CARTAS RESP. 2011 (AGOSTO - P2)

CARTAS RESPONDIDAS 2011 (AGOSTO)

 

Essa é uma seleção de algumas das cartas respondidas na segunda parte de Agosto de 2011. Para enviar alguma pergunta basta clicar em ENVIAR CARTA no menu à esquerda.

 

Obs: Nem todas as respostas são passadas para este espaço e elas não estão necessariamente em ordem cronológica. Seguem-se abaixo alguns temas, perguntas e respostas já efetuadas.

 

 

 

ANJOS E DEMÔNIOS SOFREM? ELES SÃO IMORTAIS?

 

 

Pow man, primeiramente muito obrigado por tudo isso que você faz, por todas as publicações, e pelo acesso livre pra perguntar!
Que Deus te abençoe e continue lhe usando para Suas obras!!!

Conheci o site hoje, não faz muito tempo, mas já tirei umas dúvidas cruéis sobre o que é "morte eterna". Muito obrigado!!!!!
Eu não li tudo, você pode até ja ter escrito sobre isso... mas por favor, só me tira essa dúvida...

Anjos (e demônios) sofrem?

A minha angústia era primeiramente com as pessoas que iriam supostamente "sofrer eternamente", sendo que elas nem pediram pra nascer... Beleza, tirei a dúvida, agora é com os anjos, que também não pediram pra nascer. Mas Deus os criou, e agora os que se afastaram vão ficar sofrendo eternamente? sendo que eles não "pediram pra nascer" também...

Enfim, eles são imortais? eles sofrem como nós? eles se importam com alguma coisa/sentem alguma coisa (tem sentimentos)?

Valeu ae velho!! já me ajudou bastante!! ;]
Que Deus te abençoe. (Guilherme Viana, Recife/PE – 18/08/2011)

Resposta -  OLÁ, GUILHERME.

PRIMEIRAMENTE AGRADEÇO MUITO AS SUAS PALAVRAS DE INCENTIVO, DEUS LHE ABENÇOE GRANDEMENTE!

QUANTO AS SUAS QUESTÕES, VAMOS UMA-A-UMA:

VOCÊ DISSE:
“Anjos (e demônios) sofrem?”

ELES SÓ SOFREM PELO PERÍODO CORRESPONDENTE À SUA CULPA. COMO BEM DISSE O PROFESSOR LEANDRO QUADROS EM UM DEBATE RECENTE NA RIT TV, “NÃO SERIA JUSTO QUE UM PECADOR QUE NEM CONHECEU A JESUS SOFRESSE O MESMO TANTO QUE LÚCIFER, O AUTOR DO PECADO”! SE VOCÊ QUISER PODE ACOMPANHAR AS PARTES DO DEBATE AQUI:

http://www.youtube.com/watch?v=HiNZ1reZzGI


MAS A QUESTÃO PRINCIPAL É QUE CADA UM (INCLUO SERES HUMANOS ÍMPIOS E OS ANJOS CAÍDOS) PAGA NO “INFERNO-GEENA” DE ACORDO COM AQUILO QUE AS SUAS MÁS OBRAS FIZERAM POR MERECER. CRISTO DISSE:

“Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá MUITOS AÇOITES. Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá POUCOS AÇOITES. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido" (Lucas 12:47,48)

NOTE QUE UNS RECEBERÃO “MUITOS AÇOITES”, E OUTROS “POUCOS AÇOITES”. ISSO ANULA AS CHANCES DE ALGUÉM SER PUNIDO COM “INFINITOS AÇOITES”, AFINAL, É IMPOSSÍVEL CRER QUE UM NÚMERO INFINITO E ETERNO DE “AÇOITES” CORRESPONDA A “POUCOS”! ASSIM VEMOS QUE CADA PECADOR PAGARÁ DE ACORDO COM O TEMPO QUE MERECE SOFRER, QUE AS SUAS MÁS OBRAS FIZERAM POR MERECER. NESTE MESMO CAPÍTULO JESUS CONTA UMA PARÁBOLA, E NO FINAL DIZ:

“Quando algum de vocês estiver indo com seu adversário para o magistrado, faça tudo para se reconciliar com ele no caminho; para que ele não o arraste ao juiz, o juiz o entregue ao oficial de justiça, e o oficial de justiça o jogue na prisão. Eu lhe digo que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo” (Lucas 12:58,59)

OU SEJA, NINGUÉM FICA NA “PRISÃO” (GEENA, A CONDENAÇÃO FINAL) PARA SEMPRE, MAS APENAS ATÉ PAGAR O ÚLTIMO CENTAVO. APÓS ISSO NÃO CONTINUARÃO SOFRENDO ETERNAMENTE, A MEDIDA EM QUE JÁ PAGARAM ATÉ O “ÚLTIMO CENTAVO”. ELES SERÃO ELIMINADOS, POIS NA NOVA CRIAÇÃO DE DEUS NÃO ENTRA NADA QUE SE CONTAMINE (Ap.21:7), E NÃO HAVERÁ MAIS “MORTE, NEM TRISTEZA, NEM CHORO, NEM DOR, POIS A ANTIGA ORDEM JÁ PASSOU” (Ap.21:4).

NEM MESMO HAVERÁ O LAGO DE FOGO, POIS “O MAR JÁ NÃO EXISTIA” (Ap.21:9). PORTANTO, O DESTINO ÚLTIMO DE ANJOS CAÍDOS E PESSOAS (HUMANAS) ÍMPIAS SERÁ A PLENA “DESTRUIÇÃO TANTO DA ALMA COMO DO CORPO NO GEENA” (Mt.10:28), MAS ISSO SÓ ACONTECERÁ APÓS “PAGAREM ATÉ O ÚLTIMO CENTAVO” (Lc.12:59), ISTO É, ATÉ SOFREREM O CORRESPONDENTE ÀS SUAS MÁS OBRAS E PRÁTICAS ÍMPIAS, PODENDO SER DE “MUITOS AÇOITES” OU DE “POUCOS AÇOITES” (Lc.12:47).

VOCÊ DISSE:
“Enfim, eles são imortais? eles sofrem como nós? eles se importam com alguma coisa/sentem alguma coisa (tem sentimentos)?”

OS ANJOS NÃO SÃO IMORTAIS POR SUA PRÓPRIA NATUREZA, MAS DEUS PODE CONCEDER A IMORTALIDADE A ELES CONQUANTO QUE ESTEJAM EM OBEDIÊNCIA E SUJEIÇÃO A ELE. POR EXEMPLO, OS ANJOS CAÍDOS, AO PECAREM E SE REBELAREM CONTRA DEUS, SIMPLESMENTE SE AUSENTARAM DE QUALQUER TIPO DE “IMORTALIDADE”. DA MESMA FORMA, SE OS ANJOS QUE NÃO CAÍRAM DECIDIREM SE REBELAR CONTRA DEUS, ESTARÃO IGUALMENTE AUSENTADOS DA PRESENÇA DE DEUS, E CONSEQUENTEMENTE AUSENTES DA IMORTALIDADE.

NO PARAÍSO, EXISTIA A “ÁRVORE DA VIDA” (Gn.2:9), QUE CONCEDIA A IMORTALIDADE (Gn.3:22). AO PECAR, O HOMEM SE AUSENTOU DESSA ÁRVORE QUE CONCEDIA IMORTALIDADE, E HOJE ELA ESTÁ NA PRESENÇA DE DEUS, SENDO QUE OS SALVOS DESFRUTARÃO DELA NOVAMENTE POR OCASIÃO DA RESSURREIÇÃO (Ap.22:14). PORTANTO, SER IMORTAL POR SUA PRÓPRIA NATUREZA APENAS DEUS QUE É; PORÉM, ELE PODE CONCEDER IMORTALIDADE PARA QUEM ESTIVER EM COMUNHÃO COM ELE. NO CASO DOS SERES HUMANOS, ESSA VIDA ETERNA É NOS CONCEDIDA A PARTIR DA RESSURREIÇÃO (Jo.5:28,29).

PENSE NO SEGUINTE QUADRO: SE DEUS PUNISSE TODOS OS SERES HUMANOS E ANJOS CAÍDOS COM O ANIQUILAMENTO ANTES MESMO DE PAGAREM PELOS SEUS PECADOS, ELE ESTARIA COMETENDO INJUSTIÇA, POIS ADOLF HITLER PAGARIA O MESMO PREÇO DE UM ADOLESCENTE QUE NÃO CONHECEU A JESUS! NO FINAL, NÃO FARIA QUALQUER DIFERENÇA “PECAR MUITO” OU “PECAR POUCO”, POIS NÃO HAVERIA MAIORES PREJUÍZOS PARA AMBOS. POR OUTRO LADO, SE DEUS DESSE SOFRIMENTO E TORMENTO ETERNO PARA TODOS INDISTINTAMENTE, ACARRETARIA UM PROBLEMA AINDA MAIOR DO QUE ESSE RELATADO ACIMA.

EM PRIMEIRO LUGAR, O PROBLEMA DA INJUSTIÇA SERIA AINDA MAIS ACENTUADO, VISTO QUE TODOS OS PECADORES PAGARIAM O MESMO TANTO DE TEMPO INFINITO NO INFERNO. EM SEGUNDO LUGAR, UMA PENA INFINITA POR PECADOS FINITOS JAMAIS PODE SER CONSIDERADA “JUSTIÇA”, VISTO QUE POR APENAS ALGUMAS DÉCADAS DE PECADO (OU ATÉ MENOS) NÃO SE EXIGIRIA UM TORMENTO ETERNO (SEM FIM), MAS APENAS AQUILO QUE FOSSE CORRESPONDENTE AO PECADO DE CADA PESSOA EM PARTICULAR.

PERPETUALIZAR O TORMENTO APENAS SIGNIFICARIA PERPETUALIZAR O MAL E O PECADO, E NÃO COLOCAR UM FIM DEFINITIVO NO MAL E NO PECADO. É APENAS COM O FIM DOS PECADORES QUE O PECADO PODE TER UM FIM E É APENAS COM O FIM DE QUEM TRAZ O MAL (O MALIGNO) QUE O MAL PODE TER UM FIM. SENDO ASSIM, A ELIMINAÇÃO DOS ÍMPIOS E DOS DEMÔNIOS SE FAZ ALGO NECESSÁRIO PARA QUE NA “NOVA CRIAÇÃO” NÃO HAJA O MAL E A MORTE QUE JÁ FICARAM PARA TRÁS (Ap.21:4), PARA QUE DEUS FAÇA NOVA TODAS AS COISAS (Ap.21:5).

PORTANTO, NÃO É APENAS PELO O QUE A BÍBLIA SAGRADA ATESTA, MAS TAMBÉM PELA PRÓPRIA LÓGICA E COERÊNCIA DIVINA QUE DEVEMOS CRER ASSIM COMO A SAGRADA ESCRITURA DIZ, QUE OS JUSTOS HERDARÃO A VIDA ETERNA NA RESSURREIÇÃO (Jo.5:28,29), ENQUANTO QUE OS ÍMPIOS (INCLUO SERES HUMANOS E DEMÔNIOS) SERÃO ANIQUILADOS (NÃO FICARÃO SOFRENDO ETERNAMENTE), PORÉM ISSO NÃO ACONTECERÁ ANTES DE PAGAREM NO INFERNO-GEENA PELO TANTO MERECIDO E CORRESPONDENTE AOS SEUS PECADOS (IRÃO FICAR O TEMPO NECESSÁRIO ATÉ PAGAREM O “ÚLTIMO CENTAVO” – Lc.12:59).

QUANTO A SEGUNDA QUESTÃO (SOBRE SE OS ANJOS TÊM SENTIMENTOS), COM CERTEZA QUE SIM. VÁRIOS DETALHES NA BÍBLIA NOS MOSTRAM QUE OS ANJOS TÊM SENTIMENTOS ASSIM COMO NÓS. POR EXEMPLO, ELES BATALHAM A FAVOR DE ALGUÉM CONTRA OUTRO, ALGO QUE SÓ PODE SER FEITO POR ALGUÉM QUE TEM O LIVRE ARBÍTRIO DE DECIDIR POR QUE LADO LUTAR:

“Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram” (Ap.12:7)

O PRÓPRIO FATO DE SATANÁS TER SE REVOLTADO CONTRA DEUS E ATRAÍDO PARA JUNTO DE SI A TERÇA PARTE DOS ANJOS DO CÉU, NOS MOSTRA QUE ELE TINHA O LIVRE ARBÍTRIO DE DECIDIR ENTRE SEGUIR EM OBEDIÊNCIA A DEUS OU NÃO. ALÉM DISSO, ELE TINHA UM SENTIMENTO (O ORGULHO) QUE O LEVOU À QUEDA. AINDA É NOS DITO QUE OS ANJOS QUE NÃO CAÍRAM LOUVAM A DEUS, ALGO QUE DEVE SER FEITO POR QUEM TEM SENTIMENTOS (Sl.148:2).

VÁRIAS PESSOAS JÁ TIVERAM EXPERIÊNCIAS REAIS COM ANJOS INTERVINDO A SEU FAVOR (TANTO NOS TEMPOS BÍBLICOS ATÉ OS DIAS DE HOJE), E COMPROVAM QUE ELES SÃO TÃO OU MAIS SENTIMENTAIS/REAIS DO QUE A GENTE. VISTO QUE ELES TAMBÉM SÃO SERES SENTIMENTAIS, É PRESUMÍVEL QUE ESTEJAM SUJEITOS A DOR. MAS COMO É ESSA DOR E O TANTO QUE ELA DURA, ISSO COMPETE SOMENTE A DEUS.

UM GRANDE ABRAÇO E QUE DEUS O ABENÇOE!

 

 

 

 

 

VÁRIAS QUESTÕES SOBRE A LEI DO ANTIGO TESTAMENTO

 

Olá Lucas, sinto uma grande satisfação em esta escrevendo para você, não é de hoje que acesso o seu site, já li varias cartas respondidas e outros assuntos abordados por você. Parabéns pelo site.

Outro dia eu estava lendo o antigo testamento, a respeito da antiga aliança e tentando compreender as diferenças com nova aliança, não sei se compreendi certo, mais o que eu entendi foi que na antiga aliança, era a lei e os mandamentos que selavam o trato entre Deus e o povo judeu? Lendo Jeremias 31, fala que ele faria uma nova aliança porque o povo havia invalidado a antiga. A duvida é, a lei e os mandamentos foram modificados na nova aliança? Quais são as diferenças? A lei esta contida nos mandamentos como se fossem subitens? Romanos 13, da a entender que a lei é mandamento? E que se cumprimos o amor, cumprimos toda a antiga aliança? Os preceitos e estatutos mencionados são as leis de Moises? Os adventistas falam que existe uma divisão, lei moral e cerimonial, ou seria de cunho moral e cunho cerimonial? Paulo quando menciona lei em suas cartas, ele menciona como um todo?

Lucas, entro numa outra questão mais referente ao nosso assunto, quando Jesus diz que não veio pra mudar mais para cumprir, o que nosso Senhor quis dizer? Eu não acredito que haja uma contradição entre os personagens bíblicos, e sim um sentido único das coisas fluírem.

Gostaria de compreender as diferenças entre lei, mandamento, preceitos, estatutos e se existe esta divisão lei moral e cerimonial etc. Desculpa pela minha confusão. (Ângelo, Manaus – 19/08/2011)

Resposta - OLÁ, ÂNGELO.

AGRADEÇO A SUA CARTA E AS PALAVRAS DE APOIO, DEUS LHE ABENÇOE!

PELO FATO DE SEREM MUITAS QUESTÕES ABORDADAS, PEÇO-LHE DESCULPAS PELO MEU TEXTO TER FICADO BASTANTE LONGO, MAS CREIO QUE ISSO FOI NECESSÁRIO PARA ABORDAR CADA UM DOS ASPECTOS COM MAIS ATENÇÃO.

VOCÊ DISSE:
“Outro dia eu estava lendo o antigo testamento, a respeito da antiga aliança e tentando compreender as diferenças com nova aliança, não sei se compreendi certo, mais o que eu entendi foi que na antiga aliança, era a lei e os mandamentos que selavam o trato entre Deus e o povo judeu? Lendo Jeremias 31, fala que ele faria uma nova aliança porque o povo havia invalidado a antiga. A duvida é, a lei e os mandamentos foram modificados na nova aliança?”

EXISTE UMA SÓ LEI DO ANTIGO TESTAMENTO, PORÉM ESSA NESSA ÚNICA LEI EXISTEM PRECEITOS MORAIS E PRECEITOS CERIMONIAIS. OS PRECEITOS CERIMONIAIS (TAIS COMO COMIDA E BEBIDA, FESTAS DE LUA NOVA, OBSERVÂNCIA DE DIAS, SACRIFÍCIO DE CORDEIROS, ETC) FORAM ABOLIDOS NA NOVA ALIANÇA, POIS ERAM MERAS “SOMBRAS” DE ALGO QUE ESTAVA PARA VIR, E NÃO A PRÓPRIA REALIDADE DAS COISAS. POR OUTRO LADO, A “LEI MORAL” QUE DEUS IMPLANTOU NO CORAÇÃO HUMANO CONTINUA SUBSISTINDO NOS DIAS DE HOJE. ESSA “LEI MORAL” É UM PRINCÍPIO QUE EXISTE ATÉ MESMO NOS DESCRENTES OU ATEUS. VEJAMOS O QUE PAULO DIZ ACERCA DISSO, FALANDO SOBRE OS GENTIOS:

“De fato, quando os gentios, que não têm a lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a lei; pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os” (Romanos 2:14-15)

ESSAS “EXIGÊNCIAS DA LEI GRAVADAS EM SEUS CORAÇÕES”, QUE “ORA OS ACUSA” E “ORA OS DEFENDE”, É A LEI MORAL (PRINCÍPIOS MORAIS) QUE EXISTEM EM TODAS AS PESSOAS QUE DEUS CRIOU. ESSA LEI MORAL NÃO EXISTE APENAS PARA O POVO ISRAELITA, PORQUE PAULO SE REFERE PRECISAMENTE AOS GENTIOS NESSA OPURTUNIDADE (“os gentios, que não tem lei” – v.14). ESSA É UMA LEI MORAL QUE JÁ EXISTIA MUITO ANTES DE DEUS DAR OS MANDAMENTOS EM TÁBUAS DE PEDRA NO MONTE SINAI. É POR ISSO QUE PAULO ESCREVE QUE ELA ESTÁ “GRAVADA EM SEUS CORAÇÕES” (Rm.2:14).

É EVIDENTE QUE ELA FOI POSTERIORMENTE PASSADA POR ESCRITO NAS TÁBUAS DA LEI, MAS ELA JÁ EXISTIA ANTES, NO CORAÇÃO HUMANO. NESSA LEI MORAL INCLUEM-SE OS PRINCÍPIOS MORAIS TAIS COMO HONRAR PAI E MÃE, AMAR O PRÓXIMO, FAZER O BEM AOS OUTROS, E NÃO COMETER NENHUM ATO QUE VENHA A PREJUDICAR O PRÓXIMO. É POR CAUSA DELA QUE, POR EXEMPLO, SABEMOS QUE NÃO PODEMOS E NEM DEVEMOS ESTUPRAR ALGUMA PESSOA NA RUA.

É POR CAUSA DELA QUE TEMOS O BOM SENSO DE NÃO ANDAR POR AÍ MATANDO AS PESSOAS POR PURA DIVERSÃO. E É POR CAUSA DELA QUE, QUANDO PECAMOS, NOS SENTIMOS CULPADOS, POIS SABEMOS QUE ESTAMOS QUEBRANDO UMA LEI MORAL DE CONSCIÊNCIA IMPLANTADA EM NÓS. O GRANDE C.S.LEWIS DEFINIU BEM ESSA LEI DANDO OS SEGUINTES EXEMPLOS NO SEU LIVRO “CRISTIANISMO PURO E SIMPLES”:

“Dizem, por exemplo: “Você gostaria que fizessem o mesmo com você?”; “Desculpe, esse banco é meu!”; “Deixe-o em paz, ele não está fazendo nada de mal!”; “Dê-lhe um pedaço do seu chocolate, pois eu dei um pedaço do meu”; e: “Poxa, mas você prometeu!”. Essas coisas são ditas todos os dias por pessoas cultas ou incultas, adultas ou crianças. O que mais interessa nestes comentários é que quem o faz não está apenas expressando em palavras o quanto lhe desagrada o comportamento do outro, mas também está fazendo um apelo para um padrão de comportamento que o outro sujeito deveria conhecer. E este outro quase nunca responde: “Ao inferno com o padrão!”. Quase sempre ele tenta provar que sua atitude não infringiu este padrão, ou que, se infringiu, ele tinha uma desculpa muito especial para agir assim”

PORTANTO, EXISTE UM PADRÃO DE CONSCIÊNCIA MORAL IMPLANTADO NO CORAÇÃO DE TODAS AS PESSOAS, E POSTERIORMENTE DEUS PASSOU POR ESCRITO, JUNTO AOS PRECEITOS CERIMONIAIS. O MAIS IMPORTANTE AQUI É FRISAR QUE A LEI MORAL JÁ EXISTIA ANTES DA LEI MOSAICA, NO CORAÇÃO HUMANO. A LEI CERIMONIAL, CONTUDO, SÓ TEVE INÍCIO COM A LEI MOSAICA, E TEVE UM FIM COM O TÉRMINO DELA (NA CHEGADA DA NOVA ALIANÇA). POR EXEMPLO, ANTES DE DEUS DAR A LEI AOS ISRAELITAS TODO MUNDO JÁ SABIA QUE ESTUPRAR UMA CRIANÇA OU MATAR UM INOCENTE ERA ALGO ERRADO.

ESTES CONCEITOS JÁ ESTAVAM NO CORAÇÃO HUMANO MUITO ANTES DE CHEGAR A LEI ESCRITA. CONTUDO, NINGUÉM SABIA, POR EXEMPLO, QUE TINHAM QUE SACRIFICAR CORDEIROS (COMO UMA TIPOLOGIA DO SACRIFÍCIO DE CRISTO) ANTES DE SER DADA A LEI. DA MESMA FORMA, NINGUÉM SABIA QUE TINHA QUE CONTAR SETE DIAS PARA A PURIFICAÇÃO E LAVAR AS ROUPAS EM ÁGUA CORRENTE PARA FICAR PURO DO FLUXO (Lv.15:13), OU QUE SE UM HOMEM CUSPIR EM OUTRO, ESTE DEVERIA LAVAR AS SUAS ROUPAS E SE BANHAR COM ÁGUA, FICANDO IMPURO ATÉ A TARDE (Lv.15:8).

ESTES CONCEITOS, QUE NÃO TEM NADA A VER COM A LEI MORAL, JAMAIS ESTIVERAM NO CORAÇÃO HUMANO, MAS FORAM DADOS AOS ISRAELITAS ATRAVÉS DA LEI MOSAICA, SENDO O NOSSO TUTOR ATÉ CRISTO, PARA QUE FÔSSEMOS JUSTIFICADOS PELA FÉ (Gl.3:24). PORTANTO, RESPONDENDO DIRETAMENTE À SUA PERGUNTA, O QUE FICA SÃO OS PRINCÍPIOS MORAIS DA LEI (QUE JÁ EXISTIAM ANTES DA LEI), E O QUE VAI EMBORA SÃO OS PRECEITOS CRIMONIAIS DA LEI (QUE NÃO EXISTIAM ANTES DELA, MAS QUE FORAM IMPOSTOS ATÉ O TEMPO DA NOVA ORDEM). PAULO FALA SOBRE ISSO NAS SEGUINTES PALAVRAS:

Gálatas 3
23 Antes que viesse esta fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada.
24 Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.
25 Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor.

VEJA QUE O APÓSTOLO ESTÁ DIZENDO QUE ANTES DE CHEGAR A FÉ EM CRISTO (ISTO É, ANTES DE CRISTO VIR AO MUNDO, MORRER E RESSUSCITAR) ESTÁVAMOS SOB A CUSTÓDIA DA LEI, MAS SOMENTE ATÉ QUE A FÉ FOSSE REVELADA, PELO O QUE A LEI SERVIU COMO “TUTOR”, ATÉ A CHEGADA DA FÉ, QUANDO NÃO ESTAMOS MAIS SOB O CONTROLE DO “TUTOR”. É EVIDENTE QUE ISSO QUE CHEGOU AO FIM É AQUILO QUE SÓ CHEGOU AOS ISRAELITAS ATRAVÉS DA LEI MOSAICA (LEI ESCRITA), SENDO QUE A LEI “GRAVADA NOS CORAÇÕES” CONTINUA VALENDO.

POR EXEMPLO, NINGUÉM VAI SE SENTIR “LIVRE” PARA MATAR E ROUBAR SÓ PORQUE A LEI CHEGOU AO FIM. AO CONTRÁRIO, A LEI DE CONSCIÊNCIA NOS DIZ QUE ISSO É ERRADO, E ESSA LEI DE CONSCIÊNCIA É INDEPENDENTE DA LEI ESCRITA. COMO JÁ FOI DITO, ELA É ANTERIOR À LEI, E SUBSISTE INDEPENDENTEMENTE DELA. ROUBAR É ERRADO ANTES DA LEI, DURANTE A LEI E TAMBÉM DEPOIS DA LEI. O MOTIVO PELO QUAL ROUBAR É ERRADO É PORQUE A NOSSA LEI DE CONSCIÊNCIA (LEI MORAL, QUE ESTÁ GRAVADA EM NOSSOS CORAÇÕES) DIZ QUE MATAR É ERRADO.

DITO EM TERMOS SIMPLES, ESSES PRINCÍPIOS MORAIS INDEPENDENTES DA LEI NÃO SÃO “TUTORES”, POIS A LEI FOI “ACRESCENTADA POR CAUSA DAS TRANSGRESSÕES, PARA QUE VIESSE O DESCENDENTE A QUEM SE REFERIA A PROMESSA” (Gl.3:19). COMO A LEI MORAL NÃO FOI “ACRESCENTADA” (POIS ELA JÁ EXISTIA MUITO ANTES DA LEI ESCRITA), ENTÃO ELA TAMBÉM NÃO CHEGA AO FIM COM A CHEGADA DA FÉ.

É POR ISSO QUE, COMO JÁ FOI DITO, ROUBAR É ERRADO ANTES, DURANTE E DEPOIS DA LEI, POIS NÃO É UM “ACRÉSCIMO” OU UM “TUTOR”, MAS UMA VERDADE MORAL QUE SEMPRE ATUOU NOS NOSSOS CORAÇÕES. O QUE FOI “ACRESCENTADO” ALI NO MONTE SINAI FORAM OS PRECEITOS CERIMONIAIS (QUE NINGUÉM ANTES SABIA DE SUA EXISTÊNCIA), COMO UMA “SOMBRA DAQUILO QUE HAVERIA DE VIR” (Cl.2:17), E TENDO O SEU FIM EM CRISTO (Rm.10:4).

VOCÊ DISSE:
“Romanos 13, da a entender que a lei é mandamento? E que se cumprimos o amor, cumprimos toda a antiga aliança?”

EM ROMANOS 13:8-10, COMO NÃO PODERIA SER DIFERENTE, PAULO ESTÁ SE REFERINDO AOS PRECEITOS MORAIS E NÃO AOS CERIMONIAIS. VEJAMOS:

Romanos 3
8 Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei.
9 Pois estes mandamentos: "Não adulterarás", "não matarás", "não furtarás", "não cobiçarás", e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: "Ame o seu próximo como a si mesmo".
10 O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei.

NOTE QUE OS PRECEITOS QUE PAULO FALA – “NÃO ADULTERAR, NÃO MATAR, NÃO FURTAR E NÃO COBIÇAR” – SÃO PRINCÍPIOS MORAIS E NÃO CERIMONIAIS. ELES NÃO ERAM “SOMBRAS” DE UMA REALIDADE POSTERIOR, MAS JÁ ERAM A PRÓPRIA REALIDADE DAS COISAS, SUBSISTINDO DESDE ANTES, DURANTE E TAMBÉM DEPOIS DA LEI. POR OUTRO LADO, NÃO É CERTO DIZER QUE BASTA AMAR E MAIS NADA, COMO SE PAULO ESTIVESSE QUERENDO DIZER QUE PODEMOS ADULTERAR A VONTADE QUE BASTA O AMOR E JÁ ESTAMOS CUMPRINDO A LEI.

NÃO É ISSO O QUE PAULO ESTÁ DIZENDO AQUI. O FATO É QUE O AMOR É O MAIOR PRINCÍPIO MORAL DE DEUS NOS NOSSOS CORAÇÕES, O MAIOR INDICADO POR JESUS CRISTO (Mt.22:36-40). PORTANTO, QUEM REALMENTE AMA VERDADEIRAMENTE, TAMBÉM CUMPRE OS DEMAIS PRECEITOS MORAIS, TAIS COMO NÃO ADULTERAR, NÃO MATAR, NÃO FURTAR, NÃO COBIÇAR, E OS DEMAIS PRINCÍPIOS MORAIS QUE DEUS COLOCOU EM NOSSOS CORAÇÕES.

POIS ALGUÉM QUE AMA NÃO MATA, ALGUÉM QUE AMA NÃO FURTA, ALGUÉM QUE AMA NÃO ADULTERA, ETC. EM OUTRAS PALAVRAS, COM O VERSO 10 O APÓSTOLO NÃO ESTÁ DESPREZANDO OS OUTROS VALORES MENCIONADOS NO VERSO 9; PELO CONTRÁRIO, ELE ESTÁ REFORÇANDO CADA UM DELES E ACENTUANDO AINDA MAIS O AMOR, COMO SENDO O FUNDAMENTO NO QUAL CADA UM DELES ESTÁ SUSTENTADO.

VOCÊ DISSE:
“Os adventistas falam que existe uma divisão, lei moral e cerimonial, ou seria de cunho moral e cunho cerimonial? Paulo quando menciona lei em suas cartas, ele menciona como um todo?”

SOBRE A LEI A QUE PAULO SE REFERE, DEVEMOS ANALISAR DENTRO DO CONTEXTO ESPECÍFICO DE CADA PASSAGEM. MAS, EM GERAL, QUANDO PAULO AFIRMA POR INÚMERAS VEZES QUE A LEI CHEGOU AO SEU FIM, ELE REALMENTE ESTÁ FALANDO DE TODA A LEI ESCRITA. PORÉM, COMO OS PRINCÍPIOS MORAIS FAZEM PARTE NÃO APENAS DA “LEI ESCRITA”, MAS TAMBÉM DA LEI IMPLANTADA NOS NOSSOS CORAÇÕES, ENTÃO ELA CONTINUA VALENDO. É POR ISSO QUE NOVE DOS DEZ MANDAMENTOS SÃO REPETIDOS NA NOVA ALIANÇA (NT), COM A ÚNICA EXCEÇÃO DO SÁBADO.

EU CREIO QUE EXISTE LEI DE CUNHO MORAL E DE CUNHO CERIMONIAL, APENAS NÃO CONCORDO COM OS ADVENTISTAS SOBRE AQUILO QUE ELES CONSIDERAM LEI MORAL E LEI CERIMONIAL, COMO ELES FAZEM COM O SÁBADO, POR EXEMPLO. A LEI MORAL É ALGO QUE NÓS JÁ SABEMOS QUE NÃO TEMOS QUE FAZER E QUE PESA NA NOSSA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA QUANDO QUEBRAMOS ELA, MESMO QUE NINGUÉM TIVESSE DITO ISSO PRA GENTE.

POR EXEMPLO, TODOS NÓS SABEMOS QUE NÃO PODEMOS ADULTERAR DE NENHUM MODO. NINGUÉM PRECISARIA LER A BÍBLIA PARA SABER DISSO, INCLUSIVE ATEUS SEGUEM ESTE PRINCÍPIO, POIS É ALGO MORAL NO CORAÇÃO DOS HOMENS. SE ADULTERÁSSEMOS DE ALGUMA FORMA, PESARIA EM NOSSOS CORAÇÕES ESTE ATO, POIS SABEMOS QUE É ERRADO.

ISSO OCORRE PORQUE O ADULTÉRIO É ALGO MORALMENTE ERRADO, OU SEJA, FAZ PARTE DA CHAMADA “LEI MORAL”. MAS COM O SÁBADO É TOTALMENTE DIFERENTE. NINGUÉM VAI FICAR COM PESO NA CONSCIÊNCIA (NEM O ATEU E NEM UM CRISTÃO QUE NÃO GUARDA O SÁBADO) PORQUE NÃO GUARDOU O SÁBADO. NINGUÉM VÊ COMO UMA PRÁTICA MORALMENTE ERRADA TRABALHAR NESTE DIA, NINGUÉM VAI SER “PRESO” POR CAUSA DISSO E NINGUÉM VAI SER CENSURADO POR UMA COISA DESSAS.

MILHÕES DE CRISTÃOS VERDADEIROS NÃO GUARDAM O SÁBADO E NÃO FICAM COM PESO DE CULPA POR CAUSA DISSO, POIS A LEI MORAL É ALGO QUE A GENTE SABE QUE ESTÁ ERRADO QUANDO A ESTÁ QUEBRANDO. SE O SÁBADO FOSSE UMA LEI MORAL, ENTÃO TODO MUNDO QUE TRABALHASSE NESTE DIA IRIA SENTIR PESO FORTE DE CULPA, ASSIM COMO QUANDO CÁI EM ADULTÉRIO OU MATA ALGUM INOCENTE SEM RAZÃO. ATÉ O ASSASSINO, QUANDO MATA ALGUÉM, SABE QUE ESTÁ FAZENDO UMA COISA ERRADA, EMBORA ELE MATE ASSIM MESMO.

QUANDO, PORÉM, ALGUÉM “NÃO GUARDA O SÁBADO”, NEM FICA COM PESO NA CONSCIÊNCIA, NEM SE TORNA UM SER IMORAL OU MORALMENTE ERRADO, POIS O SÁBADO É CERIMONIAL, E NÃO MORAL. PAULO INCLUI O SÁBADO NA LISTA DE PRECEITOS CERIMONIAIS EM COLOSSENSES 2:16. COMO A PERGUNTA SOBRE O SÁBADO É OUTRA, VOU DEIXAR PARA UM MOMENTO MAIS OPORTUNO PARA FALAR SOBRE ISSO MAIS AMPLIADAMENTE. MAS O FATO DE EU CRER QUE EXISTE LEI DE CUNHO MORAL E LEI DE CUNHO CERIMONIAL (COMO CREEM OS ADVENTISTAS) NÃO SIGNIFICA QUE EU ESTOU DANDO TOTAL RAZÃO A TUDO AQUILO QUE ELES CLASSIFICAM OU CHAMAM DE “LEI MORAL” E “LEI CERIMONIAL”.

VOCÊ DISSE:
“Lucas, entro numa outra questão mais referente ao nosso assunto, quando Jesus diz que não veio pra mudar mais para cumprir, o que nosso Senhor quis dizer? Eu não acredito que haja uma contradição entre os personagens bíblicos, e sim um sentido único das coisas fluírem.”

QUANDO JESUS DISSE QUE VEIO PARA CUMPRIR A LEI, ISSO SIMPLESMENTE SIGNIFICA QUE A LEI FOI CUMPRIDA EM CRISTO. COM O CUMPRIMENTO DA LEI EM CRISTO, TEVE INÍCIO A NOVA ALIANÇA DE SEU SANGUE, CONTIDA NO NOVO TESTAMENTO DE NOSSAS BÍBLIAS.

NÓS NÃO TEMOS QUE “PASSAR A BORRACHA” NO ANTIGO TESTAMENTO (ABOLINDO-O ABSOLUTAMENTE), MAS SIM VER O QUE O NOVO TESTAMENTO CONSIDERA COMO “SOMBRA” E O QUE ELE CONSIDERA COMO “REALIDADE” DENTRO DO ANTIGO TESTAMENTO. OS PRECEITOS MORAIS NÃO SÃO “SOMBRAS”, MAS A PRÓPRIA REALIDADE. OS PRECEITOS CERIMONIAIS, NO ENTANTO, SÃO CONSIDERADOS COMO MERAS “SOMBRAS” DE ALGO MAIOR, QUE AINDA SERIA REVELADO. O AUTOR DE HEBREUS AFIRMA:

“A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar” (Hb.10:1)

NOTE QUE O AUTOR DE HEBREUS EXPLICA QUE A LEI É UMA SOMBRA, E NÃO A PRÓPRIA REALIDADE. ELE EVIDENTEMENTE ESTÁ SE REFERINDO AOS PRECEITOS CERIMONIAIS AOS QUAIS ELE INCLUI OS SACRIFÍCIOS REPETIDOS ANO APÓS ANO (Hb.10:1). PAULO TAMBÉM INCLUI AS FESTAS DE LUA NOVA, REGRAS ACERCA DE COMIDA E BEBIDA E A OBSERVÂNCIA DO SÁBADO (Cl.2:16) COMO “SOMBRAS”. EXISTE UM AMPLO ACERVO BÍBLICO ACERCA DA LINGUAGEM DAS “SOMBRAS” E DA “REALIDADE EM SI”, O QUE EVIDENTEMENTE LEVARIA MUITO TEMPO PARA FALARMOS SOBRE TUDO.

MAS, EM RESUMO, TUDO AQUILO QUE ERA PRECEITOS CERIMONIAIS ERAM SOMBRAS, QUE FORAM CUMPRIDAS EM CRISTO PORQUE EM CRISTO TEVE LUGAR A REALIDADE DAS COISAS. POR EXEMPLO, O SACRIFÍCIO DE CORDEIROS ERA UMA “SOMBRA” (TIPOLOGIA) DO SACRIFÍCIO DE JESUS CRISTO, O “CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA OS PECADOS DO MUNDO” (Jo.1:29). DA MESMA FORMA, O DESCANSO NO SÁBADO ERA UMA “SOMBRA” DO DESCANSO CELESTIAL, QUANDO DESCANSAREMOS DE NOSSAS OBRAS (Hb.4:9-11; Ap.4:13).

MUITAS OUTRAS TIPOLOGIAS ENCONTRADAS NAS FIGURAS (SOMBRAS) DO ANTIGO TESTAMENTO SÃO CLARAMENTE REVELADAS NO NOVO. O AUTOR DE HEBREUS EXPLICA QUE O PRÓPRIO SANTUÁRIO TERRENO PELO QUAL OS ISRAELITAS ADORAVAM ERA MERA “CÓPIA E SOMBRA DAQUELE QUE ESTÁ NOS CÉUS” (Hb.8:5). QUANDO ENTENDEMOS A DISTINÇÃO ENTRE AS SOMBRAS (TIPOLOGIAS) E A REALIDADE (LEI MORAL), NÃO VEMOS CONTRADIÇÃO ALGUMA NAQUILO QUE JESUS DISSE.

ELE APENAS ESTAVA DIZENDO QUE NÃO VEIO PARA “ABOLIR”, ISTO É, “PASSAR A BORRACHA” EM TODO O ANTIGO TESTAMENTO, MAS SIM PARA “CUMPRIR”, ISTO É, TRAZER A REALIDADE DAS SOMBRAS QUE SÃO FIGURATIVAMENTE DESCRITAS NA LEI MOSAICA. A VERSÃO NTLH OPORTUNAMENTE TRADUZ O VERSO DA SEGUINTE MANEIRA:

“Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu SENTIDO COMPLETO” (Mt.5:17)

OU SEJA, JESUS NÃO VEIO “ACABAR COM A LEI”, MAS DAR O SENTIDO COMPLETO A ELA, ISTO É, TIRAR DA SOMBRA A SUA REALIDADE. CUMPRIR A LEI SIGNIFICA ENCERRAR AQUILO QUE ERA FIGURA E TRAZER O SENTIDO COMPLETO A ELAS – A PRÓPRIA REALIDADE DAS COISAS. QUANDO VOCÊ CUMPRE UM VOTO OU UMA PROMESSA, VOCÊ JÁ ENCERROU AQUILO. QUANDO JESUS CUMPRIU A LEI DOS PROFETAS, ALI FOI ENCERRADA A LEI.

ME DESCULPE PELO TAMANHO LONGO DO MEU TEXTO, REALMENTE ESTE É UM TEMA MUITO DELICADO E, SE NÃO EXPLANADO EXAUSTIVAMENTE, PODE DAR A ENTENDER SENTIDOS ERRADOS E OPOSTOS ÀQUILO QUE QUERIA EXPRESSAR. QUALQUER DÚVIDA É SÓ PERGUNTAR NOVAMENTE, ATÉ PORQUE EU CREIO QUE DIFICILMENTE ESTE ASSUNTO PODE SER RESUMIDO EM UMA OU OUTRA RESPOSTA, SENDO NECESSÁRIO ALGUM TEMPO PARA QUE HAJA A COMPREENSÃO DE TUDO. E SEMPRE ESTAMOS EM FASE DE APRENDIZADO, CRESCENDO EM RUMO A UMA COMPREENSÃO MAIOR, PELA QUAL EU E TODAS AS PESSOAS PRECISAMOS CRESCER E ALCANÇAR.

UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS.

 

 

 

 

 

O NT APOIA O ESPIRITISMO? NINGUÉM VEM AO PAI A NÃO SER POR CRISTO?

 

Olá, Lucas, tudo bem?
OLha, como você sabe, eu te falei que sou Espírita. Na verdade, eu não sou Espírita; eu estou Espírita; se você ou alguém me mostrar que eu estou errado, fora a tal passagem da "feiticeira de Endor", que, você mesmo deve saber porque o a.T. condenava, me torno evangélico. Não vejo na Bíblia nada que condene a não ser por interpretações pessoais. Que eu me recorde, no Novo Testamento, Jesus não condenou tal fato, e nem sequer menciona. Se fosse tão importante, ele teria sido veemente na condenação.
Estou buscando a Verdade, pois Jesus disse: "Buscai a Verdade, e a Verdade vos libertará.
Bem, como você disse que eu poderia tirar algumas dúvidas com você, quero te fazer uma pergunta:
O que Jesus quis dizer com "Ninguém vai ao Pai senão por Mim". (Franco, São Caetano do Sul/SP – 19/08/2011)

Resposta - OLÁ, FRANCO.

É BEM MELHOR ASSIM CONVERSARMOS AMIGAVELMENTE DO QUE COMO ESTAVA ANTES. CREIO QUE PODEMOS TER RESULTADOS MELHORES DESTA VEZ DO QUE TIVEMOS ANTES, E TAMBÉM QUERO LHE ELOGIAR POR TER MUDADO DE COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO À OUTRORA. ASSIM COMO VOCÊ, EU TAMBÉM TENHO A MINHA CRENÇA QUE EU SIGO, MAS SE ME PROVAREM O CONTRÁRIO, EU NÃO TERIA NENHUM “PROBLEMA” EM SEGUIR A VERDADE, VISTO QUE O OBJETIVO DE NÓS AQUI NÃO É SEGUIR UMA CRENÇA CEGA E DESPROVIDA DE EVIDÊNCIAS, MAS SIM BUSCAR CADA VEZ MAIS A VERDADE, NO OBJETIVO DE ALCANÇÁ-LA.

EU SOU CRISTÃO PORQUE VEJO CLARAMENTE COMO QUE TODAS AS PROVAS E EVIDÊNCIAS FUNDAMENTAM O CRISTIANISMO EM DETRIMENTO DAS OUTRAS RELIGIÕES OU ATÉ MESMO DO ATEÍSMO. ATÉ HOJE, NUNCA VI UM ARGUMENTO REALMENTE FORTE OU IRREFUTÁVEL QUE ATINJA UM PONTO BÁSICO DA FÉ CRISTÃ, QUE JÁ NÃO TENHA SIDO REFUTADO POR VÁRIOS APOLOGETAS AO LONGO DOS SÉCULOS. O FATO DE O CRISTIANISMO SER UMA CRENÇA MUITO BEM FUNDAMENTADA SOBRE EVIDÊNCIAS SÓLIDAS E CONCLUSIVAS É QUE ME FAZ “LUTAR” AINDA MAIS BRAVAMENTE POR ELE.

QUANTO AO ESPIRITISMO NO NOVO TESTAMENTO, EU PODERIA BOMBARDEAR PASSAGENS BÍBLICAS AQUI, MAS O MEU OBJETIVO NÃO É BOMBARDEAR PALAVRAS, MAS SIM QUE VOCÊ SE APEGUE ÀQUILO QUE É SIMPLES. A MINHA DICA PESSOAL É SIMPLESMENTE O SEGUINTE: LEIA O NOVO TESTAMENTO, MAS LEIA PRA VALER. MUITOS CATÓLICOS E PESSOAS DE OUTRAS RELIGIÕES AS ABANDONAM QUANDO SE DEPARAM COM O NOVO TESTAMENTO, POIS PERCEBEM LOGO DE CARA QUE OS APÓSTOLOS NÃO TINHAM NEM DE LONGE AS IDEIAS QUE ELES FORAM ENSINADOS A CRER. COM O ESPIRITISMO É A MESMA COISA. UMA LEITURA SÉRIA E HONESTA DAS ESCRITURAS NOS REVELA QUE:

a) NÃO EXISTE ABSOLUTAMENTE NADA (MAS ABSOLUTAMENTE NADA MESMO) DE MENÇÃO À “REENCARNAÇÃO”. ORA, SE OS APÓSTOLOS FOSSEM “ESPÍRITAS” OU CRESSEM NA REENCARNAÇÃO, LOGO TERIAM MENCIONADO AMPLAMENTE ISSO, ASSIM COMO QUALQUER ESPÍRITA O FAZ HOJE EM DIA SEM NENHUM TIPO DE DIFICULDADE.

b) SE OS APÓSTOLOS CRESSEM NA REENCARNAÇÃO, ELES NÃO PODERIAM CRER NA RESSURREIÇÃO, VISTO QUE SÃO CRENÇAS OPOSTAS. CONTUDO, OS APÓSTOLOS E JESUS CRISTO FALARAM MAIS DE SETENTA VEZES NO NOVO TESTAMENTO SOBRE A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, MAS NUNCA FALARAM DA REENCARNAÇÃO. É MUITO ÓBVIO QUE ERA A RESSURREIÇÃO A CRENÇA FUNDAMENTAL DOS CRISTÃOS, E NÃO A REENCARNAÇÃO.

OS SADUCEUS ERAM IGUAIS AOS ESPÍRITAS: NÃO ACREDITAVAM NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS. POR ISSO, MANDARAM PRENDER OS APÓSTOLOS QUE ESTAVAM ENSINANDO ISSO NO TEMPLO:

“Enquanto Pedro e João falavam ao povo, chegaram os sacerdotes, o capitão da guarda do templo e os saduceus. Eles estavam muito perturbados porque os apóstolos estavam ensinando o povo e proclamando em Jesus a ressurreição dos mortos” (Atos 4:1,2)

ORA, SE OS APÓSTOLOS NÃO PREGASSEM A RESSURREIÇÃO, ENTÃO NÃO HAVERIA RAZÕES PARA OS SADUCEUS OS LEVAREM À PRISÃO! PORÉM, É EXATAMENTE POR PREGAREM A REALIDADE DA RESSURREIÇÃO QUE ELES FORAM PRESOS NAQUELA OCASIÃO.

COM O APÓSTOLO PAULO NÃO FOI DIFERENTE. QUANDO FOI LEVADO PRESO PARA SER JULGADO PELOS JUDEUS, ELE DECLAROU CONVICTAMENTE A SUA CRENÇA NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS:

“Confesso-te, porém, que adoro o Deus dos nossos antepassados como seguidor do Caminho, a que chamam seita. Creio em tudo o que concorda com a Lei e no que está escrito nos Profetas, e tenho em Deus a mesma esperança desses homens: de que haverá ressurreição tanto de justos como de injustos” (Atos 24:14,15)

OS FARISEUS, AO CONTRÁRIO DOS SADUCEUS, CRIAM NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS. E PAULO SE VALE DESTE ARGUMENTO (DA SUA CRENÇA NA RESSURREIÇÃO) PARA DIVIDIR A ASSEMBLÉIA, SABENDO QUE EXISTIAM FARISEUS ALI DENTRO QUE TINHAM O MESMO PONTO DE VISTA DELE:

“Então Paulo, sabendo que alguns deles eram saduceus e os outros fariseus, bradou no Sinédrio: ‘Irmãos, sou fariseu, filho de fariseu. Estou sendo julgado por causa da minha esperança na ressurreição dos mortos!’” (Atos 23:6)

ORA, A CRENÇA DOS FARISEUS, ASSIM COMO A DOS CRISTÃOS, ERA NA RESSURREIÇÃO LITERAL E NUNCA NA “REENCARNAÇÃO”. NOTE QUE O APÓSTOLO PAULO NUNCA SE VALEU DO PRESSUPOSTO DA “REENCARNAÇÃO” COMO SENDO UMA “ESPERANÇA” SUA, NEM TAMPOUCO IRIA SE IGUALAR AOS FARISEUS NESTE QUESITO CASO ELE REALMENTE NÃO CRESSE DESTA FORMA. LUCAS, O ESCRITOR DE ATOS, NARRA QUE PAULO CRIA FORTEMENTE NA RESSURREIÇÃO, ASSIM COMO ELE MESMO DIZ ACERCA DESTE TEMA EM 1CORÍNTIOS 15:

“Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos?” (1Co.15:12)

ALGUNS CORINTOS, ASSIM COMO OS ESPÍRITAS, NEGAVAM A RESSURREIÇÃO (EMBORA NEM MESMO ASSIM ELES CRIAM NA REENCARNAÇÃO, POIS PENSAVAM QUE “MORREU E ACABOU”). PAULO, ENTÃO, AO INVÉS DE CONFIRMAR QUE A RESSURREIÇÃO É UMA MENTIRA E QUE A REALIDADE BÍBLICA É A DA REENCARNAÇÃO, FAZ UM LONGO DISCURSO EM DEFESA VIGOROSA DA REALIDADE DA RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS. ELE DIZ QUE CRISTO RESSUSCITOU, ENTÃO NÓS IREMOS RESSUSCITAR TAMBÉM (1Co.15:12). E DEPOIS ELE DIZ O QUE TALVEZ SEJA O PONTO PRINCIPAL DA SUA CARTA AOS CORÍNTIOS – OS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA CRER QUE HAVERÁ A RESSURREIÇÃO:

1 Coríntios 15
13 Se não há ressurreição dos mortos, então nem mesmo Cristo ressuscitou;
14 e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm.
15 Mais que isso, seremos considerados falsas testemunhas de Deus, pois contra ele testemunhamos que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Mas se de fato os mortos não ressuscitam, ele também não ressuscitou a Cristo.
16 Pois, se os mortos não ressuscitam, nem mesmo Cristo ressuscitou.
17 E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados.
18 Neste caso, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
19 Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão.

PAULO AFIRMA QUE SE NÃO HÁ A RESSURREIÇÃO, ENTÃO NEM SEQUER JESUS RESSUSCITOU, E NESTE CASO TODO O CRISTIANISMO SERIA UMA COMPLETA FARSA E OS APÓSTOLOS SERIAM MENTIROSOS, POIS ELES TESTEMUNHARAM A RESSURREIÃO DE CRISTO. A LÓGICA DE PAULO É MUITO SIMPLES: SE OS MORTOS NÃO RESSUSCITAM DE FATO, ENTÃO JESUS TAMBÉM NÃO RESSUSCITOU. E ELE SEGUE DIZENDO QUE SEM A RESSURREIÇÃO OS MORTOS JÁ TERIAM PERECIDO (v.18), A NOSSA ESPERANÇA SE RESUMIRIA SOMENTE A ESTA VIDA (v.19), E COMPLETA DIZENDO QUE SERIA MELHOR VIVER UMA VIDA HEDONISTICAMENTE, NO CASO DA CRENÇA DELES NA RESSURREIÇÃO FOR FALSA:

“Se foi por meras razões humanas que lutei com feras em Éfeso, que ganhei com isso? Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, porque amanhã morreremos" (1Co.15:32)

PAULO JAMAIS IRIA DIZER QUE SEM A RESSURREIÇÃO SERIA MELHOR “COMER, BEBER E DEPOIS MORRER”, CASO ELE CRESSE NA REENCARNAÇÃO. POIS SE OS QUE MORREM REENCARNAM INÚMERAS VEZES EM OUTROS CORPOS, ENTÃO LOGICAMENTE TERIA ALGUM MOTIVO PARA VIVER UMA VIDA SAUDÁVEL E JUNTO A DEUS, MESMO SEM A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS.

CONTUDO, A MENSAGEM TRANSMITIDA POR PAULO É MUITO CLARA: SE NÃO EXISTISSE RESSURREIÇÃO, SERIA MELHOR DESPERDIÇAR ESSA VIDA COMENDO E BEBENDO, POIS NÃO EXISTIRIA MAIS NADA DEPOIS DA MORTE (vs.32, 18, 19), SENDO QUE ELES SERIAM “DE TODOS OS HOMENS OS MAIS DIGNOS DE PENA” (v.19), POIS SE A RESSURREIÇÃO É FALSA, ENTÃO ELES ESTÃO VIVENDO A TOA AQUI NESTA VIDA.

TODA ESSA FORTE CONVICÇÃO DE PAULO COM RESPEITO À RESSURREIÇÃO NOS MOSTRA DE FORMA CLARA E INEQUÍVOCA QUE A REENCARNAÇÃO NUNCA FOI ALVO SEQUER DE “DEBATE” NA IGREJA PRIMITIVA, POIS NUNCA ALGUÉM A SUGERIU. MAS A RESSURREIÇÃO, EMBORA COLOCADA EM DÚVIDA POR ALGUNS RECÉM-CONVERTIDOS, ERA SEMPRE VIGOROSAMENTE DEFENDIDA PELOS APÓSTOLOS QUE CONVIVERAM COM JESUS OU QUE TIVERAM CONTATO COM AQUELES QUE ESTIVERAM COM ELE. O PRÓPRIO SENHOR JESUS CRISTO DISSE:

“Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados” (João 5:28,29)

MAIS UMA VEZ, O RELATO DE JESUS DIZ RESPEITO A UMA RESSURREIÇÃO GERAL DOS MORTOS NO FIM DOS TEMPOS, QUANDO UNS VÃO SAIR PARA A VIDA ETERNA, E OS OUTROS SERÃO CONDENADOS. NOTE QUE JESUS NÃO DISSE EM MOMENTO ALGUM QUE ELES IRIAM “SAIR E REENCARNAR MILHARES DE VEZES ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS”, MAS SIM QUE ELES IRIAM SAIR DE SEUS TÚMULOS, EM UMA REAL RESSURREIÇÃO QUE NÃO CONDIZ COM NENHUM TIPO DE “REENCARNAÇÃO”!

ALÉM DISSO, A PRÓPRIA CRENÇA CRISTÃ NO JUÍZO PARA CONDENAÇÃO OU RECOMPENSA SERIA NULA E SEM SENTIDO, SE CADA UM REENCARNASSE INÚMERAS VEZES, SENDO QUE NEM PASSARIA POR UM JUÍZO PARA A VIDA ETERNA DE UMA VEZ POR TODAS, NEM MESMO PASSARIA POR UMA CONDENAÇÃO ONDE SERIAM DEFINITIVAMENTE CONDENADOS.

AO CONTRÁRIO, TODOS ESTARIAM PRESOS A UM CICLO INFINITO DE REENCARNAÇÕES SUCESSIVAS, SEM JUÍZO, SALVAÇÃO E NEM CONDENAÇÃO, SEM DESTINOS FINAIS CONCRETOS E NEM UM PROPÓSITO REAL PARA A VIDA. NÃO TERIA LUGAR PARA A VOLTA DE JESUS, E NEM MESMO PARA DEUS TER ENVIADO O SEU FILHO UNIGÊNITO PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRESSE NÃO VIESSE A PERECER, MAS TER A VIDA ETERNA. AFINAL, PARA OS ESPÍRITAS NÃO EXISTE SALVAÇÃO PELA FÉ, A CRENÇA FUNDAMENTAL DOS CRISTÃOS:

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8,9)

SE NÓS NÃO SOMOS “SALVOS PELA FÉ”, MAS SIM PELAS “BOAS OBRAS”, ENTÃO JESUS MORREU EM VÃO, NÃO É PRECISO CRER NELE PARA SER SALVO, E SERIA A NOSSA PRÓPRIA JUSTIÇA PESSOAL QUE SERIA IMPUTADA, E NÃO A JUSTIÇA DE DEUS NA PESSOA DE JESUS CRISTO. A ÚNICA COISA QUE NOS FAZ DIGNOS DA VIDA ETERNA É A JUSTIÇA DE CRISTO, QUE É IMPUTADA A NÓS ATRAVÉS DA FÉ NELE, E NUNCA OS NOSSOS PRÓPRIOS MÉRITOS PESSOAIS. POIS, AINDA QUE FAÇAMOS O “BEM” AQUI OU ALI, SEMPRE ESTAMOS PECANDO E TRANSGREDINDO A LEI DE DEUS.

SOMENTE UM FOI PERFEITO DO INÍCIO AO FIM, O CORDEIRO IMACULADO DE DEUS, QUE SE OFERECEU EM SACRIFÍCIO PARA QUE, ATRAVÉS DELE, PUDÉSSEMOS OBTER A SALVAÇÃO ETERNA. INFELIZMENTE OS ESPÍRITAS NUNCA PODERÃO ENTENDER ESSA MENSAGEM CENTRAL DO EVANGELHO, POIS ISSO VAI TOTALMENTE CONTRA OS SEUS “PRINCÍPIOS” DE REENCARNAÇÃO E SALVAÇÃO PELAS OBRAS. NESTE CASO, O EVANGELHO SERIA UM FRACASSO E CRISTO TERIA DESCIDO DO CÉU, SOFRIDO, MORRIDO E RESSUSCITADO À TOA! ALIÁS, NEM TERIA RESSUSCITADO, JÁ QUE PARA OS ESPÍRITAS A RESSURREIÇÃO NEM EXISTE...

PODERIA PASSAR O DIA TODO AQUI ESCREVENDO PARA MOSTRAR INÚMEROS ERROS ESPÍRITAS NA INTERPRETAÇÃO DO NOVO TESTAMENTO, MAS O FATO É QUE O PRÓPRIO AUTOR DE HEBREUS DISSE QUE O HOMEM MORRE UMA SÓ VEZ, VINDO DEPOIS DISSO O JUÍZO:

“Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo” (Hb.9:27)

SE OS APÓSTOLOS CREESEM NA DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO, IRIAM DIZER QUE O HOMEM MORRE CENTENAS OU MILHARES DE VEZES, REENCARNANDO CADA VEZ EM OUTROS CORPOS E NUNCA SENDO DEFINITIVAMENTE JULGADOS, PARA ENTRAREM NA VIDA ETERNA OU NA CONDENAÇÃO. FELIZMENTE, A REENCARNAÇÃO NUNCA FOI TESE DOS CRISTÃOS, NEM NA BÍBLIA E NEM NOS ESCRITOS DOS PAIS DA IGREJA PRIMTIVA DOS PRIMEIROS SÉCULOS DE EXISTÊNCIA.

PARA TERMINAR, APENAS SUGIRO A LEITURA DE 1CORÍNTIOS 15, O CAPÍTULO QUE FALA SOBRE A RESURREIÇÃO. VALE A PENA CONFERIR, FOI ATRAVÉS DESTE CAPÍTULO SENSACIONAL DAS ESCRITURAS QUE EU PUDE COMPREENDER PELA PRIMEIRA VEZ EM MINHA VIDA A MARAVILHOSA E GRANDIOSA MENSAGEM CRISTÃ DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, TÃO DEFENDIDA PELA IGREJA CRISTÃ E QUE É TÃO ABANDONADA NOS DIAS DE HOJE POR MUITOS. GARANTO QUE ISSO NÃO IRÁ LHE DECEPCIONAR DE FORMA ALGUMA, E ME ARRISCO ATÉ A DIZER QUE É, PARA MIM, O CAPÍTULO MAIS EXTRAORDINÁRIO DE TODA A BÍBLIA.

QUANTO À PASSAGEM DE JOÃO 14:6, JESUS ESTAVA DIZENDO ALI QUE ERA ELE O ÚNICO CAMINHO PELO QUAL NÓS PODEMOS CHEGAR À PRESENÇA DO PAI. EMBORA MUITAS RELIGIÕES IMPONHAM DIVERSOS “CAMINHOS” A SE SEGUIR (COMO O CATOLICISMO ATRIBUI TAL PAPEL A MILHARES DE “SANTOS” MEDIANEIROS E INTERMEDIÁRIOS ENTRE NÓS E DEUS), A CRENÇA CRISTÃ É SIMPLES E BÁSICA: SÓ EXISTE UM ÚNICO CAMINHO, E NENHUM OUTRO ALÉM DELE, PELO QUAL CHEGAMOS A DEUS:

“Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14:6)

É POR MEIO DELE QUE NÓS TEMOS ACESSO AO PAI ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO:

“Pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito” (Efésios 2:18)

E HÁ UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS:

“Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Timóteo 2:5)

É POR ISSO QUE QUANDO ORAMOS, ORAMOS “EM O NOME DE JESUS”, PORQUE ESTAMOS ENTRANDO NA PRESENÇA DE DEUS (POR MEIO DA ORAÇÃO) ATRAVÉS DE CRISTO, QUE ABRIU ESSE CAMINHO PARA NÓS, QUANDO A SI MESMO SE ENTREGOU PELOS NOSSOS PECADOS, ABRINDO PARA NÓS UM NOVO E VIVO CAMINHO:

“Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel” (Hebreus 10:19-23)

ASSIM COMO NO ANTIGO TESTAMENTO EXISTIA UM “SUMO SACERDOTE” QUE ENTRAVA UMA VEZ POR ANO NO “SANTO DOS SANTOS” PARA FAZER EXPIAÇÃO PELOS PECADOS DO POVO (ERA UMA “SOMBRA”, UMA TIPOLOGIA DE CRISTO), ASSIM TAMBÉM NO NOVO TESTAMENTO A REALIDADE É CLARAMENTE EXPRESSA COM CRISTO SENDO O NOSSO ÚNICO SUMO SACERDOTE DOS BENS VINDOUROS, QUE ABRIU CAMINHO À PRESENÇA DE DEUS PAI QUANDO SE OFERECEU PELOS NOSSOS PECADOS.

É POR CAUSA DESTE SACRIFÍCIO ÚNICO E SINGULAR QUE NÓS PODEMOS ORAR COM UM CORAÇÃO PURO E COM PLENA CONVICÇÃO DE FÉ. SEM O SACRIFÍCIO DE CRISTO, NÃO PODERÍAMOS ESTAR COM UMA CONSCIÊNCIA PLENAMENTE PURIFICADA DE UMA MENTALIDADE DE CULPA, POIS É APENAS QUANDO NOS APEGAMOS COM FIRMEZA À ESPERANÇA QUE PROFESSAMOS (ISTO É, NO SACRIFÍCIO QUE CRISTO FEZ EM NOSSO FAVOR) QUE TEMOS OS NOSSOS PECADOS PERDOADOS E QUE PODEMOS CHEGAR LIVREMENTE À SALA DO TRONO DE DEUS, PORQUE CRISTO ABRIU ESSE CAMINHO PARA NÓS HOJE, POIS ELE VENCEU A MORTE E RESSUSCITOU.

FIQUE COM DEUS E ATÉ A PRÓXIMA.

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.

 

 

 

 

 

SOBRE A IMORTALIDADE DA ALMA

 

Olá Lucas a paz do Senhor para você!
Achei seu site meio que por acaso em uma dessas pesquisas que eu fazia na net sobre imortalidade da alma.
Também não acredito nessa doutrina visto que ela não é bíblica e sim de origem grega. Infelizmente o grande teólogo Agostinho estudou muita filosofia grega e acabou espalhando essa doutrina em nosso meio cristão.
É uma pena que muitos acreditam nessa doutrina anti-bíblica pois uma doutrina errada leva a outras e isso tem acontecido bastante no meio evangélico em geral.
Fico feliz por ter encontrado um site tão bom com bastante conteúdo teológico e acima de tudo, com base na verdade que é a palavra de Deus.
Fique firme na palavra!
Que Deus te abençoe. Abraço! (Paulo Bussad, Itaperuna/RJ – 20/08/2011)

Resposta - OLÁ, PAULO.

REALMENTE, A CRENÇA NA IMORTALIDADE DA ALMA SURGIU ATRAVÉS DE SINCRETISMO COM A FILOSOFIA PLATÔNICA DE IMORTALIDADE DA ALMA, QUE DIVIDE A NATUREZA HUMANA. AGOSTINHO FOI UM DOS PREPONENTES DESSA DOUTRINA, MAS TAMBÉM HOUVE OUTROS FILÓSOFOS ALÉM DELE QUE TROUXERAM A FILOSOFIA GREGA PARA AS RAÍZES DO CRISTIANISMO, MISTURANDO AQUILO QUE ERA O EVANGELHO PURO E VERDADEIRO COM AS TESES PLATÔNICAS, RESULTANDO NAQUILO QUE VEMOS HOJE: UMA MISTURA DE IMORTALIDADE DA ALMA E RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, DUAS CRENÇAS CONFLITANTES ENTRE SI E QUE DIFICILMENTE PODEM SER ACREDITADAS SIMULTANEAMENTE, VISTO QUE EXCLUEM UMAS ÀS OUTRAS NAQUILO QUE ACREDITAM.

NEM MESMO OS GREGOS DA ÉPOCA DE CRISTO CRIAM NA RESSURREIÇÃO, POIS ADOTAVAM A IMORTALIDADE DA ALMA. OS CRISTÃOS QUE MISTURARAM AS DUAS CRENÇAS BUSCARAM UNIR A CRENÇA NA IMORTALIDADE JUNTO À RESSURREIÇÃO, RESULTANDO NAQUILO QUE VEMOS HOJE NA MAIORIA DAS IGREJAS.

AGRADEÇO AS SUAS PALAVRAS E CERTAMENTE IREI ME EMPENHAR A FICAR SEMPRE FIRMADO NA PALAVRA DE DEUS, SEM ACRESCENTAR NADA E NEM TAMPOUCO DIMINUIR COISA ALGUMA.

UM GRANDE ABRAÇO E QUE DEUS LHE ABENÇOE!

 

 

----------------------------------------------------------------------------

Clicando em ENVIAR CARTA, no menu esquerdo, você pode comentar, criticar ou debater sobre os assuntos com o autor do site.