GUARDA DO SÁBADO E "JUÍZO INVESTIGATIVO"

SOMOS OBRIGADOS A GUARDAR O SÁBADO? EXISTE O “JUÍZO INVESTIGATIVO”?

.

Lucas,mais uma vez estou aqui para sanar dúvidas.Desta vez gostaria qual sua opinião acerca do Adventismo do Sétimo Dia e sobre a profetiza Ellen White.
A Lei Moral de Deus e os 10 mandamentos são ainda válidos?
O Sábado é o sinal de distinção entre o verdadeiro e o falso cristão?
O Grande Conflito entre Deus e Satanás realmente não se desenrola ao longo da história humana?
O Juizo investigativo não enfatiza Jesus como continuo intercessor e sacerdote como está em Hebreus?Se o sacrificio expiatório de Cristo na cruz do calvário foi suficiente, porque as cartas apostólicas o denominam sacerdote,advogado e intercessor?
Os bodes de sacrificio e expiação,sendo um o chamado Azazel,não seriam pré-figuras do que ocorrerá no juizo final?
Grato pela atenção; (João Paulo, Fortaleza/CE – 24/02/2011)

Resposta - OLÁ, JOÃO.
SOBRE OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA, EU PESSOALMENTE NÃO TENHO NADA CONTRA ELES, EMBORA EVIDENTEMENTE TENHAM FALHAS DOUTRINÁRIAS (TAIS COMO QUALQUER OUTRA IGREJA), COMO AS MENCIONADAS POR VOCÊ ACIMA. MESMO ASSIM CONSIDERO-OS COMO IRMÃOS NA FÉ. NÃO CONHEÇO A ELLEN WHITE E NEM SOU UM ACOMPANHADOR DOS ESCRITOS DELA, E POR ISSO NÃO ESTOU NO DIREITO DE EXERCER JUÍZO SOBRE ELA (QUEM JULGA É O SENHOR), MAS O QUE É ALTAMENTE PREJUDICIAL SÃO CERTOS RAMOS DO ADVENTISMO MAIS CONSERVADOR E EXTREMISTA QUE, COMO VOCÊ MESMO FEZ MENÇÃO, PREGA QUE O SÁBADO É O SINAL DE DISTINÇÃO ENTRE O CRENTE FALSO E O VERDADEIRO, ENTRE OUTRAS COISAS AINDA MAIS EXTREMISTAS AINDA, TAIS COMO O DOMINGO SER A MARCA DA BESTA, OU QUE TODAS AS IGREJAS PROTESTANTES SÃO DO DIABO. NEM TODOS OS ADVENTISTAS PENSAM DESTA MANEIRA, E ATUALMENTE É BEM MAIOR O GRUPO DAQUELES QUE CONSIDERAM OS EVANGÉLICOS COMO IRMÃOS NA FÉ E QUE ELES MESMOS FAZEM PARTE DESTE GRUPO DE EVANGÉLICOS, SENDO A NOSSA UNIÃO PELO AMOR E POR CRISTO JESUS MUITO MAIOR DO QUE QUALQUER DIFERENÇA DOUTRINÁRIA MENOR.
.
COM RELAÇÃO AOS TEMAS POR VOCÊ COLOCADOS, VOU RESUMIR UM DELES DE CADA VEZ:

.
.
(1) A GUARDA OBRIGATÓRIA DO SÁBADO
.
ESTE TEMA É COMPLEXO DEMAIS PARA TRATARMOS EM POUCAS LINHAS, MAS NÃO É MUITO DIFÍCIL PROVARMOS QUE O SÁBADO É UMA ORDENANÇA CERIMONIAL (SOMBRA) QUE TEVE O SEU FIM COM A NOVA ALIANÇA (REALIDADE), ONDE O SÁBADO SIMPLESMENTE É “ESQUECIDO”, NÃO APARECE NOS PRECEITOS QUE PASSAM DA VELHA ALIANÇA PARA A NOVA ALIANÇA, COMO PODEMOS VER BEM CLARAMENTE. TODOS OS DEZ MANDAMENTOS DO ANTIGO TESTAMENTO SÃO MUITAS VEZES CITADOS TAMBÉM NO NOVO TESTAMENTO, MAS NÃO A GUARDA OBRIGATÓRIA DO SÁBADO. O PRIMEIRO MANDAMENTO (1Co.8:4-6), O SEGUNDO (1Jo.5:21), O TERCEIRO (Tg.5:12), O QUINTO (Ef.6:1-3), O SEXTO (Rm.13:9), O SÉTIMO (1Co.6:9,10), O OITAVO (Ef.4:28), O NONO (Cl.3:9), E O DÉCIMO (Ef.5:3) MANDAMENTOS SÃO MENCIONADOS VÁRIAS VEZES NO NT, COM A ÚNICA EXCLUSÃO DO SÁBADO.
.
ASSIM PODEMOS VER QUE, SE O SÁBADO FOSSE UM PRECEITO MORAL INALTERÁVEL, CERTAMENTE TERIA SIDO BEM MENCIONADO PELOS APÓSTOLOS OU POR JESUS CRISTO (QUE PREZAVAM PELA SALVAÇÃO DAS ALMAS, NÃO APENAS DAQUELA ÉPOCA MAS TAMBÉM DAS ÉPOCAS FUTURAS QUE LERIAM OS SEUS ESCRITOS) E CERTAMENTE NÃO DEIXARIAM DE LADO UM PRECEITO MORAL TÃO IMPORTANTE. O QUE PODEMOS VER É EXATAMENTE O INVERSO DISSO, OU SEJA, O SÁBADO NÃO APENAS É SIMPLESMENTE DEIXADO DE LADO, COMO TAMBÉM É NOS DITO DE MANEIRA BEM CLARA E LEGÍVEL QUE ERA MERA SOMBRA EM RELAÇÃO À REALIDADE PRESENTE NA NOVA ALIANÇA (NOVO TESTAMENTO):
.
“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo” (Cl.2:16,17)
.
NÃO PODEMOS SER JULGADOS POR CAUSA DA GUARDA DO SÁBADO, POIS ELA ERA MERA SOMBRA DA REALIDADE QUE AINDA ESTAVA POR VIR, ATRAVÉS DA NOVA ALIANÇA. OS SABATISTAS AFIRMAM QUE ESTE SÁBADO DIZ RESPEITO APENAS a**ÁBADOS CERIMONIAIS, MAS ISTO NÃO ESTÁ DE ACORDO COM O SENTIDO LÓGICO DO TEXTO BÍBLICO. EM PRIMEIRO LUGAR, PORQUE A PALAVRA GREGA AQUI UTILIZADA POR PAULO (“SABBATON”) NUNCA É USADA NAS ESCRITURAS SENÃO COMO REFERÊNCIA CLARA AO SÁBADO SEMENAL. EM SEGUNDO LUGAR, PORQUE OS SÁBADOS ANUAIS OU CERIMONIAIS JÁ ESTÃO INCLUÍDOS NA EXPRESSÃO “DIAS DE FESTA”.
.
PORTANTO, A PALAVRA “SABBATON” NÃO PODE RESUMIR-SE TÃO SOMENTE A ELES QUE JÁ FORAM MENCIONADOS ANTERIORMENTE NAQUELA MESMA PASSAGEM E CONTEXTO. ELA DIZ RESPEITO A DIAS DE FESTA [ANUAIS], LUAS NOVAS [MENSAIS] E SÁBADOS [SEMANAIS]. ESTA ORDEM LÓGICA EXPRESSADA POR PAULO (ANUAL, MENSAL E SEMANAL) EXCLUI A POSSIBILIDADE DE QUE O SÁBADO ALI MENCIONADO SEJA TÃO SOMENTE O ANUAL QUE, ALÉM DE NUNCA SER MENCIONADO DENTRO DA PALAVRA GREGA “SABBATON”, AINDA JÁ ESTARIA INCLUSO DENTRO DOS “DIAS DE FESTA” NO PRÓPRIO VERSO (v.16). ABOLSUTAMENTE SEMPRE QUANDO A BÍBLIA USA ESSA ORDEM SEQUENCIAL É PARA EXPRESSAR OS DIAS ANUAIS, MENSAIS E SEMANAIS, COMO SE SEGUE:
.
“Eis que estou para edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e para o pão contínuo da proposição, e para os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados [SEMANAL], e nas luas novas [MENSAL] e nas festividades [ANUAL] (2Cr.2:4)
.
“E para cada oferecimento dos holocaustos do Senhor, nos sábados [SEMANAL], nas luas novas [MENSAL], e nas solenidades [ANUAL] por conta, segundo o seu costume, continuamente” (1Cr.23:3)
.
“E farei cessar todo seu gozo, as suas festas [ANUAL], as suas luas novas [MENSAL], e os seus sábados [SEMANAL], e todas as suas festividades” (Os.2:11)
.
AGORA RETORNEMOS A COLOCENSSES 2:16,17:
.
“Portanto ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa [ANUAL], ou da lua nova [MENSAL], ou dos sábados [SEMANAL], que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (Cl.2:16,17)
.
ASSIM VEMOS QUE O SÁBADO SEMANAL TAMBÉM ESTÁ INCLUSO EM COLOCENCESSES 2:16. NÃO PODEMOS SER JULGADOS POR CAUSA DA GUARDA DO SÁBADO, POIS ELA ERA MERA SOMBRA DA REALIDADE QUE AINDA ESTAVA POR VIR, ATRAVÉS DA NOVA ALIANÇA. POR ISSO MESMO O PRÓPRIO JESUS CRISTO ERA ATACADO PELOS FARISEUS COM A CONDENAÇÃO DE NÃO GUARDAR O SÁBADO. O PRÓPRIO APÓSTOLO JOÃO NOS ESCREVE DIZENDO EM SEU EVANGELHO:
.
“Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus” (Jo.5:18)
.
OS FARISEUS COSTUMAVAM DIZER QUE JESUS NÃO ERA DE DEUS, PORQUE NÃO GUARDAVA O SÁBADO:
.
“Alguns dos fariseus disseram: Esse homem não é de Deus, pois não guarda o sábado” (Jo.9:16)
.
E É ESTE MESMO PRECONCEITO EXTREMISTA QUE ALGUNS GRUPOS SABATISTAS IMPÕE: QUEM NÃO GUARDA O SÁBADO, NÃO É DE DEUS! MAS, COMO JÁ VIMOS, O APÓSTOLO PAULO COLOCA O SÁBADO COMO SENDO UMA “SOMBRA” (Cl.2:16,17), E NÃO A REALIDADE. ESTAS SOMBRAS TEM O SEU FIM EM CRISTO, ASSIM COMO A PRÓPRIA LEI MOSAICA (Rm.10:4; Rm.6:14. Gl.5:18; Hb.8:8; Rm.7:4; Ef.2:14,15; 2Co.3:6). TODOS OS PRECEITOS CERIMONIAIS ERAM MERAS SOMBRAS DE BENS VINDOUROS, E NÃO A REALIDADE EM SI MESMA. POR ISSO ESSES PRECEITOS CERIMONIAIS (E QUE PAULO INCLUI O SÁBADO – Cl.2:16) FORAM IMPOSTOS SOMENTE ATÉ A NOVA ORDEM, PORQUE ERAM APENAS SOMBRAS DA REALIDADE QUE ESTÁ EM CRISTO JESUS, NA NOVA ALIANÇA DO NOVO TESTAMENTO:
.
“A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar” (Hb.10:1)
.
“Eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de purificação com água; essas ordenanças exteriores foram impostas até o tempo da nova ordem” (Hb.10:9)
.
A GUARDA DO DISA DA SÁBADO NÃO ERA A REALIDADE EM SI MESMA, MAS APENAS UMA SOMBRA. MAS SOMBRA DO QUE? O AUTOR DE HEBREUS NOS EXPLICA QUE O DESCANSO SABÁTICO DO ANTIGO TESTAMENTO ERA UMA FIGURA DO DESCANSO ETERNO DOS CRISTÃOS:
.
“Entretanto, resta entrarem alguns naquele descanso, e aqueles a quem anteriormente as boas novas foram pregadas não entraram, por causa da desobediência. Por isso Deus estabelece outra vez um determinado dia, chamando-o "hoje", ao declarar muito tempo depois, por meio de Davi, de acordo com o que fora dito antes: "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração". Porque, se Josué lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado posteriormente a respeito de outro dia. Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência” (Hb.4:6-11)
.
AQUI O ESCRITOR DE HEBREUS NÃO ESTÁ FALANDO DO ANTIGO DESCANSO DO SÉTIMO DIA JUDAICO, MAS SIM DO DESCANSO CELETIAL PELA NOVA ALIANÇA, ATRAVÉS DO SANGUE DE CRISTO QUE NOS DEU ETERNA REDENÇÃO. QUANDO ELE FALA QUE “RESTA A ALGUNS ENTRAREM NAQUELE DESCANSO” (v.6), ELE NÃO ESTÁ FALANDO QUE RESTA ALGUNS GUARDAREM O SÁBADO, MAS SIM SOBRE A ENTRADA NO REINO DOS CÉUS. O ANTIGO DIA SABÁTICO DO ANTIGO TESTAMENTO FOI ABOLIDO PARA ESTABELECER OUTRA VEZ UM DETERMINADO DIA, HOJE, QUE É O DESCANSO CELESTIAL, ONDE IREMOS DESCANSAR DAS NOSSAS OBRAS:
.
“Então ouvi uma voz dos céus dizendo: Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante. Diz o Espírito: Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão” (Ap.14:13)
.
ASSIM, MESMO QUE A ANTIGA GUARDA DO SÁBADO JUDAICO TENHA SIDO ABOLIDA, AINDA RESTA UM DESCANSO SABÁTICO PARA O POVO DE DEUS, ONDE DESCANSAREMOS DAS NOSSAS OBRAS, OU SEJA, O DESCANSO CELETIAL (Ap.14:13). PORTANTO, É NESTE DESCANSO (CELESTIAL) QUE NÓS TEMOS QUE NOS ESFORÇAR PARA ENTRAR (Hb.4:11). É EVIDENTE QUE O AUTOR DE HEBREUS NÃO ESTÁ MAIS FALANDO DO ANTIGO SÁBADO JUDAICO, MAS SIM DO DESCANSO CELESTIAL, E POR ISSO ELE ADMOESTA A QUE NINGUÉM VENHA A CAIR, SEGUINDO AQUELE EXEMPLO DE DESOBEDIÊNCIA (v.11), PORQUE “AQUELE QUE ESTÁ DE PÉ, CUIDE PARA QUE NÃO CAIA” (1Co.10:12). PORTANTO, O SÁBADO ERA UMA SOMBRA (Cl.2:16,17), E A REALIDADE DA NOVA ALINAÇA ADMITE O SÁBADO COMO SENDO UMA FIGURA DO DESCANSO ETERNO CELESTIAL (Hb.4:6-11; Ap.14:13). O SÁBADO ERA UMA SOMBRA DA REDENÇÃO QUE VIRIA COM CRISTO; SIMBOLIZAVA O DESCANSO DE NOSSAS OBRAS E A ENTRADA NO DESCANSO QUE DEUS PROPICIOU COM A SUA OBRA CONSUMADA.
.
OUTRO PONTO IMPORTANTE É O QUE PAULO AFIRMA AOS GÁLATAS:
.
Gálatas 4
1 Ora, digo que por todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere de um servo, ainda que seja senhor de tudo;
2 mas está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo pai.
3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos rudimentos do mundo;
4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,
5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
7 Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus.
8 Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses;
9 agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
11 Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós.
.
GUARDAR DIAS, MÊSES, TEMPOS OU ANOS, SEJA ELES QUAIS FOREM, É VOLTAR A SERVIDÃO DO JUGO DA LEI, E NÃO PRECISAMOS MAIS VOLTAR OUTRA VEZ AOS RUDIMENTOS FRACOS E POBRES (v.9), ENTRE OS QUAIS ESTÃO A GUARDA DE DIAS, MÊSES, TEMPOS OU ANOS (v.10). CRISTO NOS FEZ LIVRES DESTA OBRIGAÇÃO, DE MODO QUE AGORA NÓS NÃO SOMOS MAIS SERVOS, MAS HERDEIROS DE DEUS (v.7), E PAULO DIZ QUE SE OS GÁLATAS VOLTASSEM A GUARDAR ALGUM DIA, O SEU TRABALHO EM FAVOR DELES TERIA SIDO EM VÃO (v.11)! PERCEBA NOVAMENTE A NATUREZA DO TRATADO DE PAULO TENDO RESPEITO NÃO APENAS AO SÁBADO ANUAL, MAS AO SEMENAL.
.
PAULO FALA DE “DIAS, MÊSES, TEMPOS E ANOS” (v.10). O DIA DE SÁBADO NÃO PASSA DESPERCEBIDO DA GUARDA DE “DIAS” (v.10)! OUTRA FALHA MUITO GRANDE NO RAMO EVANGÉLICO É A GUARDA DO DOMINGO. CULTURAR A DEUS NO DIA DE DOMINGO É UMA COISA, MAS DEIXAR DE TRABALHAR NESTE DIA É OUTRA COISA COMPLETAMENTE DIFERENTE. O SÁBADO FOI ABOLIDO, E NÃO TRANSFERIDO PARA O DOMINGO! EM LUGAR NENHUM DA BÍBLIA, NEM NO VELHO E NEM NO NOVO TESTAMENTO, É NOS DITO A PROIBIÇÃO DE TRABALHAR NO DIA DE DOMINGO. A GUARDA DO DOMINGO NÃO É ALGO BÍBLICO! PAULO AFIRMA AOS ROMANOS:
.
“Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz” (Rm.14:5,6)
.
AQUI NÓS VEMOS BEM CLARAMENTE QUE O CRISTÃO NÃO É CHAMADO A OBSERVAR O DOMINGO, NO SENTIDO QUE ELE NÃO É CHAMADO A ABSTER-SE DE QUALQUER TRABALHO NESTE DIA. SE EU NÃO FAÇO CASO DE OBSERVAR UM DIA, PARA O SENHOR EU NÃO O FAÇO! PORTANTO, A GUARDA DO SÁBADO NÃO É OBRIGATÓRIA, E NEM TAMPOUCO A DO DOMINGO. VAMOS PARA O PRÓXIMO PONTO:

.
.
(2) O JUÍZO INVESTIGATIVO
.
ESSA DOUTRINA É FACILMENTE REFUTADA BIBLICAMENTE, UMA VEZ SENDO QUE JESUS NÃO ENTROU NO SANTO DOS SANTOS SOMENTE EM 1844, MAS JÁ HAVIA ENTRADO NA ÉPOCA EM QUE O AUTOR DE HEBREUS ESCREVIA ISSO:
.
“A qual temos como âncora da alma segura e firme, e que penetra até ao INTERIOR DO VÉU: onde Jesus, nosso precursor entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque” (Hebreus 6:19,20)
.
OU SEJA, JESUS JÁ HAVIA ADENTRADO NO INTERIOR DO VÉU, NO SANTÍSSIMO LUGAR, QUANDO O AUTOR DE HEBREUS ESCREVIA A CARTA. ELE NÃO DEIXOU PARA FAZER ISSO 1844 ANOS DEPOIS! O ESCRITOR DE HEBREUS NOS DEIXA CLARO QUE JESUS, NOSSO PRECURSOR, JÁ HAVIA ENTRADO NO INTERIOR DO VÉU, CONHECIDO POR “SANTO DOS SANTOS”, LOGO QUANDO VOLTOU PARA O PAI. NÃO HÁ MOTIVOS PARA ELE TER ESPERADO 1844 ANOS PARA ISSO. A POSIÇÃO DE JESUS COMO NOSSO VERDADEIRO SUMO SACERDOTE MUITO ANTES DE 1844 É ENSINADA AMPLAMENTE AO LONGO DA CARTA AOS HEBREUS, COMO SE SEGUE:
.
“...porque Deus o proclamou sacerdote segundo a ordem de Melquisedec” (Hb.5:10)
.
“onde Jesus entrou por nós como precursor, Pontífice eterno, segundo a ordem de Melquisedec” (Hb.6:20)
.
“O ponto essencial do que acabamos de dizer é este: temos um Sumo Sacerdote, que está sentado à direita do trono da Majestade divina nos céus” (Hb.8:1)
.
“Temos, portanto, um grande Sumo Sacerdote que penetrou nos céus, Jesus, Filho de Deus. Conservemos firme a nossa fé” (Hb.4:14)
.
“Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros. E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas {isto é, não deste mundo}” (Hb.9:11)
.
“Porque não temos nele um pontífice incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas. Ao contrário, passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado” (Hb.4:15)
.
“Portanto, irmãos santos, participantes da vocação que vos destina à herança do céu, considerai o mensageiro e pontífice da fé que professamos, Jesus” (Hb.3;1)
.
“Tal é, com efeito, o Pontífice que nos convinha: santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e elevado além dos céus“ (Hb.7:26)
.
“E não entrou para se oferecer muitas vezes a si mesmo, como o pontífice que entrava todos os anos no santuário para oferecer sangue alheio” (Hb.9:25)
.
“...e por isso convinha que ele se tornasse em tudo semelhante aos seus irmãos, para ser um pontífice compassivo e fiel no serviço de Deus, capaz de expiar os pecados do povo” (Hb.2:17)
.
“E dado que temos um Sumo-sacerdote estabelecido sobre a casa de Deus” (Hb.10:21)
.
“Ao nosso Sumo Sacerdote, entretanto, compete ministério tanto mais excelente quanto ele é mediador de uma aliança mais perfeita, selada por melhores promessas” (Hb.8:6)
.
QUANTO AOS TERMOS DE JESUS COMO NOSSO “ADVOGADO” E “INTERCESSOR”, ISSO DE FORMA ALGUMA QUER DIZER QUE A EXPIAÇÃO DE CRISTO POR NÓS FOI INCOMPLETA NA CRUZ DO CALVÁRIO. MUITO PELO CONTRÁRIO! A EXPIAÇÃO DE CRISTO EM NOSSO FAVOR FOI SUFICIENTE E COMPLETA, MAS O QUE NÃO É COMPLETO É A NOSSA VIDA DE SANTIFICAÇÃO, POIS ESTAMOS SEMPRE CAINDO EM PECADO DE VEZ EM QUANDO. É POR CAUSA DO PECADO QUE NÓS COMETEMOS QUE NÓS TEMOS UM ADVOGADO E UM INTERCESSOR JUNTO DO PAI, CRISTO JESUS.
.
NÃO É PORQUE A OBRA DELE EM EXPIAÇÃO POR NÓS FOI INSUFICIENTE, MAS SIM PORQUE NÓS CONTINUAMOS COMETENDO PECADOS MESMO DEPOIS DESTA OBRA SALVÍTICA DE CRISTO POR NÓS. E É BASEADO NESTA OBRA DE EXPIAÇÃO COMPLETA QUE NÓS OBTEMOS O PERDÃO DE NOSSOS PECADOS, POR MEIO DE JESUS CRISTO QUE É O NOSSO ÚNICO E VERDADEIRO ADVOGADO. PORTANTO, ISSO EM NADA TEM A VER COM UM SACRIFÍCIO OU EXPIAÇÃO INCOMPLETA; AO CONTRÁRIO, SERVE PARA DEMONSTRAR AINDA MAIS A QUALIDADE INFALÍVEL E SUFICIENTE DESTA EXPIAÇÃO POIS, POR MEIO DELA, NÓS CONSEGUIMOS O PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS ATRAVÉS DE CRISTO.
.
QUANTO AOS BODES DE SACRIFÍCIO E EXPIAÇÃO, ISSO NÃO SIGNIFICA DE JEITO NENHUM QUE SATANÁS PARTILHE OU PARTICIPE DA NOSSA EXPIAÇÃO. É APENAS CRISTO JESUS QUEM NOS SALVA, E NÃO O DEMÔNIO. A EXPIAÇÃO É TÃO SOMENTE POR JESUS CRISTO E NÃO PELO DIABO. SOBRE ISSO O PROFESSOR NATANAEL RINALDI, DO CENTRO APOLOGÉTICO CRISTÃO DE PESQUISAS (CACP), EXPLICA NAS SEGUINTES PALAVRAS:
.
“Em todas as incidências, o termo azazel aparece com a preposição prefixal "para". Portanto, a palavra significa: "para Azezel". Desta maneira, o bode emissário, carregando os pecados do povo de Deus, é levado "para Azazel", isto é, para um local ou para um espírito maléfico com esse nome. Dona White sustenta que Azazel é protótipo de Satã no sacrifício expiatório prefigurativo; sendo, portanto, o próprio Satanás, na expiação final do juízo investigativo, quem levará os pecados dos justos para a terra milenar desolada. Assim, o bode emissário, em vez de ser "para zazel", converte-se em "Azazel", o Demônio expiatório. Então, a expiação passa a ser efetuada, compartilhadamente, pelo Deus do bem, Jesus Cristo, e pelo deus do mal, Príncipe das trevas. O "redimido", na soteriologia adventista, tem de ser grato a Satã por sofrer e perecer em seu lugar; ele, efetivamente, foi maldito ao colocar o pecado no mundo, mas será bendito ao retirá-lo, sofrendo e, finalmente, morrendo pelos pecadores”
.
EMBORA EU NÃO CONCORDE COM MUITA COISA QUE O CACP COLOCA, TENHO QUE DAR RAZÃO A ESTA COLOCAÇÃO DO PROFESSOR RINALDI COM RELAÇÃO A EXPIAÇÃO. O SIGNIFICADO DA FIGURA PROFÉTICA NÃO TEM RELAÇÃO COM UMA EXPIAÇÃO DE SATANÁS, ATÉ PORQUE ISTO REMETERIA QUE SATANÁS PARTILHARIA DA EXPIAÇÃO ÚNICA E EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO POR NÓS. E ISSO É COMPLETAMENTE ANTIBÍBLICO.
.
FIQUE NA PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO,
UM GRANDE ABRAÇO!