA QUE EU ESTEJA DIZENDO BEM LITERALMENTE. ESTE ERRO GROSSEIRO JÁ ESTAVA QUERENDO LUTAR CONTRA O CRISTIANISMO VERDADEIRO JÁ NO SÉCULO SEGUNDO, QUANDO IRINEU DE LYON TEVE QUE FAZER UM LIVRO (DE 600 PÁGINAS) CONTRA AS HERESIAS DOS GNÓSTICOS, QUE TAMBÉM CRIAM QUE TUDO O QUE ESTÁ NA BÍBLIA É FIGURADO. ATANÁSIO DE ALEXANDRIA DISSE QUE “ESTES NEGAM O SENTIDO ÓBVIO DAS SAGRADAS ESCRITURAS”. O SENSO LÓGICO E A RAZÃO NOS DIZEM QUE AQUILO QUE FOI ESCRITO NÃO FOI ESCRITO “PRA NADA”, MAS SIM POR UMA CLARA, REAL, VERDADEIRA E LITERAL FINALIDADE.
.
EM QUARTO LUGAR, PORQUE OS APÓSTOLOS NÃO IRIAM ESCREVER TANTAS EPÍSTOLAS APENAS POR QUESTÃO DE “PASSA-TEMPO”. IMAGINE, POR EXEMPLO, VOCÊ ESCREVENDO A UMA IGREJA QUE PRECISA SE APERFEIÇOAR NA BUSCA DA SANTIFICAÇÃO E VISANDO A SALVAÇÃO, SERÁ QUE VOCÊ ESCREVERIA A ELES APENAS METÁFORAS NÃO-LITERAIS?!? É CLARO QUE NÃO! ALGUÉM QUE VISA A SALVAÇÃO DAS PESSOAS, AINDA MAIS SABENDO QUE ELAS ERAM MERAS “CRIANÇAS NA FÉ”, NECESSITANDO DE LEITE ESPIRITUAL E NÃO DE ALIMENTO SÓLIDO (Hb.5:12), NÃO IRIA PASSAR UM MONTE DE “CÓDIGOS SECRETOS”, “ENIGMAS” E “METÁFORAS” PARA SEREM DESVENDADAS APENAS POR PESSOAS CULTAS, TALVEZ SÉCULOS OU MILÊNIOS MAIS TARDE!
.
ISSO IRIA BARRAR TOTALMENTE O CRESCIMENTO ESPIRITUAL DELES E COLOCARIA EM JOGO A SUA PRÓPRIA SALVAÇÃO ETERNA! É MUITO ÓBVIO QUE ELES ESCREVERIAM VERDADES LITERAIS PARA QUE ESTES LEITORES A SEGUISSEM E A APLICASSEM, A FIM DE QUE ELES FOSSEM SALVOS. OS APÓSTOLOS BUSCAVAM A SALVAÇÃO DE SEUS LEITORES, E NÃO UM CONHECIMENTO AMPLIADO SOBRE METÁFORAS! EM QUINTO LUGAR, PORQUE AQUILO QUE DEVERIA SER REVELADO A NÓS E QUE ESTAVA ENCOBERTO ANTES, JÁ FOI DESVENDADO, NO NOVO TESTAMENTO. O NOVO TESTAMENTO É A COMPLETA REVELAÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO. É NELE QUE AS COISAS OCULTAS FORMA POSTAS A REALIDADE E É NELE QUE SE CUMPREM AS VERDADEIRAS FIGURAS PROFÉTICAS.
.
O AUTOR DE HEBREUS REPETIDAMENTE AFIRMA QUE A ANTIGA ALIANÇA ERA UMA SOMBRA DAQUILO QUE ESTAVA POR VIR, E QUE JÁ FOI TRAGO À REALIDADE NO NT (Hb.8:5; Hb.10:1; Hb.9:5). OU SEJA, NÃO EXISTE NENHUM TIPO DE VERDADE QUE AINDA NÃO TENHA SIDO DESCOBERTA, NADA QUE SEJA ALGO FIGURADO OU METAFÓRICO, SENÃO AQUILO QUE OS PRÓPRIOS AUTORES DO LIVRO FAZEM QUESTÃO DE DIZER QUE SÃO METÁFORAS, COMO É O CASO DA REVELAÇÃO DE JOÃO (APOCALIPSE), POR EXEMPLO. NOTE QUE EXISTE UMA ENORME DIFERENÇA ENTRE O APOCALIPSE (CLARAMENTE SIMBÓLICO) E OS DEMAIS LIVROS (CLARAMENTE LITERAIS). EM SEXTO LUGAR, PORQUE OS APÓSTOLOS REALMENTE ACREDITAVAM EM UMA VIDA PÓSTUMA COM A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, E ISSO NÃO ERA MERA FANTASIA. AO CONTRÁRIO, ERA ALGO PELO QUAL ELES SACRIFICAVAM AS SUAS PRÓPRIAS VIDAS, SENDO MARTIRIZADOS PELO NOME DO SENHOR JESUS CRISTO!
.
ORA, NINGUÉM MORRE POR AQUILO QUE SABE QUE É UMA MENTIRA. ALGUÉM PODE ATÉ MORRER POR UMA MENTIRA QUE PENSA SER UMA VERDADE, MAS NINGUÉM MORRE POR ALGO QUE JÁ SABE SE TRATAR DE UM ENGODO. OS APÓSTOLOS CONVIVERAM COM O SENHOR JESUS, E FORAM TESTEMUNHOS OCULARES E REAIS DE SUA RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS NO TERCEIRO DIA. ELES NÃO IRIAM DESPERDIÇAR AS SUAS VIDAS À TOA, LEVANDO UMA VIDA CRUEL, CHEIA DE PERSEGUIÇÕES E TRIBULAÇÕES, E POR FIM CULMINANDO COM OS SEUS PRÓPRIOS MARTÍRIOS. É MUITO ÓBVIO QUE ELES FALAVAM LITERALMENTE E VERDADEIRAMENTE EM UMA REALIDADE FUTURA QUE INCLUÍA VIDA ETERNA PARA OS SALVOS, E MORTE ETERNA PARA OS PERDIDOS.
.
O APÓSTOLO PAULO CHEGA ATÉ A DIZER QUE, SE NÃO EXISTE UMA VIDA FUTURA, ENTÃO SOMOS DE TODOS OS HOMENS OS MAIS INFELIZES (1Co.15:19)! CONTUDO, COMO ELE PRÓPRIO DIZ EXPLICITAMENTE, QUE “POR ISSO NÃO DESANIMAMOS. EMBORA EXTERIORMENTE ESTEJAMOS DESGATADOS, INTERIORMENTE ESTAMOS SENDO RENOVADOS DIA APÓS DIA, POIS OS NOSSOS SOFRIMENTOS LEVES E MOMENTÂNEOS ESTÃO PRODUZINDO PARA NÓS UMA GLÓRIA ETERNA QUE PESA MAIS DO QUE TODOS ELES. ASSIM, FIXAMOS OS OLHOS, NÃO NAQUILO QUE SE VÊ, MAS NO QUE NÃO SE VÊ, POIS O QUE SE VÊ É TRANSITÓRIO, MAS O QUE NÃO SE VÊ É ETERNO” (2Co.4:16-18).
.
ESSA É A VERDADE MAIS LINDA E INCONTESTAVELMENTE VERDADEIRA PRESENTE NAS ESCRITURAS: A VIDA ETERNA, PRESENTE E MANIFESTA POR MEIO DE JESUS CRISTO. PORTANTO, CREIO QUE À LUZ DE TODAS AS EVIDÊNCIAS SEJA INCOMPREENSÍVEL E ANTILÓGICO CRERMOS NA IRREALIDADE DOS RELATOS BÍBLICOS BEM COMO QUE TUDO O QUE NELA ESTÁ É MERA FANTASIA OU METÁFORA. ISSO VAI TOTALMENTE CONTRA O SENSO LÓGICO-RACIONAL, O SENSO CRÍTICO E O BOM SENSO! EU NÃO TENHO FÉ SUFICIENTE PARA ACREDITAR NUMA COISA DESSAS! ATÉ PORQUE, SE FOSSE ASSIM, JESUS TERIA MORRIDO NA CRUZ A TOA, E NÃO PARA A NOSSA JUSTIFICAÇÃO.
.
ABRAÇOS.

 

 

 

 

 

SOBRE O LIVRO “A CABANA”, E A “LÍNGUA DOS ANJOS E DOS HOMENS”

.

Olá, Lucas.
O que vc acha do livro A cabana? Eu já li tudo mas foi faz tempo.
Agora em diante vou começar a ler a bíblia com tanta oração mais que os pastores(se for possível, hehehe).
Só me esclarece uma coisa: O que é língua dos homens? Aí é uma linguagem literal ou simbólico? (Marc, Mato Grosso - 12/02/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
EU JÁ LI ALGUMAS PARTES DESTE LIVRO QUE VOCÊ DISSE, MAS PAREI NO MOMENTO EM QUE O AUTOR DIZ QUE DEUS NÃO GOSTA DE FICAR OUVINDO MÚSICA DE IGREJA, MAS SIM FUNK. AÍ EU ACHEI POR BEM PARAR DE LER AQUILO.
.
SE FOR POSSÍVEL VOCÊ PODE SIM LER A BÍBLIA COM MAIS ORAÇÃO DO QUE OS PASTORES.... ATÉ PORQUE EXISTE MUITO PASTOR POR AÍ QUE NÃO TEM UM COMPROMISSO SINCERO E VERDADEIRO COM DEUS E VIVE COM POUCA OU NENHUMA ORAÇÃO. NÃO ESTOU DIZENDO QUE ISTO É UMA REGRA, TOMARA QUE SEJAM APENAS ALGUMAS EXCEÇÕES!
.
QUANTO A “LÍNGUA DOS HOMENS” QUE PAULO FALA EM 1CORÍNTIOS 13:1, A LINGUAGEM É LITERAL SIM. VEJAMOS:
.
“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine” (1Co.13:1)
.
VEJA QUE PAULO ESTÁ FAZENDO UM CONTRASTE ENTRE AS LÍNGUAS HUMANAS QUE NÓS FALAMOS HOJE [LITERALMENTE] E AS LÍNGUAS QUE SÃO FALADAS PELOS ANJOS NO CÉU. TANTO UMA LÍNGUA QUANTO A OUTRA SÃO FALADAS LITERALMENTE POR QUEM O DIZ.
.
FICA NA PAZ.

 

 

 

 

 

 

SOMOS OBRIGADOS A GUARDAR O SÁBADO? EXISTE O “JUÍZO INVESTIGATIVO”?

 

Lucas,mais uma vez estou aqui para sanar dúvidas.Desta vez gostaria qual sua opinião acerca do Adventismo do Sétimo Dia e sobre a profetiza Ellen White.
A Lei Moral de Deus e os 10 mandamentos são ainda válidos?
O Sábado é o sinal de distinção entre o verdadeiro e o falso cristão?
O Grande Conflito entre Deus e Satanás realmente não se desenrola ao longo da história humana?
O Juizo investigativo não enfatiza Jesus como continuo intercessor e sacerdote como está em Hebreus?Se o sacrificio expiatório de Cristo na cruz do calvário foi suficiente, porque as cartas apostólicas o denominam sacerdote,advogado e intercessor?
Os bodes de sacrificio e expiação,sendo um o chamado Azazel,não seriam pré-figuras do que ocorrerá no juizo final?
Grato pela atenção; (João Paulo, Fortaleza/CE – 24/02/2011)

Resposta - OLÁ, JOÃO.
SOBRE OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA, EU PESSOALMENTE NÃO TENHO NADA CONTRA ELES, EMBORA EVIDENTEMENTE TENHAM FALHAS DOUTRINÁRIAS (TAIS COMO QUALQUER OUTRA IGREJA), COMO AS MENCIONADAS POR VOCÊ ACIMA. MESMO ASSIM CONSIDERO-OS COMO IRMÃOS NA FÉ. NÃO CONHEÇO A ELLEN WHITE E NEM SOU UM ACOMPANHADOR DOS ESCRITOS DELA, E POR ISSO NÃO ESTOU NO DIREITO DE EXERCER JUÍZO SOBRE ELA (QUEM JULGA É O SENHOR), MAS O QUE É ALTAMENTE PREJUDICIAL SÃO CERTOS RAMOS DO ADVENTISMO MAIS CONSERVADOR E EXTREMISTA QUE, COMO VOCÊ MESMO FEZ MENÇÃO, PREGA QUE O SÁBADO É O SINAL DE DISTINÇÃO ENTRE O CRENTE FALSO E O VERDADEIRO, ENTRE OUTRAS COISAS AINDA MAIS EXTREMISTAS AINDA, TAIS COMO O DOMINGO SER A MARCA DA BESTA, OU QUE TODAS AS IGREJAS PROTESTANTES SÃO DO DIABO. NEM TODOS OS ADVENTISTAS PENSAM DESTA MANEIRA, E ATUALMENTE É BEM MAIOR O GRUPO DAQUELES QUE CONSIDERAM OS EVANGÉLICOS COMO IRMÃOS NA FÉ E QUE ELES MESMOS FAZEM PARTE DESTE GRUPO DE EVANGÉLICOS, SENDO A NOSSA UNIÃO PELO AMOR E POR CRISTO JESUS MUITO MAIOR DO QUE QUALQUER DIFERENÇA DOUTRINÁRIA MENOR.
.
COM RELAÇÃO AOS TEMAS POR VOCÊ COLOCADOS, VOU RESUMIR UM DELES DE CADA VEZ:

 

.
(1) A GUARDA OBRIGATÓRIA DO SÁBADO
.
ESTE TEMA É COMPLEXO DEMAIS PARA TRATARMOS EM POUCAS LINHAS, MAS NÃO É MUITO DIFÍCIL PROVARMOS QUE O SÁBADO É UMA ORDENANÇA CERIMONIAL (SOMBRA) QUE TEVE O SEU FIM COM A NOVA ALIANÇA (REALIDADE), ONDE O SÁBADO SIMPLESMENTE É “ESQUECIDO”, NÃO APARECE NOS PRECEITOS QUE PASSAM DA VELHA ALIANÇA PARA A NOVA ALIANÇA, COMO PODEMOS VER BEM CLARAMENTE. TODOS OS DEZ MANDAMENTOS DO ANTIGO TESTAMENTO SÃO MUITAS VEZES CITADOS TAMBÉM NO NOVO TESTAMENTO, MAS NÃO A GUARDA OBRIGATÓRIA DO SÁBADO. O PRIMEIRO MANDAMENTO (1Co.8:4-6), O SEGUNDO (1Jo.5:21), O TERCEIRO (Tg.5:12), O QUINTO (Ef.6:1-3), O SEXTO (Rm.13:9), O SÉTIMO (1Co.6:9,10), O OITAVO (Ef.4:28), O NONO (Cl.3:9), E O DÉCIMO (Ef.5:3) MANDAMENTOS SÃO MENCIONADOS VÁRIAS VEZES NO NT, COM A ÚNICA EXCLUSÃO DO SÁBADO.
.
ASSIM PODEMOS VER QUE, SE O SÁBADO FOSSE UM PRECEITO MORAL INALTERÁVEL, CERTAMENTE TERIA SIDO BEM MENCIONADO PELOS APÓSTOLOS OU POR JESUS CRISTO (QUE PREZAVAM PELA SALVAÇÃO DAS ALMAS, NÃO APENAS DAQUELA ÉPOCA MAS TAMBÉM DAS ÉPOCAS FUTURAS QUE LERIAM OS SEUS ESCRITOS) E CERTAMENTE NÃO DEIXARIAM DE LADO UM PRECEITO MORAL TÃO IMPORTANTE. O QUE PODEMOS VER É EXATAMENTE O INVERSO DISSO, OU SEJA, O SÁBADO NÃO APENAS É SIMPLESMENTE DEIXADO DE LADO, COMO TAMBÉM É NOS DITO DE MANEIRA BEM CLARA E LEGÍVEL QUE ERA MERA SOMBRA EM RELAÇÃO À REALIDADE PRESENTE NA NOVA ALIANÇA (NOVO TESTAMENTO):
.
“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo” (Cl.2:16,17)
.
NÃO PODEMOS SER JULGADOS POR CAUSA DA GUARDA DO SÁBADO, POIS ELA ERA MERA SOMBRA DA REALIDADE QUE AINDA ESTAVA POR VIR, ATRAVÉS DA NOVA ALIANÇA. OS SABATISTAS AFIRMAM QUE ESTE SÁBADO DIZ RESPEITO APENAS a**ÁBADOS CERIMONIAIS, MAS ISTO NÃO ESTÁ DE ACORDO COM O SENTIDO LÓGICO DO TEXTO BÍBLICO. EM PRIMEIRO LUGAR, PORQUE A PALAVRA GREGA AQUI UTILIZADA POR PAULO (“SABBATON”) NUNCA É USADA NAS ESCRITURAS SENÃO COMO REFERÊNCIA CLARA AO SÁBADO SEMENAL. EM SEGUNDO LUGAR, PORQUE OS SÁBADOS ANUAIS OU CERIMONIAIS JÁ ESTÃO INCLUÍDOS NA EXPRESSÃO “DIAS DE FESTA”.
.
PORTANTO, A PALAVRA “SABBATON” NÃO PODE RESUMIR-SE TÃO SOMENTE A ELES QUE JÁ FORAM MENCIONADOS ANTERIORMENTE NAQUELA MESMA PASSAGEM E CONTEXTO. ELA DIZ RESPEITO A DIAS DE FESTA [ANUAIS], LUAS NOVAS [MENSAIS] E SÁBADOS [SEMANAIS]. ESTA ORDEM LÓGICA EXPRESSADA POR PAULO (ANUAL, MENSAL E SEMANAL) EXCLUI A POSSIBILIDADE DE QUE O SÁBADO ALI MENCIONADO SEJA TÃO SOMENTE O ANUAL QUE, ALÉM DE NUNCA SER MENCIONADO DENTRO DA PALAVRA GREGA “SABBATON”, AINDA JÁ ESTARIA INCLUSO DENTRO DOS “DIAS DE FESTA” NO PRÓPRIO VERSO (v.16). ABOLSUTAMENTE SEMPRE QUANDO A BÍBLIA USA ESSA ORDEM SEQUENCIAL É PARA EXPRESSAR OS DIAS ANUAIS, MENSAIS E SEMANAIS, COMO SE SEGUE:
.
“Eis que estou para edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e para o pão contínuo da proposição, e para os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados [SEMANAL], e nas luas novas [MENSAL] e nas festividades [ANUAL] (2Cr.2:4)
.
“E para cada oferecimento dos holocaustos do Senhor, nos sábados [SEMANAL], nas luas novas [MENSAL], e nas solenidades [ANUAL] por conta, segundo o seu costume, continuamente” (1Cr.23:3)
.
“E farei cessar todo seu gozo, as suas festas [ANUAL], as suas luas novas [MENSAL], e os seus sábados [SEMANAL], e todas as suas festividades” (Os.2:11)
.
AGORA RETORNEMOS A COLOCENSSES 2:16,17:
.
“Portanto ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa [ANUAL], ou da lua nova [MENSAL], ou dos sábados [SEMANAL], que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (Cl.2:16,17)
.
ASSIM VEMOS QUE O SÁBADO SEMANAL TAMBÉM ESTÁ INCLUSO EM COLOCENCESSES 2:16. NÃO PODEMOS SER JULGADOS POR CAUSA DA GUARDA DO SÁBADO, POIS ELA ERA MERA SOMBRA DA REALIDADE QUE AINDA ESTAVA POR VIR, ATRAVÉS DA NOVA ALIANÇA. POR ISSO MESMO O PRÓPRIO JESUS CRISTO ERA ATACADO PELOS FARISEUS COM A CONDENAÇÃO DE NÃO GUARDAR O SÁBADO. O PRÓPRIO APÓSTOLO JOÃO NOS ESCREVE DIZENDO EM SEU EVANGELHO:
.
“Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus” (Jo.5:18)
.
OS FARISEUS COSTUMAVAM DIZER QUE JESUS NÃO ERA DE DEUS, PORQUE NÃO GUARDAVA O SÁBADO:
.
“Alguns dos fariseus disseram: Esse homem não é de Deus, pois não guarda o sábado” (Jo.9:16)
.
E É ESTE MESMO PRECONCEITO EXTREMISTA QUE ALGUNS GRUPOS SABATISTAS IMPÕE: QUEM NÃO GUARDA O SÁBADO, NÃO É DE DEUS! MAS, COMO JÁ VIMOS, O APÓSTOLO PAULO COLOCA O SÁBADO COMO SENDO UMA “SOMBRA” (Cl.2:16,17), E NÃO A REALIDADE. ESTAS SOMBRAS TEM O SEU FIM EM CRISTO, ASSIM COMO A PRÓPRIA LEI MOSAICA (Rm.10:4; Rm.6:14. Gl.5:18; Hb.8:8; Rm.7:4; Ef.2:14,15; 2Co.3:6). TODOS OS PRECEITOS CERIMONIAIS ERAM MERAS SOMBRAS DE BENS VINDOUROS, E NÃO A REALIDADE EM SI MESMA. POR ISSO ESSES PRECEITOS CERIMONIAIS (E QUE PAULO INCLUI O SÁBADO – Cl.2:16) FORAM IMPOSTOS SOMENTE ATÉ A NOVA ORDEM, PORQUE ERAM APENAS SOMBRAS DA REALIDADE QUE ESTÁ EM CRISTO JESUS, NA NOVA ALIANÇA DO NOVO TESTAMENTO:
.
“A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar” (Hb.10:1)
.
“Eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de purificação com água; essas ordenanças exteriores foram impostas até o tempo da nova ordem” (Hb.10:9)
.
A GUARDA DO DISA DA SÁBADO NÃO ERA A REALIDADE EM SI MESMA, MAS APENAS UMA SOMBRA. MAS SOMBRA DO QUE? O AUTOR DE HEBREUS NOS EXPLICA QUE O DESCANSO SABÁTICO DO ANTIGO TESTAMENTO ERA UMA FIGURA DO DESCANSO ETERNO DOS CRISTÃOS:
.
“Entretanto, resta entrarem alguns naquele descanso, e aqueles a quem anteriormente as boas novas foram pregadas não entraram, por causa da desobediência. Por isso Deus estabelece outra vez um determinado dia, chamando-o "hoje", ao declarar muito tempo depois, por meio de Davi, de acordo com o que fora dito antes: "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração". Porque, se Josué lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado posteriormente a respeito de outro dia. Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência” (Hb.4:6-11)
.
AQUI O ESCRITOR DE HEBREUS NÃO ESTÁ FALANDO DO ANTIGO DESCANSO DO SÉTIMO DIA JUDAICO, MAS SIM DO DESCANSO CELETIAL PELA NOVA ALIANÇA, ATRAVÉS DO SANGUE DE CRISTO QUE NOS DEU ETERNA REDENÇÃO. QUANDO ELE FALA QUE “RESTA A ALGUNS ENTRAREM NAQUELE DESCANSO” (v.6), ELE NÃO ESTÁ FALANDO QUE RESTA ALGUNS GUARDAREM O SÁBADO, MAS SIM SOBRE A ENTRADA NO REINO DOS CÉUS. O ANTIGO DIA SABÁTICO DO ANTIGO TESTAMENTO FOI ABOLIDO PARA ESTABELECER OUTRA VEZ UM DETERMINADO DIA, HOJE, QUE É O DESCANSO CELESTIAL, ONDE IREMOS DESCANSAR DAS NOSSAS OBRAS:
.
“Então ouvi uma voz dos céus dizendo: Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante. Diz o Espírito: Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão” (Ap.14:13)
.
ASSIM, MESMO QUE A ANTIGA GUARDA DO SÁBADO JUDAICO TENHA SIDO ABOLIDA, AINDA RESTA UM DESCANSO SABÁTICO PARA O POVO DE DEUS, ONDE DESCANSAREMOS DAS NOSSAS OBRAS, OU SEJA, O DESCANSO CELETIAL (Ap.14:13). PORTANTO, É NESTE DESCANSO (CELESTIAL) QUE NÓS TEMOS QUE NOS ESFORÇAR PARA ENTRAR (Hb.4:11). É EVIDENTE QUE O AUTOR DE HEBREUS NÃO ESTÁ MAIS FALANDO DO ANTIGO SÁBADO JUDAICO, MAS SIM DO DESCANSO CELESTIAL, E POR ISSO ELE ADMOESTA A QUE NINGUÉM VENHA A CAIR, SEGUINDO AQUELE EXEMPLO DE DESOBEDIÊNCIA (v.11), PORQUE “AQUELE QUE ESTÁ DE PÉ, CUIDE PARA QUE NÃO CAIA” (1Co.10:12). PORTANTO, O SÁBADO ERA UMA SOMBRA (Cl.2:16,17), E A REALIDADE DA NOVA ALINAÇA ADMITE O SÁBADO COMO SENDO UMA FIGURA DO DESCANSO ETERNO CELESTIAL (Hb.4:6-11; Ap.14:13). O SÁBADO ERA UMA SOMBRA DA REDENÇÃO QUE VIRIA COM CRISTO; SIMBOLIZAVA O DESCANSO DE NOSSAS OBRAS E A ENTRADA NO DESCANSO QUE DEUS PROPICIOU COM A SUA OBRA CONSUMADA.
.
OUTRO PONTO IMPORTANTE É O QUE PAULO AFIRMA AOS GÁLATAS:
.
Gálatas 4
1 Ora, digo que por todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere de um servo, ainda que seja senhor de tudo;
2 mas está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo pai.
3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos rudimentos do mundo;
4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,
5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
7 Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus.
8 Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses;
9 agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
11 Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós.
.
GUARDAR DIAS, MÊSES, TEMPOS OU ANOS, SEJA ELES QUAIS FOREM, É VOLTAR A SERVIDÃO DO JUGO DA LEI, E NÃO PRECISAMOS MAIS VOLTAR OUTRA VEZ AOS RUDIMENTOS FRACOS E POBRES (v.9), ENTRE OS QUAIS ESTÃO A GUARDA DE DIAS, MÊSES, TEMPOS OU ANOS (v.10). CRISTO NOS FEZ LIVRES DESTA OBRIGAÇÃO, DE MODO QUE AGORA NÓS NÃO SOMOS MAIS SERVOS, MAS HERDEIROS DE DEUS (v.7), E PAULO DIZ QUE SE OS GÁLATAS VOLTASSEM A GUARDAR ALGUM DIA, O SEU TRABALHO EM FAVOR DELES TERIA SIDO EM VÃO (v.11)! PERCEBA NOVAMENTE A NATUREZA DO TRATADO DE PAULO TENDO RESPEITO NÃO APENAS AO SÁBADO ANUAL, MAS AO SEMENAL.
.
PAULO FALA DE “DIAS, MÊSES, TEMPOS E ANOS” (v.10). O DIA DE SÁBADO NÃO PASSA DESPERCEBIDO DA GUARDA DE “DIAS” (v.10)! OUTRA FALHA MUITO GRANDE NO RAMO EVANGÉLICO É A GUARDA DO DOMINGO. CULTURAR A DEUS NO DIA DE DOMINGO É UMA COISA, MAS DEIXAR DE TRABALHAR NESTE DIA É OUTRA COISA COMPLETAMENTE DIFERENTE. O SÁBADO FOI ABOLIDO, E NÃO TRANSFERIDO PARA O DOMINGO! EM LUGAR NENHUM DA BÍBLIA, NEM NO VELHO E NEM NO NOVO TESTAMENTO, É NOS DITO A PROIBIÇÃO DE TRABALHAR NO DIA DE DOMINGO. A GUARDA DO DOMINGO NÃO É ALGO BÍBLICO! PAULO AFIRMA AOS ROMANOS:
.
“Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz” (Rm.14:5,6)
.
AQUI NÓS VEMOS BEM CLARAMENTE QUE O CRISTÃO NÃO É CHAMADO A OBSERVAR O DOMINGO, NO SENTIDO QUE ELE NÃO É CHAMADO A ABSTER-SE DE QUALQUER TRABALHO NESTE DIA. SE EU NÃO FAÇO CASO DE OBSERVAR UM DIA, PARA O SENHOR EU NÃO O FAÇO! PORTANTO, A GUARDA DO SÁBADO NÃO É OBRIGATÓRIA, E NEM TAMPOUCO A DO DOMINGO. VAMOS PARA O PRÓXIMO PONTO:

 

.
(2) O JUÍZO INVESTIGATIVO
.
ESSA DOUTRINA É FACILMENTE REFUTADA BIBLICAMENTE, UMA VEZ SENDO QUE JESUS NÃO ENTROU NO SANTO DOS SANTOS SOMENTE EM 1844, MAS JÁ HAVIA ENTRADO NA ÉPOCA EM QUE O AUTOR DE HEBREUS ESCREVIA ISSO:
.
“A qual temos como âncora da alma segura e firme, e que penetra até ao INTERIOR DO VÉU: onde Jesus, nosso precursor entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque” (Hebreus 6:19,20)
.
OU SEJA, JESUS JÁ HAVIA ADENTRADO NO INTERIOR DO VÉU, NO SANTÍSSIMO LUGAR, QUANDO O AUTOR DE HEBREUS ESCREVIA A CARTA. ELE NÃO DEIXOU PARA FAZER ISSO 1844 ANOS DEPOIS! O ESCRITOR DE HEBREUS NOS DEIXA CLARO QUE JESUS, NOSSO PRECURSOR, JÁ HAVIA ENTRADO NO INTERIOR DO VÉU, CONHECIDO POR “SANTO DOS SANTOS”, LOGO QUANDO VOLTOU PARA O PAI. NÃO HÁ MOTIVOS PARA ELE TER ESPERADO 1844 ANOS PARA ISSO. A POSIÇÃO DE JESUS COMO NOSSO VERDADEIRO SUMO SACERDOTE MUITO ANTES DE 1844 É ENSINADA AMPLAMENTE AO LONGO DA CARTA AOS HEBREUS, COMO SE SEGUE:
.
“...porque Deus o proclamou sacerdote segundo a ordem de Melquisedec” (Hb.5:10)
.
“onde Jesus entrou por nós como precursor, Pontífice eterno, segundo a ordem de Melquisedec” (Hb.6:20)
.
“O ponto essencial do que acabamos de dizer é este: temos um Sumo Sacerdote, que está sentado à direita do trono da Majestade divina nos céus” (Hb.8:1)
.
“Temos, portanto, um grande Sumo Sacerdote que penetrou nos céus, Jesus, Filho de Deus. Conservemos firme a nossa fé” (Hb.4:14)
.
“Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros. E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas {isto é, não deste mundo}” (Hb.9:11)
.
“Porque não temos nele um pontífice incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas. Ao contrário, passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado” (Hb.4:15)
.
“Portanto, irmãos santos, participantes da vocação que vos destina à herança do céu, considerai o mensageiro e pontífice da fé que professamos, Jesus” (Hb.3;1)
.
“Tal é, com efeito, o Pontífice que nos convinha: santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e elevado além dos céus“ (Hb.7:26)
.
“E não entrou para se oferecer muitas vezes a si mesmo, como o pontífice que entrava todos os anos no santuário para oferecer sangue alheio” (Hb.9:25)
.
“...e por isso convinha que ele se tornasse em tudo semelhante aos seus irmãos, para ser um pontífice compassivo e fiel no serviço de Deus, capaz de expiar os pecados do povo” (Hb.2:17)
.
“E dado que temos um Sumo-sacerdote estabelecido sobre a casa de Deus” (Hb.10:21)
.
“Ao nosso Sumo Sacerdote, entretanto, compete ministério tanto mais excelente quanto ele é mediador de uma aliança mais perfeita, selada por melhores promessas” (Hb.8:6)
.
QUANTO AOS TERMOS DE JESUS COMO NOSSO “ADVOGADO” E “INTERCESSOR”, ISSO DE FORMA ALGUMA QUER DIZER QUE A EXPIAÇÃO DE CRISTO POR NÓS FOI INCOMPLETA NA CRUZ DO CALVÁRIO. MUITO PELO CONTRÁRIO! A EXPIAÇÃO DE CRISTO EM NOSSO FAVOR FOI SUFICIENTE E COMPLETA, MAS O QUE NÃO É COMPLETO É A NOSSA VIDA DE SANTIFICAÇÃO, POIS ESTAMOS SEMPRE CAINDO EM PECADO DE VEZ EM QUANDO. É POR CAUSA DO PECADO QUE NÓS COMETEMOS QUE NÓS TEMOS UM ADVOGADO E UM INTERCESSOR JUNTO DO PAI, CRISTO JESUS.
.
NÃO É PORQUE A OBRA DELE EM EXPIAÇÃO POR NÓS FOI INSUFICIENTE, MAS SIM PORQUE NÓS CONTINUAMOS COMETENDO PECADOS MESMO DEPOIS DESTA OBRA SALVÍTICA DE CRISTO POR NÓS. E É BASEADO NESTA OBRA DE EXPIAÇÃO COMPLETA QUE NÓS OBTEMOS O PERDÃO DE NOSSOS PECADOS, POR MEIO DE JESUS CRISTO QUE É O NOSSO ÚNICO E VERDADEIRO ADVOGADO. PORTANTO, ISSO EM NADA TEM A VER COM UM SACRIFÍCIO OU EXPIAÇÃO INCOMPLETA; AO CONTRÁRIO, SERVE PARA DEMONSTRAR AINDA MAIS A QUALIDADE INFALÍVEL E SUFICIENTE DESTA EXPIAÇÃO POIS, POR MEIO DELA, NÓS CONSEGUIMOS O PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS ATRAVÉS DE CRISTO.
.
QUANTO AOS BODES DE SACRIFÍCIO E EXPIAÇÃO, ISSO NÃO SIGNIFICA DE JEITO NENHUM QUE SATANÁS PARTILHE OU PARTICIPE DA NOSSA EXPIAÇÃO. É APENAS CRISTO JESUS QUEM NOS SALVA, E NÃO O DEMÔNIO. A EXPIAÇÃO É TÃO SOMENTE POR JESUS CRISTO E NÃO PELO DIABO. SOBRE ISSO O PROFESSOR NATANAEL RINALDI, DO CENTRO APOLOGÉTICO CRISTÃO DE PESQUISAS (CACP), EXPLICA NAS SEGUINTES PALAVRAS:
.
“Em todas as incidências, o termo azazel aparece com a preposição prefixal "para". Portanto, a palavra significa: "para Azezel". Desta maneira, o bode emissário, carregando os pecados do povo de Deus, é levado "para Azazel", isto é, para um local ou para um espírito maléfico com esse nome. Dona White sustenta que Azazel é protótipo de Satã no sacrifício expiatório prefigurativo; sendo, portanto, o próprio Satanás, na expiação final do juízo investigativo, quem levará os pecados dos justos para a terra milenar desolada. Assim, o bode emissário, em vez de ser "para zazel", converte-se em "Azazel", o Demônio expiatório. Então, a expiação passa a ser efetuada, compartilhadamente, pelo Deus do bem, Jesus Cristo, e pelo deus do mal, Príncipe das trevas. O "redimido", na soteriologia adventista, tem de ser grato a Satã por sofrer e perecer em seu lugar; ele, efetivamente, foi maldito ao colocar o pecado no mundo, mas será bendito ao retirá-lo, sofrendo e, finalmente, morrendo pelos pecadores”
.
EMBORA EU NÃO CONCORDE COM MUITA COISA QUE O CACP COLOCA, TENHO QUE DAR RAZÃO A ESTA COLOCAÇÃO DO PROFESSOR RINALDI COM RELAÇÃO A EXPIAÇÃO. O SIGNIFICADO DA FIGURA PROFÉTICA NÃO TEM RELAÇÃO COM UMA EXPIAÇÃO DE SATANÁS, ATÉ PORQUE ISTO REMETERIA QUE SATANÁS PARTILHARIA DA EXPIAÇÃO ÚNICA E EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO POR NÓS. E ISSO É COMPLETAMENTE ANTIBÍBLICO.
.
FIQUE NA PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO,
UM GRANDE ABRAÇO!

 

 

 

 

 

 

O HIP HOP É UMA MÚSICA DO DEMÔNIO?

 

Olá, Lucas.
Ouvir música de Hip Hop é coisa do demônio? Eu sou fã de Eminem. Desculpe pela esta pergunta que não tem nada a ver aqui neste site, tá? Mas só me responde esta por favor. (Marc, Mato Grosso - 13/02/2011)

 

Resposta - OLÁ, MARC.
EU NÃO ACREDITO QUE TODO E QUALQUER TIPO DE MÚSICA DE HIP HOP OU ALGUM OUTRO ESTILO MUSICAL SEJA POR SI MESMO DEMONÍACO EM SUA PRÓPRIA NATUREZA. TEMOS QUE ANALISAR VÁRIOS ASPECTOS, PRIMEIRAMENTE, A LETRA DA MÚSICA CANTADA. O APÓSTOLO TIAGO ESCREVE DIZENDO QUE “DA MESMA BOCA PROCEDEM BÊNÇÃO E MALDIÇÃO. MEUS IRMÃOS, NÃO PODE SER ASSIM!” (Tg.3:10). EXISTEM CERTAS MÚSICAS MUNDANAS (E CERTAMENTE SÃO MUITAS) CUJAS LETRAS SÃO ALTAMENTE REPUDIÁVEIS PARA O LINGUAJAR DE UM CRISTÃO. MÚSICAS QUE INCITAM A CARNE, QUE INCENTIVAM A VIOLÊNCIA, QUE INCENTIVAM A PROSTITUIÇÃO ESPIRITUAL, ETC.
.
EM MUITAS COISAS O DIABO PODE ATUAR POR DETRÁS DE UMA MÚSICA MUNDANA ATRAVÉS DE SUA LETRA, PRINCIPALMENTE SE NÓS NEM AO MENOS SABEMOS O QUE ELA DIZ, E MESMO ASSIM A ESTAMOS OUVINDO E, PIOR AINDA, REPETINDO AQUILO TUDO! VOLTO A DIZER QUE NÃO ESTOU CONDENANDO TOTALMENTE AS MÚSICAS NÃO-CRISTÃS, MAS SIM AQUELAS COM CONTEÚDO BAIXO E QUE VÃO CONTRA OS PRINCÍPIOS MORAIS CRISTÃOS. INFELIZMENTE, QUASE TODA MÚSICA MUNDANA ATUALMENTE TEM UM CONTEÚDO ASSIM! MAS NEM TODAS AS MÚSICAS; POR EXEMPLO, HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS EU FUI COM A MINHA MÃE PARA UM SHOW DO OSWALDO MONTENEGRO OUVIR MPB.
.
FOI UM ÓTIMO SHOW E EVIDENTEMENTE NÃO ERA ALGO “MALIGNO” E A LETRA (APESAR DE NÃO SER CRISTÃ) NÃO TINHA ALGO DESAGRADÁVEL OU ANTI-ÉTICO OU ANTI-MORAL NELA. OUTRA COISA IMPORTANTE A CONSIDERARMOS, É O FATO DE QUE EXISTEM ALGUMAS MÚSCIAS COM MENSAGENS SUBLIMINARES POR TRÁS DELA. PESQUISE SOBRE ISSO, E VOCÊ VERÁ QUE EXISTEM VÁRIAS MÚSCIAS COM MENSAGENS SUBLIMINARES NELAS. ANTIGAMENTE ERA MAIS COMUM HAVER MÚSICAS COM MENSAGENS SUBLIMINARES, MAS O DIABO SE “ATUALIZOU” E AGORA NÃO TÁ NEM MESMO NO “SUBLIMINAR”, MAS NA CARA DA MÚSICA MESMO! PORTANTO, TEMOS QUE TOMAR GRANDE CUIDADO COM ESTAS COISAS.
.
ACIMA DE TUDO, TEMOS QUE RESSALTAR TAMBÉM QUE EXISTEM MÚSICAS CRISTÃS PARA TODOS OS TIPOS E EM TODOS OS ESTILOS. ATÉ MESMOO HIP HOP QUE VOCÊ GOSTA. EU, POR EXEMPLO, SOU GRANDE ADMIRADOR DE UMA BANDA DE ROCK GOSPEL CHAMADA “SKILLET”. TEM VÁRIOS VÍDEOS NO YOUTUBE COM MÚSCIAS DELES. VÁRIAS PESSOAS QUE EU MOSTRO OS VÍDEOS DIZEM QUE AMARAM A MÚSICA, MAS NUNCA CONSEGUIRIAM IDENTIFICÁ-LA COMO “CRISTÔ APENAS PELA CARA. VEJA UMA DE SUAS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS:
.
http://www.youtube.com/watch?v=Y6obINPvZtg

 

OU SEJA, NÃO É PORQUE EU GOSTO DE ROCK QUE EU NÃO POSSO OUVIR MÚSCIA CRISTÃ. O SITE “GOSPEL DOWNLOADS” (AMPLAMENTE CONHECIDO) DISPONIBILIZA TOTALMENTE GRATUITAMENTE UMA GRANDE VARIEDADE DE MÚSCIAS DE TODOS OS TIPOS E ESTILOS, E CRISTÃS! NO ESTILO “HIP HOP” (QUE VOCÊ GOSTA) TEM UMA SÉRIE DE MÚSICAS CRISTÃS NESTE ESTILO:
.
http://www.gospeldownloads.org/estilo_pagina_restrito.php?cod=35

 

SE VOCÊ PESQUISAR BEM, VERÁ QUE AS BANDAS CRISTÃS SÃO BEM MELHORES DO QUE AS NÃO-CRISTÃS, SEJA DE ROCK, OU DE HIP HOP, OU DE QUALQUER OUTRO ESTILO. QUANDO VOCÊ MENOS PERCEBER, VERÁ QUE JÁ ESTÁ FÃ DE UMA BANDA DE HIP HOP GOSPEL, O QUE É MUITO MELHOR E MUITO MAIS CONFIÁVEL DO QUE SER FÃ DE UMA BANDA NÃO-CRISTÃ. DIGO ISSO NÃO POR OBRIGAÇÃO, MAS PORQUE AS MÚSICAS CRISTÃS SÃO MELHORES MESMO. PESQUISE SOBRE ISSO E VOCÊ MESMO VERÁ.
.
NÃO DEMOROU MUITO PARA EU PERCEBER QUE AS BANDAS GOSPEL DE ROCK ERAM MUITO MELHORES DO QUE AS MUNDANAS, E LOGO JÁ VIREI GRANDE ADMIRADOR DE ALGUMAS DELAS. FAÇA O MESMO COM O HIP HOP, E DEPOIS ME DIGA SE VOCÊ NÃO ACHOU NENHUMA MÚSICA TÃO LEGAL QUANTO AS QUE VOCÊ ESCUTA HOJE OU ATÉ MUITO MELHORES. FAÇA O TESTE E VOCÊ MESMO VERÁ ISSO POR VOCÊ MESMO. ALÉM DO MAIS, É EXTREMAMENTE MAIS EDIFICANTE ESCUTAR MÚSICAS CRISTÃS DO QUE MÚSICAS DO MUNDO, AINDA QUE ESTAS NÃO TENHAM UM CONTEÚDO IMPRÓPRIO OU INDECENTE.
.
GRANDE ABRAÇO, E FIQUE COM DEUS!

 

 

 

 

 

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS ADVENTISTAS E OS PRINCIPAIS GRUPOS EVANGÉLICOS?

 

Olá, Lucas.
Adventistas e evangélicos ensinam a mesma coisa?
O que eu sei é que os Adventistas do sétimo dia vão ao mundo todo para convencer as pessoas a confessarem o Nome de Jesus Cristo. Aí fico meio confuso. Parece que os dois são a mesma coisa só mudam a palavra.
Qual você acha melhor para mim> Ser evangélico ou ser adventista?
Agora eu to começando assistir a música Gospel de Hip Hop.
Eu pensei que vc fosse igual os outros evangélicos que ia dizer que a música toda do hip hop são coisas do demonio ou neutra. Outra pergunta: Você conhece o Pastor Valdecir Júnior que tem um site chamado "Na sala do Pastor"? (Marc, Mato Grosso - 14/02/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
EU NÃO HAVIA VISTO AINDA ESTE SITE “NA SALA DO PASTOR” (DO PASTOR VALDECIR JÚNIOR), MAS ACHEI MUITO INTERESSANTE ANALISANDO AGORA ALGUNS DOS ARTIGOS DO SITE DELE. QUANTO AO HIP HOP, NÓS NÃO PODEMOS GENERALIZAR AO DIZERMOS QUE ALGUM ESTILO MUSICAL É EM SI MESMO MALIGNO, MAS SIM NOS APROPRIARMOS MAIS DEVIDAMENTE DAQUILO QUE É LÍCITO E CONVÉM. PAULO ESCREVE DIZENDO QUE “TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS, MAS NEM TODAS AS COISAS CONVÉM; TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS, MAS NEM TODAS AS COISAS EDIFICAM” (1Co.10:23). EMBORA O HIP HOP NÃO SEJA POR SI MESMO ALGO “SATÂNICO”, TEMOS SEMPRE QUE DAR LUGAR ÀQUELAS COISAS QUE EDIFICAM, ISTO É, QUE CONVÉM. EU FICO FELIZ EM VER QUE VOCÊ JÁ ESTÁ ESCUTANDO ESTE ESTILO DE MÚSICA GOSPEL.
.
QUANTO ÀS DIFERENÇAS SUBSTANCIAIS ENTRE OS ADVENTISTAS E OS PRINCIPAIS GRUPOS EVANGÉLICOS, EXISTEM ALGUMAS. ALGUMAS DAS PRINCIPAIS DELAS SÃO: (1) OS ADVENTISTAS GUARDAM O SÁBADO; ALGUNS EVANGÉLICOS GUARDAM O DOMINGO E OUTROS EVANGÉLICOS NÃO TEM DIA DE GURADA (NO SENTIDO DE NÃO FAZER NENHUM TIPO DE TRABALHO NESTE DIA); (2) OS ADVENTISTAS CREEM QUE MIGUEL É JESUS, ENQUANTO OS EVANGÉLICOS DISCORDAM DISSO, ACREDITANDO QUE MIGUEL É MERAMENTE UM ARCANJO; (3) OS ADVENTISTAS NÃO COMEM OS ALIMENTOS PROIBIDOS EM LEVÍTICO, ENQUANTO OS EVANGÉLICOS CREEM QUE JESUS PURIFICOU TODOS OS ALIMENTOS. E POR AÍ VAI OUTRAS DIFERENÇAS, ALGUMAS DELAS SUBSTANCIAIS, OUTRAS NEM TANTO.
.
A BÍBLIA DIZ PARA “EXAMINAR TUDO E RETER O QUE É BOM” (1Ts.5:21). ISTO SIGNIFICA QUE NÃO PODEMOS DISCRIMINAR TODAS AS DOUTRINAS DE UM DETERMINADO GRUPO RELIGIOSO APENAS POR TER ALGUMA DOUTRINA CONTRADITÓRIA. ANTES, TEMOS QUE EXAMINÁ-LAS CUIDADOSAMENTE, E, SE FOR PRECISO, RETER AQUILO QUE É BOM, VERDADEIRO E CORRETO DELA. CREIO QUE A DOUTRINA PREGADA PELA MAIORIA DAS IGREJAS EVANGÉLICAS TEM MAIS CONSENSO DO QUE ALGUMAS DAS DOUTRINAS ADVENTISTAS, TAIS COMO A PROIBIÇÃO DE COMER A CARNE DE CERTOS ANIMAIS, DIZER QUE MIGUEL É JESUS OU ESTIPULAR A GUARDA OBRIGATÓRIA DO DIA DE SÁBADO. MAS ELES TAMBÉM ACERTAM EM MUITAS OUTRAS COISAS, TAIS COMO, POR EXEMPLO, A MORTALIDADE DA ALMA, A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ MEDIANTE A GRAÇA, A BÍBLIA COMO A ÚNICA REGRA DE FÉ E DOUTRINA, ETC.
.
SUMARIANDO, EU CREIO SIM QUE OS ADVENTISTAS, EMBORA TENHAM ALGUMAS DOUTRINAS DIVIRGENTES, SÃO NOSSOS IRMÃOS NA FÉ, O QUE TAMBÉM NÃO SIGNIFICA QUE TEMOS QUE PRATICAR TODAS AS DOUTRINAS ESTIPULADAS POR ELES, NEM TAMPOUCO QUE TEMOS QUE RECUSÁ-LAS TODAS. TEMOS QUE LEMBRAR QUE DENTRO DO PRÓPRIO PROTESTANTISMO EXISTEM VÁRIOS PONTOS DOUTRINÁRIOS DIFERENTES COM RELAÇÃO ÀS DOUTRINAS, COMO POR EXEMPLO O ENORME ABISMO EXISTENTE ENTRE AS DOUTRINAS CALVINISTAS (DE PREDESTINAÇÃO E NEGAÇÃO DO LIVRE-ARBÍTRIO) E AS NEO-PENTECOSTAIS. TEMOS SEMPRE QUE EXAMINAR TUDO, E RETER AQUILO QUE É BOM.
.
GRANDE ABRAÇO.

 

 

 

 

 

 

LIVROS RECOMENDADOS POR MIM

 

Olá, Lucas.
Eu como são tão fanáticos em livro, pesquiso em Google em livros para poder saber qual o livro que eu vou adorar.
Mas infelismente eu não to conseguindo pensar em qual livro para lê. Já li "o maior psicologo que já existiu", já leu? Eu queria que vc me dasse uma dica de qual livro que eu tenho que le, tá? (Marc, Mato Grosso - 21/02/2011)

Resposta - OLÁ, MARC.
EU NÃO LI AINDA ESSE LIVRO “O MAIOR PSICÓLOGO QUE JÁ EXISTIU”... É SOBRE O QUE?
EU TAMBÉM GOSTO DE LER BASTANTE LIVROS.... SE VOCÊ ESTIVER INTERESSADO EM LER UM LIVRO SOBRE TEÍSMO OU ATEÍSMO SUGIRO QUE LEIA O LIVRO “NÃO TENHO FÉ SUFICIENTE PARA SER ATEU” (Norman Geisler e Frank Turek):
.
http://naasomcristao.blogspot.com/2008/12/e-book-no-tenho-f-suficiente-para-ser.html

 

SE VOCÊ QUISER ALGUM LIVRO QUE DERRUBA A TEORIA EVOLUCIONISTA, SUGIRO QUE LEIE O LIVRO “FUNDAMENTOS INABALÁVEIS” (Norman Geisler e Peter Bocchino):
.
http://porquecreio.blogspot.com/2008_12_01_archive.html

 

SE VOCÊ QUISER LER UM LIVRO QUE DEFENDA A BÍBLIA OU QUE BUSQUE DESCONTRADIZER AS SUPOSTAS “CONTRADIÇÕES” DA BÍBLIA, SUGIRO QUE LEIE O “MANUAL DE DÚVIDAS, ENIGMAS E ‘CONTRADIÇÕES’ DA BÍBLIA” (Norman Geisler e Thomas Howe):
.
http://gospel-book.blogspot.com/2010/06/manual-popular-de-duvidas-enigmas-e.html

 

E SE VOCÊ QUISER LER UM LIVRO CONTRA A IMORTALIDADE DA ALMA (AGORA VOU PUXAR PRO MEU LADO...) SUGIRO QUE LEIE O MEU "A LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA" (EMBORA TAMBÉM TENHA UM OUTRO ÓTIMO LIVRO SOBRE O TEMA: "IMORTALIDADE OU RESSURREIÇÃO?", DO DOUTOR SAMUELLE BACCHIOCCHI, LIVRO ESTE QUE EU TAMBÉM RECOMENDO).

 

POR FIM, QUERIA TAMBÉM INDICAR O MEU OUTRO LIVRO, SOBRE O PECADO ("COMO VENCER O PECADO"), QUE TRATA EXAUSTIVAMENTE ACERCA DESTA IMPORTANTÍSSIMA QUESTÃO PRÁTICA DA NOSSA FÉ CRISTÃ.

 

.ESTES SÃO OS QUE EU MAIS GOSTO, MAS NEM MESMOS ESTES DAÍ EU CONSEGUI LER TUDO COMPLETO ATÉ AGORA (COM EXCEÇÃO DOS MEUS LIVROS, É CLARO). SE VOCÊ QUISER, DEPOIS EU POSSO TE PASSAR UMA LISTA BEM MAIOR E MAIS AMPLA DE LIVROS, MATERIAIS OU ARTIGOS QUE EU RECOMENDO PARA LEITURA.

 

 

 

 

 

 

VÁRIAS DIFICULDADES BÍBLICAS RESPONDIDAS

 

OLÁ, MARC.
EU NÃO LI AINDA ESSE LIVRO “O MAIOR PSICÓLOGO QUE JÁ EXISTIU”... É SOBRE O QUE?"
Olá, Lucas.
Pensei que tinha lido este livro porque tanto cristão como também espirita amaram este LIVRO. É um livro impressionante que mostra que Jesus foi o maior psicologo que já existiu. É um estudo bíblico psicologico, entende?
Este livro "Não tenho fé suficiente para ser ateu" é como? Lamento muito mas não deu para entrar porque estava escrito "Página não encontrada", ok? Depois eu procuro este livro para ler.
Os austronautas encontraram uma Nova Terra parecida com a nossa.
Será que esta Nova Terra é a profecia relatada no Livro de Apocalipse? Eu estou pensando assim que o Mundo vai ser destruido por algo que nao sei o que é, aí os anjos vão levar nós para a Nova Terra que parece com a da nossa. O que vc acha?
Eu estou começando a ler o livro de contradições Bíblicas de Norman Geisler.
O seu livro já li, mas foi faz tempo. Vou começar a ler de novo. Vc tem um livro que prova que a Bíblia só tem ciencia nela? Se Arca representa a Igreja, então quer dizer que uma Igreja andou em mares no País todo? É isso? Ou não entendi? Como que vai ser a Volta Gloriosa de Cristo? A volta vai ser assim do nada? Ou tem uma explicação cientifica disso?
Outra pergunta que não tem nada a ver com seu texto que vc respondeu: Elias foi figurativamente mesmo João Batista? Se ele é uma figura profética, então como explicar o fato de que ele mesmo disse que não era Elias? Elias nega ser uma figura profética. Mas Jesus não. Não consigo entender.
Que tipo de texto você está lendo agora? Eu não tenho nada contra de que você demora em responder. Isso é normal. Amigo, como que eu posso amar um Deus sendo que eu nunca vi ele?
Eu não consigo compreende - lo: Um dia vc me deu um vídeo de que o arqueologo encontrou a Arca de Noé em Ararata na Montanha. AGORA você me mostra outro video que nem parece nada com aquele video que você tinha me dado antes. Há uma contradição humana nisso? Rsrsrs... Quanto a passagem da Árvore do conhecimento do bem e do mal, o que vc disse é verdade.
Mas esta árvore que ficava no meio de Jardim é mesmo uma Árvore real, ou seja, literal? É igual a Árvore de hoje?
Perguntinha boba, né? rsrs
Outro assunto mas de Gênesis: Bom, alguns diz que a passagem de Árvore da Vida representa literalmente Cristo. O que se acha? (Marc, Mato Grosso - 23/02/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
ME DESCULPE POR AQUELE LINK QUE EU TE PASSEI ESTAR COM DEFEITO, MAS TENTE ESTE DAQUI DO MESMO LIVRO (“NÃO TENHO FÉ SUFICIENTE PARA SER ATEU”), QUE CERTAMENTE DARÁ CERTO:
.
http://www.4shared.com/document/ltIpvjfq/Norman_Geisler__Frank_Turek_-_.html

 

SE DER PROBLEMAS NOVAMENTE, É SÓ ME AVISAR. EXISTEM VÁRIOS LUGARES PARA BAIXAR O EBOOK DESTE MESMO LIVRO PARA LEITURA. COMO EU MESMO DISSE, O LIVRO É GRANDE DEMAIS E NEM EU TERMINEI DE LÊ-LO, PAREI MAIS OU MENOS NA METADE. MAS ELE É MUITO BOM POR ABRANGER VÁRIOS ASPECTOS DO CRISTIANISMO, E OS AUTORES NÃO BUSCAM APENAS DEFENDER A EXISTÊNCIA DE DEUS, COMO TAMBÉM VISAM DEFENDER QUE O CRISTIANISMO É A {ÚNICA} RELIGIÃO VERDADEIRA, E FAZEM ISSO COM GRANDE EFICIÊNCIA. POR TODA ESTA ABRANGÊNCIA DO LIVRO, CREIO QUE SERÁ MUITO VALIOSA A SUA LEITURA. EU MESMO APRENDI MUITO COM ELE.
.
QUANTO AO LIVRO SOBRE A CIÊNCIA NA BÍBLIA, EU TENHO AQUI NO MEU COMPUTADOR UM LIVRO MUITO BOM QUE NA VERDADE É UMA SELEÇÃO DE ESTUDOS E ARTIGOS QUE VISAM DEFENDER A ESCRITURA, PARTE DESTES ESTUDOS ESTÃO AQUI NO SITE TAMBÉM. É CLARO QUE NÃO TEM APENAS CIÊNCIA NA BÍBLIA, POIS A BÍBLIA É UM LIVRO QUE REÚNE VÁRIOS GÊNEROS TAIS COMO ESPIRITUAL, RELIGIOSO, HISTÓRICO, E NÃO APENAS CIENTÍFICO. A BÍBLIA CONTÉM CIÊNCIA NA MEDIDA EM QUE DEUS INSPIRA UM DETERMINADO AUTOR A IR ALÉM DOS LIMITADOS CONHECIMENTOS DE SUA ÉPOCA, COMO ACONTECE EM VÁRIOS CASOS AO LONGO DE TODA A BÍBLIA. O NOME DO LIVRO CHAMA-SE “A VERACIDADE DA BÍBLIA” E VOCÊ PODE FAZER O DOWNLOAD AQUI:
.
http://www.4shared.com/file/GBJmgXbr/A_veracidade_da_bblia_-_Divers.htm

 

QUANTO A QUESTÃO SOBRE A NOVA TERRA SER EM UM OUTRO PLANETA, CREIO EU QUE ESSA POSSIBILIDADE SEJA BEM IMPROVÁVEL. ISSO PORQUE O APOCALIPSE NÃO NOS TRAZ UM RELATÓRIO DE TRANSFERÊNCIA DE SERES HUMANOS A UM OUTRO PLANETA ONDE FICARIA A NOVA TERRA, MAS SIM DESTA JERUSALÉM CELESTIAL DESCENDO DOS CÉUS PARA CÁ. VEJAMOS:
.
APOCALIPSE 21
1 E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
.
VEJA QUE A JERUSALÉM DESCE DOS CÉUS (DE ONDE SE ENCONTRA AGORA) DIRETO PARA CÁ. A DESCRIÇÃO APOCALÍPTICA NÃO TEM RELAÇÃO COM UMA MUDANÇA NATURAL DE PLANETA, MAS SIM DE UMA JERUSALÉM QUE DESCE DOS CÉUS PARA ESTA MESMA TERRA, PORÉM TRANSFORMADA E RENOVADA DA PARTE DE DEUS DEPOIS QUE ELA SOFRER A DESTRUIÇÃO QUE ESTÁ PARA ACONTECER NO FINAL DOS TEMPOS:
.
2 PEDRO 3
10 O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.
11 Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa,
12 esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor.
13 Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça.
.
OU SEJA, ESTA TERRA SERÁ DESTRUÍDA, E EM SEU LUGAR DESCERÁ A NOVA JERUSALÉM CELESTIAL, ONDE IREMOS HABITAR ETERNAMENTE NA PRESENÇA DO SENHOR.
.
QUANTO À QUESTÃO DA ARCA SER UMA REPRESENTAÇÃO DA IGREJA, ISSO NÃO TEM NENHUMA LIGAÇÃO COM A IGREJA ANDANDO EM MARES. O SIMBOLISMO DA ARCA COM A IGREJA TEM RELAÇÃO TÃO SOMENTE COM O FATO DE QUE OS ÍMPIOS QUE ESTAVAM FORA DA ARCA FORAM DESTRUÍDOS NO DILÚVIO, ENQUANTO OS QUE ESTARAM DENTRO DA ARCA FORAM SALVOS. DA MESMA FORMA, OS QUE ESTIVEREM FORA DA IGREJA (OU SEJA, FORA DO CORPO DE CRISTO) NÃO PODEM SALVAR-SE, MAS APENAS AQUELES QUE SE ENCONTRAM EM CRISTO. A SIMBOLOGIA NÃO TEM RELAÇÃO, PORTANTO, COM A IGREJA ANDANDO SOBRE OS MARES...
.
QUANTO A JOÃO BATISTA TER NEGADO SER ELIAS, LEMBRE-SE QUE OS JUDEUS ESTAVAM SENDO BEM CATEGÓRICOS, PERGUNTANDO ACERCA DE JOÃO SE ELE ERA A PRÓPRIA PESSOA DE ELIAS, OU SEJA, UMA REENCARNAÇÃO DESTE. ENTÃO, JOÃO BATISTA NEGA SEM MEDO DE ERRAR (Jo.1:21):
.
João 1
21 “Perguntaram-lhe: "E então, quem é você? É Elias? " Ele disse: "Não sou". "É o Profeta? " Ele respondeu: "Não".
.
OU SEJA, JOÃO NEGA SER A PESSOA DE ELIAS. MAS JESUS CRISTO NOS DIZ QUE JOÃO BATISTA (APESAR DE NÃO SER A PESSOA DE ELIAS), ERA UMA FIGURA PROFÉTICA DESTE. OU SEJA, O FOCO É DIFERENTE NESTES DOIS CASOS. NO PRIMEIRO, A QUESTÃO QUE ESTÁ EM FOCO É A PESSOA DE ELIAS COMO SENDO JOÃO; JÁ NO SEGUNDO, É RESSALTADO O ASPECTO PROFÉTICO DO MINISTÉRIO DE JOÃO BATISTA. JOÃO BATISTA NÃO É ELIAS NO SENTIDO DE SER A MESMA PESSOA DESTE (UMA REENCARNAÇÃO), MAS SIM NO SENTIDO DE SER O CUMPRIMENTO PROFÉTICO DELE. PORTANTO, QUANDO ANALISAMOS OS DIFERENTES SENTIDOS EM AMBOS OS RELATOS, VEMOS QUE NÃO EXISTE CONTRADIÇÃO ALGUMA ENTRE ELES. JOÃO BATISTA NÃO NEGOU SER UMA FIGURA PROFÉTICA DE ELIAS, MAS SIM QUE ELE FOSSE O PRÓPRIO ELIAS, ISTO É, A REENCARNAÇÃO DE ELIAS. E ISSO JOÃO SÓ PODERIA TER NEGADO MESMO.
.
QUANTO A COMO PODEMOS AMAR A DEUS MESMO SEM O VER, PARA ISSO TEMOS PRIMEIRAMENTE QUE DEMONSTRAR O AMOR POR NOSSOS IRMÃOS, A QUEM VEMOS. O APÓSTOLO JOÃO AFIRMA:
.
“Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1 João 4:20)
.
OU SEJA, PARA AMARMOS A DEUS DEVEMOS TAMBÉM AMAR AOS NOSSOS IRMÃOS. AMANDO AQUELES A QUEM NÓS VEMOS (INCLUINDO OS PRÓPRIOS INIMIGOS) ESTAREMOS DEMONSTRANDO QUE AMAMOS AQUELE A QUEM NÃO VEMOS, ISTO É, DEUS. PODEMOS AMAR A DEUS PORQUE SABEMOS QUE ELE É REAL, AINDA QUE INVISÍVEL AOS OLHOS HUMANOS. NÃO PODEMOS VER A SUA FORMA A OLHO NÚ NESTE PRESENTE MOMENTO, MAS PODEMOS SENTIR A SUA PRESENÇA E O SEU AGIR NAS NOSSAS VIDAS ATRAVÉS DO SANTO ESPÍRITO QUE ELE NOS CONCEDEU.
.
DEUS NÃO É UM SER FICTÍCIO, MAS UM SER REAL E, COMO TAL, DEVEMOS DEMONSTRAR AMOR POR ELE ASSIM COMO ELE NOS AMOU. A FÉ É A CERTEZA E A PROVA DAS COISAS QUE NÓS NÃO VEMOS (Hb.11:1). PORTANTO, SE VOCÊ TEM FÉ, VOCÊ DEVE TER CERTEZA E CONVICÇÃO ABSOLUTA NA EXISTÊNCIA DE DEUS E NA SUA OBRA EM FAVOR DA HUMANIDADE. E, SE VOCÊ CRÊ REALMENTE – DE TODO O CORAÇÃO, ALMA, FORÇA E ENTEDIMENTO – NELE, CERTAMENTE O AMARÁ, PORQUE NÓS SOMOS FEITOS A SEMELHANÇA DELE (Gn.1:26), E DEUS É AMOR (1Jo.4:8). QUEM VIVE PARA DEUS, CERTAMENTE AMA A DEUS.
.
MAS AQUELE QUE NÃO VIVE PARA ELE, NÃO ADIANTA DIZER DA BOCA PARA FORA QUE O AMA, POIS, SE O AMASSE VERDADEIRAMENTE, DEMONSTRARIA ISSO POR MEIO DE AÇÕES (2Jo.1:5,6). SE, CONTUDO, VIVERMOS UMA VIDA VOLTADA EM CRISTO, POR CRISTO, E PARA CRISTO, É IMPOSSÍVEL NÃO O AMARMOS. É NATURAL DO SER HUMANO AMAR ÀQUELA PESSOA PARA A QUAL ELA VIVE. SE VIVERMOS PARA DEUS, AMAREMOS A DEUS, POIS ELE MESMO NOS AMA E NOS CONCEDEU O SEU FILHO UNIGÊNITO PARA NOS SALVAR.
.
QUANTO AO VÍDEO DA ARCA, COMO EU MESMO DISSE (E AGORA FICOU COMPROVADO), ALGUMAS PESSOAS QUISERAM CHAMAR A ATENÇÃO COM FALSIFICAÇÕES DE QUE ESTARIAM DENTRO DA ARCA, ETC. EMBORA EU TENHA PASSADO ESSAS INFORMAÇÕES PARA VOCÊ HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS, COM O CONHECIMENTO QUE TENHO HOJE POSSO LHE DIZER QUE COM TODA A PROBABILIDADE AQUELE “ACHADO” DEVE SE IGUALAR MAIS A UMA FARSA DO QUE A ALGO SÉRIO. HÁ VÁRIOS SITES DESMASCARANDO AQUELA FARSA.
.
E DEPOIS DE MAIS ALGUM TEMPO EU DESCOBRI QUE AQUELE ARQUEÓLOGO ADVENTISTA QUE EU MENCIONEI (ESTE SIM COM CREDIBILIDADE) TEM MUITO MAIS RESPALDO DO QUE OS OUTROS, APRESENTA O LOCAL EXATO DO ACHADO, E TAMBÉM MOSTRA BASTANTE OUTRAS PROVAS DE TAL EVIDÊNCIA. PORTANTO, É MUITO MAIS PROVÁVEL QUE O ACHADO ARQUEOLÓGICO CORRETO SE IDENTIFIQUE COM A DESCOBERTA DE RON WYATT DO QUE DAQUELES OUTROS QUE EU HAVIA PASSADO, QUE HOJE EM DIA POUCAS PESSOAS CREEM EM SUA CREDIBILIDADE.
.
QUANTO A QUESTÃO SOBRE A ÁRVORE DA VIDA, SIM, EU CREIO QUE SEJA UMA ÁRVORE REAL, PORQUE A PRÓPRIA BÍBLIA ATESTA PARA ISSO. NÓS NÃO SABEMOS QUAL ERA EXATAMENTE O TIPO DAQUELA ÁRVORE, E NEM TAMPOUCO QUAL ERA O FRUTO QUE ELA DAVA (A BÍBLIA NÃO É TÃO ESPECÍFICA QUANTO A ESTE RESPEITO), MAS PODEMOS TER A TOTAL CERTEZA DE SUA VERACIDADE, DE ACORDO COM AQUILO QUE É NOS DITO NO SEGUNDO E TERCEIRO CAPÍTULO DE GÊNESIS COM RELAÇÃO À ELA. OUTRO FATO IGUALMENTE PECULIAR É O DE QUE ATÉ MESMO NO APOCALIPSE ESSA TAL ÁRVORE É MENCIONADA. VEJAMOS:
.
“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus” (Ap.2:7)
.
OU SEJA, ESSA ÁRVORE SAIU DESTE PLANO TERRESTRE APÓS A EXPULSÃO DE ADÃO E EVA DO JARDIM, E ATUALMENTE SE ENCONTRA COM DEUS NO CÉU, ASSIM COMO A NOVA JERUSALÉM QUE FUTURAMENTE DESCERÁ DOS CÉUS PARA NÓS HABITARMOS NELA. ELA REALMENTE PODE SER UMA REPRESENTAÇÃO DE CRISTO. NÃO QUE JESUS SEJA LITERALMENTE UMA ÁRVORE, MAS SIM NO SENTIDO DE QUE É ELE QUEM TEM AS PALAVRAS DE VIDA ETERNA:
.
“Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna” (Jo.6:66)
.
E É EXATAMENTE ESTE O SIGNIFICADO DAQUELA ÁRVORE, QUE, COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, É A ARVORE “DA VIDA”, PARA CONCEDER VIDA ETERNA ÀQUELES QUE TIVEREM PARTICIPAÇÃO DE SEU FRUTO:
.
“Então disse o Senhor Deus: "Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele também tome do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre" (Gn.3:22)
.
GRANDE ABRAÇO!

 

 

 

 

 

 

O ESPÍRITO SANTO TEM UM TRONO COMO DEUS PAI E JESUS?

 

Olá, Lucas.
Como vc mesmo prova que o Espírito Santo é Deus.
A pergunta é: Ele tem trono também como Jesus Cristo e Deus Pai? (Marc, Mato Grosso - 13/02/2011)

 

Resposta - OLÁ, MARC.
SIM, O ESPÍRITO SANTO É DEUS, COMO É ATESTADO EM INÚMERAS PASSAGENS BÍBLICAS, DAS QUAIS PASSAREI ALGUMAS:
.
“Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito” (Ef.2:22)
.
AQUI VEMOS QUE NÓS SOMOS MORADAS DE DEUS EM DECORRÊNCIA DO FATO DE QUE O ESPÍRITO SANTO HABITA EM NÓS. ORA, SE O ESPÍRITO SANTO NÃO FOSSE DEUS, ENTÃO NÓS SERÍAMOS MORADAS DE ALGUMA OUTRA COISA – MAS NÃO DE DEUS. SE O ESPÍRITO SANTO FOSSE MERAMENTE UM “ANJO” (COMO DIZEM ALGUNS), ENTÃO NÓS SERÍAMOS MORADAS DE UM ANJO; SE O ESPÍRITO SANTO FOSSE MERAMENTE UM VENTO, ENTÃO NÓS SERÍAMOS MORADAS DE UM VENTO, ETC. MAS NÃO MORADAS DE DEUS!
.
O FATO DE PAULO SE EXPRESSAR ADEQUADAMENTE DIZENDO QUE NÓS SOMOS MORADAS DE DEUS PORQUE O ESPÍRITO SANTO HABITA EM NÓS, NOS MOSTRA CLARAMENTE QUE O ESPÍRITO SANTO É DEUS. SENDO ASSIM, FICA CLARO QUE SER MORADA DO ESPÍRITO SANTO SIGNIFICA SER MORADA DE DEUS – “MORADA DE DEUS POR SEU ESPÍRITO” (Ef.2:22), PORQUE O ESPÍRITO SANTO QUE HABITA EM NÓS É DEUS. OUTRA PASSAGEM IGUALMENTE IMPORTANTE ENCONTRA-SE EM ATOS 5:3,4:
.
“Então perguntou Pedro: Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus" (At.5:3,4)
.
AQUI VERMOS OS TERMOS “ESPÍRITO SANTO” (v.4) E “DEUS” (v.5) AGINDO INTERCAMBIAVELMENTE EM UM PARELELISMO BÍBLICO. ISSO SIGNIFICA QUE O ESPÍRITO SANTO É DEUS. PRIMEIRAMENTE PEDRO MOSTRA QUE ANANIAS HAVIA MENTINDO AO ESPÍRITO SANTO (v.4), E EM SEGUIDA CONFIRMA QUE ELE HAVIA MENTIDO PARA DEUS (v.5). PORTANTO, O ESPÍRITO SANTO É DEUS. MENTIR AO ESPÍRITO SANTO É A MESMA COISA DE MENTIR A DEUS, PORQUE O ESPÍRITO SANTO É DEUS. VEJAMOS, POR FIM, MAIS UM ÚLTIMO TEXTO IGUALMENTE IMPORTANTE E DE GRANDE RELEVÂNCIA:
.
“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt.28:19)
.
AQUI NÓS VEMOS O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO PARTILHANDO DO MESMO “NOME” DE DEUS. ISTO NOS MOSTRA CLARAMENTE QUE DEUS SUBSISTE NESTAS TRÊS PESSOAS: O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO. ESTES TRÊS PARTILHAM DESTE MESMO “NOME” (i.e, o mesmo ser) SENDO, CONTUDO, TRÊS PESSOAS DISTINTAS. AQUI HÁ A REALIDADE DA TRINDADE SENDO COLOCADA E RESPALDADA DE MODO MAIS EVIDENTE: UM SÓ NOME (DEUS), EM TRÊS PESSOAS (PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO). TORNA-SE MUITO CLARO A PARTIR DA LEITURA DAS SAGRADAS ESCRITURAS A NATUREZA DIVINA DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.
.
QUANTO A QUESTÃO DO TRONO DO ESPÍRITO SANTO, SIM, O ESPÍRITO SANTO TEM UM TRONO. MAS, DIFERENCIANDO-SE DO TRONO DO PAI E DO FILHO QUE SE ENCONTRAM NO CÉU (Ap.22:1,3), O “TRONO” DO ESPÍRITO SANTO SE ENCONTRA EM NÓS MESMOS (Jo.14:16,17; 1Co.6:19; Ef.2:22), NÃO EM TÁBUAS DE MÃOS HUMANAS, MAS NOS NOSSOS CORAÇÕES. A SAGRADA ESCRITURA ATESTA E CONFIRMA QUE O “TEMPLO” (i.e, morada) DO ESPÍRITO SANTO SOMOS NÓS MESMOS:
.
“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?” (1Co.6:19)
.
“Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito” (Ef.2:22)
.
“E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês” (Jo.14:16,17)
.
PORTANTO, SENDO NÓS A MORADA E TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, É EM NÓS QUE ELE HABITA. O VERDADEIRO TRONO DO ESPÍRITO SANTO NÃO ESTÁ NO CÉU, MAS NO CORAÇÃO DO HOMEM. NÓS SOMOS O SANTUÁRIO (TRONO, TEMPLO) DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS. A CONCLUSÃO É QUE TANTO O PAI, COMO O FILHO, QUANTO O ESPÍRITO SANTO, TEM TRONOS, SENDO O DO PAI E DO CORDEIRO NO CÉU (Ap.22:1,3), E DO ESPÍRITO SANTO NOS NOSSOS CORAÇÕES (Jo.14:16,17; 1Co.6:19; Ef.2:22).
.
FIQUE COM DEUS!

 

 

 

 

 

 

OS DIAS DA CRIAÇÃO FORAM DE 24h OU EM PERÍODOS MAIORES DE ANOS?

 

Olá, Lucas.
Vou passar um texto de um teologo que prova realmente que dia yom não significa literalmente período de tempo mas sim 24 horas: Gênesis capítulo 1 significa dias literais de 24 horas?
.
Pergunta: "Gênesis capítulo 1 significa dias literais de 24 horas?"
.
Resposta: Uma análise cuidadosa da palavra hebraica para “dia” e do contexto no qual ela aparece em Gênesis nos leva a concluir que “dia” significa um período literal de 24 horas. A palavra hebraica yom traduzida na palavra "dia" pode significar mais de uma coisa. Pode se referir ao período de 24 horas que a terra leva para girar ao redor do seu eixo (ex: "há 24 horas em um dia"). Pode se referir ao período da luz do dia entre o nascer e o pôr do sol (ex: "é muito quente durante o dia, mas melhora um pouco à noite"). Também pode se referir a um período de tempo não específico (ex: "durante os dias do meu avô…"). Dessa mesma forma a palavra yom (traduzida como "dia") pode significar mais de uma coisa no original. É usada para se referir a um período de 24 horas em Gênesis 7:11. É usada para se referir à luz do dia entre o nascer e o pôr do sol em Gênesis 1:16. Também é usada para se referir a um período de tempo não específico em Gênesis 2:4. Portanto, o que essa palavra significa em Gênesis 1:5-2:2 quando é usada juntamente com números ordinais (ex: "primeiro dia", "segundo dia", "terceiro dia", "quarto dia", "quinto dia", "sexto dia" e o "sétimo dia")? Esses "dias" são períodos de 24 horas ou não? Será que "yom" como é usado aqui pode significar um período de tempo não específico? Como podemos diferenciar?
.
Podemos determinar como "yom" deve ser interpretado em Gênesis 1:5-2:2 simplesmente ao examinar o contexto no qual encontramos a palavra e então ao fazer uma comparação desse contexto com o seu uso no resto das Escrituras. Ao fazer isso, deixamos as Escrituras se interpretarem. Ken Ham, do ministério Cristão chamado Answers in Genesis, escreveu um bom artigo sobre o assunto. Sr. Ham escreveu: "A palavra hebraica para dia (yom) é usada 2301 vezes no Velho Testamento. Fora de Gênesis 1, yom + número ordinal (usado 410 vezes) sempre indica um dia comum, quer dizer, um período de 24 horas. As palavras ‘tarde’ e ‘manhã’ juntas (38 vezes) sempre indicam um dia comum. Yom + ‘tarde’ ou ‘manhã’ (23 vezes cada) sempre indica um dia comum. Yom + ‘noite’ (52 vezes) sempre indica um dia comum".
.
Agora vamos dar uma olhada no contexto onde encontramos a palavra "yom" usada em Gênesis 1:5-2:2…
.
Dia 1 - "Chamou Deus à luz Dia [yom] e às trevas, Noite. Houve TARDE e MANHÃ, o PRIMEIRO DIA [yom]" (Gênesis 1:5).
.
Dia 2 - "E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve TARDE e MANHÃ, o SEGUNDO DIA [yom]" (Gênesis 1:8).
.
Dia 3 - "Houve TARDE e MANHÃ, o TERCEIRO DIA [yom]" (Gênesis 1:13).
.
Dia 4 - "Houve TARDE e MANHÃ, o QUARTO DIA [yom]" (Gênesis 1:19).
.
Dia 5 - "Houve TARDE e MANHÃ, o QUINTO DIA [yom]" (Gênesis 1:23).
.
Dia 6 - "Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve TARDE e MANHÃ, o sexto DIA [yom]" (Gênesis 1:31).
.
Dia 7 - "Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no DIA [yom] SÉTIMO a sua obra, que fizera, descansou nesse DIA [yom] de toda a sua obra que tinha feito" (Gênesis 2:1-2).
.
Ao descrever cada dia como “tarde e manhã”, é bem claro que o Autor do livro de Gênesis estava se referindo a períodos de 24 horas. Essa foi a interpretação normal até os anos 1800, quando uma mudança ocorreu ao paradigma na sociedade científica e as rochas sedimentárias (estratos geológicos) da terra foram reinterpretados. As camadas rochosas foram previamente interpretadas como evidência do Dilúvio de Noé. No entanto, o Dilúvio passou a ser descartado pela sociedade científica e as camadas rochosas foram reinterpretadas como evidência de uma terra extremamente velha. Alguns Cristãos bem intencionados, mas completamente equivocados, tentaram reconciliar essa interpretação anti-Bíblica e “anti-diluvial” com a narrativa de Gênesis ao reinterpretar "yom" como períodos de tempo não específicos. Isso foi um grave erro.
.
A verdade é que as evidências a favor do Dilúvio de Noé a de uma terra jovem ultrapassam de longe as evidências a favor de uma terra velha, e muitas das interpretações da terra velha são conhecidas por dependerem de suposições falsas. Infelizmente, a comunidade científica mantém firme sua posição sobre o assunto e aparenta recusar-se a mudar de opinião, mesmo com tanta evidência que vai de encontro ao seu paradigma. No entanto, não podemos deixar que sua recusa teimosa influencie como lemos a Bíblia. De acordo com Êxodo 20:9-11, Deus usou seis dias literais para criar o mundo e para servir como modelo da semana de trabalho do homem: trabalhar seis dias, descansar um. Deus com certeza poderia ter criado tudo em um só instante, se Ele quisesse. Mas Ele aparentemente já estava pensando em nós, mesmo antes de ter nos criado (no sexto dia) e queria nos providenciar um exemplo a ser seguido.
.
Gênesis capítulo 1 significa dias literais de 24 horas? (Marc, Mato Grosso - 14/02/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
EU JÁ HAVIA VISTO ESTE ESTUDO NO “GOT QUESTIONS”. REALMENTE É UM TEMA CATIVANTE E MUITO DIVIRGENTE DENTRO DA COMUNIDADE CRISTÃ. ESSA QUESTÃO SOBRE A LITERALIDADE DOS DIAS DA CRIAÇÃO É REALMENTE BEM COMPLEXA. EU COMECEI ACREDITANDO MAIS NA TEORIA DE QUE ESSES “DIAS” SE TRATASSEM APENAS DE PERÍODOS MAIORES DE TEMPOS, DE BILHÕES DE ANOS, MAS ATUALMENTE PASSEI A COLOCAR BEM MAIS CRÉDITO NO FATO DE QUE ESTES SÃO REALMENTE LITERAIS DE 24 HORAS. PELO MENOS É O QUE MAIS PARECE EVIDENTE À LUZ DA BÍBLIA E DA CIÊNCIA.
.
EM BREVE PASSAREI UM ARTIGO QUE MOSTRAM INÚMERAS PROVAS INCONTESTÁVEIS DA “TERRA JOVEM”, QUE NOS MOSTRAM QUE A NOSSA TERRA TEM NO MÁXIMO DEZ MIL ANOS. TAMBÉM MOSTRAREI VÁRIAS PROVAS DA EXISTÊNCIA DOS DINOSSAUROS COEXISTINDO COM OS SERES HUMANOS, HÁ ALGUNS POUCOS MILHARES DE ANOS ATRÁS. ISSO DETONA COM O EVOLUCIONISMO E COM A TEORIA DA “TERRA VELHA”. VEJA UM ARTIGO QUE FALA SOBRE ISSO:
.
http://arqbib.atspace.com/dino.html

 

O APOLOGETA ESTADUNIDENSE NORMAN GEISLER (QUE EU JÁ MENCIONEI A VOCÊ QUE SOU UM GRANDE ADMIRADOR DELE, BEM COMO DO DOUTOR SAMUELLE BACCHIOCCHI E DE OUTROS GRANDES ERUDITOS BÍBLICOS) FEZ UM LIVRO JUNTO COM THOMAS HOWE CHAMADO “MANUAL POPULAR DE DÚVIDAS, ENIGMAS E ‘CONTRADIÇÕES’ DA BÍBLIA”, E ELES FALAM TAMBÉM SOBRE ESTE ASPECTO DA IDADE DA TERRA E MOSTRAM AS PROVAS E AS CONTRA-PROVAS DE AMBOS OS LADOS. VEJAMOS:
.
A FAVOR DA IDADE PEQUENA DA TERRA:
.
1. Cada dia do Gênesis tem "tarde e manhã" (cf. Gn 1:5,8,19,23,31), o que é próprio do dia de 24 horas na Bíblia.
.
2. Os dias foram numerados (primeiro dia, segundo dia, terceiro dia etc), uma característica peculiar dos dias de 24 horas na Bíblia.
.
3. Êxodo 20:11 compara os seis dias da criação com os seis dias de uma semana (literal) de trabalho de 144 horas.
.
4. Há evidência científica que suporta uma idade jovem (de milhares de anos) para a Terra.
.
5. Não haveria como a vida sobreviver milhões de anos do dia três (1; 11) ao dia quatro (1:14) sem lua.
.
AGORA AS EVIDÊNCIAS A FAVOR DA IDADE LONGA DA TERRA:
.
1. Os dias de Gênesis 1 podem ter tido um período de tempo antes da contagem dos dias (antes de Gênesis 1:3), ou um intervalo de tempo entre os dias. Há intervalos em outras partes da Bíblia (como em Mateus 1:8, onde três gerações são omitidas, em comparação com 1 Crônicas 3:11-14).
.
2. A mesma palavra hebraica para "dia" (yom) é empregada em Gênesis 1 e 2 como um período de tempo maior que 24 horas. Por exemplo, Gênesis 2:4 faz uso desta palavra no sentido do período total da criação de seis dias.
.
3. Às vezes a Bíblia emprega a palavra "dia" para longos períodos de tempo: "Um dia é como mil anos" (2 Pe 3:8; cf. SI 90:4).
.
4. Há alguns indícios em Gênesis 1 e 2 de que os dias poderiam ser períodos maiores que 24 horas:
.
a) No terceiro "dia" as árvores cresceram da semente à maturidade, e produziram semente segundo a sua espécie (1:11-12). Esse processo normalmente leva meses ou anos.
.
b) No sexto "dia" Adão foi criado, foi dormir, deu nome a todos os (milhares de) animais, procurou por companhia, foi dormir, e Eva foi criada de sua costela. Tudo isso parece exigir um tempo bem maior que 24 horas.
.
c) A Bíblia diz que Deus "descansou" no sétimo dia (2:2), e que ele ainda está no seu descanso da criação (Hb 4:4). Assim, o sétimo dia já tem tido uma duração de milhares de anos. Dessa forma, os outros dias bem que poderiam ter tido milhares de anos também.
.
5. Êxodo 20:11 pode estar fazendo simplesmente uma comparação de unidade por unidade dos dias de Gênesis com uma semana de trabalho (de 144 horas), e não uma comparação minuto a minuto.
.
DE QUALQUER JEITO, SEJA QUAL FOR O MODO, FICA CLARO QUE A BÍBLIA NÃO É “DESAPROVADA” POR SER “ANTICIENTÍFICA” OU IR CONTRA OS INTERESSES DE ALGUM GRUPO CIENTÍFICO. AINDA QUE A TERRA TENHA BILHÕES DE ANOS, NÓS VIMOS QUE EXISTEM EVIDÊNCIAS DENTRO DA PRÓPRIA BÍBLIA QUE PODEM APOIAR ISSO. DA MESMA FORMA, SE A TERRA TEM MESMO POUCO MAIS DE SEIS MIL ANOS (O QUE É MAIS PROVÁVEL CIENTIFICAMENTE E BIBLICAMENTE), ENTÃO SÃO ESSES CIENTISTAS QUE ESTÃO NOVAMENTE SENDO ENGANADOS.
.
DE QUALUQER FORMA, NÃO HÁ NENHUM TIPO DE “CONTRADIÇÃO” NISSO, MAS MERA QUESTÃO INTERPRETATIVA. NÃO ESTOU DIZENDO QUE “CADA UM PODE ACREDITAR NAQUILO QUE BEM QUISER”, POIS A VERDADE ABSOLUTA EXISTE, O RELATIVISMO É FALSO. O QUE EU ESTOU DIZENDO É QUE – DE UM MODO OU DE OUTRO – A BÍBLIA NÃO SAI PERDENDO E NEM FICA DESAPROVADA, POIS NESTE CASO NÃO SERIA PROBLEMA DE INSPIRAÇÃO, MAS SIM DE MERA INTERPRETAÇÃO.
.
FIQUE COM DEUS.

 

 

 

 

 

 

AJUDA SOBRE A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO

 

Olá!Preciso de ajuda de um profundo conhecedor da Bíblia, poderia me ajudar por favor?Estou estudando para esclarecer para meu noivo que tem interesse na doutrina espírita, que os mortos dormem após a morte. Porém eu fiquei confusa lendo Lucas 16:19-31, a parábola do rico e Lázaro. Como pode o rico estando no Hades se comunicar com Abraão? Porque Abraão aparece ali intervindo com alguém também morto?Abraão está morto.Os mortos estão em sono profundo aguardando a ressureição na segunda vinda de Cristo, porque Abraão está se comunicando?? Muito obrigada pela sua atenção! Deus abençoe, Andrea (Andrea, Curitiba/PR - 23/02/2011)

 

Resposta - OLÁ, ANDREA.
ESSA PASSAGEM BÍBLICA DA PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO JÁ FOI AMPLAMENTE REFUTADA AQUI NESTE SITE, BEM COMO TODOS OS OUTROS SUPOSTOS “PILARES” DO IMORTALISMO QUE NÃO RESISTEM A UMA ANÁLISE BÍBLICA SÉRIA E HONESTA. RECOMENDO QUE ENTRE NA PÁGINA "IMORTALIDADE DA ALMA REFUTADA", NO MENU À ESQUERDA DO SITE.

 

ALI HÁ UMA REFUTAÇÃO MAIS AMPLIADA ACERCA DAS PASSAGENS QUE SÃO USADAS POR ELES, MAS POSSO RESUMIR EM ALGUMAS LINHAS O POR QUÊ QUE OS MEIOS DA PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO NÃO PODEM SERVIR COMO UMA VERDADE DOUTRINÁRIA TEOLÓGICA, BASICAMENTE POR TRÊS MOTIVOS PRINCIPAIS:
.
1) O RELATO FAZ PARTE DE UMA PARÁBOLA
2) PARÁBOLAS NÃO TEM MEIOS LITERAIS
3) LOGO, A PARÁBOLA DE LUCAS 16 NÃO POSSUI MEIOS LITERAIS
.
ESSA LÓGICA SIMPLES NOS AJUDA A COMPREENDER UM POUCO MAIS SOBRE ISSO E, CASO AS PREMISSAS ACIMA SE CONFIRMEM, SEGUE-SE LOGICAMENTE QUE A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO NÃO SERVE DE APOIO PARA A DOUTRINA DA IMORTALIDADE DA ALMA. PARA ISSO, PORÉM, TEMOS QUE CONFIRMAR CADA UMA DAS PREMISSAS:
.
(1) O RELATO FAZ PARTE DE UMA PARÁBOLA
.

ESSA PRIMEIRA PREMISSA É FACILMENTE CONFIRMADA PELO SIMPLES FATO DE QUE O PRÓPRIO RELATO FICA ENTRE PARÁBOLAS QUE CRISTO ESTÁ CONTANDO, COMO SE SEGUE ABAIXO:

CAP.14 DE LUCAS - A PARÁBOLA DA GRANDE FESTA
CAP.15 DE LUCAS - A PARÁBOLA DA OVELHA PERDIDA
CAP.15 DE LUCAS – A PARÁBOLA DA MOEDA PERDIDA
CAP.15 DE LUCAS – A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO
CAP.16 DE LUCAS - A PARÁBOLA DO ADMINISTRADOR DESONESTO
CAP.16 DE LUCAS - A ******** DO RICO E DO LÁZARO
CAP.17 DE LUCAS - A PARÁBOLA DO EMPREGADO
CAP.18 DE LUCAS – A PARÁBOLA DA VIÚVA E DO JUIZ
.
NOUTRAS PALAVRAS, JESUS ESTAVA CONTANDO UMA HISTÓRIA ATRÁS DA OUTRA E PARA ISSO ELE FAZIA USO DE UMA PARÁBOLA. O PRÓPRIO RELATO DA PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO NOS MOSTRA QUE OS PERSONAGENS ALI CITADOS POSSUÍAM “LÍNGUA” (v.24), “DEDOS” (v.24), E SENTIAM SEDE (v.24). ISSO TUDO NÃO BATE COM UM “ESPÍRITO”, MAS SIM COM PESSOAS DE CARNE E SANGUE. NOUTRAS PALAVRAS, O ENSINAMENTO ERA, NA REALIDADE, UMA PERSONIFICAÇÃO DE PERSONAGENS INANIMADOS E NÃO ALGUM RELATO REAL DE ALGUM FATO QUE TENHA ACONTECIDO. POR ISSO, A MENÇÃO NÃO É DE ESPÍRITOS DESCORPÓREOS, MAS SIM DE PESSOAS COM CORPO. A PERSONIFICAÇÃO É UMA CARACTERÍSTICA GRANDEMENTE PRESENTE EM PARÁBOLAS CONTADAS POR JESUS.
.
(2) PARÁBOLAS NÃO TÊM MEIOS LITERAIS
.
COM ESSA SEGUNDA PREMISSA, EU NÃO ESTOU TENTANDO DIMINUIR OU ANULAR O VALOR DAS PARÁBOLAS, MAS APENAS ESCLARECER AQUILO QUE O PRÓPRIO DICIONÁRIO ATESTA: QUE PARÁBOLAS SÃO ENSINAMENTOS QUE TE LEVAM A UMA VERDADE MORAL POR MEIO DE ALEGORIAS, OU SEJA, UMA LINGUAGEM EXPRESSA POR MEIO DE FIGURAÇÕES E UMA IMAGEM QUE TE REMETE A UMA VERDADE MORAL OU ESPIRITUAL QUE NÃO É UM FIM EM SI MESMA POR SEUS MEIOS. NOUTRAS PALAVRAS, OS PRÓPRIOS MEIOS PARABÓLICOS QUE SE FAZEM POR MEIO DE ALEGORIAS NÃO SÃO A PRÓPRIA REALIDADE, MAS SIM A LIÇÃO MORAL E/OU ESPIRITUAL A QUE A ALEGORIA TE LEVA. VAMOS USAR COMO EXEMPLOS OUTRAS PARÁBOLAS CONTADAS POR CRISTO EM QUE FICA CLARO QUE OS MEIOS DA PARÁBOLA NÃO PODEM SER ANALISADOS LITERALMENTE E NEM CARACTERIZADOS COMO UMA VERDADE EM SI MESMA:
.
“O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz” (Lc.16:8)
.
SE FÔSSEMOS ANALISAR APENAS ESTA PARTE DA PARÁBOLA (OU SEJA, OS MEIOS DELA), PODERÍAMOS PRESSUPOR QUE DEUS APROVA A PRÁTICA DE ADMINISTRAÇÃO DESONESTA. É CLARO QUE ISSO NÃO É VERDADE PORQUE AS PARÁBOLAS NÃO POSSUEM MEIOS REAIS E LITERAIS. A LIÇÃO MORAL DA PARÁBOLA NÃO É A PRÁTICA DE ADMINISTRAÇÃO DESONESTA, COMO É MOSTRADO NO VERSO SEGUINTE EM QUE A LIÇÃO MORAL POR MEIO DE ALEGORIA É ESCLARECIDA (Lc.16:9).
.
“Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem (Lc.18:2)
.
NESTA OUTRA PARÁBOLA, O JUÍZ É UMA REPRESENTAÇÃO DAQUELE QUE ATENDE AS NOSSAS ORAÇÕES, ISTO É, DO PRÓPRIO DEUS. CONTUDO, PELOS SEUS MEIOS, PODERÍAMOS PRESSUPOR QUE DEUS FOSSE UM JUÍZ MAU E QUEM NEM RESPEITA AOS HOMENS, POIS É ISSO O QUE O VERSO 2 (MEIOS DA PARÁBOLA) NOS AFIRMA CATEGORICAMENTE. É ÓBVIO QUE DEUS NÃO É UM JUÍZ MAU PORQUE A LIÇÃO MORAL (O QUE REALMENTE IMPORTA EM QUESTÃO DE VERDADE DOUTRINÁRIA) É UMA EXORTAÇÃO À PERSEVERANÇA NAS ORAÇÕES (v.7). NOUTRAS PALAVRAS, OS MEIOS DA PARÁBOLA SÃO CLARAMENTE IRREAIS, ENQUANTO A SUA FINALIDADE (LIÇÃO MORAL) É CLARAMENTE REAL. O MESMO PODE SER DITO COM RELAÇÃO À PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO, COMO VEREMOS MAIS ADIANTE.
.
“Então o senhor disse ao servo: Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia” (Lc.14:23)
.
ESSA OUTRA PARÁBOLA NOS MOSTRA, EM SEUS MEIOS, QUE AS PESSOAS SÃO “OBRIGADAS A ENTRAR” PARA QUE A CASA FIQUE CHEIA. ORA, SE OS MEIOS DA PARÁBOLA DEVEM SER ANALISADOS COMO UMA VERDADE ESPIRITUAL, ENTÃO SERÁ QUE DEUS OBRIGA QUE ALGUÉM ENTRE NO CÉU? SERÁ QUE SOMOS OBRIGADOS A ENTRAR NA CASA DE DEUS OU FAZEMOS ISSO POR NOSSA PRÓPRIA ESPONTÂNEA VONTADE E LIVRE-ARBÍTRIO? É CLARO QUE A SEGUNDA OPÇÃO. OS MEIOS DA PARÁBOLA NOVAMENTE NÃO SÃO A PRÓPRIA REALIDADE EM SI MESMA. VAMOS VER MAIS ALGUNS EXEMPLOS:
.
“Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste (Mt.25:24)
.
ANALISANDO APENAS OS MEIOS DA PARÁBOLA, PODERÍAMOS ACHAR QUE O DEUS QUE DEPOSITA O TALENTO PARA CADA PESSOA É ALGUÉM MAU, DURO E QUE AGE COM DESONESTIDADE. ESSE OBVIAMENTE NÃO É O CARÁTER DE DEUS REVELADO A NÓS PELAS ESCRITURAS E ATRAVÉS DE SEU FILHO AMADO, JESUS CRISTO. A LIÇÃO MORAL DA PARÁBOLA NÃO É ALGUMA “MALDADE” DA PARTE DE DEUS, MAS SIM UMA RELAÇÃO CORRELAÇÃO ENTRE OS DONS E TALENTOS QUE DEUS NOS CONCEDE E O QUE NÓS FAZEMOS COM ELES (v.28,29). VEJAMOS MAIS UM MEIO DE PARÁBOLA ENCONTRADA NAS ESCRITURAS QUE NÃO REMETE A UMA LITERALIZAÇÃO DOS MEIOS COMO UMA VERDADE TEOLOGICA DOUTRINÁRIA:
.
“Porém Jeoás, rei de Israel, enviou a Amazias, rei de Judá, dizendo: O cardo que está no Líbano enviou ao cedro que está no Líbano, dizendo: Dá tua filha por mulher ao meu filho; mas os animais do campo que estavam no Líbano, passaram e pisaram o cardo” (2RS.14:9).
.
ANALISANDO ESSES MEIOS COMO SENDO LITERAIS, PODERÍAMOS DEDUZIR QUE CARDO E CEDRO (QUE SÃO ÁRVORES) FALAM E DIALOGAM ENTRE SI. CONTUDO, CADA ELEMENTO TINHA O SEU DEVIDO SIGNIFICADO E A SUA DEVIDA LIÇÃO MORAL. NADA A MAIS DO QUE DOIS REIS: O DE JUDÁ (AMAZIAS) E O DE ISRAEL (JEOÁS) SÃO PERSONIFICADOS PELAS ÁRVORES. O MESMO PODE SER DITO TAMBÉM COM RELAÇÃO A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO. OS PERSONAGENS NÃO ESTAVAM REALMENTE VIVOS, MAS MORTTOS (Ez.18:4,20), AGUARDANDO A RESSURREIÇÃO QUANDO SAIRIAM PARA A VIDA OU PARA SEREM FINALMENTE CONDENADOS (Jo.5:28,29).
.
O QUE ACONTECE, ENTÃO, É A PERSONIFICAÇÃO DE SEUS CORPOS MORTOS EM PERSONAGENS VIVOS MEDIANTE UMA ALEGORIA (Lc.16:24). LÁZARO REPRESENTA A NAÇÃO GENTÍLICA QUE NÃO DISPUNHA DOS PRIVILÉGIOS DA PARTE DE DEUS RESERVADO AO SEU POVO ELEITO, ISTO É, ISRAEL, REPRESENTADO NA PARÁBOLA POR ABRAÃO, EM QUEM OS JUDEUS COLOCAVAM AS SUAS CONFIANÇAS (Jo.8:33). ASSIM COMO LÁZARO, OS GENTIOS “DESEJAVAM ALIMENTAR-SE DAS MIGALHAS QUE CAÍAM DA MESA DO RICO” (v.21), OU SEJA, DOS JUDEUS. ISSO TAMBÉM FICA MUITO BEM CLARO A PARTIR DO RELATO DA MULHER GENTIA QUE DESEJAVA EXATAMENTE O MESMO – “COMER DAS MIGALHAS” – DAQUELE “BANQUETE” QUE ERA OFERECIDO PRIMEIRAMENTE AOS JUDEUS (ver Mateus 1521-28).
.
OS JUDEUS, CONTUDO, ERAM OS “RICOS” (v.19) DO REINO, POIS A ELES ERA CONFIADA A MENSAGEM DO EVANGELHO DEVENDO SER A LUZ PARA AS DEMAIS NAÇÕES, POIS ELES ERAM O POVO ESCOLHIDO, NAÇÃO ELEITA DA PARTE DE DEUS. POR ISSO, SÃO PERSONIFICADOS NO “RICO” DA PARÁBOLA. JESUS CONTOU AQUELA PARÁBOLA PARA CONDENAR OS FARISEUS (Lc.16:14,15), QUE REPRESENTAVAM EXATAMENTE A HIPOCRISIA DOS JUDEUS DIZEREM COM ALTIVEZ A SUA SUPERIORIDADE POR SEREM “OS FILHOS DE ABRAÃO” (Jo.8:33), SEM, CONTUDO, FAZER AS MESMAS OBRAS QUE ABRAÃO FAZIA (Jo.8:39). JESUS, ENTÃO, PÕE NA BOCA DE ABRAÃO AQUILO QUE ESTE HAVERIA TER DITO EM PESSOA:
.
“Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tão pouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (Lc.16:31)
.
ELE CONTOU A PARÁBOLA DO RICO E DO LÁZARO, EM QUE O RICO REPRESENTAVA O PRÓPRIO POVO JUDEU QUE TEVE TODAS AS OPURTUNIDADES NESTA VIDA, MAS A DESPERDIÇOU, ENQUANTO, EM CONTRASTE, OS GENTIOS (REPRESENTADOS POR LÁZARO NA PARÁBOLA) ERAM DESPREZADOS PELOS JUDEUS, MAS QUE DESFRUTARIAM DE MUITO MAIOR BEM-AVENTURANÇA DO QUE A PRÓPRIA NAÇÃO JUDAICA, POIS “DARIA OS FRUTOS A SEU TEMPO” (Mt.21:41). ESSE CONTRASTE É CLARAMENTE RESSALTADO DENTRO DA PARÁBOLA DO RICO E DO LÁZARO QUE JESUS CONTA. POR FIM, A LIÇÃO MORAL (VERDADE DOUTRINÁRIA) É A SEGUINTE:
.
“Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tão pouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (Lc.16:31)
.
VEJA QUE A LIÇÃO MORAL DA PARÁBOLA NÃO TEM NADA A VER COM ALGUM TIPO DE “IMORTALIDADE DA ALMA”, MAS BASEA-SE EM DAR ATENÇÃO AS PALAVRAS DE CRISTO, AS QUAIS ERAM DESPREZADAS PELOS FARISEUS QUE “NÃO SE DEIXARAM PERSUADIR” (v.31) NEM MESMO COM “ALGUÉM RESSUSCITADO DENTRE OS MORTOS” (v.31), TAL COMO FOI O CASO DA RESSURREIÇÃO DE LÁZARO OPERADA POR JESUS (Jo.11:43,44). AO REJEITAREM JESUS, OS JUDEUS ESTAVAM, ASSIM, POR SI MESMOS CAVANDO ENTRE ELES E DEUS “UM ABISMO INTRANSPONÍVEL” (Lc.16:26). ESSA É A LIÇÃO MORAL DA PARÁBOLA.
.
CONCLUINDO, CREIO QUE ESTE PEQUENO RESUMO SOBRE A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO LHE AJUDE A COMPREENDER QUE ELA NÃO REPRESENTA NENHUM TIPO DE AMEAÇA ÀQUILO QUE A BÍBLIA AFIRMA DE QUE A ALMA MORRE (Ez.18:4,20), PERECE (Mt.10:28), É DESTRUÍDA (Ez.22:27), NÃO É POUPADA DA MORTE (Sl.78:50), É ELIMINADA (Êx.31:14), É TOTALMENTE DESTRUÍDA (Js.10:28), É DEVORADA (Ez.22:25), É ASSASSINADA (Nm.35;11), É EXTERMINADA (At.3:23), DESCE A COVA NA MORTE (Jó 33:22), MAS REVIVE NA RESSURREIÇÃO (Ap.20:4).

NÃO SE ESQUEÇA DE ENTRAR NAQUELE LINK QUE EU PASSEI – “IMORTALIDADE DA ALMA REFUTADA” – QUE FALA MAIS DETALHOSAMENTE SOBRE ESTE ASSUNTO. E TAMBÉM LHE RECOMENDO A LEITURA DESTE ARTIGO DO PASTOR VALDECI JÚNIOR, DO BLOG “NA SALA DO PASTOR”, QUE FALA TAMBÉM SOBRE A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO COM EXEMPLOS PRÁTICOS DE COMO ELA NÃO REMETE DE JEITO NENHUM À DOUTRINA DE IMORTALIDADE DA ALMA, POIS NÃO FOI ISSO QUE JESUS QUIS ENSINAR COM TAL PARÁBOLA:
.
http://www.nasaladopastor.com/search/label/Imortalidade%20da%20Alma

 

RECOMENDO BASTANTE QUE VOCÊ DÊ UMA OLHADA NAQUILO QUE ELE ESCREVEU (PRESTE BASTANTE ATENÇÃO NO INÍCIO, QUANDO ELE INTRODUZ CONTANDO UMA ANEDOTA, COM UMA HISTÓRIA DELE), POIS COM CERTEZA TAMBÉM SERÁ BEM ÚTIL NESTE ESTUDO SOBRE A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO. QUALQUER COISA MAIS É SÓ QUESTIONAR OU PERGUNTAR AQUI.
.
AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.

 

 

 

 

 

 

JESUS ANDOU MESMO SOBRE AS ÁGUAS OU O MAR ESTAVA CONGELADO?

 

Olá, Lucas.
Estava lendo um livro sobre a passagem bíblica de Jesus andando nas águas, bom o que eu quero ressaltar aqui é que Jesus andou mesmo na água, não como poder Divino, mas sim como a ciência explica: O milagre de Cristo caminhando sobre as águas do Mar da Galiléia pode ter sido possível por causa do congelamento de parte desse lago de água doce, segundo um estudo publicado por pesquisadores da Flórida.

"À quarta vigília da noite, Jesus foi a eles caminhando sobre o mar", relatam os evangelhos, ao citar um dos milagres de Cristo. Segundo Doron Nof, professor de Oceanografia Física da Universidade da Flórida, Cristo pode ter caminhado sobre o gelo provocado por um fenômeno peculiar no Mar da Galiléia, também conhecido como Lago Kinneret.

Em seu estudo sobre as propriedades pré-históricas de lagos publicado na edição de abril de uma revista especializada em paleolimnologia, Nof afirma que as baixas temperaturas na região registradas na época de Cristo podem ter congelado algumas partes do Mar da Galiléia. As partes congeladas poderiam ter se tornado suficientemente sólidas para suportar o peso de um ser humano, em meio à água mais salgada proveniente do lado oeste do lago.

A água salgada precisa de temperaturas mais baixas para congelar do que a água doce. "Esse processo incomum de congelamento pode ter dado origem à história de Cristo caminhando sobre a água", assinalou o professor.

Dizer se Cristo caminhou ou não sobre a água "é trabalho para os teólogos, arqueólogos, antropólogos e fiéis". "Como cientistas, só assinalamos os processos únicos que provavelmente ocorreram nessa região várias vezes durante os passados 12 mil anos", disse Nof. Segundo ele, na época de Cristo o fenômeno pode ter ocorrido uma vez a cada 160 anos, durante breves períodos de baixas temperaturas.

Doron Nof é o mesmo cientista que, em 1992, lançou uma versão sobre a abertura do Mar Vermelho para a passagem dos judeus em fuga do Egito durante o Êxodo, que teria ocorrido por fortes ventos, que fizeram a maré baixar.
O que se acha? (Marc, Mato Grosso - 24/02/2011)

Resposta - OLÁ, MARC.
EU NÃO ACREDITO QUE O MAR DA GALILÉIA ESTIVESSE CONGELADO QUANDO JESUS ANDOU POR SOBRE AS ÁGUAS. E ISSO É FACILMENTE EXPLICÁVER POR VÁRIAS RAZÕES LÓGICAS. EM PRIMEIRO LUGAR, PORQUE O PRÓPRIO ESTUDO QUE VOCÊ PASSOU AFIRMA CATEGORICAMENTE QUE ESTE “FENÔMENO” SÓ OCORRE UMA VEZ A CADA 160 ANOS. NÃO VOU DISCUTIR AQUI SE ELE REALMENTE ACONTECE OU NÃO, MAS SIM RESSALTAR AS BAIXÍSSIMAS POSSIBILIDADES LÓGICAS E MATEMÁTICAS DE QUE JESUS TENHA ANDADO SOBRE AS ÁGUAS BEM EXATAMENTE NO MOMENTO EXATO DESTES 160 ANOS COMPLETOS. A PROBABILIDADE LÓGICA É BAIXÍSSIMA, VIRTUALMENTE NULA. NÃO EXISTEM NEM REGISTROS HISTÓRICOS DISSO!
.
EM SEGUNDO LUGAR, PORQUE O TEXTO BÍBLICO EM PAUTA NÃO TRAZ NENHUM RELATO DE CONGELAMENTO DO LAGO. ISTO É MUITO IMPORTANTE. ALIÁS, O QUE O TEXTO BÍBLICO NOS RELATA É EXATAMENTE O INVERSO DO QUE ELES ESTÃO PROPONDO. O MAR DA GALILÉIA NÃO ESTAVA CONGELADO, AO CONTRÁRIO, ESTAVA EM UMA GRANDE TEMPESTADE! TEMPESTADE TÃO GRANDE E ASSUSTADORA QUE ESTAVA ASSUSTANDO OS PRÓPRIOS DISCÍPULOS. E ISSO ELIMINA QUALQUER CHANCE OU POSSIBILIDADE QUE ELE ESTIVESSE CONGELADO BEM EXATAMENTE NO MOMENTO EM QUE JESUS ANDAVA POR SOBRE AS ÁGUAS.
.
MATEUS 14
25 Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.
26 E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
27 Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
28 E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
29 E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
30 Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
31 E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
32 E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.
.
VEJA ALGUNS DETALHES DESTA CITAÇÃO QUE NOS DEIXAM MUITO BEM CLARO QUE O MAR DA GALILÉIA NÃO ESTAVA “CONGELADO” QUANDO JESUS ANDOU POR SOBRE AS ÁGUAS. O MAR ESTAVA AGITADO, E OS PRÓPRIOS DISCÍPULOS ESTAVAM TEMENDO PERECEREM. ADEMAIS, O CONGELAMENTO PODERIA NO MÁXIMO TER SUPORTADO O CORPO DE UM HOMEM COMO JESUS, MAS NÃO DE UM BARCO. BARCOS NÃO NAVEGAM SOBRE ÁREAS CONGELADAS! OUTRO DETALHE INTERESSANTE É O FATO QUE PEDRO TAMBÉM ANDOU SOBRE AS ÁGUAS, MAS PELA FALTA DE FÉ (MEDO) ACABOU AFUNDANDO. ISSO NOS MOSTRA QUE JESUS ANDOU SOBRE AS ÁGUAS, NÃO PORQUE O MAR ESTAVA CONGELADO, MAS SIM PELO PODER DA FÉ. ENQUANTO PEDRO MANTINHA A SUA FÉ, ELE IGUALMENTE ANDOU POR SOBRE AS ÁGUAS. QUANDO, PORÉM, A INCREDULIDADE VEIO, ESTE COMEÇOU A SE AFOGAR, MAS JESUS O SALVOU. PARA A SORTE DE PEDRO, JESUS CONTINUOU COM FÉ!
.
PORTANTO, SE A POSSIBILIDADE ESTASTÍSTICA DE QUE O MAR DA GALILÉIA ESTIVESSE CONGELADO BEM EXATAMENTE NAQUELE MOMENTO DO RELATO BÍBLICO JÁ É VIRTUALMENTE NULA, A PRÓPRIA NARRAÇÃO BÍBLICA TIRA POR SI SÓ JÁ ELIMINA QUALQUER CHANCE DE QUE ESTE MAR ESTIVESSE CONGELADO.
.
FIQUE COM DEUS, CARO MARC.

 

 

 

 

 

 

NÃO ACREDITE EM QUALQUER COISA QUE SE DIGA “CIENTÍFICA”!

 

Olá, Lucas.
Desculpe pela demora em conversar com você é que o meu Computador estava tendo alguns probleminhas... ok? Obrigado pela sua lógica em refutar o argumento do cientista. Alguns cientistas estão querendo nos convencer a pensar pelo ponto de vista deles. Entende? Agora entendi que foi pela Fé de Jesus Cristo que ele andou literalmente nas águas. Em determinado momento sempre que ouvia alguns argumentos de alguns cientistas a respeito da Bíblia, já acreditava na hora! Aquele site que eu passei para você "Na sala do Pastor" tem alguns erros dentre ele? (Marc, Mato Grosso – 03/03/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
ISSO É VERDADE, ANTES EU TAMBÉM ERA LEVADO POR QUALQUER VENTO DE AFIRMAÇÃO DE CARA “CIENTÍFICA”, E FICAVA SEMPRE COM “UM PÉ NA FRENTE E OUTRO ATRÁS” QUANDO VIA ALGUMA NOTÍCIA “CIENTÍFICA” QUE CONTRARIASSE A BÍBLIA. MAS, QUANTO MAIS A GENTE APRENDE, MAS NÓS VEMOS QUE A LÓGICA E A CIÊNCIA ATUAM JUNTAS COLABORANDO COM O CRISTIANISMO, AO INVÉS DE CONTRADIZÊ-LO. ATÉ MESMO UM LIVRO DE LA SAGESSE QUE TENTA CONTRARIAR A EXISTÊNCIA DE JESUS CRISTO PARECEU SER FACILMENTE REFUTÁVEL POR SEU CONTEÚDO POBRE EM TERMOS ARGUMENTACIONAIS, E DEMONSTROU SER SEM FUNDAMENTO NENHUM.
.
VEJA A MINHA REFUTAÇÃO A ELE NO NO ARTIGO: "JESUS REALMENTE EXISTIU? (P2)". ANTES, PORÉM, EU MESMO TINHA QUE DAR CRÉDITO ÀQUELE EMBUSTE, POR NÃO TER CONHECIMENTO PARA REFUTÁ-LO. TUDO MUNDA QUANDO A GENTE SE APROFUNDA MAIS NA VERDADEIRA CIÊNCIA E NO VERDADEIRO CONHECIMENTO. A COLOCAÇÃO MAIS PERFEITA DE TODOS OS TEMPOS FOI FEITA POR LOUIS PASTEUR, QUE FOI UM GRANDE CIENTISTA FRANCÊS. ELE DISSE:
.
“Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muita ciência, nos aproxima Dele”
.
DE FATO, QUANDO VEMOS APENAS UMA PEQUENA SOMBRA DA REALIDADE, AQUILO QUE PODEMOS CHAMAR DE “FALSA CIÊNCIA”, QUALQUER MENTIRA CONTRA DEUS PARECE TER CARA DE “VERDADE”. QUANDO, PORÉM, ANALISAMOS A FUNDO O ASSUNTO (E A PRÓPRIA CIÊNCIA) VEMOS A TOTAL CONFIRMAÇÃO DE TODOS OS PONTOS DO CRISTIANISMO, DESDE OS PRINCIPAIS (COMO A RESSURREIÇÃO DE CRISTO) ATÉ OS MENORES (TAIS COMO VÁRIOS ACHADOS ARQUEOLÓGICOS QUE CONFIRMAM VÁRIOS ACONTECIMENTOS BÍBLICOS). NO FIM, A CIÊNCIA VERDADEIRA SEMPRE CORROBORA COM A EXISTÊNCIA DE DEUS E COM A VERACIDADE DOS FATOS BÍBLICOS. QUANTO AO SITE “NA SALA DO PASTOR”, NÃO TIVE TEMPO PARA ANALISAR A FUNDO TUDO AQUILO QUE ELE ESCREVE, MAS GOSTEI DO POUCO QUE LI DELE. EVIDENTENTEMENTE, POR SER HUMANO, CONTÉM ERROS.
.
O MEU PRÓPRIO SITE DEVE TER ERROS, TENDO EM VISTA QUE NÃO EXISTE NENHUM SER “INFALÍVEL” OU “INERRANTE” QUE TENHA PASSADO PELA FACE DA TERRA, SENÃO O PRÓPRIO JESUS CRISTO. MAS, POR SER ADVENTISTA, É PRESUMÍVEL QUE DEFENDA OS PONTOS PRINCIPAIS DA DOUTRINA ADVENTISTA E, EMBORA CONCORDE EM VÁRIOS ASPECTOS, TEM OUTROS QUE NÃO SÃO VERDADEIROS, TAIS COMO A GUARDA FORÇADA E OBRIGATÓRIA DO SÁBADO, O JUÍZO INVESTIGATIVO EM 1844, A ABSTINÊNCIA DE CERTOS ALIMENTOS, ETC. SUGIRO QUE LEIA A MINHA RESPOSTA PARA O JOÃO PAULO QUE ESCLARECE ALGUNS DESTES PONTOS PRINCIPAIS, E COLOCANDO O PORQUÊ DA MINHA NEGAÇÃO PARA CADA UM DESTES PONTOS. NO MAIS, CREIO EU QUE PODEMOS TIRAR VÁRIOS BONS TEXTOS DELE, E TAMBÉM CONCORDO QUE SEJA UMA BOA FONTE DE CONSULTA.
.
FIQUE NA PAZ DE CRISTO.

 

 

 

 

 

 

CIÊNCIA VERDADEIRA vs CIÊNCIA FALSA DO ATEÍSMO

 

Olá, Lucas.
Quanto mais nos aproximamos a Ciência Verdadeira , + chegaremos a fundo acercas de Cristo. Nossa Fé estão levando a nós chegarmos bem mais na Verdade, ao em vez destes ateus que não tem senso de Humor para chegar. Só querem destruir a Religião. Eu estava pensando em Filosofia, estou pensando agora que tem diferença entre Religião e Filosofia? As duas ensinam o Amor? Olha amigo. Em dá bem que tenho um amigo teologo nas quais eu posso tirar minhas próprias conclusões através de você. Em Levitico ou Deuteronomio(não lembro) que diz que o Senhor pode mandar um profeta para qualquer tipo de pessoa para se aproximar mais em Deus, né? Você pode até não ser Profeta, mas ao meu ver, você é um enviado de Deus, entende?
Agora outro assunto da qual(se quiser) que responda: Ontem eu sonhei(Sonho?) que eu estava num Buraco Negro e este Buraco tinham vários ecplises(??) dentro dele. Era tipo assim. Estou pensando nisso até agora para saber o que representa. Continuando... dentro deste Buraco Negro, como eu já disse, que tem eclipses, mas ao meu ver, está mais como um tipo de meteoros pretos voando ao redor do Buraco. Eu não sei não, mas quando eu acordei e algumas tres horas por aí, fui pesquisar uma coisa que surgiu na minha cabeça e a pesquisa foi igualmente como a do meu sonho. Você sabe o que é?
Semana passada estava lendo a Bíblia, e vi a Bíblia se mexendo como se ela tivesse segurada pela uma mão mexendo Ela(Palavra de Deus). O que você acha?
Outra pergunta: Na minha idade eu posso fazer um curso bíblico? Se é, então qual se acha que eu tenho que ir? ? (Marc, Mato Grosso – 05/03/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
REALMENTE O QUE VOCÊ DISSE É VERDADE, O ATEÍSMO IMPEDE O AVANÇO DA CIÊNCIA, POIS SEMPRE QUANDO A CIÊNCIA QUER MOSTRAR UMA REALIDADE QUE VÁ CONTRA A EVOLUÇÃO OU A FAVOR DA EXISTÊNCIA DE DEUS, HÁ SEMPRE UMA GRANDE RESISTÊNCIA POR PARTE DA COMUNIDADE CIENTÍFICA ATEÍSTA QUE VISA SEMPRE OMITIR DO PÚBLICO AS VERDADES CIENTÍFICAS QUE CORROBORAM COM O CRISTIANISMO, PARA COLOCAREM EM PAUTA APENAS AQUELA FALSA CIÊNCIA QUE REPLETA DE MENTIRA JÁ HÁ MUITO DESMASCARADAS, MAS QUE PERMANECEM NOS LIVROS ESCOLARES PARA A ILUSÃO DO PÚBLICO.
.
EXISTE SIM DIFERENCIAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E FILOSOFIA, POIS NEM TODA FILOSOFIA É UMA RELIGIÃO, E VICE-VERSA. EMBORA HAJAM EVIDENTEMENTE CERTAS SEMELHANÇAS ENTRE FILOSOFIA E RELIGIÃO, POIS AMBAS CONSISTEM EM UM CONJUNTO DE CONCEPÇÕES PRÁTICAS E TEÓRICAS ACERCA DO SER HUMANO E SEU PAPEL NO UNIVERSO. MAS É ERRADO DIZER QUE TODA FILOSOFIA É UMA RELIGIÃO, POIS EXISTEM INCLUSIVE FILÓSOFOS ATEÍSTAS, TAL COMO JEAN-PAUL SARTRE, QUENTIN SMITH, ENTRE OUTROS. ALGUMAS FILOSOFIAS APENAS ACABAM POR FIM AFASTANDO O HOMEM DE DEUS, COLOCANDO O CENTRO NO PRÓPRIO HOMEM AO INVÉS DE COLOCAR DEUS COMO O CENTRO DE TUDO, TAIS COMO A ANTROPOLOGIA-HUMANISTA. PORTANTO, NEM TODA FILOSOFIA É UMA RELIGIÃO. ALGUMAS FILOSOFIAS AFASTAM O HOMEM DE DEUS, AO INVÉS DE SE ACHEGAR A ELE.
.
COM RELAÇÃO AOS SONHOS, ELES PODEM TER ORIGEM DIVINA OU ENTÃO DA NOSSA PRÓPRIA MENTE. MUITAS VEZES É DIFÍCIL DIFERENCIAR QUAL SONHO É DE ORIGEM HUMANA E QUAL VEIO DE DEUS. QUANDO O SONHO VEM DA PARTE DE DEUS, ELE TEM QUE TER UMA INTERPRETAÇÃO. ESSA INTERPRETAÇÃO PODE SER DA PRÓPRIA PESSOA QUE TEVE O SONHO, OU ENTÃO DE ALGUMA OUTRA PESSOA. COMO EU NÃO TENHO O DOM DE INTERPRETAR SONHOS (COMO TINHA JOSÉ E DANIEL NA BÍBLIA), ENTÃO EU PEÇO-LHE DESCULPAS, MAS AINDA NÃO POSSO EMITIR ALGUMA OPINIÃO CONCLUSIVA SOBRE O SEU SONHO. TALVEZ UM DIA DEUS ME CONCEDA A GRAÇA DE TER O DOM DE INTERPRETAR SONHOS, MAS NO MOMENTO EU INFELIZMENTE NÃO TENHO...
.
VOCÊ VIU A BÍBLIA SE MEXENDO SOZINHA? TEM CERTEZA QUE NÃO FOI ALGUM VENTO OU POR FORÇA NATURAL? COMO FOI QUE ACONTECEU? QUANTO A QUESTÃO DO CURSO BÍBLICO, EU ACREDITO QUE NÃO EXISTE UMA “IDADE MÍNIMA” PARA ESTUDARMOS AS COISAS DE DEUS. DEVEMOS BUSCAR A DEUS ENQUANTO HÁ TEMPO. PORTANTO, EU NÃO TERIA NADA CONTRA ALGUÉM COMO VOCÊ FAZER UM CURSO BÍBLICO, O ÚNICO PROBLEMA SERIA QUE EXISTEM CERTOS LUGARES QUE SÓ ACEITAM PESSOAS A PARTIR DE DETERMINADA FAIXA ETÁRIA, E OUTROS QUE PREGAM DOUTRINAS HERÉTICAS JUNTO COM DOUTRINAS VERDADEIRAS. TENDO EM VISTA ISSO, EU ATÉ APÓIO A SUA INICITIVA DE BUSCAR UM CURSO BÍBLICO, MAS RECOMENDO QUE TOME MUITO CUIDADO COM CADA COISAS QUE ELES PREGAREM. ANTES EU “ENGOLIA” QUALQUER COISA QUE O PASTOR OU ALGUM OUTRO FALAVA, JÁ HOJE EM DIA TOMO CUIDADO COM CADA UMA DAS COISAS PARA NÃO ACABAR CAINDO NUMA “CILADA”. PAULO ALERTA AOS EFÉSIOS, DIZENDO:
.
“O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro” (Efésios 4:14)
.
PORTANTO É PRECISO ANALISAR COM CUIDADO CADA UMA DAS PALAVRAS QUE ELES DISSEREM, POIS, AINDA QUE PAREÇAM SER DITAS POR ALGUM “TEÓLOGO” OU “DOUTOR”, ESTÃO SUJEITOS AO ERRO HUMANO. DESDE MODO, PODEREMOS RETER AQUILO QUE É BOM, SEM PRECISAR RETER DOUTRINAS ESTRANHAS À PALAVRA DE DEUS.
.
GRANDE ABRAÇO.

 

 

 

 

 

 

DÚVIDAS NO LIVRO DE ATOS

 

Olá, Lucas.
Eu estava vendo você conversando com o Thiago, aí eu vi que vc le o Novo Testamento muitas vezes sem parar.
Nossa! Impressionante! As perguntas vão ser agora:
1. O livro de Atos foi escrito para quem? Qual outro livro foi enviado à mesma pessoa?

2. Jesus ficou na terra, depois da ressurreição, durante quanto tempo?

3. Qual foi a promessa do Pai ? Jesus tinha dado esta promessa a quem? Quando aconteceria? (Marc, Mato Grosso - 15/02/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
VOU RESPONDER A UMA PERGUNTA DE CADA VEZ:
.
1. O livro de Atos foi escrito para quem? Qual outro livro foi enviado à mesma pessoa?
.
O LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS É UMA OBRA DE LUCAS (NÃO ESTE QUE LHE ESCREVE, MAS O EVANGELISTA...), UMA CONTINUAÇÃO DE SEU EVANGELHO. NO EVANGELHO DE LUCAS LEMOS:
.
“Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado” (Lc.1:1-4)
.
E NO LIVRO DE ATOS NÓS VEMOS QUE ERA UMA CONTINUAÇÃO DO OUTRO LIVRO (O EVANGELHO) DESTE MESMO LUCAS, PARA ESTE MESMO TEÓFILO:
.
“Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus” (At.1:1-3)
.
O PRIMEIRO LIVRO FOI O SEU EVANGELHO, E O SEGUNDO LIVRO É UMA CONTINUAÇÃO DESTE, MAS RESSALTANDO DESTA VEZ O ASPECTO DA HISTÓRIA DA IGREJA CRISTÃ PRIMITIVA A PARTIR DOS APÓSTOLOS, APÓS O TEMPO EM QUE JESUS CRISTO FOI ELEVADO AOS CÉUS. NO PRIMEIRO LIVRO, A HISTÓRIA É RELATADA DESTE O NASCIMENTO DE JESUS ATÉ A SUA ASCENÇÃO AOS CÉUS. NO SEGUNDO LIVRO, É RELATADO DESTE A SUA ASCENÇÃO AOS CÉUS ATÉ A ORGANIZAÇÃO E FORMAÇÃO DA IGREJA. AMBOS FORAM ESCRITOS A TEÓFILO (Lc.1:1-4 com At.1:1-3).
.
2. Jesus ficou na terra, depois da ressurreição, durante quanto tempo?
.
QUARENTA DIAS:
.
“Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles POR ESPAÇO DE QUARENTA DIAS, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus” (At.1:3)
.
3. Qual foi a promessa do Pai ? Jesus tinha dado esta promessa a quem? Quando aconteceria?
.
A PROMESSA DO PAI ERA DO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO:
.
“E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês” (Jo.14:16,17)
.
“Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (At.1:3,5)
.
JESUS HAVIA DADO ESTA PROMESSA AOS APÓSTOLOS, COMO PREFIGURAÇÃO DAQUILO QUE TODA A IGREJA RECEBERIA:
.
“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc.24:49)
.
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (At.2:38)
.
ISSO TEVE INÍCIO NO PENTECOSTE COM CENTO E VINTE PESSOAS, MAS DURARIA ATÉ “OS ÚLTIMOS DIAS”, OU SEJA, ACONTECERIA ATÉ A VOLTA DE JESUS, QUANDO FINALMENTE CHEGARÁ O QUE É PERFEITO E AQUILO QUE É IMPERFEITO DESAPARECERÁ:
.
“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos” (At.1:17)
.
“O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá” (1Co.13:8-10)
.
ABRAÇOS.

 

 

 

 

 

 

DÚVIDAS SOBRE O APOCALIPSE

 

Olá, Lucas.
1) Segundo Apocalipse 1:1, o propósito deste livro é ocultar ou revelar uma mensagem de Jesus?

2)Quando estudamos um livro da Bíblia, devemos dar mais valor ao texto do próprio livro ou às informações históricas de outras fontes?

3)Quando foi cumprida a profecia de Mateus 24:1-34? Como você sabe?

A esta pergunta não sei se já foi respondida por você, mas se foi, desculpe.
4)A mensagem do Apocalipse se aplica principalmente a qual época da história?

5) Quais são alguns dos livros do Antigo Testamento que especialmente ajudam no estudo do Apocalipse?

6)Este livro conta apenas o que João ouviu? Explique a importância da sua resposta.

7)Qual o significado da descrição “Alfa e Ômega”? Aplica-se a quem?( Esta pergunta acho que já foi respondida se não me engano.) (Marc, Mato Grosso - 24/02/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
VAMOS ÀS RESPOSTAS:
.
1) Segundo Apocalipse 1:1, o propósito deste livro é ocultar ou revelar uma mensagem de Jesus?
.
REVELAR:
Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo” (Ap.1:1)
.
COMO O PRÓPRIO LIVRO DIZ, TRATA-SE DE UMA “REVELAÇÃO”. DE ACORDO COM O DICIONÁRIO, “REVELAÇÃO” SIGNIFICA:
.
Significado de Revelação
s.f. Ato ou efeito de revelar; declaração; denúncia, confidência: revelação de um segredo.
.
OU SEJA, TRATA-SE DE UMA REVELAÇÃO, UM EFEITO DE REVELAR, DE DESVENDAR ALGUM SEGREDO. PORTANTO, O PROPÓSITO DO LIVRO CONSISTE EM REVELAR (E NÃO “OCULTAR”) A MENSAGEM DE JESUS CRISTO.
.
VAMOS PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
.
2)Quando estudamos um livro da Bíblia, devemos dar mais valor ao texto do próprio livro ou às informações históricas de outras fontes?
.
AS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DE OUTRAS FONTES SÃO IMPORTANTES, PRINCIPALMENTE EM QUESTÃO DE EXPLICAR DEVIDAMENTE O CONTEXTO HISTÓRICO NO QUAL TAL LIVRO SE INSERE, QUE MUITAS VEZES CHEGA A SER REVELADOR EM ALGUNS ASPECTOS. MAS É EVIDENTE QUE DEVEMOS DAR MAIS VALOR AO PRÓPRIO TEXTO DO LIVRO EM SI, QUE TEM MUITO MAIS VALOR DO QUE AS OUTRAS FONTES EXTERIORES. POR EXEMPLO, O APÓSTOLO PAULO NOS ESCREVE DIZENDO:
.
“Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3.14-17)
.
NESTA PASSAGEM PAUILO EMPREGA NO ORIGINAL GREGO O TERMO “THEOPNEUSTOS” (v.16) QUE SIGNIFICA QUE DEUS SOPROU. ASSIM SENDO, AS ESCRITURAS SÃO SOPRADAS (INSPIRADAS) POR DEUS. NUNCA ENCONTRAMOS QUE OUTRAS FONTES FORA DAS ESCRITURAS SEJAM “THEOPNEUSTOS”, ISTO É, QUE SEJAM PERFEITOS OU INFALÍVEIS. PORTANTO, DEVEMOS SIM DAR VALOR AO CONTEÚDO HISTÓRICO DE OUTRAS FONTES QUE NOS DÃO FORTE APOIO AO TEXTO BÍBLICO QUE ESTÁ ESCRITO DIANTE DE SEU DEVIDO CONTEXTO, MAS DEVEMOS PRIMEIRAMENTE DAR VALOR AO TEXTO INSPIRADO DO PRÓPRIO LIVRO BÍBLICO EM PAUTA.
.
3)Quando foi cumprida a profecia de Mateus 24:1-34? Como você sabe?
.
A RESPOSTA PARA ESTA PERGUNTA ESTÁ NO ARTIGO SOBRE O APOCALIPSE - "ENTENDENDO O APOCALIPSE" (VER MENU AO LADO).

 

4)A mensagem do Apocalipse se aplica principalmente a qual época da história?
.
PRINCIPALMENTE ÀQUELES QUE VIVEREM NOS ÚLTIMOS DIAS, NA GRANDE TRIBULAÇÃO. AS RAZÕES PARA ISSO SÃO SIMPLES, TAIS COMO: (1) TERÃO QUE ENFRENTAR A GRANDE TRIBULAÇÃO; (2) TERÃO QUE ENFRENTAR O ANTICRISTO E O FALSO PROFETA; (3) PASSARÃO PELOS EVENTOS APOCALÍPTICOS REGISTRADOS A PARTIR DO CAPÍTULO QUATRO; (4) ESTÃO INCLUÍDOS NA ABERTURA DOS SELOS, DAS TROMBETAS E DAS TAÇAS DA IRA DO SENHOR; (5) ESTARÃO INCLUÍDOS NO ARREBATAMENTO.
.
CONTUDO, VALE RESSALTAR AQUI QUE OS PRIMEIROS TRÊS CAPÍTULOS DO APOCALIPSE SÃO DIRIGIDOS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA QUE RECEBEM INSTRUÇÕES DA PARTE DO SENHOR. PORTANTO, CONQUANTO QUE AS MENSAGENS ENVIADAS A ESSAS SETE IGREJAS TAMBÉM SEJAM APLICÁVEIS A MUITOS CRENTES DOS DIAS DE HOJE, OS PRIMEIROS TRÊS CAPÍTULOS DO APOCALIPSE ABRANGEM PRINCIPALMENTE AQUELAS SETE IGREJAS QUE RECEBERAM AS INSTRUÇÕES DA PARTE DO SENHOR JESUS. SÃO ELAS:
.
“Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia” (Ap.1:11)
.
5) Quais são alguns dos livros do Antigo Testamento que especialmente ajudam no estudo do Apocalipse?
.
TEMOS PRINCIPALMENTE DOIS: O DE DANIEL E O DE ISAÍAS. DANIEL ABORDA O ASPECTO DO ANTICRISTO E DOS TEMPOS DO FIM DA SEGUINTE MANEIRA:
.
"E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador" (Dn.9:27)
.
OU SEJA, DANIEL ABORDA O ASPECTO DO ANTICRISTO E DA GRANDE TRIBULAÇÃO. JÁ ISAÍAS, POR OUTRO LADO, NARRA A NOVA TERRA E NOVOS CÉUS BEM COMO O ESTADO ETERNO:
.
“Assim como os novos céus e a nova terra que vou criar serão duradouros diante de mim, declara o Senhor, assim serão duradouros os descendentes de vocês e o seu nome” (Is.66:22)
.
OU SEJA, AMBOS – DANIEL E ISAÍAS – ABORDAM EVENTOS APOCALÍPTICOS, EMBORA UM ABORDE UM ASPECTO DIFERENTE DO OUTRO. ENQUANTO DANIEL NARRA OS EVENTOS DA TRIBULAÇÃO, ISAÍAS POR OUTRO LADO NARRA OS EVENTOS QUE SUCEDEM ESTA GRANDE TRIBULAÇÃO. ELES NÃO SÃO OS ÚNICOS AUTORES VETEROTESTAMENTÁRIOS A NARRAR ALGUNS EVENTOS APOCALÍPTICOS. VÁRIOS OUTROS TAMBÉM O FAZEM, TAL COMO, POR EXEMPLO, O PROFETA MALAQUIAS, QUE PROFETIZOU ACERCA DO ANIQUILAMENTO DOS ÍMPIOS POR OCASIÃO DO EVENTO ESCATOLÓGICO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO/JUÍZO DE DEUS:
.
“Pois certamente vem o dia, ardente como uma fornalha. Todos os arrogantes e todos os malfeitores serão como palha, e aquele dia, que está chegando, ateará fogo neles, diz o Senhor dos Exércitos. Nem raiz nem galho algum sobrará. Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral. Depois esmagarão os ímpios, que serão como pó sob as solas dos seus pés no dia em que eu agir, diz o Senhor dos Exércitos” (Ml.4:1-3)
.
PRÓXIMA QUESTÃO:
.
6)Este livro conta apenas o que João ouviu? Explique a importância da sua resposta.
.
SIM, ELE CONTA A REVELAÇÃO QUE JESUS CRISTO ENVIOU AO APÓSTOLO JOÃO NA ILHA DE PATMOS (GRÉCIA) ACERCA DOS ACONTECIMENTOS FINAIS.
.
APOCALIPSE 1
1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,
2 que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.
3 Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.
4 João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,
5 e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,
6 e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém.
7 Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.
8 "Eu sou o Alfa e o Ômega", diz o Senhor Deus, "o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso".
9 Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
1- No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta,
11 que dizia: "Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia".
.
7)Qual o significado da descrição “Alfa e Ômega”? Aplica-se a quem?
.
ALFA E ÔMEGA SIGNIFICA “PRINCÍPIO E O FIM”. O ALFA É A PRIMEIRA LETRA DO ALFABETO GREGO, ENQUANTO O ÔMEGA É A ÚLTIMA LETRA. O QUE JESUS ESTAVA QUERENDO DIZER COM ISSO É QUE ELE É O PRIMEIRO E O ÚLTIMO, O PRINCÍPIO E O FIM. A MENSAGEM É APLICADA AO PRÓPRIO JESUS CRISTO, QUE É DEUS:
.
“"Eu sou o Alfa e o Ômega", DIZ O SENHOR DEUS, "o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso" (Ap.1:8)
.
GRANDE ABRAÇO!

 

 

 

 

 

 

O LIVRO DE JÓ ERA UMA POESIA HEBRAICA?

 

Oi. Uma pergunta que eu queria que você me resumisse: O livro de Jó foi de uma forma de poesia hebraica? (João, Rio de Janeiro – 16/02/2011)
.
Resposta - OLÁ, JOÃO.
SIM, O LIVRO DE JÓ CONTÉM MUITA POESIA EM FORMA HEBRAICA, EMBORA ELE NÃO SEJA APENAS PURAMENTE POESIA, MAS UMA HISTÓRIA REAL. EXISTEM CINCO PALAVRAS PRINCIPAIS QUE DESCREVEM OS DIFERENTES TIPOS DA POESIA HEBRAICA: (1) MIZMOR – QUE É A POESIA CANTADA, ACOMPANHADA POR ALGUNS INSTRUMENTOS DE CORDA; (2) SHIR – QUE DIZ RESPEITO A QUALQUER TIPO DE CANTO E SEM NECESSARIEDADE DE UM INSTRUMENTO MUSICAL; (3) MASHAL – UMA COMPARAÇÃO, UM PROVÉRBIO, OU UM CÂNTICO SATÍRICO; (4) QUINÁ – LAMENTO FÚNEBRE QUE EXPRESSA A DOR QUE A MORTE CAUSA; (5) TEHILÁ – QUE É UM HINO DE LOUVOR.
.
NO CASO DE JÓ, TEMOS UM ARTÍFICIO MUITO USADO NA POESIA HEBRAICA QUE DIZ RESPEITO AO PARALELISMO, QUE PODE SE DAR EM: (1) SINÔNIMO – QUANDO A SEGUNDA LINHA REPETE O MESMO PENSAMENTO QUE É EXPRESSADO NA PRIMEIRA LINHA; (2) ANTITÉTICO – QUANDO A SEGUNDA LINHA FORMA UM CONTRASTE EM RELAÇÃO À PRIMEIRA; (3) SINTÉTICO – QUANDO A SEGUNDA LINHA AUMENTA O PENSAMENTO EXPRESSADO NA PRIMEIRA LINHA. NO LIVRO DE JÓ PODEMOS VER VÁRIOS DESTES EXEMPLOS CLÁSSICOS DE PARALELISMO, EXPRESSADOS POR EXEMPLO EM: Jó 4:7; Jó 16:20; Jó 4:9; Jó 19:21, ENTRE OUTROS VERSOS DO MESMO LIVRO.
.
VALE RESSALTAR NOVAMENTE QUE ESTE CARÁTER POÉTICO PRESENTE EM VÁRIOS VERSOS DO LIVRO DE JÓ NÃO SIGNIFICA QUE ESTE É UM LIVRO MERAMENTE POÉTICO QUE NÃO FAÇA PARTE DE UMA HISTÓRIA REAL. AO CONTRÁRIO, JÓ É COLOCADO COMO UM PERSONAGEM REAL DA HISTÓRIA JUNTAMENTE COM DANIEL E NOÉ EM EZEQUIEL 14:14,20, E TIAGO O MENCIONA COMO UM VERDADEIRO EXEMPLO DE PERSEVERANÇA (Tg.5:11), E ELE NÃO USARIA JÓ COMO UM EXEMPLO CASO ESTE NEM SEQUER FOSSE ALGUÉM QUE TIVESSE EXISTIDO MESMO. PORTANTO, JÓ É UMA HISTÓRIA REAL QUE CONTÉM VERSOS POÉTICOS EM FORMA HEBRAICA EM SI MESMO.
.
ABRAÇOS!

 

 

 

 

 

 

A ARCA DE NOÉ E A ÁRVORE DA VIDA EXISTIRAM MESMO?

 

Olá, Lucas.
Eu estava lendo a Wikipédia[http://pt.wikipedia.org/wiki/Arca_de_No%C3%A9] da Arca de Noé e aí está escrito que a Arca de Noé representa Igreja como salvadora da Humanidade em decadência. Porque segundo o desenvolvimento da Geologia e da Biogeografia tornaram difícil sustentar uma interpretação literal da história. O que vc acha? É que isso torna uma discussão bastante razoavel de Cristão para Cientista. Nesta passagem representa a Igreja mesmo ou a Arca?
Em Gênesis fala de um fruto proibido que segundo Deus não pode come - la. Sempre vemos a palavra "comer" em qualquer lugar da Bíblia. Por exemplo do Ezequiel que comeu o livrinho. Aí todo mundo sabe que o livrinho é uma simbologia e comer aí também o é. Então o fruto proibido é também simbólico. Porque se não for simbólico e ser literal vai contrair a ciência, ou seja, para a ciêntista e ateus isso se torna uma mitologia. Começando...Várias tradições fazem referências ao fruto proibido de diversas maneiras:

* Símbolo de relações sexuais representadas por uma “maçã”;
* Como significando o reconhecimento do certo e do errado;
* Como conhecimento adquirido por se alcançar a madureza por experiência;
* Símbolo do direito que o Criador do homem teria de especificar aos seres humanos o que é “bom” e o que é “mau”, exigindo a prática do que é bom e a rejeição do que é mau, a fim de continuarem aprovados por Ele.
* Como a ciência propriamente dita - com as descobertas científicas, o homem deixa seu estado natural de equilíbrio com a natureza e passa a ter que trabalhar para garantir a sua sobrevivência. No jardim do Éden o ser humano não precisava trabalhar; quando Deus expulsa o homem do Paraíso devido ao fato de Adão e Eva terem comido o fruto, ele os amaldiçoa afirmando que a partir daquele momento terão que trabalhar pelo seu sustento. Outra passagem do Gênesis que demonstra este fato é quando é afirmado que os filhos de Adão e Eva após a saída do Éden, Caim e Abel, eram, respectivamente, agricultor e pastor.
O que vc acha? (Marc, Mato Grosso – 20/02/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
PRIMEIRAMENTE ME DESCULPE POR TER DEMORADO A RESPONDER POR ESTES DIAS.... MAS PODE CONTINUAR ENVIANDO CARTAS A VONTADE.
.
SIM, É VERDADE QUE A ARCA REPRESENTA A IGREJA, MAS NÃO É VERDADE QUE ELA SEJA MERAMENTE SIMBÓLICA E NÃO LITERAL. O FATO DA ARCA REPRESENTAR A IGREJA NÃO MUDA EM NADA O FATO DE QUE ELA EXISTIU DE VERDADE NO MUNDO FÍSICO E REAL. PEDRO USA ESTE FATO VERÍDICO DA ARCA DE NOÉ COMO TAMBÉM UMA FIGURA PROFÉTICA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO:
.
“Mas eles deliberadamente se esquecem de que há muito tempo, pela palavra de Deus, existiam céus e terra, esta formada da água e pela água. E pela água o mundo daquele tempo foi submerso e destruído. Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios” (2 Pedro 3:5-7)
.
OU SEJA, O APÓSTOLO PEDRO FAZ USO DE UM ACONTECIMENTO REAL E LITERAL (O DILÚVIO) PARA RESSALTAR A REALIDADE DE OUTRO ACONTECIMENTO REAL E LITERAL (A VOLTA DE JESUS). O ENSINAMENTO DE PEDRO É MUITÍSSIMO CLARO: NAQUELE MUNDO ANTIGO, O POVO VIVIA EM DESOBEDIÊNCIA QUANDO O MUNDO DAQUELE TEMPO FOI DESTRUÍDO PELAS ÁGUAS DO DILÚVIO. DA MESMA FORMA, OS ÍMPIOS QUE VIVEM DELIBERADAMENTE NO PECADO SE ESQUECEM DE QUE, DA MESMA FORMA QUE O DILÚVIO REALMENTE OCORREU, ACONTECERÁ TAMBÉM A SEGUNDA VINDA DE CRISTO, QUANDO OS ÍMPIOS SERÃO IGUALMENTE DESTRUÍDOS. SÃO DOIS FATOS REAIS, DOIS ACONTECIMENTOS LITERIAS E VERDADEIROS.
.
NÃO TERIA SENTIDO PEDRO TER MENTIDO OU ENGANADO OS SEUS LEITORES NESTA PASSAGEM, E NEM TERIA SENTIDO ELE COMPARAR ALGO MERAMENTE METAFÓRICO COM ALGO QUE É REAL DE VERDADE. SE FOSSE ASSIM, ENTÃO A PRÓPRIA SEGUNDA VINDA DE CRISTO SERIA ALGO IRREAL, ALGO QUE É INADMISSÍVEL DE SER ACEITO UMA VEZ QUE A ESPERANÇA TODA DO NOVO TESTAMENTO ERA DA RESSURREIÇÃO E DA VOLTA REAL E LITERAL DE JESUS CRISTO POR SOBRE AS NUVENS DO CÉU PARA BUSCAR A SUA IGREJA.
.
ASSIM COMO O MUNDO ANTIGO FOI REALMENTE DESTRUÍDO E SUBMERSO PELO DILÚVIO, ASSIM TAMBÉM O MUNDO ATUAL SERÁ DESTRUÍDO PELA GRANDE TRIBULAÇÃO. ASSIM COMO NOÉ FOI REALMENTE SALVO POR MEIO DA ARCA, ASSIM O POVO DE DEUS SERÁ REALMENTE SALVO ENCONTRANDO COM O SENHOR NAS NUVENS; E ASSIM COMO OS ÍMPIOS NAQUELA OCASIÃO FORAM DE FATO DESTRUÍDOS, ASSIM TAMBÉM OS ÍMPIOS DO MUNDO ATUAL PERECERÃO NO DIA DO JUÍZO. TUDO ISSO É UMA FIGURA PROFÉTICA MAS TAMBÉM É A PRÓPRIA REALIDADE DAS COISAS, E NÃO ACONTECIMENTOS METAFÓRICOS E SEM REALIDADE. VEJA O QUE O AUTOR DE HEBREUS DIZ:
.
“O culto que estes celebram é, aliás, apenas a imagem, sombra das realidades celestiais, como foi revelado a Moisés quando estava para construir o tabernáculo: Olha, foi-lhe dito, faze todas as coisas conforme o modelo que te foi mostrado no monte” (Hb.8:5)
.
O CULTO QUE OS HEBREUS CELEBRAVAM ERA UMA SOMBRA DAS REALIDADES CELESTES. ISSO OBVIAMENTE NÃO SIGNIFICAVA APENAS UMA METÁFORA OU QUE ELES NÃO CULTUAVAM A DEUS DE FATO, POIS ATÉ HOJE OS JUDEUS COSTUMAM CULTUAR A DEUS DA MESMA MANEIRA DE ANTES. MOISÉS REALMENTE E LITERALMENTE HAVIA CONSTRUÍDO O TABERNÁCULO, COMO O PRÓPRIO ESCRITOR DE HEBREUS ADUZ. PORTANTO, O FATO DE QUE UMA COISA É UMA FIGURA OU SOMBRA DE OUTRA NÃO SIGNIFICA DE JEITO NENHUM QUE ESTA FIGURA OU SOMBRA NÃO ACONTECEU DE VERDADE. PELO CONTRÁRIO, ISSO CONSTITUI-SE EM UMA PROVA AINDA MAIS FORTE DE QUE TAL FIGURA REALMENTE ACONTECEU EM UM PASSADO DISTANTE, AINDA QUE TENHA TAMBÉM UMA APLICAÇÃO PRÁTICA FUTURISTA. A MESMA COISA SE APLICA NO CASO DA ARCA. A ARCA ERA UMA FIGURA DA IGREJA? SIM, ERA. O DILÚVIO ERA UMA FIGURA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO E DO JUÍZO? SIM, ERA. MAS O DILÚVIO E A ARCA DE NOÉ SÃO ACONTECIMENTO REAIS? SIM, SÃO!
.
A HISTÓRIA DO DILÚVIO E DA ARCA DE NOÉ SÃO TÃO VERDADEIRAS QUE A PRÓPRIA ARQUEOLOGIA JÁ TRATOU DE PROVAR A SUA VERACIDADE. EMBORA ALGUMAS RECENTES “DESCOBERTAS” DEVEM REALMENTE NÃO IR MUITO ALÉM DE UMA GRANDE FARSA, UM ARQUEÓLOGO SÉRIO E VERDADEIRO CHAMADO RON WYATT, QUE É ADVENTISTA E RESPONSÁVEL POR INÚMERAS DESCOBERTAS DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA O CRISTIANISMO, TAIS COMO A PASSAGEM DO MAR VERMELHO E A EXPEDIÇÃO DO POVO ISRAELITA, A ARCA DA ALIANÇA, A ARCA DE NOÉ, O MONTE SINAI, E MUITOS OUTROS ACHADOS E DESCOBERTAS IMPORTANTES (PARTE DELAS JÁ ESTÃO AQUI NO SITE), DESCOBRIU AQUILO QUE COM UMA ENORME POSSIBILIDADE DEVE TRATAR-SE DA PRÓPRIA ARCA DE NOÉ. AS PROVAS SÃO INÚMERAS E, PORTANTO, INDICAREI O SITE DO “PESQUISADOR CRISTÃO” (POR SINAL, UM ÓTIMO SITE) QUE MOSTRA ESTA DESCOBERTA:
.
-ARCA DE NOÉ ENCONTRADA – PARTE 1:
.
http://opesquisadorcristao.blogspot.com/2009/05/arca-de-noe-encontrada-no-monte-ararate.html

 

.
-ARCA DE NOÉ ENCONTRADA – PARTE 2:
.
http://opesquisadorcristao.blogspot.com/2009/05/arca-de-noe-encontrada-parte-2.html

 

.
-ARCA DE NOÉ ENCONTRADA – PARTE 3:
.
http://opesquisadorcristao.blogspot.com/2010/05/arca-de-noe-encontrada-no-monte-ararate.html

 

.
-OS VÍDEOS DA DESCOBERTA DA ARCA DE NOÉ:
.
http://opesquisadorcristao.blogspot.com/2010/03/videos-sobre-descoberta-da-arca-de-noe.html

 

.
-OUTRO ASSUNTO INTRÍSSECAMENTE RELACIONADO À ARCA DE NOÉ TEM RESPEITO AO DILÚVIO GLOBAL, QUE TAMBÉM FOI COMPROVADO CIENTIFICAMENTE:
.
-O DILÚVIO HISTORICAMENTE COMPROVADO – PARTE 1:
.
http://opesquisadorcristao.blogspot.com/2009/05/as-provas-do-diluvio-parte-1.html

 

.
-O DILÚVIO CIENTIFICAMENTE COMPROVADO – PARTE 2:
.
http://opesquisadorcristao.blogspot.com/2009/05/as-provas-do-diluvio-parte-2.html

 

PORTANTO OS REGISTROS BÍBLICOS ESTÃO DE TODO COMPROVADOS E PLENAMENTE DE ACORDO COM A CIÊNCIA, COM A HISTÓRIA E COM A ARQUEOLOGIA. OS RELATOS SÃO DE TODO LITERAIS, E APENAS OS ATEUS QUE QUESTIONAM A REALIDADE DESTE FATOS, NÃO POR TEREM ALGUMA BASE SÓLIDA PARA ISSO, MAS POR PURA QUESTÃO DE INCREDULIDADE MESMO. POSTERIORMENTE ESTAREI PASSANDO ESTAS E OUTRAS PROVAS E EVIDÊNCIAS AQUI NESTE PRÓPRIO SITE.
.
QUANTO AO FRUTO PROIBIDO, EU FICO COM ESTA SEGUNDA OPÇÃO QUE VOCÊ COLOCOU:
.
* Como significando o reconhecimento do certo e do errado;
.
ISSO PORQUE É EXATAMENTE ESTA A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO BÍBLICO:
.
“O Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores, de aspecto agradável, e de frutos bons para comer; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da CIÊNCIA DO BEM E DO MAL” (Gn.2:9)
.
“Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal. A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente. Então os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram cinturas para si” (Gn.3:5-7)
.
FIQUE COM DEUS,
ATÉ MAIS!

 

 

---------------------------------------------------------------------------

 

Clicando em ENVIAR CARTA, no menu esquerdo, você pode comentar, criticar ou debater sobre os assuntos com o autor do site.