ÍNDICE DO SITE

ROTEIRO DO SITE:
 
-Artigos sobre Existência de Deus e Veracidade da Bíblia:
 
A ORIGEM DO UNIVERSO - ...E surgiu o Universo: Acaso ou Projeto Divino? Qual a verdadeira importância da idade do Universo? A Teoria da Evolução anula as evidências do design inteligente?
 
EXISTÊNCIA DE DEUS (P1) – (1) Prova do Movimento; (2) Prova da Casualidade Eficiente; (3) Prova da Contingência; (4) Prova dos graus da perfeição dos entes; (5) Prova da existência de Deus pelo governo do mundo.
 
EXISTÊNCIA DE DEUS (P2) – (6) O Argumento Cosmológico e o acrônimo“SURGE”.
 
EXISTÊNCIA DE DEUS (P3) – (7) A Lei Moral; (8) O Primeiro Ser Vivo; (9) O Cérebro e Olho Humano.
 
EXISTÊNCIA DE DEUS (P4) – (10) Os Princípios Antrópicos.
 
O ARGUMENTO COSMOLÓGICO KALAM – (1) Tudo o que começa a existir tem uma causa para a sua existência; (2) O Universo começou a existir; (3) Portanto, o Universo tem uma causa para a sua existência.
 
O ARGUMENTO ONTOLÓGICO (P2) – Refutação de um texto ateísta que tenta refutar o Argumento Cosmológico.
 
O ARGUMENTO DA CONTINGÊNCIA – (1) Tudo o que existe tem uma explicação para a sua existência; (2) O Universo existe; (3) Portanto, o Universo tem uma razão para a sua existência.
 
O ARGUMENTO TELEOLÓGICO – (1) Todo projeto tem um projetista; (2) O Universo possui um conceito bastante complexo; (3) Portanto, o Universo teve um projetista.
 
O ARGUMENTO ONTOLÓGICO – (1) Deus existe no pensamento; (2) Deus é um ser possível; (3) Se algo existe no pensamento e podia existir na realidade, então podia ser maior do que é.
 
O ARGUMENTO DA MORALIDADE – (1) Se Deus existe, conceitos morais absolutos existem; (2) Conceitos morais absolutos existem; (3) Portanto, Deus existe.
 
EXISTEM MÚLTIPLOS UNIVERSOS? – Refutação da teoria neo-ateísta de que existem infinitos Universos, dos quais o nosso é apenas mais um.
 
QUEM CRIOU DEUS? – Respondendo a famosa pergunta dos ateus que questionam a origem de Deus.
 
TEÍSMO, ATEÍSMO OU PANTEÍSMO?– Como eu posso saber se o Deus Teísta é o verdadeiro?
 
ATEÍSMO, O MITO HISTÓRICO – A falta de lógica e de coerência do ateísmo a luz da ciência; Os mitos ateístas dos “Elos Perdidos”.
 
O ATEÍSMO É FALSEÁVEL? – (1) Deus é infalsificável; (2) Uma declaração não precisa ser falsificável para ser aceita como verdade; (3) O Princípio da Verificabilidade refuta a si mesmo; (4) O Ateísmo é falsificável; portanto, sua negação (teísmo) é verdadeiro.
 
330 PERGUNTAS AOS EVOLUCIONISTAS - 330 Perguntas para aqueles que creem cegamente na teoria de Charles Darwin responderem.
 
JESUS REALMENTE EXISTIU? - Testemunhos históricos e não-cristãos do século I e II da existência de Jesus Cristo e dos cristãos.
 
JESUS REALMENTE EXISTIU? (P2) - Refutando argumentos ateístas contra a existência histórica de Jesus Cristo e contra a autenticidade do Novo Testamento da Bíblia.
 
JESUS REALMENTE EXISTIU? (P3) - Refutando a alegação ateísta de que Jesus Cristo é um plágio de deuses mitológicos da antiguidade.
 
JESUS REALMENTE EXISTIU? (P4) - As evidências de Flávio Josefo sobre Jesus Cristo foram forjadas por copistas cristãos dos primeiros séculos?
 
JESUS REALMENTE EXISTIU? (P5) - Onze vídeos que refutam o documentário “Zeitgeist”, que, entre outras coisas, visa atacar a fé cristã e dizer que Jesus é um mito.
 
JESUS REALMENTE RESSUSCITOU? – Provas lógicas, históricas, racionais e filosóficas da ressurreição de Jesus Cristo.
 
JESUS REALMENTE RESSUSCITOU? (P2) - Prova científica da ressurreição de Cristo.
 
JESUS REALMENTE RESSUSCITOU? (P3) - Refutação de um artigo ateísta quanto à veracidade do Sudário de Turim.
 
JESUS REALMENTE RESSUSCITOU? (P4) - 23 Provas da Ressurreição de Jesus.
 
JESUS REALMENTE RESSUSCITOU? (P5) - Um documentário da Discovery Channel acerca da veracidade científica do Sudário de Turim.
 
A INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA - Provas da Inspiração Divina da Bíblia.
 
A ARQUEOLOGIA BÍBLICA - Inúmeras provas arqueológicas da historicidade dos relatos bíblicos.
 
AS PROVAS DO ÊXODO- Provas arqueológicas que comprovam os relatos bíblicos do Êxodo.
 
A AUTENTICIDADE DO NOVO TESTAMENTO - A confiabilidade, veracidade, autenticidade e precisão do Novo Testamento da Bíblia.
 
A AUTENTICIDADE DO NOVO TESTAMENTO (P2) - 10 Razões pelas quais os apóstolos não inventaram uma história.
 
PROFECIAS BÍBLICAS CUMPRIDAS - Profecias bíblicas que se cumpriram; Refutação de profecias bíblicas que teriam falhado.
 
A ARCA DE NOÉ ENCONTRADA (P1)– Provas consideráveis e avistamentos da Arca; As várias provas históricas do dilúvio em diferentes povos; O local onde se encontra a Arca de Noé.
 
PROVAS DO DILÚVIO GLOBAL E DA TERRA JOVEM - Documentário dublado em português que mostra provas e evidências científicas para a pouca idade da Terra e para a veracidade da existência de um dilúvio global no passado.
 
RESPOSTAS SOBRE O DILÚVIO - Refutação das teses anticristãs contra a existência do dilúvio; Solucionando “problemas”criados pelos ateístas.
 
 
-Artigos sobre Catolicismo:
 
DEZ PROVAS CONTRA A INTERCESSÃO DOS SANTOS - 10 Motivos para desacreditar na intercessão/mediação dos santos.
 
DEVEMOS FAZER IMAGENS DE ESCULTURA? - A confecção de imagens de escultura para prestação de culto é bíblica?
 
DIVERSOS TEMAS - Justificação: Fé ou Obras? O Purgatório é Bíblico? A Transubstanciação; O Celibato Clerical.
 
REFUTANDO O CATOLICISMO - Uma síntese de vários temas (divisões no catolicismo, inquisição, indulgências, missa, justificação pela fé, livros apócrifos) em que o Catolicismo Romano é refutado à luz da História e da Sagrada Escritura.
 
A IGREJA CATÓLICA É A IGREJA FUNDADA POR CRISTO? - Cristo fundou uma instituição humana? O que é a “Igreja”? É a Igreja Católica “una”? O papa é infalível? A Igreja de Roma apostatou? Quais são as provas da apostasia da Igreja Católica?
 
OS PLANOS DE SATANÁS E A ICAR - Relatos de um ex-satanista sobre os avanços dos planos de Satanás desde o início da Era Cristã e como ele implantou a semente do engano na Igreja.
 
A ORIGEM DA IGREJA CATÓLICA - A verdadeira origem desta instituição de 1700 anos, fruto de um sincretismo com as religiões pagãs do Império Romano.
 
CATOLICISMO OU PAGANISMO? (P1) - Provas históricas irrefutáveis do sincretismo católico-romano com as religiões pagãs do Império Romano, que resultou num paganismo disfarçado de "Cristianismo".
 
CATOLICISMO OU PAGANISMO? (P2) - Os deuses do paganismo e seus símbolos dentro do Catolicismo.
 
CATOLICISMO OU PAGANISMO? (P3) - Prostituindo o verdadeiro evangelho: o sincretismo com a Umbanda e Cadomblé.
 
CATOLICISMO OU PAGANISMO? (P4) - As alianças profanas do Catolicismo.
 
CATOLICISMO OU PAGANISMO? (P5) - A adoração e obsessão pelos mortos.
 
O PAPA E O ALCORÃO - Papa João Paulo II beijando publicamente o Alcorão, livro que manda matar e exterminar os cristãos.
 
A SOLA SCRIPTURA (P1) - Defendendo o ensinamento de que o ensino apostólico não estava sujeito a acréscimos doutrinários ao longo dos séculos.
 
A SOLA SCRIPTURA (P2) - Cinco provas rápidas e irrefutáveis a favor da Sola Scriptura.
 
A SOLA SCRIPTURA (P3) - Defesa da Sola Scriptura à luz de 2ª Timóteo 3:15-17 e a refutação da “tradição oral”.
 
OS PAIS DA IGREJA E A SOLA SCRIPTURA – Um longo estudo sobre a crença na Sola Scriptura (=somente a Escritura como regra de fé) nos escritos dos Pais primitivos, provando incontestavelmente que eles criam na mesma base e princípio da Reforma Protestante do século XVI.
 
DESMASCARANDO OS LIVROS APÓCRIFOS (P1)- Provando pelos escritos dos Pais da Igreja que os livros apócrifos acrescentados nas Bíblias católicas eram rejeitados pela Igreja até o Concílio de Trento, no século XVI, em resposta à Reforma, para subsidiar as falsas doutrinas da Igreja de Roma.
 
DESMASCARANDO OS LIVROS APÓCRIFOS (P2)- Continuação da parte 1, com outros vários testemunhos dos Pais da Igreja a este respeito.
 
DIÁLOGO ENTRE EVANGÉLICO E CATÓLICO SOBRE O CÂNON - Um debate em forma de diálogo entre evangélico e católico, onde ambos expõem seus argumentos pelos quais creem que os apócrifos devem ou não serem incluídos na Bíblia canônica.
 
DIÁLOGO SOBRE A DIVISÃO PROTESTANTE- Um debate em forma de diálogo entre evangélico e católico sobre o tema da divisão entre as igrejas evangélicas, argumento tão usado pelos católicos. Será mesmo que seus argumentos procedem em um debate?
 
MARIOLATRIA - Os títulos atribuídos a Maria são bíblicos? Maria nunca pecou? Maria teve outros filhos além de Jesus? Maria é mãe de Deus?
 
CRONOLOGIA DAS INOVAÇÕES DOUTRINÁRIAS SOBRE MARIA-Uma extensa cronologia que mostra como que a Igreja Católica foi, ao longo dos séculos, acrescentando diversos mitos, dogmas e ensinos sobre Maria inconsistentes com a Bíblia e que jamais foram pregados pelos apóstolos.
 
A "INTERCESSÃO" DE MARIA - Refutando a alegação católica de que Jesus realizou o milagre da transformação da água em vinho pela intercessão de Maria; demonstrando que Maria não é nossa intercessora, nem nunca foi.
 
TU ÉS PEDRO... A MINHA IGREJA - O que é a“Igreja”? Esclarecimento da passagem de Mt.16.18; Pedro esteve em Roma? O silêncio e a gramática; O papa existe? As Chaves de Pedro e o “ligar e desligar”no Reino dos Céus; O “Apascenta as minhas ovelhas”; Pedro era superior aos demais discípulos?
 
MATEUS 16:18 E O ORIGINAL GREGO - Refutando o versículo-chave utilizado pelos papistas para sustentar a tese de que Pedro é a pedra na qual a Igreja está fundamentada; demonstrando pelo original grego inúmeras provas pelas quais é Jesus Cristo o nosso único fundamento, à luz do próprio texto de Mateus 16:18.
 
A MISSÃO SECRETA DE PEDRO - Pedro em Roma: Disfarçado ou em Missão Secreta?; Desmascarando completamente o mito da Igreja Católica de que Pedro era papa em Roma.
 
PEDRO NUNCA FOI BISPO DE ROMA - Provando historicamente pelos escritos dos Pais da Igreja que Pedro jamais foi bispo da comunidade de Roma; provando historicamente, pela Sagrada Escritura, que Pedro não pisou em Roma senão no final de sua vida; extensa cronologia histórica da vida de Pedro.
 
205 PROVAS CONTRA O PRIMADO DE PEDRO - Contém um elaborado de 205 provas na Escritura Sagrada que desmontam o mito do primado de Pedro e de seu suposto episcopado em Roma, durante 25 anos. Divide-se em quatro partes principais: (1) A suposta supremacia de Pedro sobre os demais apóstolos em geral; (2) A suposta supremacia de Pedro sobre João; (3) A suposta supremacia de Pedro sobre Paulo; (4) O suposto primado de Pedro em Roma.
 
PEDRO É O CHEFE DOS APÓSTOLOS? - Debate com católico sobre o primado de Pedro: Atos 24:5 diz que Paulo era “o líder” ou somente “um dos líderes” da “seita dos nazarenos”?
 
O CONCÍLIO LIDERADO POR TIAGO - Provando por inúmeros argumentos que foi Tiago, e não Pedro, quem liderou o Concílio de Jerusalém, registrado em Atos 15. Derrubando de uma vez por todas o sonho católico de que o líder era Pedro.
 
O PEDRO DE ROMA E O PEDRO DA GALILEIA - Desmascarando os mitos que foram surgindo em torno da pessoa de Pedro através dos ensinos advindos das tradições católicas; resgatando o verdadeiro Pedro - falível, humano e pecador - da Galileia.
 
PAULO NÃO CITOU PEDRO PORQUE ESTAVA VIAJANDO - Refutando as diversas “saídas” encontradas pelos apologistas católicos em suas desesperadas tentativas de conseguirem justificar o fato de que Paulo nunca cita Pedro em Roma em suas cartas que ele escreve de Roma ou para os romanos.
 
CIPRIANO DE CARTAGO E A CÁTEDRA DE PEDRO-Cipriano defendeu o primado do bispo de Roma? Ele era adepto da ideia de uma primazia universal do papa? Que conclusões podemos tirar da briga entre Cipriano e Estêvão, o bispo de Roma?
 
A HISTÓRIA NEGRA DOS PAPAS - A História do Papado que a Igreja Católica não conta.
 
PURGATÓRIO (P1) - Refutando as alegações utilizadas pelos católicos para a existência deste lugar e provando pelas Escrituras e inexistência desta lenda.
 
REFUTANDO O PADRE PAULO RICARDO - Deitando por terra as falácias e heresias deste padre ‘idolatrado’ pelos católicos: ir direto a Deus é ser “orgulhoso”? Precisamos passar pelo panteão de “santos”para chegarmos a Deus?
 
DEBATE COM RAFAEL RODRIGUES - Debate com o dono do “Apostolado Sã Doutrina” sobre o tema de a Igreja Católica ser a Igreja de Cristo e Maria ser considerada “salvadora” e “co-redentora” pelo catecismo católico.
 
DEBATE COM RAFAEL RODRIGUES (2) - Debate com católico sobre o primado de Pedro: 1ª Pedro 5:1 diz que Pedro era “presbítero como eles” ou somente um ancião? Presbítero é um cargo na Igreja ou somente uma pessoa velha?
 
MEU DEBATE COM UM FREI - As três partes de um debate com um frei católico.
 
 
-Artigos sobre Catolicismo em meu outro blog:
 
*Obs: Estes artigos irão lhe redirecionar ao meu blog: “Heresias Católicas”.
 
O QUE É A “IGREJA”? – A Igreja de Cristo é uma instituição religiosa centralizada em Roma ou é a reunião de todos os crentes em Cristo Jesus que pregam e vivem conforme a Sua Palavra, independentemente de instituições religiosas?
 
CATÓLICOS TAMBÉM ADOTAM A SOLA SCRIPTURA – Provando que os católicos também são“Solascripturistas” quando lhes convém, especialmente em relação ao Antigo Testamento, rejeitando a tradição oral dos mestres da lei e ficando com o conceito de Sola Scriptura (e ainda não querem que os evangélicos façam o mesmo com o Novo!).
 
O LIVRE EXAME APOIADO PELA BÍBLIA– Provando biblicamente que o livre exame das Escrituras é aprovado e recomendado por Jesus Cristo e pelos apóstolos do Senhor.
 
OS HORRORES DA TRANSUBSTANCIAÇÃO – Como os concílios católicos abordam o tema da transubstanciação e como a Bíblia se refere à Ceia do Senhor em direto contraste com a doutrina católica sobre a eucaristia.
 
COMO A IGREJA CATÓLICA TRATAVA A BÍBLIA – Provando por documentos históricos que a Igreja Romana perseguia as Escrituras, as escondia dos leigos, caçava até nas cavernas e esconderijos os leigos que a liam e condenavam à fogueira os que a traduziam para uma língua vernácula, a fim de que o povo a pudesse ler.
 
DEZ PERGUNTAS SOBRE PEDRO QUE NENHUM CATÓLICO RESPONDE – Dez perguntas sobre o primado de Pedro para refletir (e, se possível, responder!).
 
MOTIVOS PARA DESACREDITAR NA INTERCESSÃO DOS SANTOS – Mostrando diversas razões e argumentos bíblicos e lógicos pelos quais a intercessão dos santos já falecidos é inconsistente biblicamente, e, portanto, uma heresia.
 
O PURGATÓRIO EXISTE? – Provando biblicamente que o purgatório não passa de uma lenda católica e refutando os argumentos católicos sobre o mesmo.
 
OS TÍTULOS DE MARIA À LUZ DA BÍBLIA – O catolicismo atribui os mais diversos títulos de honra e função à Maria na Igreja. Mas será que estes títulos subsistem à luz da Bíblia Sagrada?
 
ANALISANDO AS“PROVAS” DA INTERCESSÃO DOS SANTOS – Refutando as interpretações católicas defeituosas de algumas passagens isoladas da Escritura que são utilizadas de pretexto para justificar tal prática.
 
DEVEMOS BATIZAR OS BEBÊS? – Provando biblicamente que o batismo é somente para pessoas que já tem idade suficiente para aceitar Cristo Jesus como Senhor e Salvador pessoal da sua vida, e refutando as alegações católicas utilizadas para este fim.
 
OS LIVROS APÓCRIFOS ADMITEM QUE SÃO APÓCRIFOS – Mostrando pelos próprios livros apócrifos nas Bíblicas católicas que seus autores admitem que os mesmos não fazem parte do cânon bíblico nem tampouco tem inspiração divina.
 
DESAFIO AOS CATÓLICOS SOBRE A INTERCESSÃO DOS SANTOS – O catecismo católico ensina que devemos rezar a Maria. Diante disso, um dilema está montado a fim de descobrirmos exatamente em que ocasião que orar diretamente a Jesus não dá certo, mas se orarmos a Maria sim.
 
“E NÃO A CONHECEU ATÉ QUE...” – Mostrando que uma única passagem bíblica já é suficiente para derrubar por completo o dogma da virgindade perpétua de Maria.
 
MATEUS 16:18 E O FUNDAMENTO DA IGREJA – Os católicos afirmam que Pedro é o fundamento da Igreja, mas biblicamente a Igreja está edificada sobre uma outra pedra...
 
SANTO AGOSTINHO E A PEDRA DE MATEUS 16:18 – Provando que Santo Agostinho cria que a pedra em questão era Jesus, e não Pedro, como creem os católicos.
 
OS PAIS DA IGREJA E O CÂNON BÍBLICO (P1) – Provando que os Pais da Igreja rejeitavam com vigor o cânon bíblico católico e aceitavam o mesmo número de livros canônicos que os evangélicos adotam hoje.
 
OS PAIS DA IGREJA E O CÂNON BÍBLICO (P2) – Segunda parte do estudo que mostra que os Pais da Igreja adotavam o cânon aceito pelos evangélicos.
 
A SOLA SCRIPTURA NOS PAIS DA IGREJA (P1) – Diversas citações dos Pais da Igreja que provam que eles adotavam o conceito de Sola Scriptura em seus ensinos.
 
A SOLA SCRIPTURA NOS PAIS DA IGREJA (P2) – Outras inúmeras citações que complementam o artigo anterior.
 
A SOLA SCRIPTURA NOS PAIS DA IGREJA (P3) – O complemento final aos outros dois artigos com outras citações patrísticas em favor do princípio bíblico-cristão da Sola Scriptura.
 
SOMENTE A FÉ – Provando biblicamente a doutrina da Sola Fide, de que somente a fé justifica.
 
CALÚNIAS DOS PAPAS – Declarações ditas pelos papas ou sobre os papas que revelam uma verdadeira idolatria ao mesmo, reivindicando um local que não lhe é devido.
 
A HISTÓRIA NEGRA DOS PAPAS (P1) – Os crimes mais absurdos e as maiorias blasfêmias já cometidas por papas em sua história, que os católicos ainda não sabem.
 
A HISTÓRIA NEGRA DOS PAPAS (P2) – Continuação do artigo anterior sobre a verdadeira história dos papas que a Igreja Católica não conta.
 
OS PAIS DA IGREJA E A TRANSUBSTANCIAÇÃO (P1) – Diversas citações dos Pais da Igreja que provam que eles não criam na doutrina da transubstanciação dos elementos da Ceia, conforme ensina o catolicismo romano hoje.
 
OS PAIS DA IGREJA E A TRANSUBSTANCIAÇÃO (P2) – Outras citações de outros Pais da Igreja referente ao mesmo tema.
 
MULHER, EIS AÍ O TEU FILHO – Provando que essa declaração de Cristo, ao entregar sua mãe aos cuidados de seu discípulo amado, argumento muito usado por apologistas católicos, em nada corrobora com o dogma antibíblico da virgindade perpétua de Maria.
 
DESMASCARANDO A IDOLATRIA CATÓLICA – Provas incontestáveis de que as práticas católicas aos seus santos são inconfundíveis com as práticas dos pagãos aos seus deuses, pois trata-se da mesma coisa.
 
A IGREJA CATÓLICA É“UNA”? – Provando que a Igreja Romana está muito longe de poder se dizer “una”, mas é dividida e a causa de divisões ao longo de toda a sua história, tanto no passado como no presente.
 
QUAL DESSAS É A“ÚNICA IGREJA DE CRISTO”? – Os católicos amam mostrar listas enormes com diversas denominações protestantes existentes, mas esquecem de mencionar que o mesmo ocorre com a igreja deles.
 
O CELIBATO OBRIGATÓRIO DOS SACERDOTES – Provando biblicamente que o celibato para o sacerdote deve ser algo opcional do próprio sacerdote, e não algo obrigatório.
 
O QUE ERA A VERDADEIRA “TRADIÇÃO APOSTÓLICA”? (P1) – Provando que o que os Pais da Igreja chamavam de “tradição” não tem absolutamente nada a ver com a tradição oral extra-bíblica inventada pelo catolicismo a fim de servir de base para as suas falsas doutrinas.
 
 
 
O SIGNIFICADO DE“IGREJA CATÓLICA” NOS PAIS DA IGREJA – Provando que aquilo que os Pais da Igreja chamavam de “Igreja Católica” não tem qualquer ligação com o que a Igreja Católica Romana é hoje.
 
OS PAIS DA IGREJA CONTRA A IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA – Provando que os Pais da Igreja rejeitavam o dogma da imaculada conceição de Maria e criam que Jesus Cristo foi o único humano que jamais pecou.
 
JOÃO 6 E A TRANSUBSTANCIAÇÃO (P1) – Refutando a interpretação católica de João 6 sobre a transubstanciação.
 
JOÃO 6 E A TRANSUBSTANCIAÇÃO (P2) – Segunda parte do artigo.
 
JOÃO 6 E A TRANSUBSTANCIAÇÃO (P3) – Terceira parte do artigo.
 
JOÃO 5 E A TRANSUBSTANCIAÇÃO (P4) – Quarta parte do artigo.
 
JOÃO 6 E A TRANSUBSTANCIAÇÃO (P5) – Quinta parte do artigo.
 
MARIA ESMAGA A CABEÇA DA SERPENTE – Refutando a interpretação católica de Gênesis 3:15, em que eles ensinam que é Maria, e não Jesus, quem esmaga a cabeça da serpente.
 
O ORIGINAL HEBRAICO DE GÊNESIS 3:15 – Provando pelo original hebraico que o sujeito está no masculino, e não no feminino. Portanto, a referência não pode se tratar de Maria, mas de Jesus sim.
 
PERGUNTAS PARA OS CATÓLICOS SOBRE ORAÇÃO E INTERCESSÃO – Nove perguntas aos católicos sobre rezas e a intercessão dos santos.
 
O PAGANISMO DA IGREJA CATÓLICA – Provando que o panteão de deuses romanos daquele império pagão é o mesmo panteão de santos do catolicismo romano.
 
ADULTERAÇÕES CATÓLICAS NOS ESCRITOS DE CRIPRIANO – Provando que as evidências católicas de um primado universal do bispo romano nos escritos de Cipriano são fraudes e falsificações perpetuadas por inexperientes apologistas romanos.
 
O PAPA GREGÓRIO MAGNO REJEITOU O TÍTULO DE “PAPA UNIVERSAL”? – Provando que o bispo de Roma Gregório Magno rejeitou o título que hoje é concedido ao papa de Roma, o de“bispo [ou papa] universal”, considerando-o como um nome de blasfêmia que nenhum cristão pode arrogar para si mesmo.
 
A ARCA DA ALIANÇA JUSTIFICA A IDOLATRIA CATÓLICA? – A arca da aliança muitas vezes é usada como argumento para a liberação da fabricação de imagens de escultura pela Igreja Romana, embora tal prática seja claramente proibida pela Bíblia. Mas tal alegação em cima da Arca realmente procede?
 
MARIA, CHEIA DE GRAÇA. E OS OUTROS, COMO FICAM? – Provando que a expressão “cheia de graça” não implica de forma nenhuma que Maria é imaculada, provando que o grego diz “agraciada” em sua forma original e provando também que todos os cristãos são cheios de graça e não possuem uma “graça incompleta” ou “pela metade”.
 
BREVE RESUMO DE HERESIAS CATÓLICAS (P1) – Cinco heresias católicas refutadas brevemente: (1) Imaculada conceição de Maria; (2) Celibato obrigatório dos sacerdotes; (3) Pedro foi o primeiro papa; (4) A existência do purgatório; (5) A primazia do bispo romano.
 
BREVE RESUMO DE HERESIAS CATÓLICAS (P2) – Mais cinco heresias católicas refutadas brevemente: (1) Transubstanciação; (2) Intercessão dos santos; (3) Maria Co-Redentora; (4) Cânon bíblico com 73 livros; (5) Condenação do livre exame das Escrituras.
 
BREVE RESUMO DE HERESIAS CATÓLICAS (P3) – Outras cinco heresias católicas refutadas brevemente: (1) Pedro é a pedra sobre a qual a Igreja está edificada; (2) Imortalidade da alma; (3) Batismo infantil; (4) Os Pais da Igreja eram católicos romanos; (5) Preterismo.
 
BREVE RESUMO DE HERESIAS CATÓLICAS (P4) – Mais cinco heresias católicas refutadas brevemente: (1) Maria é mãe de Deus; (2) Culto às imagens; (3) A Igreja Católica é “una”; (4) Batismo por aspersão; (5) Inferno de tormento eterno.
 
BREVE RESUMO DE HERESIAS CATÓLICAS (P5) – As últimas cinco heresias católicas refutadas: (1) Prostrar-se diante de imagens; (2) Culto de dulia e hiperdulia; (3) Virgindade perpétua de Maria; (4) Maternidade espiritual de Maria; (5) Os papas são santos.
 
2ª TIMÓTEO 3:14-17 E A SOLA SCRIPTURA – O texto de Paulo em 2ª Timóteo 3:14-17, dizendo que toda Escritura é inspirada e capaz de fazer o homem de Deus apto e plenamente capacitado para toda boa obra é uma prova conclusiva a favor da Sola Scriptura? O que o original grego tem a nos dizer sobre isso?
 
JERÔNIMO CRIA NA PRIMAZIA DO BISPO ROMANO? – Provando que Jerônimo, um grande Pai da Igreja primitiva, não cria na jurisdição universal do bispo de Roma, mas tratava todos os bispos em igualdade.
 
SETE PERGUNTAS AOS CATÓLICOS SOBRE INTERCESSÃO – Com uma lista de santos e suas funções de cura de doenças no catálogo de santos da Igreja Católica, expus sete perguntas aos apologistas católicos de plantão.
 
A SANTA INQUISIÇÃO – Vídeo que mostra alguns dos terrores e das torturas que envolvia esse monstruoso instrumento de morte através da Igreja de Roma.
 
DIFERENÇA ENTRE PETRUS E PETRA – Mostrando aos católicos a diferença no grego entre petrus e petra, mostrando o porquê que a Igreja está edificada sobre Cristo, a petra, a grande rocha de firmamento, e não sobre petrus, que é Pedro, um “fragmento de pedra”.
 
A IGREJA CATÓLICA É UMA SEITA? – As doutrinas pregadas pela Igreja Romana são fundamentais para a perda da salvação? É possível um católico ser salvo? E nas outras igrejas, quais erram nos princípios primários da salvação e quais erram apenas em questões secundárias?
 
MARIA É MÃE DE DEUS (THEOTÓKOS)? – Provando biblicamente, logicamente, racionalmente e documentalmente que Maria não é mãe de Deus e que nenhum dos apóstolos creu nisso.
 
OS IRMÃOS DE JESUS ERAM PRIMOS? – Refutando pelo grego as afirmações católicas de que os irmãos de Jesus eram, na verdade, seus primos.
 
OS PROBLEMAS DA INFALIBILIDADE PAPAL – Artigo de Norman Geisler que mostra as inconsistências da crença católico-romana na infalibilidade de seu sumo pontífice em matéria de fé em ex cathedra.
 
CRENTE PODE FUNDAR IGREJA SEM SUCESSÃO APOSTÓLICA? – Refutando as alegações católicas de que os evangélicos não podem fundar igrejas e suas igrejas não tem qualquer validade já que carecem daquilo que eles chamam de “sucessão apostólica”, e provando que os próprios Pais da Igreja tinham em mente um conceito totalmente diferente daquilo que seria tal sucessão.
 
OS MILAGRES NA IGREJA CATÓLICA SÃO DE DEUS? – Provando que nem todo milagre provém de Deus, que Satanás também tem poder para realizar milagres e que o verdadeiro milagre só pode ser identificado se está em consonância com os ensinamentos da Palavra de Deus.
 
PEDRO ERA SUPERIOR AOS DEMAIS? (P1) – Provando biblicamente que Pedro não se identificava como “papa” ou “sumo pontífice”, mas tão somente como um “presbítero assim como vocês”, e não“superior a vocês”, e que essa igualdade é realçada pelo fato de que os cargos de Pedro não eram exclusivos dele, mas partilhados igualmente por outros da Igreja.
 
PEDRO ERA SUPERIOR AOS DEMAIS? (P2) – Provando pelo original grego que Pedro designava a si mesmo como sendo “sumpresbuteros” (i.e, presbítero em igualdade), e não “archipresbuteros”(i.e, presbítero superior) em relação aos demais presbíteros.
 
REFUTANDO AS DEMÊNCIAS DO PIMPOLHO FAKENANDO NASCIMENTO – Várias mentiras deste católico que se diz “apologista” sendo refutadas: (1) Suas falsificações das obras de Cipriano em favor de um primado do bispo de Roma; (2) Suas afirmações sobre a primazia da Sé Romana supostamente expressa na carta de Paulo aos romanos; (3) Suas calúnias pessoais contra mim; (4) Suas demais alegações sobre Pedro e o papado.
 
ATENÇÃO: UM NOVO PAPA VEM AÍ! – Artigo sobre a politicagem envolvendo o Vaticano na escolha do novo papa, em especial sobre a dificuldade de um papa negro obter o cargo.
 
O PAPA PIO IX ERA NEGRO? – REFUTANDO MAIS DEMÊNCIAS DE FAKENANDO NASCIMENTO – Desmentindo a afirmação de que o papa Pio IX teria sido um papa negro na história da Igreja Católica, neste artigo trago provas incontestáveis de que tal afirmação é mentirosa e reitero a posição histórica de que este papa era branco assim como todos os demais papas na história da Igreja Romana.
 
DESMASCARANDO OUTRAS CALÚNIAS DO PIMPOLHO – Refutando afirmação mentirosa deste sujeito sobre o meu site.
 
REFUTANDO FAKENANDO NASCIMENTO E FARAEL RODRIGUES SOBRE O CONCÍLIO DE NICEIA E AS “FALSIFICAÇÕES”DO LUCAS BANZOLI – Eu “falsifiquei” o Cânon VI do Concílio de Niceia? O que dizem a este respeito os demais sites de apologética católica, ortodoxa e protestante? O que temos a inferir a partir deste Cânon VI? Este cânon reitera que a jurisdição do bispo romano está limitada à própria Roma ou ensina, ao contrário, que Roma tem jurisdição universal?
 
 
-Artigo sobre as Testemunhas de Jeová:
 
SEITAS – TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - Jesus é Deus?; A Divindade e Personalidade do Espírito Santo; A Trindade; A confusão dos “144 mil”.
 
ENTENDENDO A TRINDADE - Diversas provas bíblicas da divindade de Pai, Filho e Espírito Santo, que são o Deus Único.
 
 
-Artigos sobre o Espiritismo:
 
SEITAS - ESPIRITISMO - Provando biblicamente que o Espiritismo está errado; Provando logicamente que o Espiritismo está errado.
 
SEITAS - ESPIRITISMO (P2) - Mostrando incoerências na doutrina espírita e revelando um Deísmo escondido por detrás do Kardecismo, que exclui o livre-arbítrio e a validade do sacrifício vicário de Cristo Jesus na cruz do Calvário.
 
 
-Artigo sobre Islamismo:
 
SEITAS - ISLAMISMO - Os ditos“milagres” de Maomé; O sacrifício de Isaque e o sacrifício vicário de Cristo; O que de fato aconteceu com Maomé.
 
 
-Artigos sobre Vida Cristã:
 
*Obs:Alguns destes artigos poderão lhe redirecionar a meu blog: “O Cristianismo em Foco”.
 
RELIGIOSIDADE E VIDA CRISTÃ - Como deve ser a vida de um verdadeiro cristão? Religiosidade é algo bom ou ruim?
 
COMO VENCER O PECADO - Meu livro sobre a questão do pecado (em PDF).
 
A VERDADE ABSOLUTA EXISTE? - Será que existe um padrão absoluto de verdade ou todas as verdades são relativas?
 
OS HOMENS SÃO MAUS – O homem é naturalmente bom ou mau por natureza?; Existe uma lei ou padrão de consciência no ser humano? Qual a explicação para a maldade humana?
 
MURMURAÇÃO OU ADORAÇÃO? - Demonstrando biblicamente o significado da fé e expondo a principal causa de tropeço dos cristãos atuais: a murmuração.
 
RAÍZES DE AMARGURA - Como a falta da liberação do perdão afeta a produtividade do cristão e cria em seu interior raízes de amargura, que, brotando, causam perturbação a muitos.
 
SACRIFÍCIOS QUE AGRADAM A DEUS – Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – Os sacrifícios em nossa vida cristã que fazemos em honra a Deus; Amputar membros do corpo é uma linguagem literal ou simbólica?; Qual foi o sacrifício extremo que o próprio Deus fez em nosso favor?
 
A TENTAÇÃO NO ÂMBITO DA CARNE, MENTE E ESPÍRITO - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – Como a carne, a mente e o Espírito atuam na hora da tentação, com base no que o apóstolo Paulo escreve em Romanos 7:14-25 – “pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico” (v.19).
 
O NASCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PECADO - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – Como o pecado nasce e como controla-lo e vencê-lo, com base no que o apóstolo Tiago escreve em Tiago 1:14,15.
 
A IMPORTÂNCIA DE BUSCAR A DEUS - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – Se sujeitar a Deus e resistir ao maligno; Sendo transformados de glória em glória; O princípio da oração e o princípio da busca a Deus.
 
OS TRÊS PILARES DA FÉ - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – Os três principais meios de adoração a Deus: a oração, o louvor e a leitura da Palavra. Um exame de cada um destes três aspectos de um âmbito mais profundo.
 
A GRAÇA DE DEUS - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – Vencendo o pecado com a ajuda da Graça de Deus; Sem a graça de Deus não podemos vencer mal algum; A Tolerância Divina e a Superabundante Graça de Deus.
 
A FÉ QUE NOS LIGA À GRAÇA - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – Salvos pela graça, por meio da fé; A fé como uma ponte entre nós e a graça de Deus; A fé que nos salva; A fé que é acompanhada de obras e de arrependimento.
 
UMA VITÓRIA DE CADA VEZ - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – Vencendo o pecado de acordo com a força e maturidade que já alcançamos; Mesmo que andar lentamente, nunca andar para trás; O Exemplo de Cristo.
 
ARMADOS PARA VENCER - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – As armas espirituais que possuímos de Deus para vencermos as ciladas do adversário; O princípio da semeadura e colheita; As armaduras de Deus.
 
CRESCIMENTO ESPIRITUAL - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – Crescimento Espiritual: O Objetivo da Fé; Saindo do leite para o alimento sólido; Crescendo a maturidade, crescem os adversários; A necessidade do aperfeiçoamento.
 
RELIGIOSIDADE - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – É a religiosidade um “obstáculo” ao crescimento espiritual?; Tiago ensinou a ser religioso?; Jesus era contra a religiosidade?; Está certo o que ouvimos na maioria das pregações atuais?; O que é Religiosidade?
 
O ARREPENDIMENTO QUE PRODUZ FRUTOS - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – O Arrependimento não pode ser verdadeiro se não for acompanhado de frutos; As obras que sucedem o arrependimento verdadeiro para a salvação do gênero humano.
 
O LEITO GUARDADO SEM MÁCULA - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – Sobre relacionamentos e fidelidade matrimonial.
 
AS CILADAS DO MALIGNO - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – O inimigo que ruge como um leão, procurando a quem possa tragar; As astutas ciladas do Maligno; Como resistir e vencer aos ataques da mente.
 
CONFESSAR OS PECADOS - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – A necessidade da confissão de pecados; A Graça de Deus para perdoar e a Confissão para curar.
 
O PERDÃO DE DEUS - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – Como Deus perdoa os pecadores; A Graça de Deus; O Perdão de Deus; O Filho Pródigo; O Arrependimento.
 
É CORRETO FAZER PROMESSAS? - Vídeo do padre Fábio de Melo falando acerca deste assunto.
 
OREM POR ESSAS CRIANÇAS - Pedido de oração por uma criança que nasceu com o mal de Harlequin e que precisa de nossas orações.
 
A HISTÓRIA DO AMOR - A história do amor de Deus pela humanidade: “Uma pequena história de um grande amor”!
 
PREGAÇÃO SOBRE AMAR A DEUS (MAURÍCIO ZÁGARI) - Uma excelente pregação sobre o nosso amor a Deus e ao próximo em vista de como realmente agimos em nosso cotidiano.
 
PREGAÇÃO SOBRE “A MAIS TERRÍVEL VERDADE DAS ESCRITURAS” (PAUL WASHER) - Um vídeo de 12 minutos onde um dos maiores pastores norte-americanos da atualidade, Paul Washer, nos expõe a “mais terrível verdade das Escrituras” – veja qual é!
 
PREGAÇÃO DE JOHN PIPER – “VOCÊ VAI SOFRER”! - Este é um resumo de uma pregação fantástica e profunda do pastor John Piper sobre o sofrimento cristão e a teologia da prosperidade. Se você ainda não viu, não sabe o que está perdendo!
 
PREGAÇÃO SOBRE A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE (JULIANO SON) - Essa é uma pregação simplesmenteespetacularde Juliano Son, do Ministério “Livres para Adorar”,onde ele destrói os pilares da teologia da prosperidade e nos revela o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo e a verdadeira mentalidade que o cristão deve ter com relação ao dinheiro.
 
PREGAÇÃO SOBRE “A FORNALHA DA PROVAÇÃO” (LUCIANO SUBIRÁ) - Nessa pregação, o pastor Luciano Subirá nos ensina sobre a necessidade de passarmos por muitas tribulações para sermos aperfeiçoados espiritualmente a fim de entrarmos no Reino de Deus.
 
PREGAÇÃO SOBRE O JUÍZO NA CASA DE DEUS (LUCIANO SUBIRÁ) - Nessa outra pregação de Luciano Subirá, o tema abordado é um muito pouco pregado atualmente: o Juízo sobre a casa de Deus. Por meio de uma temática bíblica e profunda, ele nos leva a uma dimensão maior da nossa responsabilidade de compromisso sério com Deus, de uma vida de santidade e de temor ao Senhor.
 
PREGAÇÃO DE LUCIANO SUBIRÁ – “FAMINTOS POR DEUS” - Essa é mais uma pregação fantástica ministrada pelo pastor Luciano Subirá, sobre um tema impactante que certamente irá marcar a sua vida como marcou a minha. A pregação sobre sermos “Famintos por Deus” o conduzirá a uma mais profunda revelação da nossa responsabilidade de compromisso com Ele e a importância de buscar a Deus por aquilo que Ele é.
 
PREGAÇÃO CHOCANTE (PAUL WASHER) - Esta é uma pregação de Paul Washer, que, ao ser convidado a pregar em uma igreja, abandonou o “politicamente correto” e repudiou o abominável conforto de que “uma vez salvo pra sempre salvo”, ou que basta fazer uma oração e o crente já está eternamente salvo, independentemente do que fizer depois.
 
PREGAÇÃO SOBRE SANTIDADE AO SENHOR (LUCIANO SUBIRÁ) - Esta é uma pregação forte e impactante pregada pelo pastor Luciano Subirá, sobre Santidade ao Senhor, que certamente deve edificar e impactar a vida dos irmãos da mesma forma que impactou a minha.
 
VOCÊ É AMADO (PAUL WAHER) – Vídeo de 9 minutos onde o pastor Paul Washer ministra sobre o amor de Deus por nós, independentemente do que somos e de nossas falhas.
 
SE JESUS FOSSE NEOPENTECOSTAL – Dezenove coisas que Jesus faria se ele fosse um neopentecostal.
 
 
-Artigos sobre Estudos Bíblicos:
 
*Obs:Alguns destes artigos poderão lhe redirecionar a meu blog: “Preterismo em Crise”.
 
A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE É BÍBLICA? - Refutando exaustivamente o chamado “evangelho da prosperidade”; Jesus, Pedro, Paulo e os apóstolos eram ricos?; Examinando as palavras de Jesus, Paulo e Tiago acerca do assunto; Examinando as passagens isoladas empregadas pelos pregadores da prosperidade; É a Teologia da Prosperidade o Caminho Estreito?; Conclusão e Considerações Finais.
 
O DÍZIMO NA NOVA ALIANÇA (P1) - O dízimo permanece vigente na Nova Aliança ou é uma prática que teve a morte decretada com o fim do Antigo Testamento?
 
O DÍZIMO NA NOVA ALIANÇA (P2) - Minha refutação aos argumentos de um não-dizimista fanático.
 
UMA VEZ SALVO, PRA SEMPRE SALVO? - Estaria correta essa máxima calvinista, muito usada hoje em dia, inclusive por muitos evangélicos?
 
BATALHA ESPIRITUAL - A Batalha Espiritual existe? Mas o diabo não está “debaixo dos nossos pés”? Como a Guerra começa? Como eu venço essa guerra? A questão da “legalidade”; Conclusão.
 
ESPÍRITOS TERRITORIAIS - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – Os diferentes espíritos malignos em diferentes locais e em diferentes escalas; As maiores ou menores influências malignas e os Principados e Potestades com base em Efésios 6:12.
 
O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – Uma abordagem sobre o tema do batismo com o Espírito Santo e o dom de línguas; Ele existe? Como o dom deve ser usado? Como ele funciona? Quais são os seus benefícios? Os que não possuem o dom são“menos espirituais” em relação aos que possuem?
 
O BATISMO NAS ÁGUAS - Extraído de meu livro “Como Vencer o Pecado” – Uma abordagem sobre o batismo nas águas; Qual a importância de ser batizado? Devemos batizar os bebês? Qual o significado do batismo? O batismo lava os pecados?
 
DOM DE LÍNGUAS - Quando alguém começa a falar em línguas? O Batismo no Espírito Santo existe mesmo? O dom de línguas vale até os dias de hoje? A “língua estranha” é uma língua terrena ou celestial? Paulo, ao escrever aos coríntios, era contra a manifestação desse dom? Quais são as vantagens do“falar em línguas”?
 
TRIBULAÇÃO E SOFRIMENTO - Por que passamos por tribulações? Qual o objetivo de Deus com isso?
 
DEVEMOS GUARDAR O SÁBADO? – O sábado deve ser obrigatoriamente observado? O sábado era Lei Moral ou Cerimonial?
 
DEVEMOS GUARDAR O DOMINGO?| P2 | P3 – Existem provas bíblicas incontestáveis de que somos obrigados a não trabalhar no domingo? O sábado foi substituído pelo domingo ou chegou ao fim com o fim da lei?
 
JESUS CRISTO VEIO 100% EM CARNE OU ERA APENAS “PARECIDO” COM OS HUMANOS? – Jesus era apenas“semelhante” aos homens ou era realmente um homem? Jesus possuía uma dupla natureza enquanto esteve aqui na terra? Ele se fez carne ou era apenas um espírito divino revestido de um corpo? Jesus venceu as tentações porque não poderia perder ou porque se preparou, batalhou, lutou e derrotou o maligno com a Palavra, dando-nos o exemplo a ser seguido?
 
POR QUE EXISTE O MAL? - Se existe um Deus que é amor e misericórdia, por que então não acaba com todo o mal do mundo de uma só vez? Contra-argumentos: (1) O Livre-Arbítrio; (2) Selecionados por Deus; (3) Habitação Passageira x Habitação Eterna; (4) Nós temos um adversário; (5) Vencendo o Campeonato; (6) Aperfeiçoados pelo “mal”; (7) O mal como a ausência do bem.
 
QUEM ERA O DEUS DO ANTIGO TESTAMENTO? - Por que há uma aparente diferença entre o Deus do Velho e do Novo Testamento? O Deus do Velho Testamento é o mesmo do Novo?
 
POR QUE DEUS NÃO NOS FEZ DIRETO NO CÉU? - Por que Deus não nos criou direto no Céu? Qual o objetivo de Deus com isso?
 
POR QUE O DIABO EXISTE? - Qual o objetivo de Deus na existência do Diabo? Por que Deus não mata o diabo agora?
 
A VERDADEIRA FACE DE DEUS - Seria Deus o vilão sanguinário como atribuem os ateus ou então o Deus o Deus de amor como pregam os cristãos? Afinal, qual é a verdadeira face de Deus?
 
MILAGRES FORA DO CRISTIANISMO? - Serão legítimos os milagres fora do Cristianismo verdadeiro? Deus faz milagres em todas as religiões? A verdade existe? Todos os caminhos levam a Deus?
 
A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO - Mar Vermelho ou Mar dos Juncos? Curiosidades da Travessia; O Local Exato da Passagem.
 
DERRUBANDO O PRETERISMO - A Tribulação já foi em 70 d.C ou é um acontecimento futuro? A Grande Tribulação do Apocalipse foi um evento particular entre Jerusalém e Roma ou é um que atingirá o mundo inteiro?
 
DERRUBANDO O PRETERISMO (P2) – Qual a datação correta do Apocalipse? A grande tribulação seria de abrangência local (entre Roma e Jerusalém) ou global (entre todas as nações)? Jerusalém é a Babilônia do Apocalipse?
 
DERRUBANDO O PRETERISMO (P3) – Jesus já voltou em 70 d.C? Todos já viram Jesus vindo sobre as nuvens? Já houve a reunião dos eleitos dos quatro cantos do Céu? Já houve o grande som da trombeta?
 
BREVE RESUMO DO PRETERISMO – A crença preterista e sua refutação exposta de forma breve e resumida.
 
PROVA CONCLUSIVA CONTRA A DATAÇÃO PRETERISTA DO APOCALIPSE – Provas históricas de que o Apocalipse não pode ter sido escrito antes de 70 d.C.
 
MANUAL DE COMO ESMAGAR O PRETERISMO COM A HISTÓRIA – Um grande arsenal de citações que provam de maneira conclusiva que o livro de Apocalipse foi escrito em 95 d.C e que os primeiros cristãos criam que a grande tribulação seria um evento futuro, com inúmeras citações dos Pais da Igreja.
 
O PASTOR DE HERMAS É UMA PROVA A FAVOR DO PRETERISMO? – Refutando um site preterista e provando que a obra “O Pastor de Hermas” é uma prova contra, e não a favor do preterismo.
 
OS PRETERISTAS E AS DUAS RESSURREIÇÕES – Refutando a doutrina preterista que ensina que a primeira ressurreição descrita no Apocalipse não é física, mas espiritual, e que ocorre no momento do batismo.
 
MATEUS 24 FAVORECE O PRETERISMO? – Refutando o carro-forte da doutrina preterista, que é o contexto de Mateus 24, e provando que Jesus se referia a um tempo mais distante que 70 d.C.
 
NÓS ESTAMOS NO FIM DOS TEMPOS (P1) – Dez sinais incontestáveis de que nós estamos vivenciando hoje os últimos dias previstos por Jesus Cristo há dois mil anos.
 
A MARCA DA BESTA – O que pode ser a marca da besta e como devemos nos preparar para ela?
 
O QUE É A MARCA DA BESTA? – Provando que a interpretação preterista sobre o que é a marca da besta é completamente incoerente com a verdade das Escrituras.
 
DEBATE SOBRE O PRETERISMO [LUCAS BANZOLI X PAULO TIAGO] – Meu debate com um preterista bem estudado sobre o tema – confira!
 
O ARREBATAMENTO É PRÉ OU PÓS-TRIBULACIONAL? - O arrebatamento da Igreja ocorre antes ou depois dos eventos da Tribulação? Haverá cristãos passando pela tribulação apocalíptica?
 
REFUTANDO OS NEO-GNÓSTICOS QUE NEGAM A RESSURREIÇÃO DA CARNE (P1) – Confirmando a crença ortodoxa cristã histórica numa ressurreição física e corporal no último dia, e refutando as alegações dos neo-gnósticos que afirmam o contrário.
 
DEBATES - Alguns debates meus que se encontram aqui no site.
 
ARTIGOS EM PDF E EM WORD - Alguns artigos meus que estão disponíveis em PDF e em Word.
 
MEUS LIVROS - Leia meus dois livros: (1) A Lenda da Imortalidade da Alma; (2) Como Vencer o Pecado.
 
 
-Artigos sobre a Imortalidade da Alma:
 
A LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA [LIVRO] – Meu livro sobre o tema que você pode ler por completo em Documento Word ou em PDF.
 
206 PROVAS CONTRA A IMORTALIDADE DA ALMA – Duzentas e seis provas bíblicas que provam incontestavelmente que tanto o Antigo como o Novo Testamento rejeitam veementemente a tese pagã e antibíblica da imortalidade natural da alma.
 
MEU DEBATE COM UM IMORTALISTA - Debate entre eu e um defensor da doutrina da imortalidade da alma sobre este mesmo tema.
 
DEBATE SOBRE A IMORTALIDADE DA ALMA (2) - Mais dois debates meus sobre este tema, especificamente sobre a passagem de 1ª Timóteo 6:16 – “Deus é o único que possui a imortalidade”.
 
OS PAIS DA IGREJA E A IMORTALIDADE DA ALMA - Provando pelos escritos dos Pais da Igreja que os primeiros bispos e autores cristãos do século I e II criam na mortalidade natural da alma, e não numa imortalidade da alma.
 
LUTERO E A IMORTALIDADE DA ALMA - Mostrando que Martinho Lutero primeiramente não cria numa alma imortal, mas sim que mortos dormiam até o despertar da manhã da ressurreição.
 
A IMORTALIDADE DA ALMA REFUTADA - Derrubando todos os “fundamentos” principais do imortalismo.
 
VIDA ETERNA NO INFERNO? - Os ímpios e os incrédulos terão “vida eterna” no inferno ou eles serão consumidos pelo fogo do inferno?
 
A BÍBLIA E A VIDA PÓS-MORTE – Diversas passagens bíblicas seguidas de um breve comentário meu em torno delas, que provam que a morte é a cessação total de vida até a ressurreição dos mortos.
 
O DESTINO HUMANO APÓS A MORTE - A alma é imortal? O Sono da Alma; O Estado Intermediário.
 
A IMORTALIDADE DA ALMA - Refutação da doutrina de que o homem possui uma “alma imortal“.
 
O ESTADO DOS MORTOS - (1) O que é o“espírito”? (2) O que é a “alma”? (3) Para onde vai a alma após a morte? (4) A alma morre ou ela é imortal? (5) Como a Bíblia define o estado dos mortos? (6) O que acontece na ressurreição? (7) Considerações Finais.
 
 
-Artigos sobre a "Imortalidade" da Alma em meu outro blog:
 
*Obs: Estes artigos irão lhe redirecionar ao meu blog: “Desvendando a Lenda”.
 
UM PEQUENO RESUMO SOBRE A LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA – Resumindo como essa crença surgiu e de que modo que ela se infiltrou no judaísmo e no Cristianismo ao longo dos séculos, e no que criam os cristãos antes disso.
 
OS PAIS DA IGREJA CRIAM NA IMORTALIDADE DA ALMA? – Inúmeras e conclusivas provas incontestáveis de que os primeiros Pais da Igreja jamais creram na doutrina da imortalidade da alma, retirada direto dos escritos de vários Pais da Igreja primitiva.
 
LUCAS 23:43 E O LADRÃO DA CRUZ (P1) – Provando pela gramática, pelo original grego e pelos documentos antigos que a vírgula em Lucas 23:43 deve ser colocada depois do “hoje”, e, portanto, essa passagem não constitui qualquer evidência de imortalidade da alma.
 
LUCAS 23:43 E O LADRÃO DA CRUZ (P2) – Após três dias, Jesus ainda não havia subido ao Pai; Jesus desceu, não subiu; O ladrão não morria naquele mesmo dia; Evidências históricas; A gramática; A Bíblia deixa claro que a entrada no Reino e a recompensa é somente na ressurreição; O ladrão só entra na segunda vinda de Cristo.
 
SOBRE A MINHA CRENÇA NA MORTALIDADE DA ALMA – Um resumo de como foi minha trajetória de imortalista para mortalista convicto.
 
A ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS – Revelando a verdadeira esperança dos primeiros cristãos, que, longe de estar baseada numa alma imortal se desligando conscientemente do corpo após a morte, estava inteiramente fundamentada sobre a esperança cristã na ressurreição dos mortos, no último dia.
 
“A IMORTALIDADE DA ALMA É UMA CRENÇA DE GRUPOS SECTÁRIOS”– Refutando essa infantil declaração de alguns imortalistas e provando que as verdadeiras seitas adotam a imortalidade da alma, e não o mortalismo, e que os antigos catecismos protestantes se mostravam a favor do conceito de mortalidade natural da alma.
 
REFUTANDO AS ALEGAÇÕES IMORTALISTAS QUANTO AO ANTIGO TESTAMENTO – Diante das inumeráveis provas bíblicas veterotestamentárias de que não existe vida após a morte antes da ressurreição, quais são as explicações que os imortalistas oferecem a elas, e como tais explicações são facilmente refutadas?
 
DEZ RAZÕES PARA CRER NA MORTALIDADE DA ALMA – Dez provas bíblicas de que a mortalidade natural da alma é a crença bíblica que deve ser adotada.
 
DEUS DE VIVOS, E NÃO DE MORTOS – Explicando essa passagem que frequentemente é mal interpretada pelas lentes dualistas e provando que ela constitui uma prova contra, e não a favor da imortalidade da alma.
 
A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO – Explicando o porquê que não podemos usar dos meios de uma parábola (como essa) para justificar uma doutrina bíblica.
 
AS“ALMAS” DEBAIXO DO ALTAR – Provando que o texto de Apocalipse 6:9-11 é constituído por uma linguagem apocalíptica simbólica, e não literal, assim como a maior parte do livro de Apocalipse.
 
OS ESPÍRITOS EM PRISÃO – O que seriam os “espíritos em prisão” de que Pedro fala em 1ª Pedro 3:18-21? Estava Jesus realmente pregando no inferno?
 
ESTAR AUSENTE DO CORPO E PRESENTE COM CRISTO – Explicando a linguagem bíblica sobre ausentar-se do corpo e estar presente com Cristo após a morte, de que Paulo fala em 2ª Coríntios 5:8.
 
PODEM MATAR O CORPO MAS NÃO A ALMA – Explicando a linguagem bíblica sobre não poder matar a alma, em Mateus 10:28.
 
O APOCALIPSE E O TORMENTO ETERNO – O livro de Apocalipse é uma prova de que o tormento dos ímpios será eterno? Analisando as passagens bíblicas utilizadas pelos imortalistas e tirando as devidas conclusões.
 
INFERNO: TORMENTO ETERNO OU ANIQUILACIONISMO? – Artigo do Dr. Samuele Bacchiocchi que se divide em quatro partes: (1) A morte como punição pelo pecado; (2) O vocabulário bíblico sobre a destruição dos ímpios; (3) As implicações morais do tormento eterno; (4) As implicações cosmológicas do tormento eterno.
 
O“CASTIGO ETERNO” DE MATEUS 25:46 – Explicando essa passagem bíblica e provando pelo original grego que essa passagem não implica de modo algum num tormento consciente e eterno para os pecadores.
 
O INFERNO E O FOGO ETERNO – O que significa a linguagem de“fogo eterno”, segundo as Escrituras? Seria um fogo queimando literalmente pelos séculos dos séculos, ou o resultado da completa destruição eterna causada pelo fogo? O que a Bíblia tem a nos dizer sobre isso?
 
FOGO E TORMENTO ETERNO – Explicando a linguagem bíblica acerca do fogo eterno e tormento eterno.
 
POR QUE A MENTIRA? (Gn.3:4) – Explicando quais as razões pelas quais Satanás infiltrou a doutrina pagã da imortalidade da alma no mundo e o que ele ganharia se todos cressem nessa mentira.
 
A MORTE DA ALMA IMORTAL – Inúmeras provas bíblicas no original grego e hebraico que mostram claramente e de forma direta a morte da alma, no Antigo e no Novo Testamento – confira!
 
 
 
Observação: As cartas, a partir de 2012, estão sendo respondidas no e-mail pessoal de cada leitor, e não sendo mais publicadas neste espaço. Portanto, a lista de cartas aqui vai desde a inauguração do site até o final de 2011, quando eu ainda postava as cartas em local público, sem exceções.