Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
Qual a sua religião?
Evangélico
Católico
Testemunha de Jeová
Espírita
Ateu
Mórmom
Macumbeiro
Satanista
Ver Resultados






Partilhe esta Página


O QUE SÃO "OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS"? (Ap.3:1)
O QUE SÃO "OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS"? (Ap.3:1)

SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS DO APOCALIPSE

.

Olá, Lucas. Valew de novo, adorei o seu site. Mas eu tenho muitas dúvidas = Como entender o Apocalipse?".... O que são o "sete espiritos de Deus" lá mencionados na Bíblia(em apocalipse) ?.... Quero entender de verdade... E os animais?... Quero saber de verdade. Valew!!. (Marc, Mato Grosso – 08/12/2010)

.

Resposta - OLÁ, MARC. FICO MUITO FELIZ EM VER QUE VOCÊ ESTÁ GOSTANDO DO SITE.
QUANTO AO ASSUNTO DO APOCALIPSE, A PRÓPRIA BÍBLIA AFIRMA QUE EXISTEM CERTOS SEGREDOS QUE SÓ A DEUS PERTENCE. ISSO NÃO NOS IMPEDE, É CLARO, DE TENTARMOS “DESVENDAR” O QUE HÁ POR DETRÁS DOS SIMBOLISMOS APOCALÍPTICOS OU DE PELO MENOS TENTARMOS DESCOBRIR DE ONDE PROVÉM CERTA REPRESENTAÇÃO METAFÓRICA. NO CASO DOS “SETE ESPÍRITOS DE DEUS” POR VOCÊ MENCIONADO, EXISTE UMA GRANDE LIGAÇÃO COM OS SETE ESPÍRITOS MENCIONADOS EM ISAÍAS 11:1,2:
.
“Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo. O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor” (Is.11:1,2).
.
AQUI VEMOS QUE EXISTE: (1) UM ESPÍRITO DE REPOUSO SOBRE O “TRONCO DE JESSÉ”; (2) UM ESPÍRITO QUE DÁ SABEDORIA; (3) UM ESPÍRITO QUE CONCEDE ENTENDIMENTO; (4) UM ESPÍRITO QUE TRAZ CONSELHO; (5) UM ESPÍRITO QUE ATRIBUI PODER; (6) UM ESPÍRITO LEVA AO CONHECIMENTO; E (7) UM ESPÍRITO QUE TRAZ TEMOR AO SENHOR.
.
ESTES SÃO OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS NOS QUAIS JOÃO, O APÓSTOLO, CITA COMO REPRESENTAÇÃO DESTES DONS QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS CONCEDE A CADA UM. A PASSAGEM NOS DÁ UM ENTENDIMENTO DE QUE PODEMOS ALCANÇAR A SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO, CONSELHO, PODER E TEMOR AO SENHOR NESTA VIDA, NÃO POR MÉRITO NOSSO, MAS PELO AGIR DO ESPÍRITO SANTO ATRAVÉS DA GRAÇA DO DEUS ALTÍSSIMO.
.
A PASSAGEM TAMBÉM TEM UMA APLICAÇÃO COM OS “SETE OLHOS DE DEUS” (Zc.3:9) QUE “PERCORREM TODA A TERRA” (Zc.4:10). ELES ASSOCIAM-SE DIRETAMENTE COM OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS ENVIADOS POR TODA A TERRA, E QUE SÃO OS “CHIFRES E OLHOS DO CORDEIRO” (Ap.5:6). QUANTO AOS ANIMAIS (SERES VIVENTES) TEM APLICAÇÃO VETEROTESTAMENTÁRIA NO LIVRO DE EZEQUIEL:
.
“Quando os seres viventes se moviam, elas também se moviam; quando eles ficavam imóveis, elas também ficavam; e quando os seres viventes se elevavam do chão, as rodas também se elevavam com eles, porque o mesmo Espírito deles estava nelas” (Ez.1:21)
.
SE A REFERÊNCIA ALI É A ALGO REAL E LITERAL OU APENAS ALGO SIMBÓLICO, ISSO NÓS NÃO PODEMOS SABER AO CERTO, MAS APENAS CONJECTURAR. POR QUE “QUATRO” SERES VIVENTES? SIMPLES: O NÚMERO QUATRO REPRESENTA TUDO O QUE FOI CRIADO POR DEUS, SIGNIFICANDO A TOTALIDADE TERRENA. ISSO EXPLICA EXPRESSÕES BÍBLICAS TAIS COMO:
.
“Os quatro limites da terra” (Is.11:12)
“Os quatro ventos” (Ez.37:9)
“A largura (1), o comprimento (2), a profundidade (3) e a altura (4) (Ef.3:18)
.
SUMARIANDO, PELO O QUE NÓS PODEMOS CONJECTURAR, PODEMOS DIZER QUE O QUE JOÃO RELATA SIMBOLICAMENTE COMO SENDO OS “SETE ESPÍRITOS DE DEUS” DIZ RESPEITO ÀS SETE CAPACITAÇÕES QUE DEUS PODE NOS CONCEDER PELO SEU ESPÍRITO, DESCRITOS EM ISAÍAS NO CAPÍTULO 11. E OS ANIMAIS (SERES VIVENTES) TAMBÉM DESCRITOS NO APOCALIPSE PODEM SIGNIFICAR (SE NÃO É ALGO LITERAL) A PLENITUDE DE TUDO AQUILO QUE FOI CRIADO POR DEUS (i.e, a natureza, os animais, os homens, etc), QUE LOUVARÃO E GLORIFICARÃO AO DEUS ETERNO, IMORTAL E TODO-PODEROSO POR TUDO O QUE ELE É E POR TODAS AS “SUAS GRANDES OBRAS” (Sl.107:8).
.
GRANDE ABRAÇO!