Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
Qual a sua religião?
Evangélico
Católico
Testemunha de Jeová
Espírita
Ateu
Mórmom
Macumbeiro
Satanista
Ver Resultados






Partilhe este Site...


UMA VEZ SALVO, SEMPRE SALVO?
UMA VEZ SALVO, SEMPRE SALVO?

.

 

Uma doutrina infelizmente bastante difundida é a que “uma vez salvo, para sempre salvo”. Esta doutrina parte do conceito errado quanto à predestinação. Veja no tópico acima que a predestinação bíblica não significa que a pessoa já é salva, muito menos que não tenha que lutar por isso. Existem vários versículos que fazem cair por terra essa doutrina errônea:

 

Em primeiro lugar, porque os ramos que estão em Cristo também podem ser cortados:

 

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda...  Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam" (João 15:1-2, 6).

 

Em segundo, porque há a possibilidade de abandonar o verdadeiro evangelho uma vez que já pratica o caminho da justiça, e o último estado se torna pior do que o primeiro:

 

"Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, voltarem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado" (2 Pedro 2:20-21).

 

Em terceiro, porque mesmo Paulo, que era um predestinado e portanto estaria incluído no “uma vez salvo pra sempre salvo”, dizia que mesmo de nada o acusando a consciência, ainda assim não se considerava justificado! Quanto menos então ao destino final!

 

"De nada me acusa a consciência; contudo, nem por isso sou justificado. Meu juiz é o Senhor."(1Coríntios 4:4)

 

Em quarto, porque Paulo adverte aos cristãos que estão firmes na fé, que caso não permanecessem firmes seriam cortados, e Deus não os iria poupar:

 

"É pela incredulidade que foram cortados, ao passo que tu é pela fé que estás firme. Não te ensoberbeças, antes teme. Se Deus não poupou os ramos naturais, bem poderá não poupar a ti. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, bondade para contigo, suposto que permaneças fiel a essa bondade; do contrário, também tu serás cortada" (Romanos 11:20-22)

 

Em quinto, porque quem alcança a salvação uma vez, pode sim perdê-la:

 

"Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros" (1Coríntios 9:27)

 

"Enquanto, pois, subsiste a promessa de entrar no seu descanso, tenhamos cuidado em que ninguém de nós corra o risco de ser excluído" (Hebreus 4:1)

 

"Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos"(Gálatas 6:9)

 

“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe para que não caia”(1Coríntios 10:12)

 

"Com a esperança de conseguir a ressurreição dentre os mortos não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para frente. Persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo"(Filipenses 3,11-14)

 

Paulo NÃO DÁ A CERTEZA DA SALVAÇÃO DOS SEUS DISCÍPULOS E NEM DE SI MESMO!!!

 

Paulo também diz: “Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual também recebestes e no qual também permaneceis; pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se é que não crestes em vão” (1 Co 15.1-2). Note: a manutenção da salvação está condicionada à obediência ao evangelho verdadeiro (2Co 11.3,4; Gl 1.8).

 

Existem pessoas que foram “predestinadas” para pregar o evangelho e levar a mensagem de Deus, muitos foram chamados, porém poucos os escolhidos, mas ao que muito foi dado muito também lhe será cobrado. Não é porque alguns recebem um chamado especial que já está com a sua salvação garantida. A fé deve vir acompanhada de obras, senão é uma fé morta (Tiago 2:17). Isto significa que não adianta você receber um chamado e for escolhido mas ficar de braços cruzados. Pessoas resgatadas, compradas, purificadas pelo sangue de Jesus, justificadas, regeneradas, santificadas e libertas, se não guardarem o que têm recebido do Senhor, perderão a salvação!

 

Por fim, em Apocalipse 3:11, Cristo alerta: “... guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. E isso ele está falando com a Igreja, e não com os de fora. Se não nos guardarmos, não adianta nada sermos “predestinados” ou “escolhidos”. Alguns salvos em Cristo, resgatados, infelizmente têm apostatado da fé, “... dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios” (1 Tm 4.1). E não pense que esse texto se refere aos ímpios. Não! Pois eles não têm de que apostatar! Sim, os eleitos podem perder a salvação se não permanecerem em Cristo! Apenas “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24:13), e não “uma vez salvo, salvo pra sempre”.

 

"Depois de termos recebido e conhecido a verdade, se a abandonarmos voluntariamente, já não haverá sacrifício para expiar este pecado. Só teremos que esperar um juízo tremendo e o fogo ardente que há de devorar os rebeldes". (Hebreus 10,26-27)

  

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

 

Por Cristo e por Seu Reino,

Lucas Banzoli.

 

 

__________________________________________________________________

Clicando em ENVIAR CARTA, no menu esquerdo, você pode comentar, criticar ou debater sobre o assunto com o autor do site.

__________________________________________________________________

 

 

Curta no Facebook para estar por dentro das atualizações: