Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
Qual a sua religião?
Evangélico
Católico
Testemunha de Jeová
Espírita
Ateu
Mórmom
Macumbeiro
Satanista
Ver Resultados






Partilhe esta Página


PRÉVIA DO DEBATE
PRÉVIA DO DEBATE

“O ÚNICO QUE POSSUI A IMORTALIDADE” – 1Tm.6,16

 

Graça e paz, irmão Lucas. Tudo bem contigo? Sou o Luis, aqui de São Paulo, e sou da igreja Presbiteriana.

Li o estudo bem longo que você postou em seu site, denominado "A lenda da imortalidade da alma". Bem, confesso que sempre cri (e ainda creio), desde a minha infância, na imortalidade da alma. Ao ler seu estudo, achei-o bastante contundente, possuindo argumentação bastante robusta em defesa daquilo em que você acredita. Quero lhe dar os meus parabéns, não somente por ter elaborado esse estudo, mas sobretudo por chamar os internautas para uma reflexão sobre esse assunto tão importante.

Eu gostaria de saber se você já conhece o site www.imortalidadedaalma.com, de propriedade do nosso irmão Paulo Sérgio de Araújo. O irmão Paulo, que é da igreja Batista, é considerado, dentro do atual cenário evangélico, a maior autoridade no assunto "imortalidade da alma", além de ser que é pesquisador e escritor batista. Dentro do atual contexto evangélico nacional, o irmão Paulo vem sendo considerado por muitos a maior autoridade e o maior defensor da doutrina da imortalidade da alma. O site dele aborda somente esse assunto. Você já conhece os estudos que estão disponíveis no site dele? Bem, estou lhe erguntando isso porque eu comparei os seus estudos sobre a imortalidade da alma com os que o irmão Paulo postou, e pude perceber que ele refuta (ou pelo menos tenta refutar) os argumentos que você apresentou aqui em seu estudo.

Lucas, acho que a comunidade cristã brasileira ganharia muito se você e o irmão Paulo Sérgio realizassem um debate de idéias sobre essa questão, postando suas respostas em algum lugar. Já me correspondi diversas vezes com ele, e ele sempre respondeu aos meus e-mails de forma gentil e rápida.

Abaixo apenas alguns dos estudos que estão no site do irmão Paulo e que têm relação direta com aquilo que você abordou no estudo "A lenda da imortalidade da alma":

"Saul e a Pitonisa de En-Dor : Compreendendo 1 Samuel 28"

"Textos bíblicos usados erroneamente para negar a consciência dos mortos"

"Partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Fp 1.23) : Os salvos que já morreram estão conscientes"

"O falecido Moisés no Monte da Transfiguração : Uma prova bíblica em favor da sobrevivência consciente da alma ante a morte do corpo"

"O homem tem um elemento imaterial e imortal em sua constituição : Compreendendo a natureza humana"

"O termo “dormir” para os mortos : Um mero simbolismo, nada mais…"

"Os salvos que já morreram ainda não se encontraram com o Senhor? (1Ts 4.13-18) : Compreendendo o destino humano"

"“O único que possui imortalidade” (1Tm 6.16) : Ensina esse texto que o homem não tem uma alma imortal?"

"Jesus acreditava na imortalidade da alma e no castigo eterno dos perdidos (Mt 10.28) : Compreendendo a natureza e o destino humanos"

Um grande abraço, irmão Lucas, e, mais uma vez, meus parabéns pela iniciativa de postar um estudo tão bom quanto este em seu site. Luis (Luis Henrique, São Paulo – 22/05/2011)

Resposta - OLÁ, LUIS.
AGREDEÇO A SUA CARTA E A SUA SINCERA DISPOSIÇÃO EM BUSCA DA VERDADE. EMBORA SENDO IMORTALISTA, ESTÁ ABERTO PARA ONDE AS EVIDÊNCIAS LEVAREM, SE DIFERENCIANDO DE CERTAS PESSOAS QUE SE RECUSAM A OUVIR AQUILO QUE ELES NÃO GOSTAM DE OUVIR. DEI UMA LIDA RÁPIDA NO SITE DO IRMÃO PAULO, NÃO ME LEMBRO DE TER ENTRADO LÁ ANTES. LI COM MAIS ATENÇÃO ÀQUILO QUE ELE ESCRECEVEU SOBRE O TEXTO DE 1Tm.6:16, MAS INFELIZMENTE A INTERPRETAÇÃO DELE, SUTILMENTE DIFERENCIADA DOS DEMAIS IMORTALISTAS, NÃO AJUDA MUITO AS COISAS.

ELE DISSE:
“Entretanto, somente os incautos deixam-se persuadir por esse tipo de argumento fraudulento. E por quê? Ora, porque essa “imortalidade”, dentro do contexto em que aparece, refere-se claramente a um atributo incomunicável de Deus chamado “autoexistência”. Ou seja, somente Deus é incriado, não devendo Sua existência a ninguém. Nesse caso, nenhuma criatura possui ou possuirá um dia essa “imortalidade” mencionada em 1Timóteo 6.16. Sem dúvida, os defensores da inconsciência dos mortos haverão de concordar comigo. Afinal, se discordarem terão que dizer que Paulo errou ao afirmar que Deus é “o único que possui” essa “imortalidade”, pois alguma criatura possui ou a possuirá futuramente”

PERCEBA UM CERTO NÍVEL CLARO DE INCOERÊNCIAS AQUI, PRINCIPALMENTE PELO FATO DE FAZER AFIRMAÇÕES VAZIAS QUE NÃO PODEM SER COMPROVADAS, PARTINDO DE UMA PREMISSA ARBITRÁRIA SEM A MENOR CERIMÔNIA. ELE AFIRMA QUE, PELO “CONTEXTO”, A IMORTALIDADE REFERE-SE A “AUTOEXISTÊNCIA”. ORA, ALÉM DE ATROPELAR COMPLETAMENTE O QUE SIGNIFICA “IMORTALIDADE” (QUE É AQUILO QUE NÃO MORRE), ELE AINDA NÃO NOS MOSTROU EM LUGAR NENHUM AONDE É QUE EXISTE EM TAL CONTEXTO ALGUMA EVIDÊNCIA DE QUE NESTE TEXTO EM PARTICULAR O SENTIDO SEJA DIFERENTE.

DE FATO, ELE ARGUMENTA VAZIAMENTE NESTE SENTIDO APENAS PORQUE ESTA INTERPRETAÇÃO É A ÚNICA FORMA DE SALVAR A DOUTRINA DA IMORTALIDADE DA ALMA, AINDA QUE TENHA QUE PASSAR POR CIMA DA EXEGESE BÍBLICA. EM SEGUNDO LUGAR, O TEXTO NÃO ESTÁ DIZENDO SE ALGUÉM É “INCRIADO” OU NÃO, MAS SIM SOBRE POSSUIR A IMORTALIDADE. ORA, EXISTE UMA ENORME DIFERENÇA ENTRE SER INCRIADO E SER IMORTAL. EM TERCEIRO LUGAR, ELE AFIRMA, TAMBÉM SEM CERIMÔNIA NENHUMA, QUE OS PRÓPRIOS MORTALISTAS IRÃO CONCORDAR COM A AFIRMAÇÃO DELE. ALÉM DE NOVAMENTE NÃO MOSTRAR UMA ÚNICA EVIDÊNCIA DISSO, EU DUVIDO QUE ELE ENCONTRE UM ÚNICO IMORTALISTA SÉRIO QUE CONCORDE COM A “INTERPRETAÇÃO” DELE!

ESSA É UMA FALÁCIA TÍPICA, ISTO É, DE TENTAR COLOCAR NA BOCA DOS OPONENTES AQUILO QUE ELES NUNCA DISSERAM PARA TENTAR DESESPERADAMENTE AUMENTAR A FORÇA ARGUMENTACIONAL. POR FIM, ELE AFIRMA QUE SE NÓS DISCODARMOS DA INTERPRETAÇÃO QUE ELE FEZ, ENTÃO ESTAREMOS CONTRADIZENDO O APÓSTOLO PAULO, PORQUE ALGUMA CRIATURA (ALÉM DE DEUS) POSSUI OU POSSUIRÁ A IMORTALIDADE. AQUI ELE NOVAMENTE ERRA EM DOIS PONTOS PRINCIPAIS. O PRIMEIRO É PRESUMIR QUE A PARTIR DO FATO DE QUE DEUS É O ÚNICO A POSSUIR A IMORTALIDADE, ENTÃO SEGUE-SE QUE NUNCA ALGUM OUTRO SER PODERÁ POSSUIR UM DIA.

ORA, ISSO É COLOCAR NA BOCA DO APÓSTOLO AQUILO QUE ELE NUNCA DISSE, POIS NÃO TER UMA POSSESSÃO PRESENTE NÃO IMPLICA POR NECESSARIEDADE QUE ESTA POSSESSÃO NÃO SERÁ OBTIDA EM UM MOMENTO FUTURO. POR EXEMPLO, EU PODERIA DIZER QUE EU NÃO TENHO UM CARRO HOJE, MAS ISSO CERTAMENTE NÃO IMPLICARIA QUE EU NUNCA PUDESSE TER UM CARRO! O SEGUNDO ERRO DELE É NOVAMENTE PRESUMIR QUE OS IMORTALISTAS CONCORDEM COM A INTERPRETAÇÃO DELE, DE QUE ALGUMA OUTRA CRIATURA POSSUI (ATUALMENTE) A IMORTALIDADE, QUANDO É EXATAMENTE CONTRA ISSO QUE OS MORTALISTAS MAIS ARGUMENTAM! ORA, O TEXTO É MUITO BEM CLARO E NEM PRECISA DE MAIORES ELUCIDAÇÕES OU EXPLANAÇÕES, POIS DIZ QUE DEUS É O ÚNICO A POSSUIR A IMORTALIDADE.

-A PALAVRA GREGA “echôn” EMPREGADA PELO APÓSTOLO NO VERSO DE 1Tm.6,16 DENOTA UMA POSSESSÃO PRESENTE.

-IMORTALIDADE SIGNIFICA AQUILO QUE NÃO MORRE.

- APENAS DEUS POSSUI (ECHÔN) A IMORTALIDADE, ISTO É, APENAS DEUS POSSUI EM SI MESMO ALGO QUE NÃO MORRE.

A CONCLUSÃO ÓBVIA E INEQUÍVOCA QUE SEGUE CORRETAMENTE AS PREMISSAS QUE ESTÃO CLARAS NO TEXTO BÍBLICO (E NÃO AS QUE SÃO FRUTOS DE “INTERPRETAÇÕES” NÃO-CRITERIOSAS E DESCABIDAS) É DE QUE NÓS, SERES HUMANOS, NÃO POSSUÍMOS EM NÓS MESMOS ALGO QUE NÃO MORRE, COMO SERIA NO CASO DE POSSUIRMOS UMA “ALMA IMORTAL”.

O ERRO EMPREGADO PELO IRMÃO PAULO, DO SITE DA IMORTALIDADE DA ALMA, ESTÁ NAS FALÁCIAS FORMAIS, ONDE O ERRO ESTÁ NA FORMA DO ARGUMENTO, EM GERAL UMA VIOLAÇÃO DAS REGRAS DO SILOGISMO. SÃO VÁRIAS AS FALÁCIAS E PSEUDO-ARGUMENTOS UTILIZADOS, TAIS COMO DE PRESUMIR ALGO SEM COERÊNCIA ALGUMA, INTERPRETAR ALGO COMO SE BASEADO PELO CONTEXTO SEM PASSAR O CONTEXTO, INTERPRETAR ERRONEAMENTE E À SUA PRÓPRIA VONTADE O SIGNIFICADO DE “IMORTALIDADE”, E DE COLOCAR NA BOCA DOS OPONENTES AQUILO QUE ELES NUNCA DISSERAM E QUE NUNCA CONCORDARIAM, ALÉM DO FATO DE PRESUMIR ERRONEAMENTE QUE PORQUE ALGO NÃO É POSSUÍDO NO PRESENTE MOMENTO ENTÃO NÃO PODERÁ SER POSSUÍDO NUNCA.

DE FATO, SÃO TANTAS FALÁCIAS QUE FICA ATÉ DIFÍCIL IDENTIFICAR TODAS. NÃO LI TODOS OS OUTROS ARTIGOS PORQUE SÃO MUITOS (E ALGUNS DELES SÃO MUITO GRANDES). TAMBÉM NÃO QUERO DESMERECER O TRABALHO DELE DE MODO ALGUM, POIS NÓS DOIS ESTAMOS LUTANDO PELA CAUSA DE CRISTO, EMBORA COM VISTAS DIFERENTES SOBRE TEMAS ESPECÍFICOS DIVIRGENTES. MAS TAMBÉM NÃO POSSO TAPAR OS MEUS OLHOS PARA ALGUNS ERROS DE PRIMEIRA ORDEM QUE FORAM COMETIDOS NAQUELE ARTIGO QUE EU LI, E QUE DEVEM SER CONSIDERADOS.

EMBORA EM OUTROS TEMPOS EU COSTUMAVA IR ATÉ O SITE OU BLOG DE ALGUÉM A FIM DE DEBATER COM ELE, NÃO ESTOU MAIS FAZENDO ISSO, SÓ RESPONDO QUEM VEM AQUI ME REFUTAR, COMO FOI O CASO DO FREI FERNANDO HÁ ALGUM POUCO TEMPO ATRÁS. SE VOCÊ QUISER, PODE ORGANIZAR ESTE DEBATE EM ALGUM LUGAR (POR EMAIL, SE QUISER) E EU REPASSO AQUI NO SITE EM ALGUM LINK ESPECÍFICO, OU, MELHOR AINDA, ELE PODE APARECER AQUI E ENVIAR ALGUMA MENSGAEM DIRECIONADA A MIM SOBRE ESTE TEMA, E ASSIM PODEREMOS LEVAR ADIANTE UM DEBATE BOM E SAUDÁVEL, SOBRE AS PASSAGENS QUE MAIS LHE APROUVER. CREIO QUE PODEREMOS TER UM BOM DEBATE, JÁ QUE NÓS DOIS TEMOS BASTANTE MATERIAL SOBRE ESTE IMPORTANTE ASSUNTO.

ASSIM COMO VOCÊ, EU TAMBÉM SEMPRE CRIA DESDE A MINHA INFÂNCIA NA IMORTALIDADE DA ALMA E, PARA DIZER A VERDADE, ATÉ GOSTARIA DE CONTINUAR PREGANDO ALGO QUE O POVO GOSTA DE OUVIR, QUE JÁ ESTÁ POPULARIZADO. MAS HÁ APENAS POUCO MAIS DE UM ANO ATRÁS HOUVE UMA GRANDE REVIRAVOLTA QUANDO DECIDI LER A BÍBLIA MAIS VEZES E NÃO PUDE SIMPLESMENTE FECHAR OS MEUS OLHOS PARA TODAS AS EVIDÊNCIAS, QUE, COM TODO O RESPEITO, SÃO ESMAGADORAS PARA O LADO DO MORTALISMO.

COMECEI A ESTUDAR MAIS PROFUNDAMENTE SOBRE ESTE TEMA, CHEGUEI ATÉ A ESCREVER AQUELE LIVRO, E POR MAIS DIFÍCIL QUE FOSSE, NÃO PUDE FICAR DO LADO DA MAIORIA DOS GRUPOS EVANGÉLICOS QUE DIZEM QUE A ALMA É IMORTAL, EMBORA EU MESMO SEJA ORGULHOSAMENTE EVANGÉLICO. ESSE É APENAS UM VELHO CONCEITO QUE FICOU MUITO POPULARIZADO PELAS MASSAS, MAS CERTAMENTE NÃO É BÍBLICO, E A PRÓPRIA HISTÓRIA DESMENTE ISSO.

É CLARO QUE EU NÃO QUERO IMPOR NADA A VOCÊ OU AO IRMÃO PAULO (OU A QUEM QUER QUE SEJA), POIS CADA UM TEM O LIVRE-ARBÍTRIO DADO POR DEUS PARA ESCOLHER O QUE QUISER; MAS EU QUERO SIM, COM TODA CERTEZA, QUE CADA UM POSSA FAZER UM ESTUDO BÍBLICO APROFUNDADO, SÉRIO E HONESTO, AVERIGUANDO CADA PASSAGEM DA BÍBLIA EM SEU CONTEXTO, ANTIGO E NOVO TESTAMENTO, E ASSIM PODER VER POR SI MESMO QUAL É A VERDADE DAS ESCRITURAS, AO INVÉS DE APENAS SEGUIR A MULTIDÃO PARA ONDE ELA VAI.

FIQUE COM DEUS, CARO LUIS.

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.