Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
Qual a sua religião?
Evangélico
Católico
Testemunha de Jeová
Espírita
Ateu
Mórmom
Macumbeiro
Satanista
Ver Resultados






Partilhe este Site...


DEUS SE ARREPENDE?
DEUS SE ARREPENDE?

DEUS SE ARREPENDE?

 

A paz meu irmão. Gostaria que você me tirase uma duvida, a bíblia diz que DEUS nao e filho do homem para que se arrependese, e em outras pasagens diz que DEUS se arrependeu, gostaria que voce me tirase essa duvida. (Demetrius Queiroz, Campina Grande/PB – 09/09/2011)

Resposta - OLÁ, DEMETRIUS.

A QUESTÃO DE “DEUS SE ARREPENDER” JÁ FOI EXPLANADA NO TÓPICO “A VERDADEIRA FACE DE DEUS”. VOU TRANSCREVER PARA CÁ PARTE DAQUILO QUE ESTÁ ESCRITO LÁ:

“Pensemos primeiramente sobre o possível arrependimento de Deus por ter criado o homem (Gn. 6.6). É preciso entender que esta é uma expressão antropomórfica, ou seja, sentimentos de Deus apresentados de forma a serem entendidos pelo homem comum. A idéia bíblica para arre¬pendimento é mudar de direção, ou de comportamento ante a admissão de algum pecado. No caso de Deus, mostra uma dor causada por traição ou quebra de aliança por parte do homem. O objetivo para o qual o homem existe, que é glorificar a Deus, não foi cumprido. "Arrependeu-se" é a palavra do vocabulário humano que mais se aproxima deste significado. Em ou¬tra ocasião Deus deixou de aplicar o castigo, por sentir profunda miseri¬córdia de seu povo. A expressão utilizada para mostrar este sentimento é "arrependeu-se" (Ex.32.14)”

NO ORIGINAL HEBRAICO, A PALAVRA TRADUZIDA COMO “ARREPENDER” É A EXPRESSÃO HEBRAICA PARA “ENTRISTECER”. DE FATO, ALGUMAS VERSÕES MAIS ATUALIZADAS JÁ TRADUZEM A MAIORIA DAS PASSAGENS POR “ENTRISTECER” (TAIS COMO A NTLH E A NVI). QUANDO A BÍBLIA DIZ QUE DEUS SE “ARREPENDEU”, É SIMPLESMENTE UM ANTROPOMORFISMO PARA DIZER QUE ELE SE ENTRISTECEU COM A ATITUDE DO HOMEM. POR EXEMPLO, DEUS “SE ARREPENDEU” (NO SENTIDO DE SE ENTRISTECER) COM A CRIAÇÃO HUMANA (Gn.6:7), MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE ELE SE ARREPENDEU NO SENTIDO LITERAL HUMANO, COMO CONHECEMOS HOJE.

SE FOSSE ASSIM DE FATO, BASTARIA QUE DEUS, SENDO TODO-PODEROSO, ANIQUILASSE PARA SEMPRE COM TODA A SUA CRIAÇÃO E PRONTO! O FATO DE DEUS NÃO TER DESTRUÍDO TODA A SUA CRIAÇÃO NOS MOSTRA QUE ESSE “ARREPENDER” ESTÁ EM UM SENTIDO ANTROPOMÓRFICO, SIGNIFICANDO QUE DEUS SE ENTRISTECEU COM OS PECADOS DOS SERES HUMANOS, MAS NÃO QUE ELE LITERALMENTE SE ARREPENDEU DE TÊ-LOS FEITO, QUERENDO VOLTAR ATRÁS EM SUA DECISÃO CASO PUDESSE.

DA MESMA FORMA, O CASO DE JONAS EM NÍNINE DEMONSTRA QUE OS NINIVITAS TIVERAM UMA MUDANÇA DE CORAÇÃO E, COM ISSO, DEUS DEIXOU DE PUNÍ-LOS CONFORME A SUA DESOBEDIÊNCIA, PASSANDO A ABENÇOÁ-LOS. ISSO SIGNIFICA QUE “DEUS MUDOU DE OPINIÃO”? CERTAMENTE QUE NÃO. ISSO SIGNIFICA, ANTES, QUE DEUS SEMPRE SOUBE DE ANTEMÃO O QUE IRIA FAZER. ELE ADIANTOU QUE IRIA PUNIR OS NINIVITAS CASO ELES CONTINUASSEM NA DESOBEDIÊNCIA, SABENDO QUE ISSO IRIA GERAR ARREPENDIMENTO NELES PARA A VIDA ETERNA.

DESTA FORMA, DEUS NÃO MAIS OS PUNIU. NOTE QUE NÃO HÁ UM “ARREPENDIMENTO” EM UM SENTIDO HUMANO E LITERAL COMO CONHECEMOS HOJE, MAS APENAS UMA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA ONDE UM SER ONISCIENTE DECIDE INTERVIR NOS ACONTECIMENTOS FÍSICOS DE ACORDO COM O COMPORTAMENTO HUMANO, POIS DEUS RESPEITA A NOSSA DECISÃO DE ESCOLHA, PELO LIVRE ARBÍTRIO QUE ELE NOS CONCEDEU.

PENSO EU QUE UMA BOA CONCLUSÃO ACERCA DE TUDO ISSO FOI EXPOSTO PELO GOT QUESTIONS:

“As Escrituras que aparentam ensinar que Deus se “arrependeu” são tentativas humanas de explicar as ações de Deus. Deus ia fazer algo, mas ao invés, fez outra coisa. Para nós, isso pode parecer uma mudança. Entretanto, para Deus, o qual é onisciente e soberano, não é uma mudança. Deus sempre soube de antemão o que iria fazer. Deus também sabia o que precisava fazer para que a humanidade agisse do jeito que Ele queria. Deus ameaçou Nínive com destruição, sabendo que isso traria arrependimento a esse povo. Deus ameaçou Israel com destruição, sabendo que Moisés iria interceder. Deus não lamenta as Suas decisões, mas é entristecido por como a humanidade reage a elas. Deus não se arrepende, mas ao invés, age consistentemente com Sua palavra em resposta a nossas ações”

PENSO QUE ISSO SEJA SUFICIENTE PARA ESCLARECER AS PASSAGENS QUE PARECEM DIZER QUE DEUS SE “ARREPENDE”, QUANDO LEVAMOS EM CONTA O ANTROPOMORFISMO ALI ESTABELECIDO, BEM COMO O CONTEXTO EM QUE ALI ESTÁ INSERIDO.

UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS!