Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
Qual a sua religião?
Evangélico
Católico
Testemunha de Jeová
Espírita
Ateu
Mórmom
Macumbeiro
Satanista
Ver Resultados






Partilhe este Site...

enter link, book download, free book, pdf free, free book, site, get pdf, download book, free book, fee epub,

UMA VEZ SALVO, SEMPRE SALVO?
UMA VEZ SALVO, SEMPRE SALVO?

.

 

Uma doutrina infelizmente bastante difundida é a que “uma vez salvo, para sempre salvo”. Esta doutrina parte do conceito errado quanto à predestinação. Veja no tópico acima que a predestinação bíblica não significa que a pessoa já é salva, muito menos que não tenha que lutar por isso. Existem vários versículos que fazem cair por terra essa doutrina errônea:

 

Em primeiro lugar, porque os ramos que estão em Cristo também podem ser cortados:

 

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda...  Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam" (João 15:1-2, 6).

 

Em segundo, porque há a possibilidade de abandonar o verdadeiro evangelho uma vez que já pratica o caminho da justiça, e o último estado se torna pior do que o primeiro:

 

"Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, voltarem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado" (2 Pedro 2:20-21).

 

Em terceiro, porque mesmo Paulo, que era um predestinado e portanto estaria incluído no “uma vez salvo pra sempre salvo”, dizia que mesmo de nada o acusando a consciência, ainda assim não se considerava justificado! Quanto menos então ao destino final!

 

"De nada me acusa a consciência; contudo, nem por isso sou justificado. Meu juiz é o Senhor."(1Coríntios 4:4)

 

Em quarto, porque Paulo adverte aos cristãos que estão firmes na fé, que caso não permanecessem firmes seriam cortados, e Deus não os iria poupar:

 

"É pela incredulidade que foram cortados, ao passo que tu é pela fé que estás firme. Não te ensoberbeças, antes teme. Se Deus não poupou os ramos naturais, bem poderá não poupar a ti. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, bondade para contigo, suposto que permaneças fiel a essa bondade; do contrário, também tu serás cortada" (Romanos 11:20-22)

 

Em quinto, porque quem alcança a salvação uma vez, pode sim perdê-la:

 

"Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros" (1Coríntios 9:27)

 

"Enquanto, pois, subsiste a promessa de entrar no seu descanso, tenhamos cuidado em que ninguém de nós corra o risco de ser excluído" (Hebreus 4:1)

 

"Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos"(Gálatas 6:9)

 

“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe para que não caia”(1Coríntios 10:12)

 

"Com a esperança de conseguir a ressurreição dentre os mortos não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para frente. Persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo"(Filipenses 3,11-14)

 

Paulo NÃO DÁ A CERTEZA DA SALVAÇÃO DOS SEUS DISCÍPULOS E NEM DE SI MESMO!!!

 

Paulo também diz: “Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual também recebestes e no qual também permaneceis; pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se é que não crestes em vão” (1 Co 15.1-2). Note: a manutenção da salvação está condicionada à obediência ao evangelho verdadeiro (2Co 11.3,4; Gl 1.8).

 

Existem pessoas que foram “predestinadas” para pregar o evangelho e levar a mensagem de Deus, muitos foram chamados, porém poucos os escolhidos, mas ao que muito foi dado muito também lhe será cobrado. Não é porque alguns recebem um chamado especial que já está com a sua salvação garantida. A fé deve vir acompanhada de obras, senão é uma fé morta (Tiago 2:17). Isto significa que não adianta você receber um chamado e for escolhido mas ficar de braços cruzados. Pessoas resgatadas, compradas, purificadas pelo sangue de Jesus, justificadas, regeneradas, santificadas e libertas, se não guardarem o que têm recebido do Senhor, perderão a salvação!

 

Por fim, em Apocalipse 3:11, Cristo alerta: “... guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. E isso ele está falando com a Igreja, e não com os de fora. Se não nos guardarmos, não adianta nada sermos “predestinados” ou “escolhidos”. Alguns salvos em Cristo, resgatados, infelizmente têm apostatado da fé, “... dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios” (1 Tm 4.1). E não pense que esse texto se refere aos ímpios. Não! Pois eles não têm de que apostatar! Sim, os eleitos podem perder a salvação se não permanecerem em Cristo! Apenas “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24:13), e não “uma vez salvo, salvo pra sempre”.

 

"Depois de termos recebido e conhecido a verdade, se a abandonarmos voluntariamente, já não haverá sacrifício para expiar este pecado. Só teremos que esperar um juízo tremendo e o fogo ardente que há de devorar os rebeldes". (Hebreus 10,26-27)

  

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

 

Por Cristo e por Seu Reino,

Lucas Banzoli.

 

 

__________________________________________________________________

Clicando em ENVIAR CARTA, no menu esquerdo, você pode comentar, criticar ou debater sobre o assunto com o autor do site.

__________________________________________________________________

 

 

Curta no Facebook para estar por dentro das atualizações: