CARTAS RESP. 2011 (MAIO - P1)

CARTAS RESPONDIDAS 2011 (MAIO)

 

Essa é uma seleção de algumas das cartas respondidas na primeira parte de Maio de 2011. Para enviar alguma pergunta basta clicar em ENVIAR CARTA no menu à esquerda.

 

Obs: Nem todas as respostas são passadas para este espaço e elas não estão necessariamente em ordem cronológica. Seguem-se abaixo alguns temas, perguntas e respostas já efetuadas.

 

 

 

“O ÚNICO QUE POSSUI A IMORTALIDADE” – 1Tm.6,16

 

Graça e paz, irmão Lucas. Tudo bem contigo? Sou o Luis, aqui de São Paulo, e sou da igreja Presbiteriana.

Li o estudo bem longo que você postou em seu site, denominado "A lenda da imortalidade da alma". Bem, confesso que sempre cri (e ainda creio), desde a minha infância, na imortalidade da alma. Ao ler seu estudo, achei-o bastante contundente, possuindo argumentação bastante robusta em defesa daquilo em que você acredita. Quero lhe dar os meus parabéns, não somente por ter elaborado esse estudo, mas sobretudo por chamar os internautas para uma reflexão sobre esse assunto tão importante.

Eu gostaria de saber se você já conhece o site www.imortalidadedaalma.com, de propriedade do nosso irmão Paulo Sérgio de Araújo. O irmão Paulo, que é da igreja Batista, é considerado, dentro do atual cenário evangélico, a maior autoridade no assunto "imortalidade da alma", além de ser que é pesquisador e escritor batista. Dentro do atual contexto evangélico nacional, o irmão Paulo vem sendo considerado por muitos a maior autoridade e o maior defensor da doutrina da imortalidade da alma. O site dele aborda somente esse assunto. Você já conhece os estudos que estão disponíveis no site dele? Bem, estou lhe erguntando isso porque eu comparei os seus estudos sobre a imortalidade da alma com os que o irmão Paulo postou, e pude perceber que ele refuta (ou pelo menos tenta refutar) os argumentos que você apresentou aqui em seu estudo.

Lucas, acho que a comunidade cristã brasileira ganharia muito se você e o irmão Paulo Sérgio realizassem um debate de idéias sobre essa questão, postando suas respostas em algum lugar. Já me correspondi diversas vezes com ele, e ele sempre respondeu aos meus e-mails de forma gentil e rápida.

Abaixo apenas alguns dos estudos que estão no site do irmão Paulo e que têm relação direta com aquilo que você abordou no estudo "A lenda da imortalidade da alma":

"Saul e a Pitonisa de En-Dor : Compreendendo 1 Samuel 28"

"Textos bíblicos usados erroneamente para negar a consciência dos mortos"

"Partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Fp 1.23) : Os salvos que já morreram estão conscientes"

"O falecido Moisés no Monte da Transfiguração : Uma prova bíblica em favor da sobrevivência consciente da alma ante a morte do corpo"

"O homem tem um elemento imaterial e imortal em sua constituição : Compreendendo a natureza humana"

"O termo “dormir” para os mortos : Um mero simbolismo, nada mais…"

"Os salvos que já morreram ainda não se encontraram com o Senhor? (1Ts 4.13-18) : Compreendendo o destino humano"

"“O único que possui imortalidade” (1Tm 6.16) : Ensina esse texto que o homem não tem uma alma imortal?"

"Jesus acreditava na imortalidade da alma e no castigo eterno dos perdidos (Mt 10.28) : Compreendendo a natureza e o destino humanos"

Um grande abraço, irmão Lucas, e, mais uma vez, meus parabéns pela iniciativa de postar um estudo tão bom quanto este em seu site. Luis (Luis Henrique, São Paulo – 22/05/2011)

Resposta - OLÁ, LUIS.
AGREDEÇO A SUA CARTA E A SUA SINCERA DISPOSIÇÃO EM BUSCA DA VERDADE. EMBORA SENDO IMORTALISTA, ESTÁ ABERTO PARA ONDE AS EVIDÊNCIAS LEVAREM, SE DIFERENCIANDO DE CERTAS PESSOAS QUE SE RECUSAM A OUVIR AQUILO QUE ELES NÃO GOSTAM DE OUVIR. DEI UMA LIDA RÁPIDA NO SITE DO IRMÃO PAULO, NÃO ME LEMBRO DE TER ENTRADO LÁ ANTES. LI COM MAIS ATENÇÃO ÀQUILO QUE ELE ESCRECEVEU SOBRE O TEXTO DE 1Tm.6:16, MAS INFELIZMENTE A INTERPRETAÇÃO DELE, SUTILMENTE DIFERENCIADA DOS DEMAIS IMORTALISTAS, NÃO AJUDA MUITO AS COISAS.

ELE DISSE:
“Entretanto, somente os incautos deixam-se persuadir por esse tipo de argumento fraudulento. E por quê? Ora, porque essa “imortalidade”, dentro do contexto em que aparece, refere-se claramente a um atributo incomunicável de Deus chamado “autoexistência”. Ou seja, somente Deus é incriado, não devendo Sua existência a ninguém. Nesse caso, nenhuma criatura possui ou possuirá um dia essa “imortalidade” mencionada em 1Timóteo 6.16. Sem dúvida, os defensores da inconsciência dos mortos haverão de concordar comigo. Afinal, se discordarem terão que dizer que Paulo errou ao afirmar que Deus é “o único que possui” essa “imortalidade”, pois alguma criatura possui ou a possuirá futuramente”

PERCEBA UM CERTO NÍVEL CLARO DE INCOERÊNCIAS AQUI, PRINCIPALMENTE PELO FATO DE FAZER AFIRMAÇÕES VAZIAS QUE NÃO PODEM SER COMPROVADAS, PARTINDO DE UMA PREMISSA ARBITRÁRIA SEM A MENOR CERIMÔNIA. ELE AFIRMA QUE, PELO “CONTEXTO”, A IMORTALIDADE REFERE-SE A “AUTOEXISTÊNCIA”. ORA, ALÉM DE ATROPELAR COMPLETAMENTE O QUE SIGNIFICA “IMORTALIDADE” (QUE É AQUILO QUE NÃO MORRE), ELE AINDA NÃO NOS MOSTROU EM LUGAR NENHUM AONDE É QUE EXISTE EM TAL CONTEXTO ALGUMA EVIDÊNCIA DE QUE NESTE TEXTO EM PARTICULAR O SENTIDO SEJA DIFERENTE.

DE FATO, ELE ARGUMENTA VAZIAMENTE NESTE SENTIDO APENAS PORQUE ESTA INTERPRETAÇÃO É A ÚNICA FORMA DE SALVAR A DOUTRINA DA IMORTALIDADE DA ALMA, AINDA QUE TENHA QUE PASSAR POR CIMA DA EXEGESE BÍBLICA. EM SEGUNDO LUGAR, O TEXTO NÃO ESTÁ DIZENDO SE ALGUÉM É “INCRIADO” OU NÃO, MAS SIM SOBRE POSSUIR A IMORTALIDADE. ORA, EXISTE UMA ENORME DIFERENÇA ENTRE SER INCRIADO E SER IMORTAL. EM TERCEIRO LUGAR, ELE AFIRMA, TAMBÉM SEM CERIMÔNIA NENHUMA, QUE OS PRÓPRIOS MORTALISTAS IRÃO CONCORDAR COM A AFIRMAÇÃO DELE. ALÉM DE NOVAMENTE NÃO MOSTRAR UMA ÚNICA EVIDÊNCIA DISSO, EU DUVIDO QUE ELE ENCONTRE UM ÚNICO IMORTALISTA SÉRIO QUE CONCORDE COM A “INTERPRETAÇÃO” DELE!

ESSA É UMA FALÁCIA TÍPICA, ISTO É, DE TENTAR COLOCAR NA BOCA DOS OPONENTES AQUILO QUE ELES NUNCA DISSERAM PARA TENTAR DESESPERADAMENTE AUMENTAR A FORÇA ARGUMENTACIONAL. POR FIM, ELE AFIRMA QUE SE NÓS DISCODARMOS DA INTERPRETAÇÃO QUE ELE FEZ, ENTÃO ESTAREMOS CONTRADIZENDO O APÓSTOLO PAULO, PORQUE ALGUMA CRIATURA (ALÉM DE DEUS) POSSUI OU POSSUIRÁ A IMORTALIDADE. AQUI ELE NOVAMENTE ERRA EM DOIS PONTOS PRINCIPAIS. O PRIMEIRO É PRESUMIR QUE A PARTIR DO FATO DE QUE DEUS É O ÚNICO A POSSUIR A IMORTALIDADE, ENTÃO SEGUE-SE QUE NUNCA ALGUM OUTRO SER PODERÁ POSSUIR UM DIA.

ORA, ISSO É COLOCAR NA BOCA DO APÓSTOLO AQUILO QUE ELE NUNCA DISSE, POIS NÃO TER UMA POSSESSÃO PRESENTE NÃO IMPLICA POR NECESSARIEDADE QUE ESTA POSSESSÃO NÃO SERÁ OBTIDA EM UM MOMENTO FUTURO. POR EXEMPLO, EU PODERIA DIZER QUE EU NÃO TENHO UM CARRO HOJE, MAS ISSO CERTAMENTE NÃO IMPLICARIA QUE EU NUNCA PUDESSE TER UM CARRO! O SEGUNDO ERRO DELE É NOVAMENTE PRESUMIR QUE OS IMORTALISTAS CONCORDEM COM A INTERPRETAÇÃO DELE, DE QUE ALGUMA OUTRA CRIATURA POSSUI (ATUALMENTE) A IMORTALIDADE, QUANDO É EXATAMENTE CONTRA ISSO QUE OS MORTALISTAS MAIS ARGUMENTAM! ORA, O TEXTO É MUITO BEM CLARO E NEM PRECISA DE MAIORES ELUCIDAÇÕES OU EXPLANAÇÕES, POIS DIZ QUE DEUS É O ÚNICO A POSSUIR A IMORTALIDADE.

-A PALAVRA GREGA “echôn” EMPREGADA PELO APÓSTOLO NO VERSO DE 1Tm.6,16 DENOTA UMA POSSESSÃO PRESENTE.

-IMORTALIDADE SIGNIFICA AQUILO QUE NÃO MORRE.

- APENAS DEUS POSSUI (ECHÔN) A IMORTALIDADE, ISTO É, APENAS DEUS POSSUI EM SI MESMO ALGO QUE NÃO MORRE.

A CONCLUSÃO ÓBVIA E INEQUÍVOCA QUE SEGUE CORRETAMENTE AS PREMISSAS QUE ESTÃO CLARAS NO TEXTO BÍBLICO (E NÃO AS QUE SÃO FRUTOS DE “INTERPRETAÇÕES” NÃO-CRITERIOSAS E DESCABIDAS) É DE QUE NÓS, SERES HUMANOS, NÃO POSSUÍMOS EM NÓS MESMOS ALGO QUE NÃO MORRE, COMO SERIA NO CASO DE POSSUIRMOS UMA “ALMA IMORTAL”.

O ERRO EMPREGADO PELO IRMÃO PAULO, DO SITE DA IMORTALIDADE DA ALMA, ESTÁ NAS FALÁCIAS FORMAIS, ONDE O ERRO ESTÁ NA FORMA DO ARGUMENTO, EM GERAL UMA VIOLAÇÃO DAS REGRAS DO SILOGISMO. SÃO VÁRIAS AS FALÁCIAS E PSEUDO-ARGUMENTOS UTILIZADOS, TAIS COMO DE PRESUMIR ALGO SEM COERÊNCIA ALGUMA, INTERPRETAR ALGO COMO SE BASEADO PELO CONTEXTO SEM PASSAR O CONTEXTO, INTERPRETAR ERRONEAMENTE E À SUA PRÓPRIA VONTADE O SIGNIFICADO DE “IMORTALIDADE”, E DE COLOCAR NA BOCA DOS OPONENTES AQUILO QUE ELES NUNCA DISSERAM E QUE NUNCA CONCORDARIAM, ALÉM DO FATO DE PRESUMIR ERRONEAMENTE QUE PORQUE ALGO NÃO É POSSUÍDO NO PRESENTE MOMENTO ENTÃO NÃO PODERÁ SER POSSUÍDO NUNCA.

DE FATO, SÃO TANTAS FALÁCIAS QUE FICA ATÉ DIFÍCIL IDENTIFICAR TODAS. NÃO LI TODOS OS OUTROS ARTIGOS PORQUE SÃO MUITOS (E ALGUNS DELES SÃO MUITO GRANDES). TAMBÉM NÃO QUERO DESMERECER O TRABALHO DELE DE MODO ALGUM, POIS NÓS DOIS ESTAMOS LUTANDO PELA CAUSA DE CRISTO, EMBORA COM VISTAS DIFERENTES SOBRE TEMAS ESPECÍFICOS DIVIRGENTES. MAS TAMBÉM NÃO POSSO TAPAR OS MEUS OLHOS PARA ALGUNS ERROS DE PRIMEIRA ORDEM QUE FORAM COMETIDOS NAQUELE ARTIGO QUE EU LI, E QUE DEVEM SER CONSIDERADOS.

EMBORA EM OUTROS TEMPOS EU COSTUMAVA IR ATÉ O SITE OU BLOG DE ALGUÉM A FIM DE DEBATER COM ELE, NÃO ESTOU MAIS FAZENDO ISSO, SÓ RESPONDO QUEM VEM AQUI ME REFUTAR, COMO FOI O CASO DO FREI FERNANDO HÁ ALGUM POUCO TEMPO ATRÁS. SE VOCÊ QUISER, PODE ORGANIZAR ESTE DEBATE EM ALGUM LUGAR (POR EMAIL, SE QUISER) E EU REPASSO AQUI NO SITE EM ALGUM LINK ESPECÍFICO, OU, MELHOR AINDA, ELE PODE APARECER AQUI E ENVIAR ALGUMA MENSGAEM DIRECIONADA A MIM SOBRE ESTE TEMA, E ASSIM PODEREMOS LEVAR ADIANTE UM DEBATE BOM E SAUDÁVEL, SOBRE AS PASSAGENS QUE MAIS LHE APROUVER. CREIO QUE PODEREMOS TER UM BOM DEBATE, JÁ QUE NÓS DOIS TEMOS BASTANTE MATERIAL SOBRE ESTE IMPORTANTE ASSUNTO.

ASSIM COMO VOCÊ, EU TAMBÉM SEMPRE CRIA DESDE A MINHA INFÂNCIA NA IMORTALIDADE DA ALMA E, PARA DIZER A VERDADE, ATÉ GOSTARIA DE CONTINUAR PREGANDO ALGO QUE O POVO GOSTA DE OUVIR, QUE JÁ ESTÁ POPULARIZADO. MAS HÁ APENAS POUCO MAIS DE UM ANO ATRÁS HOUVE UMA GRANDE REVIRAVOLTA QUANDO DECIDI LER A BÍBLIA MAIS VEZES E NÃO PUDE SIMPLESMENTE FECHAR OS MEUS OLHOS PARA TODAS AS EVIDÊNCIAS, QUE, COM TODO O RESPEITO, SÃO ESMAGADORAS PARA O LADO DO MORTALISMO.

COMECEI A ESTUDAR MAIS PROFUNDAMENTE SOBRE ESTE TEMA, CHEGUEI ATÉ A ESCREVER AQUELE LIVRO, E POR MAIS DIFÍCIL QUE FOSSE, NÃO PUDE FICAR DO LADO DA MAIORIA DOS GRUPOS EVANGÉLICOS QUE DIZEM QUE A ALMA É IMORTAL, EMBORA EU MESMO SEJA ORGULHOSAMENTE EVANGÉLICO. ESSE É APENAS UM VELHO CONCEITO QUE FICOU MUITO POPULARIZADO PELAS MASSAS, MAS CERTAMENTE NÃO É BÍBLICO, E A PRÓPRIA HISTÓRIA DESMENTE ISSO.

É CLARO QUE EU NÃO QUERO IMPOR NADA A VOCÊ OU AO IRMÃO PAULO (OU A QUEM QUER QUE SEJA), POIS CADA UM TEM O LIVRE-ARBÍTRIO DADO POR DEUS PARA ESCOLHER O QUE QUISER; MAS EU QUERO SIM, COM TODA CERTEZA, QUE CADA UM POSSA FAZER UM ESTUDO BÍBLICO APROFUNDADO, SÉRIO E HONESTO, AVERIGUANDO CADA PASSAGEM DA BÍBLIA EM SEU CONTEXTO, ANTIGO E NOVO TESTAMENTO, E ASSIM PODER VER POR SI MESMO QUAL É A VERDADE DAS ESCRITURAS, AO INVÉS DE APENAS SEGUIR A MULTIDÃO PARA ONDE ELA VAI.

FIQUE COM DEUS, CARO LUIS.

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.

 

 

 

 

 

SOBRE O ARTIGO DA SOLA SCRIPTURA

 

Meu irmão Lucas, simplesmente brilhante sua análise sobre a Sola Sciptura. Sua visão é exata e certeira. Infelizmente os católicos deste pais, que se ufanam de pertencer a uma religião que tem por base doutrinária a tradição, firmando-se naquilo que nunca foi escrito, ainda reune coragem para rejeitar uma explanação destas.

Deus é contigo!

Abraços do seu irmão, Alon (Alon, Estados Unidos – 22/05/2011)

Resposta - OLÁ, ALON.
FICO MUITO AGREDECIDO PELAS PALAVRAS DE APOIO, PRINCIPALMENTE VINDO DE VOCÊ QUE É, ALÉM DE UM GRANDE CRISTÃO, UM GRANDE AMIGO E EXÍMIO DEFENSOR DA FÉ. DE FATO, A SOLA SCRIPTURA NÃO É REJEITADA EM VISTA DE ALGUM CONTRA-ARGUMENTO SÉRIO DOS CATÓLICOS, MAS APENAS DE ACHISMOS FALACIOSOS, TAL COMO É A “TRADIÇÃO ORAL”, CUJA AUTENCIDADE É IMPOSSÍVEL DE SER COMPROVADA E CUJA HISTÓRIA A DESMENTE COMPLETAMENTE.

POR ISSO MESMO, FIRMAR-SE SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS SOPRADAS PELO ESPÍRITO DO DEUS VIVO É MUITO MAIS SIGNIFICATIVO DO QUE FIRMAR-SE SOBRE OS ABALÁVEIS “FUNDAMENTOS” DA TRADIÇÃO, FIRMANDO-SE NAQUILO QUE NUNCA FOI ESCRITO, E QUE TODOS OS APÓSTOLOS “SE ESQUECERAM” DE PASSAR PARA O PAPEL, COMO VOCÊ BEM EXPLANOU.

DEUS TAMBÉM É CONTIGO, CARO AMIGO!

GRANDE ABRAÇO!!!

 

 

 

 

 

MARIA TEVE FILHOS ALÉM DE JESUS?

 

Em que versículo bíblico se fala que Maria teve outros filhos ( em nenhum, podem procurar), nela se encontra passagens nas quais se cita os irmãos Dele que são: Tiago, José, Judas e Simão (Mc 6,3; Mt 13,55). Eu tenho dois irmãos, mas minha mãe só tem uma filha eu. Se Maria tivesse outros filhos a Bíblia nos revelaria isto. Como eu creio na Bíblia e lá em nenhum lugar diz que Maria teve outros filhos além de Jesus, pois só Jesus é chamado de filho de Maria é nisto que eu creio que só Jesus é filho de Maria e ela só teve um filho Jesus. (Aiume Santos, Rio de Janeiro – 10/05/2011)

Resposta - OLÁ, AIUME.
VOCÊ PODERIA POR FAVOR ME MOSTRAR O CAPÍTULO E VERSÍCULO DA BÍBLIA EM QUE DIZ EXATAMENTE QUE JESUS É FILHO ÚNICO DE MARIA? NA MINHA BÍBLIA NÃO ESTÁ ESCRITO ISSO, PELO CONTRÁRIO, ESTÁ ESCRITO QUE:

“E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem” (Lc.2:7)

OU SEJA, MARIA DEU A LUZ A SEU FILHO PRIMOGÊNITO, E NÃO A SEU “FILHO ÚNICO” COMO VOCÊ DIZ. ALÉM DE CONTRADIZER EXPLICITAMENTE O TEXTO DO EVANGELHO, VOCÊ PODERIA ME MOSTRAR UM ÚNICO EXEMPLO BÍBLICO EM QUE “PRIMOGÊNITO” NÃO IMPLICA EM TER OUTROS FILHOS? ISSO É ÓBVIO, PORQUE SE JESUS FOSSE O ÚNICO FILHO DE MARIA, ENTÃO OS EVANGELISTAS NÃO IRIAM CHAMÁLO DE “PRIMOGÊNITO”, MAS SIM DE “FILHO ÚNICO”, ASSIM COMO ELES FAZEM NO CASO DE DEUS PAI E JESUS CRISTO:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo.3:16)

ORA, ESSE MESMO EVANGELISTA (LUCAS), FAZ QUESTÃO DE ACENTUAR QUANDO ALGUÉM É FILHO ÚNICO, DIZENDO ESPECIFICAMENTE QUE:

“E eis que um homem da multidão clamou, dizendo: Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que eu tenho” (Lc.9:38)

E TAMBÉM NO CASO DO FILHO ÚNICO DA VIÚVA:

“E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade” (Lc.7:12)

ORA, SE LUCAS FOI PRECISO E DETALHISTA EM RELATAR EM SEU EVANGELHO QUE NESTES DOIS CASOS ERAM “FILHOS ÚNICOS”, ENTÃO POR QUE RAZÃO ELE IRIA MUDAR REPENTINAMENTE O SEU ESTILO E ESCREVER EXATAMENTE O CONTRÁRIO COM RELAÇÃO A JESUS CRISTO, DIZENDO QUE ELE É O “PRIMOGÊNITO” AO INVÉS DE DIZER QUE ELE É TAMBÉM O “FILHO ÚNICO”? É ÓBVIO QUE É PORQUE MARIA TEVE MAIS FILHOS ALÉM DE JESUS.

ADEMAIS, AONDE É QUE ESTÁ ESCRITO QUE MARIA FOI PERPETUAMENTE VIRGEM? NA MINHA BÍBLIA NÃO ESTÁ ESCRITO QUE MARIA NUNCA TEVE RELAÇÕES SEXUAIS COM SEU MARIDO JOSÉ, MAS SIM QUE ELES NÃO TIVERAM RELAÇÕES ATÉ O NASCIMENTO DE JESUS:

Mateus 1
25 E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

É ÓBVIO QUE ESTE “ATÉ QUE DEU A LUZ A SEU FILHO PRIMOGÊNITO” (v.25) MARCA CLARAMENTE O FATO DE QUE HOUVE RELAÇÕES SEXUAIS NATURAIS ENTRE JOSÉ E MARIA APÓS O NASCIMENTO DE JESUS. NÃO ESTÁ ESCRITO QUE JOSÉ NÃO A “CONHECEU” NUNCA, MAS SIM QUE ELE NÃO A CONHECEU ATÉ QUE JESUS NASCESSE! NO MAIS, VEJA TAMBÉM QUE ESTES IRMÃOS DE JESUS ERAM IRMÃOS DE SANGUE, E NÃO DE UM PARENTESCO MAIS DISTANTE. EM PRIMEIRO LUGAR, PORQUE O PRÓPRIO SENHOR JESUS DISSE QUE:

Marcos 6
3 Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito.
4 Mas Jesus disse-lhes: Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa.

AQUI JESUS SE DEFENDE DAS DESONRAS QUE ESTAVA TENDO DOS JUDEUS. COMO RESPOSTA, ELE DIZ QUE UM PROFETA SÓ É DESPREZADO EM SUA PÁTRIA (NAÇÃO), ENTRE SEUS PARENTES (PRIMOS) E NA SUA PRÓPRIA CASA (IRMÃOS)! ORA, AQUI É CLARAMENTE DIFERENCIADO OS PRIMOS DOS IRMÃOS, PORQUE JESUS DIZ ESTAR SENDO DESONRADO EM SUA PRÓPRIA CASA, O QUE REMETE NECESSARIAMENTE A UMA COMUNHÃO FAMILIAR DE SANGUE, ENTRE PAI, MÃE E IRMÃOS. É POR ISSO QUE JESUS NÃO APENAS FALA DOS “PARENTES”, COMO TAMBÉM FALA DA SUA PRÓPRIA CASA! EM SEGUNDO LUGAR, PORQUE OUTRA PASSAGEM NOS MOSTRA CLARAMENTE QUE OS IRMÃOS DE JESUS NÃO PODIAM SER PRIMOS OU DE OUTRO PARENTESCO, DIANTE DO SEGUINTE CONTEXTO:

Marcos 3
31 Chegaram sua mãe e seus irmãos e, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo.
32 Ora, a multidão estava sentada ao redor dele; e disseram-lhe: "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram."
33 Ele respondeu-lhes: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?"
34 E, correndo o olhar sobre a multidão, que estava sentada ao redor dele, disse: "Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
35 Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."

É ÓBVIO QUE O TEXTO AQUI ESTÁ FALANDO DE UMA COMUNHÃO FAMILIAR DE CARNE E SANGUE: PAI, MÃE, IRMÃO E IRMÃ. JESUS ESTÁ COLOCANDO CLARAMENTE A SUA FAMÍLIA ESPIRITUAL ACIMA DE SUA FAMÍLIA CARNAL. O TEXTO PERDERIA COMPLETAMENTE A SUA FORÇA CASO O SEU SENTIDO FOSSE DE “MEU PRIMO, MINHA PRIMA E MINHA MÃE”! O FATO DE QUE SEUS IRMÃOS E IRMÃS SÃO MENCIONADOS JUNTO A SEUS PAIS NOS MOSTRAM QUE ELES ERAM IRMÃOS MESMO, E NÃO “PRIMOS” OU DE ALGUM OUTRO PARENTESCO.

POR FIM, TEMOS QUE CONSIDERAR AQUI TAMBÉM A EVIDENTE DISTINÇÃO DAS PALAVRAS GREGAS ENTRE IRMÃO E PRIMO. AINDA QUE OS EVANGELHOS TIVESSEM SIDO ESCRITOS EM LÍNGUA ARAMAICA (COMO ALEGAM ALGUNS CATÓLICOS), É TOTALMENTE INDISCUTÍVEL QUE AS EPÍSTOLAS APOSTÓLICAS FORAM ESCRITAS ORIGINALMENTE EM GREGO, E NO GREGO EXISTE UMA CLARA DIFERENCIAÇÃO ENTRE A PALAVRA PARA PRIMO E PARA IRMÃO, COMO SE PODE NOTAR A SEGUIR:

Gálatas 1
19 Não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor.

AQUI PAULO FALA QUE TIAGO É “IRMÃO DO SENHOR”. ESSE MESMO PAULO DIFERENCIA IRMÃO DE PRIMO A SEGUIR:

Colocensses 4
10 Aristarco, meu companheiro de prisão, envia-lhes saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé. Vocês receberam instruções a respeito de Marcos, e se ele for visitá-los, recebam-no.

AQUI PAULO FALA QUE MARCOS É PRIMO DE BARNABÉ. PERCEBA COMO PAULO DIFERENCIA O “IRMÃO” DE “PRIMO”. ISSO OCORRE PORQUE A PALAVRA GREGA PARA IRMÃO É “ADELPHOS”, E A PALAVRA GREGA PARA PRIMO É “ANEPSIÓS”. QUANDO TRATANDO-SE DO PARENTESCO DOS IRMÃOS DE JESUS, A PALAVRA GREGA SEMPRE UTILIZADA É ADELPHO (IRMÃO), MAS NUNCA ANEPSIÓS (PRIMO), COMO OS CATÓLICOS DIZEM. EM OUTRAS PALAVRAS, OS EVANGELISTAS E PRINCIPALMENTE OS APÓSTOLOS TINHAM PRONTO, A MÃO, UMA PALAVRA GREGA EXATA PARA “PRIMO” PARA SE REFERIR AOS IRMÃOS DE JESUS, MAS ELES ABRIAM MÃO DESTA PALAVRA E SEMPRE UTILIZAVAM A QUE ERA REALMENTE PARA IRMÃOS (ADELPHOS), CONQUANTO QUE ELES FIZESSEM ESSA DISTINÇÃO EM OUTRAS OPURTUNIDADES, COMO EM COLOCENSSES 4:10 QUANDO O REFERIDO É REALMENTE UM PRIMO E NÃO UM IRMÃO.

PORTANTO, A SUA RETÓRICA DE QUE JESUS É FILHO ÚNICO DE MARIA É FALSA, HERÉTICA E ANTIBÍBLICA, QUE CONTRADIZ INTEIRAMENTE OS EVANGELHOS, A LÓGICA TEXTUAL E O ORIGINAL GREGO.

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.

 

 

 

 

 

ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE O TEMA DA VIDA APÓS A MORTE

 

Gostei muito do site , parabéns, que Deus continue te abençoando, não quero entrar em conflito, mas fiquei com algumas duvidas, sobre a imortalidade da alma, na parabola do rico e lazaro no inferno o rico tem conciencia e não ha cessamento dessa conciencia!, se os mortos não sabem de nada, e cristo é o primeiro a ressucitar em corpo glorificado, como moises pode aparecer no monte junto com elias e quanto a eclesiestes 3 -Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele. ...se puder me orientar sobre estas passagens ficarei muito agradecido, pois sou um estudante da Palavra e para mim ela é a maior autoridade , mesmo antes do meu pastor, a Palavra é a autoridade maxima; desde já obrigado! (Marlus, Volta Redonda/RJ – 11/05/2011)

Resposta - OLÁ, MARLUS.
PRIMEIRAMENTE AGRADEÇO POR TODOS OS ELOGIOS, TENTO SEMPRE FAZER O MELHOR PARA A MAIOR EDIFICAÇÃO DOS LEITORES, CONFORME A GRAÇA DE DEUS, SEM A QUAL NADA SOMOS. ESTÁS CERTO EM AFIRMAR QUE A PALAVRA DE DEUS ESTÁ ACIMA DE TODA E QUALQUER OPINIÃO DE QUEM QUER QUE SEJA (SEJA PASTOR, PRESBÍTERO, PADRE, PAPA, ETC), E QUE DEVEMOS SER CONDUZIDOS NA FÉ ATRAVÉS DA SAGRADA ESCRITURA, E NÃO ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO DE ALGUMA PESSOA, QUE ESTÁ SEMPRE SUJEITA A ERROS. O MAIOR PROBLEMA DENTRO DA IGREJA É QUE MUITAS PESSOAS SÃO LEVADAS E CONDUZIDAS POR TUDO QUANTO É “VENTO DE DOUTRINA” (Efésios 4:14), SEGUINDO A HOMENS AO INVÉS DE DEUS, ACHANDO QUE TUDO AQUILO QUE O PASTOR (OU QUALQUER OUTRO LÍDER ESPIRITUAL FALA) É A VERDADE E PRONTO.

COLOCAR A NOSSA FÉ NO QUE ESTÁ ESCRITO NA SAGRADA ESCRITURA É AQUILO QUE TEM DE MELHOR A SE FAZER, EM LUGAR DE COLOCAR A FÉ EM HOMENS MORTAIS QUE, MESMO PREGANDO DE BOA CONSCIENCIA, PODEM ENSINAR DA MANEIRA ERRADA. É EXATAMENTE POR ISSO QUE SEMPRE TENTO AO MÁXIMO SUJEITAR TODOS OS MEUS ESCRITOS À LUZ DAS SAGRADAS SESCRITURAS, MOSTRANDO NÃO AQUILO QUE O LUCAS ACHA, MAS SIM AQUILO QUE ESTÁ ESCRITO. AFINAL, É ATRAVÉS DAQUILO QUE ESTÁ ESCRITO NAS ESCRITURAS QUE TEMOS A VIDA ETERNA, E NÃO POR MEIO DE ALGUM PASTOR OU PADRE:

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (Jo.5:39)

EU FICO MUITO FELIZ EM VER ALGUÉM ABERTO PARA A VERDADE BÍBLICA, ACIMA DE QUALQUER OUTRA FONTE OU PESSOA. QUANTO AS QUESTÕES SOBRE A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E SOBRE O APARECIMENTO DE MOISÉS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO, ELAS JÁ FORAM RESPONDIDAS EXAUSTIVAMENTE AQUI NO SITE E, PORTANTO, NÃO VEJO NECESSIDADE DE MAIOR APROFUNDAMENTO NO TEMA, A NÃO SER QUE VOCÊ ASSIM O JULGUE POR ACHAR AS EXPLICAÇÕES DE LÁ INSUFICIENTES. CASO QUEIRA CONFERIR OS ARTIGOS, BASTA ENTRAR NO ARTIGO DENOMINADO DE “IMORTALIDADE DA ALMA REFUTADA”, NO MENU ESQUERDO, ONDE EU REFUTO NOVE DAS PRINCIPAIS PASSAGENS UTILIZADAS PELOS IMORTALISTAS, INCLUINDO ESTAS DUAS QUE VOCÊ PASSOU.

https://lucasbanzoli.no.comunidades.net/index.php?pagina=1078572868


BASTA CLICAR NOS LINKS ACIMA SE QUISER CONFERIR OS ARTIGOS COMPLETOS, QUE SÃO MAIS ELABORADAMENTE ABORDADOS NO MEU LIVRO SOBRE O TEMA, “A LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA”, CUJO LINK TAMBÉM ESTÁ AQUI NO SITE, E VOCÊ PODE CONFERIR TODOS OS MEUS ARGUMENTOS (PRÓS E CONTRA) SOBRE O TEMA. GARANTO QUE TERÁ TODAS AS SUAS DÚVIDAS RESPONDIDAS, CONFORME ESTIVER LENDO A ABORDAGEM SOBRE O TEMA NO LIVRO, QUE É BEM MAIOR DO QUE O QUE EU ESCREVO NOS ARTIGOS OU NA SESSÃO DAS CARTAS RESPONDIDAS.

QUANTO A PASSAGEM DE ECLESIASTES (QUE NÃO ME RECORDO DE TER RESPONDIDO EM ALGUM OUTRO LUGAR DO SITE), VAMOS LER JUNTOS DE ACORDO COM O TEXTO BÍBLICO:

“Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele” (Ec.3:14)

VEJA QUE SE FÔSSEMOS LEVAR LITERALMENTE AQUILO QUE SALOMÃO ESCREVE AQUI, ENTÃO CONSEQUENTEMENTE TODA A CRIAÇÃO DE DEUS, INCLUINDO OS ANIMAIS, AS ÁRVORES, AS PLANTAS, ETC, SERIAM INERENTEMENTE IMORTAIS E NÃO PERECERIAM NUNCA! É CLARO QUE ISSO É FALSO, POIS OS ANIMAIS (COMO OS DEMAIS DA CRIAÇÃO DE DEUS) NÃO POSSUEM UMA “ALMA IMORTAL” EM SI MESMOS, MAS PERECEM POR OCASIÃO DA MORTE, DE MANEIRA NATURAL. O QUE O AUTOR ESTAVA ESCREVENDO NESTE VERSO NÃO É QUE TUDO É ETERNO (COMO ÁRVORES, PLANTAS, HUMANOS OU ANIMAIS), MAS SIM QUE O DESEJO DE SER ETERNO ESTÁ NOS NOSSOS CORAÇÕES:

“Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo, também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim” (Ec.3:11)

ANALISANDO MELHOR O TEXTO, VEMOS QUE NÃO EXISTE NEM AO MENOS UMA ÚNICA “PROVA” DA IMORTALIDADE DA ALMA, PORQUE SALOMÃO ESTÁ FALANDO DA ETERNIDADE NO CORAÇÃO DO HOMEM, E NÃO EM SUA ALMA. ORA, SABEMOS QUE O CORAÇÃO PERECE COM A MORTE DO CORPO! SE SALOMÃO FOSSE FAVORÁVEL A IMORTALIDADE DA ALMA, ENTÃO CERTAMENTE ELE DIRIA ASSIM COMO QUALQUER IMORTALISTA FAZ HOJE: QUE A IMORTALIDADE RESIDE NA ALMA, E NÃO NO CORAÇÃO!

TUDO O QUE O TEXTO EM PAUTA ESTÁ DIZENDO É QUE A ETERNIDADE ESTÁ NO NOSSO CORAÇÃO, OU SEJA, QUE OS SERRES HUMANOS TEM O DESEJO DE HERDAR, UM DIA, A ETERNIDADE. E ISSO A BÍBLIA ATESTA E CONFIRMA, NÃO COMO SENDO MEDIANTE A POSSE DE UMA ALMA ETERNA/IMORTAL, MAS SIM MEDIANTE JESUS CRISTO, QUE NOS OFERECE A VIDA ETERNA APÓS A RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS:

“E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo.6:39,40)

VEJA, PORTANTO, QUE A POSSE DE VIDA ETERNA POR MEIO DE JESUS CRISTO ESTÁ RELACIONADA À RESSURREIÇÃO DOS MORTOS NO ÚLTIMO DIA, PORQUANTO É APENAS POR OCASIÃO DA RESSURREIÇÃO QUE HERDAREMOS A VIDA ETERNA:

“Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (Jo.5:28,29)

É APENAS POR OCASIÃO DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS QUE OS JUSTOS SAEM PARA A VIDA, E OS ÍMPIOS SERÃO CONDENADOS. NÃO ACONTECE ANTES DISSO PORQUE NÓS NÃO TEMOS UMA ‘ALMA IMORTAL’ QUE DEIXA O CORPO PARA A VIDA OU PARA A CONDENAÇÃO ANTES MESMO DA RESSURREIÇÃO.

SE VOCÊ LER A CONTINUAÇÃO DESTE MESMO CAPÍTULO (3) DE ECLESIASTES, VERÁ A CONFIRMAÇÃO DISSO QUANDO SALOMÃO AFIRMA CATEGORICAMENTE QUE:

“O mesmo que sucede aos filhos dos homens sucede também aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem têm o homem sobre os animais, porque tudo é vaidade. Todos vão para o mesmo lugar, todos procedem do pó e ao pó retornarão” (Ec.3:19,20)

NESTES VERSOS, POUCO DEPOIS DA PASSAGEM QUE VOCÊ ME MOSTROU E NO MESMO CAPÍTULO, O MESMO AUTOR DISCORRE QUE O FÔLEGO DE VIDA (NO ORIGINAL HEBRAICO, “RUACH”, QUE SIGNIFICA “ESPÍRITO”) QUE ESTÁ NOS ANIMAIS É EXATAMENTE O MESMO DOS SERES HUMANOS, QUE ELES NÃO TÊM VANTAGEM SOBRE OS ANIMAIS EM FUNÇÃO DE QUE O DESTINO PÓS-MORTE DE AMBOS É O MESMO.

ISSO NOS MOSTRA CLARAMENTE QUE O SÁBIO REI SALOMÃO, ESCREVENDO INSPIRADO PELO ESPÍRITO SANTO, NÃO IMAGINAVA A IMORTALIDADE DA ALMA, OU DOUTRO MODO ACENTUARIA O CLARO “CONTRASTE” ENTRE OS DESTINOS DE HOMENS E ANIMAIS BEM COMO A DIFERENCIAÇÃO QUE OS IMORTALISTAS FAZEM ENTRE O ESPÍRITO-RUACH DOS SERES HUMANOS E O ESPÍRITO-RUACH DOS ANIMAIS, QUE ELE OS IGUALA EM ABSOLUTO. VALE SEMPRE A PENA RESSALTAR TAMBÉM O FATO DE QUE O AUTOR EXPLICITA NO CAPÍTULO 9 A QUESTÃO DA VIDA APÓS A MORTE, FUZILANDO POR COMPLETO A “INTERPRETAÇÃO” IMORTALISTA:

“Para aquele que está entre os vivos há esperança, porque mais vale um cão vivo do que um leão morto. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco esperam eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Também o amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (Ec.9:4,6)

E MAIS ALGUNS VERSOS A FRENTE, ELE CONFIRMA ESTE PENSAMENTO E AFIRMA:

“Tudo o que te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Ec.9:10)

DIANTE DE TUDO ISSO, A CONCLUSÃO NA QUAL PODEMOS CHEGAR A LUZ DE TODAS AS EVIDÊNCIAS QUE TEMOS EM ECLESIASTES, É QUE:

1. A ETERNIDADE NÃO ESTÁ NA ALMA DO HOMEM, MAS SIM NO SEU CORAÇÃO, PORQUE O HOMEM NÃO É IMORTAL, MAS SIM ANSEIA SE TORNAR UM, POR MEIO DE JESUS CRISTO E ATRAVÉS DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS.

2. O ESPÍRITO-RUACH DOS HOMENS É O MESMO QUE ESTÁ NOS ANIMAIS.

3. NÃO EXISTE VANTAGEM NENHUMA ENTRE HOMENS E ANIMAIS NO QUESITO DE VIDA APÓS A MORTE.

4. TODOS – HOMENS E ANIMAIS – VIERAM DO PÓ E VOLTARÃO PARA UM SÓ LUGAR: O PÓ!

5. MAIS VALE UM CÃO VIVO DO QUE UM LEÃO MORTO.

6. OS MORTOS NÃO SABEM DE COISA NENHUMA.

7. A MEMÓRIA DELES JAZ NO ESQUECIMENTO.

8. TAMBÉM O AMOR, ÓDIO E INVEJA PARA ELES JÁ PERECERAM (DEIXARAM DE EXISTIR).

9. NO ALÉM NÃO HÁ OBRAS, NEM PROJETOS, NEM CONHECIMENTO, NEM SABEDORIA ALGUMA.

10. CONCLUINDO, É MUITO MAIS RAZOÁVEL CRERMOS QUE SALOMÃO DESACREDITAVA (MORTALMENTE) NA IMORTALIDADE DA ALMA!

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.

 

 

 

 

 

QUAL SERÁ O DESTINO DOS ANIMAIS? QUAL SERÁ O DESTINO DOS QUE FORAM INCINERADOS? QUAL SERÁ O DESTINO DOS PECADORES?

 

Não é bem comentário e sim perguntas. Pois, não encontrei outro modo de entrar para perguntar.
1 - Que será dos animais que tanto amamos no fim de tudo ?
2 - O ser vivo (alma vivente) que foi incinerado e as cinzas
jogadas ao mar, como ocorrerá a ressurreição ?
adquirirá novo corpo ? será no mesmo local do
sepultamento ?
3 - Se Deus (Jesus) é misericordioso, e a sua bondade e
amor excedem, os pecadores depois de castigados pelos
seus erros, haverá alguma chance mesmo remota de
retornar a presença de Deus para um arrependimento ?
Grato. (David, Recife – 27/05/2011)

Resposta - OLÁ, DAVID.
ESTA AQUI É MESMO A PÁGINA CERTA PARA PERGUNTAR, COMENTAR OU QUESTIONAR ALGO. QUANTO AS TRÊS PERGUNTAS, VAMOS DIRETO AO PONTO:

VOCÊ DISSE:
“1 - Que será dos animais que tanto amamos no fim de tudo ?”

DE ACORDO COM A SAGRADA ESCRITURA, A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS OCORRE APENAS PARA NÓS, SERES HUMANOS, TANTO JUSTOS COMO ÍMPIOS. EM MOMENTO ALGUM ELA DEIXA PASSAR ALGUM TIPO DE “RESSURREIÇÃO” PARA ALGUM ANIMAL. VEJAMOS:

João 5
28 Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
29 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.

EM APOCALIPSE TAMBÉM ESTÁ RELATADO A RESSURREIÇÃO DAS PESSOAS QUE PRATICARAM A JUSTIÇA E, MIL ANOS DEPOIS, A RESSURREIÇÃO DOS ÍMPIOS. MAS EM MOMENTO ALGUM É MENCIONADO ALGUM ANIMAL PASSANDO PELA RESSURREIÇÃO:

Apocalipse 20
4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

PORTANTO, NÃO EXISTE BASE BÍBLICA PARA O ENSINAMENTO DE QUE OS ANIMAIS, TANTO QUANTO OS SERES HUMANOS, PASSARÃO PELA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS. PORÉM, A BÍBLIA NOS RELATA QUE HAVERÁ ANIMAIS NA NOVA CRIAÇÃO ASSIM COMO OCORRE HOJE:

Isaías 65
25 O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.

DE ACORDO COM ESTE VERSO EM ISAÍAS, NO CONTEXTO EM QUE DEUS RETRATA A NOVA CRIAÇÃO COM “NOVOS CÉUS E NOVA TERRA” (Is.65:17), É RELATADO A PRESENÇA DE ANIMAIS TAIS COMO O LOBO, O CORDEIRO, O LEÃO, O BOI E A SERPENTE (Is.65:25). ISSO NOS MOSTRA QUE, APESAR DOS ANIMAIS QUE ESTÃO CONOSCO NO PRESENTE MOMENTO NÃO PASSARÃO POR UMA RESSURREIÇÃO PARA A VIDA OU MORTE ETERNA, OUTROS ANIMAIS SERÃO CRIADOS POR DEUS PARA QUE O HOMEM CUIDE DELES, CONFORME FOI INICIALMENTE ESTIPULADO POR DEUS NO PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO (Gn.1:26).

ASSIM COMO ERA O PLANO ORIGINAL DE DEUS, NO PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO, COM OS ANIMAIS VIVENDO EM HARMONIA ENTRE SI E COM O HOMEM (Gn.2:20), TAMBÉM NA NOVA CRIAÇÃO (Ap.21:1-3) HAVERÁ ESSA ORDEM E ESSA HARMONIA QUE HAVIA NO PRINCÍPIO DE TODAS AS COISAS, ANTES DO PECADO ENTRAR NO MUNDO. QUANDO O PECADO ENTROU NO MUNDO, VEIO A DESORDEM. QUANDO, CONTUDO, O PECADO FOI ERRADICADO DO MUNDO, A ORDEM SERÁ INSTITUÍDA NOVAMENTE, COM A HARMONIA NA PRESENÇA ENTRE HOMENS E ANIMAIS, NA NOVA ORDEM.

VOCÊ DISSE:
“2 - O ser vivo (alma vivente) que foi incinerado e as cinzas jogadas ao mar, como ocorrerá a ressurreição ? adquirirá novo corpo ? será no mesmo local do sepultamento ?”

A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS É UMA REALIDADE; PORÉM, QUANTO AOS CORPOS QUE VIRÃO A SER, PAULO EXPLICA EXAUSTIVAMENTE SOBRE ISSO AO LONGO DO CAPÍTULO 15 DE 1CORÍNTIOS, QUE ELE DEDICA GRANDE PARTE RELATANDO ISSO:

1 Coríntios 15
35 Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?
36 Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
37 E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente.

AQUI O APÓSTOLO PAULO EXPLICA AOS CORÍNTIOS QUE O CORPO QUE HÁ DE NASCER NA RESSURREIÇÃO É DIFERENTE DO CORPO QUE NÓS TEMOS HOJE. O CORPO QUE NÓS TEMOS HOJE É CONSIDERADO COMO UMA “SEMENTE” (v.36), QUE PRIMEIRO TEM QUE MORRER, PARA DEPOIS SER VIVIFICADO (v.36). CONTUDO, NÓS NÃO SEMEAMOS O CORPO QUE HÁ DE NASCER (v.37), MAS DEUS DÁ A CADA UM O CORPO COMO ELE QUER:

1 Coríntios 15
38 Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.

EM SEGUIDA O APÓSTOLO CONTINUA ACENTUANDO O CONTRASTE ENTRE A CARNE DE HOMENS E ANIMAIS, PEIXES E AVES, CORPOS CELESTES E CORPOS CELESTES, A FIM DE MOSTRAR QUE A GLÓRIA DE UM É DIFERENTE DA GLÓRIA DO OUTRO, PORQUE O NOSSO CORPO DA RESSURREIÇÃO NÃO SERÁ ESTE MESMO CORRUPTÍVEL E MORTAL QUE POSSUÍMOS HOJE, MAS SIM UM CORPO GLORIFICADO:

1 Coríntios 15
39 Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.
40 E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.
41 Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.

E ASSIM PAULO CONCLUI:

1 Coríntios 15
42 Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
43 Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com poder.

ASSIM PODEMOS CONCLUIR QUE:

1. OS CORPOS NÃO SERÃO CORRUPTÍVEIS, MAS INCORRUPTÍVEIS.
2. NÃO SERÃO MORTAIS, MAS IMORTAIS.
3. NÃO ESTARÃO EM ESTADO DE FRAQUEZA, MAS EM PODER.
4. NÃO É O MESMO EM TODOS OS ASPECTOS QUE NÓS SEMEAMOS AQUI NA TERRA, MAS SIM UM COMO DEUS QUER.

PORTANTO, A CONCLUSÃO DISSO É QUE, ATÉ MESMO NOS CASOS DE PESSOAS QUE TIVERAM SEUS CORPOS INCINERADOS, DEUS LHE DARÁ UM NOVO CORPO, CONFORME A VONTADE DELE, NÃO MAIS EM FRAQUEZA, MAS SIM EM GLÓRIA, ASSIM COMO O CORPO RESSURRETO DE JESUS CRISTO, QUE, APESAR DE MATERIAL E FÍSICO, ERA GLORIOSO E IMORTAL.

VOCÊ DISSE:
“3 - Se Deus (Jesus) é misericordioso, e a sua bondade e amor excedem, os pecadores depois de castigados pelos seus erros, haverá alguma chance mesmo remota de retornar a presença de Deus para um arrependimento ?”

A BÍBLIA NÃO ABRE POSSIBILIDADE PARA A SALVAÇÃO APÓS A MORTE, NEM MESMO APÓS PAGAREM PELOS SEUS PECADOS NO GEENA. O DESTINO FINAL DOS ÍMPIOS, APÓS PAGAREM PELOS SEUS PECADOS, É A ELIMINAÇÃO, E NÃO A SALVAÇÃO. EM NENHUM LUGAR DA BÍBLIA, NEM NO APOCALIPSE E NEM EM OUTRO LUGAR É DITO QUE APÓS PAGAREM PELOS SEUS PECADOS OS ÍMPIOS VOLTARÃO PARA A PRESENÇA DE DEUS. POR EXEMPLO, NO APOCALIPSE É APENAS RETRATADO UM “FOGO QUE DESCEU DOS CÉUS E OS DEVOROU” (Ap.20:9), SEM FAZER EM SEGUIDA MENÇÃO ALGUMA A UM “ARREPENDIMENTO” POSTERIOR, MAS SIM MARCANDO UM FORTE CONTRASTE ENTRE OS SALVOS NA NOVA JERUSALÉM CELESTIAL:

Apocalipse 22
14 Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

E LOGO NO VERSO SEGUINTE MARCANDO O DESTINO FINAL DOS ÍMPIOS, O LAGO DE FOGO QUE É A “SEGUNDA MORTE” (Ap.20:14):

Apocalipse 22
15 Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.

OU SEJA, SE O APÓSTOLO JOÃO QUISESSE RETRATAR QUE OS ÍMPIOS VOLTARÃO A VIDA E SERÃO RECONDUZIDOS A DEUS, CERTAMENTE ELE TERIA ESCRITO ISSO APÓS O VERSO 15 DO ÚLTIMO CAPÍTULO DA BÍBLIA, QUE FALA DO DESTINO FINAL DOS JUSTOS. MAS, AO CONTRÁRIO, ELE CONTINUA RELATANDO – DO INÍCIO AO FIM – O LAGO DE FOGO (SEGUNDA MORTE) COMO SENDO O DERRADEIRO E FINAL DESTINO DOS ÍMPIOS E PECADORES. ESTE CONTRASTE ANULA AS POSSIBILIDADES DE QUE AMBOS OS GRUPOS (SALVOS E NÃO-SALVOS) TERMINEM NO MESMO LUGAR, POIS MOSTRAM DESTINOS FINAIS DIFERENTES.

EM TODA A BÍBLIA NÃO NOS É RELATADO OS ÍMPIOS VOLTANDO A EXISTÊNCIA ALGUM DIA PARA SEREM CONDUZIDOS AO “ARREPENDIMENTO”, MAS SIM QUE “O ÍMPIO JÁ NÃO EXISTE... MAS O JUSTO PERMANECE PARA SEMPRE” (Pv.10:25), E QUE ELES SERÃO “DESTRUÍDOS PARA SEMPRE” (Sl.92:6,7). DADO O DEVIDO CONTRASTE, O FATO DE QUE APENAS OS JUSTOS PERMANECEM PARA SEMPRE E DE QUE OS ÍMPIOS “NÃO MAIS EXISTIRÃO” (Pv.10:25; Sl.104:35) E QUE “SE FARÃO EM CINZAS” (2Pe.2:6; Is.5:23,24; Ml.4:3), É MUITO CLARO QUE NÃO EXISTE CHANCES OU POSSIBILIDADES DE QUE ELES RESSUSCITEM NOVAMENTE DA MORTE, SEJAM CONDUZIDOS AO ARREPENDIMENTO E VOLTEM PARA PERTO DE DEUS, PORQUANTO O TEMPO DE SALVAÇÃO É “AGORA” (2Co.6:2), “DURANTE O TEMPO QUE SE CHAMA ‘HOJE’” (Hb.3:13), E NÃO EM ALGUM MOMENTO DEPOIS DA NOSSA MORTE.

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.

 

 

 

 

 

SOBRE O LADRÃO DA CRUZ E O “TELETRANSPORTE” DOS SALVOS...

 

Olá irmão, parabéns pelo trabalho que tens feito. É a primeira vez que leio seus comentários e devo dizer que são muito consitentes e profundos em entendimento teológico. apenas gostaria que o irmão reavaliasse algumas colocações suas sobre os argumentos apresentados no episódio do ladrão da cruz e o momento em questão ( hoje mesmo). Apenas alguns detalhes expostos como por exemplo que o ladrão não teria morrido no mesmo dia que jesus. Claro que morreu, pois para isso é que se quebravam as pernas dos condenados, justamente para que não ficassem no madeiro para o dia seguinte.( Jo. 19;31).Outro detalhe: O paraiso até, a mudança que jesus fez apos sua ressurreição, ficava em baixo, nas regiões inferiores da terra, no mesmo plano dos mortos perdidos, apenas separados por um abismo citados por Jesus na "parabola" do rico e Lázaro, (Lc.16;26),(Ef.4;8,9). Não estaria claro que houve mudança de local nesse evento? para onde iria o ladrão salvo após sua morte? Com certeza não mais para o lugar dos condenados,que também foi visitado por Jesus nessa mesma ocasião. Esse local dos mortos salvos é que foi transportado para as alturas ( ...levou cativo o cativeiro. de Ef.4:8), ou melhor , o local não, mas aqueles que estavam lá, como Jesus diz sobre o rico e Lázaro Lc.16:22. Por favor, analize melhor essa questão e essas referencias no contexto do assunto. Lembrando que não fará nenhuma diferença quanto ao destino eterno do ladrão qualquer que seja o momento a que Jesus se referiu em sua fala, cremos que Ele estava garantindo um futuro glorioso àquele mais novo converdido. Assim, entendo essas questões mais para enrriquecimentos teologicos,uma vez que não alteram em nada o plano da salvação de Deus em Cristo. (Josué, Rio de Janeiro – 14/05/2011)

Resposta - OLÁ, JOSUÉ.
PRIMEIRAMENTE QUERO LHE INFORMAR QUE ESTE ESPAÇO DE “ENVIAR CARTA” NÃO É UM ESPAÇO ABERTO PARA XINGAMENTOS E DESRESPEITOS SEM NENHUMA BASE ARGUMENTACIONAL COMO FOI O SEU OUTRO COMENTÁRIO. POR ISSO, EU EXCLUO TODA E QUALQUER TENTATIVA DE VANDALISMO PARA QUE ISTO AQUI CONTINUE SENDO UM LUGAR DECENTE. AGRADEÇO A SUA COMPREENSÃO. VOCÊ PODE ESCREVER O QUE VOCÊ QUISER, CONTANTO QUE NÃO FAÇA USO DE VANDALISMOS.

QUANTO A MORTE DO LADRÃO DA CRUZ, VOCÊ DEVE SABER MAIS DO QUE PILATOS, QUE DISSE:

“E Pilatos se maravilhou de que já estivesse morto. E, chamando o centurião, perguntou-lhe se já havia muito que tinha morrido” (Mc.15:44)

PILATOS, EXPERIENTE EM CRUCIFICAÇÕES, NÃO TERIA SE ADMIRADO TANTO SOBRE O FATO DE JESUS TER MORRIDO NAQUELE MESMO DIA CASO ISSO FOSSE UMA SITUAÇÃO NORMAL. NINGUÉM SE IMPRESSIONA OU SE “MARAVILHA” COM ALGO COMUM. VOCÊ JÁ DEVERIA SABER DISSO. EM SEGUNDO LUGAR, NÃO HÁ PROVA E NEM EVIDÊNCIA DE QUE JESUS TIVE SIDO CRUCIFICADO EXATAMENTE NO MESMO INSTANTE DOS OUTROS QUE ESTAVAM AO LADO DELE NA CRUZ. NÃO EXISTE NENHUM RELATO NOS EVANGELHOS DOS OUTROS CRUCIFICADOS LEVANDO A CRUZ ATÉ O GÓLGOTA NO MESMO INSTANTE DE CRISTO, O MAIS PROVÁVEL É QUE ELES JÁ ESTIVESSEM LÁ, E, PORTANTO, É INÚTIL A TENTATIVA DE DIZER QUE NO DIA SEGUINTE ELES NÃO ESTARIAM NA CRUZ, UMA VEZ QUE SÓ SABEMOS QUANDO ELES SAIRIAM DE LÁ, MAS NÃO QUANDO ELES ENTRARAM.

ADEMAIS, É POR DEMAIS RIDÍCULO QUE JESUS TENHA PROMETIDO AO LADRÃO DA CRUZ A ENTRADA IMEDIATA NO PARAÍSO (“NAQUELE MESMO DIA”), JÁ QUE O PEDIDO DO LADRÃO NÃO FOI DE ENTRAR QUANDO JESUS MORRESSE MAS SIM NA SUA VOLTA GLORIOSA:

“E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando vieres no teu reino” (Lc.23:42)

E O QUE ACONTECE QUANDO JESUS VOLTA NO SEU REINO?
A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS:

1 Coríntios 15
22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
23 Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.

PORTANTO, É POR DEMAIS EVIDENTE QUE O LADRÃO ENTRARIA NO PARAÍSO NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO, E AQUELES QUE ADICIONAM O “QUE” NA FRASE DE LUCAS 23:43 ESTÃO APENAS ADULTERANDO AS ESCRITURAS PARA O SEU BEM ESTAR (ATÉ PORQUE A ADIÇÃO DO “QUE” NÃO EXISTE NOS MANUSCRITOS ORIGINAIS DO GREGO, MAS APENAS NAS BÍBLICAS FALSIFICADAS DE ACORDO COM AS SUAS VONTADES TEOLÓGICAS).

JUNTE A ISSO TAMBÉM O FATO DE QUE JESUS NÃO HAVIA SUBIDO AO PAI MESMO APÓS OS TRÊS DIAS EM QUE ESTEVE MORTO, E A MARIA MADALENA:

“...Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai” (Jo.20:17)

SE JESUS NÃO HAVIA SUBIDO PARA O PAI NOS DIAS EM QUE ESTEVE MORTO, E DISSE A MARIA MADALENA QUE ELE AINDA NÃO HAVIA SUBIDO PARA O PAI, ENTÃO É ÓBVIO QUE ELE NÃO ESTEVE – NAQUELE MESMO DIA – COM O LADRÃO DA CRUZ AO SEU LADO NO PARAÍSO. PORTANTO, A VÍRGULA (QUE NÃO EXISTE NO GREGO) DEVE SER COLOCADA DEPOIS (E NÃO ANTES) DO “HOJE”, CONFORME TRADUZEM MUITAS VERSÕES DA BÍBLIA:

“Em verdade te digo hoje, estarás comigo no Paraíso” (Lc.23:43)

QUANTO AO PARAÍSO SER EMBAIXO DA TERRA, ISSO É AINDA MAIS RIDÍCULO. NEM MESMO OS MAIORES DEFENSORES DA IMORTALIDADE DA ALMA CREEM NESTA ABERRAÇÃO. NORMAN GEISLER, THOMAS HOWE, PIPE DESERTOR, E MUITOS OUTROS ACUMULAM PROVAS E MAIS PROVAS CONTRA ESTA TEORIA ANTIBÍBLICA. LEMBRANDO QUE TODOS ELES SÃO IMORTALISTAS! A PRÓPRIA NOTA TEXTUAL DA BÍBLIA MAIS VENDIDA DO MUNDO (NVI) RELATA ESSA MESMA VISÃO QUE NORMAN GEISLER EXPRESSA NO LIVRO “MANUAL POPULAR DE DÚVIDAS, ENIGMAS E ‘CONTRADIÇÕES’ DA BÍBLIA”:

“Finalmente, quando Cristo ‘levou cativo o cativeiro’, não estava levando amigos para o céu. É uma referência à sua vitória sobre as forças do inimigo. Os cristãos não são ‘cativos’ no céu. Não somos forçados a ir para lá contra a nossa própria e livre escolha (veja Mt 23:37; 2 Pe 3:9).”

E SOBRE O “DESCER AS REGIÕES INFERIORES DA TERRA”, ELE COMENTA:

“A expressão ‘até as regiões inferiores da terra’ não é uma referência ao inferno, mas ao túmulo. Até mesmo o ventre de uma mulher é descrito como sendo ‘profundezas da terra’ (SI 139:15). Essa expressão significa simplesmente covas, túmulos, lugares fechados na terra, em oposição a partes altas, como montanhas.”

PORTANTO, NÃO EXISTE ABSOLUTAMENTE NADA NESTE CONTEXTO QUE MOSTRE QUE O PARAÍSO UM DIA FICOU EMBAIXO DA TERRA, DO LADO DE UM LAGO DE FOGO INFERNAL E DIABÓLICO, COM OS CRENTES OUVINDO LADO A LADO OS GRITOS ATERRORIZANTES DOS “ESPÍRITOS” SENDO ATORMENTADOS PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. AINDA BEM QUE ESTA NÃO É A ESPÉCIE DE “PARAÍSO” QUE A BÍBLIA NOS MOSTRA!

E O PIOR: VOCÊ PENSA QUE ESTÁ CERTO! SÓ LAMENTO...

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.

 

 

 

 

 

ALGUMAS PERGUNTAS PARA NÓS “REFLETIRMOS” UM POUCO...

 

Oi meus irmãos todos filhos do mesmo Deus. Há muito tempo uma voz dentro de mim pede para falar a quem quiser ouvir uma nova visão de ver, o que nosso Deus faz todos os dias incansavelmente e muita gente pensa que Deus já fez e então descansou. Só assiste a tudo sem fazer nada.
Farei algumas perguntas pra você agora que espero que reflita e responda.
-Você acha que a verdade existiria sem o falso?
-O dia existiria sem a noite?
-O riso existiria sem o choro?
-O bem existiria sem o mal ou o diabo?
-O homem existiria sem a mulher, ou o contrário?
-Um buraco sem solo firme?
-Vida existiria sem a morte?
Assim, você com seu livre arbítrio concedido por Deus poderá responder do fundo do seu coração, sem influência de doutrina ou sei lá do que...ouça a voz.
-Eu não frequento nenhuma doutrina e minha família também não e todos acreditamos e respeitamos a Deus.
Mas quem é esse Deus?
O Deus do princípio e do fim. Há, não acredito no Diabo pois o Diabo seria a desarmonia, o mal. Para melhor entender a força está atuando só que desordenada. Essa força (Deus) nem sempre está em harmonia, que isso é a coisa mais normal do mundo porque só assim harmonia teria referência da harmonia.
-Harmonia existiria sem desarmonia?
Deus nunca descansou, Deus é o sistema. e o sistema não para. Você não tem como escapar de Deus, ou fugir de Deus porque você faz parte Dele e Ele de você. Deus é o invisível que se torna visível a todo instante em todas as coisa que possa existir. Essa é a prova, isso sim é um verdadeiro milagre. Milagre da criação e evolução.
Pra ser bem claro, Deus trabalha direto em nós e seu trabalho é principalmente concretizar em nós o que pensamos ser real. Ele não julga se é certo ou errado simplesmente nos alcança dia mais, dia menos. O que você sente nesse momento é o resultado do que você pesou, imaginou. Isso pode ser um resultado de harmonia ou desarmonia e a força ou energia como você quiser chamar não para de atuar. Aí meu irmão é que o bicho pega, é exatamente aí que entra o temor de Deus.
Exemplo: uma pessoa estressada, nervosa está usando a força (Deus) para deixá-la completamente em desarmonia e essa força (Deus) dará à ela todo tipo de resultado negativo NELA, não nas outras pessoas. Temor de Deus é isso. Diz aí tem como você escapar de Deus? Se tiver você não é filho dele. Isso não acontece, você é igual a todos.
O pensamento é a semente que gerará o que você pensou desde que acreditado. Diz ai quem foi que gerou isso em você?
O que você é hoje, é a somatória de vossos pensamentos.
Outro ponto de vista. Somos todos filhos do mesmo Deus e não tem nenhum filho privilegiado ou especial pois o Deus verdadeiro é justo e ama a todos. Ele está dentro de nós
por igual. Qual Pai faria isso com seus filhos, dando a um ou dois três privilégios, poderes especiais, e aos outros deixados de lado, desassistidos. Para Deus todos somos especiais, com nossas peculiaridades. Pare de lavar as mãos todos os dias dizendo que todos estamos salvos, que alguém já te salvou, que você fazendo isso ou aquilo irá depois que MORRER para o céu ou inferno. O CÉU ou INFERNO é agora ou daqui a pouco pois a força (Deus) lhe alcançará o seu desejo infalivelmente sem nenhum julgo ou piedade. Plante as sementes certas do bem e colherá a maioria das vezes o bem. Lembre nunca é cem por cento pois só assim teremos a referencia do que é o bem e do que é o mal. Deus fez assim, pra quem duvida observe a natureza e ela te responderá. (Váldir Tártari, Pato Branco/PR – 08/05/2011)

Resposta - OLÁ, VALDIR.
APARENTEMENTE VOCÊ TEM UMA CONCEPÇÃO ERRADA DE QUE NÓS (EVANGÉLICOS) ACHAMOS QUE DEUS FEZ TUDO E DEPOIS DESCANSOU, E QUE EM CONSEQUENCIA DISSO ELE NÃO FAZ MAS NADA. ORA, ISSO É CLARAMENTE UMA INVERDADE, PORQUE “DESCANSAR” ALI NÃO TEM O SENTIDO DE DEIXAR DE TRABALHAR, MAS SIM DE VER A SUA CRIAÇÃO COMPLETA, CONCLUÍDA. É ÓBVIO QUE DEUS CONTINUOU TRABALHANDO MESMO QUANDO A SUA CRIAÇÃO TEVE FIM (NO SEXTO DIA) PORQUE JESUS DISSE:

João 5
16 Então os judeus passaram a perseguir Jesus, porque ele estava fazendo essas coisas no sábado.
17 Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando".

OU SEJA, DEUS PAI E JESUS CRISTO SEMPRE TRABALHARAM E SEMPRE TRABALHARÃO EM NOSSO FAVOR. OS DEÍSTAS QUE PREGAM QUE DEUS CRIOU TUDO E DEPOIS NÃO INTERVÉM EM ABSOLUTAMENTE NADA ESTÃO CERTAMENTE ENGANADOS, POIS O NOSSO DEUS É, ACIMA DE TUDO, UM SER MORAL QUE INTERVÉM NA SITUAÇÃO HUMANA, TANTO NO PRESENTE MOMENTO QUANTO NO FUTURO, COMO ELE MESMO PROMETEU, DIZENDO:

Apocalipse 21
1 E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

QUANTO A NÃO QUERER FREQUENTAR IGREJA NENHUMA, ISSO NÃO É CORRETO, POIS O AUTOR DE HEBREUS DISSE:

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia” (Hb.10:25)

OU SEJA, VOCÊ PODE ATÉ DEIXAR DE SE REUNIR EM IGREJA, MAS ESTARÁ INDO CONTRA A INSTRUÇÃO CLARA QUE O AUTOR DE HEBREUS EXPÕE ACIMA. NO MAIS, CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ DE QUEM EM DEUS NÃO EXISTE ACEPÇÃO DE PESSOAS (TODOS NÓS SOMOS ESPECIAIS PARA ELE), CONFORME ESTÁ ESCRITO:

“Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas” (Rm.2:11)

CONTUDO EU NÃO SEI BASEADO EM QUE TIPO DE PSEUDO-ARGUMENTO QUE VOCÊ NEGA QUE SEJAMOS SALVOS POR MEIO DE JESUS CRISTO OU NEGA A EXISTÊNCIA DO CÉU E DO INFERNO, AINDA MAIS QUANDO A BÍBLIA ACENTUA QUE:

“...E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At.4:12)

E QUE A BÍBLIA MOSTRA TAMBÉM CLARAMENTE A EXISTÊNCIA DO CÉU E QUE O INFERNO-GEENA EXISTIRÁ PARA O SOFRIMENTO E DESTRUIÇÃO DOS PECADORES, CONFORME TAMBÉM ESTÁ ESCRITO QUE PAULO FOI ARREBATADO ATÉ O TERCEIRO CÉU:

2 Coríntios 12
5 Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor.
6 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
7 E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
8 Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.
9 De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas.

E TAMBÉM NA EXISTÊNCIA FUTURA DO LAGO DE FOGO:

“E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte” (Ap.20:14)

OU SEJA, SE VOCÊ DISCORDA COM ISSO, VOCÊ ESTARÁ SIMPLESMENTE CHAMANDO O APÓSTOLO PAULO DE MENTIROSO OU CHARLATÃO, E DIZENDO QUE VOCÊ TEM UMA “REVELAÇÃO” MAIS DIGNA DO QUE AQUELA QUE O APÓSTOLO JOÃO TEVE NO APOCALIPSE.

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.

 

----------------------------------------------------------------------------

Clicando em ENVIAR CARTA, no menu esquerdo, você pode comentar, criticar ou debater sobre os assuntos com o autor do site.