Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
Qual a sua religião?
Evangélico
Católico
Testemunha de Jeová
Espírita
Ateu
Mórmom
Macumbeiro
Satanista
Ver Resultados






Partilhe esta Página


QUARTA PARTE DO DEBATE - FATALITY
QUARTA PARTE DO DEBATE - FATALITY

DEBATE SOBRE 1Tm.6,16 – PARTE 4 - FATALITY

 

Lucas, essa sua última resposta só complicou, AINDA MAIS, a sua situação nesse debate de 1tm6.16. Vc se atrapalhou inteirinho para tentar defender q só existe uma imortalidade. Porém, o máximo q conseguiu foi ser CLARAMENTE CONTRADITÓRIO. Eu te perguntei se a imortalidade q os anjos bons desfrutam atualmente é IDÊNTICA à imortalidade q Deus tem. Porém, veja como vc conseguiu, numa frase tão curta, ser tão contraditório:

“Sim, é a MESMA imortalidade; ENTRETANTO, ela é condicional e não incondicional como acontece com Deus”.

Em sua 1ª declaração, vc afirma que a imortalidade dos anjos bons é IDÊNTICA à imortalidade de Deus. Isso indica que é IMPOSSÍVEL que os anjos bons morram, visto q eles desfrutam da MESMÍSSIMA imortalidade q Deus possui.

Porém, na 2ª declaração vc se contradiz CLARAMENTE, pois diz q existe uma imortalidade CONDICIONAL, pertencente aos anjos. Aqui, vc está dizendo q a imortalidade dos anjos NÃO É IDÊNTICA à imortalidade q Deus tem, pois os anjos, por possuírem uma imortalidade CONDICIONAL, podem morrer. Que contraditório, não?

Primeiro vc afirma q a imortalidade dos anjos bons é IDÊNTICA à imortalidade de Deus, razão pela qual é IMPOSSÍVEL q os anjos bons morram. Depois, contraditoriamente diz q a imortalidade dos anjos bons, POR SER CONDICIONAL, NÃO É MAIS IDÊNTICA à imortalidade de Deus, razão pela qual os anjos bons agora PODEM MORRER.
Lucas, em qual dessas duas declarações suas eu devo acreditar: na 1ª ou na 2ª? Afinal, a imortalidade dos anjos bons é ou não é IDÊNTICA à imortalidade q Deus tem? Se for idêntica, então os anjos bons desfrutam, OBRIGATORIAMENTE, de uma imortalidade INCONDICIONAL; se for diferente, então desfrutam de uma imortalidade CONDICIONAL...

“A imortalidade dos anjos bons é IDÊNTICA à imortalidade de Deus; entretanto é DIFERENTE”. Se isso não for contraditório, então não sei mais o q seria... rs (José Carlos, Feira de Santana – 07/06/2011)

Resposta - OLÁ, JOSÉ CARLOS.
ME DESCULPE QUANDO EU DEMORAR MAIS DE UM DIA PARA RESPONDER UMA PERGUNTA SUA (COMO ACONTECEU HOJE), PORQUE TAMBÉM TENHO MAIS COISAS A FAZER ALÉM DE FICAR NESTES DEBATES. ANTES DE APRESENTAR A MINHA REFUTAÇÃO, QUERO LHE PARABENIZAR GRANDEMENTE POR VOCÊ TER CONSEGUIDO ESTE FEITO EXTRAORDINÁRIO DE ABRIR MÃO DAS CALÚNIAS E DOS ARGUMENTOS AD HOMINEM. MEUS PARABÉNS! ESTOU EMOCIONADO, E EU ACHO QUE SE VOCÊ CONTINUAR ASSIM, TEM DE TUDO PARA DEBATER HONESTAMENTE. VAMOS LÁ AOS SEUS ARGUMENTOS QUE, POR SINAL, JÁ FORAM TODOS ELES REFUTADOS, MAS VOCÊ NÃO SE CANSA DE FICAR REPETINDO TUDO A MESMA COISA.

VOCÊ DISSE:
“Porém, veja como vc conseguiu, numa frase tão curta, ser tão contraditório:
“Sim, é a MESMA imortalidade; ENTRETANTO, ela é condicional e não incondicional como acontece com Deus”.

BOM, SE EU ENTENDI DIREITO AQUILO QUE VOCÊ QUIS DIZER AÍ, VOCÊ PARTE DO PRESUPOSTO DE QUE EU DIZER O “SIM” E EM SEGUIDA O “ENTRETANTO” SIGNIFICA ENTÃO QUE EU ESTOU ENTRANDO EM UMA CLARA “CONTRADIÇÃO”. EU SEI QUE É DIFÍCIL DIFERENCIAR ENTRE QUAL FOI A FALÁCIA MAIS ENGRAÇADA (SE FOI ESSA SUA OU SE FORAM AQUELAS DO PAULO SÉRGIO ANTES DELE FUGIR DO DEBATE), MAS VAMOS LÁ A UM EXEMPLO PRÁTICO:

“SIM, o São Paulo é MESMO o melhor time do Brasil; ENTRETANTO, ele jogou mal os últimos jogos”

SERÁ QUE TAL AFIRMAÇÃO POSSUI ALGUM SINAL DE CONTRADIÇÃO NELA? SERÁ QUE O “SIM” ANULA O “ENTRETANTO” QUE VEM EM SEGUIDA? É CLARO QUE NÃO, PELO MENOS À VISTA DA LÓGICA-RACIONAL. O ARGUMENTO PODE SER PERFEITAMENTE SUSTENTADO, AINDA QUE SEJAM NECESSÁRIOS FAZER ALGUNS AJUSTES PARA EXPLICÁ-LO MELHOR. ASSIM COMO O FATO DO SÃO PAULO TER JOGADO MAL OS ÚLTIMOS JOGOS NÃO SIGNIFICA QUE ELE NÃO É DE FATO O MELHOR TIME DO BRASIL (NO EXEMPLO DADO ACIMA), ASSIM TAMBÉM O FATO DOS ANJOS POSSUÍREM IMORTALIDADE CONDICIONAL NÃO ANULA EM NADA O FATO DE QUE A IMORTALIDADE É A MESMA (ATHANASIA). APARENTEMENTE VOCÊ DISTORCE O FATO DE QUE, POR EU DIZER QUE É A “MESMA” IMORTALIDADE (ATHANASIA), SIGNIFICA ENTÃO QUE ELA É IGUALMENTE INCONDICIONAL PARA AMBOS OS GRUPOS, O QUE É UMA CLARA INVERDADE, COMO CONSTATAREMOS MAIS À FRENTE.

VOCÊ DISSE:
“Em sua 1ª declaração, vc afirma que a imortalidade dos anjos bons é IDÊNTICA à imortalidade de Deus. Isso indica que é IMPOSSÍVEL que os anjos bons morram, visto q eles desfrutam da MESMÍSSIMA imortalidade q Deus possui.

Porém, na 2ª declaração vc se contradiz CLARAMENTE, pois diz q existe uma imortalidade CONDICIONAL, pertencente aos anjos. Aqui, vc está dizendo q a imortalidade dos anjos NÃO É IDÊNTICA à imortalidade q Deus tem, pois os anjos, por possuírem uma imortalidade CONDICIONAL, podem morrer. Que contraditório, não?”

CARO JOSÉ CARLOS, PORQUE VOCÊ NÃO ENTENDEU NADA DA MINHA ANALOGIA DA “QUADRA DE FUTEBOL” (OU FINGIU NÃO ENTENDER PORQUE NÃO É CAPAZ DE REFUTÁ-LA), MAS CONTINUA PREGANDO ESTAS MESMAS COISAS QUE JÁ FORAM REFUTADAS??? MEU CARO, O SEU ERRO É QUE, PARA VOCÊ, O FATO DE QUE EU TENHA AFIRMADO QUE A IMORTALIDADE É A MESMA PARA ANJOS E DEUS (PORQUE É “ATHANASIA” – AQUILO QUE NÃO MORRE) E EM SEGUIDA TER AFIRMADO QUE PARA DEUS É INERENTE (INCONDICIONAL) E QUE PARA OS ANJOS NÃO É INATA (É CONDICIONAL), ENTÃO ISSO É, PELO MENOS PARA VOCÊ, UMA CONTRADIÇÃO.

ORA, ISSO É UMA CLARA FALTA COM A VERDADE, POIS PARA A IMORTALIDADE SER A MESMA PARA AMBOS, ELA NÃO PRECISA SER INCONDICIONAL (OU CONDICIONAL) PARA AMBOS. VAMOS VOLTAR A MAIS UM EXEMPLO PRÁTICO (EU GOSTO DE USAR ESTES EXEMPLOS PRÁTICOS QUANDO VEJO QUE VOCÊ NÃO ESTÁ CONSEGUINDO SEGUIR O RACIOCÍNIO LÓGICO, COMO VOCÊ MESMO JÁ CONFESSOU EM SUA ÚLTIMA CARTA). IMAGINE UMA QUADRA ESPORTIVA, EM QUE ALGUNS JOGADORES DE FUTEBOL DA SELEÇÃO DO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS IRÁ REALIZAR O SEU TREINO, E EM SEGUIDA O SEGUINTE AVISO:

“Os jogadores do Triângulo das Bermudas podem jogar aqui, em qualquer momento, e em qualquer dia, pelo tempo que quiserem!”

MARAVILHA! ISSO SIGNIFICA QUE AQUELA QUADRA ESTARIA INCONDICIONALMENTE ABERTA AOS JOGADORES! MAS SUPONHAMOS QUE, ALGUNS MÊSES DEPOIS, UM OUTRO GRUPO DE ATLETAS, DESTA VEZ DA SELEÇÃO DE TRINIDAD E TOBAGO, CHEGA NAQUELA MESMA QUADRA, MAS INFELIZMENTE SE DEPARA COM A SEGUINTE PLACA NA FRENTE DELA:

“Os jogadores de Trinidad e Tobago podem jogar aqui; contudo, só continuarão usufruindo desta quadra caso se comportarem decentemente!”

COM ESTA NOTÍCIA, OS JOGADORES DE TRINIDAD E TOBAGO FICARAM FELIZES POR PODEREM USUFRUIR DA QUADRA, MAS ELES ESTÃO PLENAMENTE CONSCIENTES DE QUE, SE NÃO SE COMPORTAREM DEVIDAMENTE, ELES SERIAM EXPULSOS DALI. ISSO SIGNIFICA QUE AQUELA QUADRA, EMBORA SEJA EXATAMENTE A MESMA DO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS, É PARA ELES CONDICIONAL (A UM COMPORTAMENTO DECENTE) E NÃO INCONDICIONAL (COMO É PARA A SELEÇÃO DO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS). ESSA ANALOGIA É MUITO CLARA E ESPECÍFICA COM O QUE ESTAMOS CONVERSANDO AQUI. EM PRIMEIRO LUGAR, A PERGUNTA QUE FICA É:

-A QUADRA ERA EXATAMENTE A MESMA PARA AMBOS OS GRUPOS (TRINIDAD E TOBAGO E TRIÂNGULO DAS BERMUDAS)?

R= SIM, É EXATAMENTE A MESMA!

-MAS, MESMO SENDO EXATAMENTE A MESMA QUADRA, ELA ERA CONDICIONAL AOS JOGADORES DE TRINIDAD E TOBAGO E INCONDICIONAL AOS JOGADORES DO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS?

R= SIM! SIM!! SIM!!!

PARA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA, MAS EU ACHO QUE PARA VOCÊ EU VOU TER QUE EXPLICAR ESSA ILUSTRAÇÃO. A QUADRA DE FUTEBOL, DO EXEMPLO ACIMA, É TAL COMO A “IMORTALIDADE” QUE ESTAMOS TRATANDO. ELA É PARA AMBOS OS GRUPOS IDÊNTICA, É EXATAMENTE A MESMA QUADRA DE FUTEBOL NA QUAL AS DUAS EQUIPES JOGAM. ASSIM TAMBÉM, É A MESMA IMORTALIDADE PARA DEUS E PARA OS ANJOS. PERCEBA QUE O FATO DELA SER CONDICIONAL A UM GRUPO E INCONDICIONAL A OUTRO GRUPO, NÃO SIGNIFICA QUE AS QUADRAS SÃO “DIFERENTES”, MAS TÃO-SOMENTE QUE É UMA ÚNICA QUADRA, COM CONDIÇÕES DIFERENTES. O QUE MUDA NÃO É A QUADRA, MAS SIM OS SEUS FATORES CONDICIONAIS! A QUADRA É RIGOROSAMENTE A MESMA!

A SELEÇÃO DO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS (DO EXEMPLO ACIMA) PODERIA DESFRUTAR INCONDICIONALMENTE DA QUADRA DE FUTEBOL. ASSIM TAMBÉM É COM DEUS: ELE DESFRUTA DE IMORTALIDADE TOTALMENTE INCONDICIONAL. POR OUTRO LADO, OS JOGADORES DE TRINIDAD E TOBAGO TAMBÉM JOGAVAM EXATAMENTE NAQUELA MESMA QUADRA; PORÉM, ELA ERA PARA ELES CONDICIONAL (A UM BOM COMPORTAMENTO). ELES ESTÃO NA MESMA QUADRA DA OUTRA EQUIPE, MAS APENAS CONTINUAM ALI SE SEGUIREM AS REGRAS. ASSIM TAMBÉM, OS ANJOS ESTÃO NA MESMA IMORTALIDADE (ATHANATOS) QUE DEUS, MAS ELES SÓ CONTINUAM NELA SE ANDAREM CONFORME AS REGRAS (CONFORME OS MANDAMENTOS DE DEUS).

ELES ESTÃO NA MESMA “IMORTALIDADE-ATHANATOS”, MAS EM CONDIÇÕES DISTINTAS. ENQUANTO PARA DEUS ESSA IMORTALIDADE-ATHANATOS É INCONDICIONAL, PARA OS ANJOS ESSA MESMA IMORTALIDADE-ATHANATOS É CONDICIONAL. A QUADRA ERA A MESMA, A ÚNICA COISA QUE MUDAVA ERA A CONDIÇÃO DE ESTAR NELA. DA MESMA FORMA, A IMORTALIDADE É A MESMA, O QUE MUDA SÃO AS CONDIÇÕES EM QUE AMBOS OS GRUPOS SE ENCONTRAM PARA PODER CONTINUAR USUFRUINDO DELA. NÃO É A QUADRA QUE É “DIFERENTE”, MAS SIM AS CONDIÇÕES DE ESTAR NELA. DA MESMA FORMA, NÃO É A IMORTALIDADE QUE É “DIFERENTE”, MAS SIM AS CONDIÇÕES DE ESTAR NELA. E ISSO DERRUBA POR COMPLETO TODAS AS SUAS VÃS TENTATIVAS EM ME DEIXAR EM “CONTRADIÇÃO”.

AO CONTRÁRIO, ISSO SÓ DEMONSTRA COMO QUE EXISTEM CERTAS PESSOAS QUE SÃO LENTAS PARA APRENDER. A GENTE COMEÇA COM ARGUMENTOS LÓGICO-RACIONAIS E FILOSÓFICOS, E O CARA DIZ QUE NÃO ENTENDE NADA. AÍ, A GENTE É MAIS GENTIL E BUSCA PASSAR UM EXEMPLO CLARO E PRÁTICO PARA SER MAIS ELUCIDATIVO, E O PIOR É QUE ELE AINDA NÃO ENTENDE. TOMARA QUE UM DIA DEUS ABRA OS OLHOS ESPIRITUAIS (2Co.4:4), PARA QUE POSSA FINALMENTE COMPREENDER AQUILO QUE PARA ELE É INCOMPREENSÍVEL, AINDA QUE SEJA TÃO CLARO E ÓBVIO. VOCÊ NÃO REFUTA OS MEUS ARGUMENTOS, PELO CONTRÁRIO, FINGE QUE NÃO OS VÊ E AINDA INSISTE SEMPRE NAS MESMAS BOBEIRAS, FAZENDO PENSAR QUE UM RACIOCÍNIO FALSO REPETIDO MIL VEZES SE TORNA UMA “VERDADE”.

DEVE SER ISSO O QUE VOCÊ ESTÁ PROPONDO FAZER AQUI. DE FATO, ESSA É SUA ÚNICA PROPOSTA, PORQUE ATÉ AQUI NÃO VI SEQUER ALGUM SINAL DE “ARGUMENTO”, E MUITO MENOS DE “REFUTAÇÃO”. VOCÊ NÃO QUER ENTENDER O ÓBVIO E ADMITIR A FALSEABILIDADE DE SUAS AFIRMAÇÕES, PORQUE PREFERE REPETIR, REPETIR E REPETIR CADA VEZ MAIS A MESMA COISA, ATÉ SE AUTO-CONVENCER DE QUE ESTÁ COM A “RAZÃO”. É UMA PENA QUE AINDA EXISTAM PESSOAS QUE PENSEM DESTA FORMA. EU TENTO COM TODO O MEU EMPENHO FAZER VOCÊ ENTENDER, PRIMEIRO POR MEIO DE FILOSOFIA, DEPOIS POR MEIO DA LÓGICA, AGORA POR MEIO DE ANALOGIAS E EXEMPLOS PRÁTICOS PARA ESCLARECER AINDA MAIS AS COISAS, MAS INFELIZMENTE AINDA VAI TER UM PESSOAL QUE VAI DIZER E REPETIR AS MESMAS BOBEIRAS DE SEMPRE, POR NÃO TER MAIS NADA DO QUE FALAR.

FRANCAMENTE, MAS SE DEPOIS DE TUDO ISSO E DE TODAS ESSAS CLARAS E ELUCIDATIVAS EXPLANAÇÕES, COM EXEMPLOS PRÁTICOS DEMASIADAMENTE EVIDENTES, VOCÊ CONTINUAR DEFENDENDO AQUELA MESMA TESE QUE VEM DEFENDENDO, EU SÓ VOU PODER É SENTIR MUITO POR VOCÊ, E DAR OS MEUS PÊSAMES, PORQUE EU ACHO QUE É SÓ DEUS PARA TIRAR ESSE VÉU ESPIRITUAL E QUEBRAR ESSA TÃO GROSSA E EXTENSA BARREIRA DE SOFISMAS, E ESSA BOLHA DE IGNORÂNCIA QUE É A INSISTÊNCIA EM QUERER GANHAR NO GRITO ALGO QUE JÁ FOI CANSATIVO DE SER COMPLETAMENTE EXPLICADO E REFUTADO, POR TODAS AS MANEIRAS E MÉTODOS POSSÍVEIS, E SEM CONTAR AINDA COM ALGUM TIPO DE “CONTRA-ARGUMENTAÇÃO” DE SUA PARTE.

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.