DEBATE SOBRE O DILÚVIO (PARTE 4)

DEBATE SOBRE O DILÚVIO (PARTE 4)

 

Prezado Lucas, tudo bem?
Enquanto você não responde as perguntas que eu fiz, e eu entendo muito bem a demora, visto que você ( não sei se posso chamá-lo de você) deve ser uma pessoa muito ocupada, e tem outros afazeres talvez mais importantes.
Bem, enquanto isso, releio as suas refutações, e vejo que alguma coisa não se encaixa. Quando você disse:
Segundo a Bíblia "A maldade entra no coração do homem desde a meninice", não paro de pesquisar na internet, nos dicionários e com estudiosos sobre o assunto "meninos, meninice". Para minha surpresa, todos foram unânimes em classificar "meninice" como algo praticado por meninos que não se encaixa em "até 26 dias" de vida, como você afirma, mas sim como crianças que podem ir até os 12,13,14 anos ou mais. Crianças com até 26 dias dias, segundo me informaram, não passam de recém-nascidos. Assim sendo, me parece que você deu uma interpretação um pouco "particular" ao versículo bíblico.
Olha, me parece que uma criança de 1 a talvez até 6 anos, não poderia ter tanta maldade dentro de sí para justificar seu aniquilamento por Deus. Nós humanos falíveis, não teríamos coragem de matar um filho pequeno por algumas traquinagens próprias da idade, quanto mais Deus que segundo a Bíblia, "Deus é amor".
Um grande abraço
Jesualdo (Jesualdo, São Paulo – 13/07/2011)

Resposta - OLÁ, JESUALDO.

VOCÊ DISSE:
“Segundo a Bíblia "A maldade entra no coração do homem desde a meninice", não paro de pesquisar na internet, nos dicionários e com estudiosos sobre o assunto "meninos, meninice". Para minha surpresa, todos foram unânimes em classificar "meninice" como algo praticado por meninos que não se encaixa em "até 26 dias" de vida, como você afirma, mas sim como crianças que podem ir até os 12,13,14 anos ou mais. Crianças com até 26 dias dias, segundo me informaram, não passam de recém-nascidos. Assim sendo, me parece que você deu uma interpretação um pouco "particular" ao versículo bíblico.”

MAS FOI EXATAMENTE ISSO QUE EU DISSE, MEU CARO. EU DISSE EXATAMENTE QUE EXISTIAM CRIANÇAS (MENINOS) NA ÉPOCA DE NOÉ, O QUE EU DISSE COMO IMPROVÁVEL FOI A EXISTÊNCIA DE RECÉM-NASCIDOS (ATÉ 26 DIAS DE VIDA), ALGO QUE É BEM DIFERENTE DE “MENINOS”, CONCORDA?

O QUE O TEXTO BÍBLICO DIZ TAMBÉM CONCORDA COMIGO, POIS ASSINALA QUE “A MALDADE ENTRA NO CORAÇÃO DO HOMEM DESDE A SUA MENINICE”. ISSO SIGNIFICA QUE MENINOS (CRIANÇAS) JÁ TEM A MALDADE HUMANA NO CORAÇÃO, OU SEJA, JÁ SÃO INCLINADOS E TENDENCIADOS A SEGUÍREM O PECADO, EM FUNÇÃO DE SUA NATUREZA PECAMINOSA. POR ISSO MESMO, ELAS NÃO ERAM “TOTALMENTE PURAS” COMO O FRANCO TENTOU DIZER.

EU NUNCA DISSE QUE CRIANÇAS (OU MENINOS) SÓ TÊM ATÉ 26 DIAS DE VIDA, O QUE EU FALEI FOI QUE RECÉM-NASCIDOS TEM ATÉ 26 DIAS DE VIDA. ENTENDER ESSA DIFERENÇA É FUNDAMENTAL PARA DESCONTRADIZER ESSA SUPOSTA “CONTRADIÇÃO” QUE VOCÊ “ENCONTROU”. DEIXA-ME REPETIR PELA CENTÉSIMA VEZ AQUILO QUE FOI DITO POR MIM:

“...Ora, biblicamente a maldade entra no coração do homem “DESDE A SUA MENINICE” (Gn.8:21), o que que, EXCETUANDO OS RECÉM-NASCIDOS, as crianças NÃO SÃO “ABSOLUTAMENTE PURAS” OU ISENTAS DA MALDADE. Como é improvável que houvessem RECÉM-NASCIDOS naquela época (especialmente pelo fato de que havia muito menos pessoas povoando a terra e também porque essas pessoas costumavam viver centenas de anos), segue-se logicamente que o seu ataque com certo tom de emocionalismo através dos RECÉM-NASCIDOS não passa de um achismo seu que não pode ser provado”

EM RESUMO:

1. EU NÃO DISSE QUE NÃO EXISTIAM “MENINOS” (CRIANÇAS), MAS SIM QUE ERA IMPROVÁVEL A EXISTÊNCIA DE “RECÉM-NASCIDOS”, O QUE É BEM DIFERENTE.

2. EU NÃO DISSE QUE MENINOS TÊM ATÉ 26 DIAS DE VIDA, MAS SIM QUE OS RECÉM-NASCIDOS QUE TEM ATÉ 26 DIAS DE VIDA. NOVAMENTE, É NECESSÁRIO ENTENDER A FUNDAMENTAL DIFERENÇA ENTRE MENINOS (EM GERAL) E RECÉM-NASCIDOS (EM ESPECÍFICO).

3. EU REPETI O TEXTO BÍBLICO QUE DIZ QUE A MALDADE ENTRA NO CORAÇÃO HUMANO DESDE A SUA “MENINICE” (Gn.8:21), E DEPOIS DISSE QUE POR ISSO ELES (OS MENINOS) NÃO SÃO “ABSOLUTAMENTE PUROS OU ISENTOS DA MALDADE”. NOTE QUE NOVAMENTE EU FIZ QUESTÃO DE ACENTUAR QUE ESTAVA EXCETUANDO OS RECÉM NASCIDOS, É SÓ LER O TEXTO DE NOVO:

“...EXCETUANDO OS RECÉM-NASCIDOS, as crianças não são absolutamente “puras” ou isentas da maldade”

NOTE QUE EU ESTAVA EXCENTUANDO APENAS OS RECÉM-NASCIDOS E NÃO AS CRIANÇAS (MENINOS) EM GERAL. POR ISSO, NÃO EXISTE NENHUMA “CONTRADIÇÃO” ENTRE AQUILO QUE EU DISSE E AQUILO QUE O DICIONÁRIO DIZ SOBRE A IDADE DE “MENINOS” (CORRETAMENTE, POR SINAL), POIS O QUE EU CONFIRMEI FOI EXATAMENTE AQUILO QUE O DICIONÁRIO DIZ, E NÃO AQUILO QUE VOCÊ DIZ QUE EU ESTAVA DIZENDO, QUANDO EU NÃO ESTAVA DIZENDO.

NÃO CREIO QUE VOCÊ TENHA FEITO ISSO POR MALDADE, MAS APENAS POR UMA LEITURA MAIS SUPERFICIAL DAQUILO QUE EU DISSE ACOMPANHADA DE UM ERRO GRAVE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. DE QUALQUER JEITO, CREIO QUE AGORA JÁ TENHA ESCLARECIDO AS COISAS PARA EVITAR ESSES ERROS QUE, POR SINAL, NÃO SÃO NENHUM PROBLEMA EM SI MESMOS, VISTO QUE NÓS SOMOS SUJEITOS A FALHAS E A ERROS INTERPRETATIVOS COMO TODOS OS DEMAIS SERES HUMANOS.

NO MAIS, VOCÊ TAMBÉM DISSE:
“Olha, me parece que uma criança de 1 a talvez até 6 anos, não poderia ter tanta maldade dentro de sí para justificar seu aniquilamento por Deus. Nós humanos falíveis, não teríamos coragem de matar um filho pequeno por algumas traquinagens próprias da idade, quanto mais Deus que segundo a Bíblia, "Deus é amor". “

A IDADE EXATA QUANDO ENTRA A MALDADE NO CORAÇÃO HUMANO (OU, MAIS PRECISAMENTE, QUANDO ELA TOMA CONTA E DOMINA O SER HUMANO) AINDA É UMA INCÓGNITA PARA TODOS. ALGUNS ARRISCAM ESSA IDADE APROXIMADA QUE VOCÊ DISSE (DE 5 OU 6 ANOS), MAS ISSO É MERA ESPECULAÇÃO E, DE FATO, CREIO QUE VARIA DE PESSOA A PESSOA. O FATO É QUE DEUS NÃO TRABALHA APENAS COM O SER PESSOAL, MAS COM A PRÓPRIA GERAÇÃO. ALÉM DE SER ONISCIENTE (ELE SABE QUANDO VOCÊ VAI PECAR, MESMO SE FOR DAQUI HÁ DÉCADAS), ELE TAMBÉM SABIA QUE EM TODA AQUELA GERAÇÃO APENAS A DE NOÉ PERMANECEU COM DEUS.

DEUS NÃO FOI INJUSTO EM TER ENVIADO O DILÚVIO SOBRE A FAMÍLIA INTEIRA DOS ÍMPIOS, POIS ELES FIZERAM POR MERECER ISSO POR SEUS ATOS PECAMINOSOS. MAS, SE REALMENTE HAVIA ALGUÉM COM TAL IDADE EM QUE ESTARIA “ISENTA DA MALDADE”, ELA PODE TER SOFRIDO A PERDA DA VIDA TERRENA EM FUNÇÃO DOS PECADOS DE SEUS FAMILIARES, MAS CERTAMENTE NÃO PERDERÁ A VIDA FUTURA (VIDA ETERNA), POIS O JULGAMENTO FUTURO É PESSOAL, E NÃO COLETIVO. EM OUTRAS PALAVRAS, ALGUÉM AQUI NESTA TERRA PODE ACABAR SENDO NATURALMENTE PREJUDICADO EM FUNÇÃO DE SEU GRUPO.

UM TIME DE FUTEBOL É REBAIXADO COM TODOS OS JOGADORES DE SEU TIME, AINDA QUE HAJA ALGUÉM QUE TENHA SOZINHO SE ESFORÇADO DE TAL MANEIRA QUE, SE DEPENDESSE SOMENTE DELE, TODA AQUELA EQUIPE NÃO SERIA REBAIXADA. MAS, COMO OS OUTROS TODOS NÃO SE ESFORÇARAM, AQUELE JOGADOR QUE SE ESFORÇOU TAMBÉM CAI JUNTO COM O RESTO DO TIME, MAS CERTAMENTE DEPOIS NÃO SERÁ TRATADO ASSIM COMO O RESTANTE DA EQUIPE, POIS OS JOGADORES QUE NÃO FIZERAM NADA DE BOM CAIRÃO AINDA MAIS NA CARREIRA, ENQUANTO AQUELE QUE SE ESFORÇOU TERÁ PROVAVELMENTE UM DESTINO FUTURO DE MUITO MAIS SUCESSO POR SEU DESEMPENHO PARTICULAR.

É MAIS OU MENOS A MESMA COISA QUE ACONTECE NO MUNDO ESPIRITUAL. ALGUMA CRIANÇA DE ATÉ UNS 5 ANOS PODERIA TER SIDO AFETADA PELO DILÚVIO POR CAUSA DA CORRUPÇÃO E DEVASSIDÃO MORAL DE SEUS PAIS, EM VISTA DA PROFUNDA IMORALIDADE CORRENTE NAQUELE MUNDO ANTIGO, MAS ELA INDIVIDUALMENTE CERTAMENTE TERÁ UMA VIDA FUTURA (VIDA ETERNA, APÓS A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS) MUITÍSSIMO MELHOR DO QUE AQUELAS QUE OS SEUS PAIS TERÃO.

ENQUANTO ESTES OUTROS ESTARÃO PERDIDOS NA SEGUNDA MORTE, ESSA CRIANÇA, QUE TEVE A PERDA DE VIDA TERRENA EM FUNÇÃO DE SEU GRUPO, TERÁ INDIVIDUALMENTE UMA VIDA ETERNA FUTURA AO LADO DE DEUS, POIS CADA UM SERÁ JULGADO POR SUAS PRÓPRIAS OBRAS, INDIVIDUALMENTE, NO DIA DO JUÍZO DE DEUS. NÃO TEMOS DÚVIDAS DE QUE TAL CRIANÇA, AINDA SEM IDADE SUFICIENTE PARA DISCERNIR ENTRE O BEM E O MAL, ESTARIA SENDO SALVA, TENDO A VIDA ETERNA, ENQUANTO QUE AQUELES OUTROS POR SUA MALDADE SERIAM FINALMENTE E DEFINITIVAMENTE EXTERMINADOS, POIS NA NOVA JERUSALÉM NÃO ENTRA NADA QUE SEJA IMUNDO OU IMPURO.

TALVEZ ESTE QUADRO QUE EU ACABEI DE APRESENTAR AJUDE-O A COMPREENDER OS PLANOS DE DEUS QUE NÃO SE LIMITAM APENAS A ESTA PRESENTE VIDA TERRESTRE, PASSAGEIRA; MAS QUE ABRANGE ESPECIALMENTE E PRINCIPALMENTE A VIDA FUTURA, QUE COLOCA ESSA NOSSA PRESENTE VIDA COMO INSIGNIFICANTE EM COMPARAÇÃO COM A GLÓRIA FUTURA QUE EM NÓS HÁ DE SER REVELADA. SE VOCÊ QUISER LER MAIS SOBRE ISSO, BASTA VER ESSA RESPOSTA MINHA SOBRE UMA PERGUNTA PARECIDA FEITA HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS:

https://lucasbanzoli.no.comunidades.net/index.php?pagina=1080708553


CASO O LINK NÃO ENTRE, BASTA ENTRAR NA PÁGINA DAS “CARTAS RESPONDIDAS”, E CLICAR NA QUESTÃO: “A MORTE DE CRIANÇAS NO ANTIGO TESTAMENTO”.

MAS VALE RESSALTAR QUE ESTE QUADRO QUE EU ACABEI DE APRESENTAR É MERAMENTE ESPECULATIVO COM RELAÇÃO AO DILÚVIO, O QUE SERIA CONCRETIZADO DE FATO APENAS NO CASO EM QUE FOSSE CONFIRMADO QUE REALMENTE HAVIA CRIANCINHAS DE COLO OU RECÉM-NASCIDOS NA ÉPOCA DO DILÚVIO, O QUE, COMO JÁ VIMOS, É ALGO REALTIVAMENTE IMPROVÁVEL, EMBORA POSSÍVEL. CREIO QUE DEUS PUDESSE TER ENVIADO O DILÚVIO EM UMA ÉPOCA PRECISA ONDE NÃO EXISTIAM TAIS RECÉM-NASCIDOS, O QUE NÃO SERIA ALGO NEM UM POUCO IMPROVÁVEL, TENDO EM VISTA A MÉDIA DE IDADE DO POVO DAQUELA ÉPOCA, BEM COMO O TOTAL DE POPULAÇÃO EXISTENTE (VEJA AS MINHAS ÚLTIMAS RESPOSTA QUANTO A ISSO).

UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS.