IMAGENS DE ESCULTURA

.

 

O nosso Deus proíbe sem a menor sombra de dúvidas a criação de imagens de escultura para fins de adoração/veneração/prestação de culto. A Igreja Católica Romana diz que a Bíblia só não admite a confecção de ídolos. Contudo, as encontradas na ICAR nada mais são do que ídolos (quanto a isso veremos ao longo desse texto), e ainda que não o fossem, a reprovação bíblica atinge ídolos (Êx 32; 2 Rs 21.11; Sl 115.3-9; 135.15-18; Is 2.18; At 15.20; 21.25; 2 Co 6.16) e imagens (Êx 20.1-6; Nm 33.52; Dt 27.15; Is 41.29; Ez 8.9-12). Era expressamente proibido ao povo de Israel fabricar imagens esculpidas ou fundidas para adoração. Prestemos atenção à clareza destes versículos:

 

“Não fareis para vós outros (1) ídolos, nem vos levantareis (2) imagem de esculturanem (3) coluna, nem poreis (4) pedra com figuras na vossa terra, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus” (Lv 26.1).


Veja estas outras passagens:

 

Êxodo

20:4Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

 

Levítico

26:1 NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.

 

Deuteronômio

4:16 Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;

 

Deuteronômio

4:23 Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do SENHOR vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o SENHOR vosso Deus vos proibiu.

 

Deuteronômio

5:8 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;

 

Deuteronômio

27:15 Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.

 

Deuteronômio

16:21 Não plantarás nenhuma árvore junto ao altar do SENHOR teu Deus, que fizeres para ti.

16:22 Nem levantarás imagem, a qual o SENHOR teu Deus odeia.

 

Isaías

42:8 "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; e minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura."

 

Em Ezequiel também fica clara essa distinção:

 

”Eles se voltarão contra as suas imagens repugnantes e os seus ídolos detestáveis” (Ez.11:18)

Veja aqui que Deus proíbe:

1) Imagens
2) Ídolos


Deus não proibiu APENAS as imagens de ídolos, senão o versículo ficaria:
”As suas imagens repugnantes DOS seus ídolos detestáveis”. Mas não é isso o que ocorre. A referencia é a ídolos E a imagens. A pergunta que fica é: Deus proíbe que tipo de imagens? Se Deus proíbe todo e qualquer tipo de imagem, então Deus estaria sendo contraditório mandando os israelitas construírem uma serpente de bronze no deserto, e Salomão construir querubins no templo? Absolutamente que não! Deus proíbe imagens a que se prestem culto ou reverência (adoração ou veneração) a elas. O culto que deve ser dado somente a Deus não pode ser dividido. É aí que as imagens são proibidas e se tornam repugnantes a Deus. Veja como essa restrição fica mais do que clara em seu contexto:

 

Êxodo 20
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não se prostarás diante dela, não adorarás
nem lhes prestará culto.

E Jesus ensinou a cultuarmos somente a Deus:


Mateus 4
10 Vai-te Satanás. Só ao Senhor teu Deus adorarás, e
só a ele darás culto.

 

É exatamente neste ponto, em que as imagens dividem o culto com o Altíssimo, que elas se tornam repugnantes e, por isso, proibidas. E é exatamente a isso que Deus nos mostra através do profeta Isaías:

 

"Eu sou o Senhor, este é o meu nome, e a minha glória a outro não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura" (Isaías 42:8)

 

Quando o culto, ou o louvor, ou as reverências, são oferecidas as imagens de esculturas, elas são repugnantes e repreensíveis diante de Deus. É por este motivo que existem tantas passagens condenando imagens, sem mencionar ídolos, ou até mesmo fazendo distinção entre eles (Ex.20:4; Lv.26:1; Dt.4:16; Dt.4:23; Dt.27:15; Dt.16:22; Ez.11:18; Is.42:8).

 

 

A SERPENTE DE BRONZE

 

Novamente poderia perguntar alguém: Mas por que razão Moisés mandou fazer uma serpente de bronze no deserto? A razão é simples: Enquanto a serpente de bronze edificada no deserto, como uma figura simbólica de Cristo, estava lá apenas para ser observada e nada mais, Deus não mandou destruí-la. Mas quando começaram a cultuar a serpente de bronze, Deus mandou Ezequias destruir a serpente, fato que está narrado no livro de Reis.

 

Por isso que Deus proibiu as imagens, pois as pessoas perdem o foco de Deus e passam a cultuar a imagem, desvirtuando o culto que deve ser dado a Deus. No catolicismo, as imagens não só existem as infinidades, como também são alvos de culto e veneração pelos fiéis, prestam culto a elas, as beijam, reverenciam, fazem tudo aquilo que fazem pra Jesus e até muito mais! Como bem disse o ex-padre Aníbal Pereira dos Reis, apenas um católico “doutorado” conseguiria fazer a diferença entre adorar e venerar, uma vez que, na prática, o que os católicos fazem com as imagens de “santos” é o mesmo que fazem com Jesus Cristo.

 

 

OS QUERUBINS DO TEMPLO

 

Certamente o mesmo pode ser dito quanto aos querubins que o rei Salomão colocou no templo de Jerusalém. Eram cultuados? Não. Eram adorados ou venerados pelos israelitas? Não. Trocavam a glória de Deus pela glória dos homens ou das imagens? Certamente que não. A imagem do querubim na arca, por exemplo, foi colocada no Santo dos Santos, onde somente o Sumo Sacerdote podia entrar, uma vez por ano (Hb 9.3-7); não havia como ser vista nem venerada. É por conta destes atos (ajoelhar-se, cultuar-se, louvar-se a criatura) que as imagens são proibidas.

 

Imagens como as dos querubins do templo não eram cultuadas, nem veneradas, nem adoradas, nem louvadas e nem nada disso, e não há nenhuma menção disso na Bíblia toda. Até porque se ocorresse isso Deus iria então mandar destruir, assim como ele fez com a serpente de bronze, quando os israelitas perderam a noção do significado da serpente e passaram a prestar culto a ela, que deve ser dado somente a Deus e a ninguém mais.

 

Deus não proíbe imagens apenas de ídolos, mas sim imagens que na PRÁTICA são lhes feita coisas que são feitas aos ídolos, como por exemplo prestar culto. Deus não tolera culto a imagem nenhuma, seja de ídolo ou não. Na prática realmente não há diferença. É óbvio que Deus não seria insano de proibir com que se fabricasse qualquer tipo de imagem, se fosse assim então não poderia nem se fazer a arca da aliança, nem os candelabros, nem coisa alguma em forma alguma porque tecnicamente é uma imagem.

 

O que Deus proíbe é que se preste adoração às essas imagens, que tirem ou dividam a honra que deve ser dada somente a Deus, que se dobre aos pés dessas imagens e lhes preste culto, coisas essas totalmente abomináveis à luz das Escrituras Sagradas. Quando se faz algo assim com um pedaço de pau ou pedra, Deus tem nojo e as proíbe. É por isso que existem tantas passagens proibindo as suas confecções, pois Deus sabe que elas desviam o olhar de Deus para as imagens. É isso o que Satanás mais quer que aconteça.

 

 

A ARCA DA ALIANÇA

 

Ainda alguém poderia argumentar: Mas e quanto a arca da aliança? Os israelitas se dobraram diante dela! E agora, Lucas? A resposta a isso é apenas e tão-somente analisar o contexto da passagem, e você verá que Deus não concordou com a prática deles:

 

Josué:

7:6 Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças.

7:7 E disse Josué: Ah! Senhor DEUS! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus para nos fazerem perecer? Antes nos tivéssemos contentado em ficar além do Jordão!

7:8 Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos!

7:9 Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome?

7:10 Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?

 

Veja que Deus não assentiu na prática de Josué. Mas os católicos gostam de pegar o versículo isolado para justificar essa prática. E, mesmo que assim o fosse, a 1ª ocorrência se deu não porque os hebreus estivessem adorando a Arca, mas ao próprio Deus nela presente. Ora, pergunto eu: Deus se faz presente em uma imagem de escultura tentando representá-lo? Claro que não! Mas no caso da Arca Deus se fazia presente. Dentro da Arca o próprio Deus dizia se fazer presente, portanto curvaram-se diante da presença do próprio Deus, PESSOALMENTE PRESENTE E NÃO DE FORMA REPRESENTATIVA.

 

Em nenhuma passagem bíblica vemos Deus dizendo que poderia se fazer presente em nenhuma outra obra de escultura feita por mãos de homens, especialmente as que tentam representá-lo ou a santos, e até mesmo Maria. Somente dentro do tabernáculo Deus decidiu-Se em estar presente e, mais especificamente, dentro da Arca, e exatamente por isso é que os israelitas se curvaram diante dela, POIS DEUS DENTRO DELA DIZIA ESTAR PRESENTE.

 

 

A OPINIÃO DE DEUS SOBRE AS IMAGENS

 

A Bíblia, como a PALAVRA DE DEUS, nos diz qual é a opinião Dele sobre as imagens. Certamente não é a melhor que possamos achar:

 

“São todos estúpidos e ignorantes; cada ouvires é envergonhado pela imagem que esculpiu. Suas imagens esculpidas são uma fraude, elas não tem fôlego de vida. Elas são inúteis, são objetos de zombaria. Quando vier o julgamento delas, perecerão. Aquele que é a porção de Jacó não é como esses, pois ele é quem forma todas as coisas, e Israel é a tribo de sua propriedade; Senhor dos Exércitos é o seu nome” (Jeremias 51:17-19)

 

Deus chama as imagens de fraude, inúteis, e de objetos de zombaria, que perecerão quando vier o julgamento. E quem as faz é estúpido e ignorante. Não sou eu quem disse isso, foi o próprio Deus. Se quiser brigar vá brigar com ele que falou isso, e não comigo! Repare que em momento algum sequer a palavra “ídolo” é mencionada. Já vimos acima o sentido da proibição bíblica que atinge ídolos e imagens para prestação de culto. Quem é da porção de Jacó não é como elas, glória a Deus!!!

 

“Mas, quando aqueles cujo coração está afeiçoado às suas imagens e aos seus ídolos detestáveis, farei cair sobre a sua cabeça aquilo que eles tem feito. Palavra do Soberano, o Senhor” (Ezequiel 11:21)

 

Aqui, além da distinção (ídolos E imagens), há a menção daqueles que cujo o coração está afeiçoado a elas. Hoje, quantas pessoas infelizmente estão afeiçoadas por imagens feitas pelas mãos dos homens, que nada podem fazer por ninguém! O coração de muitos infelizmente está mais perto das imagens do que do Deus vivo.

 

“Eu sou o Senhor; este é o meu nome; e minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura.” (Isaías 42:8)

 

Deus não divide os seu louvor com as imagens de escultura, muito embora os católicos não se importem muito com isso, cultuando aquilo que as suas mãos fizeram!!!

 

 

AS IMAGENS DO CATOLICISMO SÃO ÍDOLOS!

 

Através do Concilio de Nicéia, em 325, o Cristianismo tornou-se a religião oficial do Império Romano. Mas quando os cristãos enfim deixaram de ser perseguidos, quando foi dado todo o aval para que cultuassem ao seu Deus... a coisa começou a ir por água abaixo. Constantino sugeriu, na verdade, uma unificação do Cristianismo com as religiões politeístas da época. Os Templos Pagãos foram modificados convenientemente, mas mantidos. Bem como as suas imagens de escultura, cujos nomes foram apenas modificados. Porque a essência daquele povo romano não poderia ser assim retirada do dia para a noite.

 

Mas os Cristãos também tinham que sair contentes do acordo. A solução era um sincretismo com carinha mais Cristã do que pagã! E a partir daí foi só induzir mais e mais ao erro. A raiz da idolatria já existia dentro do Cristianismo. Paulo e Pedro curaram pessoas à distância. Alguns Cristãos dos primeiros séculos fizeram a mesma coisa. De forma que havia peregrinações e visitas "místicas" aos túmulos dessas pessoas. Constantino deu um jeito de potencializar mais ainda esse erro: construiu Igrejas sobre os túmulos e incentivou a adoração de mortos e imagens dentro do Catolicismo. E esse foi apenas um dos erros cometidos!

 

O batismo de crianças foi logo introduzido, uma maneira de não deixar escapar ninguém daquela nova estrutura religiosa. E como era Decreto do Imperador não havia como se esquivar: todos tinham que ser Cristãos, quisessem ou não! É claro que logo as bases das doutrinas Cristãs começaram a ser deturpadas e violentamente impactadas. Mas sutilmente! E aquilo que tinha aparência de Cristianismo realmente ficou só na aparência. Estava feito! A partir daí iniciou o processo. A Igreja Católica realmente despontou como líder absoluta e começou a propagar para o mundo um sistema religioso deturpado e falido, anti-bíblico e cheio de engano.

 

 

O QUE A BÍBLIA REALMENTE ENSINA

 

A Bíblia é muito clara, veja 1Timóteo 2:5: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, o qual é Cristo Jesus”. Entretanto, veja o que diz o Conselho Vaticano II, PÁG.109 (conselho católico considerado infalível e inspirado pelo Espírito Santo): “Bem-Aventurada a virgem Maria, invocada na Igreja sob título de advogada, auxiliadora, adjutriz, medianeira”. A Igreja católica proclama Maria como medianeira para “ajudar”. Não é dado nem a ela e nem a santo nenhum autoridade especial para mediar nada entre Deus e os homens. Não tem Maria, não tem Pedro, não tem Madre Tereza de Calcutá. SÓ JESUS é mediador entre Deus e os homens (1Tm.2:5), ta na Bíblia Evangélica, ta na Bíblia Católica.

 

Você admitir que alguém que já morreu pode interceder por nós e mediar algo é extremamente anti-bíblico, sem bases bíblicas de apoio, não há nada, em local nenhum da Bíblia, que abra espaços para mediação de santos ou intercessão de mortos. Hebreus 9:27 é claro: Depois da morte vem o juízo! Não temos mediadores depois que morrem. Nós não temos que passar por ninguém para chegar a Cristo, pois o véu já foi rasgado, temos livre acesso ao Pai por intermédio do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Dizer que pra “pra chegar em Jesus você tem que passar por mim” é uma das maiores heresias do Cristianismo. Ninguém para ir a Jesus, para pedir coisíssima alguma precisa passar por algum santo. Ninguém tem que passar por Pedro, Paulo, Tiago e João.

 

Tentaram se prostrar diante de Pedro. Cornélio dobrou os joelhos perante ele, mas Pedro mandou levantar, dizendo que era homem como ele (At.10:25,26). Tentaram adorar Paulo e Barnabé (At.13:14,15), mas também não foram permitidos. Hoje, quantas pessoas dobram os joelhos nem para Pedro ou Paulo, mas para a IMAGEM deles. Eu imagino o que eles teriam a dizer a respeito disso. Jesus Cristo é bem claro ao dizer: “O que pedires ao Pai, peça em MEU nome, e EU o farei”. Jesus não estava mentindo. Ele não falou para pedir pra Maria, ou algum dos santos e assim chegaria a ele, mas para pedir em nome de Jesus, e ELE fará o milagre. João 14:6 diz: Eu sou a verdade, o caminho e a vida; ninguém vem ao pai senão por mim”.

 

Jesus não disse que era um caminho, mas que ele era O caminho! E para reforçar ainda mais a frase, ele conclui que “ninguém vem ao pai senão por mim”. Ele deixa bem claro que Jesus é o ÚNICO caminho para chegar a Deus. Ele é o único que morreu na cruz para nos salvar e redimir dos pecados, que venceu a morte e ressuscitou, o único que, mesmo tendo morrido, ainda vive, e por isso pode interceder por nós. Atos 4:12 diz que não há salvação em nenhum outro, apenas em Cristo Jesus somos salvos.

 

Jesus Cristo é Senhor e Salvador único e suficiente, e ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo” (1Co.3:11), que intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm.8:26). Porque, para nós, há “um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também por ele” (1Co.8:6). Por Ele, ambos temos acesso ao Pai por um Espírito (Ef.2:18), e não há outro caminho para se chegar a Deus. Pois  mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.”(Rm.1:25).

Quem pratica qualquer dessas condutas mencionadas está, quer queira quer não, quer concorde quer não, praticando idolatria, que é um pecado abominado por Deus. Ele quer que confiemos Nele e que dirijamos nossas súplicas a Ele, que O adoremos, O cultuemos e O veneremos com exclusividade ABSOLUTA! Sua honra e sua glória não podem ser divididas com ninguém (Is.42:8). Pessoalmente, se eu fosse Maria ou um dos apóstolos estaria realmente triste, pois como um verdadeiro cristão e conhecedor da verdade que Cristo ensinou, detestaria a idéia de ser idolatrado e dividir o culto que deveria ser dado apenas a Deus, e à Cristo Jesus, o único que venceu a morte e ressuscitou.

 

Não peço nada a santo, pois eles são feitos pelas mãos dos homens. Tem boca mas não falam; ouvidos mas não ouvem. Na Bíblia está escrito que tudo que pedires ao Pai (Deus) peça em nome do Filho, ou seja, Cristo Jesus. Eu respeito a fé de todos, mas tenho o prazer de confiar naquele que fez os céus e a terra !

 

"Eu sou o Senhor, este é o meu nome, e a minha glória a outro não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura" (Isaías 42:8)

 

Paz a todos vocês que estão em Cristo. 

 

Por Cristo e por Seu Reino,

Lucas Banzoli. 

 

__________________________________________________________________

Clicando em ENVIAR CARTA, no menu esquerdo, você pode comentar, criticar ou debater sobre o assunto com o autor do site.

__________________________________________________________________

 

 

Curta no Facebook para estar por dentro das atualizações: