Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
Qual a sua religião?
Evangélico
Católico
Testemunha de Jeová
Espírita
Ateu
Mórmom
Macumbeiro
Satanista
Ver Resultados






Partilhe este Site...

enter link, book download, free book, pdf free, free book, site, get pdf, download book, free book, fee epub,

O QUE É A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO?
O QUE É A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO?

a

 

Pergunta:

 

"Olá Lucas (meu xará)!!! A graça e a paz do Senhor esteja com você... Eu queria saber o que é verdadeiramente a blasfêmia contra o Espírito Santo!!! Me explica, por favor!!!" (Lucas Catarino, Pedreiras/MA – 17/12/2012 – quatro dias antes do fim do mundo)

 

Resposta:

 

Olá, xará, a paz de Cristo :)

 

Vou ser bem sincero com você: o assunto que eu considero o mais difícil em toda a apologética é essa pergunta que você me fez. Embora seja uma questão aparentemente simples, ela é complicada exatamente porque existem poucas passagens bíblicas que falam sobre isso, enquanto que outros assuntos mais "difíceis" e mais complexos são abordados muitas vezes na Bíblia, o que facilita o uso da exegese para formular uma tese. Mas eu particularmente creio que blasfêmia contra o Espírito Santo seja alguém que já abandonou completamente a fé de maneira deliberada. Creio que tem ligação com aquilo que o autor de Hebreus afirma:

 

"Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública" (Hebreus 6:4-6)

 

Ou seja: pessoas que já tem pleno e total conhecimento das coisas de Deus, e que mesmo assim insistem em viver no mundo, pecam de propósito, porque querem pecar (e não por ignorância ou por acidente), deliberadamente, já não se arrependem de seus atos, e por isso estão "crucificando de novo o Filho de Deus". Para tais pessoas o autor de Hebreus diz que "é impossível que sejam reconduzidas ao arrependimento", que é exatamente o mesmo que Jesus disse sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo: não tem perdão.

 

Mas uma coisa fique clara: não estou dizendo que todo cristão que peca é um blasfemador. Há uma enorme distinção entre cristão que peca e cristão que vive no pecado, e também uma grande diferença entre o cristão ainda fraco que tenta lutar contra o pecado mas não consegue vencer, e aquele outro cristão que decide viver no pecado de maneira deliberada e não quer nem saber das coisas de Deus, mesmo não sendo um ignorante espiritual e tendo conhecimento pleno da obra de salvação. A Bíblia diz que todos nós pecamos, mas que todos nós podemos nos arrepender dos nossos pecados e sermos perdoados por Deus. Somente aqueles que já conhecem a fé e mesmo assim decidem deliberadamente viver no pecado é que estão blasfemando contra o Espírito Santo.

 

Este é o modo como eu vejo este assunto, mas se você fizer essa mesma pergunta a outras pessoas provavelmente irá ouvir respostas diferentes, pois, como eu disse, este é um assunto do qual a Bíblia pouco fala para termos um consenso universal sobre este tema. Mas creio que o que foi exposto acima já seja um bom começo.

 

Deus lhe abençoe!

 

 

----------------------------------------------------------------------------

Por: Lucas Banzoli.
 
Clicando em ENVIAR CARTA, no menu esquerdo, você pode comentar, criticar ou debater sobre o assunto com o autor do site.
.
.

Curta no Facebook para estar por dentro das atualizações: