Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
Qual a sua religião?
Evangélico
Católico
Testemunha de Jeová
Espírita
Ateu
Mórmom
Macumbeiro
Satanista
Ver Resultados






Partilhe esta Página


JESUS É MIGUEL?
JESUS É MIGUEL?

JESUS É MIGUEL?

.

OLÁ, LUCAS.
Segundo uma religião(que esqueci o nome-acho que é ) fala que Jesus é o arcanjo Miguel. Isso é verdade?

Eu vou tentar entrar no Bate Papo na sala Católico para chamar eles pra cá para eu ver se eles vão te perguntar as coisas.
Que eu quero ver você refutando todos estes argumentos do Catoclismo inútil. (Marc, Mato Grosso – 15/01/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
NÃO É VERDADE QUE JESUS SEJA LITERALMENTE E EM ESSÊNCIA O ARCANJO MIGUEL EM PESSOA. A BÍBLIA FAZ UMA CLARA DIFERENCIAÇÃO ENTRE O ARCANJO MIGUEL E JESUS CRISTO. POR EXEMPLO, MIGUEL É O PRÍNCIPE DOS ISRAELITAS, ENQUANTO JESUS É O “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Ap.19:16), OU SEJA, UM PRÍNCIPE UNIVERSAL:
.
JESUS:
“Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Ap.19:16)
.
MIGUEL:
“Mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês [dos israelitas] (Dn.10:21)
.
OUTRA IMPORTANTE OBSERVAÇÃO É DE QUE EM NENHUMA VEZ NA BÍBLIA INTEIRA MIGUEL É RETRATADO COMO SENDO “REI DOS REIS” OU “SENHOR DOS SENHORES”, PORQUE ELE É SIMPLESMENTE UM ARCANJO – DE ELEVADA IMPORTÂNCIA – QUE PROTEGE A NAÇÃO ISRAELITA. OUTRA IMPORTANTE OBSERVAÇÃO (E QUE PROVA QUE MIGUEL NÃO É JESUS) É DE QUE MIGUEL É RELATADO COMO SENDO “UM DOS PRINCIPAIS PRÍNCIPES” (Dn.10:13). OU SEJA, ELE NÃO É O “ÚNICO PRÍNCIPE”, MAS UM DOS PRINCIPAIS. JAMAIS ISSO PODERIA SER IDENTIFICADO COM CRISTO, TENDO EM VISTA QUE ELE É EXALTADO ACIMA DE TODOS OS ANJOS, “FEITO TANTO MAIS EXCELENTE DO QUE OS ANJOS, QUANTO HERDOU MAIS EXCELENTE NOME DO QUE ELES” (Hb.1:4), POR ISSO A RESPEITO DE CRISTO É DITO QUE “TODOS OS ANJOS DE DEUS O ADOREM” (Hb.1:6).
.
“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia” (Dn.10:13)
.
EM LUGAR NENHUM A BÍBLIA FALA QUE JESUS É MERAMENTE “UM DOS PRINCIPAIS” PRÍNCIPES. AO CONTRÁRIO, A BÍBLIA AFIRMA CATEGORICAMENTE A SINGULARIDADE E DIVINDADE DO SENHOR JESUS (Jo.1:1; Rm.9:5; Tito 2:13; 2Pe.1:1; Jo.10:30; Jo.10:28; Hb.1:8). O PRÓPRIO DANIEL FAZ EM SEU LIVRO UMA CLARA DISTINÇÃO ENTRE JESUS E MIGUEL, POIS NÃO COLOCA OS DOIS COM O MESMO NOME DE CARACTERIZAÇÃO, AO CONTRÁRIO, IDENTIFICA JESUS COMO ALGO DISTINTO DE MIGUEL:
.
JESUS:
“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído” (Dn.7:13,14)
.
MIGUEL:
“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia” (Dn.10:13)
.
VEJA QUE JESUS É O “FILHO DO HOMEM” (Dn.7:13), IDENTIFICADO COMO AQUELE QUE TEM “TODO O DOMÍNIO, HONRA, REINO, SOBRE TODAS AS LÍNGUAS E NAÇÕES QUE O SERVEM, UM DOMÍNIO ETERNO QUE NÃO PASSARÁ... UM REINO QUE NÃO SERÁ DESTRUÍDO” (v.14); ENQUANTO, EM UM GRITANTE CONTRASTE, MIGUEL É SIMPLESMENTE IDENTIFICADO COMO UM DOS PRINCIPAIS PRÍNCIPES” (Dn.10:13), QUE AJUDA OS ISRAELITAS (Dn.10:21), E NÃO COMO O “FILHO DO HOMEM” E MUITO MENOS COM TODA A AUTORIDADE DESTE RELATADA ACIMA. OUTRA IMPORTANTE DISTINÇÃO OCORRE QUANDO, EM 2 TESSALONICENSES, PAULO NOS DIZ QUE JESUS DESCERÁ DOS CÉUS DEPOIS DA VOZ DO ARCANJO. ISSO SERIA IMPOSSÍVEL CASO JESUS FOSSE EXATAMENTE O PRÓPRIO ARCANJO, ISTO É, MIGUEL.
.
"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1Ts.4:16)
.
OU SEJA, DEPOIS DA VOZ DO ARCANJO (MIGUEL), É JESUS QUEM DESCE DOS CÉUS. AQUI HÁ OUTRA CLARA DISTINÇÃO ENTRE O ARCAJO [MIGUEL] E JESUS, QUEM DESCE DOS CÉUS PARA BUSCAR O SUA IGREJA. MAS A PRINCIPAL PROVA DE QUE JESUS NÃO É MIGUEL ENCONTRA-SE NO LIVRO DE JUDAS, NO VERSO 9, QUE DIZ:
.
“Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda" (Jd.9)
.
AQUI VEMOS OUTRA CLARA DISTINÇÃO ENTRE MIGUEL E JESUS. ORA, JESUS É DEUS E, PORTANTO, É ILÓGICO CRER QUE ELE (COMO DEUS) NÃO IRIA REPREENDER O DIABO, MAS DEIXAR PARA O SENHOR FAZER ISSO. SE MIGUEL ERA O PRÓPRIO DEUS (JESUS) ENTÃO SERIA ELE MESMO QUEM REPREENDERIA SATANÁS. O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO TEM A MESMA ESSÊNCIA. AMBOS PARTILHAM DA MESMA E ÚNICA DIVINDADE, DE MODO QUE É COMPLETAMENTE ANTI-LÓGICO IMAGINARMOS QUE UMA PESSOA DIVINA IRIA DEIXAR DE REPREENDER SATANÁS PARA OUTRA PESSOA DIVINA FAZER EXATAMENTE A MESMA COISA.
.
É ÓBVIO QUE O QUE O TEXTO DE JUDAS ESTÁ NOS MOSTRANDO É QUE UMA PESSOA SUPERIOR A MIGUEL (OU SEJA, DEUS) IRIA EFETUAR AQUILO QUE MIGUEL NÃO QUIS FAZER POR SER INFERIOR A DEUS, O QUE NO CASO É REPREENDER SATANÁS. ELE PREFERIU DEIXAR O ENCARGO PARA DEUS DO QUE TOMAR AS RÉDIAS DA SITUAÇÃO. ISSO NOS MOSTRA QUE MIGUEL NÃO TINHA NADA DE DIVINO, POIS SE MIGUEL FOSSE JESUS ELE SERIA DEUS E TERIA ELE MESMO REPREENDIDO O DIABO. ADEMAIS, EM MOMENTO ALGUM JUDAS RELACIONA MIGUEL COMO SENDO JESUS EM SUA EPÍSTOLA, E ELE FAZ ESSA DISTINÇÃO NO VERSO 9. ORA, QUE TIPO DE DEUS QUE SE OMITE E NÃO REPREENDE O DIABO? O PRÓPRIO FATO DE MIGUEL TER DEIXADO O TRABALHO DE REPREENDER SATANÁS PARA DEUS NOS MOSTRA CLARAMENTE QUE O PRÓPRIO MIGUEL NÃO ERA DEUS.
.
EXISTEM INÚMERAS OUTRAS PROVAS CLARAS DENTRO DA PALAVRA DE DEUS QUE NOS MOSTRAM QUE JESUS CRISTO É DEUS, E QUE É DISTINTO DE MIGUEL QUE É UM DOS PRINCIPAIS ARCANJOS. MIGUEL É IDENTIFICADO COMO O PRÍNCIPE DOS JUDEUS, ISTO É, AQUELE QUE PROTEGE O POVO ISRAELITA, ENQUANTO JESUS É UNIVERSALMENTE RECONHECIDO COMO SENDO O SENHOR E DEUS DE TODOS OS POVOS, POIS “TODO JOELHO SE DOBRARÁ E TODA LÍNGUA CONFESSARÁ QUE JESUS CRISTO É O SENHOR” (Fp.2:10). NUNCA EM TODA A BÍBLIA É DECLARADO A MIGUEL ALGUM ATRIBUTO DE DIVINDADE, ALGO QUE OCORRE CONSTANTEMENTE COM JESUS CRISTO. ALGUMAS OUTRAS DIFERENÇAS SUBSTANCIAIS SÃO:
.
1. Jesus é criador (João 1,3); Miguel é criatura (Colossenses 1,16);
2. Jesus é adorado por Miguel (Hebreus 1,6); Miguel não pode ser adorado (Apocalipse ou Revelação 22,8-9);
3. Jesus é o Senhor dos senhores (Apocalipse 17,14); Miguel é príncipe(Daniel 10,13);
4. Jesus é Rei dos reis (Apocalipse ou Revelação 17,14); Miguel é príncipe dos Judeus (Daniel 12,1);
5. Nenhum anjo alguma vez foi chamado por Deus como seu Filho (Hebreus 1,5-6) e Deus jamais disse "Assenta-te à minha direita" a os anjos (Hebreus 1:13);
6. Jesus não luta com Satanás nunca diretamente a sua palavra é suficiente para matar os demonios (Apocalipse ou Revelação 19, 19-21), Miguel se luta diretamente. (Apocalipse ou Revelação 12, 7-9 e 20, 1-2)
7. Um anjo é um mensageiro de Deus e Miguel lhe traz uma mensagem de Deus a Josue (Js 5,14).
8. O mesmo erro de Josué (Js 5,14) ao adorar um anjo foi o que cometeu João (Apocalipse ou Revelação 19,9-10);
9. O Filho de Deus por antonomásia não assumiu jamais uma natureza angélica (Hebreus 2,16);
10. Os anjos jamais recebem adoração (Colossenses 2, 18; Apocalipse ou Revelação 19,10; 22,9); Jesus recebe adoração de anjos: Hebreus 1,6; dos discípulos: Lucas 24,52; dos crentes: João 9,38; dos santos na glória: Apocalipse ou Revelação 7,9-10; eventualmente de todos: Filipenses 2,10-11; Mateus 9,18; 15,25;
11. Deus não partilha a sua glória com ninguém (Isaías 42,8). Jesus, não um anjo, partilha da glória de DEUS desde antes que o mundo existisse (João 17,5);
12. Os anjos são servos desde a sua criação (Hebreus 1,14); Jesus assumiu a condição de servo quando da sua kénosis (Filipenses 2,7).
.
ESTAS ÚLTIMAS DOZE OBSERVAÇÕES PODEM SER ENCONTRADAS AQUI NESTE LINK DA ENCICLOPÉDIA ONLINE, QUE TAMBÉM NOS OFERECE UM PARELELO DE EVIDÊNCIAS CONTRÁRIAS E A FAVOR DE MIGUEL SER OU NÃO JESUS. EU LHE PASSEI AQUI NESTAS POUCAS LINHAS A MINHA POSIÇÃO QUANTO A ISSO, E VOCÊ PODE CONFERIR LÁ OS OUTROS PONTOS DE VISTA E COMPARAR SE AS EVIDÊNCIAS SÃO MAIS SÓLIDAS DE UM LADO OU DO OUTRO. EM MINHA OPINIÃO, ESTOU PLENAMENTE CONVICTO DE QUE A IMPOSSIBILIDADE DE MIGUEL TRATAR-SE DE JESUS CRISTO É ALGO MUITO GRANDE, POIS A BÍBLIA FAZ CLARAS DISTINÇÕES ENTRE A PESSOA DE JESUS E A PESSOA DE MIGUEL, BEM COMO DISTINÇÕES CLARAS TAMBÉM DE CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS DE JESUS E DE MIGUEL.
.
QUANTO AO ASSUNTO DE CHAMAR OS CATÓLICOS DE LÁ PARA DEBATER AQUI, EU NÃO TENHO PROBLEMA NENHUMDE DEBATER COM SEJA COM O PAPA, COM O ARCEBISPO, OU SEJA LÁ COM QUE CATÓLICO QUE SEJA. PODE TRAZER TODOS OS CATÓLICOS AQUI SE QUISER.
.
FIQUE COM DEUS!