Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
Qual a sua religião?
Evangélico
Católico
Testemunha de Jeová
Espírita
Ateu
Mórmom
Macumbeiro
Satanista
Ver Resultados






Partilhe esta Página


ENTENDENDO A TRINDADE
ENTENDENDO A TRINDADE

ENTENDENDO A TRINDADE

.

Se vc pudesse me esclarecer sobre a santissima trindade,pois não entra na minha cabeça que o Pai, o filho e o espirito santo sejam um unico Deus. Entendo assim: Deus éo Pai, Jesus é o filho amado do Pai ( porém está abaixo do pai) e o Espirito Santo é a força ativa de Deus o meio que ele usa para tocar o coração das pessoas). Estou errada??? Louco não é??? (Fernanda Pedroso, Piracicaba – 27/02/2010)

.

Resposta - É “MUITO LOUCO”, SIM...
MAS APESAR DA DIFÍCIL COMPREENSÃO DO QUE VENHA A SER A TRINDADE, ELA É SOBRETUDO BÍBLICA. ENTENDÊ-LA ERA DIFÍCIL ATÉ PRA MIM (CREIO QUE PARA TODO MUNDO SEJA), MAS VOU LHE MOSTRAR POR PONTOS PARA VER COMO FICA MAIS FÁCIL ESSA COMPREENSÃO. PRIMEIRAMENTE, DEIXA EU LHE PASSAR DUAS PASSAGENS BÍBLICAS QUE REVELAM TAL FATO:
.
“Batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt.28:19)
.
“Porque três são os que testificam no céu: O Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um” (1Jo.5:7)
.
TRABALHAREMPOS MAIS SOBRE ESTES DOIS VERSÍCULOS DEPOIS, POR ENQUANTO VOU POR PONTOS PARA TIRAR AS SUAS DÚVIDAS COM RELAÇÃO A TRINDADE:

.
.
PONTO 1: EXISTE UM SÓ DEUS
.
QUE EXISTE UM SÓ DEUS TODO MUNDO SABE :
.
“Há um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos”. (Ef.4:6)
.
“Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro”. (Is.45:22)
.
“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt.6:4)
.
EXISTE UM SÓ DEUS, A RELIGIÃO CRISTÃ É UMA RELIGIÃO MONOTEÍSTA. ISSO IMPLICA QUE SE A BÍBLIA DIZ EM ALGUM LUGAR QUE ALGUÉM ALÉM DE JAVÉ É DEUS, NÃO É PORQUE EXISTEM “DOIS DEUSES”, MAS SIM PORQUE AMBOS SÃO UM. QUANTO A ISSO VEREMOS MAIS ADIANTE, VAMOS PARA O PONTO DOIS:

.
.
PONTO 2: JESUS É DEUS
.
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (Jo.1:1)
.

“Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer” (Jo.1:18)

.
"Deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre" (Rm.9:5)
.
"Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" (Tito 2:13)
.
"Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" (2Pe.1:1)
.
“Eu e o Pai somos um”. (Jo.10:30)
.
"Senhor meu e DEUS meu". (Jo.20:28, Tomé dizendo a Jesus)
.
“Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (Jo.14:9)
.
Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.” (Hb.1:8)
.
“Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” (At.20:28)
.
“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado Emanuel, que é Deus conosco (Mt.1:23)
.
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, DEUS FORTE, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Is.9:6)
.
"Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" (Tito 2:13)

.

“Pois ele, embora sendo Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus” (Fl.2:6)
.

“Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Cl.2:9)
.
A CONCLUSÃO INEQUÍVOCA É QUE JESUS É DEUS. COMPLETANDO O PONTO UM, PERGUNTO: EXISTEM DOIS DEUSES? NÃO, UM SÓ. JESUS É DEUS? SIM, ISSO VIMOS NO PONTO DOIS. A CONCLUSÃO, ANALISANDO APENAS O PONTO UM COM O PONTO DOIS, É QUE DEUS SUBSISTE EM PELO MENOS DUAS PESSOAS: O PAI E O FILHO. ANTES DE PROVAR QUE O ESPÍRITO SANTO É DEUS TAMBÉM, VAMOS PARA O PRÓXIMO PONTO, TIRANDO MAIS UMA DÚVIDA SUA SE JESUS ESTÁ ABAIXO DO PAI COMO VOCÊ DIZ:

.

.
PONTO 3: JESUS NÃO ESTÁ ABAIXO DO PAI
.
ESSA CONCLUSÃO ERRÔNEA É TIRADA PELA FRASE DE JESUS: “O PAI É MAIOR DO QUE EU” (Jo.14:28). CONTUDO, ESTA PASSAGEM REFERE-SE AO TEMPO PRESENTE EM QUE JESUS HABITAVA CONOSCO NA TERRA. JESUS SE FEZ IGUAL A NÓS, MEROS SERES HUMANOS MORTAIS, E NA CONDIÇÃO DE HOMEM ELE NÃO SÓ SE FEZ MENOR DO QUE O PAI, MAS MENOR ATÉ DO QUE OS ANJOS:
.
“Tu o colocastes por pouco tempo em posição inferior à dos anjos.” (Hb.2:7)
.
REPARE TAMBÉM QUE O AUTOR COLOCA CLARAMENTE “POR POUCO TEMPO”. FOI APENAS POR POUCO TEMPO QUE JESUS SE TORNOU NÃO APENAS INFERIOR AO PAI, MAS TAMBÉM INFERIOR A TODOS OS ANJOS. POR QUE? PORQUE ELE TEMPORARIAMENTE ABRIU MÃO DE SUA NATUREZA DIVINA ENQUANTO ESTEVE CONOSCO NA TERRA:
.
“Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens” (Fl.2:7)
.
É NESTE ASPECTO QUE JESUS É INFERIOR A DEUS: QUANDO ELE ESTEVE EM SEMELHANÇA DE HOMENS. EM SUA NATUREZA DIVINA, CRISTO PARTILHA DAS MESMAS CONDIÇÕES DE DEUS PAI:
.
“Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus” (Fl.2:6)
.
ESSA REVELAÇÃO QUE O APÓSTOLO PAULO NOS TRAZ É DE CRUCIAL IMPORTÂNCIA. ALÉM DELE RELATAR A NATUREZA DIVINA DE CRISTO (“SUBSISTINDO EM FORMA DE DEUS”), ELE DIZ EM SEGUIDA:
.
“...não julgou como usurpação SER IGUAL A DEUS
.
PAULO É CLARO E ENFÁTICO: A NATUREZA DIVINA DE CRISTO É IGUAL A DE DEUS. NÃO É “UM POUCO MENOR”, NÃO É “INFERIOR A DO PAI”. É IGUAL A DELE. PAULO É BEM CLARO NISSO.
.
JESUS É DEUS (Jo.1:1; Rm.9:5; 2Pe.1:1; Tito 2:13; Jo.14:9; Jo.20:28; Jo.10:30; Jo.14:9; Hb.1:8; At.20:28; Mt.1:23; Is.9:6; Fl.2:6). ELE NÃO É UM “DEUSINHO PEQUENO” ENQUANTO O PAI É O “DEUSÃO GRANDÃO”. NÃO! JESUS É O “DEUS FORTE” (Is.9:6), E ELE E O PAI SÃO UM (Jo.10:30)! UM EM NATUREZA, PARTILHANDO DA MESMA NATUREZA DIVINA EM IGUALDADE (Fl.2:6). O FATO DE JESUS SER CHAMADO “FILHO DE DEUS” NÃO SIGNIFICA, DE MANEIRA NENHUMA, QUE A NATUREZA DIVINA DELE SEJA MENOR DO QUE A DE DEUS, E MUITO MENOS QUE ELE NÃO SEJA DEUS. TRÊS PESSOAS PARTILHAM DA MESMA NATUREZA DIVINA, O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO (Mt.28:19), E OS TRÊS SÃO UM (1Jo.5:7), EM PÉ DE IGUALDADE (Fl.2:6). AGORA VAMOS PARA O PRÓXIMO PONTO: A DIVINDADE E PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO:

.
.
PONTO 4: A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO
.
EMBORA EU TENHA PERCEBIDO QUE A SUA DÚVIDA NÃO FOSSE COM RELAÇÃO A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO, MAS SIM A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO, EU ACHO POR BEM COLOCAR ESSE PONTO TAMBÉM. ANALISE O SEGUINTE VERSO:
.
“Batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt.28:19)
.
ATRAVÉS DOS PONTOS 2 E 3, VIMOS QUE JESUS É DEUS E ESTÁ EM PÉ DE IGUALDADE COM O PAI EM PODER E EM DIVINDADE. AGORA PENSE COMIGO: SE O ESPÍRITO SANTO NÃO FOSSE DEUS, ELE ESTARIA SENDO COLOCADO JUNTO COM DUAS PESSOAS QUE PARTILHAM DA MESMA NATUREZA DIVINA? ABSOLUTAMENTE QUE NÃO! ISSO SERIA UMA HERESIA.
.
O ESPÍRITO SANTO É CHAMADO DE “ESPÍRITO DE DEUS” (Rm.8:14; Gn.1:2). PARA O ESPÍRITO SER DE DEUS, ELE TEM QUE SER DEUS.
.
“Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?” (At.5:3)
.
AQUI VEMOS QUE ANANIAS HAVIA MENTIDO AO ESPÍRITO SANTO. CURIOSO É O QUE ELE DIZ EM SEGUIDA, LOGO NO VERSO SEGUINTE:
.
“Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” (At.25:4)
.
É UMA DECLARAÇÃO CLARA DE QUE MENTIR AO ESPÍRITO SANTO É MENTIR A DEUS.
O ESPÍRITO SANTO É ONIPRESENTE:
.
“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.” (Sl.139:7-9)
.
O ESPÍRITO SANTO É ONISCIENTE:
.
“Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” (1Co.2:10)
.
O ESPÍRITO SANTO, SIM, É DEUS – THEOS (At.5:3-5). AGORA VAMOS PARA O PONTO CINCO:

.
.
PONTO 5: A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO
.
ESTE EU ACREDITO QUE SEJA UMA DAS MAIORES DIFICULDADES DE COMPREENSÃO. ISSO PORQUE É COMUM ACREDITAR-SE QUE O ESPÍRITO SANTO SEJA APENAS UM “SOPRO”, UM “VENTO”, UMA “ENERGIA” QUE DEUS TENHA COLOCADO EM NOSSOS CORAÇÕES. ESSA É UMA VISÃO COMUM (PORÉM, ERRADA) DO QUE É O ESPÍRITO SANTO. COMO VOCÊ MESMO DISSE, NAS SUAS PALAVRAS: “O ESPÍRITO É UMA FORÇA ATIVA”. QUERO DIZER QUE O ESPÍRITO SANTO É SIM UMA FORÇA, UMA ENERGIA QUE DEUS COLOCA EM NOSSOS CORAÇÕES, MAS ELE É MUITO, MUITO MAIS DO QUE ISSO. PARA COMEÇAR, O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA, UMA PESSOA ASSIM COMO O PAI, ASSIM COMO O FILHO, ASSIM COMO EU E COMO VOCÊ. COMO UMA VEZ DISSE BENNY HINN: “O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA TÃO OU MAIS REAL DO QUE EU OU VOCÊ”. O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA QUE TEM SENTIMENTOS, É POR ISSO QUE A BÍBLIA ENSINA A NÃO ENTRISTECERMOS AO ESPÍRITO SANTO:
.
E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” (Ef.4:30)
.
ORA, UMA “FORÇA ATIVA”, UM MERO “SOPRO” OU “VENTO”, NÃO PODE SER ENTRISTECIDO! APENAS UMA PESSOA, UMA PESSOA COM SENTIMENTOS, É QUE PODE SER ENTRISTECIDO! UM EXEMPLO: VOCÊ PODE FAZER COM QUE O AR FIQUE TRSITE? É CLARO QUE NÃO! O AR NÃO TEM SENTIMENTOS, É APENAS UMA FORÇA. COM O ESPÍRITO SANTO É EXATAMENTE A MESMA COISA: SE ELE FOSSE APENAS UMA “FORÇA ATIVA” DE DEUS, ENTÃO NÃO TERIA SENTIMENTOS. QUEM FICARIA TRISTE SERIA O PRÓPRIO DEUS, E NÃO O ESPÍRITO SANTO! CONTUDO, PAULO É BEM CLARO EM DIZER QUE NÓS PODEMOS DEIXAR O ESPÍRITO SANTO TRISTE. O ESPÍRITO SANTO TEM SENTIMENTOS PORQUE ELE É UMA PESSOA ASSIM COMO TODOS NÓS.
.
“Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.” (1Co.2:10)
.
AQUI PAULO É CLARO EM DIZER QUE O ESPÍRITO SANTO PENSA E SABE. MAS UMA DAS COISAS QUE EU CONSIDERO MAIS EVIDENTES PARA PROVAR QUE O ESPÍRITO SANTO NÃO É APENAS UMA FORÇA, MAS TAMBÉM UMA PESSOA, É O FATO DELE INTERCEDER POR NÓS:
.
“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.” (Rm.8:26)
.
“E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.” (Rm.8:27)
.
AGORA EU PERGUNTO: SE O ESPÍRITO SANTO NÃO É UMA PESSOA, MAS APENAS UMA “FORÇA ATIVA” OU UM “VENTO”, ENTÃO COMO É QUE ELE IRIA CONSEGUIR INTERCEDER POR NÓS??? ORA, ISSO SERIA IMPOSSÍVEL NA TEOLOGIA DOS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. É POR ISSO QUE ELES TIVERAM QUE ADULTERAR A BÍBLIA. VEJA MAIS ESTE:
.
“Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir” (Jo.6:13)
.
ORA, UMA PRESENÇA ATMOSFÉRICA NÃO PODE FALAR. UMA PESSOA, SIM!
.
JESUS SABIA MUITO BEM DISSO, AO DIZER: “Eu lhes pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre” (Jo.14:6)
.
O FATO AQUI É QUE O ESPÍRITO SANTO NÃO É APENAS UM “VENTO”, UM “SOPRO”, UM “FOGO”, UMA “POMBA BRANCA”, OU UMA “FORÇA ATIVA” COMO PENSAM MUITOS. ANTES, ELE É DEUS (Mt.28:19), É A TERCEIRA PESSOA DA TRINDADE (1Jo.5:7), E É UMA PESSOA (Jo.14:6), COM SENTIMENTOS (Ef.4:30), QUE FALA (Jo.6:13), QUE PENSA (1Co.2:10) E QUE MORA EM NOSSOS CORAÇÕES (Jo.14.6). O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA QUE POSSUI UMA PRESENÇA, UMA “ATMOSFERA” QUE EMANA DO PAI.

 

COLOQUEMOS MAIS ALGUNS ATRIBUTOS PESSOAIS DO ESPÍRITO SANTO:

.

1. O Espírito Santo ensina (Jo 14:26)
2. O Espírito Santo fala (Ap 2:7,11, 17)
3. O Espírito Santo guia (Gl 5:18; Rm 8:14)
4. O Espírito Santo clama (Gl 4:6)
5. O Espírito Santo convence (Jo 16:7, 8)
6. O Espírito Santo regenera (Jo 3:6; Tt 3:5)
7. O Espírito Santo testifica (Jo 15:26; Rm 8:16)
8. O Espírito Santo escolhe obreiros (At 13:2; 20:28)
9. O Espírito Santo julga (At 15:28)
10. O Espírito Santo advoga (Jo 14:16; At 5:32)
11. O Espírito Santo envia missionários (At 13:4)
12. O Espírito Santo convida (Ap 22:17)
13. O Espírito Santo intercede (Rm 8:26)
14. O Espírito Santo impede (At 16:6, 7)
15. O Espírito Santo Se entristece (Ef 4:30)
16. O Espírito Santo contende (Gn 6:3)

.
.
CONCLUSÃO:
.
BOM, AQUI EU TIREI AS SUAS DÚVIDAS SOBRE A TRINDADE EM CINCO PONTOS:
.
a) EXISTE UM SÓ DEUS
b) JESUS É DEUS
c) JESUS NÃO ESTÁ ABAIXO DO PAI
d) A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO
e) A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO
.
A CONCLUSÃO, JUNTANDO TODOS OS CINCO PONTOS, É DEUS SUBSISTE EM TRÊS PESSOAS: O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO. TODOS EM PÉ DE IGUALDADE, PARTILHANDO DA MESMA NATUREZA DIVINA. HÁ UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS. EIS AÍ A TRINDADE.
.
E VOLTANDO LÁ NAQUELE VERSÍCULO DO INÍCIO, QUE EU DISSE QUE IRIA TRABALHAR COM ELE NO FIM:
.
“Porque três são os que testificam no céu: O Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um” (1Jo.5:7)
.
ESTÁ AÍ NADA MAIS NADA A MENOS DO QUE UMA DECLARAÇÃO CLARA E INDUVIDÁVEL DA TRINDADE. OS TRÊS QUE TESTIFICAM NO CÉU SÃO:
.
a) O PAI
b) A PALAVRA (JESUS CRISTO) e
c) O ESPÍRTO SANTO
.
E ESTES TRÊS SÃO UM. TRÊS PESSOAS; UM SÓ DEUS. AMBOS PARTILHAM DO MESMO “NOME” DE DEUS:

.

“Batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt.28:19)
.
AGORA NÃO PARECE MAIS “TÃO LOUCO”... rsrsrs
.
ABRAÇOS.
.
“Porque três são os que testificam no céu: O Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um” (1 JOÃO 5:7)