O QUE É A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO?

a

 

Pergunta:

 

"Olá Lucas (meu xará)!!! A graça e a paz do Senhor esteja com você... Eu queria saber o que é verdadeiramente a blasfêmia contra o Espírito Santo!!! Me explica, por favor!!!" (Lucas Catarino, Pedreiras/MA – 17/12/2012 – quatro dias antes do fim do mundo)

 

Resposta:

 

Olá, xará, a paz de Cristo :)

 

Vou ser bem sincero com você: o assunto que eu considero o mais difícil em toda a apologética é essa pergunta que você me fez. Embora seja uma questão aparentemente simples, ela é complicada exatamente porque existem poucas passagens bíblicas que falam sobre isso, enquanto que outros assuntos mais "difíceis" e mais complexos são abordados muitas vezes na Bíblia, o que facilita o uso da exegese para formular uma tese. Mas eu particularmente creio que blasfêmia contra o Espírito Santo seja alguém que já abandonou completamente a fé de maneira deliberada. Creio que tem ligação com aquilo que o autor de Hebreus afirma:

 

"Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública" (Hebreus 6:4-6)

 

Ou seja: pessoas que já tem pleno e total conhecimento das coisas de Deus, e que mesmo assim insistem em viver no mundo, pecam de propósito, porque querem pecar (e não por ignorância ou por acidente), deliberadamente, já não se arrependem de seus atos, e por isso estão "crucificando de novo o Filho de Deus". Para tais pessoas o autor de Hebreus diz que "é impossível que sejam reconduzidas ao arrependimento", que é exatamente o mesmo que Jesus disse sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo: não tem perdão.

 

Mas uma coisa fique clara: não estou dizendo que todo cristão que peca é um blasfemador. Há uma enorme distinção entre cristão que peca e cristão que vive no pecado, e também uma grande diferença entre o cristão ainda fraco que tenta lutar contra o pecado mas não consegue vencer, e aquele outro cristão que decide viver no pecado de maneira deliberada e não quer nem saber das coisas de Deus, mesmo não sendo um ignorante espiritual e tendo conhecimento pleno da obra de salvação. A Bíblia diz que todos nós pecamos, mas que todos nós podemos nos arrepender dos nossos pecados e sermos perdoados por Deus. Somente aqueles que já conhecem a fé e mesmo assim decidem deliberadamente viver no pecado é que estão blasfemando contra o Espírito Santo.

 

Este é o modo como eu vejo este assunto, mas se você fizer essa mesma pergunta a outras pessoas provavelmente irá ouvir respostas diferentes, pois, como eu disse, este é um assunto do qual a Bíblia pouco fala para termos um consenso universal sobre este tema. Mas creio que o que foi exposto acima já seja um bom começo.

 

Deus lhe abençoe!

 

 

----------------------------------------------------------------------------

Por: Lucas Banzoli.
 
Clicando em ENVIAR CARTA, no menu esquerdo, você pode comentar, criticar ou debater sobre o assunto com o autor do site.
.
.

Curta no Facebook para estar por dentro das atualizações: