SOBRE ESCATOLOGIA, MORTE E TEMOR AO SENHOR
Outro dia estava conversando com um menino e eu perguntei para ele qual era a sua visão escatológica, ele não me soube responder, então e perguntei-lhe se ele cria na tribulação antes ou depois da vinda de Jesus, ele disse que depois. Então eu perguntei à ele se ele tinha estudado o assunto como já pregava Martinho Lutero sobre a livre interpretação da bíblia, entretanto ele disse que não havia estudado sobre o assunto. Você considera a discussão sobre a escatologia importante para adolescentes e jovens para a preparação, ou você considera esse tipo de conhecimento indiferente como já eram ensinados os católicos a praticarem os dogmas sem a livre interpretação?
Outro assunto que às vezes reflito é sobre a morte. Para mim a morte deve ser do mesmo modo falado e explicado nas igrejas abertamente assim como o dízimo e outros. Por que um dos motivos para mim que as pessoas saem das igrejas é a falta de Temor de Deus. E isso é um princípio... O Temor do Senhor é o princípio de TODA a Sabedoria. Que Deus te abençoe meu irmão. E que continue a nos dar Sabedoria e Conhecimento hoje e para sempre. No amor de Jesus, Filipe. (Filipe, Paraná – 02/11/2011)
Resposta – Olá, Filipe.
O que você disse é verdade. Falta ensino aos jovens, e não somente a eles, mas a todos em geral.
Sobre o tema escatológico, eu criei alguns artigos, que você pode conferir aqui, aqui e aqui. É sempre importante ter um bom conhecimento escatológico, para não ser iludido por ventos de doutrinas que não conduzem a verdade, mas ao erro. Por exemplo, o pré-tribulacionismo desprepara o povo de Deus para a batalha final. Enquanto todos pensarem que serão arrebatados antes da tribulação, ninguém irá se preparar seriamente para, conforme o próprio Deus diz...
“...Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá. Se alguém há de ser morto à espada, à espada haverá de ser morto. Aqui estão a perseverança e a fidelidade dos santos” (Apocalipse 13:10)
Isso Deus diz em plena grande tribulação, mas não é pregado ao povo, pelo menos não na maioria das igrejas modernas. O preterismo consegue ser ainda pior, pois não apenas exclui os santos da tribulação que está para vir, como também nega a própria existência desta tribulação futura!
Sobre o tema da morte e do temor ao Senhor, evidentemente são outros assuntos que merecem uma atenção muito especial. Recomendo-lhe a leitura de meus livros sobre os respectivos temas, “A Lenda da Imortalidade da Alma” e “Como Vencer o Pecado”.
Um grande abraço e que Deus te abençoe.