CARTAS RESP. 2010 (-DEZEMBRO)

 

CARTAS RESPONDIDAS 2010 (NOVEMBRO-DEZEMBRO)

 

Essa é uma seleção de algumas das cartas respondidas no período de Novembro a Dezembro de 2010. Para enviar alguma pergunta basta clicar em ENVIAR CARTA no menu à esquerda.

 

Obs: Nem todas as respostas são passadas para este espaço e elas não estão necessariamente em ordem cronológica. Seguem-se abaixo alguns temas, perguntas e respostas já efetuadas.

 

 

 

 

CARTA ABERTA AO FERNANDO NASCIMENTO DO BLOG “SERVOS DE MARIA”

.

Vc disse: Obter vida não é algo fútil que todos possuem na forma de uma alma eterna/imortal, mas sim algo que remete a determinação, perseverança (cf. Lc.21:19). – Pura calúnia! Todos possuem vida e alma. A alma é naturalmente imortal, mas não eterna se assim Deus o quiser (no caso dos pecadores mortais). O versículo citado, apenas fala que na perseverança em Deus, Ele pode ganhar uma alma. “É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.”
Não é algo tão fácil como a explicação de Satanás de que “certamente não morrerás” (cf. Gn.3:4). - Aqui não se refere a alma, mas a carne. “Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.”
.
Tem um site aqui, não sou católico mas veja aí, é o mesmo que o MARC mandou: http://servosdemariaamordedeus.blogspot.com/2010/12/mortalidade-da-alma-des mascarada.html. (Gabriel, São Paulo – 14/12/2010)

.

Resposta - OLÁ, GABRIEL.
INFELIZMENTE NÃO É POSSÍVEL ENTRAR NO LINK INDICADO POR APARECER A MENSAGEM “PÁGINA NÃO ENCONTRADA”. MAS ACREDITO QUE SEI BEM DO QUE SE TRATA. TUDO COMEÇOU QUANDO, EM UM DEBATE EM UMA COMUNIDADE DO ORKUT HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS (QUE SÓ TINHA MODERADORES CATÓLICOS E QUE ERA TOTALMENTE CATÓLICA E ARBITRÁRIA), UM CIDADÃO CHAMADO “FERNANDO NASCIMENTO” (UM DOS MODERADORES DAQUELA COMUNIDADE) ACHOU QUE HAVIA “DESMASCARADO” ALGUM TEXTO MEU. DEPOIS DE EU REFUTAR EM CINCO MINUTOS TODA AQUELA ASNEIRA RIDÍCULA E DE CONTEÚDO FACILMENTE REFUTÁVEL, EU DESAFIEI ELE A UM DEBATE NAQUELA COMUNIDADE.
.
DEPOIS DE FUGIR POR MAIS DOIS DIAS DO DEBATE (ENQUANTO ISSO EU DEBATIA COM OS DEMAIS CATÓLICOS QUE TENTAVAM CONTORNAR A SITUAÇÃO DO AMIGUINHO DELES), ELE FINALMENTE APARECEU EM UM NOVO TÓPICO CRIADO POR ELE PARA ME ATACAR, EXATAMENTE NAS PALAVRAS COPIADAS POR VOCÊ ACIMA E QUE FAZEM PARTE DESTE BLOG DELE. PARA VARIAR, NÃO FOI NEM UM POUCO DIFÍCIL DERRUBAR TOTALMENTE AQUILO QUE ELE CHAMOU DE “REFUTAÇÃO”. EM POUCOS MINUTOS O TEXTO DELE JÁ ESTAVA COMPLETAMENTE DESTRONADO, O QUE JÁ ERA DE SE ESPERAR DE UMA “REFUTAÇÃO” DAQUELE NÍVEL.
.
VENDO QUE ELE NÃO CONSEGUIRIA SE SUSTENTAR NEM NAQUELE TÓPICO DE DEBATE MEU CONTRA ELE E NEM CONSEGUIRIA SUSTENTAR O OUTRO TÓPICO QUE ELE MESMO HAVIA ABERTO, ELE ARRUMOU UMA FORMA FANTÁSTICA DE SE DAR BEM. ELE DECIDIU FUGIR DO OUTRO DEBATE E DELETAR ABSOLUTAMENTE TODOS OS MEUS POSTS EM QUE EU HAVIA REFUTADO ELE, PARA FAZER COM QUE OS OUTROS PENSASSEM QUE ELE GANHOU O DEBATE...
.
APÓS TER CORRIDO COVARDEMENTE DO MEU TÓPICO DE DEBATE COM ELE, DECIDIU AGIR AINDA MAIS COVARDEMENTE EM DELETAR OS MEUS POSTS DO OUTRO TÓPICO PARA IMPEDIR QUALQUER DEBATE. DESTE MODO, AQUELES ARGUMENTOS FRAQUISSÍMOS, RIDÍCULOS E VERGONHOSOS DELE FICARAM LÁ SEM RESPOSTA, POIS QUANDO ELE TOMA UMA REFUTAÇÃO BÍBLICA TREME DE MEDO E PARTE PARA A PURA APELAÇÃO DE JOGAR BAIXO E SUJO DELETANDO TODAS AS MINHAS POSTAGENS, E DEPOIS AINDA TEM A VERDADEIRA CARA DE PAU DE COLOCAR AQUELA “REFUTAÇÃO” DELE (SE É QUE PODEMOS CHAMAR AQUILO QUE “REFUTAÇÃO”) NO BLOG HERÉTICO DELE QUE NEM ENTRA...
.
MAS TODA ESSA DESLEALDADE, GOLPE BAIXO E SUJO FEITO POR QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE MENTAL DE DEBATER HONESTAMENTE – E PARTE PARA A APELAÇÃO E A COVARDIA – JÁ ERA TÁTICA DE SATANÁS CONTRA OS VERDADEIROS CRISTÃOS DESDE A ÉPOCA DO APÓSTOLO PAULO:
.
“Somos injuriados... somos perseguidos e sofremos” (1Co.4;12)
.
MAS, COMO DISSE JESUS:
.
“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (Mt.5:10)
.
QUANTO AO TEXTO QUE AQUELE SUJEITO ACHOU QUE ME RESPONDEU, DÁ ATÉ PENA DE REFUTAR UM CONTEÚDO MEDIOCRE DAQUELES. MAS SÓ PARA DEMONSTRAR COMO O NÍVEL DE ARGUMENTAÇÃO DESTE CIDADÃO É DEFICIENTE, VAMOS PARA ALGUMAS REFUTAÇÕES DA PARTE EM QUE VOCÊ COLOCOU:
.
“Não é algo tão fácil como a explicação de Satanás de que “certamente não morrerás” (cf. Gn.3:4). - Aqui não se refere a alma, mas a carne. “Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.”
.
VEJA QUE TENTATIVA RIDICULA DE REFUTAÇÃO ESSA. E O SUJEITO AINDA TEM A COVARDIA DE DELTAR OS MEUS POSTS!!! ORA, SE O “CERTAMENTE NÃO MORRERÁS” NÃO SE REFERE A ALMA MAS SOMENTE A CARNE, ENTÃO A CARNE NÃO MORRE NUNCA??? COMO PODE??? É... AO QUE PARECE, O NOSSO AMIGO FERNANDO DEVE ACREDITAR EM ZUMBIS E EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DO TIPO PARA AFIRMAR UMA COISA GROSSEIRA DESSAS DE QUE “A CARNE NÃO MORRE”. INFELIZMENTE PARA ELE, TANTO A CARNE QUANTO A ALMA ESTÃO SUJEITAS À LEI DO PECADO E DA MORTE COMO CONSEQUENCIA NATURAL DO PECADO:
.
“A alma que pecar, essa morrerá” (Ez.18:4)
.
SE A CARNE NÃO MORRE ENTÃO NÃO HÁ A MENOR NECESSIDADE DE RESSURREIÇÃO NO “ÚLTIMO DIA” (Jo.6:39,40). AFINAL, PARA QUE RESSUSCITAR A CARNE SE ELA É BEM JUSTAMENTE A ÚNICA QUE “CERTAMENTE NÃO MORRERÁS” (Gn.3:4)? ESSA CONFUSÃO DOUTRINÁRIA DO SR.FERNANDO NASCIMENTO (MEDROSO DE NASCIMENTO QUE EXCLUI OS MEUS POSTS POR COVARDIA E MEDO) É OBVIAMENTE RIDÍCULA, MAS NÃO TÃO RIDÍCULA QUANTO A SEITA DELE QUE LEVA BILHÕES A IDOLATRIA CEGOS PELO ENGANO DA SERPENTE. NÃO É A TOA QUE O BLOG INEXISTENTE DESTE CIDADÃO TRAZ O NOME DE “SERVOS [ESCRAVOS DE] MARIA”, OU SEJA, DE UMA CRIATURA EM DETRIMENTO DO CRIADOR. É ISSO O QUE LEVA A CEGUEIRA ESPIRITUAL DE SATANÁS (2Co.4:4; Rm.1:21-25). SE O FERNANDO NASCIMENTO DEIXASSE DE LER OS SEUS GIBIS DE HISTÓRIAS DE ZUMBIS ELE PODERIA TER O DISCERNIMENTO SUFICIENTE DE HONRAR O CRIADOR E NÃO A CRIATURA. INFELIZMENTE O DIABO CEGA AINDA MAIS DO QUE O GIBI...
.
NOTE QUE ESSE SUJEITO TEM A FANTÁSTICA IDEIA DE MONTAR UM BLOG, E AO INVÉS DE COLOCAR O NOME DE DEUS OU DO SENHOR JESUS CRISTO EM FOCO, PREFERE EXALTAR UMA CRIATURA (MARIA) AO INVÉS DO CRIADOR (DEUS), TRATANDO-OS A SI MESMOS COMO SERVOS (ESCRAVOS À SERVIDÃO DELA). É TRISTE QUE O PAGANISMO ROMANO TENHA CHEGADO A TAL PONTO. NAQUELA VERGONHA DE BLOG DELE JESUS NEM SEQUER APARECE EM CENA. QUE PENA.
.
AINDA BEM QUE EU ESTOU AQUI COMO SERVO (ESCRAVO) DE JESUS CRISTO, O “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (1Tm.6:15), PORQUE “DELE, POR ELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS” (Rm.11:36), O NOSSO “ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS” (1Tm.2:5), O NOSSO ÚNICO ADVOGADO DIANTE DO PAI (1Jo.2:1), O NOSSO ÚNICO CAMINHO ENTRE NÓS E DEUS (Jo.14:6), ACHEGANDO-NOS APENAS POR MEIO DELE A DEUS (Ef.2:18), POIS POR INTERMÉDIO DELE FORAM “FEITAS TODAS AS COISAS” (Cl.1:16), ELE É O “REI DA GLÓRIA” (Sl.24:10), O “DEUS FORTE” (Is.9:6), O “PAI DA ETERNIDADE” (Is.9:6) E O “PRÍNCIPE DA PAZ” (Is.9:6). POR ISSO, É PARA ELE E POR ELE QUE EU VIVO, É PARA ESSE PODEROSO E GRANDIOSO DEUS QUE NOS AMA QUE EU MONTO ESTE SITE, E QUE A MINHA VIDA SEJA PARA A HONRA E GLÓRIA DO SENHOR TODO-PODEROSO, POIS “OUTRO IGUAL NÃO HÁ” (2Sm.7:22), NEM “NOS CÉUS, NA TERRA OU DEBAIXO DA TERRA” (Fl.2:10), AFINAL, “A QUEM TENHO EU NO CÉU, SENÃO A TI?” (Sl.73:25).
.
INFELIZMENTE, AINDA EXISTEM PESSOAS DISPOSTAS A SEREM “SERVOS DOS QUE POR NATUREZA NÃO SÃO DEUSES” (Gl.4:8), POIS PREFEREM “MUDAR A VERDADE DE DEUS EM MENTIRA, E HONRAR E SERVIR MAIS A CRIATURA DO QUE AO CRIADOR, QUE É BENDITO ETERNAMENTE” (Rm.1:25).
.
ADEMAIS, SE O CORPO OU A ALMA NÃO MORRESSE APÓS A MORTE, ENTÃO A MENTIRA DE SATANÁS PODERIA SER CLASSIFICADA COMO SENDO UMA “VERDADE”, UMA VEZ QUE O HOMEM NÃO MORRERIA MESMO: VIVERIA ETERNAMENTE POR MEIO DE UMA ALMA IMORTAL QUE TERIA SIDO SUPOSTAMENTE IMPLANTADA NO SER HUMANO. PELO O QUE VEMOS, O NOSSO AMIGO FERNANDO CAIU CERTINHO NA ISCA DE SATANÁS:
.
“... certamente NÃO morrerás” (Gn.3:4) – A BASE DE TODA A DOUTRINA DA IMORTALIDADE DA ALMA.
.
A PRÓPRIA PRESENÇA DA ÁRVORE DA VIDA NO JARDIM NOS REVELA CLARAMENTE QUE A IMORTALIDADE ERA CONDICIONAL A PARTICIPAÇÃO DE TAL FRUTO, E NÃO EM ALGO QUE NÓS JÁ POSSUÍSSEMOS POR MEIO DE UMA ALMA “IMORTAL”. COM A QUEDA, A MORTE PASSOU A TORNAR-SE UMA REALIDADE, E O HOMEM PASSOU A SER NATURALMENTE MORTAL. A SEGURANÇA DE IMORTALIDADE BASEAVA-SE, NÃO EM UMA SUPOSTA “ALMA IMORTAL”, MAS SIM EM PARTILHAREM DA ÁRVORE DA VIDA NO JARDIM DO ÉDEN, QUE LHES GARANTIA EXATAMENTE A IMORTALIDADE (Gn.3:22). É CLARO QUE DEUS NÃO IRIA COLOCAR TAL ÁRVORE A DISPOSIÇÃO CASO JÁ TIVESSE LANÇADO MÃO DE UMA ALMA ETERNA QUE TERIA SIDO IMPLANTADA NOS SERES HUMANOS LHES CONCENDENDO A IMORTALIDADE.
.
VISTO QUE A CONDIÇÃO DE “VIVER PARA SEMPRE” BASEAVA-SE NA PARTICIPAÇÃO NO FRUTO DA ÁRVORE DA VIDA, FICA MUITO CLARO AO FERNANDO E A TODOS OS DEMAIS QUE O SER HUMANO NÃO DETINHA EM SI MESMO A IMORTALIDADE, SUPOSTAMENTE NA FORMA DE UM ELEMENTE ETERNO IMPLANTADO EM SEU SER. SE DEUS COLOCOU NO SER HUMANO UMA ALMA IMORTAL, ENTÃO POR QUE RAZÃO EXISTIRIA A TAL DA “ÁRVORE DA VIDA” NO JARDIM? SERÁ QUE ESSE “DILEMA DOUTRINÁRIO”, COMPLETAMENTE IMPOSSÍVEL DE SER RESOLVIDO PELOS IMORTALISTAS, É A RAZÃO SUFICIENTE PELA QUAL O SR.FERNANDO NASCIMENTO FOI INCAPAZ DE RESPONDER-ME PARA PREFERIR DELETAR TODAS AS MINHAS POSTAGENS? SERÁ A DEFICIÊNCIA NA FALTA DE ARGUMENTAÇÃO DA PARTE DELE OU APENAS A PURA COVARDIA ALGO SUFICIENTEMENTE EXPLICÁVEL PARA ISSO?

E O MAIS ENGRAÇADO DE TUDO ISSO É VER AQUELE SUJEITO ESCREVENDO ESSA PÉROLA AQUI:
.
“A alma é naturalmente imortal, mas não eterna”
.
MISERICÓRDIA....
AQUI NÓS VEMOS CLARAMENTE O NÍVEL DE ARGUMENTAÇÃO DEFICIENTE DESTE SUJEITO. ELE FAZ USO DE UM ARGUMENTO AUTO-CONTRADITÓRIO QUE ANULA A SI MESMO AO AFIRMAR QUE A ALMA É IMORTAL MAS NÃO É ETERNA. COMO É QUE PODE UMA COISA DESSAS? ORA, SE A ALMA É I-MORTAL (i.e, não-mortal) ENTÃO ELA NÃO MORRE, SEGUINDO-SE, PORTANTO, QUE ELA SERIA SUPOSTAMENTE “ETERNA” POR NATURALIDADE. MAS O PRÓPRIO FERNANDO DERRUBA O SEU PRÓPRIO ARGUMENTO DIZENDO QUE ELA PODE NÃO SER ETERNA...

.

O QUE O FERNANDO DISSE AQUI FAZ TANTO SENTIDO QUANTO AFIRMAR QUE ELE VAI “SUBIR PARA BAIXO” OU QUE ELE É UM “SOLTEIRO CASADO”. MAS É ÓBVIO QUE PARA UM ESCRAVO DE MARIA DESSES, ESSE NÍVEL DE “ARGUMENTAÇÃO” JÁ ERA BEM AGUARDADO.
.
FRANCAMENTE, MAS TEM QUE TER MUITA CABEÇA DURA PARA AGUENTAR TANTA FALTA DE CAPACIDADE MENTAL EM UMA TOTAL QUEBRA DE RACIOCÍNIO LÓGICO E COERENTE. ALIÁS, COERÊNCIA É O QUE MENOS EXISTE DENTRO DO CATOLICISMO. A ÚNICA COERÊNCIA DELES É SER, COMO O PRÓPRIO BLOG DELE DIZ, “SERVOS DE MARIA”, E NÃO DE JESUS. SINCERAMENTE, MAS ALGUÉM QUE AFIRMA QUE “A ALMA É NATURALMENTE IMORTAL MAS NÃO ETERNA” NÃO TEM MAIS A MÍNIMA MORAL PARA DIZER MAIS NADA. ESSA É A PIADA DO SÉCULO, UMA VERDADEIRA PÉROLA PARA A MINHA COLEÇÃO...
.
CRISTO NOS LIBERTOU DO PECADO, MAS NÃO DA NOSSA INTELIGÊNCIA. INFELIZMENTE ESQUECERAM DE AVISAR ESTE PRECIOSO DETALHE PARA O SR. FERNANDO.
.
E GABRIEL, SE VOCÊ PUDER FALAR COM ESSE SUJEITO (PORQUE EU NÃO POSSO, POIS ELE VAI DELETAR COVARDEMENTE TUDO O QUE EU ESCREVER, COMO SEMPRE, PARA NÃO SER HUMILHADO), ENTÃO DIGA A ELE QUE O HOMEM NÃO POSSUI A IMORTALIDADE POR MEIO DE NENHUM TIPO DE “ALMA IMORTAL” PORQUE O ÚNICO QUE POSSUI IMORTALIDADE EM SI MESMO É DEUS:
.
“... Aquele que POSSUI, ELE SÓ, A IMORTALIDADE, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém” (1Tm.1:16)
.
SE DEUS É O ÚNICO QUE POSSUI A IMORTALIDADE ENTÃO NÓS NÃO POSSUÍMOS UMA ALMA IMORTAL. INFELIZMENTE O SR. FERNANDO NASCIMENTO CONTINUA SENDO LIBERTO DE PENSAR, DEVE SER PORQUE A IGREJA DELE PROÍBE OS SEUS FIEIS DE INTERPRETAREM A BÍBLIA, TORNANDO-OS ROBOZINHOS DA IGREJA PAGÃ DELES, IMPEDIDOS DE PENSAR, O QUE LEVA FATALMENTE A FATOS TRISTES COMO ESTE DE FALTA DE INTELIGÊNCIA, RACIOCÍNIO LÓGICO E COERÊNCIA, PARA DAR LUGAR ÀS PÉROLAS E AS COVARDIAS PENSANDO QUE NINGUÉM IRIA VER NADA. É UMA PENA PARA O FERNANDO QUE A SUA TENTATIVA DE GOLPE BAIXO ACABOU, NOVAMENTE, SAINDO PELA CULATRA.
.
UM ABRAÇO, GABRIEL.

 

 

 

 

 

 

A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO

 

A TARDE MEU IRMÃO LUCAS:A PAZ DO SENHOR JESUS,
EU ESTOU LENDO ESTES ESTUDOS SEU E ESTOU MUINTO GRATO COM TUDO QUE EU TEM APRENDIDO,EU NUCA PENSAVA NA MORTE DA ALMA.
MAS UMA COISA MIM CHAMOU A A TENÇÃO SOBRE ISTO,NO LIVRO DE LUCAS CP 16 V 19 EM DIANTE,ONDE O POBRE FOI PARA O SEIO DE ABRAÃO E O RICO EM AGONIA NO INFERNO,PAI ABRAÃO MANDE QUE LAZARO MOLHE O DEDO NA ÁGUA E COLOQUE NA MINHA LINGUA.
E AI O QUE VC MIM DIZ?
EU MEDITEI E DEUS MIM REVELOU,EU NÃO TEM DUVADA COM O QUE VOCÊ ESCREVEU SOBRE A MORTE DA ALMA NA LUZ DA BIBLIA.
O QUE SIGUINIFICA O SEIO DA ABRAÃO?
VC E PASTOR OU SO E ECRITOR?
ESPERO SUA RESPOSTA.
OBRIGADO QUE O SENHOR JESUS CONTINUE TE USANDO.

MANUEL SILVA REIS(PELA MISERICORDIA DE DEUS SOU OBREIRO NA IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS) (Manuel Silva Reis, Vitória da Conquista – 03/12/2010)

 

Resposta - OLÁ, MANUEL.
PRIMEIRAMENTE, AGRADEÇO-LHE GRANDEMENTE A SUA ATENÇÃO SOBRE ESTE IMPORTANTE TEMA DENTRO DA COMUNIDADE CRISTÃ. ANTES DE COMENTAR SOBRE A PARÁBOLA DO RICO E DO LÁZARO, EXISTEM DOIS ESTUDOS SOBRE O TEMA NESTE SITE, UM É O ARTIGO "IMORTALIDADE DA ALMA REFUTADA", E O OUTRO É UM ESTUDO BEM GRANDE SOBRE O TEMA EM QUE EU TAMBÉM INCLUO COMENTÁRIOS SOBRE A PARÁBOLA. O LINK DEMORA PARA ENTRAR POR CAUSA DO EXTENSO CONTEÚDO, MAS DEPOIS É SÓ IR ATÉ A PARTE DO LIVRO EM QUE COMENTO SOBRE LUCAS 16 - "A LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA"

 

NO ESTUDO ACIMA HÁ UM ESTUDO BEM AMPLIADO E EXTENSO SOBRE O TEMA, POR ISSO VOU PASSAR APENAS UM BREVE RESUMO AQUI ABAIXO. SOBRE LUCAS 16, HÁ TRÊS COISAS MUITO RELEVANTES A SE COLOCAR AQUI:
.
1) O RELATO FAZ PARTE DE UMA PARÁBOLA
2) PARÁBOLAS NÃO TEM MEIOS LITERAIS
3) LOGO, A PARÁBOLA DE LUCAS 16 NÃO POSSUI MEIOS LITERAIS
.
ESSA LÓGICA SIMPLES NOS AJUDA A COMPREENDER UM POUCO MAIS SOBRE ISSO E, CASO AS PREMISSAS ACIMA SE CONFIRMEM, SEGUE-SE LOGICAMENTE QUE A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO NÃO SERVE DE APOIO PARA A DOUTRINA DA IMORTALIDADE DA ALMA. PARA ISSO, PORÉM, TEMOS QUE CONFIRMAR CADA UMA DAS PREMISSAS:
.
(1) O RELATO FAZ PARTE DE UMA PARÁBOLA
.
ESSA PRIMEIRA PREMISSA É FACILMENTE CONFIRMADA PELO SIMPLES FATO DE QUE O PRÓPRIO RELATO FICA ENTRE PARÁBOLAS QUE CRISTO ESTÁ CONTANDO, COMO SE SEGUE ABAIXO:
.
CAP.14 DE LUCAS - A PARÁBOLA DA GRANDE FESTA
CAP.15 DE LUCAS - A PARÁBOLA DA OVELHA PERDIDA
CAP.15 DE LUCAS – A PARÁBOLA DA MOEDA PERDIDA
CAP.15 DE LUCAS – A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO
CAP.16 DE LUCAS - A PARÁBOLA DO ADMINISTRADOR DESONESTO
CAP.16 DE LUCAS - A ******** DO RICO E DO LÁZARO
CAP.17 DE LUCAS - A PARÁBOLA DO EMPREGADO
CAP.18 DE LUCAS – A PARÁBOLA DA VIÚVA E DO JUIZ
.
NOUTRAS PALAVRAS, JESUS ESTAVA CONTANDO UMA HISTÓRIA ATRÁS DA OUTRA E PARA ISSO ELE FAZIA USO DE UMA PARÁBOLA. O PRÓPRIO RELATO DA PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO NOS MOSTRA QUE OS PERSONAGENS ALI CITADOS POSSUÍAM “LÍNGUA” (v.24), “DEDOS” (v.24), E SENTIAM SEDE (v.24). ISSO TUDO NÃO BATE COM UM “ESPÍRITO”, MAS SIM COM PESSOAS DE CARNE E SANGUE. NOUTRAS PALAVRAS, O ENSINAMENTO ERA, NA REALIDADE, UMA PERSONIFICAÇÃO DE PERSONAGENS INANIMADOS E NÃO ALGUM RELATO REAL DE ALGUM FATO QUE TENHA ACONTECIDO. POR ISSO, A MENÇÃO NÃO É DE ESPÍRITOS DESCORPÓREOS, MAS SIM DE PESSOAS COM CORPO. A PERSONIFICAÇÃO É UMA CARACTERÍSTICA GRANDEMENTE PRESENTE EM PARÁBOLAS CONTADAS POR JESUS.
.
(2) PARÁBOLAS NÃO TÊM MEIOS LITERAIS
.
COM ESSA SEGUNDA PREMISSA, EU NÃO ESTOU TENTANDO DIMINUIR OU ANULAR O VALOR DAS PARÁBOLAS, MAS APENAS ESCLARECER AQUILO QUE O PRÓPRIO DICIONÁRIO ATESTA: QUE PARÁBOLAS SÃO ENSINAMENTOS QUE TE LEVAM A UMA VERDADE MORAL POR MEIO DE ALEGORIAS, OU SEJA, UMA LINGUAGEM EXPRESSA POR MEIO DE FIGURAÇÕES E UMA IMAGEM QUE TE REMETE A UMA VERDADE MORAL OU ESPIRITUAL QUE NÃO É UM FIM EM SI MESMA POR SEUS MEIOS. NOUTRAS PALAVRAS, OS PRÓPRIOS MEIOS PARABÓLICOS QUE SE FAZEM POR MEIO DE ALEGORIAS NÃO SÃO A PRÓPRIA REALIDADE, MAS SIM A LIÇÃO MORAL E/OU ESPIRITUAL A QUE A ALEGORIA TE LEVA. VAMOS USAR COMO EXEMPLOS OUTRAS PARÁBOLAS CONTADAS POR CRISTO EM QUE FICA CLARO QUE OS MEIOS DA PARÁBOLA NÃO PODEM SER ANALISADOS LITERALMENTE E NEM CARACTERIZADOS COMO UMA VERDADE EM SI MESMA:
.
“O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz” (Lc.16:8)
.
SE FÔSSEMOS ANALISAR APENAS ESTA PARTE DA PARÁBOLA (OU SEJA, OS MEIOS DELA), PODERÍAMOS PRESSUPOR QUE DEUS APROVA A PRÁTICA DE ADMINISTRAÇÃO DESONESTA. É CLARO QUE ISSO NÃO É VERDADE PORQUE AS PARÁBOLAS NÃO POSSUEM MEIOS REAIS E LITERAIS. A LIÇÃO MORAL DA PARÁBOLA NÃO É A PRÁTICA DE ADMINISTRAÇÃO DESONESTA, COMO É MOSTRADO NO VERSO SEGUINTE EM QUE A LIÇÃO MORAL POR MEIO DE ALEGORIA É ESCLARECIDA (Lc.16:9).
.
“Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem (Lc.18:2)
.
NESTA OUTRA PARÁBOLA, O JUÍZ É UMA REPRESENTAÇÃO DAQUELE QUE ATENDE AS NOSSAS ORAÇÕES, ISTO É, DO PRÓPRIO DEUS. CONTUDO, PELOS SEUS MEIOS, PODERÍAMOS PRESSUPOR QUE DEUS FOSSE UM JUÍZ MAU E QUEM NEM RESPEITA AOS HOMENS, POIS É ISSO O QUE O VERSO 2 (MEIOS DA PARÁBOLA) NOS AFIRMA CATEGORICAMENTE. É ÓBVIO QUE DEUS NÃO É UM JUÍZ MAU PORQUE A LIÇÃO MORAL (O QUE REALMENTE IMPORTA EM QUESTÃO DE VERDADE DOUTRINÁRIA) É UMA EXORTAÇÃO À PERSEVERANÇA NAS ORAÇÕES (v.7). NOUTRAS PALAVRAS, OS MEIOS DA PARÁBOLA SÃO CLARAMENTE IRREAIS, ENQUANTO A SUA FINALIDADE (LIÇÃO MORAL) É CLARAMENTE REAL. O MESMO PODE SER DITO COM RELAÇÃO À PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO, COMO VEREMOS MAIS ADIANTE.
.
“Então o senhor disse ao servo: Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia” (Lc.14:23)
.
ESSA OUTRA PARÁBOLA NOS MOSTRA, EM SEUS MEIOS, QUE AS PESSOAS SÃO “OBRIGADAS A ENTRAR” PARA QUE A CASA FIQUE CHEIA. ORA, SE OS MEIOS DA PARÁBOLA DEVEM SER ANALISADOS COMO UMA VERDADE ESPIRITUAL, ENTÃO SERÁ QUE DEUS OBRIGA QUE ALGUÉM ENTRE NO CÉU? SERÁ QUE SOMOS OBRIGADOS A ENTRAR NA CASA DE DEUS OU FAZEMOS ISSO POR NOSSA PRÓPRIA ESPONTÂNEA VONTADE E LIVRE-ARBÍTRIO? É CLARO QUE A SEGUNDA OPÇÃO. OS MEIOS DA PARÁBOLA NOVAMENTE NÃO SÃO A PRÓPRIA REALIDADE EM SI MESMA. VAMOS VER MAIS ALGUNS EXEMPLOS:
.
“Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste (Mt.25:24)
.
ANALISANDO APENAS OS MEIOS DA PARÁBOLA, PODERÍAMOS ACHAR QUE O DEUS QUE DEPOSITA O TALENTO PARA CADA PESSOA É ALGUÉM MAU, DURO E QUE AGE COM DESONESTIDADE. ESSE OBVIAMENTE NÃO É O CARÁTER DE DEUS REVELADO A NÓS PELAS ESCRITURAS E ATRAVÉS DE SEU FILHO AMADO, JESUS CRISTO. A LIÇÃO MORAL DA PARÁBOLA NÃO É ALGUMA “MALDADE” DA PARTE DE DEUS, MAS SIM UMA RELAÇÃO CORRELAÇÃO ENTRE OS DONS E TALENTOS QUE DEUS NOS CONCEDE E O QUE NÓS FAZEMOS COM ELES (v.28,29). VEJAMOS MAIS UM MEIO DE PARÁBOLA ENCONTRADA NAS ESCRITURAS QUE NÃO REMETE A UMA LITERALIZAÇÃO DOS MEIOS COMO UMA VERDADE TEOLOGICA DOUTRINÁRIA:
.
“Porém Jeoás, rei de Israel, enviou a Amazias, rei de Judá, dizendo: O cardo que está no Líbano enviou ao cedro que está no Líbano, dizendo: Dá tua filha por mulher ao meu filho; mas os animais do campo que estavam no Líbano, passaram e pisaram o cardo” (2RS.14:9).
.
ANALISANDO ESSES MEIOS COMO SENDO LITERAIS, PODERÍAMOS DEDUZIR QUE CARDO E CEDRO (QUE SÃO ÁRVORES) FALAM E DIALOGAM ENTRE SI. CONTUDO, CADA ELEMENTO TINHA O SEU DEVIDO SIGNIFICADO E A SUA DEVIDA LIÇÃO MORAL. NADA A MAIS DO QUE DOIS REIS: O DE JUDÁ (AMAZIAS) E O DE ISRAEL (JEOÁS) SÃO PERSONIFICADOS PELAS ÁRVORES. O MESMO PODE SER DITO TAMBÉM COM RELAÇÃO A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO. OS PERSONAGENS NÃO ESTAVAM REALMENTE VIVOS, MAS MORTTOS (Ez.18:4,20), AGUARDANDO A RESSURREIÇÃO QUANDO SAIRIAM PARA A VIDA OU PARA SEREM FINALMENTE CONDENADOS (Jo.5:28,29).
.
O QUE ACONTECE, ENTÃO, É A PERSONIFICAÇÃO DE SEUS CORPOS MORTOS EM PERSONAGENS VIVOS MEDIANTE UMA ALEGORIA (Lc.16:24). LÁZARO REPRESENTA A NAÇÃO GENTÍLICA QUE NÃO DISPUNHA DOS PRIVILÉGIOS DA PARTE DE DEUS RESERVADO AO SEU POVO ELEITO, ISTO É, ISRAEL, REPRESENTADO NA PARÁBOLA POR ABRAÃO, EM QUEM OS JUDEUS COLOCAVAM AS SUAS CONFIANÇAS (Jo.8:33). ASSIM COMO LÁZARO, OS GENTIOS “DESEJAVAM ALIMENTAR-SE DAS MIGALHAS QUE CAÍAM DA MESA DO RICO” (v.21), OU SEJA, DOS JUDEUS. ISSO TAMBÉM FICA MUITO BEM CLARO A PARTIR DO RELATO DA MULHER GENTIA QUE DESEJAVA EXATAMENTE O MESMO – “COMER DAS MIGALHAS” – DAQUELE “BANQUETE” QUE ERA OFERECIDO PRIMEIRAMENTE AOS JUDEUS (ver Mateus 1521-28).
.
OS JUDEUS, CONTUDO, ERAM OS “RICOS” (v.19) DO REINO, POIS A ELES ERA CONFIADA A MENSAGEM DO EVANGELHO DEVENDO SER A LUZ PARA AS DEMAIS NAÇÕES, POIS ELES ERAM O POVO ESCOLHIDO, NAÇÃO ELEITA DA PARTE DE DEUS. POR ISSO, SÃO PERSONIFICADOS NO “RICO” DA PARÁBOLA. JESUS CONTOU AQUELA PARÁBOLA PARA CONDENAR OS FARISEUS (Lc.16:14,15), QUE REPRESENTAVAM EXATAMENTE A HIPOCRISIA DOS JUDEUS DIZEREM COM ALTIVEZ A SUA SUPERIORIDADE POR SEREM “OS FILHOS DE ABRAÃO” (Jo.8:33), SEM, CONTUDO, FAZER AS MESMAS OBRAS QUE ABRAÃO FAZIA (Jo.8:39). JESUS, ENTÃO, PÕE NA BOCA DE ABRAÃO AQUILO QUE ESTE HAVERIA TER DITO EM PESSOA:
.
“Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tão pouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (Lc.16:31)
.
ELE CONTOU A PARÁBOLA DO RICO E DO LÁZARO, EM QUE O RICO REPRESENTAVA O PRÓPRIO POVO JUDEU QUE TEVE TODAS AS OPURTUNIDADES NESTA VIDA, MAS A DESPERDIÇOU, ENQUANTO, EM CONTRASTE, OS GENTIOS (REPRESENTADOS POR LÁZARO NA PARÁBOLA) ERAM DESPREZADOS PELOS JUDEUS, MAS QUE DESFRUTARIAM DE MUITO MAIOR BEM-AVENTURANÇA DO QUE A PRÓPRIA NAÇÃO JUDAICA, POIS “DARIA OS FRUTOS A SEU TEMPO” (Mt.21:41). ESSE CONTRASTE É CLARAMENTE RESSALTADO DENTRO DA PARÁBOLA DO RICO E DO LÁZARO QUE JESUS CONTA. POR FIM, A LIÇÃO MORAL (VERDADE DOUTRINÁRIA) É A SEGUINTE:
.
“Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tão pouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (Lc.16:31)
.
VEJA QUE A LIÇÃO MORAL DA PARÁBOLA NÃO TEM NADA A VER COM ALGUM TIPO DE “IMORTALIDADE DA ALMA”, MAS BASEA-SE EM DAR ATENÇÃO AS PALAVRAS DE CRISTO, AS QUAIS ERAM DESPREZADAS PELOS FARISEUS QUE “NÃO SE DEIXARAM PERSUADIR” (v.31) NEM MESMO COM “ALGUÉM RESSUSCITADO DENTRE OS MORTOS” (v.31), TAL COMO FOI O CASO DA RESSURREIÇÃO DE LÁZARO OPERADA POR JESUS (Jo.11:43,44). AO REJEITAREM JESUS, OS JUDEUS ESTAVAM, ASSIM, POR SI MESMOS CAVANDO ENTRE ELES E DEUS “UM ABISMO INTRANSPONÍVEL” (Lc.16:26). ESSA É A LIÇÃO MORAL DA PARÁBOLA.
.
CONCLUINDO, CREIO QUE ESTE PEQUENO RESUMO SOBRE A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO LHE AJUDE A COMPREENDER QUE ELA NÃO REPRESENTA NENHUM TIPO DE AMEAÇA ÀQUILO QUE A BÍBLIA AFIRMA DE QUE A ALMA MORRE (Ez.18:4,20), PERECE (Mt.10:28), É DESTRUÍDA (Ez.22:27), NÃO É POUPADA DA MORTE (Sl.78:50), É ELIMINADA (Êx.31:14), É TOTALMENTE DESTRUÍDA (Js.10:28), É DEVORADA (Ez.22:25), É ASSASSINADA (Nm.35;11), É EXTERMINADA (At.3:23), DESCE A COVA NA MORTE (Jó 33:22), MAS REVIVE NA RESSURREIÇÃO (Ap.20:4).
.
EU NÃO SOU PASTOR, SOU APENAS MAIS UM SERVO DE DEUS (E ESCRITOR), MAS ENCORAJO-LHE A PROSSEGUIR NESTE CAMINHO TRABALHANDO NA OBRA DO SENHOR, JUNTO COM A GRAÇA DE DEUS.
.
GRANDE ABRAÇO!

 

 

 

 

 

 

AS ALMAS DEDEBAIXO DO ALTAR E O REINO MILENAR

 

BOA TARDE IRMÃO LUCAS:EU JÁ TIREI VAIRAS DUVIDAS COM VOCÊ.
EU QUERO TIRAR UMA DUVIDA COM VC SOBRE O MILENIO,QUEM VAI REINAR COM CRISTO E SO OS DECAPITADOS?
NOA JÁ ESTUDAMOS QUE A ALMA MORRE E PORQUER AS ALMAS DOS DECAPITADOS CLAMAM DEBAIXO DO ALTAR?O QUE QUER DIZER?E AI AGORA?
AGUARDO SUA REPOSTA COMO JÁ RECEBI VARIA,E TEM PREGADO NA IGREJA.

9- E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

10- E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

11-E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.

OBRIGADO........................................ (Manuel Silva Reis, Vitória da Conquista/Bahia – 15/12/2010)
.
Resposta - OLÁ, MANUEL.
ME DESCULPE PELA DEMORA NA RESPOSTA, ESPECIALMENTE NESTA ÉPOCA DE FÉRIAS E PRÓXIMO DO ANO NOVO. VEJA, CARO MANUEL, QUE O APOCALIPSE ATÉ O CAPÍTULO 19 ESTÁ EM UM SENTIDO ALTAMENTE SIMBÓLICO, OU SEJA, A PRÓPRIA VISÃO DADA A JOÃO NÃO É LITERAL EM SI MESMA, MAS TEM UMA APLICAÇÃO PRÁTICA POR DETRÁS DE TODA ESSA SIMBOLOGIA. TODAS AS AÇÕES MÍSTICAS TEM UM EXATO SENTIDO LITERAL PARA SER IDENTIFICADO. SEMPRE CONSTUMO MENCIONAR UMA LISTA DE 13 ELEMENTOS CLARAMENTE SIMBÓLICOS EM SI MESMOS NO APOCALIPSE, MAS PODERIA TRAZER UMA LISTA ATÉ BEM MAIOR:
.
(1) Cristo no Céu em forma de cordeiro ensanguentado (cf. Ap.5:6)
(2) Criaturas dentro do mar falando e louvando a Deus (cf. Ap.5:13)
(3) Várias estrelas caindo sobre a terra (cf. Ap.6:13). Sabe-se que o tamanho das estrelas é maior do que o do nosso planeta e se caíssem estrelas sobre a Terra esta acabaria no mesmo instante e o Apocalipse teria fim.
(4) Cavalos com cabeças de leão (cf. Ap.9:17)
(5) Cavalos que soltavam de sua boca fogo e enxofre (cf. Ap.9:17)
(6) Gafanhotos com coroa de ouro e rosto humano, cabelos como de mulher e dentes como de leão (cf. Ap.9:7,8)
(7) Um dragão perseguindo uma mulher grávida no deserto (cf. Ap.12:13)
(8) A mulher grávida do deserto tem asas e voa (cf. Ap.12:14)
(9) A terra abre a boca engolindo um rio que um dragão soltou com a sua boca (cf. Ap.12:15,16)
(10) Os trovões falam (cf. Ap.10:3)
(11) O altar fala (cf. Ap.16:7)
(12) Jesus tem sete chifres e sete olhos (cf. Ap.5:6)
(13) Duas oliveiras e dois candelabros soltam fogo devorador de suas bocas (cf. Ap.11:4,5)
.
COM ISSO EU NÃO ESTOU DIZENDO – COMO ALGUNS CALUNIOSAMENTEAFIRMAM – QUE O APOCALIPSE “NÃO VALE NADA” OU QUE TUDO O QUE ESTÁ NELE DEVE SER DESPREZADO PORQUE É TUDO SIMBÓLICO. PELO CONTRÁRIO, EXISTE UMA ENORME DIFERENÇA ENTRE DESPREZAR O APOCALIPSE OU IDENTIFICAR AS SUAS SIMBOLOGIAS. DIZER QUE AS VISÕES DE JOÃO NO APOCALIPSE SÃO EM MUITAS VEZES CLARAMENTE SIMBÓLICAS NÃO SIGNIFICA DIZER QUE ELAS NÃO REPRESENTAM NADA EM QUESTÃO DOUTRINÁRIA, AO CONTRÁRIO, SIGNIFICA CRER QUE O SIGNIFICADO REAL POR DETRÁS DESTA VISÃO (QUE ESTÁ EM UM SENTIDO SIMBÓLICO E NÃO LITERAL) DEVE SER IDENTIFICADA PARA FORMULARMOS UMA DOUTRINA TEOLÓGICA BÍBLICA.
.
SEMPRE COSTUMO DIZER PARA AQUELAS PESSOAS QUE QUEREM LITERALIZAR A PRÓPRIA VISÃO EM SI MESMA QUE NO DIA EM QUE ELAS CONSEGUIREM ME PROVAR QUE OS TROVÕES FALAM EU VOU COMEÇAR A DAR ALGUM CRÉDITO PARA ESSA HERESIA DA IMORTALIDADE DA ALMA:
.
"E deu um alto brado, como o rugido de um leão. Quando ele bradou, OS SETE TROVÕES FALARAM" (Ap.10:3)
.
A PERGUNTA QUE FICA AGORA É: QUAL É O SIGNIFICADO POR DETRÁS DA VISÃO DE JOÃO EM APOCALIPSE 6:9-10? UMA BOA RESPOSTA A ISSO PODE SER ENCONTRADA LOGO NO VERSO SEGUINTE A ELES:
.
“E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que REPOUSASSEM ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram” (Ap.6:11)
.
OU SEJA, AQUELAS ALMAS PROSSEGUIRAM “REPUSANDO” ATÉ QUE SE CONSUMASSEM O NÚMERO DE MÁRTIRES NA TERRA. O QUE É NOS DITO AQUI É DE GRANDÍSSIMA RELEVÂNCIA. A PALAVRA NO ORIGINAL GREGO AQUI UTILIZADA COM RELAÇÃO A DORMIÇÃO DA ALMA É “ANAPANO”, QUE SIGNIFICA: “REPOUSO; DESCANSO”. DISSO PODEMOS COMPREENDER QUE AQUELAS ALMAS QUE FORAM MORTAS PELO NOME DE CRISTO CONTINUARIAM “DORMINDO” ATÉ O FINAL DOS TEMPOS QUANDO SERIAM FINALMENTE JULGADAS E RECOMPENSADAS. NOTE QUE ISSO ACONTECERIA SOMENTE QUANDO “SE COMPLETASSE O NÚMERO DE SEUS CONSERVOS E IRMÃOS, QUE HAVERIAM DE SER MORTOS COMO ELES FORAM” (v.11).
.
ISSO NOS MOSTRA DE FORMA CLARA QUE AQUELAS ALMAS REPRESENTADAS PELA SIMBOLOGIA DADA AO APÓSTOLO JOÃO NÃO ESTAVAM LITERALMENTE NO CÉU, POIS DESTA FORMA JÁ TERIAM SIDO JULGADAS OU RECOMPENSADAS, GOZANDO DE UMA VIDA ETERNA COM DEUS, TOMADAS DA MAIS PROFUNDA ALEGRIA QUE JAMAIS SERIA POSSÍVEL DE VIVER NESTA TERRA. ASSIM ELAS NÃO ESTARIAM LITERALMENTE, AOS GRITOS, “CLAMANDO EM ALTA VOZ” (v.10) PEDIDOS DE VINGANÇA CONTRA OS INIMIGOS (v.10). ISSO NÃO ACONTECE NA GLÓRIA, POIS LÁ NÃO HAVERÁ NEM PRANTO, LÁGRIMA, LUTO E NEM DOR, COISAS QUE TERIAM SIDO FEITAS (CASO O SIGNIFICADO DESTA VISÃO FOSSE REAL EM SI MESMO) PELAS “ALMAS” QUE GRITAVAM VINGANÇA CONTRA INIMIGOS. VEJAMOS:
.
“Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap.21:4)
.
SERÁ QUE AQUELAS ALMAS NÃO TIVERAM AS SUAS LÁGRIMAS JÁ ENXUGADAS? SERÁ QUE ELAS AINDA TERIAM EM SI MESMAS SENTIMENTOS POR VINGANÇA CONTRA PESSOAS DAQUI DA TERRA? SERÁ QUE SERIA ESSE MESMO O ESPÍRITO DE UM VERDADEIRO CRISTÃO? SERÁ QUE NO GOZO DA PRESENÇA REAL DO SENHOR NAS NOSSAS VIDAS E JUNTO CONOSCO AINDA ASSIM DÁ MARGENS PARA GEMIDOS LITERAIS DE VINGANÇA CONTRA OS OUTROS? SERÁ QUE ESTAR LITERALMENTE JÁ NO CÉU JÁ NÃO SERIA SUFICIENTEMENTE BOM E FORTA PARA APAGAR TODA LÁGRIMA E TIRAR DO CORAÇÃO QUALQUER SENTIMENTO DE VINGANÇA CONTRA INIMIGOS?
.
TUDO ISSO NOS MOSTRA CLARAMENTE QUE ESSA VISÃO TRATAVA-SE EM SI MESMA DE MAIS UMA SIMBOLOGIA DADA A JOÃO QUE TEM UM SIGNIFICADO A SER IDENTIFICADO, QUE, COMO JÁ VIMOS, TRATA-SE DE QUE ESSAS ALMAS MARTIRIZADAS SERIAM DEVIDAMENTE VINGADA NO FIM DOS TEMPOS QUANDO TODO O NÚMERO DELES SE COMPLETASSE DEFINITIVAMENTE. ISSO OCORRE EM FUNÇÃO DE QUE O JUÍZO CONTRA OS ÍMPIOS E A RECOMPENSA AOS JUSTOS NÃO OCORRE LOGO NO MOMENTO DA MORTE – AQUELAS ALMAS NÃO ESTAVAM LITERALMENTE NO CÉU PORQUE JÁ TERIAM SIDO VINGADAS E, POR ISSO, NÃO ESTARIAM AINDA PEDIDO ESSA VINGANÇA – MAS SIM NO MOMENTO DA RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS:
.
“E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas RECOMPENSADO TE SERÁ NA RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS” (Lc.14:14)
.
“Assim como o joio é colhido e QUEIMADO NO FOGO, assim será na CONSUMAÇÃO DESTE MUNDO” (Mt.13:40)
.
“Assim será na CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS: virão os anjos, e SEPARARÃO os maus de entre os justos” (Mt.13:49)
.
O PRÓPRIO LIVRO DO APOCALIPSE, QUANDO DEIXA A PARTE SIMBÓLICA E PARTE PARA A PARTE QUE É, EM SI MESMA, LITERAL, NOS MOSTRA ALMAS REVIVENDO POR OCASIÃO DA RESSURREIÇÃO:
.
“Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi AS ALMAS daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; E REVIVERAM, e reinaram com Cristo durante mil anos” (Ap.20:4)
.
ORA, SE AS ALMAS SÓ REVIVERÃO NO CAPÍTULO 20 – APÓS TERMINADAS TODAS AS TRIBULAÇÕES – E NINGUÉM “REVIVE” SEM ESTAR MORTO, SEGUE-SE LOGICAMENTE QUE EM Ap.6:9-11 AS ALMAS CLAMANDO VINGANÇA EM ALTA VOZ É UMA FIGURA APOCALÍPTICA SIMBÓLICA DAQUELES QUE FORAM MARTIRIZADOS PELO NOME DE CRISTO E QUE SERIAM VINGADOS E RECOMPENSADOS NO FINAL DOS TEMPOS QUANDO TUDO SE CONSUMASSE E SE COMPLETASSE O TOTAL DE NÚMERO DE MÁRTIRES QUE ESTARIAM IGUALMENTE PARA SOFRER COMO ELES. A DEVIDA RECOMPENSA, BEM COMO A VINGANÇA DOS INIMIGOS, NÃO VEM SENÃO QUANDO TUDO SE CONSUMASSE, E NÃO IMEDIATAMENTE APÓS O MOMENTO DA MORTE. NOTE QUE AQUELAS ALMAS NA VISÃO SIMBÓLICA DADA A JOÃO NÃO ESTAVAM JÁ SENDO CONFORTADAS OU VINGADAS, AO CONTRÁRIO, ESTAVAM AINDA A BUSCA DISSO. ELAS NÃO ESTAVAM LITERALMENTE NO CÉU!
.
QUANTO A SEGUNDA QUESTÃO, O CAPÍTULO 20 DE APOCALIPSE ABORDA OS MÁRTIRES SENDO RESSUSCITADOS E HERDANDO A TERRA, MAS NÃO DIZ QUE ELES ERAM OS ÚNICOS A PARTICIPAREM DESTA RESSURREIÇÃO. ELES ESTAVAM EVIDENTEMENTE INCLUÍDOS NELA, MAS TODOS OS OUTROS SALVOS ESTÃO INCLUÍDOS TAMBÉM NESSA RESSURREIÇÃO. A RAZÃO PELA QUAL HÁ UM ENFOQUE MAIOR NESTES MÁRTIRES NÃO PROVÉM DELES SEREM OS ÚNICOS A PARTICIPAREM DESTA RESSURREIÇÃO (ATÉ PORQUE O TEXTO EM NADA DIZ ISSO), MAS SIM PORQUE JOÃO DESCREVE E NARRA A PERSEGUIÇÃO QUE ELES SOFRERAM DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO EM TODO O SEU LIVRO (FOCADO PRATICAMENTE INTEIRAMENTE NELES) E DEPOIS OS HONRA RESSALTANDO-OS DE UMA MANEIRA AINDA MAIS ESPECIAL ENTRE OS RESSUSCITADOS.
.
A BÍBLIA NARRA DUAS RESSURREIÇÕES NO FIM DOS TEMPOS, A RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS E A DOS ÍMPIOS. A RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS (QUE INCLUI TAMBÉM OS MARTIRIZADOS NA TRIBULAÇÃO) ACONTECE LOGO APÓS O TÉRMINO DA GRANDE TRIBULAÇÃO COM A SEGUNDA VINDA DE CRISTO:
.
“Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos” (Ap.20:4)
.
A RESSURREIÇÃO DOS ÍMPIOS, NO ENTANTO, ACONTECE APÓS O MILÊNIO:
.
“O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição” (Ap.20:5)
.
OU SEJA, PRIMEIRO VEM A RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS; E OS OUTROS MORTOS [OS ÍMPIOS] NÃO RESSUSCITARAM SENÃO DEPOIS DAQUILO QUE A BÍBLIA CHAMA DE “MILÊNIO”. OS JUSTOS REINARÃO NA TERRA DURANTE ESTE TEMPO DO “MILÊNIO”, E APÓS ISSO HERDARÃO A NOVA TERRA PROMETIDA POR DEUS:
.
“Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia” (Ap.21:1)
.
QUANDO A JERUSALÉM CELESTIAL DESCERÁ ATÉ NÓS:
.
“Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido” (Ap.21:2)
.
E, FINALMENTE, O PRÓPRIO DEUS DESCERÁ PARA VIVER CONOSCO:
.
“Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus” (Ap.21:3)
.
UM FORTE ABRAÇO, E QUE DEUS TE ABENÇOE!

 

 

 

 

 

 

QUEM CRIOU O MUNDO? DEUS PAI OU JESUS?

 

Quem criou o mundo: Deus Pai ou Jesus?
.
Gênesis 1:1 diz: "No princípio, criou Deus os céus e a terra." João 1:3, falando de Jesus, diz: Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez." Colossenses 1:16, também comentando sobre Jesus, afirma: "Tudo foi criado por meio dele e para ele." Como podemos entender essas afirmações? (Marc, Mato Grosso, 13/12/2010)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
DESDE OS TEMPOS ETERNOS A SANTÍSSIMA TRINDADE ESTEVE EM COMUNHÃO, INCLUINDO NO CONTEXTO DA PRÓPRIA CRIAÇÃO DO HOMEM NARRADA EM GÊNESIS 1. A PALAVRA UTILIZADA NO ORIGINAL HEBRAICO É “ELOHIM” (NO PLURAL), A QUAL É TRADUZIDA POR “DEUS”. O SUBSTANTIVO “DEUS” ESTAR NO PLURAL NO HEBRAICO NÃO SIGNIFICA QUE EXISTIA MAIS DE UM DEUS; AO CONTRÁRIO, MOSTRA-NOS DESDE O INÍCIO A INTERAÇÃO DAS TRÊS PESSOAS DA TRINDADE (PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO) NO CONTEXTO DA CRIAÇÃO.
.
PODEMOS EXEMPLIFICAR DA SEGUINTE MANEIRA: DEUS PAI É RELACIONADO À OBRA DA CRIAÇÃO; DEUS FILHO (JESUS CRISTO) É O PRINCIPAL AGENTE NO CONTEXTO DA OBRA DE REDENÇÃO DE TODA A HUMANIDADE; E DEUS ESPÍRITO SANTO É O “PENHOR DA NOSSA HERANÇA FUTURA” (Ef.1:14). ENTRETANTO, HÁ UM EXTENSO TESTEMUNHO ESCRITURÍSTICO COM RELAÇÃO À COOPERAÇÃO DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO NA OBRA DA CRIAÇÃO. POR EXEMPLO: O PAI CRIOU O MUNDO ATRAVÉS DE JESUS CRISTO:
.
“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (Jo.1:3)
.
E O ESPÍRITO SANTO DE DEUS PAIRAVA SOBRE A “FACE DAS ÁGUAS”:
.
“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn.1:2)
.
SUMARIANDO, AS TRÊS PESSOAS DA TRINDADE PARTICIPARAM ATIVAMENTE DENTRO DO CONTEXTO DA CRIAÇÃO HUMANA, O QUE É CONFIRMADO: (1) PELA NARRAÇÃO DA CRIAÇÃO EM GÊNESIS 1; (2) POR DIVERSAS PASSAGENS BÍBLICAS QUE NOS REVELAM QUE O MUNDO FOI FEITO “POR INTERMÉDIO DE JESUS” (Jo.1:3) E QUE “TUDO FOI CRIADO POR MEIO DELE” (Cl.1:16); E (3) PELA PALAVRA HEBRAICA NO PLURAL EMPREGADA PARA DEUS NO CONTEXTO DA CRIAÇÃO EM GÊNESIS.
.
FICA COM DEUS!!!

 

 

 

 

 

 

A “EVIDÊNCIA” EXTRATERRESTRE NA BÍBLIA

 

Eu quero mostra pra todo mundo. Veja:"http://www.realidadesdaverdade.com/index_ficheiros/Page317.html" ....... Iae cara,, Está surprendido?? Ou está com medo da Evidência??. Olha mais aí. Vou manda o Texto de Novo....."Vamos começar e eu peço ao leitor que abra a sua Bíblia em Génesis e leia os versículos 1 e 2. Após ter lido então eu informo o estimado leitor de que a palavra DEUS veio substituir a palavra “ELOHIM” que se encontra no plural e que em hebraico significa os que vieram do céu. Então estes vindos do céu não fizeram a Terra mas sim descobriram-na há muitos milhares de anos atrás. Conforme nós hoje em dia conseguimos já ir a Marte por exemplo, já ELES os nossos criadores possuíam uma ciência largamente mais avançada que a que possuímos hoje em dia. Por isso uma equipa de “ extra terrestres” descobriu o nosso planeta e nele começou então a criar vida da mesma forma que talvez quem sabe um dia nós também criaremos vida em outro planeta.
.
“ o espírito de DEUS se movia sobre a face das aguas” génesis 1 –2
.
Na verdade um “ovni” ou disco voador se deslocava sobre as águas. Nessa altura em que ELES descobriram a Terra, esta era composta por água e nevoeiros ao que lhes foi inevitável recorrer a inúmeras explosões no fundo dos mares, para que fosse possível sair matéria proveniente do interior da Terra, com o objectivo de originar um grande continente que na Bíblia se descreve como “porção seca”. Obtida então a terra seca e separada das águas começaram por criar o reino vegetal «génesis 1 –11» . Mais adiante terão então criado a vida nos mares e nos ares, «génesis 1 –20 », mais tarde terão criado vida em terra « génesis 1 –25 ». E é em génesis 1- 26 que se encontra a primeira de muitas particularidades que comprovam que o que aqui digo é a verdade.
.
“E disse DEUS : façamos o homem à NOSSA imagem, conforme a NOSSA semelhança: Se DEUS é um, qual a razão do plural ser aqui aplicado?  Aqui já o leitor deve ter compreendido que a palavra DEUS aqui não está correcta, não é verdade? O original é: “ Após concluídas todas as criações com pleno sucesso por nós criadores, foi tomada a importante decisão: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança:...” Talvez em sua mente se encontre a procurar um sentido que contradiga o que lhe transmito, mas peço-lhe que continue até ao fim. Muito ainda há para ler e para se espantar. Informo-o respeitável leitor de que toda a vida existente na Terra terá sido criada em laboratório incluindo nós os humanos. Tudo é fruto da ciência. Mais adiante na sua Bíblia em génesis 2- 16 e 17 constatará que a proibição principal imposta a Adão seria a de não poder usufruir do conhecimento da “árvore da ciência ”. A árvore da ciência é na verdade a sabedoria que os nossos criadores tinham. Era de sua intenção privar o homem dessa mesma sabedoria pois que temiam que com toda essa bagagem científica o homem se virasse contra os seus criadores, eles necessitavam primeiro de ter a certeza absoluta de que não correriam o mínimo perigo com as suas criações. E isso mesmo se verifica mais à frente no capítulo 3 de génesis, é aí que se encontra a passagem em que se dá a tentação por parte da serpente. Na verdade a “serpente” é uma parte da equipa dos nossos criadores que decide ensinar a Adão e a Eva algumas das maravilhas da ciência, e com efeito eles revoltaram-se contra a outra parte da equipa quando foram confrontados sobre o como sabiam eles que estavam “nus” de conhecimento (não nus de roupa). A outra parte da equipa que não queria que o conhecimento fosse dado aos humanos, eram dois representantes máximos do planeta de origem que se certificavam de que essa mesma ordem de que a ciência não fosse dada a conhecer aos humanos não fosse violada, facto que poderia por em causa a paz em seu planeta caso o homem se rebelasse contra os seus criadores. Visto que eles tinham violado essa mesma ordem deram de imediato a sentença à (“serpente”), equipa de cientistas, deixando-os exilados na terra e proibindo-os de voltar ao seu planeta de origem, conforme está explicado na Bíblia embora com palavras muito aquém da verdade no versículo 14 . Em génesis 3- 24 constata-se que a fim de impedir que o homem tivesse acesso a mais sabedoria, colocaram soldados de guarda à sua residência e uma nave de forte iluminação que na Bíblia se encontra descrita como uma espada inflamada que andava em redor. Os soldados são os querubins que guardam a “árvore da vida” ou a residência. O caro leitor há-de convir, que se DEUS fosse conforme sempre pensou que ELE fosse jamais necessitaria de quem quer que fosse para guardar fosse o que fosse, não acha? Em génesis 5, verificamos a longevidade que se atingia naquela altura. Toda esta longevidade era possível devido a uma pequena operação que os criadores faziam, longevidade essa que não era hereditária, com a excepção de Metusala todos os outros viveram menos tempo que Adão. No sexto capítulo de génesis existe algo que torna absurda a ideia de que DEUS é um espírito que não é feito de carne, pois aqui constata-se de que realmente DEUS não é conforme nos fizeram crer que fosse.
.
“ Viram os filhos de DEUS que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. “ Génesis 6- 2
.
Se DEUS não passasse de um espírito e se JESUS teria sido o seu primeiro filho, porque razão este versículo fala tão claramente de modo a contradizer tudo o que sempre lhe quiseram impingir de uma forma tão hipócrita? A verdade pura e tão simples de explicar é que os nossos criadores (“vindos do céu” ou “conselho dos Deuses”), não estavam preparados para viver nesta atmosfera, então para governarem este mesmo mundo nada mais fácil que ter filhos com as filhas deste mundo, pois que esta concepção permitia que estas mesmas crianças automaticamente viessem adaptadas ao mundo em que as suas progenitoras viviam, que em seu ventre logo começam a respirar o ar deste planeta, adaptando-se assim de forma natural a ele.
.
“Havia naqueles dias gigantes na Terra; e também depois, quando os filhos de DEUS entraram às filhas dos homens, e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os varões de fama. ” Génesis 6- 4
.
(caro leitor lembro-o que o que acabou de ler consta na bíblia, conforme lhe peço que confirme)
.
Quando um CRIADOR se unia a uma filha dos homens geravam filhos com capacidades superiores às dos filhos resultantes de casais da Terra. Mas como eles eram criados e educados na Terra tinham tendências para evoluir de maneira perigosa. Com as capacidades que detinham eles queriam evoluir em cada dia cada vez mais de modo a chegarem ao nível de conhecimento dos criadores, o que para Eles era uma terrível ameaça, pois o homem sempre teve tendências violentas devido à ganância pela qual se move e pela qual facilmente se deixa corromper. Um dos que não se encontrava corrompido era Noé que sob indicações dos criadores (ou DEUS se preferir) terá procedido à construção de uma espécie de foguetão (e não uma arca ou barco) que lhe permitiu estar em segurança quando os Criadores decidiram aniquilar toda a vida na Terra. Nessa mesma nave ele levou em recipientes apropriados uma célula viva de cada espécie animal para que fosse possível a sua clonagem após o dilúvio que acabaria com a vida na Terra. As únicas provas mais evidentes de que Noé fez uma nave e não um barco encontram-se em génesis 7- 17 , em que aí mesmo se faz constar que a dita arca se elevou sobre a Terra , e no capítulo 8- 4, em que se faz constar que a arca repousou sobre os montes de Arará. Sei que o leitor pode concluir que a arca terá encalhado nos montes quando as águas baixaram, permitindo então que a arca repousasse em cima deles, mas a verdade é que não era uma arca mas sim uma nave que andou à volta da Terra (os nossos Pais pronunciam-se de várias formas, e em Portugal através da musica transmitiram o que aqui lhe divulgo através de uma canção do grupo Rock – xutos & pontapés– na canção dos “contentores”, a letra desta mesma musica descreve na perfeição o que aqui afirmo). Asseguro-lhe no entanto caro leitor de que mais à frente encontraremos factos bem mais evidentes da existência destas mesmas naves e de nossos criadores registados na própria bíblia. Em génesis 19 é abordada a passagem que relata a destruição de Sodoma e Gomorra. Aqui há também testemunhos bem evidentes de que os anjos são físicos, têm portanto um corpo tão palpável como o nosso. Peço-lhe que leia em génesis o capítulo 19 do versículo 1 até ao 4. (após ler) ... Constatamos então de que os anjos que chegaram a Sodoma naquela tarde são de carne e osso. Os factos falam por si, Lo ofereceu sua casa para que nela eles lavassem seus pés, para além de que como bem deve ter constado eles teriam ingerido o banquete que Lo lhes teria preparado, só não dormiram porque foram abordados pelo povo da cidade. Como vê caro leitor os factos de que os anjos são físicos, são bastante evidentes. No versículo 11 do mesmo capítulo verifica-se que os anjos teriam ferido de cegueira os varões que os tentaram agredir. Posso informá-lo caro leitor que eles como homens que são usaram armas atómicas de mão, tipo revólveres para os ferir desta mesma maneira. No versículo 24 nós tomamos conhecimento de como aconteceu a destruição de Sodoma e Gomorra. Teria sido através de uma chuva de fogo e enxofre. Na realidade esse mesmo fogo e enxofre não era nem mais nem menos que uma bomba atómica. O único ponto em que me posso basear para lhe mostrar que o que falo é verdade e não ficção é no versículo 26 em que consta que a mulher de Lo por olhar para trás se teria convertido numa estátua de sal. Ora é mais ou menos dessa maneira que fica quem se encontre exposto às radiações que resultam após a explosão de uma bomba deste calibre. A destruição foi completa, aquela população tinha sido quase completamente aniquilada. Tinham sobrado tão poucos que, a fim de recuperarem a população houve inúmeros casos em que, mulheres deram à luz filhos resultantes da sua união com seus próprios pais, conforme se encontra registado o exemplo das filhas de Lo que a fim de engravidarem se terão deitado com o seu pai e com ele terão concebido cada uma seu filho. Tal facto é possível de ser lido em génesis 19- 33 a 36. Tudo isto aconteceu devido à estupidez e ganância humana da época. E o mesmo se pode repetir nos dias de hoje. Posso até afirmar que estamos muito próximos dessa mesma realidade se voltar a repetir.
.
Espero que este livro ajude a reduzir o numero de vítimas, que depende da credibilidade ou não de cada um, acerca do que aqui se encontra escrito e do trabalho e crescimento interno de cada um e do respeito que aos nossos criadores devemos dar, pois que a eles é devido. Espero ter mais sucesso que Lo, pois que nele quase ninguém acreditou, sendo o resultado aquele que o leitor agora conhece, a quase extinção da humanidade. Por isso aqui lhe pergunto caro leitor, se DEUS fosse exactamente como nos fizeram sempre crer que fosse, necessitaria ELE de mandar fogo e enxofre sobre duas cidades para as destruir? Ou teria necessidade de enviar anjos para anunciar o que quer que fosse? Não esquecendo que esses mesmos anjos comem, bebem, e dormem. Teria ELE filhos com necessidade de procriar com as filhas dos homens, como bem o leitor pôde verificar no capítulo 6 de génesis? Como bem pode ver, a verdade está bem à sua frente e bem patente ainda que de uma forma oculta na mesma bíblia que sempre foi usada para deturpar a verdade e para escravização do povo por parte das igrejas. (Marc, Mato Grosso – 23/11/2010)

 

Resposta - Olá, Marc.
Desculpe-me pela demora em responder que lhe deixou perturbado, acontece que eu não tenho muito tempo disponível para ler um texto tão grande desse e ainda responder tudo no mesmo dia. Bom, infelizmente, os extraterrestres ainda não invadiram o nosso planeta. As informações levantadas por você (e copiadas daquele site) deturpam as passagens bíblicas e mostram uma “interpretação” textual gritante que, na verdade, nem sequer pode ser chamada de interpretação.
.
Embora fosse muito divertido ver os ET’s invadindo o nosso pequeno, frágil e inofensivo planeta, é com grande pesar no coração que tenho que lhe informar que isso ainda está meio difícil para acontecer. Em primeiro lugar, porque a própria possibilidade da existência de vida inteligente em outros planetas já é praticamente descartada cientificamente. Vejamos o que a ciência tem a nos mostrar:
.
Quero começar com o Dr. Carl Sagan, que era evolucionista, ateu e um dos principais críticos da Bíblia no século XX. Carl Sagan, da Cornell University, em "Communication With Extra-Terrestrial Intelligence" (Comunicação com inteligência Extra-Terrestre), chegou a conclusão de que a chance da vida ter surgido por acaso, em apenas 1 planeta qualquer é algo matematicamente da ordem de 1 chance contra 10 seguidos de 2 bilhões de zeros. Partindo da premissa que aqui trata-se da vida em uma forma mais simples que uma ameba. (Fonte: Close Encouters – A Better Explanation, 1977 – Clifford Wilson and John Weldon).
.
É importante, ainda, observar algumas informações fornecidas pelo Dr. Frank Salisbury, da Utah State University, publicadas na Revista Nature em outubro de 1969. Na qual se realiza um cálculo para descobrir a probabilidade para que uma única molécula de DNA se formasse, de um tipo específico, assumindo que a vida já existisse, e que as matérias primárias necessárias já estivessem formadas, e fosse preciso APENAS que ocorresse a combinação dessas matérias, POR ACASO.
.
Sabemos que existem 1020 (100.000.000.000.000.000.000) planetas onde essa reação é possível;
.
Estima-se que há 4x109 (= 4.000.000.000) anos disponíveis (TEMPO);
.
Usando os métodos da Teoria da Probabilidade e Estatística sabe-se que há 1 chance em 10415 de, em algum instante em todo este tempo, em algum destes planetas, 1 única molécula desejada se combinar por acaso!
.
Isto significa 1 chance contra:
10.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.0
00.000.000.0 00.000.000.000.000.000.000.000.000.000.0
00.000.000.000.000.000.000.000.00 0.000.000.000.000.0
00.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.0
00.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.0
00.000.000.000.000.00 0.000.000.000.000.000.000.000.0
00.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 .000.000.0
00.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.0
00.000.00 0.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.0
00.000.000.000.000.000.000.000 .000.000.000.000.000.0
00.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000. 0
.
Matematicamente falando, isso representa uma impossibilidade matemática, pois segundo a Lei de Borel se a chance de algo ocorrer é superior a 1050 simplesmente não ocorre!
.
Em outras palavras: não existe a menor possibilidade de existir vida inteligente em outros planetas. A vida na Terra é uma criação da parte de Deus, que subsiste sob 121 constantes antrópicas impossíveis de acontecer sob qualquer outro planeta do Universo.
.
O astrofísico Hugh Ross calculou a probabilidade de que essas e outras constantes – 122 ao todo – pudessem existir hoje em qualquer outro planeta do Universo por acaso (i.e, sem um projeto Divino). Partindo da ideia de que existem 10 elevado a 22 planetas no Universo (um número bastante grande, ou seja, um número 1 seguido de 22 zeros), sua resposta é chocante: uma chance em 10 elevado a 138, isto é, uma chance em 1 seguido de 138 zeros! Existem apenas 10 elevado a 70 átomos em todo Universo. Com efeito, existe uma chance zero de que qualquer planeta no Universo possa ter condições favoráveis de vida que temos.
.
No livro "The genetic Code", na página 92, Issac Asimov calculou que existem 8 x 1027 possíveis combinações diferentes de proteínas semelhantes à insulina. Se fosse produzida uma dessas proteínas a cada segundo, teríamos que aguardar mais de 10 bilhões de vezes a suposta idade do universo.
.
Issac Asimov calcula que o número de diferentes combinações de hemoglobina é de 135 x 10165.
.
Mais uma vez, só um número bem limitado de combinações pode ser utilizado.
.
Não seria possível ter uma amostra de cada uma dessas combinações, pois o número total de átomos do universo conhecido é de apenas 1078. Se fossem produzidas 10100 combinações por segundo, seria consumida a matéria equivalente a aproximadamente 10 sextilhões de universos a cada segundo por um período de dez trilhões de trilhões de anos para produzir todas as combinações de hemoglobina.
.
Mais uma vez, algo impossível de acontecer.
.
Existem, aproximadamente, 10 elevado à potência 80 de átomos no Cosmo. Assumindo 10 elevado à potência 12, interações interatômicas por segundo, por átomo, e 10 elevado à potência 18 de segundos (30 bilhões de anos), como duas vezes a idade do universo dos evolucionistas, chegamos a 10 elevado à 110ª potência (80+12+18), como o número total de possíveis interações interatômicas, em 30 bilhões de anos. Se cada interação interatômica produziu uma única molécula, então, nada menos de 10 elevado à 110ª potência de únicas células já poderiam ter existido no universo.
.
Cerca de 1.000 moléculas de proteína, compostas de aminoácidos, são necessárias para a mais primitiva forma de vida. Encontrar uma apropriada seqüência de 200 aminoácidos para uma relativamente pequena molécula de proteína, calcula-se que seriam exigidas 10 elevado à potência 130 de tentativas. Isso equivale a centenas de bilhões de vezes o total do número de moléculas, que já existiram na história do Cosmo. Nenhum processo experimental poderia jamais resultar em uma única estrutura de proteína, muito menos em toda a coleção de 1.000, necessárias a uma simples forma de vida primitiva.
.
Portanto, a sua alegação de vida extraterrestre inteligente em outros planetas (vai saber lá qual...) já é insustentável perante a própria ciência que desmente toda essa baboseira. Mas vamos começar a refutar as interpretações absurdas retiradas da Bíblia por este “site”, começando com a narração da criação colocando o Criador no plural. Isso é uma margem para a doutrina dos ET’s? Não! Absolutamente, NÃO!
.
Como foi observado, o uso do plural é feito em concordância com a palavra hebraica “elohim” (no plural), a qual é traduzida por "Deus". O fato de o substantivo "Deus" ser plural no hebraico não quer dizer que haja mais de um Deus, ou que seja uma referência a Deus como sendo um grupo de astronautas extraterrestres. Há um grande número de passagens no NT que se referem a Deus com o substantivo grego correspondente “theos”, que é uma palavra singular e também é traduzido como "Deus" (Mc 13:19; Jo 1:1; Ef 3:9; etc).
.
O plural da palavra hebraica propicia um sentido mais abrangente, mais majestático ao nome de Deus. O termo no plural também pode ter relação com referência à Trindade. No NT (por exemplo, Jo 1:1) está claro que o Filho estava envolvido na criação dos céus e da terra. Gênesis 1:2 indica ainda que o Espírito Santo também estava envolvido no processo da criação. Infelizmente, o nosso amigo Marc não nos pode passar uma única passagem bíblica que coloque os ET’s dentro da realidade da Criação.
.
Ademais, outras baboseiras heréticas podem ser claramente descartadas logo de cara, por exemplo: Não há nenhuma evidência de que a arca de Noé não seja uma arca, mas sim um foguete. Pelo contrário, a sua teoria é falha por inúmeras razões:
.
(1) A Sagrada Escritura divinamente inspirada por Deus (2Tm.3:16) nos deixa claro que Noé construiu uma arca (Gn.7:18) e não um foguete.
.
(2) Não existia tecnologia suficiente na época para se construir um foguete e, se houvesse, já teríamos inúmeros foguetes viajando por aí em plena era medieval, ou na época de Cristo, ou séculos antes de Cristo. É claro que isso é ridículo e não existe; sequer pode ser passado pela mente de alguma pessoa com um mínimo de ceticismo. A Bíblia diz para morrermos para o pecado, e não para a nossa inteligência.
.
(3) Um foguete não sustentaria tantas espécies de animais, não contém todo o suporte e tamanho da arca e muito menos conseguiria manter todos eles vivos durante cento e vinte dias.
.
(4) Não foi encontrado nenhum foguete no Monte Ararate, mas foi encontrada uma grande Arca como a de Noé que confirma os registros bíblicos:
.
VEJA AQUI A ARCA DE NOÉ ENCONTRADA

 

.

 

Agora você não está mais brigando apenas contra a ciência e contra a Bíblia, mas também contra a arqueologia. Infelizmente, os ET’s parecem ter nos deixado para trás sem deixar-nos nenhuma evidência histórica, arqueológica ou científica disso! Que extraterrestres do mal...
.
Você também disse:
.
“No versículo 11 do mesmo capítulo verifica-se que os anjos teriam ferido de cegueira os varões que os tentaram agredir. Posso informá-lo caro leitor que eles como homens que são usaram armas atómicas de mão, tipo revólveres para os ferir desta mesma maneira”
.
Que ridículo. Quem disse que existiam armas atômicas naquela época? Onde está escrito na Bíblia que os anjos usaram armas atômicas? Para que usar armas atômicas se eles já tinham o poder de mata-los sem uso de armas por serem anjos enviados por Deus? Que tipo de arma atômica é essa que deixa as pessoas vivas depois de serem atingidas? Por que a arma atômica os deixou cegos ao invés de mata-los? Onde estão os registros históricos da arma atômica em pleno ano de 1800 a.C? Que tipo de anjos do mal que são esses que ficam atirando nos outros com arma atômica?
.
As outras asneiras são daí pra pior... nem vale a pena ficar perdendo tempo desmontando tanta bobagem. Só apenas lhe dou uma dica: Antes de ficar procurando por aí os tais dos “extraterrestres”, comece a ler a Bíblia. Mas leia mesmo! Você verá todas essas mentiras sendo abandonadas da sua mente, mas não por argumentos de razões humanas (tais como a ciência, a História, a arqueologia e a lógica), mas sim pelo poder de Deus. Creia que Ele deu o seu Filho único para morrer por você, e não pelos extraterrestres que você tanto procura. Aproveite e creia enquanto há tempo, antes que o Juízo da parte de Deus seja estabelecido sobre toda a Terra.
.
Não há evidência alguma da existência de criaturas extraterrestres, semelhantes ao homem, em parte alguma do universo. Há, certamente, espíritos demoníacos que a Bíblia chama de "espírito mentiroso" (1Rs.22:22) e "espíritos enganadores" (1 Tm 4:1). Esses demônios ou anjos malignos podem enganar as pessoas, fazendo com que elas creiam que eles são seres extraterrestres. Mas eles podem ser reconhecidos por seu falso ensino e pelas práticas más que estimulam, tais como idolatria, feitiçaria, astrologia, adivinhação, cartomancia e necromancia (Dt 13:1-9; 18:9-14; 1 Tm 4:1-3). Espero que os esclarecimentos da parte científica e bíblica aqui juntamente abordados, tenha colaborado a fim de fazer com que vossa pessoa deixe o engano e conheça a verdade que há em Cristo Jesus, e que esta verdade lhe liberte:
.
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo.8:32)
.
Fique com Deus;
(eu tive que ler todo o seu texto, tomara que você leia o meu).

 

 

 

 

 

 

CONCEPÇÃO DE HADES E PARAÍSO

 

Eu queria saber qual é a sua Igreja?
Eu tenho umas dúvidas:
Jesus quando morreu foi para o Hades ou para o Paraíso com o malfeitor? Onde fica o Paraíso que Jesus foi com o malfeitor e quando ele foi? Onde fica o Hades que Jesus foi quando morreu e quando ele foi? (Islamarque Pinheiro Rodrigues, Luis Gomes/RN – 16/12/2010)

 

Resposta - OLÁ, ISLAMARQUE. EU FAÇO PARTE DA COMUNIDADE ALCANCE DE CURITIBA, LIDERADA PELO PASTOR LUCIANO SUBIRÁ, UMA COMUNIDADE CRISTÃ EVANGÉLICA LIGADA AO CORPO DE CRISTO.
.
QUANTO A PERGUNTA SOBRE ONDE JESUS FOI QUANDO MORREU, A BÍBLIA AFIRMA QUE ELE FICOU TRÊS DIAS E TRÊS NOITES NO “CORAÇÃO DA TERRA” (Mt.12:40; At.2:27), OU SEJA, NO TÚMULO, O QUE TAMBÉM PODEMOS CHAMAR DE “MORTE”, “SEPULCRO”, “PROFUNDEZAS”, “PÓ”, “SHEOL” OU “HADES”, DE ACORDO COM OS VOCÁBULOS BÍBLICOS UTILIZADOS. ESTE LUGAR [HADES] FICA ENTÃO, EVIDENTEMENTE, NO PÓ DA TERRA, TENDO A MESMA APLICAÇÃO DE SEPULTURA COMO PODEMOS OBSERVAR AO LONGO DE TODA A BÍBLIA. UM RESUMO MAIS APROFUNDADO SOBRE O QUE SIGNIFICA “SHEOL/HADES” NO CONCEITO BÍBLICO DA PALAVRA PODE SER ENCONTRADO NO MEU LIVRO SOBRE "A LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA":
.
Sheol/Hades – Sheol (no hebraico) e Hades (transliterado grego) não era um lugar de tormento, mas era puramente sepultura na concepção hebraica bíblica. Abraão foi enterrar o seu filho do Sheol (cf. Gn.37:35). Os ossos vão para o Sheol (e não “espíritos” – ver Salmo 141:7). O Salmo 49:14 nos deixa claro que até as ovelhas descem para o Sheol na morte! O Sheol é um local de escuridão, e não de fogo que remete à luminosidade (cf. Sl.88:10-12; Jó 10:20,21; Lm.3:6). O Sheol é um lugar de silêncio, e não de gritaria do inferno (cf. Sl.94:17; Sl.115:17). Não são “espíritos incorpóreos” que descem ao Sheol na morte, mas sim a própria pessoa com sangue (cf. 1Rs.2:9).
.
É lugar de descanso e de repouso, e não de dor ou de tormento (cf. Jó 3:11,13,17). No Sheol, não existe atividade e nem conhecimento ou sabedoria nenhuma (cf. Ec.9:10). Os que lá estão não louvam a Deus (cf. Sl.6:5), e nem sequer tem lembrança dele (cf. Sl.6:5)! No Sheol não se escutam gritos (cf. Jó 3:18). O Sheol é um local de almas mortas (cf. Núm. 31:19; 35:15,30; Jos. 20:3, 9; Gên. 37:21; Deut. 19:6, 11; Jer. 40:14, 15; Juí. 16:30; Núm 23:10), em estado de total silêncio (cf. Salmos 115:17; Salmos 94:17), e em plena inconsciência (cf. Sl.146:4; Sl.6:5; Ec.9:5,6; Ec.9:10).
.
Nunca Sheol é identificado como um local de tormento e jamais é mencionado o elemento “fogo” nele, senão em contexto parabólico como metaforização. Por tudo isso, o Sheol nada mais é do que a figura da sepultura. É por isso que Jó iguala o Sheol com o pó da terra: “Descerá ela às portas do Sheol? Desceremos juntos ao pó?” (cf. Jó 17:16). O único lar para o qual Jó esperava ir era a sepultura (ver Jó 17:13).
.
TENDO EM VISTA ISSO, VEMOS QUE JESUS PASSOU NESTE LUGAR OS TRÊS DIAS E TRÊS NOITES EM QUE ESTEVE MORTO, E SÓ DEPOIS DISSO QUE SUBIU AO PARAÍSO, E NÃO ANTES DISSO. MESMO DEPOIS DE RESSUSCITADO, JESUS AINDA NÃO HAVIA SUBIDO AO PAI PARA O PARAÍSO:
.
“Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai” (Jo.20:17)
.
COMO ENTÃO PODEMOS ENTENDER O FATO DE JESUS TER DITO AO LADRÃO DA CRUZ QUE “HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO” (Lc.23:43)? ISSO É FACILMENTE CONCILIÁVEL PELO FATO DE QUE O ORIGINAL GREGO NÃO POSSUÍA VÍRGULAS E, PORTANTO, ELE PODE PERFEITAMENTE SER COLOCADA DEPOIS (E NÃO ANTES) DO “HOJE” EM QUESTÃO:
.
“E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, estarás comigo no Paraíso” (Lc.23:43)
.
OU SEJA, JESUS ESTAVA ASSEGURANDO “HOJE” [NAQUELE MOMENTO] QUE O LADRÃO DA CRUZ ESTARIA UM DIA COM ELE NO PARAÍSO, INDICADO NO VERSO 22 COMO SENDO O DIA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO:
.
“E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando vieres no teu reino” (Lc.23:42)
.
OU SEJA, QUANDO CRISTO VIER EM SEU REINO VISÍVEL (EM SEU “PODER REAL” COMO DIZEM MUITOS MANUSCRITOS ANTIGOS) O LADRÃO DA CRUZ ESTARIA, ENTÃO, JUNTO AO SENHOR JESUS CRISTO, NO PARAÍSO. ASSIM VEMOS QUE JESUS PASSOU OS TRÊS DIAS E TRÊS NOITES EM QUE ESTEVE MORTO NO HADES, NO PÓ DA TERRA (Mt.12:40; At.2:27), E O PARAÍSO DIZ RESPEITO A CIDADE CELESTIAL QUE DESCERÁ DO CÉU PARA OS CRENTES HABITAREM NA NOVA TERRA PROMETIDA E RESTAURADA POR DEUS:
.
“Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus” (Ap.21:1-3)
.
GRANDE ABRAÇO!

 

 

 

 

 

 

SOLUCIONANDO SUPOSTA “CONTRADIÇÃO” DA BÍBLIA

 

A paz do Senhor Jesus Sr. Lucas. Estava assistindo uma pregação de um pastor onde ele ministrava sobre a defesa de Estevão: “E ele disse: Homens, irmãos, e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando na mesopotâmia, antes de habitar em Harã, E disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar. Então saiu da terra dos caldeus, e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora. (At 7:2-4).
Pesquisando as referencias bíblica, fiquei confuso, pois em Genesis, 11:26 e 27 fala que Terá tinha 70 anos quando gerou a Abrão, a Naor e a Harã. E que o total de seus dias foram 205 anos (11:32). No ver. 31 fala que Terá tomou a Abrão, seu filho e a Ló, suas mulheres e saiu com eles de Ur dos caldeus para irem a Canaã, e foram até Harã e ali habitaram. No Cap 12:1 o Senhor fala para Abrão sair daquela terra, da parentela etc. e (ver. 04) partiu de Harã para irem a Canaã e lá chegaram. Fazendo alguns cálculos, Abrão tinha 75 anos quando saiu de Harã (Gn 12:4), e seu pai, Terá, tinha 145 anos, Ismael nasceu quando Abrão tinha 86 anos (Gn 16:16), Abrão tinha 100 anos quanto Isaque nasceu (Gn 21:5), ou seja, quando Terá morreu, Abraão tinha 135 anos, Ismael 49 e Isaque 35, aproximadamente. Pergunto: onde estou errando, pois não creio que sei a historia mais que Estevão e para piorar fui, por indicação de um irmão, consultar uma bíblia de estudo e para meu espanto, em Gn 11:26 o autor diz que Terá tinha 130 anos quando nasceu Abrão. Aguardo com expectativa sua ajuda. Fique na paz. (Claudio, Balneário Camboriú/SC – 21/11/2010)

 

Resposta - OLÁ, CLAUDIO.
ESSA SUPOSTA “CONTRADIÇÃO BÍBLICA”, NA VERDADE, É SOLUCIONADA POR UMA BREVE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL. ABRAÃO TINHA REALMENTE 75 ANOS QUANDO SAIU DE HARÃ, MAS NÃO FOI GERADO POR SEU PAI TERÁ QUANDO ESTE TINHA 70 ANOS. GÊNESIS 11:26 NÃO DIZ QUE TERÁ TINHA 70 ANOS QUANDO ABRAÃO NASCEU, MAS SIM QUE ELE VIVEU ATÉ OS SEUS 70 ANOS DE IDADE SEM FILHO NENHUM, E ENTÃO TEVE TRÊS FILHOS: ABRAÃO, NAOR E HARÃ. A SUPOSTA CONTRADIÇÃO BÍBLICA É FACILMENTE CONTORNADA QUANDO ADMITIMOS QUE HARÃ ERA O FILHO MAIS VELHO DE TERÁ, FATO ESTE QUE É CONFIRMADO POR SER ELE O PRIMEIRO A MORRER (Gn.11:28), NAOR DEVE TER SIDO O FILHO DO MEIO, E ABRAÃO O MAIS NOVO DOS TRÊS.
.
NOUTRAS PALAVRAS, TERÁ DÁ A SEU FILHO MAIS VELHO 135 ANOS DE IDADE, AO PASSO QUE ABRAÃO ERA O MAIS NOVATO, NASCIDO 60 ANOS DEPOIS DO MAIS VELHO (O QUE ERA COMUM NA ÉPOCA DOS PATRIARCAS), MAS É COLOCADO POR PRIMEIRO NA RELAÇÃO DE Gn.11:26-27 EM RAZÃO DE SUA PROEMINÊNCIA. ABRAÃO É APRESENTADO POR PRIMEIRO NÃO POR SER O FILHO MAIS VELHO, MAS SIM PORQUE ERA O MAIS IMPORTANTE DOS TRÊS. ASSIM, A SUPOSTA CONTRADIÇÃO BÍBLICA É FACILMENTE CONTORNADA: GÊNESIS 11:26 DIZ APENAS A IDADE QUE TERÁ TINHA QUANDO GEROU O SEU FILHO MAIS VELHO (HARÃ – Gn.11:28), O QUE MORREU MAIS CEDO. ELE TEVE HARÃ AOS 70 ANOS DE IDADE, E GEROU ABRAÃO APENAS AOS 130 ANOS DE IDADE.
.
ABRAÇOS!

 

 

 

 

 

ALGUÉM JÁ VIU A FACE DE DEUS?

.

Que estranho! Jesus disse: Ninguém nunca viu Deus. Como assim ninguém nunca viu DEUS? Em Gênesis 32 : 30 diz:E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
.
Pronto! Jacó já viu DEUS. É uma contradição bíblica? Ou será que eu não to entendendo esta passagem bíblica que diz que JACÓ viu DEUS FACE A FACE? (Marc, Mato Grosso – 18/12/2010)
.
Resposta - OLÁ, MARC. ME DESCULPE PELA DEMORA EM RESPONDER A ESSA E A OUTRA MENSAGEM.
.
O QUE ACONTECEU NO CASO DE JACÓ (E EM INÚMEROS OUTROS CASOS AO LONGO DE TODA A BÍBLIA) É AQUILO QUE CHAMAMOS DE “TEOFANIA”, OU SEJA, UMA ENCARNAÇÃO DE DEUS EM FORMA DE HOMEM (CRISTOFANIA) ANTES DA APARIÇÃO DE JESUS AO MUNDO. É EVIDENTE QUE NESTES CASOS ESTE ESTADO ERA TEMPORÁRIO, E NÃO PERMANENTE. MAIS ALGUMAS TEOFANIAS BÍBLICAS VETEROTESTAMENTÁRIAS PODEM SER ENCONTRADAS EM:
.
• O Anjo do SENHOR que fez vários contatos com personagens bíblicos;
.
• O Anjo da Providência que guiava o povo de Israel pelo deserto através de uma constante nuvem;
.
• Um dos três mensageiros celestiais que visitaram Abraão para anunciar o nascimento de Isaque e Jacó e a destruição de Sodoma (Gênesis 18:1–2, 10, 13);
.
• O quarto homem visto por Nabucodonosor na fornalha ardente quando condenou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego;
.
• O anjo Príncipe do Exército do Senhor que foi adorado pro Josué (Josué 5:14);
.
• O [Anjo] que visitou a Gideão debaixo do carvalho de Ofra (Juízes 6:11).
.
QUANDO A BÍBLIA DIZ QUE NUNCA NINGUÉM VIU A DEUS, ELA ESTÁ SE REFERINDO A SUA ESSÊNCIA, OU SEJA, A SUA PLENITUDE, E NÃO MERAS TEOFANIAS COMO FREQUENTEMENTE OCORRIA NO PRÓPRIO ANTIGO TESTAMENTO. SE ALGUÉM VISSE DEUS EM SEU PODER E GLÓRIA, MORRERIA NO ATO:
.
“Não podes ver a minha face, porque homem algum pode ver-me e continuar vivo” (Êx.33:20)
.
ASSIM, NINGUÉM JAMAIS VIU A DEUS (EM SUA ESSÊNCIA, GLÓRIA OU PLENITUDE), MAS MUITAS PESSOAS CHEGARAM A VER ENCARNAÇÕES DE DEUS (CRISTOFANIA) EM FORMA HUMANA (DESPIDO DE SUA GLÓRIA OU PLENITUDE), COMO FOI, POR EXEMPLO, NOS 33 ANOS EM QUE MUITAS PESSOAS VIRAM JESUS ANDANDO POR ESTA TERRA.
.
ABRAÇOS!

 

 

 

 

 

 

SOLUCIONANDO MAIS UMA DAS SUPOSTAS “CONTRADIÇÕES” DA BÍBLIA

 

Olá, Lucas..
Eu estava lendo o livro provérbios e li numa parte que me pertubou muito... Salomão diz:“Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha(Nova Tradução na Linguagem de Hoje)"(Provérbios 8:17)".... Fico a pensar nisto e está me pertubando, JESUS disse que quem procurar ele vai encontrar e o Salomão diz a mesma coisa, espera aí! Ele diz para que nós amamos a ele, que estranho, amar ele? Mas nós não temos que amar JESUS? E outra coisa me pertuba também: O SENHOR Deus me criou antes de tudo, antes das suas obras mais antigas(Provérbios 8:22). Que estranho, meu! Em João 1:1 diz que Jesus era antes de tudo, q esquisito... rsrsrsrs.... Salomão viveu antes de tudo ou é que não consigo entender esta passagem? Provérbios 8:23 diz: Eu fui formada há muito tempo, no começo, antes do princípio do mundo..... Me explica, por favor. Fique com DEUS. (Marc, Mato Grosso – 29/12/2010)

Resposta - OLÁ, MARC.
PARA ENTENDERMOS O QUE SALOMÃO DIZ AÍ, NÓS TEMOS QUE CONTEXTUALIZAR A PASSAGEM BÍBLICA:
.
PROVÉRBIOS 8
14 Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; EU SOU O ENTENDIMENTO; minha é a fortaleza.
15 Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça.
16 Por mim governam príncipes e nobres; sim, todos os juízes da terra.
17 Eu amo aos que ME AMAM, e os que cedo me buscarem, me acharão.
.
OU SEJA, O TEXTO ESTÁ FALANDO DA SABEDORIA E DO ENTENDIMENTO, E NÃO DO PRÓPRIO SALOMÃO. QUEM BUSCA O ENTENDIMENTO O ENCONTRA, É ISSO O QUE O TEXTO ESTÁ DIZENDO. A ESCRITURA REALMENTE AFIRMA QUE NÓS TEMOS QUE AMAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS, MAS ISSO NÃO EXCLUI O AMOR AO PRÓXIMO QUE TAMBÉM É IGUALMENTE NECESSÁRIO:
.
MATEUS 22
35 E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
38 Este é o primeiro e grande mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
.
OU SEJA, DEVEMOS AMAR PRIMEIRAMENTE A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS, “AMARÁS, POIS, AO SENHOR TEU DEUS DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA, E DE TODAS AS TUAS FORÇAS” (Dt.6:5), MAS TAMBÉM DEVEMOS AMAR AO NOSSO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS (Mt.22:39; Tg.2:8; Gl.5:14). A SABEDORIA REALMENTE FOI A PRIMEIRA CRIAÇÃO DE DEUS, MAS LEMBRE-SE QUE JESUS NÃO É UMA “CRIAÇÃO” DE DEUS, AO CONTRÁRIO, ELE É ETERNO, O “PAI DA ETERNIDADE” (Is.9:6), O “ALFA E O ÔMEGA” (Ap.1:8), “PRINCÍPIO E O FIM” (Ap.1:8), O “EU SOU” (Jo.13:19). ELE NÃO FOI “CRIADO”, MAS, COMO DEUS, EXISTE DE ETERNIDADE EM ETERNIDADE, ANTES MESMO DA PRÓPRIA SABEDORIA QUE FOI CRIADA POR DEUS.
.
ABRAÇOS!

 

 

 

 

 

JESUS É SALOMÃO?

.

Olá, Lucas... É como a garota sempre diz: Vim te pertubar um pouquinho de novo.... rsrsr"... Bom, vamos começar de novo: Tem uma passagem bíblica que é lá do Livro Provérbios no capitulo 8, versiculo 35 diz que quem achar o Salomão achará a vida e olha que estranho: Jesus diz a mesma coisa... Fico a pensar que JESUS seja SALOMÃO. Eu estou começando a ler a bíblia e isso é muito bom para mim mas há muitas dúvidas, aí eu pergunto para DEUS as coisas e sempre encontro as respostas através de você... Bom, agora quero entender, ok? Tchau! (Marc, Mato Grosso – 29/12/2010)
.
Resposta - OI, MARC.
NA VERDADE O TEXTO NÃO ESTÁ FALANDO DE SALOMÃO, MAS SIM DA SABEDORIA E DO ENTENDIMENTO. PARA ISSO TEMOS QUE CONTEXTUALIZAR O VERSÍCULO DE PROVÉRBIOS 8:35:
.
PROVÉRBIOS 8
14 Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; EU SOU O ENTENDIMENTO; minha é a fortaleza.
15 Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça.
16 Por mim governam príncipes e nobres; sim, todos os juízes da terra.
17 Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.
18 Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça.
19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida.
20 Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
21 Para que faça herdar bens permanentes aos que me amam, e eu encha os seus tesouros.
22 O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.
23 Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.
24 Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.
25 Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada.
26 Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.
27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
28 Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,
29 Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra.
30 Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;
31 Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens.
32 Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos.
33 Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis.
34 Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.
35 Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do Senhor.
.
EM OUTRAS PALAVRAS, É O ENTENDIMENTO E A SABEDORIA QUE SÃO PERSONIFICADOS NESTA PASSAGEM DE PROVÉRBIOS E FALAM EM PRIMEIRA PESSOA. O VERSO 14 DIZ QUE “EU SOU O ENTENDIMENTO” (v.14), E OS VERSOS SEGUINTES CONTINUAM LIGADOS A ELE: “POR MIM REINAM REIS E PRÍNCIPES... PR MIM GOVERNAM PRÍNCIPES E NOBRES... RIQUEZA E HONRA ESTÃO COMIGO... QUEM ME ACHAR ACHARÁ A VIDA” (vs. 14,15,16,18 e 35).
.
CONTINUE LENDO A PALAVRA DE DEUS, QUE É “VIVA E EFICAZ... E APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO” (Hb.4:12). NO INÍCIO PODE PARECER COMPLICADO ALGUMAS PASSAGENS, MAS TEMOS SEMPRE QUE ANALISAR O CONTEXTO HISTÓRICO E TEXTUAL DAS PASSAGENS NAS QUAIS ESTAMOS LENDO PARA FORMULAR ALGUMA DOUTRINA EM CIMA DAQUILO. MAS DEUS NOS CONCEDE GRAÇA MAIOR E, QUANTO MAIS LEMOS, MAIS GANHAMOS ENTENDIMENTO DA PALAVRA DE DEUS NAS NOSSAS VIDAS. ABRAÇOS!

 

 

 

 

 

 

UM ESTUDO SOBRE AS “EXPERIÊNCIAS QUASE-MORTE”

 

Olá, Lucas. Eu quero te pergunta uma coisa = O que você acha da "EQM{EXPERIÊNCIA DE QUASE - MORTE}" ?. Fico muito impressionado, a pessoa morre e depois volta e os cientistas ficam bem impressionados... É muito estranho!!. Fico a pensar que os seres de luz seja na verdade os anjos. Será demônios ??. Eu não creio que seja demônios.... É bem estranho mesmo, a pessoa volta e os cientistas ficam bem impressionados por causa da atividade celebral que quando a pessoa morre, não dá mais pra voltar..... É dificil de explicar.... A Questão é = o que será estes fenômenos??...... Lembre - se que a pessa volta, mais volta com grande sabedoria e mais conhecimento, tudo o que vocÊ pergunta para a pessoa que teve estes fenomenos" EQM" Ela te responderás na hora... O que você tem a me dizer sobre este "EQM' ?. Desculpe mas é bem dificil de explicar. (Marc, Mato Grosso – 29/11/2010)

 

Resposta - OLÁ, MARC.
PRIMEIRAMENTE, ME PERDOE PELA DEMORA EM RESPONDÊ-LO, POIS ÀS VEZES O TEMPO PARECE CORRER MUITO, E HÁ MUITAS COISAS PARA ESCREVER. QUANTO AO ASSUNTO DAS EXPERIÊNCIAS DE QUASE-MORTE, APRESENTAREI AQUI ALGUMAS RAZÕES FISIOLÓGICAS, RACIONAIS E ESPIRITUAIS PARA NEGAR QUE SE TRATE DE UMA EXPERIÊNCIA REAL FORA DO CORPO OU QUE SIRVA COMO SUPOSTA “BASE” PARA ALGUM TIPO DE SOBREVIVÊNCIA EM UM ESTADO DESENCARNADO ENTRE A MORTE E A RESSURREIÇÃO NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO. EIS ABAIXO ALGUNS DOS VÁRIOS MOTIVOS PARA DESACREDITAR NAS “EQM”:
.
(1) QUASE-MORTE NÃO É MORTE!
.
Antes de tudo, é bom ressaltarmos que uma “Experiência de Quase-Morte” não é uma morte de fato. Se existisse vida imediatamente após a morte, então a pessoa deveria morrer primeiro para isso. Contudo, o que nós podemos observar é que, antes mesmo da morte, a pessoa já começa a ter “visões” e quadros mentais de “outras dimensões”! Ora, isso é tecnicamente inadmissível, uma vez que a pós-vida deveria seguir-se à morte e não antecedê-la. Sobre isso, o Prof. Paul Kurts comenta:
.
“Não temos evidência real de que os indivíduos dos relatos de quase-morte tenham de fato morrido. Tal prova não é impossível de obter: ‘rigor mortis’ é um sinal, e morte cerebral é outro. O que os relatos realmente descrevem é um ‘processo de morrer, ou experiência de quase-morte, não a própria morte’”.
.
As experiências de quase-morte ou de leito de morte são de indivíduos ainda vivos, ou cuja mente readquiriu consciência.
.
(2) FALTA DE COERÊNCIA
.
Essa prova baseia-se na falta de coerência dentro das próprias experiências de pessoas que estiveram à beira da morte. De acordo com os Institutos de Pesquisas do EUA, aproximadamente 20% dos pacientes (18%, para ser mais exato), que estão à beira da morte por ataque cardíaco, se sobrevivem, dão os seus “testemunhos” de vida após a morte. Esse número é significativamente grande, mas há de se perguntar: Onde é que foram para os outros 82%? O que é que aconteceu (ou melhor, que NÃO aconteceu) com eles? Será que eles não tinham alma?
.
A verdade por detrás de tudo isso é que, por motivos fisiológicos (como veremos mais adiante), o cérebro de algumas pessoas (18%) começa a formular imagens pouco antes da morte, coisas que não acontece com outra grande parte (82%), não porque 18% tem alma e 82% não tem [o homem É uma alma, e não “POSSUI” uma – Gênesis 2:7], mas sim porque esse fenômeno relativamente comum de acontecer não significa uma experiência real de partida da alma ou do espírito do corpo humano, mas tão-somente uma experiência devidamente explicada por fatores fisiológicos, como veremos mais adiante.
.
Se existisse uma “alma imortal” nos seres humanos, então absolutamente 100% das pessoas que “voltam a vida” deveriam necessariamente relatar algum tipo de experiência após a morte, e não apenas 18% deles! Tal quadro nos revela que não é a alma de alguns que parte do corpo, mas sim um fenômeno fisiológico que sucede apenas a alguns, e a outros não. Um destes exemplos é o caso de uma mulher grávida que ficou clinicamente morta durante algum tempo e não relatou experiência nenhuma após a morte.
.
No Denver (Estados Unidos), uma mulher gravida morreu por 4 minutos, pois o seu coração parou, ela ficou toda roxa, sem pulso, sem respiração, e sem pressão. Os médicos tentaram revive-la mas sem resultado, dai ela foi declarada morta. Mas, depois de 4 minutos, inesperadamente, sem explicação cientifica, a mulher retornou a viver. Lhe perguntaram se ela tinha visto uma luz do outro lado do túnel, ou qualquer outro tipo de “experiência”, mas ela disse que só se sentiu como que “dormindo”! Ela passou o que Jesus disse, o sono da morte [João 11:11]
.
(3) VÁRIOS “CÉUS” DIFERENTES!
.
Karlis Osis e Erlendur Haraldsson avaliaram os relatos de mais de 1.000 experiências de quase-morte nos EUA e Índia. Descobriram que a visão dos pacientes hindus era tipicamente indiana, enquanto a dos americanos era ocidental e cristã. Por exemplo, uma mulher indiana de formação universitária teve a experiência de ser conduzida ao céu sobre uma vaca, enquanto um paciente americano que havia orado a São José encontrou o seu santo padroeiro na experiência! Tais relatos sobre experiências de quase morte refletem as crenças pessoais dos pacientes. O que experimentaram no processo de morrer quase certamente condiciona-se a suas crenças pessoais.
.
Outro fato interessante é que POUQUÍSSIMAS pessoas relatam visões do “inferno” depois da morte, mas apenas do Céu ou de algum estado de “conforto”. Este é um flagrante contraste com aquilo que mostra a Sagrada Escritura:
.
“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela” (Mateus 7:13)
.
“Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão” (Lucas 13:24)
.
“E, se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador?” (1 Pedro 4:18)
.
Ou seja, se as “EQM” fossem verdadeiras, então é a Bíblia que seria mentirosa. Ela afirma que são MUITOS os que irão para a perdição e POUCOS os que se salvarão... do mesmo modo que ao JUSTO já é DIFÍCIL ser salvo! Quando, porém, a questão é relativa às “EQM”, quase todo mundo vai pro Céu! Tal quadro nos mostra que, realmente, as EQM tratam-se meramente de quadros mentais daquilo que a pessoa já está pré-concebida a aceitar. Até mesmo espíritas, hindus, budistas e de todas as religiões narram indo para o “céu”; que, obviamente, é um diferente do outro dependendo das suas convicções religiosas, tal como é no caso da mulher hindu que foi conduzida ao céu numa vaca e do católico recebido pelo “santo padroeiro” da sua cidade! A Escritura, no entanto, nos revela apenas um único caminho para a salvação:
.
“E disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6)
.
(4) FALTA DE OXIGÊNIO NO CÉREBRO
.
O Dr Lakhmir Chawla, da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, notou a existência de um aumento na atividade cerebral dos pacientes pouco antes deles falecerem – o que é causado pela liberação de energia do cérebro quando ele fica sem oxigênio. Isso explica, por exemplo, porque algumas pessoas que acordam após momentos de aparente morte descrevem luzes, sensações e visões. Em um trabalho publicado no Journal of Palliative Medicine, o médico defende que essas sensações têm uma explicação biológica ao invés de mística ou metafísica.
.
Em um estudo conduzido no hospital da universidade, Dr Chawla e sua equipe usaram um eletroencefalograma para monitorar pacientes. O objetivo inicial da pesquisa era observar se os pacientes que sofriam de doenças terminais, como câncer, ou problemas crônicos, por exemplo, no coração, estavam suficientemente sedados para não sentirem dor. No entanto, o aparelho constatou que momentos antes da morte os pacientes passavam por uma explosão de atividade no cérebro que durava de 30 segundos a três minutos.
.
A atividade era similar à de pessoas completamente conscientes, mesmo que os pacientes parecessem adormecidos e não tivessem pulso. Pouco depois do aumento, eles foram declarados mortos. Os médicos acreditam que, com a saída do sangue e a diminuição dos níveis de oxigênio, as células disparam um último impulso elétrico. Ele começa em uma parte do cérebro e se espalha em cascata, gerando uma rajada de atividade cerebral pouco antes da morte. Caso alguém passe por essa experiência mas acabe sobrevivendo, isso poderia explicar as experiências conhecidas como “quase morte” – como flutuar sobre o corpo, enxergar uma luz, ouvir coisas, etc...
.
Outros estudos realizados em hospitais entre sobreviventes a paragens cardíacas em que se observou o fenômeno conhecido como experiência de quase-morte, demonstram apenas factos completamente explicáveis pela falta de oxigênio no cérebro em pacientes nos quais a morte encefálica não foi comprovada. As mesmas descrições de experiências de quase-morte podem ser reproduzidas por medicações como a quetamina ou por indução de hipóxia cerebral por alta gravidade, incluindo visão em túnel, comunhão com Deus, saída do corpo e alucinações.
.
As investigações científicas sobre assuntos relacionados com o pós-morte sempre existiram e foram motivo de debate acadêmico. Mesmo com tanto interesse e a presença de numerosos relatos anedóticos, ainda não há qualquer comprovação científica que suporte essa hipótese.
.
(5) INVERSÃO MRO
.
É a prova mais clara. Um estudo da Universidade de Kentucky rapidamente ganhou território entre os cientistas como possivelmente a melhor explicação para as EQMs. Os pesquisadores dessa universidade teorizaram que o misterioso fenômeno é, na verdade, um exemplo de disfunção do sono, invasão de movimento rápido dos olhos ou invasão MRO. Nesse distúrbio, a mente de uma pessoa pode acordar antes de seu corpo, tendo alucinações e a sensação de estar fisicamente solta do corpo.
.
Os pesquisadores de Kentucky acreditam que as EQMs são, na verdade, invasões MRO acionadas no cérebro por eventos traumáticos, como ataques cardíacos. Isso significa que as experiências de algumas pessoas após a quase morte são uma confusão por terem entrado rápida e inesperadamente em um estado de sonho. Isso ajuda a explicar o que sempre foi um aspecto complicado sobre as EQMs: como as pessoas podem experienciar visões e sons depois de confirmada a morte cerebral?
.
A área em que a invasão MRO é acionada fica no tronco cerebral - região que controla a maioria das funções básicas do corpo - e ela pode funcionar independentemente da parte superior do cérebro. Então, mesmo depois de as partes superiores do cérebro terem morrido, o tronco cerebral pode continuar funcionando e a invasão MRO ainda pode acontecer.
.
(6) PERCEPÇÃO EXTRA-CORPORAL
.
Experiências extra-corporais 'naturais' costumam ser transitórias e geralmente desaparecem quando se tenta inspecionar diretamente as partes do corpo envolvidas. Com a experiência extra-corporal provocada pela estimulação elétrica -- e relatada pela equipe de Blanke na revista Nature em 19 de setembro -- não foi diferente: quando a paciente fechava os olhos durante a estimulação ou olhava diretamente para seus braços e pernas, eles apenas pareciam se mover em direção ao corpo, ou encolher.
.
A posição do giro angular é privilegiada para integrar informações relativas à posição e a sensações complexas do corpo: ele fica na borda do lobo parietal, que já havia sido implicado anteriormente na percepção do espaço corporal, ou seja, na localização de objetos em relação ao corpo. De quebra, outro vizinho próximo é o córtex vestibular, que processa informações relativas à orientação da cabeça em relação à gravidade, inclusive sensações de peso ou leveza. Com vizinhos desse calibre, o giro angular talvez seja o lugar do cérebro onde nossa 'visão' interna do corpo é criada.
.
Se for assim, a dissociação do corpo que caracteriza a experiência extra-corporal poderia ter uma explicação simples: uma falha na integração sensorial e vestibular que o giro angular normalmente desempenharia, causada, por exemplo, pela estimulação elétrica. Ou, na experiência de quase-morte, pela falência metabólica do cérebro. Esta, de fato, é a explicação alternativa para quem quase foi, voltou e ficou tentado a acreditar que esteve do lado de lá mesmo. De acordo com a 'hipótese do cérebro morrendo', defendida pela psicóloga Susan Blackmore e pelo neurocientista Michael Persinger, as experiências de quase-morte refletem o funcionamento residual em um cérebro que já não recebe o suprimento habitual de oxigênio e glicose.
.
O giro angular, cuja estimulação elétrica é capaz de gerar a percepção de desligamento do corpo, vem agora integrar o rol das regiões do cérebro normalmente responsáveis pelas sensações vividas durante a experiência de quase-morte. Talvez não por coincidência, todas essas regiões -- inclusive o giro angular -- têm algo em comum: elas dividem o suprimento de sangue fornecido pelas artérias cerebrais posteriores, que irrigam a parte de trás do cérebro. Quando o corpo começa a se desligar, talvez um dos resultados seja uma 'ativação de despedida' dessas zonas do cérebro -- e, com ela, as experiências que quem volta pode contar. De qualquer forma, o fato é que a percepção extra-corporal está ligado a um fenômeno do cérebro, e não o desligamento da alma.
.
(7) NÍVEIS ELEVADOS DE GÁS CARBÔNICO NO SANGUE
.
Uma equipe chefiada pela doutora Zalika Klemenc-Ketis, da Universidade de Malibor, na Eslovênia, examinou eventos tidos como “inexplicáveis” em 52 pacientes com parada cardíaca. Desses 52 pacientes, 11 relataram terem tido EQM. Eles foram submetidos a um questionário com 16 itens, sobre paranormalidade, experiências transcendentais etc. Os pacientes davam pontos para os itens que eles acharam terem presenciado. A pontuação total de sete ou mais pontos qualificava como uma experiência de quase-morte.
.
Além das experiências anteriores de quase-morte, os participantes também forneceram informações sobre demografia, grau de instrução, crença religiosa, o medo da morte e coisas afins. Entre eles não havia uma relação definida com sexo, nível educacional, crença religiosa, medo da morte, o tempo de recuperação ou drogas dadas durante a reanimação.
Enfim, não se podia traçar um paralelo entre eles, isto é, eram pessoas que não tinham muita coisa em comum, logo havia um certo problema com relação do tipo de formação delas; portanto, os efeito deveriam ser alheios a isso.
.
Os investigadores tinham os dados clínicos e de laboratório para os participantes que tinham sido obtidos quando chegaram ao hospital. Estes incluíam pressão parcial de oxigênio e pressão de dióxido de carbono no sangue arterial periférico, a pressão parcial inicial de dióxido de carbono ao final da expiração, e os níveis séricos de sódio e potássio no sangue venoso. As amostras de sangue foram obtidas no prazo de cinco minutos após a admissão em todos os casos. Nível sérico é a concentração de algum metabólico presente no sangue, isto é, quanto tem de determinada substância (seja ela medicamentou ou uma outra substância química) no sangue.
.
Os pesquisadores perceberam que os níveis de CO2 no sangue estavam mais elevados, mas não foi só isso; ao que parece, os altos níveis séricos de potássio também demonstraram ser muito importantes. Na pesquisa da Drª Klemenc-Ketis, as concentrações de potássio e dióxido de carbono apresentam fator crucial e ela até ficou admirada de não terem estudado isso antes. Segundo a drª Klemenc-Ketis, “nosso estudo adiciona informações novas e importantes para o campo da EQM. A associação com o dióxido de carbono nunca foi sido relatado antes, e merece um estudo mais aprofundado”.
.
PORTANTO, AS “EXPERIÊNCIAS DE QUASE MORTE” NÃO CONSTIUEM-SE UMA “PROVA” DE VIDA PÓS-MORTE FORA DO CORPO E NEM AO MENOS PODEM SER TOMADAS COMO REAIS, MAS TÃO-SOMENTE COMO UM FENÔMENO FISIOLÓGICO QUE ENCONTRA SÉRIAS DIFICULDADES PELA FRENTE, NÃO APENAS NA QUESTÃO DA CIÊNCIA, COMO TAMBÉM NA QUESTÃO LÓGICA QUANDO MOSTRA AS VISÕES BEM RELATIVAS À CRENÇA PESSOAL DE CADA UM, ALÉM É CLARO DE CONTRADIZER A SAGRADA ESCRITURA QUE ATESTA E CONFIRMA PARA A NATUREZA HOLISTA DO SER HUMANO (Gn.2:7; Ez.18:4), E A DIFICULDADE DE SER SALVO (1Pe.4:8), O QUE CONTRARIA DIRETAMENTE AS “EQM”.
.
OUTRO FATO IMPORTANTE A SER RESSALTADO É QUE, BIBLICAMENTE, “APÓS A MORTE VEM O JUÍZO” (Hb.9:27). ISSO SIGNIFICA QUE AS PESSOAS QUE “SAÍSSEM” DOS SEUS CORPOS DEVERIAM, ENTÃO, TEREM NECESSARIAMENTE QUE SER JULGADAS POR DEUS ANTES DE ENTRAREM NO CÉU OU NA CONDENAÇÃO. A CONTRADIÇÃO, CONTUDO, RESIDE NO FATO DE QUE EM ABSOLUTAMENTE NENHUMA DAS “EQM” ALGUÉM RELATA PASSAR POR UM JUÍZO DA PARTE DE DEUS ANTES DE ENTRAR NA “GLÓRIA”. ISSO ACONTECE PORQUE A ESTRONDOZA MAIORIA DOS PACIENTES NÃO CONHECEM QUASE NADA DE BÍBLIA. TUDO O QUE ELES CONHECEM É O QUE A TEOLOGIA POPULAR AFIRMA COM RELAÇÃO A CÉU E A INFERNO, TAIS COMO SÃO POPULARMENTE ACEITOS.
.
SE ELAS SOUBESSEM DE BÍBLIA, SABERIAM QUE ANTES DE VER A TAL DA “LUZ” OU ENTRAR NO CÉU, DEVERIAM PRIMEIRO SER JULGADOS (Hb.9:27), E TAMBÉM SABERIAM QUE ESSE JUÍZO SÓ ACONTECE NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, NA SEGUNDA VINDA DE JESUS (2Tm.4:1). ISSO EXCLUI AS CHANCES DAS “ALMAS” OU “ESPÍRITOS” SEREM JULGADOS ANTES DISSO PARA JÁ ESTAREM NO CÉU OU NO INFERNO. POR ISSO MESMO, É NOS DITO QUE DAVI AINDA “NÃO SUBIU AOS CÉUS” (At.2:34), E QUE “A ALMA QUE PECAR, ESSA MORRERÁ” (Ez.18:4), POR ISSO, “OS MORTOS NÃO SABEM DE COISA NENHUMA... MAS TEM A MEMÓRIA ENTREGUE AO ESQUECIMENTO” (Ec.9:5). DE TODAS AS PROVAS, A QUE MAIS DERRUBA AS EXPERIÊNCIAS DE QUASE MORTE NÃO SÃO AS PROVAS LÓGICAS OU CIENTÍFICAS, MAS PRECISAMENTE A PRÓPRIA BÍBLIA SAGRADA COMO LIVRO “DIVINAMENTE INSPIRADO POR DEUS” (2Tm.3:16).
.
UM FORTE ABRAÇO EM CRISTO JESUS,
FIQUE COM DEUS!

 

 

 

 

 

 

O PAI É A MESMA PESSOA DO FILHO?

 

OLÁ, LUCAS. EU QUERIA QUE ME EXPLICASSE SOBRE ISTO: O Pai, o Filho e o Espírito Santo são pessoas distintas. No batismo de Jesus, cada um fez seu papel, concordando com os outros dois, mas distinto deles. Jesus subiu das águas; o Espírito desceu como pomba sobre ele; o Pai falou dos céus (Marcos 1:9-11). As doutrinas de algumas igrejas que dizem que o Filho e o Pai são a mesma pessoa contradizem afirmações óbvias das Escrituras. O Pai é maior do que o Filho (João 14:28). O Pai enviou e instruiu o Filho (João 14:24). SE JESUS E O PAI SAO MESMA PESSOA ENTÃO ISTO SE TORNA UMA CONTRADIÇAO PORQUE A BÍBLIA DIZ QUE JESUS NÃO É O PAI MAS DISTINTO (Marc, Mato Grosso – 24/12/2010)

Resposta - OLÁ, MARC.
O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO SÃO TRÊS PESSOAS DISTINTAS SENDO, CONTUDO, UM ÚNICO SER EM NATUREZA. DEUS É UM EM ESSÊNCIA, MAS TRÊS EM PESSOAS. ELE POSSUI APENAS UMA ÚNICA NATUREZA, MAS TRÊS CENTROS DE CONSCIÊNCIA. O APOLOGISTA NORMAN GEISLER DEFINE BEM ISSO DA SEGUINTE MANEIRA:
.
“Há apenas um ‘O Que’ em Deus, mas há três ‘Quem’"
.
HÁ APENAS UM SÓ SER, MAS SÃO TRÊS “EU”. ISSO NÃO É UMA CONTRADIÇÃO. CONTRADITÓRIO SERIA DIZER QUE DEUS É UMA SÓ PESSOA, MAS TAMBÉM TRÊS PESSOAS; OU QUE TEM UMA SÓ NATUREZA QUE TEM TRÊS NATUREZAS. MAS DECLARAR QUE DEUS É UM EM ESSÊNCIA, SUBSISTINDO EM TRÊS PESSOAS DISTINTAS, NÃO É UMA CONTRADIÇÃO.
.
A BÍBLIA FAZ UMA CLARA DISTINÇÃO ENTRE A PESSOA DO PAI E DO FILHO:
.
“E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus” (At.7:56)
.
ESTÊVÃO NÃO CONTEMPLAVA UMA ÚNICA PESSOA, AO CONTRÁRIO, FAZ DISTINÇÃO ENTRE A PESSOA DO PAI E DO FILHO. PORTANTO, VEMOS QUE PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO SÃO TRÊS PESSOAS DISTINTAS, PARTILHANDO DE UMA ÚNICA E MESMA NATUREZA DIVINA. AMBOS PARTILHAM DO MESMO “NOME” DE DEUS:
.
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt.28:19)
.
“Porque três são os que testificam no céu: O Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um” (1Jo.5:7)
.
FICA COM DEUS!

 

 

 

 

 

 

O SIGNIFICADO DO CAVALEIRO BRANCO DO APOCALIPSE

 

Oiiiii.. Estou pensando que você está pensando(rsrsrs) que o Cavalo Branco seja na verdade uma paz boa mas eu vou te mostrar que o cavalo branco é uma paz disfarçada: Cor do Cavalo: Branco/cinza = Simbolismo da cor: Falsa inocência/paz disfarçada.

 

Porta um arco uma coroa e uma mascara: O Poder do Cavaleiro é: CONQUISTAR.
SIMBOLISMO DO CAVALEIRO: Anticristo, falso cristo, falsa religião.
Descrição original grega: ίππος λευκός (híppos leukós), o Cavalo Branco.... Olha é só um aviso a você: Não confie no Cavalo Branco(Evangelho - Falso Evangelho) porque é a paz disfarçada. Não confie no Cavaleiro(Anticristo, que é falso cristo ou falsa religião)... Não confie! E vou avisar para você o que este cavaleiro não é Jesus Cristo..... (Lucas, Minas Gerais – 26/12/2010)

 

Resposta - OLÁ, LUCAS.
O TEXTO DE APOCALIPSE 6 É REALMENTE MUITO VAGO PARA CONCLUIRMOS UMA DOUTRINA CERTA EM CIMA DO QUE SIGNIFICA O CAVALO BRANCO:
.
“E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer” (Ap.6:1,2)
.
MAS PODEMOS CONJECTURAR DE DUAS MANEIRAS: COMO VOCÊ DISSE (FALSO EVANGELHO) OU COMO SENDO O PRÓPRIO JESUS CRISTO. A SUA POSIÇÃO PARECE SER APOIADA POR DOIS MOTIVOS PRINCIPAIS, A SABER:
.
-O CONTEXTO
.
Segundo selo: Cavalo Vermelho - Guerra (6:3,4)
Terceiro Selo: Cavalo Preto - Fome (6:5,6)
Quarto selo: Cavalo Amarelo - Morte (6:7,8)
Quinto selo: Clamor dos Mártires (6:9-11)
Sexto selo: Terremoto e sinais no céu (6:12-17)
Sétimo selo: Inicia-se o toque das sete trombetas (8:1)
.
DIANTE DO CONTEXTO, VEMOS QUE TODOS OS OUTROS SELOS TRATAM-SE DE GUERRA, FOME E MORTE; OU SEJA, NÃO APARENTA SER NEM UM POUCO ALGUM BOM SINAL. POR ISSO PODEMOS ATÉ CONJECTURAR COMO VOCÊ DISSE, QUE PODE SER UM “FALSO EVANGELHO”. OUTRO FATO IMPORTANTE É QUE É O PRÓPRIO SENHOR JESUS QUEM ESTÁ ABRINDO OS SELOS (Ap.6:1). MAS TAMBÉM TEMOS QUE OBSERVAR AS EVIDÊNCIAS DO OUTRO LADO:
.
-É JESUS QUEM MONTA NUM “CAVALO BRANCO”
.
Apocalipse 19
11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
12 E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
13 E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
14 E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
15 E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
16 E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
.
AQUI VEMOS QUE NO CAPÍTULO 19 QUEM ESTÁ MONTADO EM UM CAVALO BRANCO É O “FIEL E VERDADEIRO” (v.11), ISTO É, O SENHOR JESUS CRISTO, O “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (v.16). MUITOS SUSTENTAM QUE O “CAVALO BRANCO” DO CAPÍTULO 19 SEJA O MESMO DO CAPÍTULO 6. OUTRO FATO IMPORTANTE É QUE O BRANCO É UM SIMBOLISMO BÍBLICO DE PUREZA E SANTIDADE, E ISSO SE APLICA A UM CAVALEIRO REAL E SANTO.
.
NÃO VOU TENTAR IMPOR A MINHA OPINIÃO SOBRE ESSE ASSUNTO AQUI, ATÉ PORQUE O TEXTO DE Ap.6:1-2 É MUITO VAGO PARA FORMULARMOS EM CIMA DELE UMA CONVICÇÃO DOUTRINÁRIA EM CIMA DAQUELA SIMBOLOGIA, MAS ACREDITO QUE PODEMOS PASSAR AS DUAS PRINCIPAIS INTERPRETAÇÕES DESTE SIMBOLISMO APOCALÍPTICO A FIM DE ELUCIDAR A QUESTÃO PARA AS DEMAIS PESSOAS. “QUEM LÊ, ENTENDA” (Mc.13:14).
.
GRANDE ABRAÇO!

 

 

 

 

 

 

RESPOSTAS SOBRE ARGUMENTOS ATEÍSTAS

 

Já vi que você é daquelas pessoas que não gosta de entrar em um site como ateu, portanto, não preciso que entre, só quero ter respostas de tudo e ter mais fé, entende? Eu entrei num site que é : "www.evo.bio.com.br"(tipo assim). O nome do autor do site é: "Marcus Valério"... Ele é um fisiologico ou algo do tipo e é bem inteligente, eu fiquei observando ele na hora que ele sempre conversar com alguém lá no site porque lá no site tem "DEBATES", olha, não sei não mas ele até mesmo debateu com o criacionista do mundo e até mesmo o criacionista que é famoso do mundo inteiro ficou basmado... Acho que ele ficou "basmado".... Não sei... Só sei que ele perdeu para o "DEBATE"... O nome do famoso criacionista esqueci... Eu gostaria mesmo ter muita fé e muito conhecimento, sabe o que eu queria? Queria ter resposta a tudo, eu peço a Deus que me dê a verdade mas até agora, nada! Estou esperando através da fé mas esta fé que eu tinha antes está diminuindo, não sei porque... Você deve conhecer este tal de "MARCUS VALÉRIO", né? Lembre - se: Ele não é ateu e nem cristão. Ele é agnóstico. Tchau! Fica com Deus! (Gabriel, Minas Gerais – 29/12/2010)

Resposta - OLÁ, GABRIEL.
EU LI TODO AQUELE LINK ATEU QUE VOCÊ ME PASSOU, E ME DESCULPE SE DEMOREI A TE RESPONDER, MAS É DIFÍCIL TERMINAR DE REFUTAR TUDO AQUILO EM POUCOS DIAS. ENFIM, A MINHA RESPOSTA A SUA PERGUNTA SOBRE O LIVRO DE LA SAGESSE QUE CONTESTA A EXISTÊNCIA DE JESUS SE ENCONTRA NA PÁGINA "JESUS REALMENTE EXISTIU (P2)".

 

QUANTO AO MARCUS VALÉRIO, EU JÁ HAVIA ANTES VISTO NA INTERNET ALGUMAS COLOCAÇÕES DA PARTE DELE, E AGORA DEI MAIS ALGUMAS LIDAS NO SITE DELE SOBRE O QUE ELE ESCREVE QUANTO O EVOLUCIONISMO E A BÍBLIA. INFELIZMENTE NÃO DEU PARA ACOMPANHAR AQUELE DEBATE (A MATÉRIA É LONGA DEMAIS PARA SER ACOMPANHADA), MAS POSSO LHE DIZER COM TODA A CERTEZA QUE, QUANDO A QUESTÃO É UM DEBATE ENTRE UM ATEU E UM TEÍSTA (EMBORA O MARCUS SEJA UM AGNÓSTICO) É QUASE CERTO QUE O TEÍSTA SAI NA MELHOR. RECOMENDO-LHE QUE VEJA NO YOUTUBE ALGUNS DEBATES DE WILLIAN LANE CRAIG (FILÓSOFO E APOLEGA CRISTÃO) E DE DINESH D’SOUZA, AMBOS JÁ DEBATERAM COM CHRISTOPHER HITCHENS E MAIS RECENTEMENTE CRAIG TEVE UM DEBATE COM DAWKINS NO MÉXICO. OS CRISTÃOS SEMPRE LEVAM A MELHOR!

VEJA ESSA REFUTAÇÃO BRILHANTE DE WILLIAN LANE CRAIG HUMILHANDO O ATEU MUNDIALMENTE RECONHECIDO PETER ATKINS:
.
http://www.youtube.com/watch?v=0_TLzIR2ptM

 

.
E RECOMENDO TAMBÉM QUE VEJA ESSA OUTRA BRILHANTE REFUTAÇÃO DE CRAIG CONTRA OUTRO ATEU QUE ACABOU SENDO FORÇADO A ACEITAR A EXISTÊNCIA DE DEUS. CRAIG ENSINA O ATEU A USAR O PENSAMENTO LÓGICO-RACIONAL:
.
http://www.youtube.com/watch?v=0R5GpV5nSRQ&feature=related

 

EU PASSEI VIDEOS DOS DEBATES, MAS CREIO QUE VOCÊ MESMO PODE PESQUISAR SOBRE OS DEBATES QUE EU LHE FALEI, E VOCÊ VERÁ QUE EM PRATICAMENTE TODOS ELES OS TEÍSTAS (CRISTÃOS) SE SUPERAM LARGAMENTE NOS ARGUMENTOS DEIXANDO OS ATEUS COM UM PÉ NA FRENTE E DOIS ATRÁS NO DEBATE.
.
ABRAÇOS.!

 

 

 

 

 

 

A ORIGEM DE SATANÁS

 

"https://lucasbanzoli.no.comunidades.net/index.php? "Origem de Satanás"...pagina=1078745698" Este site vocÊ disse: "Lúcifer, o mais perfeito e glorioso dos anjos, arrastou consigo um terço dos anjos do Céu em sua rebelião"...... "O Velho Testamento indica que Satanás foi criado por Deus como um anjo governante chamado Lúcifer, com grandes poderes. Mas o orgulho levou Lúcifer a se rebelar contra Deus (conforme Isaías 14:12-14; Ezequiel 28:12-15). Torcido agora pelo pecado, Lúcifer é transformado em Satanás, que quer dizer `inimigo´ ou `adversário´ ...Satanás é um poderoso anjo decaído, intensamente hostil a Deus e antagonista do povo de Deus." (páginas 245, 801).
Pergunte à maioria das pessoas que crêem na Bíblia de onde veio Satanás e nove entre dez lhe darão uma versão da história citada acima. A idéia de que Satanás é um anjo decaído a quem Deus expulsou do céu e que caiu na terra é tão espalhada que muitas pessoas acreditam que a Bíblia a ensina.
.
Pode surpreendê-lo descobrir que a Bíblia não ensina tal coisa. É certo que há passagens na Bíblia que falam de seres caindo do céu, mas não são sobre Satanás e usam linguagem figurativa. Somente por uma leitura descuidada destes textos pode alguém chegar à história popular relativa à origem de Satanás. Examinemos as passagens bíblicas relevantes, no contexto. "Quem é Satanás?".... Onome "Satanás" é uma transliteração do hebraico satan, indicando um acusador no sentido legal, um queixoso que tem uma acusação a apresentar. Em Zacarias 3:1 lemos "Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor." Numa palavra, Satanás se opõe a nós, trabalha contra nós, ou "nos persegue", na tentativa de nos derrotar espiritual e moralmente. Jesus chamou-o homicida e mentiroso, em João 8:44. Em Apocalipse 12:9, João retrata Satanás como um grande dragão, uma representação que ressalta sua terrível natureza. Esse mesmo versículo identifica-o como a serpente (uma referência a Gênesis 3) e como o diabo, que é outro nome bíblico comum para ele. Talvez 1 Pedro 5:8 nos diga o que mais precisamos saber a respeito dele: "O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar". A ênfase bíblica está no que Satanás é em relação conosco (um inimigo). Algumas pessoas, contudo, pensam que certos textos bíblicos vão mais além e nos dizem como Satanás veio a se tornar assim. Examinemos estes textos cuidadosamente.

 

"Isaías 14:12-14".... Esta passagem diz: "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo." Você notará imediatamente que esta passagem não menciona Satanás por nenhum de seus nomes bíblicos comuns. Pode-se extrair deste texto uma teoria da origem de Satanás somente assumindo que esta passagem descreve-o, e ignorando o contexto desta passagem na mensagem de Isaías. Isaías não estava discutindo Satanás em Isaías 14, nem a origem de Satanás de modo nenhum faz parte desta mensagem do profeta. Se dissermos que este texto é sobre a origem de Satanás, isso simplesmente torna sem sentido o contexto mais amplo. Isaías profetizou durante os reinados dos reis hebreus Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias (Isaías 1:1). Seu ministério abrangeu (aproximadamente) os anos 750 - 686 a.C., uns 65 anos, no máximo. Este foi um tempo quando o povo de Deus tinha se tornado corrompido pela idolatria. Deus enviou Isaías para pregar o arrependimento ao seu povo e para adverti-lo de que um fracasso em voltar-se da idolatria significaria desastre em escala nacional. Isaías pregou a ambos os reinos de Israel e Judá, cumprindo sua missão dizendo aos povos desses reinos que eles sofreriam terrivelmente se recusassem arrepender-se. Isaías 10:5-6 resume a mensagem ao reino do norte. Há linguagem semelhante (13:3-6) reservada para o reino do sul, o reino contra o qual Deus enviaria os babilônios. A mensagem de Isaías não era completamente de desânimo e condenação. Os a**írios e os babilônios, ele pregou, eram simplesmente instrumentos que Deus usaria para punir o seu povo. Uma vez que Deus tivesse usado essas nações para seus propósitos, Ele se voltaria e aplicaria seu julgamento sobre eles, pela impiedade deles próprios. É uma mensagem da soberania de Deus em ação que causa reverência e temor nos ouvintes. A Babilônia cairia, e depois disso Deus renovaria e reuniria seu povo e lhes daria uma gloriosa e nova existência. Isaías 14 é sobre a queda do império babilônico. Isaías diz aos habitantes do reino sulista de Judá que, depois que eles tivessem sofrido o castigo, viria o dia quando eles poderiam ver a queda de seu opressor e escarnecer de Babilônia do modo como esta tinha escarnecido de Judá.

 

"Ezequiel 28:12-16"..... Outra suposta passagem sobre a origem de Satanás é Ezequiel 28:12-16, onde se lê: "... Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras."
A referência ao Éden é, para muitos, um indicador seguro de que esta passagem tem que ser sobre a origem de Satanás. Não importa que Satanás já fosse o inimigo do homem no Éden! Mas, novamente, é somente aceitando que esta passagem é sobre Satanás (a própria coisa que precisa ser provada) que podemos lê-la desse modo. O contexto aqui argumenta em outra direção. As palavras de Ezequiel aqui dizem respeito ao rei de Tiro. Os versículos 1 e 11 tornam isto claro. O capítulo 27 é sobre a queda da nação, e o capítulo 28 é especialmente sobre a queda do rei dessa nação. Prestar um pouco de atenção ao contexto esclarece muito! Exatamente como na passagem de Isaías, tomar as palavras do profeta como descritivas de Satanás e sua "queda" é fazer deste capítulo um completo contra-senso.
.
Aqui a mensagem está em duas partes, mas cada uma delas apresenta a mesma mensagem. Os versículos 1-10 descrevem o rei de Tiro do ponto de vista de Deus. Como o rei de Babilônia, o rei de Tiro era orgulhoso, arrogante e jactancioso. Ele se achava divino, e assim declarava ter uma glória que não lhe pertencia (versículos 2,6,9). O profeta descreve sarcasticamente a grandeza do monarca nos versículos 3-5. Pela sua arrogância, o orgulhoso rei colherá o julgamento de Deus. O julgamento sobre ele é que Deus o abaterá (versículos 7-10). Os versículos 11-19 repetem esta mensagem. O retrato sarcástico que o profeta faz do rei reaparece nos versículos 12-16. O aumento no nível de imagens e figuras na linguagem aumenta o sarcasmo. O rei pensava de si mesmo em termos absolutamente altos, mas para Deus isto era pura loucura. A referência ao Éden no versículo 13 não é literal, mas significa que o rei imaginava-se privilegiado acima de todos os outros. Ele pensava que era especial, como querubim ungido de Deus ou como algém que vivesse na própria montanha de Deus (versículo 14). Ele se retratava nos termos mais gloriosos. Pela sua arrogância, Deus o julgaria severamente (versículos 16-19). Novamente, portanto, quando lemos esta passagem no seu contexto, vemos que não tem nada a ver com a origem de Satanás.

 

"Conclusão
Num sentido muito significativo, não importa de onde Satanás veio. A ênfase na Bíblia cai, em vez no que ele faz. Não é como ele veio a existir que preocupa. É o fato que ele existe que nos preocupa. Ele continua a trabalhar contra nós em sua tentativa de dominar a humanidade, e para nós Jesus deixou a continuação da guerra. "Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Efésios 6:10-12).
.
Finalmente o que você disse é exatamente errado!!. Você disse: "Lúcifer, o mais perfeito e glorioso dos anjos, arrastou consigo um terço dos anjos do Céu em sua rebelião. Não aceitou estar em posição inferior a Deus, foi movido pela inveja e, consequentemente, foi expulso do Céu junto com todos os anjos que se aliaram a ele, https://lucasbanzoli.no.comunidades.net/index.php?pagina=1078745698".. Te provei que tu está exatamente errado, TOmara que leia tudo. (Gabriel, Cuiabá – 29/11/2010)

 

Resposta - OLÁ, GABRIEL.
CREIO QUE O AUTOR DESTE ESTUDO NO QUAL VOCÊ COPIOU E COLOU AQUI, NÃO CONSEGUE DISCERNIR CORRETAMENTE A CONEXÃO ENTRE O MUNDO VISÍVEL E INVISÍVEL, QUANDO O ESCRITOR BÍBLICO SE UTILIZA DE INFERÊNCIAS DE DUPLA REFERÊNCIA, OU SEJA, A REFERÊNCIA PROFÉTICA SE CABE NÃO APENAS AO REI DE TIRO E DA BABILÔNIA, COMO TAMBÉM A MAIS ALGO NO QUAL PODE SER DEVIDAMENTE APLICADO. VAMOS REVISAR AS PASSAGENS POR VOCÊ COLOCADAS E VEREMOS SE O REI DE TIRO OU DA BABILÔNIA REALMENTE PODE SE APLICAR NESTES CONTEXTOS AQUI INSERIDOS:
.
(1) REFERÊNCIA A SATANÁS NA SUA CONDIÇÃO INTACTA
.

"Tu és o Selador da soma, cheio de sabedoria e perfeito em formosura; estavas no Edem, jardim de Deus, toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti, foram preparados no dia em que foste criados. Tu eras o querubim, ungido para cobridor e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras fulgentes andavas. Perfeito eras nos teus caminhos desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti" (Ezequiel 28:12-15)
.
VOCÊ VAI ME CONVENCER QUE A REFERÊNCIA ALI RELATADA POR EZEQUIEL NÃO PODE SER APLICADA A SATANÁS SE VOCÊ ME PROVAR QUE:
.
(1) QUE O REI DE TIRO ERA “CHEIO DE SABEDORIA” E “PERFEITO EM FORMOSURA” ( v.12)
.
(2) QUE O REI DE TIRO ESTAVA NO JARDIM DO ÉDEN (v.13)
.
(3) ME MOSTRAR O CAPÍTULO E VERSÍCULO DA BÍBLIA EM QUE ALGUMA VEZ NAS ESCRITURAS A REFERÊNCIA A “JARDIM DO ÉDEN” NÃO SE APLIQUE AO JARDIM DO ÉDEN DE VERDADE.
.
(4) ME MOSTRAR QUE O REI DE TIRO SE ADORNAVA DESTAS DEZ PÉROLAS MENCIONADAS NO TEXTO, OU SE DEUS SÓ ESTAVA “EXAGERANDO” NA PROFECIA (v.13)
.
(5) ME MOSTRAR QUANDO É QUE O REI DE TIRO SE TORNOU UM “QUERUBIM UNGIDO” (v.14)
.
(6) ME MOSTRAR CAPÍTULO E VERSÍCULO DA BÍBLIA QUE NOS MOSTRA QUE O REI DE TIRO HABITAVA NO “MONTE SANTO DE DEUS” (v.14)
.
(7) ME MOSTRAR QUE O REI DE TIRO ERA “PERFEITO NOS SEUS CAMINHOS” (v.15). ISSO POR SI SÓ JÁ DERRUBADA COM A FALSIDADE DE QUE A PASSAGEM TEM APLICAÇÃO APENAS AO REI DE TIRO, PRECISAMENTE PORQUE ESTE JAMAIS FOI “PERFEITO NOS SEUS CAMINHOS”, O QUE NENHUM HUMANO PODE SER (Rm.3:23; Ap.15:4), QUANTO MAIS ESTE REI PAGÃO!
.
(8) QUE O REI DE TIRO FOI LANÇADO DO MONTE DE DEUS (v.16)
.
ISSO TUDO NOS MOSTRA CLARAMENTE QUE A PROFECIA ALI INDICADA NÃO PODE EM CIRCUNSTÂNCIA NENHUMA SER APLICADA APENAS PARA O REI DE TIRO. A REFERÊNCIA É OBJETIVAMENTE A SATANÁS, COMO UMA PROFECIA DE DUPLA REFERÊNCIA. ALGO SEMELHANTE ACONTECE QUANDO JESUS FALA DO FIM DO MUNDO MISTURANDO A PROFECIA DA TOMADA DE JERUSALÉM POR VESPASIANO E TITO NO ANO 70 d.C E O FIM DO MUNDO, PORQUE A QUEDA E DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM (FIM DE UM MUNDO: O JUDAICO), ERA UM TIPO DO FIM DO MUNDO (ver Mateus 24). ANALISAREMOS A SEGUIR MAIS ALGUMAS EVIDÊNCIAS BÍBLICAS DA QUEDA DE SATANÁS:
.
(2) REFERÊNCIA A QUEDA DE SATANÁS
.
"Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva do dia? Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações? E tu dizias no teus coração: Eu subirei ao céu, por cima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei sobre as alturas das nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo derribado serás no inferno, aos lados da cova. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como deserto e assolava as suas cidades? Que a seus presos não deixava soltos para suas casas?" (Isaías 14:12-17)
.
VOCÊ VAI ME CONVENCER QUE A REFERÊNCIA ALI RELATADA POR ISAÍAS NÃO PODE SER APLICADA A SATANÁS SE VOCÊ ME PROVAR QUE:
.
(1) QUE O REI DA BABILÔNIA CAIU DO CÉU (v.12)
.
(2) QUE AS DEVIDAS REFERÊNCIAS: “Eu subirei...”; “exaltarei o meu trono...”; “me assentarei...” EM ISAÍAS 14:13-14 REFLETIA UM PENSAMENTO DE UM MERO SER HUMANO, AINDA MAIS SE TRATANDO DE MONARCA BABILÔNICOS.
.
(3) QUE O REI DA BABILÔNIA QUERIA SER “SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO” (v.14)
.
(4) QUE O REI DA BABILÔNIA SERÁ LEVADO AO ABISMO (v.15)
.
POR ESSAS E OUTRAS PROVAS, É PREFERÍVEL ENTENDER QUE ISAÍAS E EZEQUIEL QUERIAM LEVAR OS SEUS LEITORES PARA ALÉM DOS CRIMES DE REIS HUMANOS, GUIANDO-OS ATÉ A PERCEPÇÃO DO GRANDE ARQUÉTIPO DO MAL E DA REBELIÃO CONTRA DEUS, CONSUMADA E DIRIGIDA PELO PRÓPRIO SATANÁS.
.
ADEMAIS, AINDA TEMOS A MENÇÃO DE JESUS CRISTO ACERCA DE UM FATO QUE ACONTECEU EM UM PASSADO DISTANTE:
.
"Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago” (Lc.10:18)
.
JESUS NÃO IA DIZER ISSO POR NADA E SEM MOTIVO ALGUM. AFINAL, “TUDO O QUE FOI ESCRITO, PARA O NOSSO ENSINO É QUE FOI ESCRITO” (Rm.15:4). É EVIDENTE QUE ELE ESTAVA RELATANDO UM FATO INCONTESTÁVEL QUE SE SUCEDEU POR OCASIÃO DA REBELIÃO NO QUAL CRISTO FOI UMA TESTEMUNHA OCULAR: DA QUEDA DE SATANÁS DO CÉU (“COMO UM RAIO”) PARA ESTA PRESENTE TERRA. E JUDAS TAMBÉM ESCREVE EM SUA EPÍSTOLA:
.
“E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia” (Jd.6)
.
ISSO NOS MOSTRA QUE OS DEMÔNIOS ERAM ANJOS CELESTIAIS CRIADOS POR DEUS QUE, POR OCASIÃO DE UMA REBELIÃO, NÃO GUARDARAM AS SUAS POSIÇÕES DE AUTORIDADE E FORAM GUARDADOS EM TREVAS. O APÓSTOLO PEDRO TAMBÉM DESCREVE QUE:
.
“Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no tártarus, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo” (2Pe.2:4)
.
CONCLUÍMOS, PORTANTO, QUE ESSES ANJOS DOS QUAIS SATANÁS É O LÍDER SÃO OS ANJOS CAÍDOS, MENCIONADOS POR PEDRO E JUDAS. PARECE-NOS MUITO CLARO A ORIGEM DE SATANÁS.
.
E, AINDA QUE TODOS OS MEUS ARGUMENTOS ESTIVESSEM EQUIVOCADOS, AINDA ASSIM VOCÊ NÃO PODERIA PROVAR QUE EU ESTOU ERRADO, PRECISAMENTE PORQUE O AUTOR DESTE TEXTO NO QUAL VOCÊ COPIOU E COLOU AQUI NÃO MOSTROU ABSOLUTAMENTE PASSAGEM BÍBLICA NENHUMA QUE PUDESSE SUSTENTAR OU MESMO CONJECTURAR QUALQUER TIPO DE OUTRA “HIPÓTESE” PARA A ORIGEM DO DIABO E SEUS ANJOS SENÃO A JÁ PASSADA AQUI. AO CONTRÁRIO, O QUE ELE NOS MOSTRA É UMA COMPLETA FALTA DE OPINIÃO, QUANDO CONCLUI QUE:
.
“Num sentido muito significativo, não importa de onde Satanás veio. A ênfase na Bíblia cai, em vez no que ele faz. Não é como ele veio a existir que preocupa”
.
ISSO NÃO ME APARENTA NEM UM POUCO DE CONFIANÇA.

 

 

 

 

 

 

RÉPLICA

 

Não creio muito bem em você não, você diz que o Rei de Tiro é na verdade um ser sobrenatural? Que ridicúlo! Leia lá, é a lamentação sobre o Rei de TIro, não de sobrenatural... O que você disse para o Gabriel é pura mentira.... Isaías 14 refere o Rei Babilônio, você deve sabar que o Rei tem uma torre grandão que tocava até no céu, mais ou menos assim..... Por isso que o Isaías disse: "Como caíste desde o céu';;; Não sei muito bem não mas eu acho que a torre grandão do Rei pode ter caído...... Só sei que todo mundo amava ele, e ele pensava que era o Todo poderoso(Deus)..... Agora em EZEQUIEL está referindo o Rei de Tiro.... Lá diz: No monte santo de Deus"...... Não sei muito bem não mas deve ser que o lugar era de Deus, não sei muito bem não mas leia lá.......... Lá diz sobre "Éden", o que é "Éden" ? Éden significa "Jardim", não está falando da onde morava o Adão, está referindo mesmo o Rei de Tiro, portanto o que você disse aquilo pro Gabriel é pura mentira........ (Matheus, São Paulo – 12/12/2010)

 

Resposta - OLÁ, MATHEUS. VOU COLOCAR ENTRE ASPAS AS SUAS ACUSAÇÕES E EM BAIXO AS MINHAS RESPOSTAS:
.
“Não creio muito bem em você não, você diz que o Rei de Tiro é na verdade um ser sobrenatural?”
.
NÃO, EU DISSE QUE A PROFECIA É DE DUPLA REFERÊNCIA.
.
“Que ridicúlo! Leia lá, é a lamentação sobre o Rei de TIro, não de sobrenatural...”
.
FOI POR ISSO QUE EU DISSE QUE É UMA PROFECIA DE DUPLA REFERÊNCIA. VOCÊ ACASO SABE O QUE SIGNIFICA “DUPLA REFERÊNCIA” ???
.
“O que você disse para o Gabriel é pura mentira....”
.
AHHH..... QUE PENA.
.
“Isaías 14 refere o Rei Babilônio, você deve sabar que o Rei tem uma torre grandão que tocava até no céu, mais ou menos assim.....”
.
SÉRIO? CADÊ ESSA TORRE??? (kkkk)
FALANDO SÉRIO MESMO, EU QUERIA SABER ONDE É QUE FICAVA ESSA TORRE GRANDONA QUE VOCÊ DISSE QUE TOCAVA ATÉ O CÉU. VEJA SÓ, CARO MATHEUS: O HOMEM DEMOROU PRATICAMENTE SEIS MIL ANOS DESDE ADÃO ATÉ AQUI PARA CHEGAR NA LUA, MAS JÁ NA ÉPOCA DE ISAÍAS ELES JÁ TINHAM UMA “TORRE” QUE ALCANÇAVA ATÉ O CÉU!!!
.
UAAUUU!!!!!
.
INFELIZMENTE VOCÊ DEVE ESTAR CONFUNDINDO ESTA TAL “TORRE GRANDÃO QUE CHEGA ATÉ O CÉU OU MAIS OU MENOS ASSIM” COM O RELATO BÍBLICO DA TORRE DE BABEL. SÓ TEM UM “PEQUENO” PROBLEMINHA AQUI: TAL RELATO APARECE EM GÊNESIS, NO CAPÍTULO 11. E NÃO EM ISAÍAS!
.
OU SEJA, VOCÊ CONFUNDE UM REGISTRO BÍBLICO DE ALGO QUE ACONTECEU EM GÊNESIS 11 COM ALGO EM ISAÍAS.... E ISSO TRÊS MIL ANOS DEPOIS!!!!!!!!!!!!!!!
.
“Não sei muito bem não mas eu acho que a torre grandão do Rei pode ter caído......”
.
É... DEVE TER CAÍDO MESMO...
.
DEVE SER MESMO, PORQUE EU QUE NÃO TÔ VENDO ELA....
.
“Só sei que todo mundo amava ele, e ele pensava que era o Todo poderoso(Deus).....”
.
ONDE É QUE ESTÁ ESCRITO ISSO???????
ONDE É QUE ESTÁ ESCRITO QUE O REI DA BABILÔNIA ERA O TODO-PODEROSO??????
.
“Lá diz sobre "Éden", o que é "Éden" ? Éden significa "Jardim", não está falando da onde morava o Adão, está referindo mesmo o Rei de Tiro”
.
AH... É?
ENTÃO O REI DE TIRO MORAVA NO JARDIM DO ÉDEN? É ISSO MESMO O QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO???
.
BOM, VEJAMOS O QUE SIGNIFICA “ÉDEN” NO TEXTO ORIGINAL DO HEBRAICO:
.
“vayyiqqach Adonay 'elohiym 'eth-hâ'âdhâm vayyannichêhubheghan-`êdhen le`âbhdhâh uleshâmrâh” (Gn.2:15)
.
AGORA VAMOS VER O SIGNIFICADO DA PALAVRA “ÊDHEN” (ÉDEN) NO LÉXICO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL DE STRONG:
.
Strong’s Concordance
5731 – Éden, a região da casa de Adão: - Eden.
.
AGORA VEJA SÓ, CARÍSSIMO MATHEUS: SERÁ QUE O REI DE TIRO ESTAVA NA “CASA DE ADÃO”??? ONDE É QUE APARECE O REI DE TIRO NA NARRAÇÃO DE GÊNESIS 1 E 2?
.
A VERDADE É QUE O REI DE TIRO NEM SEQUER EXISTIA AINDA. EXISTE UMA GRANDE DISTINÇÃO ENTRE A PALAVRA HEBRAICA PARA JARDIM [gan, no original hebraico] E A PALAVRA HEBRAICA PARA ÉDEN [êdhen, no original hebraico]. O REI DE TIRO NÃO ESTAVA APENAS EM UM “JARDIM” [gan] QUALQUER, MAS SIM NO ÉDEN [êdhen]. ISSO NOS MOSTRA QUE A PROFECIA ALI RELATADA É DE DUPLA REFERÊNCIA, OU SEJA, NÃO ATINGE APENAS O REI DE TIRO, MAS AQUELA DETERMINADA PARTE TEM UMA APLICAÇÃO PRÁTICA DEVIDA A UM OUTRO SER, O QUAL TRATA-SE EVIDENTEMENTE DE SATANÁS, QUE JÁ EXISTIA NA ÉPOCA DE ADÃO E EVA E ESTEVE ENVOLVIDO EM TODO O CONTEXTO DA CRIAÇÃO E QUEDA HUMANA.
.
“portanto o que você disse aquilo pro Gabriel é pura mentira........ “
.
MEU CARO MATHEUS, VOCÊ TEM A PLENA LIBERDADE DE ACREDITAR NO QUE QUISER, SEJA QUE O REI DA BABILÔNIA TINHA UMA “TORRE GRANDÃO” QUE CHEGAVA ATÉ O CÉU E QUE CAIU E NINGUÉM PERCEBEU, OU ENTÃO QUE O REI DE TIRO ESTAVA COM ADÃO NO JARDIM DO ÉDEN, OU ENTÃO QUE A MINHA RESPOSTA AO GABRIEL SEJA UMA “PURA MENTIRA”. MAS PARA ISSO VOCÊ TEM QUE ANTES ME MOSTRAR QUE:
.
(a) O REI DA BABILÔNIA TINHA UMA TORRE QUE CHEGAVA ATÉ O CÉU.
(b) QUE ESSA TORRE CAIU E NINGUÉM ME AVISOU.
(c) QUE O REI DE TIRO ESTAVA COM ADÃO DE EVA NO JARDIM DO ÉDEN.
.
FIQUE NA PAZ DE CRISTO, MATHEUS.
ABRAÇOS!

 

 

 

 

 

 

LÚCIFER É UM NOME CORRETO PARA SATANÁS?

 

Olá. Desculpe mas eu errei na parte que eu disse que EZEQUIEL está referindo o Rei de Tiro, errei nesta parte, acho que até mesmo no Isaías 14. Vamos começar: "Quem é "Lúcifer"?

O nome Lúcifer é freqüentemente aplicado a Satanás, mas não há base bíblica para esta idéia. A palavra "Lúcifer" é a tradução em algumas Bíblias (ainda que não nas versões portuguesas mais comuns) da palavra hebraica hêlîl em Isaías 14:12. Versões bem conhecidas como a Revista e Corrigida, a Revista e Atualizada (1 e 2) e a Linguagem de Hoje traduzem esta palavra como "estrela da manhã."

Isaías 14 é uma profecia sobre a queda do rei de Babilônia (veja 14:4). Este rei exaltava-se, buscando tomar a glória que pertence a Deus. A profecia de Isaías 14 mostra que ele seria derrubado de volta à terra.

É interessante que o Novo Testamento fale sobre a "estrela da alva" (2 Pedro 1:19) e a "estrela da manhã" (Apocalipse 2:28; 22:16). Em todas estas passagens, é claro que a estrela da manhã não é Satanás, ou qualquer outra criatura blasfema. O próprio Jesus é a brilhante estrela da manhã que abençoa seus servos fiéis.

Então, por que o nome "Lúcifer" é freqüentemente aplicado a Satanás? O uso partiu de uma interpretação errada de Isaías 14:12. Muitos comentaristas inseriram algo maior neste texto, vendo-o como uma explicação da origem de Satanás. Certamente há razão para acreditar que o Diabo foi um dos anjos (Jó 1:6), que ele tem estado em rebelião contra Deus desde antes da criação da Terra (1 João 3:8; veja Gênesis 3), e que vários anjos seguiram sua desobediência e serão castigados eternamente (Judas 6). O que o rei de Babilônia fez foi o mesmo tipo de pecado: desafiar a autoridade do Rei dos reis. Neste sentido, podemos pensar em "Lúcifer" como um filho ou discípulo de Satanás (veja João 8:44), mas a profecia de Isaías 14:12 não está falando especificamente do Diabo.

Esta é uma lição permanente para nós de Isaías 14. O rei de Babilônia serve como um lembrete claro da verdade das palavras de Jesus em Lucas 14:11: "... todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado." Que possamos andar humildemente com nosso Deus. (Matheus, São Paulo – 13/12/2010)

 

Resposta - OLÁ, MATHEUS.
EMBORA HAJA ALGUMAS COISAS QUE NOS MOSTRAM QUE A PROFECIA ALI RELATADA EM ISAÍAS É DE DUPLA REFERÊNCIA (OU SEJA, DIRETAMENTE AO REI DA BABILÔNIA E INDIRETAMENTE COMO REFERÊNCIA A SATANÁS), EU NÃO CONCORDO QUE DEVEMOS UTILIZAR O NOME “LÚCIFER” NOS DIAS DE HOJE AINDA COMO SENDO UM NOME PARA A DESIGNAÇÃO DE “SATANÁS”. PRIMEIRAMENTE, VOLTO A APRESENTAR AS EVIDÊNCIAS DENTRO DO TEXTO DE ISAÍAS QUE NOS MOSTRAM QUE A PROFECIA ALI RELATADA ERA, COMO EU JÁ DISSE, DE DUPLA REFERÊNCIA:
.
(1) O REI DA BABILÔNIA NÃO CAIU DO CÉU (v.12)
.
(2) AS DEVIDAS REFERÊNCIAS: “Eu subirei...”; “exaltarei o meu trono...”; “me assentarei...” EM ISAÍAS 14:13-14 NÃO PODERIA REFLETIR UM PENSAMENTO DE UM MERO SER HUMANO, AINDA MAIS SE TRATANDO DE MONARCAS BABILÔNICOS.
.
(3) EMBORA O REI DA BABILÔNIA FOSSE ORGULHOSO, A BÍBLIA NÃO APÓIA A IDEIA DE QUE ELE QUERIA SER “SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO” (v.14)
.
EMBORA TENHAMOS, PORTANTO, EVIDÊNCIAS DENTRO DE ISAÍAS QUE NOS REVELAM SER ESSA UMA PROFECIA DE DUPLA REFERÊNCIA, É INCORRETO AFIRMARMOS QUE SATANÁS AINDA É LÚCIFER. ISSO PORQUE O SIGNIFICADO DE “LÚFICER” É “PORTADOR DE LUZ”, E O DIABO NÃO POSSUI MAIS NOS DIAS DE HOJE A “LUZ” QUE ANTES POSSUÍA. AO CONTRÁRIO, A ANTIGA “LUZ” QUE DETINHAM POR SEREM “ANJOS DE LUZ” TRANSFORMOU-SE EM DENSAS TREVAS DEPOIS DE SUA QUEDA.
.
OUTRA RAZÃO PELA QUAL ACREDITO NÃO SER POSSÍVEL TRADUZIRMOS “SATANÁS” POR “LÚCIFER” CONSISTE NO FATO DE QUE O PRÓPRIO JESUS É DESCRITO COMO SENDO A “ESTRELA DA MANHÔ OU “ESTRELA DA ALVA”:
.
"E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações" (2Pe.1:19)
.
"Eu, Jesus, enviei o meu anjo. Ele atestou para vocês todas essas coisas a respeito das Igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, sou a estrela radiosa da manhã” (Ap.22:16)
.
O NOME “LÚCIFER” ACABOU SE POPULARIZANDO QUANDO A TRADUÇÃO INGLESA DO REI TIGO (VERSION KING JAMES) OPTOU POR TRADUZIR A “ESTRELA DA MANHÔ DE ISAÍAS 14:12 POR SEU SIGNIFICADO “LÚCIFER”. CONTUDO, HOJE EM DIA A GRANDE MAIORIA DAS VERSÕES NO MUNDO TODO JÁ ABANDONARAM ESSA TRADUÇÃO E TRADUZEM O VERSO APENAS POR “ESTRELA DA MANHÔ COMO DIZ ISAÍAS. O MAIS CORRETO, PORTANTO, É UTILIZAR PARA O DIABO O NOME QUE É LARGAMENTE UTILIZADO AO LONGO DE TODA A BÍBLIA, OU SEJA, “SATANÁS”, QUE SIGNIFICA “ADVERSÁRIO” OU “OPOSITOR”.
.
ABRAÇOS.

 

 

 

 

 

 

SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS DO APOCALIPSE

 

Olá, Lucas. Valew de novo, adorei o seu site. Mas eu tenho muitas dúvidas = Como entender o Apocalipse?".... O que são o "sete espiritos de Deus" lá mencionados na Bíblia(em apocalipse) ?.... Quero entender de verdade... E os animais?... Quero saber de verdade. Valew!!. (Marc, Mato Grosso – 08/12/2010)

 

Resposta - OLÁ, MARC. FICO MUITO FELIZ EM VER QUE VOCÊ ESTÁ GOSTANDO DO SITE.
QUANTO AO ASSUNTO DO APOCALIPSE, A PRÓPRIA BÍBLIA AFIRMA QUE EXISTEM CERTOS SEGREDOS QUE SÓ A DEUS PERTENCE. ISSO NÃO NOS IMPEDE, É CLARO, DE TENTARMOS “DESVENDAR” O QUE HÁ POR DETRÁS DOS SIMBOLISMOS APOCALÍPTICOS OU DE PELO MENOS TENTARMOS DESCOBRIR DE ONDE PROVÉM CERTA REPRESENTAÇÃO METAFÓRICA. NO CASO DOS “SETE ESPÍRITOS DE DEUS” POR VOCÊ MENCIONADO, EXISTE UMA GRANDE LIGAÇÃO COM OS SETE ESPÍRITOS MENCIONADOS EM ISAÍAS 11:1,2:
.
“Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo. O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor” (Is.11:1,2).
.
AQUI VEMOS QUE EXISTE: (1) UM ESPÍRITO DE REPOUSO SOBRE O “TRONCO DE JESSÉ”; (2) UM ESPÍRITO QUE DÁ SABEDORIA; (3) UM ESPÍRITO QUE CONCEDE ENTENDIMENTO; (4) UM ESPÍRITO QUE TRAZ CONSELHO; (5) UM ESPÍRITO QUE ATRIBUI PODER; (6) UM ESPÍRITO LEVA AO CONHECIMENTO; E (7) UM ESPÍRITO QUE TRAZ TEMOR AO SENHOR.
.
ESTES SÃO OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS NOS QUAIS JOÃO, O APÓSTOLO, CITA COMO REPRESENTAÇÃO DESTES DONS QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS CONCEDE A CADA UM. A PASSAGEM NOS DÁ UM ENTENDIMENTO DE QUE PODEMOS ALCANÇAR A SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO, CONSELHO, PODER E TEMOR AO SENHOR NESTA VIDA, NÃO POR MÉRITO NOSSO, MAS PELO AGIR DO ESPÍRITO SANTO ATRAVÉS DA GRAÇA DO DEUS ALTÍSSIMO.
.
A PASSAGEM TAMBÉM TEM UMA APLICAÇÃO COM OS “SETE OLHOS DE DEUS” (Zc.3:9) QUE “PERCORREM TODA A TERRA” (Zc.4:10). ELES ASSOCIAM-SE DIRETAMENTE COM OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS ENVIADOS POR TODA A TERRA, E QUE SÃO OS “CHIFRES E OLHOS DO CORDEIRO” (Ap.5:6). QUANTO AOS ANIMAIS (SERES VIVENTES) TEM APLICAÇÃO VETEROTESTAMENTÁRIA NO LIVRO DE EZEQUIEL:
.
“Quando os seres viventes se moviam, elas também se moviam; quando eles ficavam imóveis, elas também ficavam; e quando os seres viventes se elevavam do chão, as rodas também se elevavam com eles, porque o mesmo Espírito deles estava nelas” (Ez.1:21)
.
SE A REFERÊNCIA ALI É A ALGO REAL E LITERAL OU APENAS ALGO SIMBÓLICO, ISSO NÓS NÃO PODEMOS SABER AO CERTO, MAS APENAS CONJECTURAR. POR QUE “QUATRO” SERES VIVENTES? SIMPLES: O NÚMERO QUATRO REPRESENTA TUDO O QUE FOI CRIADO POR DEUS, SIGNIFICANDO A TOTALIDADE TERRENA. ISSO EXPLICA EXPRESSÕES BÍBLICAS TAIS COMO:
.
“Os quatro limites da terra” (Is.11:12)
“Os quatro ventos” (Ez.37:9)
“A largura (1), o comprimento (2), a profundidade (3) e a altura (4) (Ef.3:18)
.
SUMARIANDO, PELO O QUE NÓS PODEMOS CONJECTURAR, PODEMOS DIZER QUE O QUE JOÃO RELATA SIMBOLICAMENTE COMO SENDO OS “SETE ESPÍRITOS DE DEUS” DIZ RESPEITO ÀS SETE CAPACITAÇÕES QUE DEUS PODE NOS CONCEDER PELO SEU ESPÍRITO, DESCRITOS EM ISAÍAS NO CAPÍTULO 11. E OS ANIMAIS (SERES VIVENTES) TAMBÉM DESCRITOS NO APOCALIPSE PODEM SIGNIFICAR (SE NÃO É ALGO LITERAL) A PLENITUDE DE TUDO AQUILO QUE FOI CRIADO POR DEUS (i.e, a natureza, os animais, os homens, etc), QUE LOUVARÃO E GLORIFICARÃO AO DEUS ETERNO, IMORTAL E TODO-PODEROSO POR TUDO O QUE ELE É E POR TODAS AS “SUAS GRANDES OBRAS” (Sl.107:8).
.
GRANDE ABRAÇO!

 

 

----------------------------------------------------------------------------

 

Clicando em ENVIAR CARTA, no menu esquerdo, você pode comentar, criticar ou debater sobre os assuntos com o autor do site.