CARTAS RESP. 2011 (JANEIRO)

 

CARTAS RESPONDIDAS 2011 (JANEIRO)

 

Essa é uma seleção de algumas das cartas respondidas em Janeiro de 2011. Para enviar alguma pergunta basta clicar em ENVIAR CARTA no menu à esquerda.

 

Obs: Nem todas as respostas são passadas para este espaço e elas não estão necessariamente em ordem cronológica. Seguem-se abaixo alguns temas, perguntas e respostas já efetuadas.

 

 

 

 

O PAPA É O FALSO PROFETA?

.

A paz do Senhor Lucas.
Li um comentario nesse site http://www.espada.eti.br/n2029 que afirma q o papa é o falso profeta. Eu creio que essa afirmação seja verdaderia,e tb creio que vccê tb.Li muitos dos seus estudos e aprendi e tenho aprendido muita coisa.
Você poderia me dizer se essa afirmação q encontra no site eh verdadeira,peguei minha biblia e nao econtrei nada a respeito disso....."Com esses chocantes e claros simbolismos do Anticristo e do Falso Profeta, o cristão com discernimento pode saber com certeza que o plano para o aparecimento do Anticristo está nos trilhos e chegando perto de sua conclusão. Lembre-se que de acordo com as profecias de São MALAQUIAS referentes aos 112 papas, Bento XVI é o penúltimo papa." Que DEUS te abençoe! (Tiago Arruda da Silva, Volta Redonda/RJ – 16/01/2011)

.

Resposta - OLÁ, TIAGO.
ME DESCULPE PELA DEMORA EM LHE RESPONDER ESTA CARTA. EU TAMBÉM CONCORDO QUE O PAPA SEJA O FALSO PROFETA, E ISSO O APOCALIPSE NOS DIZ POR INFERÊNCIA. É EVIDENTE QUE NADA OU PRATICAMENTE NADA DO APOCALIPSE É NOS REVELADO DE MANEIRA CLARA E COMPLETA (NINGUÉM SABE, POR EXEMPLO, QUEM É O ANTICRISTO OU QUEM É A “BABILÔNIA”), MAS AS VERDADES QUE LÁ ESTÃO SÃO ESCRITAS A NÓS COMO SE FOSSEM “MISTÉRIOS” A SEREM DESVENDADOS.
.
A PALAVRA “MISTÉRIO” É REPETIDAMENTE UTILIZADA NO APOCALIPSE (Ap.1:20; Ap.10:7; Ap.17:5; Ap.17:7), O QUE REVELA QUE O AUTOR DO LIVRO ESTAVA QUERENDO NOS PASSAR SEGREDOS PARA SEREM DESVENDADOS POR QUEM LESSE. A LINGUAGEM ENIGMÁTICA APOCALÍPTICA CHEGOU A NÓS PARA JUNTARMOS TODOS OS PONTOS E LIGARMOS TODAS AS EVIDÊNCIAS A FIM DE CHEGARMOS A UMA CONCLUSÃO. NESTE SENTIDO, O PAPA DO CATOLICISMO SE ENQUADRA PERFEITAMENTE DENTRO DE TODAS AS EVIDÊNCIAS ESCRITURÍSTICAS ACERCA DO FALSO PROFETA. VEJAMOS ALGUMAS DELAS:
.
(1) É UM SISTEMA RELIGIOSO CENTRALIZADO EM ROMA
.

O APOCALIPSE FALA DA REALIDADE DA “BESTA” (Ap.11:1), E DO “FALSO PROFETA” (Ap.16:13). DIZ RESPEITO A UM FALSO SISTEMA POLÍTICO E A UM FALSO SISTEMA RELIGIOSO. O APOCALIPSE TAMBÉM REFERÊNCIA A “BABILÔNIA” ESPIRITUAL (UM FALSO SISTEMA RELIGIOSO) NOS CAPÍTULOS 17 e 18. PODEMOS CONJECTURAR QUEM É ESSA “BABILÔNIA” E ONDE ELA FICA TENDO EM VISTA AS PROVAS E EVIDÊNCIAS QUE A PALAVRA DE DEUS NOS MOSTRA:
.
(a) FICA EM ROMA
.
“Aqui se requer mente sábia. As sete cabeças são sete colinas sobre as quais está sentada a mulher” (Ap.17:9)
.
A ÚNICA CIDADE QUE ERA A MAIS CONHECIDA DA ÉPOCA POR SER A “CIDADE DAS SETE COLINAS” ERA EXATAMENTE ROMA. ROMA ERA FAMOSA JÁ NAQUELA ÉPOCA POR SER A “CIDADE DAS SETE COLINAS”, COMO NOS MOSTRA O APOCALIPSE (Ap.17:9). OS SETE MONTES SÃO O AVENTINO, CAMPIDOGLIO, CELIO, ESQUILINO, PALATINO, QUIRINAL E VIMINAL. A PRÓPRIA ENICLOPÉDIA ONLINE DA WIKIPÉDIA, ATESTA:
.
“Roma espalha-se pelas margens do rio Tibre, compreendendo o seu centro histórico com as suas sete colinas: Aventino, Campidoglio, Celio, Esquilino, Palatino, Quirinal e Viminal” (FONTE: wikipédia)

.
TEMOS QUE LEMBRAR QUE JOÃO ESCREVIA AOS SEUS LEITORES EM LINGUAGEM ENIGMÁTICA, OU SEJA, ELE ESCREVIA “MISTÉRIOS” QUE SERIAM DESVENDADOS POR QUEM LESSE O LIVRO, SEJA NAQUELE TEMPO OU ENTÃO NO FUTURO. É, PORTANTO, INCOMPREENSÍVEL CRER QUE JOÃO ESCREVESSE SOBRE A “CIDADE DAS SETE COLINAS” SEM ESTAR FALANDO DE ROMA, UMA VEZ SENDO QUE EM PLENO SÉCULO I DA ERA CRISTÃ ERA ROMA A CIDADE RECONHECIDA NAQUELA ÉPOCA POR ESTAR ASSENTADA SOBRE SETE MONTES. MUITAS DAS OUTRAS CIDADES QUE TAMBÉM ESTÃO SOBRE SETE MONTES SÓ FORAM DESCOBERTOS RECENTEMENTE OU COM A CHEGADA DA TECNOLOGIA AVANÇADA.
.
NA ÉPOCA EM QUE JOÃO ESCREVIA O APOCALIPSE, DIZER QUE A CIDADE ESTAVA EDIFICADA SOBRE SETE COLINAS SIGNIFICAVA FAZER UMA CLARÍSSIMA REFERÊNCIA À ROMA, CONHECIDA JÁ NAQUELA ÉPOCA POR ESTA CARACTERÍSTICA SINGULAR. E JOÃO JAMAIS IRIA FAZER ISSO SE ESTA CIDADE NÃO FOSSE ROMA, POIS ISSO APENAS IRIA CONFUNDIR OS SEUS LEITORES QUE CERTAMENTE A IDENTIFICARIAM COMO SENDO ROMA. OUTRA EVIDÊNCIA CONCLUSIVA DE QUE SE ENCONTRA EM ROMA A BABILÔNIA ESPIRITUAL VEM DO FATO DE QUE ERA ROMA QUE REINAVA SOBRE TODOS OS REIS DA TERRA, COMO JOÃO TAMBÉM NOS CONFIRMA:
.
“E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra” (Ap.17:18)
.
NENHUMA CIDADE REINAVA À ÉPOCA DE JOÃO SOBRE TODOS OS REIS DA TERRA, SENÃO ROMA. NA ÉPOCA QUE JOÃO ESCREVIA O APOCALIPSE, JERUSALÉM ESTAVA SITIADA E JÁ FORA TOMADA PELAS FORÇAS ROMANAS. JÁ NÃO ERA HÁ MUITO TEMPO ALGUMA “GRANDE CIDADE”. ROMA, NO ENTANTO, REINAVA ABSOLUTA SOBRE TODOS OS REINOS DO MUNDO POR SEU PODER E POR SEU IMPERADOR. ERA ROMA – E NÃO JERUSALÉM – A GRANDE CIDADE QUE REINA SOBRE TODOS OS REIS DA TERRA. QUALQUER PESSOA QUE ENTANDA UM MÍNIMO DE HISTÓRIA CONSEGUE OBSERVAR QUE OBVIAMENTE É ROMA QUE EXERCIA ESTE PODER NA ÉPOCA DE CRISTO. A PRÓPRIA JERUSALÉM ESTAVA SUJEITA A ROMA. VEJAMOS O QUE A ENCICLOPÉDIA ONLINE DA WIKIPÉDIA TEM A NOS DIZER SOBRE ISSO:
.
“A cidade cresceu e, no final da República, Roma era a capital de um vasto império em volta do Mar Mediterrâneo. No seu auge, durante o século II, a cidade chegou a ter cerca de 45 000 prédios de apartamentos, e uma população de 1 600 000 pessoas. Seus arquedutos transportavam mais de um milhão de metros cúbicos de água, mais água do que chega à Roma moderna” (FONTE: wikipédia)
.
“Trajano, Adriano e Antônio Pio seguiram a mesma política de nomear o sucessor mais apto, o que resultou num período de estabilidade conhecido como os cinco bons imperadores. Durante o reinado destes cinco homens, Roma prosperou e atingiu o seu pico civilizacional, ao ponto de alguns analistas defenderem que o nível civilizacional alcançado durante este período só foi novamente alcançado na Inglaterra do século XVIII. Trajano foi o responsável pela extensão máxima do Império em 117 d.C, ao estender a fronteira oriental até incluir a Mesopotâmia na alçada de Roma” (FONTE: wikipédia)

.
AQUI FICA MAIS DO QUE CLARO QUE O AUGE DO IMPÉRIO ROMANO, UM DOS MAIS FORTES QUE A HUMANIDADE JÁ VIU, SE DEU EM SUA EXTENSÃO MÁXIMA EM 117 d.C, UM POUCO DEPOIS DA ÉPOCA EM QUE O APÓSTOLO JOÃO ESCREVEU O APOCALIPSE EM 95 d.C. FICA MUITO EVIDENTE QUE JOÃO ESTAVA SE REFERINDO A ROMA QUANDO SE REFERIU A “CIDADE DAS SETE COLINAS” (Ap.17:9) E A “GRANDE CIDADE” (Ap.17:18), QUE “REINA [NO PRESENTE MOMENTO] SOBRE TODOS OS REIS DA TERRA” (Ap.17:18).
.
OS PRÓPRIOS LEITORES DA CARTA NÃO PODERIAM IDENTIFICAR OUTRA “GRANDE CIDADE” NAQUELE MOMENTO SENÃO A PRÓPRIA ROMA, E JERUSALÉM ESTAVA ARRASADA PELOS PRÓPRIOS ROMANOS COM A DESTRUIÇÃO DO TEMPLO EM 70 d.C. PORTANTO, CREIO QUE QUE NÃO HAJAM DÚVIDAS SÉRIAS QUANTO AO FATO DE QUE A BABILÔNIA ESPIRITUAL DE QUE JOÃO FALA ESTÁ CENTRALIZADA EM ROMA, A CIDADE DAS SETE COLINAS. AGORA A PERGUNTA QUE FICA É: QUAL É ESTE FALSO SISTEMA RELIGIOSO QUE ESTÁ CENTRALIZADO EM ROMA? A RESPOSTA SÓ PODERIA SER: “IGREJA CATÓLICA ROMANA”!
.

(2) O SANGUE DOS MÁRTIRES
.

“E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração” (Ap.17:6)
.
VEJA QUE NA DESCRIÇÃO DE JOÃO, A “MULHER” ESTAVA EMBRIAGADA COM O SANGUE DOS MÁRTIRES, DAS TESTEMUNHAS DE JESUS. ORA, A INQUISIÇÃO DURANTE MAIS DE TRÊS SÉCULOS MATOU, TORTUROU, QUEIMOU E ASSASSINOU CRUELMENTE MILHÕES DE INOCENTES. DE TANTA MATANÇA, PODEMOS DIZER QUE COM CERTEZA ELA “SE EMBRIAGOU COM O SANGUE DAS TESTEMUNHAS DE JESUS” (Ap.17:6)! NO SEU “LIVRO DAS SENTENÇAS DA INQUISIÇÃO”, O PADRE CATÓLICO DOMINICANO BERNARDUS GUIDONIS, QUE VIVEU NA ÉPOCA DA INQUISIÇÃO (1261-1331), UM DOS MAIS COMPLETOS TEÓRICOS DA INQUISIÇÃO, DESCREVEU VÁRIOS MÉTODOS DE TORTURA A FIM DE OBTER AS CONFISSÕES DOS ACUSADOS, DENTRE ELES, OS PRINCIPAIS SÃO:
.
1. A MANJEDOURA - Para deslocar as juntas do corpo.
2. BOTAS ESPANHOLAS - Para esmagar as pernas e os pés.
3. A VIRGEM DE FERRO - Um pequeno compartimento em forma humana, aparelhado com facas, que, ao ser fechado, dilacerava o corpo da vítima.
4. A RODA DO DESPEDAÇAMENTO - Funcionou na Inglaterra, Holanda e Alemanha, e destinava-se a triturar os corpos dos hereges.
5. O BALCÃO DE ESTIRAMENTO - Era usado para desmembrar os corpos das vítimas.
6. O ESMAGA CABEÇA - Era a máquina usada para esmagar lentamente a cabeça do condenado.
7. Tinham suas UNHAS ARRANCADAS
8. Eram QUEIMADOS por FERRO em BRASA em várias partes de seus corpos.
9. Tinhas seus corpos ROLADOS em LÂMINAS AFIADAS
10. Tinhas seus corpos SUSPENSOS VIOLENTAMENTE amarrado pelos pés provocando assim o DESLOCAMENTO de suas JUNTAS.
11. Tinham seus ouvidos e bocas QUEIMADAS por CHUMBO DERRETIDO
12. Eram ARRANCADO os seus OLHOS
13. Seus Corpos eram AÇOITADOS com CRUELDADE
14. Eram OBRIGADOS a comerem PEDAÇOS do PRÓPRIO CORPO
15. Eram OBRIGADOS a comerem seus ESCREMENTOS e de BEBEREM suas URINAS.
16. Eram FORÇADOS a pular de ABISMOS para cima de PAUS PONTIAGUDOS (ESTACAS)
.
ESSA CRUELDADE SANGUINÁREA FOI RELATADA POR ALGUÉM QUE ESTEVE DENTRO DOS ACONTECIMENTOS, UM PADRE CATÓLICO QUE DESCREVEU AQUILO QUE ACONTECIA NOS SEUS TEMPOS, E NÃO ALGUM CHARLATÃO A “HISTORIADOR” CATÓLICO DOS DIAS DE HOJE QUE TENTAM ENCOBRIR TANTOS CASOS DE TORTURA E TÃO TAMANHA CRUELDADE PRATICADA PELA “SANTA” INQUISIÇÃO DURANTE MAIS DE TRÊS SÉCULOS, INCLUSIVE NO BRASIL! DIANTE DE TUDO ISSO, É CERTO IDENTIFICAR QUE ESTE SISTEMA RELIGIOSO QUE ESTÁ CENTRALIZADO EM ROMA E QUE ESTÁ EMBRIAGADO (OU SEJA, COMPLETAMENTE CHEIO) DO SANGUE DAS TESTEMUNHAS DE CRISTO NÃO PODE SER OUTRO SENÃO: A IGREJA CATÓLICA ROMANA.
.

(3) VESTIDA DE PÚRPURA DE OURO
.
“E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição” (Ap.17:4)
.
ESTE É UM OUTRO QUADRO INTERESSANTE A NÓS OBSERVARMOS. JÁ VIMOS QUE O FALSO PROFETA É UM SISTEMA RELIGIOSO FALSO, CENTRALIZADO EM ROMA, E QUE ESTÁ EMBRIAGADO COM O SANGUE DAS TESTEMUNHAS DE JESUS. ATÉ O PRESENTE MOMENTO, TODAS AS DESCRIÇÕES SE ENCAIXAM PERFEITAMENTE DENTRO DA IGREJA CATÓLICA, POIS ELA É (1) ROMANA; E (2) SE EMBRIAGOU DURANTE TRÊS SÉCULOS EM QUE MATOU E TORTUROU CRUELMENTE MILHÕES DE INOCENTES, CHEGANDO ATÉ A ARRANCAR-LHES OS OLHOS E ESMAGAR AS CABEÇAS DOS CONDENADOS LENTAMENTE, ALÉM DE TEREM OS SEUS CORPOS ROLADOS EM LÂMINAS AFIADAS, DE TEREM AS SUAS BOCAS QUEIMADAS COM CHUMBO DERRETIDO E DE SEREM FORÇADOS A PULAR DE ABISMOS PARA CIMA DE PAUS PONTIGUADOS (ESTACAS).
.
MAS TUDO ISSO DE NADA IRÁ ADIANTAR CASO ESTA OUTRA PROFECIA NÃO CONDIZER COM O QUE JÁ VIMOS. O QUE JOÃO NOS DIZ? QUE ELA ESTAVA ADORNADA DE PÚRPURA E ESCARLATA, DE PÉROLAS E PEDRAS PRECIOSAS; OU SEJA, ALÉM DE TUDO É UM SISTEMA RELIGIOSO FALSO QUE ESTÁ CHEIO DE DINHEIRO, SE BANHANDO EM SUAS RIQUEZAS. QUAL É A IGREJA QUE CONDIZ COM TODAS ESSAS DESCRIÇÕES? RESPOSTA: A IGREJA CATÓLICA ROMANA. ESSA É A IGREJA QUE, DE TANTO LUXO, TEM ATÉ UM PAÍS! OS BILHÕES DO VATICANO SÃO ASSUSTADORES. SÃO MILHARES DE ANOS DE ESPANTOSOS ACÚMULOS DE RIQUEZAS.
.
MAIS DO QUE ISSO, É ESPANTOSO OBSERVARMOS QUE A IGREJA CATÓLICA É A CORPORAÇÃO MAIS RICA DO MUNDO, QUE TEM O DESPLANTE DE SE AUTO-DECLARAR A “ÚNICA REPRESENTANTE” DE UM DOS HOMENS MAIS POBRES QUE O MUNDO JÁ CONHECEU, O SENHOR JESUS CRISTO, QUE “SENDO RICO, POR AMOR DE NÓS SE FEZ POBRE” (2Co.8:9). ESSA TREMENDA DISCREPÂNCIA ENTRE JESUS CRISTO (QUE NÃO TINHA NEM ONDE RECLINAR A CABEÇA – Lucas 9:58) E ESSA INSTITUIÇÃO MULTIBILIONÁRIA É ANALISADA PELO ESCRITOR INGLÊS AVRO MANHATTAN, EM SEU LIVRO “THE VATICAN BILLIONS”, QUE DIZ:
.
"Cristo nasceu, viveu e morreu em pobreza, mas a Igreja Católica é uma organização multi-bilionária. Como pode afirmar que está preocupada com as riquezas celestiais, quando na verdade é uma das mais formidáveis acumuladoras de riquezas da Terra? (...) São quase 2000 anos de espantosa acumulação de riqueza, claramente exposta por efeitos absurdos de fome particular insaciável, de filantropia pública, de sacrifícios santos, de efeitos malignos, de generosidades individual e de usura coletiva, praticada através dos papas, reis, prelados, igrejas dissidesntes, reformadores inflamados, homens santos e vilões, no passado. E por revoluções, ditadores, partidos políticos, bancos nacionais e internacionais e sindicatos globais em nosso tempo. Desde o Concílio Vaticano II, a Instituição Católica Romama, ao mesmo tempo em que a posa como a “Ïgrja de Cristo”, tem crescido cada vez mais em poder, riqueza e influência política, além da imaginação mais fértil (...) É o cúmulo o Governo Brasileiro financiar com milhões de Reais a vinda do Papa ao Brasil. Tanta gente morrendo de fome, principalmente crianças no Nordeste, e o povo sendo espoliado para dar dinheiro ao HOMEM MAIS RICO DO MUNDO! Sim, como Chefe Supremo da Igreja Católica, ele é realmente o cidadão mais rico deste planeta. Nem toda a renda do povo do Primeiro Mundo poderia ser comparada à da “santa madre”. Ela possui a maior riqueza do planeta e o seu chefe, visitando os pobres países do Terceiro Mundo, ainda se acha no direito de espoliar o povo faminto e sofrido para aumentar os seus bilhões, trilhões, quatriliões de dólares... E todos dizendo: “Amém!” [AVRO MANHATTAN - “THE VATICAN BILLIONS”]
.
(4) NA SOMA DOS SEUS ALGARISMOS OBTÉM-SE O NÚMERO “666”
.
“Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis” (Ap.13:18)
.
O PAPA TRAZ DISFARÇADO NA MITRA (CHAPÉU USADO PELO SUMO PONTÍFICE) O TERMO “VICARIUS FILII DEI”, QUE CUJA SOMA DOS VALORES QUE REPRESENTAM ALGARISMOS ROMANOS OBTÉM-SE O NÚMERO 666:
.
V=5, I=1, C=100, A=0, R=0, I=1, V=5, S=0, F=0, I=1, L=50, I=1, I=1, D=500, E=0, I=1, ou seja, 500+100+50+5+5+1+1+1+1+1+1=666
.
ESSA É MAIS UMA PROVA CLARA E EVIDENTE DE QUE O PAPA É UM ÓTIMO NOME COTADO PARA SER O FALSO PROFETA PREDITO NO APOCALIPSE. A LIGAÇÃO DO NÚMERO “SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS” ESTÁ INTRÍSCECO A ELE. ELE NÃO PODE ESCONDER A SUA LIGAÇÃO REAL COM ESTE NÚMERO, POIS TRAZ NA PRÓPRIA MITRA (QUE POR SINAL, TAMBÉM É DE ORIGEM PAGÃ, UMA CÓPIA DESCARADA DO DEUS MITOLÓGICO MITRA, DE ONDE PROVÉM O “MITRAÍSMO”) A MARCA DE SEU “666”. O PRIMEIRO EXEMPLO CONHECIDO DA FRASE “VICARIUS FILLI DEI” É NA DOAÇÃO DE CONSTANTINO, QUE DIZ:
.
“Ele et cuncto populo gloriae imperij subiacenti Romanae, sicut ut in terris Vicarius Filii Dei videtur esse Etiam constitutus et pontífices”
.
A FRASE MAIS TARDE APARECEU NO “CORPUS IURIS CANONICI”, CITANDO A DOAÇÃO DE CONSTANTINO:
.
“ut sicut B. Petrus em vicarius Filii Dei esse constitutus uidetur, et pontífices ita”
.

PORTANTO, FICA CLARO QUE O PAPA OSTENTA EM SI MESMO ESTE TÍTULO QUE NADA A MAIS NADA A MENOS OBTÉM-SE A SOMA DE “666”, A MARCA DA BESTA E DO FALSO PROFETA. ESSA É OUTRA FORTE EVIDÊNCIA QUE CORROBORA COM O FATO DO PAPA SER O FALSO PROFETA COMO PREDITO NO LIVRO DA REVELAÇÃO DO APOCALIPSE. POR ISSO TUDO, PARA MIM FICA CLARO MAIS DO QUE O SUFICIENTE DE QUE ESTE SISTEMA RELIGIOSO ÍMPIO QUE SERÁ DESTRUÍDO NA GRANDE TRIBULAÇÃO NÃO PODE DIZER RESPEITO A OUTRO SENÃO A IGREJA CATÓLICA ROMANA. ELA É A ÚNICA IGREJA FALSA QUE SE ENCONTRA DENTRO DE TODAS AS DESCRIÇÕES APOCALÍPTICAS DE JOÃO. VEJAMOS:
.
(1) EXISTE NO APOCALIPSE UM FALSO SISTEMA RELIGIOSO, LIDERADO PELO “FALSO PROFETA” (Ap.16:13). A MULHER É A IGREJA (Ef.5:25), ENQUANTO A “PROSTITUTA”, POR SUA VEZ, É UMA IGREJA CORROMPIDA (Ap.17:1).
.
(2) ESSA IGREJA (OU SISTEMA RELIGIOSO) CORROMPIDA FICA CENTRALIZADA EM ROMA, QUE É: (a) A “CIDADE DAS SETE COLINAS” (Ap.17:9) ; (b) É A “GRANDE CIDADE” (Ap.17:18), QUE “REINA [TEMPO PRESENTE] SOBRE TODOS OS REIS DA TERRA” (Ap.17:18).
.
(3) A IGREJA CATÓLICA ESTÁ CENTRALIZADA EXATAMENTE EM... ISSO MESMO, EM ROMA! O PRÓPRIO NOME DA INSTITUIÇÃO: “IGREJA CATÓLICA ‘APOSTÓLICA’ ROMANA” NÃO NOS FAZ DEIXAR DÚVIDA ALGUMA QUANTO A ISSO. ESSE FALSO SISTEMA RELIGIOSO DEVE TRATAR-SE, PORTANTO, DA IGREJA CATÓLICA ROMANA, QUE AINDA ENCABEÇA DIREITINHO AS OUTRAS EVIDÊNCIAS APOCALÍPTICAS, TAIS COMO:
.
(a) ESTÁ “EMBRIAGADA DO SANGUE DAS TESTEMUNHAS DE JESUS” (Ap.17:6), PRINCIPALMENTE A PARTIR DA OFICIALIZAÇÃO DA “SANTA INQUISIÇÃO” QUE TRATOU DE MATAR, QUEIMAR E TORTURAR TERRIVELMENTE E CRUELMENTE MILHÕES DE MILHÕES DE INOCENTES, EM UM VERDADEIRO BANHO DE SANGUE , TAL COMO A DESCRIÇÃO DE JOÃO – “EMBRIAGADA COM O SANGUE” (Ap.17:6)!
.
(b) CORRESPONDE CORRETAMENTE A DESCRIÇÃO DE QUE “ESTAVA VESTIDA DE PÚRPURA E DE ESCARLATA, E ADORNADA COM OURO, E PEDRAS PRECIOSAS E PÉROLAS” (Ap.17:4). ORA, QUE INSTITUIÇÃO MAIS PERFEITA QUE CABE EXATAMENTE DENTRO DESSA DESCRIÇÃO SENÃO AQUELA QUE É PRECSAMENTE A MAIS RICA E PODEROSA DO MUNDO TODO???
.
(c) A SOMA DE “VICARIUS FILII DEI” OBTÉM-SE O NÚMERO “666”, QUE CORRESPONDE EXATAMENTE AO NÚMERO QUE JOÃO DESCREVE A ESTE FALSO SISTEMA POLÍTICO E RELIGIOSO (Ap.13:18)
.
POR TUDO ISSO, CARO RAFAEL, SIM – EU CONCORDO QUE A IGREJA CATÓLICA ROMANA É A IGREJA CORROMPIDA, O FALSO SISTEMA RELIGIOSO CENTRALIZADO NA “BABILÔNIA” (ROMA), SUMARIADA NA PESSOA DO “PAPA”, O FALSO PROFETA. SABEMOS QUE O ANTICRISTO É UM LÍDER MUNDIAL POLÍTICO, E SABEMOS TAMBÉM QUE O FALSO PROFETA É UM LÍDER MUNDIAL RELIGIOSO. À LUZ DE TODAS AS EVIDÊNCIAS, CREIO QUE ESTE SEGUNDO JÁ FOI DESMASCARADO HÁ MUITO TEMPO: A IGREJA CATÓLICA ”APOSTÓLICA” ROMANA.
.

FIQUE NA PAZ!

 

 

 

 

 

 

A MORTE DE CRIANÇAS NO ANTIGO TESTAMENTO

 

Olá, Lucas.
Eu estava lendo a bíblia e olha lá o que eu vi: Deus mandando matar crianças(Samuel 15:3). Eu quero que me explique, tá? "Deus é Amor"- (João 4:8) e nunca o Criador mandaria matar. Acho que o Antigo Testamento não é confiável. Jesus disse: Se o seu filho pedir peixe para o seu pai, o pai vai da uma cobra?(tipo assim). Ahh! E também tem uma coisa próprio Criador desobedecendo ao mandamento de sua autoria ("não matarás". Me explique, tá? Ahh! Esqueci: Em dá bem que quando Jesus me ressuscitar vou encontrar com a minha mãe nos ARES. (Marc, Mato Grosso – 04/01/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
ANTES DE QUALQUER CONSIDERAÇÃO AQUI SOBRE ESTE IMPORTANTE TEMA QUE VOCÊ MENCIONOU, CREIO QUE SEJA IMPORTANTE A LEITURA DESTE ARTIGO EM QUE EU RESUMO ALGUNS DOS VÁRIOS PONTOS QUE OS ATEUS LEVANTAM CONTRA A MORALIDADE DE DEUS NAS ESCRITURAS E RESPONDO A CADA UMA DELAS RESUMIDAMENTE - "A VERDADEIRA FACE DE DEUS" (VER MENU À ESQUERDA).
.
TAMBÉM CREIO QUE SEJA RELEVANTE A POSIÇÃO DE JOHN PIPER SOBRE O ASSUNTO [http://www.youtube.com/watch?v=z9peC09psOE], E TAMBÉM A LEITURA DAQUILO QUE O FILÓSOFO CRISTÃO WILLIAN LANE CRAIG TEM A DIZER SOBRE O TEMA:
.
http://www.apologia.com.br/?p=582

 

.
PRIMEIRAMENTE, TEMOS QUE LEMBRAR QUE OS AMALEQUITAS ESTAVAM LONGE DE SEREM INOCENTES, ELES ERAM TOTALMENTE DEPRAVADOS, COMENTENDO ATOS ABOMINÁVEIS ENTRE SI. ELES ESTAVAM COMPLETAMENTE PERDIDOS EM SUA IMORALIDADE, DE ACORDO COM LEVÍTICO 18:25, COMETENDO TODOS OS TIPOS DE ABOMINAÇÕES. ORA, A PRÓPRIA SAGRADA ESCRITURA ATESTA E CONFIRMA QUE TAIS PESSOAS TERÃO PARTE NA SEGUNDA MORTE:
.
“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; que é a segunda morte” (Ap.21:8)
.
SE ESSE TIPO DE GENTE TERÁ PARTE NA SEGUNDA PARTE, ENTÃO EU PERGUNTO – POR QUE NÃO TERIAM TAMBÉM NA PRIMEIRA? POR QUE DEUS FARIA COM QUE ELES FOSSEM APENAS PUNIDOS PARA A SEGUNDA MORTE, MAS FICARIAM TOTALMENTE ISENTOS DA PRIMEIRA MORTE? ISSO TUDO NOS MOSTRA QUE O DEUS JUSTO TEM PODER PARA EXERCER JUÍZO TANTO NA PRIMEIRA MORTE QUANTO NA SEGUNDA. O PROBLEMA DA MAIORIA DAS PESSOAS É QUE ELAS NÃO CONSEGUEM ENTENDER QUE O DEUS JUSTO E TODO-PODEROSO NÃO JULGA APENAS LÁ NO FINAL DOS TEMPOS, MAS ESTÁ JULGANDO A PARTIR DE AGORA!
.
“Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?” (1Pe.4:17)
.
JÁ COMEÇOU O JUÍZO PELA CASA DE DEUS! O QUE DEUS FAZIA NO ANTIGO TESTAMENTO, E CONTINUOU FAZENDO NO NOVO (At.5:9), É APENAS EXERCER O SEU PAPEL DE JUÍZ QUE A BÍBLIA NOS MOSTRA E EXERCER JUÍZO PARA OS INSOLENTES, REBELDES E DESOBEDIENTES. EMBORA SEJA FATO DE QUE OS ÍMPIOS SOFRERÃO NO JUÍZO FINAL, NA SEGUNDA MORTE (Ap.21:8), DEUS SEMPRE PÔDE TRAZER JUÍZO TAMBÉM PARA ESTA VIDA PRESENTE. POR ISSO, A TENTATIVA DE CÉTICOS, ATEUS E AGNÓSTICOS EM COLOCAR A MORAL DE DEUS EM JOGO POR CAUSA DAS MORTES DO AT É PLENAMENTE FRUSTRADA. EU E VOCÊ NÃO PODEMOS MATAR NINGUÉM DELIBERADAMENTE, MAS DEUS PODE. POR QUÊ? PORQUE É DEUS O JUÍZ, É ELE QUEM FORMULA AS LEIS E É ELE QUEM TEM “TODO O PODER NOS CÉUS E NA TERRA” (1Cr.29:11) PARA EXERCER JUÍZO, TANTO NA PRIMEIRA MORTE COMO NA SEGUNDA.
.
COM OS AMALEQUITAS ACONTECE EXATAMENTE A MESMA COISA. ELES, ALÉM DE SEREM COMPLETAMENTE DEPRAVADOS, DESEJAVAM DESTRUIR A NAÇÃO DE ISRAEL (1Sm.15:2), QUE ERA O POVO ESCOLHIDO DE JEOVÁ, O CANAL DOS PLANOS DE DEUS DE REDENÇÃO PARA TODOS OS POVOS (Gn.12:1-3). A DESTRUIÇÃO DELES SE FAZIA NECESSÁRIA TENDO EM VISTA A GRAVIDADE DO SEU PECADO. SE DEUS NÃO OS DESTRUÍSSE, ALGUÉM PODERIA SURGIR E RETOMAR O SEU ÓDIO AO POVO DE DEUS E TENTAR SE OPOR AOS PLANOS DELE. O QUE DEUS FARÁ NA SEGUNDA MORTE, DESTRUINDO OS DEPRAVADOS E ABOMINÁVEIS (Ap.21:8), ELE ANTECIPOU AOS AMALEQUITAS JÁ NA PRIMEIRA MORTE (1Sm.15:3), COMO UMA FIGURA DAQUILO QUE ACONTECERÁ PARA TODOS OS ÍMPIOS (DE TODOS OS TEMPOS) EM CASO QUE NÃO SE ARREPENDAM.
.
DEUS É AMOR, MAS ELE TAMBÉM É JUSTIÇA! QUANTO A QUESTÃO DAS CRIANÇAS INOCENTES, TEMOS QUE RESSALTAR PRIMEIRAMENTE QUE DEUS É QUEM DÁ A VIDA, E ELE PODE RETOMÁ-LA QUANDO ELE QUISER (Dt 32:39; Jó 1:21). ISSO É MERA QUESTÃO DE TEMPO, POIS TODOS NÓS PASSAREMOS PELA MORTE (Hb.9:27). POR QUE DEUS ANTECIPOU A MORTE DAQUELAS CRIANÇAS? PROVAVELMENTE, COMO UM MEIO DE SALVÁ-LAS! MAS COMO PODE ISSO? ISSO É MUITO SIMPLES: SE AQUELAS CRIANÇAS CONTINUASSEM VIVAS, ELAS GUARDARIAM OS MESMOS EXEMPLOS E PRÁTICAS PAGÃS E ABOMINÁVEIS DE SEUS PAIS. O RESULTADO DELAS SERIA CERTAMENTE O MESMO DESTINO QUE SEUS PAIS TIVERAM, E, PIOR AINDA, NÃO SERIAM SALVAS, MAS TERIAM PARTICIPAÇÃO TAMBÉM NA SEGUNDA MORTE. COM A MORTE DAQUELAS CRIANÇAS, ELAS PODERIAM TER PARTICIPAÇÃO NA PRIMEIRA MORTE, MAS NÃO TERIAM NA SEGUNDA. NOUTRAS PALAVRAS, TEMOS AQUI DUAS OPÇÕES:
.
a) TOMAR PARTE NA PRIMEIRA MORTE E TAMBÉM NA SEGUNDA MORTE; ou:
b) TOMAR PARTE APENAS NA PRIMEIRA MORTE, MAS NÃO NA SEGUNDA MORTE, POIS HERDARIAM A VIDA ETERNA.
.
CREIO QUE SEJA DE BOM SENSO QUE TODOS CONCORDEM AFIRMATIVAMENTE COM A OPÇÃO NÚMERO DOIS, QUE É MUITÍSSIMO MELHOR. ORA, O ÚNICO MEIO PELO QUAL AQUELAS CRIANÇAS SERIAM SALVAS E ENTRARIAM NESTA SEGUNDA OPÇÃO SERIA EXATAMENTE PASSANDO PELA MORTE ANTES QUE TOMASSEM O CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, POIS SERIAM SALVAS. DEUS ESTAVA, NA VERDADE, SALVANDO A VIDA DAQUELAS CRIANÇAS! O NOSSO PROBLEMA É QUE NÓS SOMOS HUMANOS E, COMO TAL, PENSAMOS APENAS COMO PESSOAS CARNAIS. QUANDO VEMOS DEUS MANDANDO MATAR UMA NAÇÃO INTEIRA, QUE INCLUI CRIANÇAS, PENSAMOS APENAS NA TRAGÉDIA DA PRIMEIRA MORTE, QUE TODOS NÓS IREMOS PASSAR ALGUM DIA DE QUALQUER JEITO.
.
MAS DIFICILMENTE NÓS LEMBRAMOS QUE DEUS ESTARÁ SALVANDO A VIDA DAQUELAS CRIANÇAS DE TEREM PARTICIPAÇÃO NA SEGUNDA MORTE, QUE É MUITO PIOR, POIS PRIVA AS PESSOAS DA VIDA ETERNA COM DEUS E TRAZ CASTIGO AOS IMPENITENTES DE ACORDO COM AS SUAS OBRAS. PORTANTO, O ATO PELO QUAL DEUS TIROU A VIDA DAS CRIANÇAS ESTÁ MUITO LONGE DE SER UM ATO CARACTERIZADO POR FALTA DE MISERICÓRDIA. DESTE MODO, PODEMOS PERCEBER QUE A PRIMEIRA MORTE DAQUELAS CRIANÇAS SERIA O MEIO DE SALVAÇÃO DELAS DA SEGUNDA MORTE. E FOI EXATAMENTE ISSO O QUE DEUS FEZ. SUMARIANDO, PODEMOS AFIRMAR QUE DEUS ATUOU DA SEGUINTE MANEIRA:
.
(1) EXERCEU JUÍZO SOBRE OS AMALEQUITAS, ASSIM COMO HAVIA EXERCIDO JUÍZO COM OS CANANITAS.

 

.
(2) SALVOU AS CRIANÇAS E OS INOCENTES DA SEGUNDA MORTE, E DE TOMAREM PARTE NOS ATOS DE INJUSTIÇA E ABOMINAÇÕES DOS SEUS PAIS.
.
VALE LEMBRAR TAMBÉM QUE DEUS NÃO EXERCEU JUÍZO SOBRE ELES SEM PRÉVIO AVISO OU SEM DISPOSIÇÃO PARA UM ARREPENDIMENTO. PELO CONTRÁRIO, DEUS É TÃO BONDOSO E MISERICORDIOSO, QUE TEVE QUE ESPERAR DURANTE MAIS DE QUATROCENTOS ANOS ATÉ QUE A MEDIDA DOS PECADOS DELES SE COMPLETASSE!
.
“E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia” (Gn.15:16)
.
DEUS É ONISCIENTE, ELE JÁ SABIA SE AQUELE POVO ÍMPIO E PROFANO IRIA SE ARREPENDER OU NÃO. ELE PODERIA PERFEITAMENTE TER MANDADO OS ISRAELITAS ACABAREM COM ELES LOGO DE CARA. MAS O QUE FOI QUE DEUS FEZ? ELE, MESMO ASSIM, USOU DE GRANDE MEDIDA DE MISERICÓRDIA, CONCEDENDO-LHES QUATROCENTOS E TRINTA ANOS DE PERDÃO EM QUE AQUELES POVOS ESTARIAM DISPOSTOS A SE ARREPENDER DOS SEUS PECADOS. MAS, DEPOIS DE TODO ESTE TEMPO QUE DEUS LHES DEU, ELES AINDA ASSIM NÃO OBEDECERAM, E SOMENTE ASSIM QUE DEUS LHES EXERCEU JUÍZO.
.
VEJA, CARO MARC, QUE DEUS REALMENTE COLOCOU A MISERICÓRDIA MUITO ANTES DO JUÍZO. AFINAL, “A MISERICÓRDIA TRIUNFA SOBRE O JUÍZO” (Tg.2:13)! MAS “DE DEUS NÃO SE ZOMBA” (Gl.6:7), E DEPOIS DE TODO ESTE TEMPO ELE POR FIM ACABOU EXERCENDO JUÍZO SOBRE AQUELE POVO, DEPOIS DE TODAS AS OPURTUNIDADES DE ARREPENDIMENTO DESPERDIÇADAS POR ELES, QUE PREFERIRAM DELIBERADAMENTE PERMANECEREM NA DESOBEDIÊNCIA. VEJA, POR EXEMPLO, OUTRO GRANDE EXEMPLO DA PACIÊNCIA E BENIGNIDADE DE DEUS NO CASO DA DESTRUIÇÃO DE SODOMA E DE GOMORRA:
.
GÊNESIS 18
23 Abraão aproximou-se dele e disse: "Exterminarás o justo com o ímpio?”
24 E se houver cinqüenta justos na cidade? Ainda a destruirás e não pouparás o lugar por amor aos cinqüenta justos que nele estão?
25 Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?"
26 Respondeu o Senhor: "Se eu encontrar cinqüenta justos em Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles".
27 Mas Abraão tornou a falar: "Sei que já fui muito ousado a ponto de falar ao Senhor, eu que não passo de pó e cinza”.
28 Ainda assim pergunto: “E se faltarem cinco para completar os cinqüenta justos? Destruirás a cidade por causa dos cinco?" Disse ele: "Se encontrar ali quarenta e cinco, não a destruirei".
29 "E se encontrares apenas quarenta?", insistiu Abraão. Ele respondeu: "Por amor aos quarenta não a destruirei".
30 Então continuou ele: "Não te ires, Senhor, mas permite-me falar. E se apenas trinta forem encontrados ali? " Ele respondeu: "Se encontrar trinta, não a destruirei".
31 Prosseguiu Abraão: "Agora que já fui tão ousado falando ao Senhor, pergunto: E se apenas vinte forem encontrados ali? " Ele respondeu: "Por amor aos vinte não a destruirei".
32 Então Abraão disse ainda: "Não te ires, Senhor, mas permite-me falar só mais uma vez. E se apenas dez forem encontrados? " Ele respondeu: "Por amor aos dez não a destruirei".
33 Tendo acabado de falar com Abraão, o Senhor partiu, e Abraão voltou para casa.
.
VEJA COMO DEUS É BOM E A SUA MIDERICÓRDIA DURA PARA SEMPRE: AINDA QUE ESTIVESSEM VIVENDO EM SODOMA PELO MENOS DEZ JUSTOS, POR AMOR A ESTES DEZ, DEUS NÃO DESTRUIRIA AQUELA CIDADE! DEUS PODERIA PERFEITAMENTE TER DESTRUÍDO AQUELA CIDADE SEM PRÉVIO AVISO E INDEPENDENTE DA SITUAÇÃO NA QUAL ELES SE ENCONTRAM; MAS, AO CONTRÁRIO, DEUS CONCEDE TODOS OS PEDIDOS DE ABRAÃO, DESDE OS CINQUENTA ATÉ OS DEZ JUSTOS! ELE PODERIA TER PERFEITAMENTE SE IRRITADO COM A PERSISTÊNCIA DE ABRAÃO, MAS NEM MESMO ESTE IMAGINAVA QUE A BENEVOLÊNCIA DE DEUS FOSSE TÃO GRANDE AO PONTO DE SALVAR TODA UMA CIDADE COMPLETAMENTE DEPRAVADA E IMORAL POR AMOR DE DEZ ÚNICOS JUSTOS!
.
POR TUDO ISSO, VEMOS QUE É VERDADE A DECLARAÇÃO DE QUE “DEUS É BOM E A SUA MISERICÓRDIA DURA PARA SEMPRE” (Sl.106:1), FRASE ESSA TÃO INSISTENTEMENTE REPETIDA TANTAS VEZES NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO, POR PESSOAS QUE COMPREENDIAM QUE “A MISERICÓRDIA DO SENHOR É A CAUSA DE NÃO SERMOS CONSUMIDOS” (Lm.3:22), E QUE “NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A SUA VIDA PELOS SEUS AMIGOS” (Jo.15:13), POIS “CONHECEMOS O AMOR QUE DEUS TEM POR NÓS E CONFIAMOS NESSE AMOR” (1Jo.4:16). FINALMENTE, A MAIOR PROVA DO AMOR DE DEUS PARA CONOSCO SE ENCONTRA NO SACRIFÍCIO DO FILHO DE DEUS PARA NOS SALVAR E NOS REDIMIR DA MALDIÇÃO DA LEI E DOS NOSSOS PECADOS.
.
ELE PODERIA PERFEITAMENTE TER NOS DEIXADO NA MORTE OU TER DADO UM ANJO PARA MORRER POR NÓS; MAS, AO CONTRÁRIO, ELE DEU O QUE ELE TINHA DE MELHOR E DE MAIS PRECIOSO: O FILHO UNIGÊNITO DO PAI, QUE SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS, QUE SUPORTOU A ZOMBARIA, OS AÇOITES E A CRUCIFICAÇÃO, PARA NOS CONCEDER “ETERNA REDENÇÃO” (Hb.9:12) E POR MEIO DO QUAL TEMOS “LIVRE ACESSO AO PAI EM CONFIANÇA” (Ef.2:18), PORQUE “DEUS AMOU AO MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU O SEU FILHO ÚNICO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA” (Jo.3:16). ELE DEU A SUA VIDA POR NÓS POR “LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE” (Jo.10:18), E ESTE AMOR TÃO GRANDE NOS REVELA O QUÃO TREMENDO QUE O NOSSO DEUS É; “QUEM NÃO AMA NÃO CONHECE A DEUS, PORQUE DEUS É AMOR” (1Jo.4:8).
.
“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1 João 4:10)
.
ABRAÇOS!

 

 

 

 

 

 

REFUTANDO OS ARGUMENTOS ATEÍSTAS

 

OLÁ, LUCAS.
DESCULPE - ME PELO MODO QUE EU DISSE, FOI MAL, EU VI AS EVIdÊNCIAS CIENTIFICAS DE DEUS E AS PROVAS DE JESUS. OK! VAMOS LÁ: VOCÊ ME MOSTROU AS PROVAS DE QUE JESUS EXISTE, EU NÃO SOU CRISTÃO, EU SOU ATEU, VAMOS FAZER EU COMO UM JUDEU E VOU PERGUNTAR A VOCê E VOCÊ VAI TER QUE ME RESPONDER, VAMOS LÁ: COMO QUE VOCÊ SABE QUE JESUS É CRISTO? TALVEZ PODE SER UM ANTI-CRISTO. SABE PORQUE EU ESTOU FALANDO ISTO? PORQUE JESUS QUE É EMANUEL QUE SIGNIFICA DEUS CONOSCO VIOLOU TODAS AS LEIS DO ANTIGO TESTAMENTO, ELE DISSE QUE NÃO VEIO PARA DESTRUIR A LEI MAS PARA CUMPRIR MAS SE VOCÊ VÊ LÁ QUE JESUS VIOLOU TODAS AS LEIS DO ANTIGO TESTAMENTO E ATÉ DO DEUS JEOVÁ.... O QUE ELE DISSE É VERDADE: O PAI É MAIOR DO QUE EU(JOÃO 14:28)... OLHA BEM, SE JESUS É FILHO DE DEUS ENTÃO ELE VIOLOU AS LEIS DO ANTIGO TESTAMENTO QUE FOI O QUE O PAI MANDOU FAZER OS DA LÁ DO ANTIGO TESTAMENTO, ENTENDEU? PORTANTO, ESTOU PENSANDO QUE JESUS É UM DEMONIO OU ALGO DO TIPO.... OLHA ESTA FOI A PARTE DE JUDEU AGORA VAMOS PARA ATEU... EU SOU ATEU E AS PROVAS QUE VOCÊ ME MANDOU FOI MUITO BOM E ACREDITO QUE JESUS EXISTIU MESMO, AGORA SÓ PORQUE JESUS EXISTIU VOU TER QUE ACREDITAR NA BÍBLIA TODA... EU SEI QUE TEM PROVAS DA EXISTENCIA DOS MITOS DA BÍBLIA E QUE AGORA ESTÁ NO ASSUNTO SÉRIO E QUE EXISTIRAM MESMO MAS ATÉ AGORA NÃO EXISTE NENHUMA PROVA DE ADÃO E EVA E NEM AQUELAS DUAS ÁRVORES QUE É: ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL E ÁRVORE DA VIDA. SE VOCÊ TIVER UMA PROVA DA EXISTENCIA DESTES QUATROS, ENTÃO VOU A CRê EM TUDO NO QUE ESTÁ NA BÍBLIA,,, OLHA! NÃO ME COMPARE EU SÓ PORQUE EU SOU ATEU, ISSO NÃO QUER DIZER QUE EU SEJA IGUAL OS ATEUS. SOU UM ATEU DIFERENTE E TENHO MENTE ABERTA NÃO IGUAL OS EVANGÉLICOS E ALGUNS ATEUS, QUANDO EU DIGO EVANGÉLICOS ESTOU REFERINDO NÃO A TODOS, ESTOU REFERINDO ALGUNS DOS EVANGÉLICOS QUE FICAM FALANDO TUDO DE DIABO E TAL TAL.... AHH! E TAMBÉM QUERO A PROVA DA EXISTENCIA DO DIABO, SE VOCÊ TIVER, TÁ? OLHA, FUI GENTIL COM VOCÊ, AQUELA HORA QUE EU ESTAVA TE XINGANDO TINHA PENSADO QUE VOCÊ NÃO IA DÁ MINIMA IMPORTANCIA POR ISSO POR CAUSA QUE NO PREFÁCIO ESTÁ ESCRITO QUE PODE XINGAR... FOI MAL.... SÓ QUERO SER AMIGO, OK? (Rafael, Mato Grosso – 01/01/2011)
.
Resposta - OLÁ, RAFAEL. EU DELETEI A SUA OUTRA POSTAGEM, NÃO APENAS PELOS XINGAMENTOS, MAS PRINCIPALMENTE PORQUE NELA NÃO HAVIA PROPOSTA ALGUMA DE DEBATE OU DE ALGUMA PERGUNTA, MAS APENAS OFENSAS VAZIAS E GRATUÍTAS. OU SEJA, NÃO HAVIA QUALQUER CONTEÚDO RELEVANTE AOS TEMAS DO SITE. MAS PODEMOS PERFEITAMENTE CONVERSAR AMIGAVELMENTE E TROCARMOS INFORMAÇÕES DE MANEIRA HONESTA SOBRE O TEÍSMO E O ATEÍSMO, VOCÊ PODE COLOCAR A SUA POSIÇÃO E EU A MINHA. ESPERO REALMENTE QUE ESSE DEBATE POSSA SER MUITO PRODUTIVO EM TERMOS PRÁTICOS, E VOCÊ TAMBÉM PODE ESCREVER O QUANTO QUISER E SOBRE O QUE QUISER, CONTANTO QUE TENHA ALGUMA PROPOSTA DE DEBATE, OK?
.
CREMOS QUE PODEMOS (EU, VOCÊ, E QUALQUER UM QUE ACOMPANHE) APRENDER MUITO NESTA CONVERSA, POIS O TEMA É DE FATO REALMENTE IMPORTANTE, E CREIO QUE PODEMOS DEBATER LIVREMENTE AS SUAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS COISAS DE DEUS NA VISÃO POR VOCÊ COLOCADA. BOM, VAMOS AOS FATOS. EU VOU PASSAR EM LETRA MINÚSCULA (ENTRA ASPAS) A PARTE EM QUE VOCÊ FAZ A SUA ALEGAÇÃO, E EM SEGUIDA VEM A MINHA DEVIDA RESPOSTA:
.
“Vamos lá: Você me mostrou as provas que Jesus existe, eu não sou cristão, eu sou ateu, vamos fazer eu como um judeu e vou perguntar a você e você vai ter que me responder, vamos lá: Como que você sabe que Jesus é Cristo? Talvez pode ser um anti-cristo”
.
BOM, A MINHA RESPOSTA A ESSA SUA PRIMEIRA ALEGAÇÃO É MUITO SIMPLES. EM PRIMEIRO LUGAR, SE VOCÊ VAI CONJECTURAR QUE É UM JUDEU, ENTÃO VOCÊ DEVE ACREDITAR NAQUILO EM QUE UM JUDEU ACREDITA, CERTO? AÍ VEM A PRIMEIRA QUESTÃO: OS JUDEUS ACREDITAM NA FIDELIDADE E AUTENCIDADE DO ANTIGO TESTAMENTO DA BÍBLIA COMO SENDO INSPIRADO POR JEOVÁ. E TEMOS NESTE ANTIGO TESTAMENTO DAS ESCRITURAS MUITAS PROFECIAS COM RESPEITO AO MESSIAS QUE HAVERIA DE VIR AO MUNDO. COMO É QUE PODEMOS SABER QUE JESUS É O CRISTO E NÃO UM “ANTI-CRISTO”? PORQUE ABSOLUTAMENTE TODAS AS PROFECIAS CORRESPONDEM INTEIRAMENTE À PESSOA DE JESUS CRISTO REVELADO A NÓS. VEJAMOS:
.
REF. DA PROFECIA > CUMPRIMENTO:
1 Nascido de mulher: Gn 3:15 > Mt 1:20; Gl 4:4
2 Nascido de uma virgem: Is 7:14 > Mt 1:18
3 Filho de Deus: Sl 2:7 > Mt 3:17
4 Descendente de Abraão: Gn 22:18 > Mt 1:1
5 Descendente de Isaque: Gn 21:12 > Lc 3:23, 34
6 Descendente de Jacó: Nm 24:17 > Lc 1:23
7 Da tribo de Judá: Gn 49:10 > Lc 3:23,33
8 Descendente de Jessé: Is 11:1 > Lc 3:32
9 Da casa de Davi: Jr 23:5 > Lc 3:31
10 Nascido em Belém: Mq 5:2 > Mt 2:1
11 Presenteado por reis: Sl 72:10 > Mt 2:1,11
12 Matança das crianças: Jr 31:15 > Mt 2:16
13 Chamado Emanuel: Is 7:14 > Mt 1:23
14 Profeta: Dt 18:18 > Mt 21:11
15 Sacerdote: Sl 110:4 > Hb 3:1
16 Rei: Sl 2:6 > Mt 27:37
17 Precedido por um mensageiro: Is 40:3 > Mt 3:1,2
18 Início do ministério na Galiléia: Is 9:1 > Mt 4:12
19 Faria milagres: Is 35:5 > Mt 9:35
20 Falaria por parábolas: Sl 78:2 > Mt 13:34
21 Entraria no templo: Ml 3:1 > Mt 21:12
22 Entraria em Jerusalém montado num jumento: Zc 9:9 > Lc 19:35-37
23 Seria tropeço para os judeus: Sl 118:22 > 1 Pd 2:7
24 Porém luz para os gentios: Is 60:3 > At 13:47,48
25 Ressuscitaria: Sl 16:10 > At 2:31
26 Subiria ao céu: Sl 68:18 > At 1:9
27 Traído por um amigo: Sl 41:9 > Mt 10:4
28 Vendido por 30 moedas de prata: Zc 11:12 > Mt 26:15
29 O dinheiro seria jogado na casa de Deus: Zc 11:13 > Mt 27:5
30 O preço de um campo de oleiro: Zc 11:13 > Mt 27:7
31 Abandonado pelos discípulos: Zc 13:7 > Mc 14:50
32 Acusado por falsas testemunhas: Sl 35:11 > Mt 26:59-61
33 Mudo diante dos acusadores: Is 53:7 > Mt 27:12-19
34 Ferido: Is 53:5 > Mt 27:26
35 Cuspido: Is 50:6 > Mt 26:67
36 Escarnecido: Sl 22:7,8 > Mt 27:31
37 Mãos e pés traspassados: Sl 22:16 > Lc 23:33
38 Crucificado com malfeitores: Is 53:12 > Mt 27:38
39 Intercedeu pelos que O perseguiam: Is 53:12 > Lc 23:34
40 Desprezado pelo Seu povo: Is 53:3 > Jo 7:5
41 Os amigos ficariam longe: Sl 38:11 > Lc 23:49
42 Roupas sorteadas: Sl 22:18 > Jo 19:23,24
43 Sentiu sede: Sl 69:21 > Jo 19:28
44 Deram-Lhe vinagre: Sl 69:21 > Mt 27:34
45 Clamor a Deus: Sl 22:1 > Mt 27:46
46 Encomendou-Se a Deus: Sl 31:5 > Lc 23:46
47 Os ossos não seriam quebrados: Sl 34:20 > Jo 19:33
48 Sepultado no túmulo de um rico: Is 53:9 > Mt 27:57-60
.
NO QUADRO ACIMA NÓS VEMOS CLARAMENTE QUARENTA PROFECIAS BÍBLICAS VETEROTESTAMENTÁRIAS RELACIONADAS AO MESSIAS, E TODAS ELAS SE CUMPREM LITERALMENTE EM JESUS! É BOM TAMBÉM RESSALTAR AQUI QUE ESTE NÚMERO É NA VERDADE MUITO MAIOR. ESPECIALISTAS NO ASSUNTO CHEGAM AO SURPREENDENTE NÚMERO DE 72 PROFECIAS QUE SE CUMPREM EM JESUS! MAS ESSAS 40 PROVAS JÁ SÃO MAIS DO QUE O SUFICIENTE PARA CRERMOS QUE, DE FATO, AS PROFECIAS MESSIÂNCIAS DO ANTIGO TESTAMENTO RELACIONADAS AO MESSIAS DIZEM RESPEITO AO CRISTO DOS CRISTÃOS, JESUS DE NAZARÉ, CONFORME RELATADO NO NOVO TESTAMENTO DA BÍBLIA.
.
PETER STONER, NO LIVRO “MOODY PRESS (1963)” CALCULOU A POSSIBILIDADE LÓGICA E MATEMÁTICA DAS CHANCES DE UM ÚNICO HOMEM TER VINDO ANTES DA PRESENTE ÉPOCA E TER CUMPRIDO PLENAMENTE TODAS ESSAS PROFECIAS. A PROBABILIDADE É DE 1 EM 10 ELEVADO A 157! ISSO SIGNIFICA NADA MENOS QUE 1 EM 1 em 100,000,000,000,000,000,000,000,000, 000,000,000,000,000,000,000,000,000, 000,000,000,000,000,000,000,000,000, 000,000,000,000,000,000,000,000,000, 000,000,000,000,000,000,000,000,000, 000,000,000,000,000,000,000!!!
.
É ÓBVIO QUE ESTE NÚMERO TÃO ELEVADO NOS MOSTRA QUE É IMPOSSÍVEL QUE JESUS TENHA CUMPRIDO TODAS ESSAS PROFECIAS POR MERO ACIDENTE! MAS VAMOS CONTINUAR NO SEU TEXTO:
.
“Sabe porque eu estou falando isto? Porque Jesus que é Emanuel que significa Deus conosco violou todas as leis do Antigo Testamento, ele disse que não veio para destruir a lei mas para cumprir mas se você vê lá que Jesus violou todas as leis do Antigo Testamento e até do Deus Jeová... o que ele disse é verdade: O Pai é maior do que eu (João 14:28)... Olha bem, se Jesus é Filho de Deus, então ele violou as leis do Antigo Testamento que foi o que o Pai mandou fazer os da lá do Antigo Testamento, entendeu? Portanto, estou pensando que Jesus é um demônio ou algo do tipo”
.
CARO RAFAEL, O PROBLEMA AQUI É A DIFICULDADE NA INTERPRETAÇÃO SOBRE O QUE SIGNIFICA O “CUMPRIR A LEI”. VEJAMOS O CONTEXTO:
.
“Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir” (Mt.5:17)
.
QUANDO JESUS DIZ QUE NÃO VEIO PARA ABOLIR A LEI, SIGNIFICA QUE ELE NÃO ESTAVA AQUI PARA “PASSAR A BORRACHA” E RISCAR COMPLETAMENTE A LEI DE MOISÉS, MAS PARA DAR O SEU SENTIDO COMPLETO, OU SEJA, FAZER COM QUE AS “SOMBRAS” DO ANTIGO TESTAMENTO TIVESSEM UMA APLICAÇÃO PRÁTICA COM A LUZ DO NOVO TESTAMENTO. O AUTOR DE HEBREUS EXPLICA ISSO NAS SEGUINTES PALAVRAS:
.
“A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos” (Hb.10:1)
.
OU SEJA, A LEI É UMA “SOMBRA”. O QUE JESUS FEZ NÃO FOI “ABOLIR” OU “APAGAR” A SOMBRA, MAS SIM REVELAR PELA LUZ DO EVANGELHO DE CRISTO O SEU SENTIDO COMPLETO, ISTO É, A SUA REALIDADE. O AUTOR DE HEBREUS TAMBÉM FALA SOBRE ISSO:
.
“Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: "Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte" (Hb.8:5)
.
OU SEJA, O SANTUÁRIO TERRENO DOS JUDEUS É UMA SOMBRA (FIGURA, IMAGEM) DO VERDADEIRO, QUE É O SANTUÁRIO CELESTIAL. SEMELHANTEMENTE, MUITOS CORDEIROS ERAM SACRIFICADOS NO AT COMO SACRIFÍCIO PELO PECADO. POR QUE NÃO MAIS SACRIFICAMOS CORDEIROS PARA LIMPAR OS NOSSOS PECADOS? PORQUE JESUS, O “CORDEIRO DE DEUS” (Jo.1:36), DEU A SUA VIDA “POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE” (Jo.10:18) POR TODOS NÓS; É NELE QUE SE CUMPRE A “SOMBRA” DO AT, E É ELE QUEM “TIRA OS PECADOS DO MUNDO” (1Jo.2:2). OU SEJA, A FIGURA VETEROTESTAMENTÁRIA TEVE UMA APLICAÇÃO PRÁTICA EM JESUS CRISTO. JESUS NÃO VEIO PARA “ABOLIR” A LEI, MAS PARA TRAZER A REALIDADE DAS FIGURAS PROFÉTICAS DO ANTIGO TESTAMENTO. A VERSÃO DA NTLH É MUITO FELIZ NA TRADUÇÃO DESTE VERSO, TRADUZINDO DESTA MANEIRA:
.
“Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para ACABAR COM ELES, mas para dar o seu SENTIDO COMPLETO” (Mt.5:17)
.
OU SEJA, JESUS NÃO ESTAVA PASSANDO A BORRACHA NA LEI DE MOISÉS, MAS SIM TRAZENDO LUZ ÀS SOMBRAS E REVELANDO AS FIGURAS PROFÉTICAS DO AT DANDO O SEU SENTIDO COMPLETO. AGORA PROSSEGUEMOS COM AS RESPOSTAS ÀS SUAS OUTRAS ALEGAÇÕES:
.
“Eu sou ateu e as provas que você me mandou foi muito bom e acredito que Jesus existiu mesmo, agora só porque Jesus existiu vou ter que acreditar na Bíblia toda... eu sei que tem provas da existência dos mitos da Bíblia e que agora está no assunto sério e que existiram mesmo mas até agora não existe nenhuma prova de Adão e Eva e nem aquelas duas árvores que é: Árvore do conhecimento do bem e do mal e árvore da vida. Se você tiver uma prova da existência destes quatro, então eu vou crer em tudo o que está na Bíblia”
.
CARO RAFAEL, A ÁRVORE DA VIDA NÃO PODE SER ENCONTRADA PORQUE NÃO ESTÁ MAIS AQUI, MAS SIM NO PARAÍSO CELESTIAL, CONFORME NOS CONTA A SAGRADA ESCRITURA:
.
“Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da rua principal da cidade. De cada lado do rio estava a árvore da vida, que dá doze colheitas, dando fruto todos os meses. As folhas da árvore servem para a cura das nações” (Ap.22:1,2)
.
OU SEJA, SE ELA ESTÁ NA CIDADE CELESTIAL, ENTÃO ELA NÃO ESTÁ AQUI. ADEMAIS, AINDA QUE DEUS TIVESSE PRESERVADO ELA ATÉ OS DIAS DE HOJE DURANTE MAIS DE SEIS MIL ANOS ATÉ AQUI, AINDA ASSIM NINGUÉM IRIA CONSEGUIR IDENTIFICÁ-LA, PRECISAMENTE PORQUE EXISTEM OUTRAS BILHÕES DE ÁRVORES ESPALHADAS POR AQUELA REGIÃO! COMO SABERÍAMOS QUAL É EXATAMENTE A ÁRVORE DA VIDA? PENSE NISSO, E VEJA TAMBÉM QUE A POSSIBILIDADE DELA CONTINUAR VIVA E EM PÉ DESDE A ÉPOCA DE ADÃO ATÉ AQUI É QUASE IMPOSSÍVEL!
.
FINALMENTE, LEMBRE-SE TAMBÉM DE QUE NO PASSADO OCORREU O DILÚVIO REGISTRADO NO GÊNESIS, CUJO ACONTECIMENTO TAMBÉM POSSUI CONFIRMAÇÕES ARQUEOLÓGICAS, E ESTE DILÚVIO COBRIU A TERRA DE FORMA QUE NEM A ÁRVORE DA VIDA DEVE TER ESCAPADO. POR ISSO TUDO, É IMPOSSÍVEL QUE A CIÊNCIA MODERNA “ENCONTRE” ESSAS DUAS ÁRVORES, MAS PODEMOS DIZER COM CERTEZA QUE, ASSIM COMO DEUS DISSE, NÓS A ENCONTRAREMOS NOVAMENTE NO PARAÍSO.
.
JÁ COM RELAÇÃO A ADÃO E EVA, A EXISTÊNCIA REAL DESTES JÁ FORAM SIM PROVADOS CIENTIFICAMENTE. O BRITÂNICO NATURE, NO ARTIGO DENOMINADO “MITOCHONDRIAL DNA AND HUMAN EVOLUTION”, SACUDIU O MUNDO CIENTÍFICO PUBLICANDO O SEU IMPRESSIONANTE ESTUDO QUE ACABOU DERRUBANDO A TEORIA DA EVOLUÇÃO E PROVANDO A EXISTÊNCIA DE ADÃO E EVA! CALMA, EU JÁ VOU LHE EXPLICAR. ELES DESCOBRIRAM QUE, PELAS MUTAÇÕES NO DNA MITROCONDRIAL, QUE ESTA “EVA MIDTROCONDRIAL” VIVEU HÁ CERCA DE SEIS MIL ANOS ATRÁS! MUITA COINCIDÊNCIA, NÃO É MESMO?!
.
EM PRIMEIRO LUGAR, AS INVESTIGAÇÕES EM TORNO DO DNA MITOCONDRIAL HERDADO UNICAMENTE DA MÃE, DEMONSTRAM QUE TODOS OS SERES HUMANOS DESCENDEM DE UMA ÚNICA MULHER. EM SEGUNDO LUGAR, AS INVENTIGAÇÕES FEITAS EM TORNO DO CROMOSSOMO “Y” DEMONSTRARAM QUE TODOS OS SERES HUMANOS DESCENDEM DE UM MESMO HOMEM, EXATAMENTE COMO PREVISTO PELO CRIACIONISMO! EM TERCEIRO LUGAR, UM RECENTE ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA “NATURE”, BASEANDO-SE EM ESTUDOS FEITOS POR ESPECIALISTAS DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE YALE E DO MIT NA ÁREA DA ESTASTÍSTICA POPULACIONAL (QUE CONTAVA TAMBÉM COM A UTILIZAÇÃO DE SUPERCOMPUTADORES), CONFIRMOU O ESTUDO ANTERIOR.
.
ELES DESCOBRIRAM QUE O ANCESTRAL COMUM DE TODOS OS SERES HUMANOS VIVOS EXISTIU APENAS HÁ POUCOS MILHARES DE ANOS ATRÁS, O QUE NÃO APENAS CONFIRMA AQUELA PRIMEIRA CONCLUSÃO CIENTÍFICA, MAS TAMBÉM ESTÁ DE PLENA CONSONÂNCIA COM AS PREVISÕES DO CRIACIONISMO, QUE PREGA A EXISTÊNCIA FÍSICA E REAL DE ADÃO E EVA HÁ POUCO MAIS DE 6000 ANOS ATRÁS. A MAIOR SURPRESA, PORÉM, OCORREU EM 1997, QUANDO FOI ANUNCIADO QUE MUTAÇÕES NO "MTDNA" OCORREM 20 VEZES MAIS RÁPIDO DO QUE HAVIA SIDO ESTIMADO. UTILIZANDO AS NOVAS DESCOBERTAS, AS TAXAS MAIS PRECISAS, DESCOBRIMOS QUE A EVA MITOCONDRIAL VIVEU APENAS CERCA DE 6500 ANOS ATRÁS. EXISTE UM "ADÃO GENÉTICO"!
.
ISSO DERRUBA COMPLETAMENTE COM A TEORIA DA EVOLUÇÃO, POIS ELE AFIRMA BASEANDO-SE EM ACHISMOS QUE A “EVA MITROCONDRIAL” TERIA VIVIDO HÁ APROXIMADAMENTE 200 MIL ANOS ATRÁS E EVOLUIU PARA CHEGAR ATÉ NÓS DOS DIAS DE HOJE. ISSO TUDO É COMPLETAMENTE INCOMPATÍVEL COM AS NOVAS DESCOBERTAS CIENTÍFICAS! O PRIMEIRO HOMEM (E PRIMEIRA MULHER) VIVEU HÁ APENAS SEIS MIL ANOS ATRÁS, “COINCIDENTEMENTE” EXATAMENTE A MESMA ÉPOCA EM QUE NOS REVELA A BÍBLIA!!!
.
OUTRA CONTRADIÇÃO EVOLUCIONISTA CONSISTE NO FATO DE QUE, PARA ELES, HOUVE UMA “POPULAÇÃO ANCESTRAL” QUE TERIA VIVDO NA ÁFRICA ENTRE 100 MIL E 200 MIL ANOS ATRÁS. ENTRETANTO, ESTES ESTUDOS DEMONSTRARAM QUE TODOS OS SERES HUMANOS ATUAIS DESCENDEM DE UM ÚNICO HOMEM E DE UMA ÚNICA MULHER, CONTRARIANDO A TEORIA DA EVOLUÇÃO E SENDO CONCLUSIVAMENTE FAVORÁVEL À BÍBLIA! PORTANTO, VEMOS NOVAMENTE QUE A BÍBLIA SAGRADA, ESCRITA HÁ MILHARES DE ANOS ATRÁS, MAIS UMA VEZ SAI NA FRENTE DOS EVOLUCIONISTAS E ATEÍSTAS DO SÉCULO XXI. SIM, AS NOVAS DESCOBERTAS MOSTRAM QUE LEVAMOS VESTÍGIOS DE ADÃO E EVA EM NOSSAS CÉLULAS!
.
AS DEMAIS PERGUNTAS EU RESPONDO, SE POSSÍVEL, LOGO AMANHÃ. DESEJO-LHE HONESTAMENTE QUE VOCÊ (ASSIM COMO OS DEMAIS ATEUS) SE CONVERTAM AO ÚNICO “CAMINHO, A VERDADE E A VIDA” (Jo.14:6), CONFIRMADO NÃO APENAS NO ASPECTO DA ESPIRITUALIDADE, COMO TAMBÉM NOS RAMOS DA CIÊNCIA E DA ARQUEOLOGIA. O FATO É QUE A CIÊNCIA DERRUBA O EVOLUCIONISMO E A ARQUEOLOGIA CADA VEZ MAIS NOS FORNECE MAIS E MAIS PROVAS DA VERACIDADE DOS RELATOS BÍBLICOS, MAS DE NADA ADIANTA NÓS SABERMOS ISSO SE FICARMOS PARADOS E NÃO TOMARMOS ATITUDE NENHUMA POR CRISTO. TEMOS QUE NOS POSICIONAR A FAVOR DOS FATOS E DA VERDADE, COMO VERDADEIROS “EMBAIXADORES DE CRISTO” (2Co.5:20) NESTA TERRA, “APAGUEMO-NOS COM FIRMEZA À ESPERANÇA QUE PROFESSAMOS, POIS SABEMOS QUE AQUELE QUE PROMETEU É FIEL” (Hb.10:23) PARA CUMPRIR TODAS AS SUAS PROMESSAS A RESPEITO DA RESSURREIÇÃO FUTURA E DA VIDA ETERNA.
.
GRANDE ABRAÇO!

 

 

 

 

 

 

O CÉU REALMENTE EXISTE?

 

OLÁ, LUCAS.
DE NOVO EU... VAMOS LÁ: PODE SER QUE TODA BÍBLIA E OS ACONTECIMENTOS TODOS TENHA EXISTIDO MESMO MAS SÓ POR CAUSA DISSO VOU TER QUE ACREDITAR NESTE MITO "CÉU"...... EU NÃO ACREDITO NISTO, QUANDO EU MORRER A MINHA EXISTENCIA ACABARA PORQUE TUDO O QUE ESTÁ DENTRO DO CORPO ESTARÁ DESLIGADO. É IMPOSSIVEL ALGUÉM COMO JESUS ESTÁ VIVO! A COISA MAIS PIOR DO MUNDO É OUVIR ESTE MITO "CÉU" QUE QUANDO MORRERMOS VAMOS PRA LÁ E OS OUTROS VÃO PARA O INFERNO IGUAL AQUELE MITO PAGÃO SOBRE HADES..... SE VC TIVER UMA PROVA DA EXISTENCIA DO CÉU E DO INFERNO AÍ SIM EU VOU MUDAR DE IDEIA (Rafael, Mato Grosso – 01/01/2011)

Resposta - OLÁ, RAFAEL.
EMBORA SEJA FATO QUE A EXISTÊNCIA HUMANA CHEGUE AO FIM NA MORTE, NÓS CRISTÃOS TEMOS A ESPERANÇA DE ALCANÇAR SUPERIOR RESSURREIÇÃO PARA A VIDA ETERNA. FOI POR ESSA RESSURREIÇÃO QUE OS PRIMEIROS MÁRTIRES ACEITARAM A MORTE E A TORTURA, POR AMOR A CRISTO:
.
“As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma superior ressurreição” (Hb.11:35)
.
ORA, QUEM É QUE ACEITA A MORTE E A TORTURA (SEM ACEITAR O LIVRAMENTO) POR ALGO QUE SEJA UMA MENTIRA? É EVIDENTE QUE OS PROFETAS E OS APÓSTOLOS SABIAM QUE O CRISTIANISMO, NASCIDO SOBRE O FUNDAMENTO DA RESSURREIÇÃO DE JESUS, NÃO ERA UMA MENTIRA ENGANOSA, MAS SIM UM FATO INCONTESTÁVEL, TÃO INCONTESTÁVEL QUE DESPERTOU MILHÕES DE VIDAS A ACEITAREM O PRÓPRIO MARTÍRIO. A HISTÓRIA NOS REVELA QUE AO LONGO DE TODOS OS SÉCULOS OS VERDADEIROS CRISTÃOS FORAM PERSEGUIDOS, MAS NÃO DERROTADOS, POIS ELES TIHAM A ESPERANÇA DA PROMESSA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE NOS RESSUSCITARÁ PARA A VIDA ETERNA:
.
“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação” (Jo.5:28,29)
.
“E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo.6:39,40)
.
ORA, NÃO SERIA PROBLEMA ALGUM PARA UM DEUS ONIPOTENTE TRAZER NOVAMENTE TODAS AS EXATAS PARTÍCULAS DE CADA CORPO, NA RESSURREIÇÃO. CERTAMENTE QUE AQUELE QUE CRIOU CADA PARTÍCULA EXISTENTE NO UNIVERO TEM TAMBÉM O PODER PARA RECONSTRUIR O CORPO HUMANO. O DEUS QUE CRIOU O UNIVERSO A PARTIR DO NADA ABSOLUTO (i.e, sem tempo, sem matéria) COM TODA CERTEZA PODE MOLDAR UM CORPO RESSURRETO A PARTIR DE ALGUMA COISA.
.
A MAIOR PROVA DE QUE DEUS RESSUSCITA OS MORTOS ENCONTRA-SE NA PRÓPRIA RESSURREIÇÃO DE JESUS, COMO NOSSA PRIMÍCIA. O APÓSTOLO PAULO AFIRMA QUE CRISTO É A NOSSA PRIMÍCIA (i.e, penhor, esperança) DA NOSSA RESSURREIÇÃO FUTURA (1Co.15:22,23). É A RESSURREIÇÃO DE JESUS QUE NOS TRAZ FÉ E ESPERANÇA DE NOSSA PRÓPRIA RESSURREIÇÃO SUPERIOR. E ESSA RESSURREIÇÃO DE JESUS NÃO ERA ALVO DE NENHUM TIPO DE OBJEÇÃO À ÉPOCA DE PAULO.
.
BASTA LERMOS O DÉCIMO QUINTO CAPÍTULO DE PAULO EM SUA PRIMERIA EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS, EM QUE ELE NÃO TRATA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS COMO UMA POSSIBILIDADE, MAS SIM COMO UM FATO. MOSTRA, INCLUSIVE, TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO, E TAMBÉM O FATO DO TÚMULO VAZIO. POR QUE O TÚMULO ESTAVA VAZIO? PORQUE JESUS JÁ HAVIA RESSUSCITADO, E APARECIDO A MAIS DE QUINHENTAS PESSOAS DE UMA SÓ VEZ (1Co.15:6). ISSO EXCLUI A POSSIBILIDADE DE ALUCINAÇÃO, POIS ALUCINAÇÃO NÃO SE DÁ EM CONJUNTO! A RESSURREIÇÃO DE JESUS É AMPLAMENTE CONFIRMADA A PARTIR DA LÓGICA, DA RAZÃO E DA CIÊNCIA, E EU ABORDO ESTES ASPECTOS AQUI NESTE SITE:

(VEJA OS TÓPICOS SOBRE A RESSURREIÇÃO DE JESUS NO MENU À ESQUERDA)

 

QUANTO A INDAGAÇÃO SOBRE CÉU E SOBRE HADES, TEMOS PRIMEIRAMENTE QUE LEMBRAR QUE O HADES É UM LOCAL DE TORMENTO DE ESPÍRITOS APENAS NA MITOLOGIA PAGÃ, E NÃO NO CRISTIANISMO. NÃO EXISTE NENHUMA PASSAGEM BÍBLICA QUE NÃO SEJA PARABÓLICA (i.e, que não possui meios literais) QUE MOSTRE O HADES COMO UM LOCAL DE DOR OU TORMENTO. NO MEU LIVRO “A LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA” EU ABORDO ISSO AMPLAMENTE. O FATO É QUE A DOUTRINA DA IMORTALIDADE DA ALMA É ALGO SUSTENTÁVEL APENAS DENTRO DE SISTEMAS RELIGIOSOS PAGÃOS, E NÃO NO CRISTIANISMO.
.
ISSO, ALIÁS, É UMA OUTRA FORTE EVIDÊNCIA A FAVOR DA AUTENCIDADE DO NOVO TESTAMENTO, POIS SEGUIU A INSPIRAÇÃO DIVINA AO INVÉS DE INVENTAREM UMA DOUTRINA HUMANA RECONHECIDA DE TODOS OS POVOS DA ÉPOCA. SE O NOVO TESTAMENTO FOSSE UMA MENTIRA, ENTÃO ELES CERTAMENTE TERIAM COPIADO AS DOUTRINAS PAGÃS AMPLAMENTE DIFUNDIDAS NA SUA ÉPOCA ATRAVÉS DO HELENISMO. ISSO, CONTUDO, NÃO OCORRE EM PARTE NENHUMA DO NOVO TESTAMENTO!
.
JÁ COM RELAÇÃO AO CÉU, NÓS TEMOS QUE LEMBRAR QUE O CÉU EXISTE EM UMA DIMENSÃO ESPIRITUAL E NÃO EM UMA DIMENSÃO FÍSICA. POR EXEMPLO, NÓS PODEMOS COMPROVAR A AUTENCIDADE DOS RELATOS BÍBLICOS PORQUE TEMOS PROVAS FISICAS (ARQUEOLOGICAS) QUE COMPROVAM ESTES FATOS, MAS NÓS NÃO PODEMOS ENCONTRAR UMA PROVA FÍSICA DO CÉU PORQUE ELE EXISTE EM UMA DIMENSÃO ESPIRITUAL, E NÃO FÍSICA. LOGO, O QUE NÓS DEVEMOS FAZER SERIA ENTÃO PROVAR QUE EXISTEM DIMENSÕES ESPIRITUAIS E NÃO APENAS FÍSICA.
.
E ISSO NÓS PODEMOS PROVAR? SIM, PODEMOS. O PRÓPRIO FATO DO UNIVERSO TER SIDO CRIADO A PARTIR DO NADA É UMA PROVA SUFICIENTEMENTE CLARA DE QUE HOUVE ALGUMA COISA NÃO-FÍSICA QUE DEU ORIGEM AO CAMPO FÍSICO, MATERIAL. A CIÊNCIA MODERNA COMPROVOU AQUILO QUE A FILOSOFIA JÁ SABIA HÁ MUITO TEMPO: QUE O UNIVERSO NÃO É ETERNO, ELE É FINITO, E TEVE UM INÍCIO A PARTIR DO “NADA” (i.e, sem tempo, sem matéria). SE O UNIVERSO NÃO GEROU A SI MESMO E ELE NÃO É ETERNO, ENTÃO SEGUE-SE LOGICAMENTE QUE EXISTE ALGUM COISA FORA DO UNIVERO (FORA DO CAMPO FISICO) QUE DEU ORIGEM AO UNIVERSO (CAMPO FISICO). É SOBRE ISSO QUE DIZ O AUTOR DE HEBREUS:
.
“Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível” (Hb.11:3)
.
OU SEJA, O CAMPO MATERIAL (UNIVERSO) ORIGINOU-SE DO CAMPO ESPIRITUAL (ONDE DEUS FICA). SE EXISTISSE APENAS O CAMPO MATERIAL E NÃO O ESPIRITUAL, ENTÃO PERGUNTARÍAMOS: POR QUE EXISTE ALGUMA COISA ALÉM DO NADA? NOUTRAS PALAVRAS, NÃO EXISTIRIA NADA AQUI, MATÉRIA NENHUMA, TEMPO NENHUM, QUE PODERIA DAR ORIGEM A ALGUMA COISA. O UNIVERSO SOZINHO E SEM DEUS NÃO PODERIA DAR ORIGEM A COISA ALGUMA; ASSIM COMO A MATÉRIA INORGÂNICA NÃO PODE DAR ORIGEM A ORGANISMOS VIVOS (E ASSIM A EVOLUÇÃO VAI PRO BREJO), ASSIM TAMBÉM O NADA NÃO PODE CRIAR NADA. NORMAN GEISLER DEIFINIU BEM O QUE SERIA ESSE “NADA”:
.
“O nada é aquilo que as rochas sonham”
.
A DEFINIÇÃO É PERSPICAZ, UMA VEZ SENDO QUE ESSE “NADA” NÃO É APENAS UM ESPAÇO VAZIO, MAS ALGO SEM TEMPO E NEM MATÉRIA, UM NADA ABSOLUTO, AQUILO QUE AS ROCHAS SONHAM! PODERIA “AQUILO QUE AS ROCHAS SONHAM” DAR ORIGEM A MATÉRIA VIVA E A ELEMENTOS ALTAMENTE COMPLEXOS, TAIS COMO O OLHO OU O CÉREBRO HUMANO, OU A TODOS OS PLANETAS E GALÁXIAS EM SI? NÃO, EU CREIO QUE NÃO! AS PROVAS SÃO ABUNDANTES E POR TODO LADO SE VÊ QUE O CAMPO ESPIRITUAL EXISTE, UMA VEZ SENDO QUE O CAMPO MATERIAL NÃO É ETERNO E NÃO PODE TER ORIGINADO A SI MESMO.
.
O ARGUMENTO COSMOLÓGICO KALAM É ARGUMENTADO AQUI NESTE SITE DE DUAS MANEIRAS. O LINK DE AMBOS ENCONTRA-SE NO MEU À ESQUERDA, E RECOMENDO-LHE ENTUSIASTICAMENTE QUE VOCÊ O LEIA:
.
UM FORTE ABRAÇO.

 

 

 

 

 

 

SOBRE OS DONS ESPIRITUAIS

 

A Paz de Cristo.
Lingua como sinal do dom de variedades de línguas, lógico, nem podia ser diferente. O evento de atos 2, é o sinal do cumprimento de Joel 2. Linguas humanas. Jesus fez os homens falarem em várias línguas no Pentecostes, já havia feito isso em Babel. Tudo líguas humanas. Hoje quando alguém fala líguas estranhas, se for a verdadeira, estará exercitando o "dom de línguas", algo que nem todos recebem. Fora disso é invenção do homem, não se assuste, o homem gosta de inventar, dificultar, enrrolar, tagarelar. Creio no evento de atos 2, na atualidade dos dons, o que não é possível aceitar é líguas como sinal hoje. O batismo com ES. é um ritual de iniciação recebido por todos os que recebem Cristo. Não existe segunda benção também é uma invenção teológica. Esses teólogos capengas inventam de tudo, sempre tem um para acreditar. Isso é coisa de quem gosta de complicar. São muitos frustrados por aí por causa desse erro doutrinário. Pensam que não tem fé, por não falarem línguas. Se línguas fosse sinal, teria que estar fundamentada em atos 2, como disse ali são línguas humanas, se hoje alguem quer falar línguas humanas que faça um cursinho. A nova língua de Mc 16:17, é a glossa falada de atos 2. Por que mandam falar líguas e não mandam pegar serpente, beber veneno e curar enfermos ? Paulo declara que nem todos falam línguas. Interessante que no mesmo atos 2, tem o evento do Pentecostes, com os 120 falando línguas, para o espanto geral e no final quase 3000 que não falam nenhuma língua. John Stott, ensina que o modelo da igreja deve ser o dos quase 3000 e não o dos 120 do Pentecostes. O que os 120 buscavam em oração, e os demais que falaram línguas buscaram isso ? claro que não. Todos receberam derepente. É isso. Saudações Cristã. João (João, Rio de Janeiro – 16/01/2010)

 

Resposta - OLÁ, JOÃO. A PAZ DE CRISTO.
.
VOCÊ DISSE:
“Se línguas fosse sinal, teria que estar fundamentada em atos 2, como disse ali são línguas humanas, se hoje alguém quer falar línguas humanas que faça um cursinho”
.
CARO JOÃO, AQUI (E EM OUTROS VÁRIOS PONTOS) EU SOU OBRIGADO A DISCORDAR DE VOCÊ. AS LÍNGUAS QUE OS APÓSTOLOS COMEÇARAM A FALAR EM ATOS 2 PODIA DIZER RESPEITO TANTO A “LÍNGUA DOS HOMENS” (1Co.13:1) QUANTO A “LÍNGUA DOS ANJOS” (1Co.13:1). EXISTEM MANIFESTAÇÕES DIFERENTES DO MESMO DOM. PAULO, POR EXEMPLO, AFIRMA CATEGORICAMENTE QUE “HÁ DIFERENTES FORMAS DE ATUAÇÃO, MAS É O MESMO DEUS QUEM EFETUA TUDO EM TODOS” (1Co.12:6). OU SEJA, EXISTEM DIFERENTES FORMAS DE ATUAÇÃO DE UM MESMO DOM, COMO OCORRE POR EXEMPLO NO CASO DO DOM DE LÍNGUAS. NÃO PODEMOS EXCLUIR A LINGUAGEM SOBRENATURAL DA ORAÇÃO DE EDIFICAÇÃO PESSOAL, POIS O PRÓPRIO PAULO AFIRMA, NO CONCERNENTE AOS DONS ESPIRITUAIS, QUE EXISTEM LÍNGUAS DOS HOMENS E LÍNGUAS DOS ANJOS (1Co.13:1).
.
SÃO DUAS FORMAS DIFERENTES DE ATUAÇÃO DE UM MESMO E ÚNICO DOM ESPIRITUAL. COMO VOCÊ MESMO DISSE, SE O DOM DE LÍNGUAS FOSSE ALGO MERAMENTE HUMANO, ENTÃO BASTARIA FAZER UM CURSINHO E PRONTO! ORA, É IMPOSSÍVEL ACREDITAR QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS DISTRIBUA GENEROSAMENTE PELA SUA GRAÇA UM DOM DIVINO QUE QUALQUER PESSOA PODERIA ALCANÇAR NATURALMENTE, AINDA QUE SEJA O PIOR DOS INCRÉDULOS! É ÓBVIO QUE O DOM DE LÍNGUAS ABRANGE PRINCIPALMENTE O ASPECTO INTERIOR DE MANIFESTAÇÃO DE LINGUAGEM ESPIRITUAL QUE EDIFICA A PRÓPRIA PESSOA:
.
“Quem fala em língua a si mesmo se edifica” (1Co.14:4)
.
A PRÓPRIA LÍNGUA QUE SAIA DA BOCA DOS APÓSTOLOS NO PENTECOSTE DIZIA RESPEITO, MUITO MAIS PROVAVELMENTE, A “LÍNGUA DOS ANJOS” (1Co.13:1), PELO FATO DE QUE AS OUTRAS PESSOAS ACHARAM QUE OS APÓSTOLOS ESTAVAM TODOS “BÊBADOS” (At.2:15). ORA, SE OS APÓSTOLOS ESTIVESSEM MERAMENTE FALANDO UMA LINGUAGEM HUMANA, TERRENA E COMUM, ENTÃO NINGUÉM IRIA ACHAR QUE ELES ESTAVAM BÊBADOS. MUITO PELO CONTRÁRIO, TODOS IRIAM ACHAR: “QUE HOMENS CULTOS ESTES”! O FATO É QUE OS APÓSTOLOS FALAVAM AQUILO QUE PAULO CHAMA DE “MISTÉRIOS” (1Co.14:2), E AS OUTRAS PESSOAS QUE OS OUVIAM ENTENDIAM A MENSAGEM DO EVANGELHO DE ACORDO COM A LÍNGUA QUE ERA DE SUA PRÓPRIA COMPREENSÃO.
.
ESSA É A INTERPRETAÇÃO MAIS PLAUSÍVEL DA PASSAGEM DE ATOS 2. O DOM DE LÍNGUAS ESTRANHAS NÃO SERVE APENAS PARA A PESSOA PRATICAR CONSIGO MESMA, MAS EM CERTAS SOLENIDADES COMO A DE ATOS CAP.2, ELA SERVIU TAMBÉM PARA QUE AS OUTRAS PESSOAS TAMBÉM OUVISSEM E COMPREENDESSEM A MENSAGEM DO EVANGELHO. O QUE OCORREU EM ATOS 2 NÃO FOI APENAS A PRÁTICA DO FALAR EM LÍNGUAS, POIS AS LÍNGUAS É UMA PRÁTICA DE EDIFICAÇÃO APENAS PESSOAL (1Co.14:4). NO CASO DO PENTECOSTE, OCORREU ALGO ALÉM DISSO: O DOM DE INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS.
.
AS OUTRAS PESSOAS PASSARAM A INTERPRETAR A LÍNGUA QUE OS APÓSTOLOS ESTAVAM FALANDO, E FAZIAM ISSO DE ACORDO COM A PRÓPRIA LÍNGUA DELAS. PORTANTO, É ERRADO E EQUIVOCADO ACREDITAR QUE O DOM DE LÍNGUAS PRATICADO PELOS APÓSTOLOS E OS “120” DE ATOS 2 DIZIA RESPEITO A UMA LÍNGUA TÃO MERAMENTE HUMANA. O APÓSTOLO PAULO, QUE NÃO ESTAVA PRESENTE NAQUELA OCASIÃO MAS TAMBÉM CONHECIA BEM O DOM DE LÍNGUAS (POIS FALAVA MAIS DO QUE TODOS OS CORÍNTIOS – 1Co.14:18) CLASSIFICOU ESTA LINGUAGEM ESPIRITUAL DE ORAÇÃO DA SEGUINTE MANEIRA:
.
“Pois quem fala em língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios” (1Co.14:2)
.
ORA, SE O DOM DE LÍNGUAS FOSSE UMA LINGUAGEM MERAMENTE HUMANA, ENTÃO ESTARIA FALANDO A HOMENS (COMO É NO CASO DO DOM DE PROFECIA, POR EXEMPLO) E NÃO A DEUS. O FATO É QUE O DOM DE LÍNGUAS É O HOMEM FALANDO A DEUS EM UMA LINGUAGEM SOBRENATURAL DE ORAÇÃO QUE APENAS DEUS ENTENDE, ENQUANTO NO CASO DA PROFECIA É DEUS FALANDO AO HOMEM EM UMA LINGUAGEM QUE O PRÓPRIO HOMEM ENTENDE. PAULO É BEM ENFÁTICO E PRECISO EM AFIRMAR QUE “NINGUÉM ENTENDE” (1Co.14:2) O QUE A PESSOA QUE FALA EM LÍNGUAS ESTÁ FALANDO. ISSO NOS MOSTRA CLARAMENTE QUE ESSA LINGUAGEM NÃO É HUMANA, MAS SIM ALGO INCOMPREENSÍVEL À NOSSA VISÃO.
.
A PALAVRA EMPREGADA POR PAULO NO VERSO 2 NO ORIGINAL GREGO É “MUSTERION”, DE ONDE PROVÉM A PALAVRA “MISTÉRIO” OU “SEGREDO”. DIZ RESPEITO A UM SEGREDO MISTERIOSO QUE APENAS DEUS CONSEGUE RECONHECER. NÃO É UMA LÍNGUA HUMANA. TAMBÉM NÃO POSSO CONCORDAR CONTIGO QUANDO VOCÊ AFIRMA QUE O DOM DE LÍNGUAS NÃO É PARA TODO MUNDO. SE FOSSE ASSIM, ENTÃO PAULO NÃO IRIA DIZER QUE “QUERO QUE TODOS VOCÊS FALEM EM LÍNGUAS” (1Co.14:5). PAULO NÃO IRIA PEDIR ALGO QUE FOSSE IMPOSSÍVEL DE SER ALCANÇADO POR ALGUNS. ASSIM COMO A SALVAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL A TODOS MAS NEM TODO MUNDO É SALVO, ASSIM TAMBÉM O DOM DE LÍNGUAS ESTÁ DISPONÍVEL A TODOS, MAS NEM TODOS FALAM EM LÍNGUAS.
.
ÀS VEZES É PORQUE NÃO ACREDITA NA REALIDADE E NA ATUALIDADE DOS DONS, OUTRAS VEZES É POR NÃO BUSCÁ-LO COMO PAULO DIZ: “BUSQUEM COM ZELO OS MELHORES DONS” (1Co.12:31), E OUTRAS VEZES É PORQUE AINDA NÃO É O TEMPO CERTO E DETERMINADO POR DEUS. DE QUALQUER MANEIRA, SABEMOS DA ATUALIDADE DOS DONS QUE SÓ DESAPARECERÃO QUANDO “CHEGAR O QUE É PERFEITO” (1Co.13:10), OU SEJA, NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO. NÃO TEM NADA PERFEITO AINDA. ENQUANTO ESTAMOS VIVENDO NESTA PRESENTE VIDA, OS DONS E A VOCAÇÃO DE DEUS ESTÃO DISPONÍVEIS A TODO CRISTÃO SINCERO QUE O BUSCAR “DE TODO O CORAÇÃO, ALMA, FORÇA E ENTENDIMENTO” (Mc.12:30), E “EM ESPÍRITO E EM VERDADE” (Jo.4:24) COMO JESUS DISSE.
.
UM FORTE ABRAÇO EM CRISTO JESUS NOSSO SENHOR!

 

 

 

 

 

 

O SIGNIFICADO DO CAVALO VERMELHO EM ZACARIAS

 

Olá, Lucas.
Tem uma parte que é lá do livro Zacarias que diz que tinha um anjo montado num cavalo vermelho(Zacarias 1:8).
Bom, a pergunta é: este anjo é do bem ou do mal? Alguns representam Cavalo na Bíblia como Nobres e Governantes (Ester 6:8-11; Eclesiastes 10:7; Ezequiel 23:6,12,23) E OUTROS REPRESENTAM Soldados (Salmo 33:17; 147:10; Provérbios 21:31; Isaías 43:17; Jeremias 8:6) OUTROS REPRESENTAM COMO INIMIGO DE DEUS COMO GOGUE E SEU EXERCITO E OUTROS REPRESENTAM COMO enviados para fazer a vontade de Deus (Zacarias 1:7-11) E A COR DO CAVALO QUE É VERMELHO REPRESENTA SANGUE OU GUERRA, CERTO? ENTÃO ESTE ANJO QUE ESTÁ MONTADO NO CAVALO VERMELHO É DO MAL. MAS O ENGRAÇADO É QUE ESTES ANJOS são os anjos que o SENHOR Deus enviou para andarem pelo mundo inteiro(ZACARIAS 1:10), ENTÃO ESTES ANJOS SÃO DO BEM OU DO MAL? SÃO ANJOS DO MAL ENVIADO PELO O NOSSO SENHOR DEUS? EU ESTOU AGUARDANDO A RESPOSTA. E OUTRA PERGUNTA É: SALOMÃO DIZ BEM ASSIM: VENHAM, COMAM A MINHA COMIDA E BEBEM O VINHO QUE PREPAREI(PROVÉRBIOS 9:5). BOM, SALOMÃO DIZ ISTO MAS EU PENSAVA QUE DEUS ODEIA O VINHO. DEUS NÃO ODEIA O VINHO?! ENTÃO?! JESUS BEBEU O VINHO. (Marc, Mato Grosso – 01/01/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
QUANDO A BÍBLIA FALA DE “CAVALO VERMELHO”, ELA ESTÁ SIMPLESMENTE FALANDO DE UM CAVALEIRO QUE ESTÁ SAINDO PARA UMA BATALHA OU ALGUMA GUERRA. ESSE CAVALEIRO QUE SAI PARA LUTAR NÃO É NECESSARIAMENTE UM ANJO DO MAL (DEMÔNIOS), POIS OS ANJOS DO SENHOR DEUS TAMBÉM ESTÃO PREPARADOS PARA A GUERRA. NOUTRAS PALAVRAS, É UM ANJO ENVIADO DA PARTE DE DEUS PARA BATALHAR A FAVOR DO POVO DE DEUS E DE PUNIR AQUELES QUE ATUAM PELA DESOBEDIÊNCIA.
.
PARA CONCLUIRMOS ESTE PONTO TAMBÉM É NECESSÁRIO CONTEXTUALIZARMOS O VERSÍCULO TODO:
.
ZACARIAS 1
8 Durante a noite tive uma visão; apareceu na minha frente um homem montado num cavalo vermelho. Ele estava parado entre as murtas num desfiladeiro. Atrás dele havia cavalos vermelhos, marrons e brancos.
9 Então perguntei: Quem são estes, meu senhor? O anjo que estava falando comigo respondeu: "Eu lhe mostrarei quem são".
10 Então o homem que estava entre as murtas explicou: "São aqueles que o Senhor enviou por toda a terra".
11 E eles relataram AO ANJO DO SENHOR que estava entre as murtas: "Percorremos toda a terra e a encontramos em paz e tranqüila”.
.
OU SEJA, DE ACORDO COM O EQUIVALENTE DO VERSO 11, PODEMOS AFIRMAR QUE ESTE ANJO TRATA-SE DO “ANJO DO SENHOR” (v.11), E ENVIADO DA PARTE DELE PARA ESPIAR A TERRA (v.10).
.
QUANTO A SEGUNDA QUESTÃO, A BÍBLIA NUNCA CONDENA O VINHO, MAS SIM O SEU USO EXAGERADO. NÃO EXISTE PARTE NENHUMA NA BÍBLIA QUE PROÍBA O CONSUMO DE VINHO. A PRÓPRIA SANTA CEIA PODE E É MUITAS VEZES CELEBRADA COM PÃO E VINHO. SE O VINHO FOSSE ALGO PROIBIDO, ENTÃO JESUS NÃO O INSTITUIRIA PARA A CEIA DO SENHOR. ISAÍAS FALA SOBRE O CONSUMO DE VINHO PERMITIDO NAS SEGUINTES PALAVRAS:
.
“’Venham’, cada um grita, ‘tragam-me vinho! Bebamos nossa dose de bebida fermentada, que amanhã será como hoje, e até muito melhor’!” (Is.56:12)
.
O QUE A BÍBLIA REALMENTE CONDENA É O SEU CONSUMO EXAGERADO ATÉ O PONTO DE SE FICAR BÊBADO, COMO ACONTECEU, POR EXEMPLO, NO CASO DE NOÉ:
.
“Noé, que era agricultor, foi o primeiro a plantar uma vinha. Bebeu do vinho, embriagou-se e ficou nu dentro da sua tenda. Cam, pai de Canaã, viu a nudez do pai e foi contar aos dois irmãos que estavam do lado de fora. Mas Sem e Jafé pegaram a capa, levantaram-na sobre os ombros e, andando de costas para não verem a nudez do pai, cobriram-no” (Gn.9:20-23)
.
O APÓSTOLO PAULO TAMBÉM ADMOESTA QUE A PROIBIÇÃO DO VINHO DEVE SER ENTENDIDA NA MEDIDA EM QUE SEU CONSUMO É EXAGERADO E LEVA A EMBRIAGUEZ E A BEBEDEIRAS, ALGO QUE ELE VEEMENTEMENTE REPUDIA:
.
“Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja” (Romanos 13:13)
.
“No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante” (1 Pedro 4:3)
.
“E inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5:21)
.
"Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente” (Lucas 21:34)
.
FICA COM DEUS!

 

 

 

 

 

 

JESUS É MIGUEL?

 

OLÁ, LUCAS.
Segundo uma religião(que esqueci o nome-acho que é ) fala que Jesus é o arcanjo Miguel. Isso é verdade?

Eu vou tentar entrar no Bate Papo na sala Católico para chamar eles pra cá para eu ver se eles vão te perguntar as coisas.
Que eu quero ver você refutando todos estes argumentos do Catoclismo inútil. (Marc, Mato Grosso – 15/01/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
NÃO É VERDADE QUE JESUS SEJA LITERALMENTE E EM ESSÊNCIA O ARCANJO MIGUEL EM PESSOA. A BÍBLIA FAZ UMA CLARA DIFERENCIAÇÃO ENTRE O ARCANJO MIGUEL E JESUS CRISTO. POR EXEMPLO, MIGUEL É O PRÍNCIPE DOS ISRAELITAS, ENQUANTO JESUS É O “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Ap.19:16), OU SEJA, UM PRÍNCIPE UNIVERSAL:
.
JESUS:
“Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Ap.19:16)
.
MIGUEL:
“Mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês [dos israelitas] (Dn.10:21)
.
OUTRA IMPORTANTE OBSERVAÇÃO É DE QUE EM NENHUMA VEZ NA BÍBLIA INTEIRA MIGUEL É RETRATADO COMO SENDO “REI DOS REIS” OU “SENHOR DOS SENHORES”, PORQUE ELE É SIMPLESMENTE UM ARCANJO – DE ELEVADA IMPORTÂNCIA – QUE PROTEGE A NAÇÃO ISRAELITA. OUTRA IMPORTANTE OBSERVAÇÃO (E QUE PROVA QUE MIGUEL NÃO É JESUS) É DE QUE MIGUEL É RELATADO COMO SENDO “UM DOS PRINCIPAIS PRÍNCIPES” (Dn.10:13). OU SEJA, ELE NÃO É O “ÚNICO PRÍNCIPE”, MAS UM DOS PRINCIPAIS. JAMAIS ISSO PODERIA SER IDENTIFICADO COM CRISTO, TENDO EM VISTA QUE ELE É EXALTADO ACIMA DE TODOS OS ANJOS, “FEITO TANTO MAIS EXCELENTE DO QUE OS ANJOS, QUANTO HERDOU MAIS EXCELENTE NOME DO QUE ELES” (Hb.1:4), POR ISSO A RESPEITO DE CRISTO É DITO QUE “TODOS OS ANJOS DE DEUS O ADOREM” (Hb.1:6).
.
“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia” (Dn.10:13)
.
EM LUGAR NENHUM A BÍBLIA FALA QUE JESUS É MERAMENTE “UM DOS PRINCIPAIS” PRÍNCIPES. AO CONTRÁRIO, A BÍBLIA AFIRMA CATEGORICAMENTE A SINGULARIDADE E DIVINDADE DO SENHOR JESUS (Jo.1:1; Rm.9:5; Tito 2:13; 2Pe.1:1; Jo.10:30; Jo.10:28; Hb.1:8). O PRÓPRIO DANIEL FAZ EM SEU LIVRO UMA CLARA DISTINÇÃO ENTRE JESUS E MIGUEL, POIS NÃO COLOCA OS DOIS COM O MESMO NOME DE CARACTERIZAÇÃO, AO CONTRÁRIO, IDENTIFICA JESUS COMO ALGO DISTINTO DE MIGUEL:
.
JESUS:
“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído” (Dn.7:13,14)
.
MIGUEL:
“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia” (Dn.10:13)
.
VEJA QUE JESUS É O “FILHO DO HOMEM” (Dn.7:13), IDENTIFICADO COMO AQUELE QUE TEM “TODO O DOMÍNIO, HONRA, REINO, SOBRE TODAS AS LÍNGUAS E NAÇÕES QUE O SERVEM, UM DOMÍNIO ETERNO QUE NÃO PASSARÁ... UM REINO QUE NÃO SERÁ DESTRUÍDO” (v.14); ENQUANTO, EM UM GRITANTE CONTRASTE, MIGUEL É SIMPLESMENTE IDENTIFICADO COMO UM DOS PRINCIPAIS PRÍNCIPES” (Dn.10:13), QUE AJUDA OS ISRAELITAS (Dn.10:21), E NÃO COMO O “FILHO DO HOMEM” E MUITO MENOS COM TODA A AUTORIDADE DESTE RELATADA ACIMA. OUTRA IMPORTANTE DISTINÇÃO OCORRE QUANDO, EM 2 TESSALONICENSES, PAULO NOS DIZ QUE JESUS DESCERÁ DOS CÉUS DEPOIS DA VOZ DO ARCANJO. ISSO SERIA IMPOSSÍVEL CASO JESUS FOSSE EXATAMENTE O PRÓPRIO ARCANJO, ISTO É, MIGUEL.
.
"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1Ts.4:16)
.
OU SEJA, DEPOIS DA VOZ DO ARCANJO (MIGUEL), É JESUS QUEM DESCE DOS CÉUS. AQUI HÁ OUTRA CLARA DISTINÇÃO ENTRE O ARCAJO [MIGUEL] E JESUS, QUEM DESCE DOS CÉUS PARA BUSCAR O SUA IGREJA. MAS A PRINCIPAL PROVA DE QUE JESUS NÃO É MIGUEL ENCONTRA-SE NO LIVRO DE JUDAS, NO VERSO 9, QUE DIZ:
.
“Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda" (Jd.9)
.
AQUI VEMOS OUTRA CLARA DISTINÇÃO ENTRE MIGUEL E JESUS. ORA, JESUS É DEUS E, PORTANTO, É ILÓGICO CRER QUE ELE (COMO DEUS) NÃO IRIA REPREENDER O DIABO, MAS DEIXAR PARA O SENHOR FAZER ISSO. SE MIGUEL ERA O PRÓPRIO DEUS (JESUS) ENTÃO SERIA ELE MESMO QUEM REPREENDERIA SATANÁS. O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO TEM A MESMA ESSÊNCIA. AMBOS PARTILHAM DA MESMA E ÚNICA DIVINDADE, DE MODO QUE É COMPLETAMENTE ANTI-LÓGICO IMAGINARMOS QUE UMA PESSOA DIVINA IRIA DEIXAR DE REPREENDER SATANÁS PARA OUTRA PESSOA DIVINA FAZER EXATAMENTE A MESMA COISA.
.
É ÓBVIO QUE O QUE O TEXTO DE JUDAS ESTÁ NOS MOSTRANDO É QUE UMA PESSOA SUPERIOR A MIGUEL (OU SEJA, DEUS) IRIA EFETUAR AQUILO QUE MIGUEL NÃO QUIS FAZER POR SER INFERIOR A DEUS, O QUE NO CASO É REPREENDER SATANÁS. ELE PREFERIU DEIXAR O ENCARGO PARA DEUS DO QUE TOMAR AS RÉDIAS DA SITUAÇÃO. ISSO NOS MOSTRA QUE MIGUEL NÃO TINHA NADA DE DIVINO, POIS SE MIGUEL FOSSE JESUS ELE SERIA DEUS E TERIA ELE MESMO REPREENDIDO O DIABO. ADEMAIS, EM MOMENTO ALGUM JUDAS RELACIONA MIGUEL COMO SENDO JESUS EM SUA EPÍSTOLA, E ELE FAZ ESSA DISTINÇÃO NO VERSO 9. ORA, QUE TIPO DE DEUS QUE SE OMITE E NÃO REPREENDE O DIABO? O PRÓPRIO FATO DE MIGUEL TER DEIXADO O TRABALHO DE REPREENDER SATANÁS PARA DEUS NOS MOSTRA CLARAMENTE QUE O PRÓPRIO MIGUEL NÃO ERA DEUS.
.
EXISTEM INÚMERAS OUTRAS PROVAS CLARAS DENTRO DA PALAVRA DE DEUS QUE NOS MOSTRAM QUE JESUS CRISTO É DEUS, E QUE É DISTINTO DE MIGUEL QUE É UM DOS PRINCIPAIS ARCANJOS. MIGUEL É IDENTIFICADO COMO O PRÍNCIPE DOS JUDEUS, ISTO É, AQUELE QUE PROTEGE O POVO ISRAELITA, ENQUANTO JESUS É UNIVERSALMENTE RECONHECIDO COMO SENDO O SENHOR E DEUS DE TODOS OS POVOS, POIS “TODO JOELHO SE DOBRARÁ E TODA LÍNGUA CONFESSARÁ QUE JESUS CRISTO É O SENHOR” (Fp.2:10). NUNCA EM TODA A BÍBLIA É DECLARADO A MIGUEL ALGUM ATRIBUTO DE DIVINDADE, ALGO QUE OCORRE CONSTANTEMENTE COM JESUS CRISTO. ALGUMAS OUTRAS DIFERENÇAS SUBSTANCIAIS SÃO:
.
1. Jesus é criador (João 1,3); Miguel é criatura (Colossenses 1,16);
2. Jesus é adorado por Miguel (Hebreus 1,6); Miguel não pode ser adorado (Apocalipse ou Revelação 22,8-9);
3. Jesus é o Senhor dos senhores (Apocalipse 17,14); Miguel é príncipe(Daniel 10,13);
4. Jesus é Rei dos reis (Apocalipse ou Revelação 17,14); Miguel é príncipe dos Judeus (Daniel 12,1);
5. Nenhum anjo alguma vez foi chamado por Deus como seu Filho (Hebreus 1,5-6) e Deus jamais disse "Assenta-te à minha direita" a os anjos (Hebreus 1:13);
6. Jesus não luta com Satanás nunca diretamente a sua palavra é suficiente para matar os demonios (Apocalipse ou Revelação 19, 19-21), Miguel se luta diretamente. (Apocalipse ou Revelação 12, 7-9 e 20, 1-2)
7. Um anjo é um mensageiro de Deus e Miguel lhe traz uma mensagem de Deus a Josue (Js 5,14).
8. O mesmo erro de Josué (Js 5,14) ao adorar um anjo foi o que cometeu João (Apocalipse ou Revelação 19,9-10);
9. O Filho de Deus por antonomásia não assumiu jamais uma natureza angélica (Hebreus 2,16);
10. Os anjos jamais recebem adoração (Colossenses 2, 18; Apocalipse ou Revelação 19,10; 22,9); Jesus recebe adoração de anjos: Hebreus 1,6; dos discípulos: Lucas 24,52; dos crentes: João 9,38; dos santos na glória: Apocalipse ou Revelação 7,9-10; eventualmente de todos: Filipenses 2,10-11; Mateus 9,18; 15,25;
11. Deus não partilha a sua glória com ninguém (Isaías 42,8). Jesus, não um anjo, partilha da glória de DEUS desde antes que o mundo existisse (João 17,5);
12. Os anjos são servos desde a sua criação (Hebreus 1,14); Jesus assumiu a condição de servo quando da sua kénosis (Filipenses 2,7).
.
ESTAS ÚLTIMAS DOZE OBSERVAÇÕES PODEM SER ENCONTRADAS AQUI NESTE LINK DA ENCICLOPÉDIA ONLINE, QUE TAMBÉM NOS OFERECE UM PARELELO DE EVIDÊNCIAS CONTRÁRIAS E A FAVOR DE MIGUEL SER OU NÃO JESUS. EU LHE PASSEI AQUI NESTAS POUCAS LINHAS A MINHA POSIÇÃO QUANTO A ISSO, E VOCÊ PODE CONFERIR LÁ OS OUTROS PONTOS DE VISTA E COMPARAR SE AS EVIDÊNCIAS SÃO MAIS SÓLIDAS DE UM LADO OU DO OUTRO. EM MINHA OPINIÃO, ESTOU PLENAMENTE CONVICTO DE QUE A IMPOSSIBILIDADE DE MIGUEL TRATAR-SE DE JESUS CRISTO É ALGO MUITO GRANDE, POIS A BÍBLIA FAZ CLARAS DISTINÇÕES ENTRE A PESSOA DE JESUS E A PESSOA DE MIGUEL, BEM COMO DISTINÇÕES CLARAS TAMBÉM DE CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS DE JESUS E DE MIGUEL.
.
QUANTO AO ASSUNTO DE CHAMAR OS CATÓLICOS DE LÁ PARA DEBATER AQUI, EU NÃO TENHO PROBLEMA NENHUMDE DEBATER COM SEJA COM O PAPA, COM O ARCEBISPO, OU SEJA LÁ COM QUE CATÓLICO QUE SEJA. PODE TRAZER TODOS OS CATÓLICOS AQUI SE QUISER.
.
FIQUE COM DEUS!

 

 

 

 

 

 

O REENCONTRO DA RESSURREIÇÃO

 

Olá, Lucas.
Eu estava pensando em uma coisa aqui que me pertubou muito, será que quando eu morrer(quando Jesus me ressuscitar) eu vou encontrar a minha mãe? Ou não? Me prova logicamente que eu vou encontrar com a minha mãe, tá? e me prova bíblicamente que eu vou encontrar com a minha mãe, tá? Se não tiver nenhuma das duas não me preocupo não, eu vou estar sempre com o SENHOR, né? Mas tomara que tenha uma passagem bíblica. (Marc, Mato Grosso – 01/01/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
REALMENTE EXISTEM INÚMERAS PROVAS BÍBLICAS COM RELAÇÃO A ISSO, POIS A RESSURREIÇÃO É UMA PROMESSA FEITA PELO PRÓPRIO SENHOR JESUS:
.
“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação” (Jo.5:28,29)
.
“E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo.6:39,40)
.
CONFIRA TAMBÉM A MINHA RESPOSTA AO RAFAEL, EM QUE EU MOSTRO EVIDÊNCIAS LÓGICAS E RACIONAIS DA REALIDADE DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, RESPONDENDO A PERGUNTA QUE ELE ME HAVIA ENVIADO. O FATO É QUE A RESSURREIÇÃO DE JESUS É HISTORICAMENTE UM FATO CONFIÁVEL, CIENTIFICAMENTE UM FATO COMPROVADO E LOGICAMENTE UM FATO INDUVIDÁVEL. A RESSURREIÇÃO DE JESUS É O PENHOR E ESPERANÇA DA NOSSA PRÓPRIA FUTURA RESSURREIÇÃO (1Co.15:23), E ELA PODE SER COMPROVADA POR VÁRIOS MEIOS, ALGUNS DOS QUAIS EU COLOCO AQUI NO SITE:
.
(VEJA OS TÓPICOS SOBRE A RESSURREIÇÃO DE JESUS NO MENU À ESQUERDA)

 

O APÓSTOLO PAULO TAMBÉM AFIRMA QUE O DEUS QUE RESSUSCITOU AO SENHOR JESUS CRISTO É O MESMO DEUS QUE NOS RESSUSCITARÁ, E ASSIM NÓS SEREMOS APRESENTADOS UNS AOS OUTROS:
.
“Porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês” (2Co.4:4)
.
AQUI PAULO REVELA A SUA ESPERANÇA E FÉ SÓLIDA AOS CORÍNTIOS DE QUE O DEUS PODEROSO QUE RESSUSCITOU AO SENHOR JESUS DO TÚMULO, TAMBÉM É CAPAZ E IGUALMENTE PODEROSO DE NOS RESSUSCITAR TAMBÉM, E ASSIM ELE E OS CORÍNTIOS SERIAM APRESENTADOS UNS AOS OUTROS. PAULO MOSTRA AQUI A REALIDADE DO REENCONTRO ENTRE NÓS E OS NOSSOS PARENTES POR OCASIÃO DA RESSURREIÇÃO. TODOS NÓS SEREMOS RESSUSCITADOS POR JESUS E APRESENTADOS COM NOSSOS PARENTES, AMIGOS, MÃE, PAI, ETC.
.
EXISTE TAMBÉM UM OUTRO TEXTO MUITO IMPORTANTE E INTERESSANTE, QUE NÃO SE ENCONTRA NA BÍBLIA, MAS SIM EM UMA CARTA DE INÁCIO DE ANTIOQIA (UM DOS PAIS DA IGREJA DO PRIMEIRO SÉCULO) QUE ESCREVE A POLICARPO DIZENDO:
.
“Uma vez que a Igreja de Antioquia da Síria está em paz, como fui informado, graças à vossa oração, fiquei mais confiante na serenidade de Deus, se com o sofrimento eu o alcançar, para ser encontrado na ressurreição como vosso discípulo” (Inácio a Policarpo, Cap.7, v.1)
.
AQUI INÁCIO REVELA QUE NO MOMENTO DA RESSURREIÇÃO ELE SERIA APRESENTADO COMO DISCÍPULO DE POLICARPO, QUANDO ELE SERIA ENCONTRADO NOVAMENTE EM UMA VIDA PÓSTUMA E SE DÁ O REENCONTRO DOS CRISTÃOS. ORA, SE PAULO DECLARA AOS CORÍNTIOS QUE SERIA REAPRESENTADO A ELES NA RESSURREIÇÃO (2Co.4:4), E INÁCIO AFIRMA O MESMO COM RELAÇÃO A POLICARPO, ENTÃO NÃO TEMOS DÚVIDAS DE QUE A PROMESSA DE JESUS COM RELAÇÃO A NOSSA RESSURREIÇÃO REALMENTE SE CONCRETIZARÁ, E PODEMOS TER A TOTAL CERTEZA E CONVICÇÃO DE QUE “SE CREMOS QUE JESUS MORREU E RESSURGIU, CREMOS TAMBÉM QUE DEUS TRARÁ MEDIANTE JESUS AQUELES QUE NELE DORMIRAM, QUANDO COM A VOZ DO ARCANJO E O RESSOAR DA TROMBETA DE DEUS, O PRÓPRIO SENHOR DESCERÁ DO CÉU, E OS MORTOS EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO” (1Ts.4:14,16).
.
ASSIM PODEMOS TER A CERTEZA DE QUE REVEREMOS OS NOSSOS PARENTES, AMIGOS E CONHECIDOS QUE MORRERAM NO SENHOR NOVAMENTE NA RESSURREIÇÃO, E QUE O DEUS QUE RESSUSCITOU AO SENHOR JESUS TAMBÉM NOS RESSUSCITARÁ COM ELE, E ASSIM SEREMOS APRESENTADOS UNS AOS OUTROS. GRANDE ABRAÇO!
.
“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com estas palavras” (1Tessalonicenses.4:13-18)

 

 

 

 

 

 

A REENCARNAÇÃO ESTÁ NA BÍBLIA?

 

Oiiii Lucas.
Vou te provar bíblicamente sobre a reencarnação, ahh! Antes disse! Sobre este argumento que você não entendeu sobre: o homem morre só uma vez. S. Paulo, em Hebreus 9, 27, mas antes devemos saber que é retirado de parte da carta enviada aos hebreus, onde ele tenta mostrar que o sangue oferecido nos sacrifícios não pode apagar nossos pecados e que Cristo ao dar seu sangue, na cruz, pagou os nossos vários pecados. Aí completa: “Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo, assim Cristo se ofereceu uma só vez para tomar sobre si os pecados da multidão, e aparecerá uma segunda vez, não, porém, em razão do pecado, mas para trazer a salvação àqueles que o esperam".

Devemos sempre ter em mente que na Bíblia não consta tudo e nem toda a ciência ali está, o próprio Jesus disse: que tinha muitas coisas para dizer, mas como os apóstolos ainda não eram capazes de compreender, não iria dizer.

Por outro lado, não devemos tomar como leis as opiniões pessoais dos apóstolos, pois seus pensamentos representam sempre o contexto cultural da época em que viveram.

Dito isto, vamos verificar que se realmente fosse dado ao homem morrer uma só vez, as ressurreições constantes do Evangelho (Mateus 9, 18-26; Lucas 7, 11-17 e João 11, 1-44, da filha de Jairo, do filho da viúva de Naim e de Lázaro, respectivamente) seriam uma contradição perante esta Lei, pois, nestes casos, estas pessoas que voltaram à vida tiveram duas mortes, ou não?

Ainda mais, se logo em seguida vem o julgamento. Não vemos nenhum sentido no juízo final (pensamento deles), pois seríamos julgados duas vezes. Se realmente houvesse dois julga-mentos estaríamos diante de uma aberração da justiça divina, pois valeria dizer que um não foi perfeito, o que equivaleria afirmar que Deus não agiu com perfeição, o que é um absurdo. Na hipótese do espírito ser condenado ao “fogo eterno” no primeiro julgamento, seria possível que, no segundo julgamento, ele fosse ab-solvido, ora se isto acontecer fica evidente que ele foi condenado injustamente. Vemos nisto só incoerência, assim não podemos, seguindo a linha de raciocínio deles, aceitar os dois julgamentos.

Por outro lado, na nossa percepção do texto, partindo para a essência, podemos afirmar que Paulo tem a mais completa razão, ou seja, neste corpo que ora habitamos morremos mesmo uma só vez e o julgamento de nossos atos será realizado em seguida, e ainda mais, teremos sempre um novo julgamento após cada desencarne.

Como já dissemos pegam os textos conforme suas conveniências, muitos dos quais se mostram incoerentes com outras passagens do Evangelho.

Vejamos por exemplo: “Porque sabemos que, quando for dissolvido este corpo, nossa habitação aqui na terra, receberemos de Deus uma habitação, uma moradia eterna nos céus, que não é feita pela mão humana. Por isso é que suspiramos nesta nossa situação, ansiosos por revestir-nos do nosso corpo celeste: sob a condição, porém, de sermos encontrados ainda vestidos e não despidos".(2 Coríntios 5, 1-3).

Esse texto é do mesmo Paulo que foi citado como base contra a reencarnação, entretanto ele é frontalmente contra a tese da ressurreição da carne, um de seus principais dogmas. Aqui ele mostra que temos um corpo celeste e é ele que teremos após nossa morte. Quanto ao corpo físico, este será dissolvido.

Agora nós é que procuraremos demonstrar o contrário, ou seja, que a reencarnação fazia parte da cultura do povo hebreu e, principalmente dos ensinos de Jesus.

Teremos para isto que buscar algumas passagens do Novo Testamento que irão nos dar elementos de convicção(http://www.espirito.org.br/portal/artigos/benedito/joao-batista.h tml).... Agora vamos para outra: Quem és tu? Disse João Batista: Eu não sou o Cristo. E perguntaram-lhe: Então quem és? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não. Disseram pois. Quem és? Para que demos respostas àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo? Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.".

A resposta de João suscita algumas dúvidas: Por que ele negou ser Elias, porém afirmou ser o Precursor, embora Jesus tenha afirmado que Elias viria primeiro para restaurar todas as coisas, ou seja, Elias viria como o precursor.(Mateus, 17:10 a 13).

Em conclusão, podemos raciocinar com três hipóteses: 1ª- João pôr questão de humildade não quis afirmar ser Elias, pôr sinal a mesma virtude demonstrada quando inicialmente recusou batizar Jesus, dizendo não ser digno, sequer, de carregar as alparcas do Mestre (Mateus, 3:11) e que Jesus é quem deveria batizá-lo (Mateus, 3:14); 2ª- Esquecimento do passado: Encontramos em o livro "O Evangelho segundo o Espiritismo", de Allan Kardec, item 11, Cap. V: "Havendo Deus entendido de lançar um véu sobre o passado, é que há nisso vantagem. Com efeito, a lembrança traria gravíssimo inconveniente. Poderia, em certos casos, humilhar-nos singularmente, ou então, exaltar-nos o orgulho e, assim, entravar o nosso livre-arbítrio. Em todas as circunstâncias, acarretaria inevitável perturbação nas relações sociais.

Freqüentemente , o Espírito renasce no mesmo meio em que já viveu, estabelecendo de novo relações com as mesmas pessoas, a fim de reparar o mal que lhes haja feito. Se reconhecesse nelas as a quem odiara, quiçá o ódio se lhe despertaria outra vez no íntimo. De todo modo, ele se sentiria humilhado em presença daquelas a quem houvesse ofendido. Para nos melhorarmos, outorgou-nos Deus, precisamente, o de que necessitamos e nos basta; a voz da consciência e as tendências instintivas. Priva-nos do que nos seria prejudicial."

Ao reencarnar, João Batista veio cumprir sublime missão, "a de preparar os caminhos do Senhor" em função de sua elevada evolução espiritual, tendo isso sido realçado pôr Jesus em Mateus (11:11): Em verdade vos digo que, entre os que de mulher tem nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista, mas aquele que é menor no reino dos céus é maior do que ele.".

Até mesmo Jesus disse que veio Elias mas ninguém reconheceram só os discipulos que reconheceram, certo?

Era evidente que Jesus estava se referindo a vida passada de João, quando foi Elias e que também veio desempenhar nobre missão e extrapolou seus direitos, ao vencer a aposta diante do Rei Acabe, no Monte Carmelo, provando que o Deus que libertou o povo Hebreu do jugo dos Egípcios, tendo como líder Moisés, o Deus único e verdadeiro, era mais poderoso que o Deus Baal, cujos adeptos em torno de 450 não conseguiram que este projetasse do céu, fogo para queimar a sua fogueira e o boi que estava assentado sobre a mesma cortado em pedaços, apesar dos insistentes apelos que fizeram. Na vez de Elias, o profeta do Senhor, após fervorosa súplica feita ao seu Deus, de imediato o fogo vindo como um raio queimou a sua fogueira e o seu boi. Ao vencer a aposta, Elias, não usando de clemência, exigiu junto ao Rei Acabe que os profetas de Baal fossem mortos, decapitando-os na torrente de Cison, conforme consta no Livro III Reis, (18:19 a 40).

João Batista, pôr essa infração ao 5o Mandamento da Lei de Deus que recomenda não matar, voltou para resgatar nas mesmas circunstâncias em que matou, sendo, portanto, decapitado, após solicitação de Salomé e sua mãe ao Rei Herodes (Hebreus, 14:3 a 11)

Ainda com referência ao esquecimento do passado, João Batista evidenciou que no seu caso, este foi parcial, tendo consciência, apenas intuitivamente, da missão que vinha desempenhar como precursor, porém o restante de sua vida como Elias ficou esquecido pelas razões referidas no livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo";

ª- Ressurreição. Encontramos ainda no livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Allan Kardec, Cap. IV, item 4, uma referência aos dogmas dos Judeus: "...criam eles que um homem que vivera podia reviver, sem saberem precisamente de que maneira o fato poderia dar-se. Designavam pelo termo ressurreição o que o Espiritismo, mais judiciosamente, chama reencarnação. Com efeito, a ressurreição dá idéia de voltar à vida o corpo que já está morto, o que a ciência demonstra ser materialmente impossível, sobretudo quando os elementos desse corpo já se acham desde de muito tempo dispersos e absorvidos.(...) João, pois, podia ser Elias reencarnado, porém, não ressuscitado."

Eis porque o corpo de João Batista não podia ser o de Elias e daí a resposta de João Batista negando ser Elias. Porém, como afirmou o Anjo Gabriel, era o Espírito e virtude de Elias.
Nós somos deuses com d minusculo e filho do Altissimo(Salmos 82:6) (João 10:34 )... Eu posso te mostrar muitas provas da ressurreição mas é muito...
Tchau! Amor e Paz e Luz a você. (Anônimo, São Paulo – 01/01/2011)

Resposta - MEU CARO, VOU TRANSCREVER PARTES DO SEU TEXTO E COLOCAR A MINHA REFUTAÇÃO EM SEGUIDA, OK? VAMOS LÁ:
.
“Devemos sempre ter em mente que na Bíblia não consta tudo e nem toda a ciência ali está, o próprio Jesus disse: que tinha muitas coisas para dizer, mas como os apóstolos ainda não eram capazes de compreender, não iria dizer.”
.
É ÓBVIO QUE NÃO ESTÁ ABSOLUTAMENTE TUDO NA BÍBLIA... TAMBÉM NÃO ESTÁ NA BÍBLIA O ATENTADO DO WORLD TRADE CENTER, NEM ESTÁ ESCRITO QUE O FLUMINENSE SERIA CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2010, NEM O NOME DA SOGRA DE PEDRO, NEM O NOME DOS OITO REIS DO APOCALIPSE, NEM INFINITAS COISAS QUE, REALMENTE, SE FÔSSEMOS COLOCAR ABSOLUTAMENTE TUDO NA BÍBLIA NEM TODOS OS LIVROS DO MUNDO PODERIAM SER CAPAZ DE SUPORTÁ-LOS. É POR ISSO QUE JOÃO AFIRMOU:
.
“Se cada uma delas fosse escrita, penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos” (Jo.21:25)
.
SE NÃO HAVERIA ESPAÇO NEM PARA O MUNDO INTEIRO ENTÃO TAMBÉM NÃO CABERIA DENTRO DA TRADIÇÃO CATÓLICA, OU DO ALLAN KARDEC, OU DE QUALQUER OUTRA TRADIÇÃO HUMANA. O QUE É, ENTÃO, QUE CONSTA NA PALAVRA DE DEUS? TUDO AQUILO QUE NOS É SUFICIENTE PARA A SALVAÇÃO, TUDO AQUILO QUE FEZ O HOMEM DE DEUS APTO PARA TODA E QUALQUER BOA OBRA, TODAS AS DOUTRINAS MAIS IMPORTANTES E REALMENTE NECESSÁRIAS PARA A NOSSA SALVAÇÃO E SANTIFICAÇÃO PESSOAL. SERÁ QUE OS APÓSTOLOS DEIXARIAM DE MENCIONAR ALGUMA DOUTRINA TÃO IMPORTANTE, COMO SERIA A REENCARNAÇÃO?
.
O QUE FOI QUE DEUS “SE ESQUECEU” DE COLOCAR NA BÍBLIA, MAS UM SUJEITO CHAMADO “HIPPOLYTE LÉON DENIZARD RIVAIL”, DE PSEUDÔNIMO “ALLAN KARDEC”, SE LEMBROU MAIS DE 1800 ANOS DEPOIS DA ERA APOSTÓLICA??? MEU CARO, A PALAVRA DE DEUS (SAGRADA ESCRITURA) CONTÉM TUDO AQUILO QUE É SUFICIENTE E TODAS AS DOUTRINAS QUE REALMENTE SÃO IMPORTANTES E, POR ISSO, SELECIONADAS. É POR ISSO QUE O MESMO APÓSTOLO JOÃO NO MESMO LIVRO CITADO POR VOCÊ (QUE VOCÊ PROPOSITALMENTE FEZ QUESTÃO DE NÃO MENCIONÁ-LO), CONCLUIU DIZENDO:
.
“Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome” (Jo.20:31)
.
OU SEJA, OS APÓSTOLOS SELECIONARAM AQUILO QUE É REALMENTE IMPORTANTE, PARA QUE CREIAMOS NO FILHO DE DEUS E TENHAMOS VIDA EM SEU NOME. O QUE PASSA DISSO PODE SER OBJETIVAMENTE ASSINALADO COMO FAZENDO PARTE DAS “DOUTRINAS ESTRANHAS” (Hb.13:9) QUE FORAM “ESQUECIDAS” DE SEREM MENCIONADAS NA BÍBLIA, MAS O DIABO, UM INIMIGO ASTUTO E SAGAZ (Ef.6:11), IMPLANTOU DENTRO DA IGREJA A FIM DE DISVIRTUAR DO CRISTIANISMO “PURO E SINCERO” (2Co.11:2-4) DA IGREJA PRIMITIVA. AFINAL, O PRÓPRIO PAULO NOS ADMOESTA A “NÃO IR ALÉM DAQUILO QUE ESTÁ ESCRITO” (1Co.4:6), E LUCAS ELOGIA OS BEREANOS POR PROCURAREM NAS ESCRITURAS A FIM DE CONFIRMAREM OS ENSINAMENTOS DE PAULO (At.17:11).
.
POR QUÊ? PORQUE TODA DOUTRINA TEOLOGICA IMPORTANTE DEVE TER FUNDAMENTO ESCRITURÍSTICO, QUERENDO OU NÃO, GOSTANDO OU NÃO. PORTANTO, CREIO QUE QUE A ALEGAÇÃO INFUNDAMENTADA DE QUE HAVIA COISAS QUE OS APÓSTOLOS NÃO ESCREVERAM NÃO SIRVA NEM UM POUQUINHO COMO ALGUM TIPO DE BASE PARA A DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO OU QUALQUER OUTRA DOUTRINA. TUDO ISSO TEM POR BASE, NÃO A SAGRADA ESCRITURA, MAS O PURO ACHISMO EM ACREDITAR QUE AQUILO QUE OS APÓSTOLOS NÃO DEIXARAM POR ESCRITO TEM RELAÇÃO EXATAMENTE COM AS DOUTRINAS HEREGES QUE ALGUMAS SEITAS OU RELIGIÕES PREGAM ADULTERANDO A BÍBLIA.
.
VOCÊ DISSE:
“Por outro lado, não devemos tomar como leis as opiniões pessoais dos apóstolos, pois seus pensamentos representam sempre o contexto cultural da época em que viveram”
.
BOM, SE NÓS NÃO DEVEMOS CONSIDERAR A OPINIÃO DOS APÓSTOLOS, ENTÃO TEREMOS QUE REJEITAR TODO O NOVO TESTAMENTO POR SER APÓCRIFO OU PORQUE OS APÓSTOLOS ESTAVAM SUJEITOS A DETURPAR ALGUMA COISA. LOGO, EU NÃO TERIA RAZÕES PARA ACREDITAR EM ALGO QUE PUDESSE TER SIDO ADULTERADO. SE EU CREIO NO NOVO TESTAMENTO, É PORQUE EU CREIO NA LEGITIMIDADE DO TESTEMUNHO APOSTÓLICO. ESSA “TÁTICA” DE DESPREZAR A BÍBLIA PARA VALORIZAR OS ENSINOS DE ALLAN KARDEC PODE SE ENCONTRAR NO ESPIRITISMO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. ME DESCULPE.
.
A BÍBLIA É COMPROVADAMENTE VERÍDICA E AUTÊNTICA EM SEU TODO:
.
(VER TÓPICOS DO SITE SOBRE A VERACIDADE BÍBLICA NO MENU À ESQUERDA)

 

VOCÊ DISSE:
“Ainda mais, se logo em seguida vem o julgamento. Não vemos nenhum sentido no juízo final (pensamento deles), pois seríamos julgados duas vezes. Se realmente houvesse dois julga-mentos estaríamos diante de uma aberração da justiça divina, pois valeria dizer que um não foi perfeito, o que equivaleria afirmar que Deus não agiu com perfeição, o que é um absurdo. Na hipótese do espírito ser condenado ao “fogo eterno” no primeiro julgamento, seria possível que, no segundo julgamento, ele fosse ab-solvido, ora se isto acontecer fica evidente que ele foi condenado injustamente. Vemos nisto só incoerência, assim não podemos, seguindo a linha de raciocínio deles, aceitar os dois julgamentos”
.
MAS QUANDO FOI QUE EU DISSE QUE HAVERÁ DOIS JULGAMENTOS???
.
EU NUNCA DISSE EM LUGAR NENHUM ESSA COISA DE “DOIS JULGAMENTOS”. ESSA DOUTRINA HERÉTICA NÃO SE ENCONTRA NA BÍBLIA, ASSIM COMO TAMBÉM NÃO SE ENCONTRA O MITO DA REENCARNAÇÃO. ENTÃO, COMO ENTENDER AQUILO QUE O AUTOR DE HEBREUS EXPLICA DIZENDO QUE LOGO APÓS A MORTE VEM O JUÍZO (Hb.9:27), SE BIBLICAMENTE FALANDO ESTE JUÍZO SÓ VEM A OCORRER NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO QUE É QUANDO SE DÁ A RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS (1Co.15:22,23; 2Tm.4:1)? ISSO É MUITO, MUITO SIMPLES. O FATO É QUE NÃO EXISTE TEMPO ENTRE A MORTE E A RESSURREIÇÃO DO “ÚLTIMO DIA” (Jo.6:39,40).
.
O TEMPO PARA DE CONTAR PARA QUEM MORRE, DE MODO QUE O INTERVALO DE TEMPO ENTRE A MORTE E A RESSURREIÇÃO, PARA QUEM MORREU, NÃO PASSA DE “UM PISCAR DE OLHOS” (1Co.15:52), PARA O RESSUSCITADO, MESMO QUE TENHA PASSADO ALGUNS MILHARES DE ANOS NO CHRONOS ENTRE ESSE TEMPO. POR ISSO, APÓS A MORTE VEM O JUÍZO (Hb.9:27), QUE SÓ ACONTECE NA RESSURREIÇÃO (1Co.15:22,23; 2Tm.4:1). ISSO ANULA COM ALGUMAS DAS VÁRIAS DOUTRINAS ANTIBIBLICAS COM RELAÇÃO À VIDA APÓS A MORTE TAIS COMO: O “ESTADO INTERMEDIÁRIO DAS ALMAS”, OU A REENCARNAÇÃO. POIS AMBOS PARTILHAM DO MESMO FUNDAMENTO: DE QUE O HOMEM NÃO MORRE JAMAIS, OU SEJA, DA MENTIRA PROPAGADA PELA SERPENTE NO JARDIM: “CERTAMENTE QUE NÃO MORRERÁS” (Gn.3:4).
.
NESSE CASO, SE EXISTISSE ALGUM “ESTADO INTERMEDIÁRIO” EXISTENTE ENTRE A MORTE E A RESSURREIÇÃO, ENTÃO OS MORTOS JÁ TERIAM SIDO JULGADOS, O QUE CONTRARIA A BÍBLIA QUE AFIRMA QUE ESTE JULGAMENTO NÃO OCORREU AINDA (2Tm.4:1; At.7:31; 1Pe.4:5). QUANTO A SEGUNDA HIPÓTESE, ELA É CLARAMENTE NEGADA PELO FATO DE QUE SUCESSIVOS PROCESSOS DE REENCARNAÇÃO ANULAM A EXPIAÇÃO SALVÍTICA DE CRISTO E IMPUGNA O CARÁTER DO JUÍZO DE DEUS REVELADO A NÓS PELA BÍBLIA, POIS O HOMEM NUNCA SERIA JULGADO PARA A VIDA OU A CONDENAÇÃO (Jo.5:28,29), UMA VEZ QUE ESTARIA SUCESSIVAMENTE REENCARNANDO INÚMERAS VEZES. TODO O CONCEITO BÍBLICO SOBRE JUÍZO E RESSURREIÇÃO SERIA EXCLUÍDO PARA DAR LUGAR A REENCARNAÇÃO. É ÓBVIO QUE ISSO É ALGO CONDENÁVEL, PELO MENOS NA VISÃO DA BÍBLIA SAGRADA, EMBORA O HIPPOLYTE LÉON DENIZARD RIVAIL DISCORDE INSISTENTEMENTE DELA.
.
VOCÊ DISSE:
“Esse texto é do mesmo Paulo que foi citado como base contra a reencarnação, entretanto ele é frontalmente contra a tese da ressurreição da carne, um de seus principais dogmas. Aqui ele mostra que temos um corpo celeste e é ele que teremos após nossa morte. Quanto ao corpo físico, este será dissolvido”
.
ME DESCULPE, MAS ESSA INTERPRETAÇÃO ESTÁ COMPLETAMENTE EQUIVOCADA. O TEXTO NÃO FALA QUE O NOSSO PRÓPRIO CORPO É CELESTE, MAS SIM QUE NÓS IREMOS PARA UMA “CASA ETERNA NOS CÉUS” (2Co.5:1), ISTO É, UMA HABITAÇÃO CELESTIAL. VEJAMOS TODO O CONTEXTO EM QUE O TEXTO SE APLICA:
.
2 CORÍNTIOS 5
1 Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.
2 Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial,
3 porque, estando vestidos, não seremos encontrados nus.
4 Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
.
VEJA QUE O REVESTIMENTO DA MORADIA CELESTIAL NÃO SE DÁ QUANDO PAULO ESTIVESSE SUPOSTAMENTE EM UM ESTADO “INCORPÓREO” (COMO PREGAM OS ESPÍRITAS E OS CATÓLICOS), MAS SIM QUANDO ELE SE ACHASSE VESTIDO DE UM CORPO E NÃO DESPIDO (v.3). ELE NÃO ESTARIA SE ACHANDO “DESPIDO” [INCORPÓREO], MAS SIM REVESTIDO (v.4). ORA, QUANDO É QUE NÓS SEREMOS REVESTIDOS? A RESPOSTA SE ENCONTRA NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, QUANDO GANHAREMOS NOVAMENTE UM CORPO (RESSURRETO E GLORIFICADO) E SEREMOS JULGADOS PARA FAZER PARTE DA JERUSALÉM CELESTIAL. PORTANTO, O TEXTO NÃO PREGA EM NADA A REENCARNAÇÃO, AO CONTRÁRIO, DESMENTE ABSOLUTAMENTE ELA E NOS MOSTRA QUE SÓ ENTRAMOS NO PARAÍSO QUANDO ESTIVERMOS EM UM ESTADO DE REVESTIMENTO CORPORAL, E NÃO “SE ENCONTRANDO NUS” (2Co.5:3,4). SABEMOS QUE ISSO OCORRE NA RESSURREIÇÃO (Jo.5:28,29; Jo.6:39,40; 1Co.15:22,23; 1Co.15:51-54).
.
VOCÊ DISSE:
“Em conclusão, podemos raciocinar com três hipóteses: 1ª- João pôr questão de humildade não quis afirmar ser Elias, pôr sinal a mesma virtude demonstrada quando inicialmente recusou batizar Jesus, dizendo não ser digno, sequer, de carregar as alparcas do Mestre (Mateus, 3:11) e que Jesus é quem deveria batizá-lo (Mateus, 3:14); 2ª- Esquecimento do passado: Encontramos em o livro "O Evangelho segundo o Espiritismo", de Allan Kardec, item 11, Cap. V: "Havendo Deus entendido de lançar um véu sobre o passado, é que há nisso vantagem. Com efeito, a lembrança traria gravíssimo inconveniente. Poderia, em certos casos, humilhar-nos singularmente, ou então, exaltar-nos o orgulho e, assim, entravar o nosso livre-arbítrio. Em todas as circunstâncias, acarretaria inevitável perturbação nas relações sociais”
.
MEU CARO, ELIAS ERA UMA FIGURA PROFÉTICA DO PRECURSOR DE CRISTO QUE ESTARIA POR VIR E QUE SE ENCAIXA EM JOÃO BATISTA. ELE NÃO É LITERALMENTE ELIAS, MAS SIM O CUMPRIMENTO DA FIGURA PROFÉTICA DELE. A BÍBLIA ESTÁ REPLETA DE EXEMPLOS DE FIGURAS PROFÉTICOS. A LEI É “UMA SOMBRA DAS COISAS QUE HÃO DE VIR” (Hb.10:1), E JESUS CRISTO É O “CORDEIRO DE DEUS” (Jo.1:36) QUE “TIRA OS PECADOS DO MUNDO” (1Jo.2:2), PELO FATO DE QUE ERA NELE QUE SE CUMPRIA A FIGURA PROFÉTICA DOS CORDEIROS SACRIFICADOS PARA EXPIAR OS PECADOS DO POVO ISRAELITA.
.
EU PODERIA PASSAR O DIA TODO AQUI RECITANDO PASSAGENS BÍBLICAS PROFETAS, MOSTRANDO-LHE QUE O NOVO TESTAMENTO CUMPRE AS PREDIÇÕES E FIGURAS PROFÉTICAS DO ANTIGO, NO QUAL O PRÓPRIO JOÃO BATISTA ERA UMA FIGURA PROFÉTICA DE ALIAS, E NÃO UMA REENCARNAÇÃO DESTE. PROVA DESTE FATO ENCONTRA-SE QUANDO O PRÓPRIO JOÃO BATISTA NEGA CATEGORICAMENTE QUE FOSSE O PRÓPRIO ELIAS EM PESSOA:
.
“E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não” (Jo.1:21)
.
QUANTO AS SUAS “POSSIBILIDADES” PARA NEGAR ESTE FATO, AS DUAS ALTERNATIVAS SÃO AMPLAMENTE FALHAS E COMPROVADAMENTE FALSAS. VEJA, AMIGO, QUE SE JOÃO BATISTA NEGASSE QUE FOSSE ELIAS APENAS POR HUMILDADE, ENTÃO ELE PODERIA SER HUMILDE, MAS SERIA TAMBÉM UM MENTIROSO. EM SEGUNDO LUGAR, AINDA QUE ELE “NÃO SE LEMBRASSE” DAS VIDAS PASSADAS, TEMOS QUE LEMBRAR QUE JOÃO ERA PROFETA (Mt.11:13), E QUE PODERIA TER UMA REVELAÇÃO DIVINA CASO FOSSE REALMENTE ELIAS EM PESSOA E REENCARNADO.
.
PEDRO, POR EXEMPLO, TEVE UMA GRANDE REVELAÇÃO DIVINA REVELADA A ELE EM MATEUS 16:17. POR QUE, ENTÃO, O MESMO NÃO ACONTECERIA COM JOÃO BATISTA? POR QUE ELE NÃO TERIA A “REVELAÇÃO” DE QUE ERA ELIAS, PARA NÃO COMETER ALGUM TIPO DE “ERRO GROSSEIRO” SOMENTE PARA ENGANAR OS ESPÍRITAS DO SÉCULO XXI? NÃO FAZ SENSO. ADEMAIS, CREMOS QUE A ESCRITURA SAGRADA É, COMO PAULO BEM DISSE, “DIVINAMENTE INSPIRADA” (2Tm.3:16), E, PORTANTO, INFALÍVEL. ELA NÃO PODERIA CONTER UM ERRO TÃO GROSSEIRO, GRITANTE E ABSURDO DESTE TIPO EM CASO QUE JOÃO BATISTA FOSSE REALMENTE O ELIAS REENCARNADO.
.
E O PRÓPRIO APÓSTOLO JOÃO (AUTOR DO EVANGELHO) NÃO IRIA REDIGIR ALGUMA MENTIRA DESSAS EM SEU LIVRO; AO CONTRÁRIO, ELE TERIA FEITO DE TUDO PARA EVITAR AO MÁXIMO UMA NEGAÇÃO MENTIROSA DESSAS, OU ENTÃO TERIA SIMPLESMENTE OMITIDO O FATO OU DITO QUE JOÃO ERA REALMENTE O ELIAS EM PESSOA. É ÓBVIO QUE ISSO NÃO ACONTECE SIMPLESMENTE PELO FATO DE QUE, REALMENTE, JOÃO BATISTA NÃO ERA O ELIAS REENCARNADO, MAS SIMPLESMENTE UMA FIGURA PROFÉTICA QUE SE CUMPRIA NELE.
.
VOCÊ DISSE:
“Era evidente que Jesus estava se referindo a vida passada de João, quando foi Elias e que também veio desempenhar nobre missão e extrapolou seus direitos, ao vencer a aposta diante do Rei Acabe, no Monte Carmelo, provando que o Deus que libertou o povo Hebreu do jugo dos Egípcios, tendo como líder Moisés, o Deus único e verdadeiro, era mais poderoso que o Deus Baal, cujos adeptos em torno de 450 não conseguiram que este projetasse do céu, fogo para queimar a sua fogueira e o boi que estava assentado sobre a mesma cortado em pedaços, apesar dos insistentes apelos que fizeram. Na vez de Elias, o profeta do Senhor, após fervorosa súplica feita ao seu Deus, de imediato o fogo vindo como um raio queimou a sua fogueira e o seu boi. Ao vencer a aposta, Elias, não usando de clemência, exigiu junto ao Rei Acabe que os profetas de Baal fossem mortos, decapitando-os na torrente de Cison, conforme consta no Livro III Reis, (18:19 a 40).”
.
MEU CARO, ISSO AÍ DE CIMA NÃO TEM RELAÇÃO COM AQUILO QUE ACONTECEU COM ELIAS, MAS SIM COM AQUILO QUE ACONTECEU COM O PRÓPRIO JOÃO BATISTA:
.
MARCOS 6
16 Herodes, porém, ouvindo isto, disse: Este é João, que mandei degolar; ressuscitou dentre os mortos.
17 Porquanto o mesmo Herodes mandara prender a João, e encerrá-lo maniatado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, porquanto tinha casado com ela.
18 Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão.
19 E Herodias o espiava, e queria matá-lo, mas não podia.
20 Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo; e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa mente o ouvia.
21 E, chegando uma ocasião favorável em que Herodes, no dia dos seus anos, dava uma ceia aos grandes, e tribunos, e príncipes da Galiléia,
22 Entrou a filha da mesma Herodias, e dançou, e agradou a Herodes e aos que estavam com ele à mesa. Disse então o rei à menina: Pede-me o que quiseres, e eu to darei.
23 E jurou-lhe, dizendo: Tudo o que me pedires te darei, até metade do meu reino.
24 E, saindo ela, perguntou a sua mãe: Que pedirei? E ela disse: A cabeça de João o Batista.
25 E, entrando logo, apressadamente, pediu ao rei, dizendo: Quero que imediatamente me dês num prato a cabeça de João o Batista.
26 E o rei entristeceu-se muito; todavia, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, não lha quis negar.
27 E, enviando logo o rei o executor, mandou que lhe trouxessem ali a cabeça de João. E ele foi, e degolou-o na prisão;
28 E trouxe a cabeça num prato, e deu-a à menina, e a menina a deu a sua mãe.
29 E os seus discípulos, tendo ouvido isto, foram, tomaram o seu corpo, e o puseram num sepulcro.
.
VEJA QUE ISSO ACONTECEU ANTES DA SUBIDA DE CRISTO COM TRÊS DE SEUS DISCÍPULOS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO, QUE SE ENCONTRA NO CAPÍTULO NOVE DO EVANGELHO DE MARCOS, OU SEJA, TRÊS CAPÍTULOS DEPOIS DA REFERÊNCIA DA MORTE DE JOÃO BATISTA REGISTRADA NO CAPÍTULO 6 DO MESMO EVANGELHO.
.
A ESPERANÇA BÍBLIA, EM SEU TODO, NÃO TEM POR BASE A REENCARNAÇÃO, MAS SIM A RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS (NEGADA PELOS ESPÍRITAS):
.
“Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder” (1 Coríntios 6:14)
.
“Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor” (1 Coríntios 15:43)
.
“Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco” (2 Coríntios 4:14)
.
“Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele” (Oséias 6:2)
.
“Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos” (Isaías 16:29)
.
“Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Coríntios 15:52)
.
“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno” (Daniel 12:2)
.
“E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação” (João 5:29)
.
“E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo.6:39,40)
.
FIQUE NA GRAÇA DO SENHOR JESUS, E ESPERO COM GRANDE SINCERIDADE E ESPERANÇA QUE COMPREENDA QUE A DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO NÃO TEM FUNDAMENTO ESCRITURÍSTICO, E PASSE A ACREDITAR DE VERDADE QUE CHEGARÁ O DIA EM QUE “TODOS OS QUE ESTÃO NOS SEPULCROS OUVIRÃO A SUA VOZ E RESSURGIRÃO: OS QUE FIZEREM O BEM SAIRÃO PARA A RESSURREIÇÃO DA VIDA; E OS QUE FIZERAM O MAL PARA A RESSURREIÇÃO DA CONDENAÇÃO” (Jesus Cristo, em João 5:28,29)
.
UM FORTE ABRAÇO!

 

 

 

 

 

 

AS “PROVAS” DA REENCARNAÇÃO

 

As provas da reencarnação(http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ffarias/o-espiritism o-na-biblia.html) os 23 capítulos do livro de Celestino, oito se referem à reencarnação na Bíblia. Eis algumas considerações: “O rabino Arieh Kaplan afirma que: ‘Não é possível entender a Cabalá sem acreditar na eternidade da alma e suas reencarnações’.Com o nome de ‘Transmigração das Almas’, todo o povo judeu, inclusive a corrente ortodoxa hassídica, acredita que depois da morte a Alma reencarna numa nova forma física. Aqueles judeus hassídicos característicos, de chapéus pretos, tranças (peot) e longos casacos negros são pessoas que acreditam na reencarnação. O hassidismo é uma forma de Judaísmo fundada na Polônia em meados do século XVIII pelo rabino Israel Baal Shem Tov (1700-1760) que começou sob a liderança de Dov Baer De Mejirech. Israel Baal Shem Tov extraiu elementos da Cabalá e espalhou por toda Europa oriental.
.
“A reencarnação é uma crença fundamental do hassidismo. Seus conceitos constam dos livros Sefer Ha-Bahir(Livro da Iluminação), primeiro livro da Cabalá judaica e do Zohar (Livro do Esplendor). Ambos os livros atribuem grande importância à doutrina da reencarnação, usada para explicar que os justos sofrem porque pecaram em uma vida anterior. Nele, o renascimento é comparado a uma vinha que deve ser replantada para que possa produzir boas uvas. A ‘Transmigração’ emprestou um significado novo a muitos aspectos da vida do povo judeu, pois o marido morto voltava literalmente à vida no filho nascido de sua mulher e seu irmão, num casamento por Levirato. A morte de crianças pequenas era menos trágica, pois elas estariam sendo punidas por pecados anteriores e renasceriam para uma vida nova. Pessoas malvadas eram felizes neste mundo por terem praticado o bem em alguma existência prévia”.
.
“Prosélitos do judaísmo eram almas judaicas que se haviam encarnado em corpos gentios ou pagãos. Ela também permitia o aperfeiçoamento gradual do indivíduo através de vidas diferentes. O Zohar afirma ainda que a redenção do mundo acontecerá quando cada indivíduo, através de ‘Transmigração das Almas’ (reencarnações), completar sua missão de unificação. Ele nos diz que o termo bíblico ‘gerações’ pode ser substituído por ‘encarnações’. Baseados nestes conceitos, os cabalistas desenvolveram a sua própria interpretação sobre a aliança que Deus fez com Abraão e sua semente. Deus disse: ‘Estabelecerei o meu concerto entre mim e ti, e a tua semente depois de ti, nas suas gerações, por concerto perpétuo’. Acreditavam que Deus havia feito esta aliança com a semente de Abraão não apenas por uma vida, mas por milhares de encarnações”.
.
- E para os que não acreditam na visão da Cabalá, como é que fica?
.
- O Antigo Testamento, responde Celestino, apresenta várias referências sobre a reencarnação. Citaremos aqui a passagem em que Deus diz ao profeta Jeremias que o conhecia antes dele ser concebido. ‘Antes mesmo de te formar no ventre de tua mãe, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei; Eu te constitui profeta para as nações’. (Jer. 1,5). Esta passagem sugere que a alma de Jeremias já existia antes de seu nascimento no século VI antes de cristo. Na Bíblia, se encontra toda a crença na reencarnação por parte dos profetas, de David, do povo hebreu em todas as épocas e do próprio Cristo que nunca negou a reencarnação. Pelo contrário, em Mateus 11,13 e 14 Ele afirma textualmente que João Batista era o Elias que já vivera no tempo dos Reis de Israel e que havia voltado reencarnado no corpo de João Batista . Veja os versículos na íntegra: ‘Porque todos os profetas bem como a Lei profetizaram até João. E, se quiserdes dar crédito, ele é o Elias que devia vir’. Mt. 11,13 e 14. Palavras do Cristo. Quem quiser que as negue, eu não me atrevo. Temos ainda em toda a Bíblia passagens do Gênesis ao Apocalipse que mostram a certeza na volta da alma ou espírito em outro corpo e que tanto os profetas como os judeus ortodoxos até hoje ainda acreditam. (Anônimo, São Paulo – 17/01/2011)
.
Resposta - OLÁ, AMIGO.
VEJAMOS SE AS SUAS ALEGAÇÕES TEM FUNDAMENTO:
.
1) TEMOS PRIMEIRAMENTE QUE CONSIDERAR QUE A CABALA É DO SÉCULO XII E, PORTANTO, NÃO PODE APRESENTAR EXATAMENTE OS PONTOS DE VISTA APRESENTADOS NA PALESTINA DO SÉCULO I. O HASSIDISMO, POR SUA VEZ, TEM ORIGEM NO SÉCULO XVIII E NOVAMENTE SE AFASTA GRANDEMENTE DOS CONCEITOS JUDAICOS DA PRIMEIRA ERA CRISTÃ. A ESCRITURA SAGRADA, POR SUA VEZ, FOI ESCRITA EXATAMENTE NA ÉPOCA EM QUE OS FATOS ACONTECERAM, E REMETEM A UMA TOTAL NEGAÇÃO DA DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO. DITO EM TERMOS SIMPLES, AS ÚNICAS “EVIDÊNCIAS” DE REENCARNAÇÃO DENTRO DA VISÃO JUDAICA DIZ RESPEITO A SÉCULOS E MAIS SÉCULOS DEPOIS DE CRISTO, QUANDO O SINCRONISMO COM AS DEMAIS RELIGIÕES ACABA SENDO SINAL MARCANTE DENTRO DE VÁRIOS POVOS E CULTURAS. NÃO EXISTE NENHUM TIPO DE PROVA OU DOCUMENTO DOS PRIMEIROS SÉCULOS ANTES OU DEPOIS DE CRISTO QUE ATESTE A FAVOR DA REENCARNAÇÃO. PELO CONTRÁRIO, O QUE VEMOS É UM FLAGRANTE CONTRASTE, COM UMA CRENÇA EXCLUSIVA NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, NO ÚLTIMO DIA (cf. 1Coríntios 6:14; 1Coríntios 15:43; 1Coríntios 4:14; Oséias 6:2; Isaías 16:29; Daniel 12:2; 1Coríntios 15:52; João 5:28; João 5:29; João 6:39; João 6:40). A REENCARNAÇÃO É SIMPLESMENTE UM MITO INCONCEBÍVEL À LUZ DAS ESCRITURAS!
.
2) A PALAVRA “GERAÇÃO” – DO GREGO “GENEA” – NÃO TEM NADA A VER COM “ENCARNAÇÃO”. ISSO É UMA PURA MENTIRA! DE ACORDO COM O LÉXICO DA CONCORDÂNCIA DE STRONG, TAL PALAVRA PODE SIGNIFICAR:
.
Concordancia de Strong:
idade, tempo de geração, nação.

.
COMO VEMOS, É INTEIRAMENTTE IMPLAUSÍVEL QUE “ENCARNAÇÃO” ESTEJA DENTRO DE SENTIDO DE “GERAÇÃO-GENEA”. ESSA APELAÇÃO SERVE APENAS PARA ALGUMAS PESSOAS DETURPAREM OS SENTIDOS BÍBLICOS CLAROS QUE NEGAM A DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO,TENTANDO ARRANJAR UM SIGNIFICADO ESTRANHO À LUZ DO ORIGINAL GREGO E HEBRAICO.
.
3) QUANTO A PASSAGEM DE JEREMIAS, NÃO EXISTE NADA NELA QUE MOSTRE QUE A ALMA DE JEREMIAS JÁ EXISTISSE ANTES DE SEU NASCIMENTO. ESSA É UMA TOTAL DETURPAÇÃO DO TEXTO BÍBLICO. O QUE DEUS ESTÁ DEMONSTRANDO EM JEREMIAS 1:5 DIZ RESPEITO AO SEU CARÁTER DE PRÉ-CIÊNCIA, OU PRÉ-DESTINAÇÃO. NÃO É UMA EXISTÊNCIA DE UMA “ALMA ANTES DO NASCIMENTO! TODOS NÓS ANTES DO NOSSO NASCIMENTO JÁ EXISTIMOS NA MENTE DE DEUS. DEUS É ETERNO E ONISCIENTE, ELE ESTÁ NO PASSADO, PRESENTE E FUTURO AO MESMO TEMPO. ELE TRABALHA NO KAIRÓS E NÃO NO CHRONOS, DE MODO QUE, ANTES QUE NÓS EXISTÍSSIMOS NESTA TERRA, DEUS JÁ NOS CONHECIA EM SUA MENTE, PELA SUA ONISCIÊNCIA. PEGUE, POR EXEMPLO, ESTE OUTRO TEXTO DO APOCALIPSE:
.
“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Apocalipse 13:8)
.
SERÁ QUE A ALMA DE JESUS ESTAVA SENDO CRUFICIADA ANTES DE SUA EXISTÊNCIA??? É CLARO QUE NÃO. O TEXTO SIMPLESMENTE ESTÁ COLOCANDO EM PAUTA A PRESCIÊNCIA DE DEUS, DO MESMO MODO QUE EM JEREMIAS. NÃO EXISTE NENHUM TIPO DE EXISTÊNCIA DE ALMA ANTES DO NASCIMENTO, MAS SIM ONISCIÊNCIA E PRESCIÊNCIA DA PARTE DO DEUS ETERNO. DESDE MODO, PODEMOS DIZER ASSIM COMO PAULO: “ELE NOS ELEGEU ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO”! (Ef.1:4).
.
4) A CONFUSÃO DE ELIAS E JOÃO BATISTA JÁ FOI DEVIDAMENTE EXPLANADA POR MIM AQUI HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS. MAS NUNCA É TARDE PARA RECOMEÇARMOS: JOÃO BATISTA ERA O ELIAS, NO SENTIDO DE JOÃO SER UM CUMPRIMENTO DA PROFECIA DE MALAQUIAS 4:5, E NÃO DE SER A PRÓPRIA REENCARNAÇÃO DE ELIAS. JOÃO BATISTA ERA ELIAS NO MESMO SENTIDO DE QUE JESUS ERA O CORDEIRO PASCOAL. JESUS NÃO ERA LITERALMENTE UM CORDEIRO COM PELE DE CORDEIRO E COM CHIFRES DE CORDEIRO... E MUITO MENOS A “REENCARNAÇÃO” DE UM CORDEIRO!!! MESMO ASSIM, JOÃO CHAMA JESUS DE “O CORDEIRO DE DEUS” (Jo.1:36). O QUE JOÃO ESTAVA QUERENDO DIZER ERA QUE JESUS ERA O CUMPRIMEIRO DA FIGURA PROFÉTICA QUE SIMBOLIZAVA O FIM DO SACRIFÍCIO DE CORDEIROS, PELA MORTE DO “CORDEIRO DE DEUS” QUE TIRA O PECADO DO MUNDO. DA MESMA MANEIRA, JOÃO BATISTA NÃO É LITERALMENTE JOÃO BATISTA OU ALGUM TIPO DE “REENCARNAÇÃO” DESTE, MAS SIMPLESMENTE O CUMPRIMENTO PROFÉTICO DE MALAQUIAS 4:5, SOBRE O QUAL ELIAS ERA UMA FIGURA PROFÉTICA CUMPRIDA EM JOÃO BATISTA, O PRECURSOR DO CAMINHO E DO MINISTÉRIO DE JESUS.
.
MAIS ALGUMAS PROVAS DE QUE JOÃO BATISTA NÃO ERA A REENCARNAÇÃO DE ELIAS:
.
(a) ELIAS APARECE NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO (Mt.17:13), O QUE PROVA QUE ELIAS CONTINUAVA SENDO ELIAS E JOÃO BATISTA CONTINUAVA SENDO JOÃO BATISTA. ORA, SE JOÃO ERA A REENCARNAÇÃO DE ELIAS, ENTÃO COMO PODE SER QUE TENHA SIDO ELIAS (E NÃO JOÃO) QUEM APARECEU NO MONTE? ESSA É UMA PROVA CONCLUSIVA QUE ELIMINA EM ABSOLUTO QUALQUER POSSIBILIDADE DE JOÃO SER ELIAS REENCARNADO. QUAL NADA, ELIAS (QUE NÃO PASSOU PELA MORTE) CONTINUAVA VIVO EM PESSOA, AINDA QUE JOÃO BATISTA JÁ TIVESSE VINDO A ESTA TERRA. PORTANTO, JOÃO NÃO ERA REENCARNAÇÃO DE ELIAS.
.
(b) A CLARA E ENFÁTICA NEGAÇÃO DA PARTE DO PRÓPRIO JOÃO NOS PROVA QUE ELIAS NÃO ERA JOÃO BATISTA NO SENTIDO DE SER UMA REENCARNAÇÃO DESTE. QUANDO É PERGUNTADO PELA AUTORIDADES JUDAICAS SE ELE ERA O ELIAS, ELE RESPONDE SEM MEDO DE ERRAR: “E PERGUNTARAM-LHE: ÉS TU ELIAS? E DISSE: NÃO SOU”! (Jo.1:21). ESSA CLARA NEGAÇÃO TEM SIDO ERRONEAMENTE INTERPRETADA PELOS ESPÍRITAS DA SEGUINTE MANEIRA: (1) JOÃO ESTAVA SENDO HUMILDE. ESSA INTERPRETAÇÃO É CLARAMENTE NEGADA, POIS NESTE CASO JOÃO PODERIA ATÉ SER HUMILDE, MAS ESTARIA SENDO UM MENTIROSO! OUTRA INTERPRETAÇÃO ERRÔNEA É QUE: (2) ELE NÃO SE LEMBRAVA DE QUE ERA ELIAS. MAS, NESTE CASO, O APÓSTOLO JOÃO NÃO IRIA NARRAR UMA MENTIRA EM SEU LIVRO. ELE IRIA OMITIR TAL CITAÇÃO QUE MOSTRASSE UM FLAGRANTE CONTRASTE COM A REALIDADE, A NÃO SER QUE, DE FATO, JOÃO NÃO FOSSE A REENCARNAÇÃO DE ELIAS, COMO REALMENTE NÃO O É. PORTANTO, JOÃO NÃO ERA A REENCARNAÇÃO DE ELIAS.
.
5) A BÍBLIA PREGA A REALIDADE DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, E NÃO DA REENCARNAÇÃO:
.
“Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder” (1 Coríntios 6:14)
.
“Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor” (1 Coríntios 15:43)
.
“Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco” (2 Coríntios 4:14)
.
“Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele” (Oséias 6:2)
.
“Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos” (Isaías 16:29)
.
“Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Coríntios 15:52)
.
“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno” (Daniel 12:2)
.
“E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação” (João 5:29)
.
“E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo.6:39,40)
.
6) OS PAIS DA IGREJA PRIMITIVA PREGAVAM SEMPRE A REALIDADE DA RESSURREIÇÃO, E NUNCA A DA “REENCARNAÇÃO”:
.
“Inácio, também chamado Teóforo, àquela que é amada de Deus, o Pai de Jesus Cristo, à Igreja santa que está em Trália, na Ásia, eleita e digna de Deus, vivendo física e espiritualmente na paz, por meio da paixão de Jesus Cristo, nossa esperança de ressuscitar para ele. Eu a saúdo, em toda a plenitude, à maneira dos apóstolos, e lhe desejo a maior alegria” (Inácio aos Tralianos – SÉC.II)
.
“Uma vez que a Igreja de Antioquia da Síria está em paz, como fui informado, graças à vossa oração, fiquei mais confiante na serenidade de Deus, se com o sofrimento eu o alcançar, para ser encontrado na ressurreição como vosso discípulo” (Inácio a Policarpo – SÉC.II)
.
“Ele foi realmente pregado por nós em sua carne, sob Pôncio Pilatos e o tetrarca Herodes. É graças a esse fruto, à sua divina e feliz paixão que nós existimos, a fim de erguer para sempre um estandarte pela ressurreição para os seus santos e fiéis, tanto judeus como pagãos, no corpo único da sua Igreja” (Inácio aos Ermioniotas, SÉC.II)
.
“Aquele que o ressuscitou dos mortos também nos ressuscitará, se fizermos a sua vontade, se caminharmos em seus mandamentos, e se amarmos o que ele amou, abstendo-nos de toda injustiça, ambição, amor ao dinheiro, maledicência, falso testemunho, não retribuindo o mal com o mal, injúria com injúria, golpe com golpe, maldição com maldição” (Policarpo aos Filipenses, SÉC.I)
.
“De igual forma, que os diáconos sejam irrepreensíveis diante da justiça dele. São servidores de Deus e de Cristo, e não dos homens. Que não caluniem, nem sejam dúplices nem amantes do dinheiro. Sejam castos em todas as coisas, misericordiosos, zelosos, andando segundo a verdade do Senhor, que se tornou servidor de todos. Se o aguardarmos neste mundo, ele nos dará em troca o tempo futuro, pois ele nos prometeu ressuscitar-nos dentre os mortos, e, se a nossa conduta for digna dele, também reinaremos com ele, se tivermos fé.” (Policarpo aos Filipenses, SÉC.I)
.
“Quem não confessa que Jesus Cristo veio na carne, é anticristo; aquele que não confessa o testemunho da cruz, é do diabo; aquele que distorce as palavras do Senhor segundo seus próprios desejos, e diz que não há ressurreição, nem julgamento, esse é primogênito de satanás” (Policarpo aos Filipenses, SÉC.I)
.
“Então aparecerão os sinais da verdade. Primeiro, o sinal da abertura no céu; depois, o sinal do toque da trombeta e, em terceiro lugar, a ressurreição dos mortos.” (Didaquê, SÉC.I)
.
“Com efeito, está escrito: Entrai um pouco em vossos quartos, até que passem a minha ira e o meu furor. Então, eu me lembrarei do dia ótimo, e vos ressuscitarei dos vossos sepulcros.” (Clemente aos Coríntios, SÉC.I)
.
“Ó homem, se compreenderes isso, e viveres de maneira pura, piedosa e justa, poderás ver a Deus. Antes de tudo, porém, entrem em teu coração a fé e o temor de Deus, e então compreenderás isso. Quando depuseres a mortalidade e te revestires da incorruptibilidade, verás a Deus de maneira digna. Com efeito, Deus ressuscitará a tua carne, imortal, juntamente com tua alma. Então, tornado imortal, verás o imortal, contanto que agora tenhas fé nele. Então reconhecerás que falaste injustamente contra ele.” (Teófilo de Antioquia, SÉC.II)
.
ASSIM, VEMOS QUE SEMPRE A ESPERANÇA BÍBLICA E A ESPERANÇA DOS PRIMEIROS PAIS DA IGREJA PRIMITIVA ERA SEMPRE FOCADA NA RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS, E NUNCA É MENCIONADO QUALQUER TIPO DE “REENCARNAÇÃO” EM SEUS ESCRITOS OU EM QUALQUER OUTRO DOS PRIMEIROS SÉCULOS DA IGREJA. ISSO TUDO NOS MOSTRA QUE, PARA OS JUDEUS E PARA OS CRISTÃOS, A DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO ESTAVA DAS PORTAS PARA FORA DA IGREJA.
.
UM GRANDE ABRAÇO EM CRISTO JESUS!

 

 

 

 

 

 

JOÃO BATISTA ERA PROFETA?

 

Oiii Lucas. Eu estava lendo o que vc disse sobre de João e Elias e me deparei pelo uma coisa que eu até agora não sei a resposta. Acho que tem uma contradição bíblica. João é profeta ou não? Contradição bíblica é: João é profeta(Mt.11:13). Não é profeta(Jo.1:21). (Adriano, Rio de Janeiro – 05/01/2011)
.
Resposta - OLÁ, ADRIANO.
SIM, JOÃO BATISTA É REALMENTE PROFETA (Mt.11:13), MAS A REFERÊNCIA DE JOÃO 1:21 NÃO É A SOMENTE “UM” PROFETA, MAS SIM AO ESPECÍFICO “O” PROFETA. EU VOU LHE EXPLICAR: O POVO JUDEU ESPERAVA A VINDA DE VÁRIAS PESSOAS QUANDO VIESSE O MESSIAS. DE ACORDO COM JOÃO 1:19-21, ELES ESTAVAM ESPERANDO:
.
1. O CRISTO (v.20)
2. ELIAS (v.21)
3. O PROFETA (v.21)
.
ESSE “PROFETA” QUE OS JUDEUS ESTAVAM AGUARDANDO (E QUE JOÃO BATISTA CORRETAMENTE NEGOU SER) NÃO ERA QUALQUER UM QUE SE DENOMINASSE PROFETA OU QUE OUVISSE A VOZ DE DEUS, MAS SIM O PROFETA TESTEMUNHADO LÁ EM DEUTERONÔMIO 18:15,18:
.
“O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis (...) Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar” (Dt.18:15,18)
.
DE FATO, EXISTIRAM MILHARES DE PROFETAS DESDE A ÉPOCA DE MOISÉS ATÉ CRISTO, MAS NINGUÉM PODERIA SER IDENTIFICADO COMO O PROFETA PREVISTO EM DEUTERONÔMIO 18 E TÃO AGUARDADO PELOS JUDEUS. O PRÓPRIO JOÃO BATISTA, QUE ERA UM PROFETA, NÃO PODERIA SER IDENTIFICADO COMO SENDO ESTE PROFETA EM ESPECIAL QUE CUMPRIA A PROFECIA DE DEUTERONÔMIO. ALGUNS ATÉ HOJE FAZEM CONFUSÃO COM ESSA PASSAGEM. POR EXEMPLO, OS MULÇUMANOS REALMENTE ACREDITAM QUE ESSE PROFETA, QUE ERA “SEMELHANTE A MOISÉS” (v.15), É UMA FIGURA PROFÉTICA DE MAOMÉ. CONTUDO, A BÍBLIA NEGA ENFATICAMENTE QUE SEJA MAOMÉ O PROFETA DE DEUTERONÔMIO 18. PEDRO AFIRMA QUE ESSE PROFETA ESPERADO PELOS JUDEUS É O PRÓPRIO JESUS:
.
“E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo” (At.3:20-23)
.
AQUI VEMOS PEDRO FAZENDO MENÇÃO DA PROFECIA DE DEUTERONÔMIO 18 E ATRIBUINDO A MENÇÃO A JESUS, QUE DIANTE DELES FOI PREGADO (v.20). A PRÓPRIA CONTINUAÇÃO DA PASSAGEM NOS MOSTRA QUE É JESUS DE QUEM PEDRO ESTAVA SE REFERINDO NESTA OCASIÃO: “Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades” (v.26). CONQUANTO JOÃO (E VÁRIOS OUTROS) PUDESSEM SER PROFETAS, NENHUM DELES PODERIA SER IDENTIFICADO COMO SENDO O PROFETA ESPERADO PELOS JUDEUS E TESTEMUNHADO EM DEUTERONÔMIO 18, SOBRE O QUAL O PRÓPRIO MOISÉS AFIRMAVA SER UM “TIPO” DESTE PROFETA, ISTO É, UMA FIGURA PROFÉTICA.
.
O ÚNICO QUE SE IDENTIFICA E QUE CUMPRE ESSA PROFECIA É JESUS (At.3:20-23), E NÃO JOÃO BATISTA, OU MAOMÉ, OU QUALQUER OUTRO. SUMARIANDO, JESUS ERA O CRISTO E O PROFETA, E JOÃO BATISTA ERA O ELIAS, NO SENTIDO DE JOÃO SER UM CUMPRIMENTO DA PROFECIA DE MALAQUIAS 4:5, E NÃO DE SER A PRÓPRIA REENCARNAÇÃO DE ELIAS. JOÃO BATISTA ERA ELIAS NO MESMO SENTIDO DE QUE JESUS ERA O CORDEIRO PASCOAL. JESUS NÃO ERA LITERALMENTE UM CORDEIRO COM PELE DE CORDEIRO E COM CHIFRES DE CORDEIRO... E MUITO MENOS A “REENCARNAÇÃO” DE UM CORDEIRO...!
.
MESMO ASSIM, JOÃO CHAMA JESUS DE “O CORDEIRO DE DEUS” (Jo.1:36). O QUE JOÃO ESTAVA QUERENDO DIZER ERA QUE JESUS ERA O CUMPRIMEIRO DA FIGURA PROFÉTICA QUE SIMBOLIZAVA O FIM DO SACRIFÍCIO DE CORDEIROS, PELA MORTE DO “CORDEIRO DE DEUS” QUE TIRA O PECADO DO MUNDO. DA MESMA MANEIRA, JOÃO BATISTA NÃO É LITERALMENTE JOÃO BATISTA OU ALGUM TIPO DE “REENCARNAÇÃO” DESTE, MAS SIMPLESMENTE O CUMPRIMENTO PROFÉTICO DE MALAQUIAS 4:5, SOBRE O QUAL ELIAS ERA UMA FIGURA PROFÉTICA CUMPRIDA EM JOÃO BATISTA, O PRECURSOR DO CAMINHO E DO MINISTÉRIO DE JESUS.
.
GRANDE ABRAÇO.

 

 

 

 

 

 

QUEM É A “MULHER” DO APOCALIPSE?

 

Olá, Lucas.
A Mulher do Apocalipse(Revelação) representa o povo de Israel ou a Humanidade toda? Por favor, eu gostaria de conhecer melhor os símbolos do Apocaplise. Não seria possível criar uma lista dos símbolos e seus significados? (Marc, Mato Grosso – 04/01/2011)

Resposta - OI, MARC.
TEM DOIS ARTIGOS SOBRE O TEMA APOCALÍPTICO NO SITE, UM ABORDA MAIS O ASPECTO DOS SÍMBOLOS E ACONTECIMENTOS E O OUTRO ABORDA MAIS O ASPECTO TEOLÓGICO E DOUTRINÁRIO DO MESMO.
.
(VEJA OS ARTIGOS: "ESCATOLOGIA" E "ENTENDENDO O APOCALIPSE", NO MANU À ESQUERDA)

 

QUANTO A MULHER REPRESENTADA EM APOCALIPSE CAP.12, TEMOS QUE LEMBRAR QUE O APOCALIPSE APRESENTA MUITAS SIMBOLOGIAS QUE DEVEM SER IDENTIFICADAS. NÓS NÃO PODEMOS LITERALIZAR A PRÓPRIA SIMBOLOGIA, MAS DESCOBRIR O SIGNIFICADO POR DETRÁS DELA. POR EXEMPLO, OS CATÓLICOS GOSTAM DE LITERALIZAR A PASSAGEM PARA DIZER QUE ESSA MULHER É MARIA. SÓ O FATO DA MULHER SER RETRATADA COM “DUAS ASAS DE GRANDE ÁGUIA” (v.14) JÁ MOSTRA O QUANTO ESSA INTERPRETAÇÃO É RIDÍCULA. A PASSAGEM DE APOCALIPSE 12 NÃO É LITERAL. A “MULHER” REPRESENTA A NAÇÃO ISRAELITA. VEJAMOS:
.
“E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça” (Ap.12:1)
.
POR QUE “DOZE ESTRELAS” SOBRE A CABEÇA? PORQUE SÃO DOZE AS TRIBAS DE ISRAEL! SÃO ELAS: (1)Ruben, (2)Simeão,(3) Judá, (4)Zebulom, (5)Issacar, (6)Aser, (7)Naftali, (8)Efraim, (9)Manassés, (10)Gade, (11)Benjamim e (12)Levi.
.
PROSSEGUINDO...
.
“E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono” (Ap.12:5)
.
A MULHER DÁ A LUZ AO MESSIAS. JESUS É O “FILHO DE DAVI” (Mt.1:1), DA TRIBO ISRAELITA DE JUDÁ (Hb.7:14), FILHO DE ISRAEL (Mt.1:2). O MESSIAS VEIO DE ISRAEL, EXATAMENTE COMO NOS MOSTRA A SIMBOLOGIA ACIMA DE APOCALIPSE 12.
.
PROSSEGUINDO...
.
“E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem” (Ap.12:13)
.
AQUI É NOS RELATADO QUE O “DRAGÃO” (SATANÁS) PERSEGUE A “MULHER” (NAÇÃO ISRAELITA). É MARCANTE O FATO DE QUE O POVO DE ISRAEL SERÁ FORTEMENTE PERSEGUIDO PELO ANTICRISTO NA GRANDE TRIBULAÇÃO:
.
“E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador” (Dn.9:27)
.
AQUI VEMOS QUE NA METADE DA “SEMANA” (i.e, na metade da Tribulação) O ANTICRISTO IRÁ ROMPER A ALIANÇA COM OS ISRAELITAS E SE REVELARÁ COMO UM “ABOMINANTE ASSOLADOR” (Dn.9:27), E ISSO “ATÉ A CONSUMAÇÃO” (Dn.9:27), OU SEJA, ATÉ ACABAR A GRANDE TRIBULAÇÃO. SERÁ UM PERÍODO DE GRANDE PERSEGUIÇÃO DO ANTICRISTO CONTRA A NAÇÃO DE ISRAEL. ISSO NOS É CLARAMENTE RETRATADO NA SIMBOLOGIA DE APOCALIPSE 12 QUE NOS MOSTRA O DRAGÃO (SATANÁS) PERSEGUINDO A “MULHER” (ISRAEL) QUE DEU A LUZ AO MESSIAS (JESUS).
.
PROSSEGUINDO...
.
“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo” (Ap.21:17)
.
QUEM SÃO ESSES “DESCENDENTES” OU “REMANESCENTES” DA “MULHER” (ISRAEL)? A IGREJA. A IGREJA É O NOVO ISRAEL. A IGREJA É O CORPO DE CRISTO, AQUELES QUE “GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E TEM O TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO” (Ap.21:17). CRISTO “VEIO PARA O QUE ERA SEU, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM. MAS, A TODOS QUANTOS O RECEBERAM, DEU-LHES O PODER DE SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS, AOS QUE CREÊM EM SEU NOME” (Jo.1:11,12).
.
O QUE JOÃO FALA AQUI É ALGO PROFUNDO: JESUS VEIO PARA OS QUE ERAM SEUS, OU SEJA, PARA OS ISRAELITAS, MAS OS JUDEUS NÃO O ACEITARAM. MAS, AOS QUE O RECEBERAM (IGREJA) LHES DEU O PODER SE SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS (CORPO DE CRISTO). EM RESUMO, A IGREJA É O NOVO ISRAEL, FORMADO POR TODOS QUANTOS FOREM QUE RECEBEREM A CRISTO, GUARDANDO OS MANDAMENTOS DE DEUS E O TESTEMUNHO DE JESUS. ESSE POVO ESTARÁ TAMBÉM EM GUERRA CONTRA O “DRAGÃO”, QUE É UMA REPRESENTAÇÃO DE SATANÁS (Ap.21:17). ASSIM PODEMOS COMPREENDER TODA A SIMBOLOGIA DE APOCALIPSE 12:
.
-A MULHER É ISRAEL.
-A COROA DE DOZE CABEÇAS SÃO AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL.
-O MESSIAS VEIO DA MULHER (ISRAEL).
-O DRAGÃO É SATANÁS.
-SATANÁS PERSEGUE ISRAEL DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO.
-A DESCENDÊNCIA DE ISRAEL É A IGREJA, QUE RECEBEU O MESSIAS E TEM O SEU TESTEMUNHO.
-O DRAGÃO (SATANÁS) FOI FAZER GUERRA CONTRA ESSE REMANESCENTE.
.
FICA COM DEUS!

 

 

 

 

 

 

ESCLARECENDO ALGUNS SÍMBOLOS E FATOS APOCALÍPTICOS

 

Olá, Lucas.
Eu não sinto muito bem neste mundo queria ir para o Paraíso logo do que ficar aqui sofrendo olhando para o céu esperando um sinal da volta de Cristo.
Eu sofro muito eu oro a Deus e não posso orar falando Senhor Senhor Senhor porque só tem que ser da vontade do Pai, certo? Eu tento não pensar na minha mãe mas sempre não dá, e ainda mais que estou gostando de uma garota com apelido Morgana. Ela é muito bonita, eu penso na minha mãe e na Morgana. Na minha Mãe eu penso em voltar para o tempo para que eu acertasse tudo. Na Morgana eu penso em namorar. Eu sei que sou muito novinho para essas coisas mas vc não sabe como eu sinto amigo. Uma pergunta: Como mudar tudo isto e eu viver numa vida bem feliz?.Mudando de assunto: O Paraíso de Deus no céu(Apocalipse 2:7) e o Paraíso de Deus na época de Adão e Eva(Gênesis 2:9) é a mesma coisa? Trono é um mero simbólico ou literal? Lá em Isaías 66:1 e Atos 7:49 diz que o Trono é céu. Vc sabe o significado? Quando Jesus está sentado direita ao Deus Pai é mera simbologia? Jesus está sentado no Céu do lado do Trono(Céu) de Deus? Que estranho! Me explique, tá? Outra pergunta: O montro(Besta- rei ou reino) é mero simbólico, isso eu sei mas o que eu não sei é que diz que a besta que é rei ou reino subiu do mar. Mar aí é um mero simbólico? Me esclareça. (Marc, Mato Grosso – 07/01/2011)

Resposta - OLÁ, MARC.
É DESEJO DE TODOS NÓS ESTARMOS COM O SENHOR JESUS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. PAULO AFIRMA QUE DESEJAVA “PARTIR E ESTAR COM CRISTO” (Fp.1:23), PORQUE A MORTE SERIA PARA ELE UM MEIO MAIS RÁPIDO A SE CHEGAR AO SENHOR (NÃO EXISTE INTERVALO DE TEMPO REAL ENTRE A MORTE E A RESSURREIÇÃO). EU MESMO JÁ DESEJEI ISSO MUITAS VEZES. MAS DEUS SEMPRE NOS ENSINA QUE NÓS NÃO ESTAMOS AQUI PARA NADA. NÓS TEMOS UM OBJETIVO MUITO GRANDE AQUI NESTA TERRA, UM LEGADO PARA DEIXAR, VIDAS PARA SEREM SALVAS. É POR ISSO QUE O APÓSTOLO AFIRMA QUE “É MAIS NECESSÁRIO, POR CAUSA DE VOCÊS, QUE EU PERMANEÇA NO CORPO. POR ISSO, ESTOU CONVENCIDO DE QUE VOUPERMANECER E CONTINUAR COM TODOS VOCÊS, PARA O SEU PROGRESSO E ALEGRIA NA FÉ” (Fp.1:24,25).
.
PAULO DESEJAVA PERMANECER AQUI, POIS SABIA QUE TINHA UMA GRANDE TAREFA DESIGNADA POR DEUS A ELE, QUE INCLUI TRAZER LUZ PARA OS PERDIDOS, POIS SOMOS “A LUZ DESTE MUNDO” (Mt.5:14), E APERFEIÇOAR OS QUE JÁ ESTÃO NA FÉ. É POR ISSO QUE ELE DISSE: “E AI DE MIM SE NÃO PREGAR O EVANGELHO!” (1Co.9:16). É NECESSÁRIO, PORTANTO, QUE EU E VOCÊ (E TODOS OS DEMAIS IRMÃOS DA FÉ) CONTINUEMOS AQUI, CUMPRINDO O CHAMADO DE DEUS NAS NOSSAS VIDAS. DEUS CONFIOU A NÓS (SUA IGREJA) A TAREFA DE ANUNCIAR O EVANGELHO AOS DESCRENTES. ELE NÃO DESIGNOU ANJOS, MAS NÓS! SOMOS NÓS QUE TEMOS ESSA OBRIGAÇÃO DE PREGAR O EVANGELHO, E NINGUÉM ESTÁ AQUI NESTA VIDA “PARA NADA”, MAS COM UM OBJETIVO CLARO DE “PROSSIGUIR PARA O ALVO, PELO PRÊMIO DA SOBERANA VOCAÇÃO DE DEUS EM CRISTO JESUS” (Fp.3:14).
.
TODOS NÓS IREMOS PARA CRISTO ALGUM DIA, SEJA NO ARREBATAMENTO OU ENTÃO NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, MAS ENQUANTO AINDA ESTAMOS NESTA PRESENTE VIDA TEMOS QUE NOS EMPENHAR A CUMPRIR O CHAMADO E A VOCAÇÃO DE DEUS NAS NOSSAS VIDAS. COMBATER O BOM COMBATE, ACABAR A CARREIRA E GUARDAR A FÉ (2Tm.4:7). VOCÊ PODE TER A ESPERANÇA VIVA DE REENCONTRAR COM A SUA MÃE NA JERUSALÉM CELESTIAL, JUNTO COM TODOS OS DEMAIS SANTOS E COM O SENHOR DEUS, E POR ISSO MESMO SE EMPENHAR EM DEFENDER A CAUSA DE CRISTO E A FÉ CRISTÃ EVANGÉLICA CONFIANDO NAQUELE QUE COMEÇOU A BOA OBRA NA SUA VIDA, E IRÁ CONCLUIR ATÉ O DIA DE CRISTO JESUS.
.
COM RELAÇÃO AO NAMORO, TENHA EM VISTA SE ESSA É OU NÃO A VONTADE DE DEUS PARA A SUA VIDA. A PALAVRA DE DEUS NOS ENSINA A “NÃO ANDAR ANCIOSOS POR COISA ALGUMA, MAS EM TUDO, PELA ORAÇÃO E SÚPLICAS, E COM AÇÃO DE GRAÇAS, APRESENTEM SEUS PEDIDOS A DEUS” (Fp.4:6). SABER AGORA SE ESSA É OU NÃO A VONTADE DE DEUS LHE POUPARÁ UMA DECEPÇÃO MAIOR DEPOIS, OU ENTÃO LHE PREPARARÁ MELHOR PARA SUPORTAR E VENCER TODAS AS ADVERSIDADES OU TRIBULAÇÕES QUE PODEM VIR NO MEIO DO CAMINHO, QUE LHE EXIGIRÃO MAIS PERSEVERANÇA E DETERMINAÇÃO EM FÉ. DE QUALQUER JEITO, “DÊ GRAÇAS A DEUS EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS, POIS ESTA É A VONTADE DE DEUS PARA VOCÊS EM CRISTO JESUS” (1Ts.5:18). E TENHA SEMPRE EM MENTE AQUILO QUE TIAGO NOS DIZ SOBRE COMO VIVER UMA VIDA FELIZ EM CRISTO JESUS:
.
“Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer” (Tg.1:25)
.
AGORA RESPONDENDO AS OUTRAS QUESTÕES: O PARAÍSO DE DEUS NÃO É O MESMO PARAÍSO NA ÉPOCA DE ADÃO E EVA, MAS O JARDIM DO ÉDEN É UMA FIGURA DESTE PARAÍSO CELESTIAL QUE DESCERÁ PARA A NOVA TERRA PROMETIDA. OU SEJA, EMBORA O JARDIM DO ÉDEN NÃO SEJA LITERALMENTE UMA CÓPIA EXATA DAQUILO QUE SERÁ O PARAÍSO, ELE É CERTAMENTE UMA REPRESENTAÇÃO DAQUILO QUE HÁ DE VIR. O APOCALIPSE NOS FALA DE “NOVOS CÉUS E NOVA TERRA” (Ap.21:1), E DA JERUSALÉM CELESTIAL “DESCENDO DOS CÉUS” (Ap.21:2), QUANDO “DEUS VAI HABITAR JUNTO COM OS HOMENS” (Ap.21:3). ESTE PARAÍSO COMPLETA AQUILO QUE DEUS COMEÇOU HÁ POUCO MAIS DE SEIS MIL ANOS ATRÁS COM ADÃO E EVA, QUANDO ELES PECARAM E FICARAM DESTITUÍDOS DO JARDIM PARADISÍACO. COM A RENOVAÇÃO DE TODAS AS COISAS, UMA JERUSALÉM DOS CÉUS, AINDA MAIS FORMOSA, ESTARÁ ETERNAMENTE JUNTO COM TODOS OS SALVOS, JUNTO AO SENHOR.
.
QUANTO A SEGUNDA QUESTÃO, O TRONO DE DEUS NO CÉU É ALGO LITERAL (DEUS NÃO ESTÁ “FLUTUANDO” NO CÉU), MAS A LEITURA DE ISAÍAS 66:1 MERECE UMA ATENÇÃO ESPECIAL: “O CÉU É O MEU TRONO, E A TERRA, O ESTRADO DOS MEUS PÉS. QUE ESPÉCIE DE CASA VOCÊS ME EDIFICARÃO? É ESTE O MEU LUGAR DE DESCANSO?” (Is.66:1). AQUI O QUE ESTÁ EM JOGO É O USO DE UMA LINGUAGEM HIPERBÓLICA PARA REPRESENTAR A MAGNITUDE E GRANDIOSIDADE DE DEUS. DEUS NÃO ESTÁ FISICAMENTE E LITERALMENTE COM OS PÉS SOBRE O NOSSO PLANETA (SE FOSSE ASSIM NÓS JÁ ESTARÍAMOS MORTOS), MAS EM FUNÇÃO DA ONIPRESENÇA E GRANDIOSIDADE DIVINA ELE EMPREGA ESSA HIPÉRBOLE PARA DEIXAR CLARO QUE “FORAM AS MINHAS MÃOS QUE FIZERAM TODAS ESSAS COISAS” (Is.66:2), QUE É EXATAMENTE O QUE DEUS DIZ LOGO NO VERSÍCULO SEGUINTE.
.
QUANTO A TERCEIRA QUESTÃO, JESUS ESTÁ REALMENTE AO LADO DE DEUS, COMO VÊ SÃO ESTÊVÃO: “VEJO O CÉU ABERTO, E O FILHO DO HOMEM DE PÉ, À DIREITA DE DEUS” (At.7:56). NÃO É MERA METÁFORA. POR FIM, COM RELAÇÃO A BESTA SUBINDO DO MAR, O MAR REPRESENTA AS NAÇÕES DE ONDE IRÁ SAIR A BESTA. O APOCALIPSE NOS DÁ ENTENDIMENTO DE ALGUNS DE SEUS SIGNIFICADOS, COMO, POR EXEMPLO, QUE “AS SETE CABEÇAS SÃO SETE MONTES SOBRE OS QUAIS A MULHER ESTÁ ASSENTADA” (Ap.17:9), E QUE “A MULHER É A GRANDE CIDADE QUE REINA SOBRE OS REIS DA TERRA” (Ap.17:18), O QUE NOS LEVA A ENTENDER QUE ESSA “MULHER” É ROMA, QUE REINAVA SOBRE TODOS OS REIS DA TERRA NA ÉPOCA EM QUE JOÃO ESCREVIA O APOCALIPSE, E OS SETE MONTES SÃO O AVENTINO, CAMPIDOGLIO, CELIO, ESQUILINO, PALATINO, QUIRINAL E VIMINAL (ROMA É CONHECIDA POR SER A “CIDADE DAS SETE COLINAS”).
.
DISSO PODEMOS COMPREENDER QUE É ROMA O FALSO SISTEMA POLÍTICO E RELIGIOSO DESCRITO NO APOCALIPSE. O FALSO SISTEMA POLÍTICO É IMPREGNADO PELO ANTICRISTO, E O FALSO SISTEMA RELIGIOSO É IMPREGNADO PELO FALSO PROFETA (Ap.19:20). PODEMOS CONJECTURAR, BASEANDO-SE NESTES DADOS, QUE O FALSO PROFETA É O PAPADO, POR ESTES MESMOS PONTOS PRINCIPAIS: (1) É CENTRALIZADO EM ROMA (Ap.17:18; Ap.17:9); (2) É UM FALSO SISTEMA RELIGIOSO; e (3) A SOMA DO TERMO A ELE DESIGNADO “VICARIVS FILII DEI” OBTÉM-SE O NÚMERO “666” (Ap.13:18). QUANTO AO ANTICRISTO (LÍDER POLÍTICO), PODEMOS CONJECTURAR QUE É ALGUÉM QUE: (1) A SOMA DO NÚMERO DO SEU NOME DÁ “666” (Ap.13:17); (2) SERÁ O “OITAVO REI” (Ap.17:11); (3) GOVERNARÁ SOBRE AS DEZ PRINCIPAIS NAÇÕES (Ap.19:7); e (4) NA METADE DA TRIBULAÇÃO DESTRUIRÁ O FALSO SISTEMA RELIGIOSO E FICARÁ ABSOLUTO NO PODER (Ap.17:16).
.
ABRAÇOS.

 

 

 

 

 

 

REFUTAÇÃO DE ARGUMENTOS CONTRA A AUTORIDADE DO ANTIGO TESTAMENTO

 

Obs: O tamanho do artigo, extenso demais, pode ser visto aqui neste site espírita. (Marc, Mato Grosso – 18/01/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC. COMO O TEXTO ACIMA É DEMASIADAMENTE GRANDE, VOU RESPONDÊ-LO POR PARTES. EM MINÚSCULA VEM A CITAÇÃO COLOCADA E EM MAIÚSCULO AS MINHAS RESPOSTAS:
.
AFIRMAÇÃO:
“Vejamos no 1º dia cria a luz e separa a luz das trevas e no 4º dia cria o sol a lua e as estrelas, coloca-os nos céus para que separassem a luz das trevas, ora para nós que habitamos a Terra a nossa luz provem justamente do sol, da lua e das estrelas que foram criados no 4º dia, então que luz é essa que foi criada no 1º dia? Ou será que Deus tinha esquecido que havia criado a luz e a criou novamente?”
.
CONTRA-ARGUMENTAÇÃO: É VERDADE QUE O SOL SÓ FOI CRIADO NO QUARTO DIA, MAS O AUTOR DO TEXTO ACIMA SE ESQUECE QUE O SOL NÃO É A ÚNICA FONTE DE LUZ DO UNIVERSO.ADEMAIS, TAMBÉM É BEM POSSÍVEL QUE ELE JÁ FOSSE EXISTENTE DESDE O PRIMEIRO DIA, TENDO APARECIDO VISIVELMENTE APENAS COM A DISSIPAÇÃO DA NEBLINA NO QUARTO DIA. NÓS VEMOS LUZ NUM DIA NUBLADO, MESMO QUANDO NÃO NOS É POSSÍVEL VER O SOL. NO PRIMEIRO DIA DA CRIAÇÃO, DEUS FEZ A LUZ. NO QUARTO DIA, ELE CRIOU UM ASTRO QUE EMANA ESSA LUZ, POIS A CONTÉM. ORA, A LUZ NÃO VEM SOMENTE DO SOL, MAS É UM COMPONENTE DESTE ENQUANTO ASTRO LUMINOSO.
.
SENDO QUE É BEM SABIDO QUE É NECESSÁRIO QUE OS COMPONENTES EXISTEM ANTES DO SER COMPOSTO, É UMA CONCLUSÃO ÓBVIA QUE A LUZ DEVIA EXISTIR ANTES DO SOL, EXATAMENTE COMO NOS MOSTRA A BÍBLIA! ASSIM VEMOS QUE NO PRIMEIRO DIA DEUS CRIOU A LUZ ENQUANTO SER. A PRÓPRIA CIÊNCIA CORROBORA COM OS FATOS, POIS ATRIBUI AO “BIG-BANG” UMA “EXPLOSÃO DE LUZ”. ORA, O “BIG-BANG” FOI EXATAMENTE O PONTO INICIAL DO UNIVERSO. NÃO EXISTIA TEMPO OU ESPAÇO ANTES DO BIG-BANG.
.
SENDO QUE FOI A PARTIR DO BIG-BANG QUE HOUVE UMA “EXPLOSÃO DE LUZ”, CONCLUI-SE OBJETIVAMENTE QUE A LUZ FOI CRIADA NO PRIMEIRO DIA. ASSIM VEMOS QUE EM TUDO A CIÊNCIA CONCORDA COM A BÍBLIA: A LUZ FOI CRIADA NO PRIMEIRO DIA, A PARTIR DA EXPLOSÃO DO BIG-BANG (INÍCIO DE TEMPO E ESPAÇO), E O SOL DEVERIA SER, PORTANTO, CRIADO ALGUM TEMPO DEPOIS DISSO (NO CASO, NO QUARTO DIA). PORTANTO, A CIÊNCIA CONCORDA COM A BÍBLIA, QUE MAIS UMA VEZ É APOIADA PELOS FATOS CIENTÍFICOS COMO NENHUM OUTRO LIVRO ANTIGO (OU ATUAL) JÁ CONSEGUIU SER!
.
AFIRMAÇÃO:
“Seguindo em frente veremos a criação do homem e Deus proibindo-o de comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, dizendo que se dela comesse morreria, depois criou, também a mulher. Vem a serpente e induz a mulher a comer do fruto da árvore e esta por sua vez induz o homem. Ao perceber isto Deus castiga a serpente, o homem e a mulher. Perguntaríamos: quando foi que o homem e a mulher souberam que o que tinham feito não estava correto, não foi após comerem o fruto proibido? Ou seja, até este momento eles agiram sem conhecimento do que era o bem ou o mal, assim sendo o castigo então foi aplicado em inocentes?”
.
CONTRA-ARGUMENTAÇÃO: ISSO É MAIS DEVIDAMENTE EXPLANADO NO MEU ARTIGO SOBRE “ENTENDENDO OS DESÍGNOS DE DEUS” E “POR QUE O MAL EXISTE?”, MAS RESUMIDAMENTE, O QUE ACONTECE É QUE AO COMEREM DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, OS SERES HUMANOS PASSARAM A TER A PLENA CIÊNCIA COMPLETA DO SALÁRIO DO PECADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS MORTAIS. FOI A PARTIR DESSE FRUTO PROIBIDO QUE O PECADO PASSOU A HABITAR NO MUNDO. TODOS NÓS FOMOS CRIADOS COM O LIVRE-ARBÍTRIO, ANTES MESMO DE COMERMOS DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL.
.
ESTE LIVRE-ARBÍTRIO TEM RESPEITO AO LIVRE DIREITO DE ESCOLHA QUE OS SERES HUMANOS TEM. SE NÃO FOSSE ASSIM, ADÃO E EVA NÃO PODERIAM ESCOLHER SE COMERIAM DO FRUTO OU NÃO. DEUS COLOCOU A ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL NO JARDIM DO ÉDEN PARA DAR A ELES UMA ESOLHA, ENTRE OBEDECER OU NÃO A ELE. ADÃO E EVA TINHAM A LIBERDADE DE ESCOLHA ENTRE COMER OU NÃO DAQUELE FRUTO PROIBIDO. QUANDO, CONTUDO, ELES COMERAM DO FRUTO PROIBIDO, FICARAM PLENAMENTE CIENTES DAS CONSEQUENCIAS E DOS EFEITOS REAIS DAQUILO QUE ESTAVAM COMETENDO.
.
NOUTRAS PALAVRAS, ELES JÁ POSSUÍAM O LIVRE-ARBÍTRIO PARA DECIDIREM ENTRE O CERTO E O ERRADO, MAS A PLENITUDE DE BEM E MAL SÓ FOI DESCOBERTA APÓS TEREM TIDO PARTICIPAÇÃO NO FRUTO DA ÁRVORE DA CIÊNCIA DO BEM E DO MAL, QUANDO TIVERAM A NATUREZA DELES (QUE ERA NATURALMENTE NEUTRA) TRANSFORMADA A SER NATURALMENTE MÁ. COMO DISSE PAULO, “NÃO HÁ NADA DE BOM EM MIM, ISTO É, EM MINHA CARNE” (Rm.7:18). ANTES DA QUEDA, O SEU CONHECIMENTO ACERCA DO CERTO E ERRADO TEM A VER COM A NATUREZA DELES, E DEPOIS DA QUEDA, TEM RELAÇÃO COM O ESTADO DELES. PELA CRIAÇÃO, ADÃO NÃO ERAM CONHECEDERES PLENOS DE BEM E DO MAL. MAS, SENDO QUE ELE PECOU, ELE CONHECEU O BEM E O MAL. SENDO ASSIM, NÃO HÁ CONFLITO ALGUM ENTRE O RELATO DO GÊNESIS E A MORAL DIVINA.
.
ARGUMENTAÇÃO:
“À serpente Deus disse: "Porque fizestes isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; - andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida". (Gênesis 3, 14) Pelo castigo que sofreu quer dizer que antes ela andava sobre patas?”
.
CONTRA-ARGUMENTAÇÃO: SIM, EXATAMENTE. NÃO SABEMOS QUANTAS ERAM EXATAMENTE AS PATAS SOBRE AS QUAIS ANDAVAM AS SERPENTES, MAS PODEMOS TER A CERTEZA DE QUE ELAS ANDAVAM SOBRE PATAS, E ISSO – OBVIAMENTE – É CONFIRMADO CIENTIFICAMENTE. ALIÁS, TUDO NA BÍBLIA É CONFIRMADO CIENTIFICAMENTE. EU ACHO QUE A CIÊNCIA DEVERIA SE BASEAR NA BÍBLIA, ANTES QUE A TODA HORA TER QUE VOLTAR ATRÁS E CONFESSAR QUE ELA ESTAVA ERRADA E A BÍBLIA COM A RAZÃO. NO FINAL DAS CONTAS, A SAGRADA ESCRITURA MOSTRA, COMO SEMPRE, SER RESPALDADA CIENTIFICAMENTE E ARQUEOLOGICAMENTE, COMPROVANDO SEMPRE AS VERDADES BÍBLICAS EM PAUTA. DE ACORDO COM A CIÊNCIA, AS SERPENTES ERAM ANIMAIS TERRESTRES, DOTADAS DE ROBUSTAS PATAS POSTERIORES. OS CIENTISTAS CONSEGUIRAM DESCOBRIR QUE AS SERPENTES TINHAM PATAS. AS PRIMEIRAS SERPENTES PROVAVELMENTE ERAM ANIMAIS TERRESTRES, DOTADAS DE ROBUSTAS PATAS POSTERIORES E QUE ESCAVAVAM, E NÃO DESCENDENTES DE ANIMAIS AQUÁTICOS QUE TERIAM EMIGRADO PARA A TERRA FIRME, COMO PREGAVA ERRONEAMENTE A TEORIA DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES.

 

A BÍBLIA SAI NA FRENTE, E DARWIN NOVAMENTE ATRÁS! DE ACORDO COM O ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA “NATURE”, UM ESQUELETO QUASE COMPLETO DE UMA SERPENTE QUE, PARA ELES, TERIA UNS “65 MILHÕES DE ANOS” (OS CIENTISTAS SEMPRE COSTUMA LANÇAR AS BASES DE UMA NOVA TEORIA PARA TEMPOS BEM REMOTOS, É CLARO) ENCONTRADA NA REGIÃO DA PATAGÔNIA, PROVA QUE ELAS DISPUNHAM DE UM OSSO SACRO E OUTROS OSSOS DA PÉLVIS QUE UNEM A ESPINHA DORSAL, ALÉM DE OUTROS RESTOS DAS PATAS TRASEIRAS DE UM RÉPTIL. ADEMAIS, A ROBUSTEZ DAS PATAS DA SERPENTE FÓSSIL FAZ PENSAR EM UM ANIMAL QUE TINHA O COSTUME DE ESCAVAR COM ELAS. MAIS TARDE, OS DESCENDENTES DA ESPÉCIE DESCRITA PERDERAM O OSSO SACRO (PRESUMIVELMENTE DEPOIS DA QUEDA E DA MALDIÇÃO) E PASSARAM A MUDAR O ESTILO DE VIDA. VEJA O ARTIGO PUBLICADO NA “CIÊNCIA HOJE” SOBRE A SERPENTE ENCONTRADA COM PATAS:
.
CLIQUE AQUI PARA IR AO ARTIGO

 

.
E DÊ TAMBÉM UMA OLHADINHA NESTA OUTRA SERPENTE (BEM ATUAL) QUE CHEGOU ATÉ A CRIAR PERNAS COM PATAS, DEDOS E TUDO MAIS...
.
CLIQUE AQUI PARA VER A SERPENTE COM PATAS

 

E ISSO NOS PROVA CLARAMENTE QUE, EM SUA ORIGEM, AS COBRAS ANDAVAM SOBRE PATAS! ORA, COMO É QUE UM HOMEM SIMPLES COMO MOISÉS, HÁ QUASE TRÊS MIL E QUINHENTOS ANOS ATRÁS, IRIA CONSEGUIR IMAGINAR E ADIVINHAR QUE A SERPENTE ANDAVA EXATAMENTE SOBRE PATAS NO PRINCÍPIO DE TUDO? POR QUE ESSA VERDADE NÃO EXISTE EM NENHUMA MITOLOGIA PAGÃ, MAS APENAS NA BÍBLIA SAGRADA? POR QUE OS ATEUS AMAM ZOMBAR DAS HISTÓRIAS BÍBLICAS, MAS SE CALAM DEPOIS DE VEREM UMA POR UMA DE SUAS CALÚNIAS SENDO DERRUBADAS E CAINDO POR TERRA A TODO MOMENTO? É ÓBVIO QUE MOISÉS ESCREVIA O GÊNESIS INSPIRADO PELO ESPÍRITO SANTO. ELE NÃO IRIA INVENTAR UMA “HISTORINHA INFANTIL” QUE DE TÃO INFANTIL CHEGOU A SER CONFIRMADA CIENTIFICAMENTE, TRÊS MIL E QUINHENTOS ANOS ANTES DA PRÓPRIS CIÊNCIA!
.
ARGUMENTAÇÃO:
“Vejamos: após Caim matar a Abel sobraram Adão, Eva e o próprio Caim, como se justifica seu medo de alguém querer matá-lo? Será que Deus esqueceu-se que não havia na Terra mais ninguém, não precisava, portanto de marcá-lo para que não o matassem, não é mesmo? Depois que Caim saiu daquela região encontra com uma mulher com quem tem um filho e chega até a fundar uma cidade, perguntamos: que mulher era esta? Que povo era este que foi habitar a cidade que fundou?”
.
CONTRA-ARGUMENTAÇÃO: É, PARECE QUE O AMIGO QUE CRIOU ESTE TEXTO NÃO SABE QUE ADÃO E EVA TIVERAM “FILHOS E... FILHAS” (Gn.5:4). O FATO DE ADÃO E EVA TEREM DADO A LUZ À FILHAS JÁ ELIMINA DE CARA O SUPOSTO “PROBLEMA” DA MULHER DE CAIM. QUANTO AO “POVO”, O CRIADOR DO TEXTO SE ESQUECE QUE NAQUELA ÉPOCA ERA COMUM AS PESSOAS MORREREM COM MAIS DE 800 OU 900 ANOS. A MÉDIA ERA 912 ANOS. MATUSALÉM CHEGOU A VIVER 969 ANOS (Gn.5:27). PENSE NO NÚMERO DE PESSOAS QUE NASCEM DENTRO DE UM PERÍODO DE NOVE SÉCULOS! NÃO APENAS OS [VÁRIOS] FILHOS E FILHAS DE ADÃO E EVA (POIS NAQUELES TEMPOS ERA BEM COMUM TER UM NÚMERO MUITO GRANDE DE FILHOS) E SOME A ISSO OS FILHOS DOS FILHOS, DOS FILHOS, DOS OUTROS FILHOS, ETC; DURANTE VÁRIAS GERAÇÕES, E VEMOS QUE TEMOS UM NÚMERO MUITO CONSIDERÁVEL DE PESSOAS HABITANDO POR ESTA TERRA JÁ NAQUELA ÉPOCA!
.
TEMOS QUE RESSALTAR QUE A BÍBLIA NÃO NOS MOSTRA EM QUAL ANO QUE CAIM MATA ABEL E, PORTANTO, SE DATARMOS TAL ACONTECIMENTO JÁ A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SUAS VIDAS, JÁ VEMOS VÁRIAS GERAÇÕES DE FILHOS, NETOS E BISNETOS HABITANDO JUNTOS. O NÚMERO DEMASIADO DE FILHOS, UNIDO COM O NÚMERO DEMASIADO DE GERAÇÕES, ACABAM RESULTANDO QUE SIM – JÁ EXISTIAM “POVOS” NAQUELA ÉPOCA, E CERTAMENTE UM NÚMERO CONSIDERÁVEL DE PESSOAS QUE IRIAM TENTAR TIRAR A VIDA DE CAIM PELO MAL QUE ELE FEZ AO SEU IRMÃO ABEL. POR ISSO, NÃO FOI INÚTIL O ATO DE DEUS MARCÁ-LO NA TESTA A FIM DE QUE ELE NÃO FOSSE MORTO PELAS OUTRAS PESSOAS QUE VIVAM NAQUELA ÉPOCA.
.
ARGUMENTAÇÃO:
“Em Gênesis 6, 3: “O Senhor então disse: "Meu espírito não permanecerá para sempre no homem, porque todo ele é carne, e a duração de sua vida será só de cento e vinte anos". Apesar disto encontramos pessoas que viveram muito além deste tempo: Adão 930 anos, Set 912 anos, Enos 905 anos, Cainan 910 anos, Malaleel 895 anos, Jared 962 anos, Henoc 365 anos, Matusalém 969 anos, Lamec 777 anos, Noé 950 anos, Sem 600 anos, Arfaxad 435 anos e Salé 430 anos, conforme podemos ler no capítulo 5 da Gênesis.”
.
CONTRA-ARGUMENTAÇÃO: O AMIGO SÓ ESQUECEU DE MENCIONAR QUE TODAS ESSAS PESSOAS VIVERAM ESTE NÚMERO TODO DE ANOS ANTES E NÃO DEPOIS DESTA PALAVRA DIVINA. ATÉ O CAPÍTULO CINCO DE GÊNESIS AS PESSOAS COSTUMAVAM VIVER ESTE ELEVADO NÚMERO DE ANOS, CONQUANTO QUE, COM A MENSAGEM DIVINA DO CAPÍTULO 6, OS DIAS DOS SERES HUMANOS PASSARAM A SER, EM MÉDIA, DE 120 ANOS. PORTANTO, NÃO EXISTE NENHUM TIPO DE INCOERÊNCIA AQUI! JÁ EM MOISÉS, JÁ ERA NOS RELATADO QUE OS DIAS DO HOMEM SERIAM SETENTA (Sl.90:10). “COINCIDENTEMENTE”, ESTA É EXATAMENTE A MÉDIA DE VIDA NA MAIORIA DOS PAÍSES DE TODO O MUNDO.
.
ARGUMENTAÇÃO:
“Mas voltemos um pouco a Gênesis, 6, 56: “O Senhor viu que a maldade dos homens era grande na terra, e que todos os pensamentos do seu coração estavam continuamente voltados para o mal. O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor". Se Deus chegou a arrepender-se de ter criado o homem Ele não foi onisciente, um dos seus atributos indispensáveis, sem o qual não seria um Deus. Então falhou ao criar o homem?”
.
CONTRA-ARGUMENTAÇÃO: ISTO JÁ FOI REFUTADO AQUI NESTE SITE. É CLARO QUE DEUS NÃO FALHOU EM CRIAR O HOMEM, MAS ISSO NÃO IMPEDE DE QUE ELE FIQUE TRISTE COM CERTAS ATITUDES NOSSAS. É COMO SE UM FILHO SEU SE PERDESSE TEMPORARIAMENTE, O QUE VOCÊ FARIA? VOCÊ IRIA DESEJAR NUNCA TER TIDO ELE COMO FILHO? OU IRÁ CONCEDER-LHE ARREPENDIMENTO, DA MESMA FORMA QUE DEUS FEZ CONOSCO MEDIANTE O SACRIFÍCIO VICÁRIO DE CRISTO JESUS POR NÓS? É CLARO QUE A SEGUNDA OPÇÃO. NENHUM PAI OU MÃE HONESTO IRÁ DESEJAR NUNCA TER TIDO UM FILHO POR CAUSA DE ALGUM DESVIO DELE. TODOS OS PAIS, ANTES MESMO DE TEREM UM FILHO, JÁ SABEM QUE ELES IRÃO SE DESVIAR ALGUM DIA DE ALGUMA MANEIRA, MAS MESMO ASSIM PREFEREM TER O FILHO DO QUE NÃO TÊ-LO.
.
ACONTECE A MESMA COISA COM DEUS. ELE SE ENTRISTECE QUANDO NOS DESVIAMOS DOS CAMINHOS DELE (COMO QUALQUER PAI FICARIA), MAS ELE AINDA ASSIM CONCEDEU ARREPENDIMENTO PARA A VIDA PARA TODOS NÓS, POR SUA INFINITA E MISERICÓRDIA GRAÇA! ISSO É A GRAÇA DE DEUS! POIS, “ONDE ABUNDOU O PECADO, SUPERABUNDOU A GRAÇA” (Rm.5:20)! DEUS SE AGRADOU COM O QUE ELE CRIOU, MAS NÃO TEVE PRAZER ALGUM COM O QUE O PECADO FEZ EM SUA PERFEITA CRIAÇÃO.QUANDO DEUS DIZ QUE ELE SE “ARREPENDEU” DE TER CRIADO O SER HUMANO, ELE NÃO ESTÁ DIZENDO RESPEITO AO ARREPENDIMENTO QUE CADA UM DE NÓS TEM, MAS SIM A UMA EXPRESSÃO DE LINGUAGEM ANTROPOMÓRFICA QUE DE FORMA FIGURATIVA INDICA O PROFUNDO SENTIMENTO DE TRISTEZA COMO CONSEQUÊNCIA DO PECADO.
.
NESTE SENTIDO, SE “ARREPENDEU” SE ASSEMELHA SIMPLESMENTE COM “ENTRISTECEU”, COMO TRADUZEM ALGUMAS VERSÕES, COMO A NTLH, QUE DIZ: “DEUS FICOU MUITO TRISTE POR HAVER FEITO OS SERES HUMANOS. O SENHOR FICOU TRISTE E COM O CORAÇÃO PESADO” (Gn.6:6). É ÓBVIO QUE DEUS PODE FICAR TRISTE CONOSCO, ASSIM COMO QUALQUER PAI FICA TRISTE COM CERTAS ATITUDES DOS SEUS FILHOS. MAS ISSO CERTAMENTE NÃO SIGNIFICA QUE ELE QUERIA REALMENTE VOLTAR ATRÁS NO TEMPO E NÃO TER CRIADO COISA NENHUMA. SE ESSA FOSSE A OCASIÃO, ELE TERIA ENTÃO FEITO ISSO OU, COM A SUA ONISCIÊNCIA, NÃO TERIA CRIADO O HOMEM. MAS ELE CRIOU, E COM PROFUNDO AMOR, NOS CONCEDEU ARREPENDIMENTO PARA A VIDA ETERNA MEDIANTE A MORTE DE SEU FILHO AMADO NA CRUZ DO CALVÁRIO.
.
QUANTO AOS DEMAIS ARGUMENTOS SOBRE AS PASSAGENS DO ANTIGO TESTAMENTO, CREIO QUE NÃO SEJA CANSATIVO AQUI PASSAR DE NOVO OS CONCEITOS SOBRE REVELAÇÃO GRADUAL E REVELAÇÃO FINAL, SOBRE SOMBRA E SOBRE A SUA REALIDADE, SOBRE ANTIGO E SOBRE NOVO TESTAMENTO. JESUS DISSE:
.
“Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir” (Mt.5:17)
.
QUANDO JESUS DIZ QUE NÃO VEIO PARA ABOLIR A LEI, SIGNIFICA QUE ELE NÃO ESTAVA AQUI PARA “PASSAR A BORRACHA” E RISCAR COMPLETAMENTE A LEI DE MOISÉS, MAS PARA DAR O SEU SENTIDO COMPLETO, OU SEJA, FAZER COM QUE AS “SOMBRAS” DO ANTIGO TESTAMENTO TIVESSEM UMA APLICAÇÃO PRÁTICA COM A LUZ DO NOVO TESTAMENTO. O AUTOR DE HEBREUS EXPLICA ISSO NAS SEGUINTES PALAVRAS:
.
“A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos” (Hb.10:1)
.
OU SEJA, A LEI É UMA “SOMBRA”. O QUE JESUS FEZ NÃO FOI “ABOLIR” OU “APAGAR” A SOMBRA, MAS SIM REVELAR PELA LUZ DO EVANGELHO DE CRISTO O SEU SENTIDO COMPLETO, ISTO É, A SUA REALIDADE. O AUTOR DE HEBREUS TAMBÉM FALA SOBRE ISSO:
.
“Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: "Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte" (Hb.8:5)
.
OU SEJA, O SANTUÁRIO TERRENO DOS JUDEUS É UMA SOMBRA (FIGURA, IMAGEM) DO VERDADEIRO, QUE É O SANTUÁRIO CELESTIAL. SEMELHANTEMENTE, MUITOS CORDEIROS ERAM SACRIFICADOS NO AT COMO SACRIFÍCIO PELO PECADO. POR QUE NÃO MAIS SACRIFICAMOS CORDEIROS PARA LIMPAR OS NOSSOS PECADOS? PORQUE JESUS, O “CORDEIRO DE DEUS” (Jo.1:36), DEU A SUA VIDA “POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE” (Jo.10:18) POR TODOS NÓS; É NELE QUE SE CUMPRE A “SOMBRA” DO AT, E É ELE QUEM “TIRA OS PECADOS DO MUNDO” (1Jo.2:2). OU SEJA, A FIGURA VETEROTESTAMENTÁRIA TEVE UMA APLICAÇÃO PRÁTICA EM JESUS CRISTO. JESUS NÃO VEIO PARA “ABOLIR” A LEI, MAS PARA TRAZER A REALIDADE DAS FIGURAS PROFÉTICAS DO ANTIGO TESTAMENTO. A VERSÃO DA NTLH É MUITO FELIZ NA TRADUÇÃO DESTE VERSO, TRADUZINDO DESTA MANEIRA:
.
“Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para ACABAR COM ELES, mas para dar o seu SENTIDO COMPLETO” (Mt.5:17)
.
OU SEJA, JESUS NÃO ESTAVA PASSANDO A BORRACHA NA LEI DE MOISÉS, MAS SIM TRAZENDO LUZ ÀS SOMBRAS E REVELANDO AS FIGURAS PROFÉTICAS DO AT DANDO O SEU SENTIDO COMPLETO. DESDE MODO, NÃO PODEMOS PASSAR A BORRACHA NO ANTIGO TESTAMENTO E JOGARMOS TUDO O QUE LÁ FOI ESCRITO PARA A LATA DO LIXO; PELO CONTRÁRIO, DEVEMOS HONRAR COMO PARTE DA PRÓPRIA ESCRITURA, ANTIGO E NOVO TESTAMENTO, EM QUE O NT É UM CUMPRIMENTO DO AT. JESUS CRISTO É A VERDADE (Jo.14:6), E ELE DECLAROU AO PAI QUE “A TUA PALAVRA É A VERDADE” (Jo.17:17). NÃO HÁ COMO IMAGINARMOS QUE PODERIA HAVER ALGUMA MENTIRA INCLUÍDA NAS ESCRITURAS, POIS ISSO FARIA DE DEUS UM MENTIROSO, MAS “AS TUAS PALAVRAS SÃO EM TUDO VERDADE” (Sl.119:160). EM TUDO – INCLUSIVE NO ANTIGO TESTAMENTO!
.
O ANTIGO TESTAMENTO É A PALAVRA DE DEUS TANTO QUANTO O NOVO E, POR ISSO, NÃO PODE MENTIR E NEM SER CONSIDERADO COMO FALSO. JESUS REFERIU-SE AO ANTIGO TESTAMENTO COMO SENDO A “PALAVRA DE DEUS”, QUE “NÃO PODE FALHAR” (Jo.10:30). ELA VEIO “DA BOCA DE DEUS” (Mt.4:4) E, POR ISSO, NÃO CONTÉM HERESIAS. JESUS CONFIRMOU VÁRIAS VEZES QUE O ANTIGO TESTAMENTO ERA A PALAVRA DE DEUS AO AFIRMR AOS FARISEUS QUE ELES ESTAVAM “INVALIDANDO A PALAVRA DE DEUS” PELA SUA PRÓPRIA TRADIÇÃO” (Mc.7:13). PAULO TAMBÉM DECLARA A MESMA POSIÇÃO AO REFERIR-SE ÀS ESCRITURAS COMO SENDO “A PALAVRA DE DEUS” (Rm.9:6).. ENQUANTO PAULO LHES EXPUNHA AS ESCRITURAS (AT), A BÍBLIA AFIRMA QUE ELE EXPUNHA A “PALAVRA DE DEUS” (At.13:44; At.18:11).
.
OS CRISTÃOS QUE FORAM DISPERSOS ANUNCIAVAM A “PALAVRA DE DEUS” (At.13:5), TENDO COMO ÚNICA FONTE DE FÉ EXATAMENTE O ANTIGO TESTAMENTO. IGUALMENTE, O AUTOR DE HEBREUS AFIRMA QUE ELES PRECISAVAM SEREM ENSINADOS “NOVAMENTE SOBRE OS PRINCÍPIOS ELEMENTARES DA PALAVRA DE DEUS” (Hb.5:12). O ÚNICO LUGAR ONDE OS HEBREUS ERAM ENSINADOS ERA NAS ESCRITURAS; O AUTOR DE HEBREUS, PORTANTO, A COLOCA COMO SENDO A “PALAVRA DE DEUS”. ISSO TUDO NOS MOSTRA QUE O ANTIGO TESTAMENTO ERA CONSIDERADO COMO “PALAVRA DE DEUS”, E DEUS NÃO FALHA E NEM ENGANA. É BEM NOTÓRIO QUE “AS SAGRADAS LETRAS SÃO CAPAZES DE TORNÁ-LO SÁBIO PARA A SALVAÇÃO MEDIANTE A FÉ EM CRISTO JESUS, PORQUE TODA A ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS E ÚTIL PARA O ENSINO, PARA A REPREENSÃO, PARA A CORREÇÃO E PARA A INSTRUÇÃO NA JUSTIÇA, PARA QUE O HOMEM DE DEUS SEJA APTO E PLENAMENTE PREPARADO PARA TOA BOA OBRA” (2Tm.4:15-17).
.
ASSIM, CARO MARC, CREIO EU QUE NÓS DEVEMOS SEGUIR O ANTIGO E O NOVO TESTAMENTO COMO SENDO A “PALAVRA DE DEUS”, COMO REGRA E FUNDAMENTO DE FÉ E DOUTRINA, AMBOS OS TESTAMENTOS, MAS SEMPRE SABENDO QUE O NOVO TESTAMENTO É UM CUMPRIMENTO DAS FIGURAS PROFÉTICAS DO AT. ASSIM, DEVEMOS SEGUIR E OBSERVAR A REALIDADE DO NOVO TESTAMENTO, SEM DE MANEIRA NENHUMA “PASSARMOS A BORRACHA” OU EXCLUÍRMOS OS ENSINOS DO AT, QUE IGUALMENTE É INSPIRADO PELO ESPÍRITO SANTO. APENAS DEVEMOS TER CIÊNCIA DAQUILO QUE É SOMBRA E DAQUILO QUE JÁ É A REALIDADE; DAQUILO QUE É FIGURA E DAQUILO QUE É CUMPRIMENTO.
.
GRANDE ABRAÇO!!!
.
“Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3.14-17)

 

 

 

 

 

 

O INFERNO-GEENA E A DOUTRINA DA TRINDADE

 

Olá, Lucas.
Jesus disse que é melhor vc arrancar um olho do que o seu corpo ser levado todo para o {fogo do inferno}, a pergunta é: O que Jesus diz aí "fogo do inferno" é simbólico ou é verdade? Se for verdade então vai ser parecida com aquela do pagão q diz que existia um Hades que morava no inferno.
Se existi mesmo o inferno (fogo do inferno) então quer dizer que Deus que é amor(1 João 4:8) criou um fogo deste só pra tormentar os ímpios? Que Deus é este? Eu estava lendo sobre a imortalidade da Alma mas sobre esta passagem bíblica que Jesus disse não apareceu lá para me explicar. Outra pergunta: Você disse sobre a trindade que você mandou para mim que é do Norman Geisleir que diz que Deus é três mas é UM. A pergunta é: Como explicar a Trindade? É um mistério? Como pode Deus ser três pessoas mas é um? Em Hebreus diz que Deus é Pai de Jesus. Como pode um Pai do Filho ser a mesma pessoa? Por exemplo: Eu sou Pai de Jesus Cristo mas o meu filho é eu. Que coisa meio complicada! A única coisa que me pertuba é isso. E tem mais a sua religião obedece as palavras de Pedro quando diz que as mulheres tem que ficar caladas na igreja? Pedro diz isso. Embora que eu nunca vi nenhuma ser humana obedecendo estas palavras. Agora é a mais complicada: Nós estamos sózinhos no mundo? Eu sei que existe Anjos e demonios mas eu estou falando algo sobre cientifico nao sobre angelogia, tá? Existe vida no outro mundo.
Eu estava vendo um site aqui que diz que os cientistas conseguiram encontrar um mundo parecido com o nosso Planeta Azul. Existe extraterreste(não-demonio) que existe vida em outro planeta? Eu acho que existe mas eles nao podem visitar nós, certo? So quem pode visitar são os demonios que fingem ser um extraterrestre. Essas são as três perguntas que eu quero que me responda: O que Jesus diz sobre o fogo do inferno é literal ou simbólico? Como explicar a Trindade? Existe extraterrestre(i.e..não-demonio) em outro mundo? (Marc, Mato Grosso – 07/01/2011)
.
Resposta - OI, MARC.
RESPONDENDO AS SUAS QUESTÕES:
.
VOCÊ PERGUNTOU:
“O que Jesus diz sobre o fogo do inferno é literal ou simbólico?”
.
É LITERAL, MAS VOCÊ ESTÁ CONFUNDINDO O HADES COM O GEENA. NO ORIGINAL GREGO, A PASSAGEM POR VOCÊ UTILIZADA (Mateus 5:30) MOSTRA O “GEENA” COMO O LUGAR ONDE OS ÍMPIOS SERÃO LANÇADOS, E NÃO O “HADES”:
.
Mateus 5
30 kai ei ê dexia sou cheir skandalizei se ekkopson autên kai bale apo sou sumpherei gar soi ina apolêtai en tôn melôn sou kai mê olon to sôma sou tsb=blêthê eis GEENNAN a=apelthê.
.
EU FALO BASTANTE SOBRE ISSO NO LIVRO "A LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA".

 

.
GeenaEsse lugar de tormento ainda está para ser inaugurado, sendo esse sim o lugar onde contém fogo, o elemento típico do inferno [de acordo com a teologia popular]. Este sim é o “lago de fogo”, mas que será inaugurado apenas após o milênio (ver Apocalipse 20). Em todas as citações de Cristo sobre o lugar do choro e ranger de dentes, a referência era ao geena, e não a algum outro lugar (cf. Mt.8:12; 13:42; 13:50; 22:13; 24:51; 25:30). Quando Cristo usa “inferno”, no original é “geena” e se refere não a um inferno existente, mas ao lago de fogo que existirá depois do milênio (cf. Ap.20).
.
Sempre quando vemos Cristo mencionar o local de tormento para onde serão lançados os ímpios, ao local de choro e ranger de dentes, a referência é ao geena. Isso também nos ajuda a compreender que o verdadeiro inferno ainda está para ser inaugurado, sendo que subsistirá aqui na terra (cf. Ap.20:7-10), antes dela ser restaurada e dar lugar a “novos céus e nova terra” (cf. Ap.20:1), “e o mar já não existe” [nem o lago de fogo] (cf. Ap.21:1).
.
O que era o geena? – Geena era o nome dado ao Vale de Hinon, que se localizava ao sul de Jerusalém. Era um verdadeiro “lixão público”, local onde se deixavam os resíduos, bem como toda a sorte de cadáveres de animais e malfeitores, e imundícies de todas as espécies, recolhidas da cidade.
.
Neste local, era aceso um “fogo que nunca se apagava”, pelo fato de que estava constantemente aceso, tendo em vista que suportava todos os tipos de lixo e carniça que eram ali despejados. Os dejetos que não eram rapidamente consumidos pela ação do fogo, eram consumidos pela devastação dos vermes que ali se achavam – um cenário muito típico de um verdadeiro lixão público – que devoravam as entranhas dos cadáveres dos impenitentes que lá eram lançados, em um espetáculo realmente aterrador.
.
Por isso mesmo, o fogo não podia ser apagado, para a preservação da saúde do povo que viva naquelas redondezas. Este quadro histórico do “Vale de Hinon” ou “Geena”, também é o quadro espiritual do fim dos pecadores que, de acordo com a Bíblia, seriam ali lançados. Este é exatamente o quadro relatado por Isaías, no último capítulo de seu livro:
.
“E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne” (cf. Isaías 66:24)
.
Exatamente o mesmo cenário histórico é retratado por Isaías como o cenário do juízo final. Isaías não contemplava “almas” ou “espíritos” entre as chamas, mas sim cadáveres. Não existe vida eterna no geena. O geena era um local de impurezas, e no Reino de Deus “não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro” (cf. Ap.21:27). Aquilo que era de impureza era lançado no geena para ser completamente consumido e devorado pelo fogo e pelos vermes; o mesmo cenário da sorte final dos pecadores!
.
“Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira” (cf. Ap.22:15). É evidente que tal quadro será completamente transformado por Deus para dar lugar aos “Novos céus e Nova terra”, prometidos por Deus tanto em Isaías como no Apocalipse (cf. Is.66:22; Ap.21:1). Nesta nova ordem não existe geena e nem algo que seja repugnante, mas “Deus é tudo em todos” (cf. 1Co.15:28), e “eis que faço novas todas as coisas!” (cf. Ap.21:5)
.
“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” (cf. Apocalipse 21:4)
.
RESUMINDO, O GEENA É UM LOCAL DE TORMENTO ATÉ CADA UM PAGAR DE ACORDO COM AS SUA OBRAS (TEMPO E CASTIGO SÃO VARIADOS DE ACORDO COM O QUE CADA UM FEZ POR MERECER, PODENDO SER DE “MUITOS OU POUCOS AÇOITES” – Lucas 12:47-48), E POR FIM SÃO TODOS ELIMINADOS, NA “SEGUNDA MORTE” (Ap.21:8), ISTO É, A MORTE FINAL E IRREVERSÍVEL (O GEENA É UM LOCAL DE CADÁVERES E NÃO DE ALMAS).
.
JÁ COM RELAÇÃO À TRINDADE, EU NÃO HAVIA DITO QUE O PAI E O FILHO É A MESMA PESSOA, PELO CONTRÁRIO, EU DISSE QUE O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO SÃO TRÊS PESSOAS DISTINTAS, MAS FAZENDO PARTE DA MESMA ESSÊNCIA (NATUREZA DIVINA). NÃO SÃO TRÊS PESSOAS EM UMA PESSOA, MAS SIM TRÊS PESSOAS EM UMA NATUREZA, SENDO UM EM ESSÊNCIA. VEJA NOVAMENTE O QUE FOI DITO PELO NORMAN GEISLER NO SEU “MANUAL DE DÚVIDAS, ENIGMAS E CONTRADIÇÕES DA BÍBLIA”:

 

“Deus é um em essência, mas três em pessoas. Ele tem uma só natureza, mas três centros de consciência. Isto é, há apenas um "O Que" em Deus, mas há três "Quem". Há um só ser, mas são três "Eu". Isso é um mistério, mas não uma contradição. Seria contraditório dizer que Deus é uma só pessoa, mas também três pessoas. Ou que Deus tem uma só natureza, mas também que tem três naturezas. Mas declarar, como os cristãos, que Deus é um em essência, eternamente revelado em três pessoas distintas, isso não é uma contradição”
.
CONCLUINDO, DEUS É TRÊS PESSOAS, MAS UM EM ESSÊNCIA. O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO NÃO É A MESMA PESSOA, MAS PESSOAS DIFERENTES PARTILHANDO DE UMA E MESMA NATUREZA EM IGUALDADE. COM RELAÇÃO AOS EXTRATERRESTRES, JÁ QUE VOCÊ DISSE ACIMA QUE NÃO PRECISA RESPONDER SOBRE ISSO POR CAUSA DA MINHA OUTRA RESPOSTA, ENTÃO CONFIRA LÁ NOVAMENTE AQUILO QUE EU HAVIA PASSADO (OBS: É “SAGAN”, E NÃO “BOREL”  xD).
.
FICA COM DEUS.

 

 

 

 

 

 

NOSTRADAMUS ERA UM PROFETA DE DEUS OU DO DIABO?

 

OLÁ, LUCAS.
Voltei....BOM, A PERGUNTA É: NOSTRADAMUS FOI UM PROFETA OU ADVINHADOR?DEMONIO? (Marc, Mato Grosso – 15/01/2011)

 

Resposta - OLÁ, MARC.
QUE BOM QUE VOCÊ VOLTOU!
VEJAMOS: SE NOSTRADAMUS FOSSE UM PROFETA DO DEUS VIVO, ELE ENTÃO TERIA QUE CORRESPONDER A CERTOS PRECEITOS BÍBLICOS QUE SÃO INTRÍSECOS A UM PROFETA VERDADEIRO. A PRINCIPAL DELAS É SER UM LEGÍTIMO SEGUIDOR DE JESUS CRISTO:
.
“Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha” (Lucas 11:23)
.
“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5)
.
“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim” (João 15:4)
.
“Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem” (João 15:6)
.
JESUS DISSE QUE “SEM MIM NADA PODEIS FAZER” (Jo.15:5). ENTÃO, CERTAMENTE NÃO PODE HAVER UM LEGÍTIMO PROFETA VERDADEIRO QUE DÊ PREDIÇÕES CORRETAS SE ELE NÃO ESTÁ EM CRISTO. ORA, NÃO EXISTE NENHUMA BASE OU FUNDAMENTO HISTÓRICO DE QUE NOSTRADAMUS TENHA SIDO UM VERDADEIRO CRISTÃO. NADA DO QUE É DITO SOBRE ELE NOS APONTA A UMA CONVERSÃO OU ADESÃO SUA AO VERDADEIRO CRISTIANISMO. POR NÓS MESMOS NÓS NÃO CONSEGUIMOS FAZER NADA, MUITO MENOS PROFETIZAR. OS NOSSOS DONS VEM DA PARTE DE DEUS, E “OS DONS E OS CHAMADOS DE DEUS SÃO IRREVOGÁVEIS” (Rm.11:29). PORTANTO, SE DE NÓS MESMOS NÓS NADA PODEMOS FAZER, ENTÃO NÃO PODE HAVER UM PROFETA QUE DE SI PRÓPRIO DÊ PREDIÇÕES VERDADEIRAS.
.
TAMBÉM É MUITO CURIOSO O QUE SE ENCONTRA NA INTERNET SOBRE NOSTRADAMUS. NÃO EXISTE NENHUMA PROFECIA EXATA OU ESPECÍFICA QUE TENHA VINDO DE SEUS ESCRITOS. TUDO AQUILO QUE ELE ESCREVIA SE BASEAVA EM FATOS QUE JÁ HAVIAM ACONTECIDO EM SUA ÉPOCA (COMO DEFENDEM MUITOS ESTUDIOSOS) OU DE PROFECIAS COMPLETAMENTE OBSCURAS, AS QUAIS QUALQUER UM PODE “IDENTIFICAR” QUALQUER COISA (QUALQUER COISA MESMO!) COM UMA ENORME FACILIDADE. JÁ DISSERAM ATÉ QUE ELE PROFETIZOU QUE O LULA É O ANTICRISTO! NOSTRADAMUS TERIA “PROFETIZADO” A ASCENSÃO DE LULA AO PODER NAS SEGUINTES PALAVRAS DESTE FRAGMENTO DE UM DE SEUS ESCRITOS “PROFÉTICOS”:
.
“(…) E próximo do terceiro milênio uma besta barbuda descerá triunfante sobre um condado do hemisfério sul - espalhando desgraça e a miséria."
.
“(…) Será reconhecido por não possuir seus membros superiores totalmente completos. “
.
“(…) Trará com ele uma horda que dominará e exterminará as aves bicudas e implantará a barbárie por muitas datas sobre um povo tolo e leviano.”
.
OUTRAS INFORMAÇÕES ENCONTRADAS NA INTERNET SOBRE ELE TAMBÉM NOS LEVAM AS SEGUINTES CONCLUSÕES DE QUE, PARA NOSTRADAMUS, A ESTRATÉGIA UTILIZADA PARA “PROFETIZAR” ERA A SEGUINTE:
.
1. Não seja específico o suficiente para que se prove algum erro. Seja vago e enigmático.
.
2. Escreva de tal forma que o leitor creia que você saiba algo, mesmo que não seja coisa alguma, e isto fazendo alusão a algo obscuro que você não dirá. Este procedimento aumenta a "aura de mistério" e tornam suas profecias "pomposas".
.
3. Faça previsões sobre temas que tenham um alto índice de ocorrência tais como: guerra, doenças, eventos climáticos, intrigas políticas, morte de pessoas importantes, acidentes... e, é claro, faça tais previsões com bastante mistério.
.
4. Se você fizer bastantes profecias, algumas delas se realizarão pela lei das probabilidades ou "se você atirar bastante barro na parede, um pouco dele se fixará." Para o ano de 1554 Nostradamus tinha em seus "prognósticos" 149 novas profecias. Logo teria cerca de mais de 300 por ano.
.
5. Com o objetivo de atingir a credibilidade inclua algumas profecias "ex-post-facto". Com o tempo, aquele que se deixa enganar facilmente esquecerá que você não estava profetizando, mas apenas recontando a história. O ignorante não saberá a diferença.
.
6. Ressuscite algumas de suas profecias que tenham falhado. A História tende a repetir-se e você pode "ter sorte".
.
E É DESSA FORMA QUE MUITAS PESSOAS ACABAM SENDO SUJEITAS E ENGANADAS POR ESTES FALSOS PROFETAS QUE TEM SURGIDO AO MUNDO. COMO ISSO JÁ FOI PREDITO POR NOSSO MESTRE E SENHOR JESUS CRISTO, TEMOS PLENA CONFIANÇA E TRANQUILIDADE EM NEGAR QUALQUER TIPO DE “EVIDÊNCIA ESPETACULAR PROFÉTICA” QUE ESTEJA DE DESACORDO COM A PALAVRA DE DEUS, QUE TAMBÉM DIZ:
.
“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” (Mt.7:15-23)
.
GRANDE ABRAÇO!

 

 

 

 

 

 

POR QUE ENOQUE FOI ARREBATADO?

 

OLÁ, LUCAS.
ENOCH(ESQUECI O NOME) FOI ARREATADO..DEUS LEVOU ELE PORQUE? (Marc, Mato Grosso – 15/01/2011)

 

.Resposta - OLÁ, MARC.
ENOQUE FOI ARREBATADO PORQUE ELE ANDAVA COM DEUS. ELE TINHA UMA VIDA DE COMPROMISSO REAL COM DEUS, E A SUA FÉ LHE FOI IMPUTADA COMO JUSTIÇA. ENOQUE É UM PERSONAGEM MUITO POUCO CITADO NA BÍBLIA, MAS É MUITO RELEVANTE QUE A PEQUENA PASSAGEM QUE DESCREVE A VIDA DE ENOQUE FAZ QUESTÃO DE COLOCAR QUE ELE “ANDOU COM DEUS” POR DUAS VEZES:
.
“Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si” (Gn.5:22-24)
.
NOTE QUE O FATO DE ENOQUE TER “ANDADO COM DEUS” É RELATADO DUAS VEZES NESTA BREVE DESCRIÇÃO DE GÊNESIS. A PALAVRA UTILIZADA AQUI NO ORIGINAL HEBRAICO É “HALAK”, QUE SIGNIFICA “CAMINHAR APROXIMADAMENTE”; “CAMINHAR JUNTO DE”; “CONDUZIR”. ISSO NOS MOSTRA O QUÃO PROFUNDA ERA A PROXIMIDADE, INTIMIDADE E COMUNHÃO QUE TINHA ENOQUE COM DEUS. JUDAS (APÓSTOLO) NOS DIZ QUE ENOQUE ERA UM PROFETA DE DEUS EM MEIO A UM MUNDO QUE JAZIA EM PERDIÇÃO EM SUA ÉPOCA:
.
“Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele” (Jd.1:14,15)
.
A PALAVRA “ÍMPIO” É A TRADUÇÃO DA PALAVRA “ASEBES” DO ORIGINAL GREGO, QUE SIGNIFICA UMA PESSOA “DESCRENTE”, “PERVERSA” E “DESTITUÍDA DO TEMOR DE DEUS”. OS HOMENS DA ÉPOCA DE NOÉ ESTAVAM COMPLETAMENTE DEPRAVADOS EM PECADOS. NÃO É A TOA QUE UMA GERAÇÃO APÓS ENOQUE DEUS TROUXE JUÍZO SOBRE AQUELA GERAÇÃO MEDIANTE AS ÁGUAS DO DILÚVIO QUE ENCOBRIRAM TODA A TERRA.
.
JUDAS NOS DIZ NA PASSAGEM ACIMA QUE OS ÍMPIOS DAQUELA ÉPOCA PROFERIRAM VÁRIAS PALAVRAS INSOLENTES CONTRA ESTE SERVO DE DEUS. MESMO ASSIM, ENOQUE PREFERIU CONTINUAR ACEITANDO A ZOMBARIA E ANDAR COM DEUS DO QUE SEGUIR OS CAMINHOS DAQUELES PECADORES. ENOQUE É UM GRANDE EXEMPLO DE COMUNHÃO COM DEUS, DE PERSEVERANÇA E NEGAÇÃO AO MUNDO, E DE FÉ:
.
“Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus” (Hb.11:5)
.
O AUTOR DE HEBREUS AFIRMA ACIMA QUE FOI MEDIANTE A FÉ QUE ENOQUE FOI ARREBATADO E NÃO VIU A MORTE, POR CAUSA DE SEU TESTEMUNHO DE HAVER AGRADADO A DEUS. ELE ERA UM FIRME FUNDAMENTO EM MEIO A UM MUNDO PERDIDO. ENQUANTO TODOS ERAM PERVERSOS E INSOLENTES, ENOQUE CONTINUAVA SENDO UMA “FORÇA DE RESISTÊNCIA” EM MEIO ÀQUELA SOCIEDADE, UM HOMEM TEMENTE A DEUS E QUE PROCURAVA AGRADÁ-LO. DEUS NÃO FEZ POR MENOS: O ARREBATOU, A FIM DE QUE ELE NÃO TIVESSE QUE PASSAR PELA MORTE. O EXEMPLO DE ENOQUE DEVE SER TOMADO POR TODOS NÓS NOS DIAS DE HOJE. A BÍBLIA AFIRMA QUE O MUNDO “JAZ NO MALIGNO” (Jo.5:19). VEJA O QUE DIZ O APÓSTOLO JOÃO:
.
“Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno” (João 5:19)
.
E O APÓSTOLO PEDRO CONCLUI:
.
“Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda” (2Pe.3:11,12)
.
DEVEMOS VIVER DE MANEIRA SANTA E PIEDOSA MESMO EM MEIO A UM MUNDO QUE JAZ NO MALIGNO, POIS SABEMOS QUE SOMOS A “LUZ DESTE MUNDO” (Mt.5:14); DEVEMOS ANDAR COM DEUS AINDA QUE O MUNDO TODO ESTEJA NO MALIGNO – ASSIM COMO FEZ ENOQUE EM SEUS DIAS.
.
GRANDE ABRAÇO!

 

 

----------------------------------------------------------------------------

 

Clicando em ENVIAR CARTA, no menu esquerdo, você pode comentar, criticar ou debater sobre os assuntos com o autor do site.