REFUTAR ALGO QUE NÃO TEM ARGUMENTAÇÃO

REFUTAÇÃO DE UM TEXTO QUE NÃO TEM NADA PARA SER REFUTADO

 

Refute ou mostra erros da construção do texto do autor: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/sexualidade/adao-e-eva.html (Marc, Mato Grosso – 08/06/2011)

Resposta - OLÁ, MARC.

EU ATÉ ENTREI NAQUELE SITE COM A ESPERANÇA DE ENCONTRAR ALGO ÚTIL PARA SER REFUTADO, MAS AQUILO INFELIZMENTE ME DEIXOU BASTANTE DESILUDIDO, AO CONSTATAR QUE NÃO HAVIA NADA PARA SER REFUTADO, POIS ELES NÃO PASSAVAM NENHUMA “PROVA” OU “EVIDÊNCIA” DAQUILO QUE ESTAVAM AFIRMANDO.

LEIA NOVAMENTE O ARTIGO E VEJA QUE AQUELA BABOSEIRA TODA NÃO POSSUI PROVAS, NEM EVIDÊNCIAS DO QUE DIZEM, MAS É UNICAMENTE FUNDAMENTADO DO INÍCIO AO FIM APENAS EM CIMA DO MAIS PURO ACHISMO E FALÁCIAS QUE CAEM DENTRO DA FALSEABILIDADE.

VEJAMOS UM EXEMPLO:

1) O debatedor “A” cria uma mentira em cima de uma passagem bíblica “X”.
2) O debatedor “B” refuta usando uma interpretação correta da passagem bíblica “X”.

OU ENTÃO:

1) O debatedor “A” faz algumas inferências com base em algumas evidências.
2) Essas evidências são refutadas pelo debatedor “B”.
3) Assim, o debatedor “A” está refutado.

VEJA QUE, PARA QUE POSSA EXISTIR UMA REFUTAÇÃO DECENTE, DEVE HAVER UM TEXTO DECENTE PARA SER REFUTADO. NÃO SE REFUTA UMA IDEIA COM BASE NA PRÓPRIA PESSOA QUE A FORMULOU, MAS SIM NAS EVIDÊNCIAS PASSADAS POR ESSA PESSOA PARA FORNECER APOIO ÀQUILO QUE ESTÁ DIZENDO. QUANDO O OUTRO REFUTA COMPLETAMENTE TAIS EVIDÊNCIAS, AÍ SIM O PRIMEIRO DEBATEDOR ESTÁ COMPLETAMENTE REFUTADO.

CONTUDO, O QUE VEMOS EM TAL TEXTO É EXATAMENTE O INVERSO DISSO. O TEXTO ESPÍRITA DO SITE QUE VOCÊ ME PASSOU NÃO POSSUI NEM UMA ÚNICA LINHA DE PROVAS OU EVIDÊNCIAS DAQUILO QUE ELE ESTAVA PROPONDO, MAS APENAS FALOU, FALOU E FALOU VAZIAMENTE, PURAMENTE COM ACHISMOS. ORA, COMO REFUTAR AS EVIDÊNCIAS, SE AQUELE TEXTO NÃO TEM EVIDÊNCIAS??? NESTE CASO, AQUILO QUE ELE ESTÁ FALANDO ESTÁ NO MESMO NÍVEL DE QUEM AFIRMA SEM PROVAS:

“Viva! O Papai Noel existe!”

“O Monstro do espaguete voador é realmente aterrorizante!”

“Eu vi o ‘Super-Man’ voando ontem a noite!”

DÁ PARA “REFUTAR” TAIS AFIRMAÇÕES? É CLARO QUE NÃO. O MÁXIMO QUE EU POSSO FAZER É SENTIR PENA DELES. É EXATAMENTE POR ISSO QUE O QUE AQUELE SITE ESPÍRITA ESCREVEU NÃO É NEM DIGNO DE RESPOSTA.

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.