A MORTE DE CRIANÇAS NO ANTIGO TESTAMENTO

A MORTE DE CRIANÇAS NO ANTIGO TESTAMENTO

.

Olá, Lucas.
Eu estava lendo a bíblia e olha lá o que eu vi: Deus mandando matar crianças(Samuel 15:3). Eu quero que me explique, tá? "Deus é Amor"- (João 4:8) e nunca o Criador mandaria matar. Acho que o Antigo Testamento não é confiável. Jesus disse: Se o seu filho pedir peixe para o seu pai, o pai vai da uma cobra?(tipo assim). Ahh! E também tem uma coisa próprio Criador desobedecendo ao mandamento de sua autoria ("não matarás". Me explique, tá? Ahh! Esqueci: Em dá bem que quando Jesus me ressuscitar vou encontrar com a minha mãe nos ARES. (Marc, Mato Grosso – 04/01/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
ANTES DE QUALQUER CONSIDERAÇÃO AQUI SOBRE ESTE IMPORTANTE TEMA QUE VOCÊ MENCIONOU, CREIO QUE SEJA IMPORTANTE A LEITURA DESTE ARTIGO EM QUE EU RESUMO ALGUNS DOS VÁRIOS PONTOS QUE OS ATEUS LEVANTAM CONTRA A MORALIDADE DE DEUS NAS ESCRITURAS E RESPONDO A CADA UMA DELAS RESUMIDAMENTE - "A VERDADEIRA FACE DE DEUS" (VER MENU À ESQUERDA).
.
TAMBÉM CREIO QUE SEJA RELEVANTE A POSIÇÃO DE JOHN PIPER SOBRE O ASSUNTO [http://www.youtube.com/watch?v=z9peC09psOE], E TAMBÉM A LEITURA DAQUILO QUE O FILÓSOFO CRISTÃO WILLIAN LANE CRAIG TEM A DIZER SOBRE O TEMA:
.
http://www.apologia.com.br/?p=582

.
PRIMEIRAMENTE, TEMOS QUE LEMBRAR QUE OS AMALEQUITAS ESTAVAM LONGE DE SEREM INOCENTES, ELES ERAM TOTALMENTE DEPRAVADOS, COMENTENDO ATOS ABOMINÁVEIS ENTRE SI. ELES ESTAVAM COMPLETAMENTE PERDIDOS EM SUA IMORALIDADE, DE ACORDO COM LEVÍTICO 18:25, COMETENDO TODOS OS TIPOS DE ABOMINAÇÕES. ORA, A PRÓPRIA SAGRADA ESCRITURA ATESTA E CONFIRMA QUE TAIS PESSOAS TERÃO PARTE NA SEGUNDA MORTE:
.
“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; que é a segunda morte” (Ap.21:8)
.
SE ESSE TIPO DE GENTE TERÁ PARTE NA SEGUNDA PARTE, ENTÃO EU PERGUNTO – POR QUE NÃO TERIAM TAMBÉM NA PRIMEIRA? POR QUE DEUS FARIA COM QUE ELES FOSSEM APENAS PUNIDOS PARA A SEGUNDA MORTE, MAS FICARIAM TOTALMENTE ISENTOS DA PRIMEIRA MORTE? ISSO TUDO NOS MOSTRA QUE O DEUS JUSTO TEM PODER PARA EXERCER JUÍZO TANTO NA PRIMEIRA MORTE QUANTO NA SEGUNDA. O PROBLEMA DA MAIORIA DAS PESSOAS É QUE ELAS NÃO CONSEGUEM ENTENDER QUE O DEUS JUSTO E TODO-PODEROSO NÃO JULGA APENAS LÁ NO FINAL DOS TEMPOS, MAS ESTÁ JULGANDO A PARTIR DE AGORA!
.
“Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?” (1Pe.4:17)
.
JÁ COMEÇOU O JUÍZO PELA CASA DE DEUS! O QUE DEUS FAZIA NO ANTIGO TESTAMENTO, E CONTINUOU FAZENDO NO NOVO (At.5:9), É APENAS EXERCER O SEU PAPEL DE JUÍZ QUE A BÍBLIA NOS MOSTRA E EXERCER JUÍZO PARA OS INSOLENTES, REBELDES E DESOBEDIENTES. EMBORA SEJA FATO DE QUE OS ÍMPIOS SOFRERÃO NO JUÍZO FINAL, NA SEGUNDA MORTE (Ap.21:8), DEUS SEMPRE PÔDE TRAZER JUÍZO TAMBÉM PARA ESTA VIDA PRESENTE. POR ISSO, A TENTATIVA DE CÉTICOS, ATEUS E AGNÓSTICOS EM COLOCAR A MORAL DE DEUS EM JOGO POR CAUSA DAS MORTES DO AT É PLENAMENTE FRUSTRADA. EU E VOCÊ NÃO PODEMOS MATAR NINGUÉM DELIBERADAMENTE, MAS DEUS PODE. POR QUÊ? PORQUE É DEUS O JUÍZ, É ELE QUEM FORMULA AS LEIS E É ELE QUEM TEM “TODO O PODER NOS CÉUS E NA TERRA” (1Cr.29:11) PARA EXERCER JUÍZO, TANTO NA PRIMEIRA MORTE COMO NA SEGUNDA.
.
COM OS AMALEQUITAS ACONTECE EXATAMENTE A MESMA COISA. ELES, ALÉM DE SEREM COMPLETAMENTE DEPRAVADOS, DESEJAVAM DESTRUIR A NAÇÃO DE ISRAEL (1Sm.15:2), QUE ERA O POVO ESCOLHIDO DE JEOVÁ, O CANAL DOS PLANOS DE DEUS DE REDENÇÃO PARA TODOS OS POVOS (Gn.12:1-3). A DESTRUIÇÃO DELES SE FAZIA NECESSÁRIA TENDO EM VISTA A GRAVIDADE DO SEU PECADO. SE DEUS NÃO OS DESTRUÍSSE, ALGUÉM PODERIA SURGIR E RETOMAR O SEU ÓDIO AO POVO DE DEUS E TENTAR SE OPOR AOS PLANOS DELE. O QUE DEUS FARÁ NA SEGUNDA MORTE, DESTRUINDO OS DEPRAVADOS E ABOMINÁVEIS (Ap.21:8), ELE ANTECIPOU AOS AMALEQUITAS JÁ NA PRIMEIRA MORTE (1Sm.15:3), COMO UMA FIGURA DAQUILO QUE ACONTECERÁ PARA TODOS OS ÍMPIOS (DE TODOS OS TEMPOS) EM CASO QUE NÃO SE ARREPENDAM.
.
DEUS É AMOR, MAS ELE TAMBÉM É JUSTIÇA! QUANTO A QUESTÃO DAS CRIANÇAS INOCENTES, TEMOS QUE RESSALTAR PRIMEIRAMENTE QUE DEUS É QUEM DÁ A VIDA, E ELE PODE RETOMÁ-LA QUANDO ELE QUISER (Dt 32:39; Jó 1:21). ISSO É MERA QUESTÃO DE TEMPO, POIS TODOS NÓS PASSAREMOS PELA MORTE (Hb.9:27). POR QUE DEUS ANTECIPOU A MORTE DAQUELAS CRIANÇAS? PROVAVELMENTE, COMO UM MEIO DE SALVÁ-LAS! MAS COMO PODE ISSO? ISSO É MUITO SIMPLES: SE AQUELAS CRIANÇAS CONTINUASSEM VIVAS, ELAS GUARDARIAM OS MESMOS EXEMPLOS E PRÁTICAS PAGÃS E ABOMINÁVEIS DE SEUS PAIS. O RESULTADO DELAS SERIA CERTAMENTE O MESMO DESTINO QUE SEUS PAIS TIVERAM, E, PIOR AINDA, NÃO SERIAM SALVAS, MAS TERIAM PARTICIPAÇÃO TAMBÉM NA SEGUNDA MORTE. COM A MORTE DAQUELAS CRIANÇAS, ELAS PODERIAM TER PARTICIPAÇÃO NA PRIMEIRA MORTE, MAS NÃO TERIAM NA SEGUNDA. NOUTRAS PALAVRAS, TEMOS AQUI DUAS OPÇÕES:
.
a) TOMAR PARTE NA PRIMEIRA MORTE E TAMBÉM NA SEGUNDA MORTE; ou:
b) TOMAR PARTE APENAS NA PRIMEIRA MORTE, MAS NÃO NA SEGUNDA MORTE, POIS HERDARIAM A VIDA ETERNA.
.
CREIO QUE SEJA DE BOM SENSO QUE TODOS CONCORDEM AFIRMATIVAMENTE COM A OPÇÃO NÚMERO DOIS, QUE É MUITÍSSIMO MELHOR. ORA, O ÚNICO MEIO PELO QUAL AQUELAS CRIANÇAS SERIAM SALVAS E ENTRARIAM NESTA SEGUNDA OPÇÃO SERIA EXATAMENTE PASSANDO PELA MORTE ANTES QUE TOMASSEM O CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, POIS SERIAM SALVAS. DEUS ESTAVA, NA VERDADE, SALVANDO A VIDA DAQUELAS CRIANÇAS! O NOSSO PROBLEMA É QUE NÓS SOMOS HUMANOS E, COMO TAL, PENSAMOS APENAS COMO PESSOAS CARNAIS. QUANDO VEMOS DEUS MANDANDO MATAR UMA NAÇÃO INTEIRA, QUE INCLUI CRIANÇAS, PENSAMOS APENAS NA TRAGÉDIA DA PRIMEIRA MORTE, QUE TODOS NÓS IREMOS PASSAR ALGUM DIA DE QUALQUER JEITO.
.
MAS DIFICILMENTE NÓS LEMBRAMOS QUE DEUS ESTARÁ SALVANDO A VIDA DAQUELAS CRIANÇAS DE TEREM PARTICIPAÇÃO NA SEGUNDA MORTE, QUE É MUITO PIOR, POIS PRIVA AS PESSOAS DA VIDA ETERNA COM DEUS E TRAZ CASTIGO AOS IMPENITENTES DE ACORDO COM AS SUAS OBRAS. PORTANTO, O ATO PELO QUAL DEUS TIROU A VIDA DAS CRIANÇAS ESTÁ MUITO LONGE DE SER UM ATO CARACTERIZADO POR FALTA DE MISERICÓRDIA. DESTE MODO, PODEMOS PERCEBER QUE A PRIMEIRA MORTE DAQUELAS CRIANÇAS SERIA O MEIO DE SALVAÇÃO DELAS DA SEGUNDA MORTE. E FOI EXATAMENTE ISSO O QUE DEUS FEZ. SUMARIANDO, PODEMOS AFIRMAR QUE DEUS ATUOU DA SEGUINTE MANEIRA:
.
(1) EXERCEU JUÍZO SOBRE OS AMALEQUITAS, ASSIM COMO HAVIA EXERCIDO JUÍZO COM OS CANANITAS.

.
(2) SALVOU AS CRIANÇAS E OS INOCENTES DA SEGUNDA MORTE, E DE TOMAREM PARTE NOS ATOS DE INJUSTIÇA E ABOMINAÇÕES DOS SEUS PAIS.
.
VALE LEMBRAR TAMBÉM QUE DEUS NÃO EXERCEU JUÍZO SOBRE ELES SEM PRÉVIO AVISO OU SEM DISPOSIÇÃO PARA UM ARREPENDIMENTO. PELO CONTRÁRIO, DEUS É TÃO BONDOSO E MISERICORDIOSO, QUE TEVE QUE ESPERAR DURANTE MAIS DE QUATROCENTOS ANOS ATÉ QUE A MEDIDA DOS PECADOS DELES SE COMPLETASSE!
.
“E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia” (Gn.15:16)
.
DEUS É ONISCIENTE, ELE JÁ SABIA SE AQUELE POVO ÍMPIO E PROFANO IRIA SE ARREPENDER OU NÃO. ELE PODERIA PERFEITAMENTE TER MANDADO OS ISRAELITAS ACABAREM COM ELES LOGO DE CARA. MAS O QUE FOI QUE DEUS FEZ? ELE, MESMO ASSIM, USOU DE GRANDE MEDIDA DE MISERICÓRDIA, CONCEDENDO-LHES QUATROCENTOS E TRINTA ANOS DE PERDÃO EM QUE AQUELES POVOS ESTARIAM DISPOSTOS A SE ARREPENDER DOS SEUS PECADOS. MAS, DEPOIS DE TODO ESTE TEMPO QUE DEUS LHES DEU, ELES AINDA ASSIM NÃO OBEDECERAM, E SOMENTE ASSIM QUE DEUS LHES EXERCEU JUÍZO.
.
VEJA, CARO MARC, QUE DEUS REALMENTE COLOCOU A MISERICÓRDIA MUITO ANTES DO JUÍZO. AFINAL, “A MISERICÓRDIA TRIUNFA SOBRE O JUÍZO” (Tg.2:13)! MAS “DE DEUS NÃO SE ZOMBA” (Gl.6:7), E DEPOIS DE TODO ESTE TEMPO ELE POR FIM ACABOU EXERCENDO JUÍZO SOBRE AQUELE POVO, DEPOIS DE TODAS AS OPURTUNIDADES DE ARREPENDIMENTO DESPERDIÇADAS POR ELES, QUE PREFERIRAM DELIBERADAMENTE PERMANECEREM NA DESOBEDIÊNCIA. VEJA, POR EXEMPLO, OUTRO GRANDE EXEMPLO DA PACIÊNCIA E BENIGNIDADE DE DEUS NO CASO DA DESTRUIÇÃO DE SODOMA E DE GOMORRA:
.
GÊNESIS 18
23 Abraão aproximou-se dele e disse: "Exterminarás o justo com o ímpio?”
24 E se houver cinqüenta justos na cidade? Ainda a destruirás e não pouparás o lugar por amor aos cinqüenta justos que nele estão?
25 Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?"
26 Respondeu o Senhor: "Se eu encontrar cinqüenta justos em Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles".
27 Mas Abraão tornou a falar: "Sei que já fui muito ousado a ponto de falar ao Senhor, eu que não passo de pó e cinza”.
28 Ainda assim pergunto: “E se faltarem cinco para completar os cinqüenta justos? Destruirás a cidade por causa dos cinco?" Disse ele: "Se encontrar ali quarenta e cinco, não a destruirei".
29 "E se encontrares apenas quarenta?", insistiu Abraão. Ele respondeu: "Por amor aos quarenta não a destruirei".
30 Então continuou ele: "Não te ires, Senhor, mas permite-me falar. E se apenas trinta forem encontrados ali? " Ele respondeu: "Se encontrar trinta, não a destruirei".
31 Prosseguiu Abraão: "Agora que já fui tão ousado falando ao Senhor, pergunto: E se apenas vinte forem encontrados ali? " Ele respondeu: "Por amor aos vinte não a destruirei".
32 Então Abraão disse ainda: "Não te ires, Senhor, mas permite-me falar só mais uma vez. E se apenas dez forem encontrados? " Ele respondeu: "Por amor aos dez não a destruirei".
33 Tendo acabado de falar com Abraão, o Senhor partiu, e Abraão voltou para casa.
.
VEJA COMO DEUS É BOM E A SUA MIDERICÓRDIA DURA PARA SEMPRE: AINDA QUE ESTIVESSEM VIVENDO EM SODOMA PELO MENOS DEZ JUSTOS, POR AMOR A ESTES DEZ, DEUS NÃO DESTRUIRIA AQUELA CIDADE! DEUS PODERIA PERFEITAMENTE TER DESTRUÍDO AQUELA CIDADE SEM PRÉVIO AVISO E INDEPENDENTE DA SITUAÇÃO NA QUAL ELES SE ENCONTRAM; MAS, AO CONTRÁRIO, DEUS CONCEDE TODOS OS PEDIDOS DE ABRAÃO, DESDE OS CINQUENTA ATÉ OS DEZ JUSTOS! ELE PODERIA TER PERFEITAMENTE SE IRRITADO COM A PERSISTÊNCIA DE ABRAÃO, MAS NEM MESMO ESTE IMAGINAVA QUE A BENEVOLÊNCIA DE DEUS FOSSE TÃO GRANDE AO PONTO DE SALVAR TODA UMA CIDADE COMPLETAMENTE DEPRAVADA E IMORAL POR AMOR DE DEZ ÚNICOS JUSTOS!
.
POR TUDO ISSO, VEMOS QUE É VERDADE A DECLARAÇÃO DE QUE “DEUS É BOM E A SUA MISERICÓRDIA DURA PARA SEMPRE” (Sl.106:1), FRASE ESSA TÃO INSISTENTEMENTE REPETIDA TANTAS VEZES NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO, POR PESSOAS QUE COMPREENDIAM QUE “A MISERICÓRDIA DO SENHOR É A CAUSA DE NÃO SERMOS CONSUMIDOS” (Lm.3:22), E QUE “NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A SUA VIDA PELOS SEUS AMIGOS” (Jo.15:13), POIS “CONHECEMOS O AMOR QUE DEUS TEM POR NÓS E CONFIAMOS NESSE AMOR” (1Jo.4:16). FINALMENTE, A MAIOR PROVA DO AMOR DE DEUS PARA CONOSCO SE ENCONTRA NO SACRIFÍCIO DO FILHO DE DEUS PARA NOS SALVAR E NOS REDIMIR DA MALDIÇÃO DA LEI E DOS NOSSOS PECADOS.
.
ELE PODERIA PERFEITAMENTE TER NOS DEIXADO NA MORTE OU TER DADO UM ANJO PARA MORRER POR NÓS; MAS, AO CONTRÁRIO, ELE DEU O QUE ELE TINHA DE MELHOR E DE MAIS PRECIOSO: O FILHO UNIGÊNITO DO PAI, QUE SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS, QUE SUPORTOU A ZOMBARIA, OS AÇOITES E A CRUCIFICAÇÃO, PARA NOS CONCEDER “ETERNA REDENÇÃO” (Hb.9:12) E POR MEIO DO QUAL TEMOS “LIVRE ACESSO AO PAI EM CONFIANÇA” (Ef.2:18), PORQUE “DEUS AMOU AO MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU O SEU FILHO ÚNICO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA” (Jo.3:16). ELE DEU A SUA VIDA POR NÓS POR “LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE” (Jo.10:18), E ESTE AMOR TÃO GRANDE NOS REVELA O QUÃO TREMENDO QUE O NOSSO DEUS É; “QUEM NÃO AMA NÃO CONHECE A DEUS, PORQUE DEUS É AMOR” (1Jo.4:8).
.
“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1 João 4:10)
.
ABRAÇOS!