O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO OCORRE IMEDIATAMENTE NO MOMENTO DA CONVERSÃO?

 

Olá Lucas, já tem algum tempo que não visito seu site, desde já te agradeço e que Deus te abençoe em nome de Jesus. Estou lendo este livro e selecionei esta parte para você, pôs fiquei com duvida, e gostaria que você pudesse me esclarecer.

Somos realmente batizados no Espirito Santo quando aceitamos o Senhor Jesus? O meu entendimento e que somos quando falamos em línguas.

Desculpa pelo o tamanho do texto, mais acho que seria necessário para ter sentido completo.

 

(Clique aqui para ler o texto completo de Billy Graham sobre o batismo com o Espírito Santo)

 

(Ângelo Simões, Manaus/AM – 20/11/2011)

 

Resposta - Olá, Ângelo.

 

Me desculpe pela demora em respondê-lo, eu estava na parte final da conclusão do meu livro “Como Vencer o Pecado”, e acabei me desligando um pouco de responder as últimas cartas.

 

Sobre o tema abordado, embora eu reconheça o trabalho de Billy Graham e creia que ele é um homem de Deus, creio que ele se equivocou nesta questão do batismo com o Espírito Santo. Não pretendo fazer um texto longo e prolongado como o dele, bombardeando argumentos: basta se apegar ao que é simples.

 

Antes de passar a minha concepção sobre o tema (que por sinal é a mesma interpretação sua), creio ser necessário fazer algumas observações sobre as argumentações de Billy:

 

1. Eu nunca disse que alguém é batizado com o Espírito Santo mais de uma vez. Cada um passa por um só batismo no Espírito, quando os dons espirituais são liberados, conforme nós vemos inúmeras vezes no livro de Atos, em Atos 2:1-7, Atos 19:1-6, Atos 8:14-17, etc.

 

2. Existem dois batismos principais: o batismo com o Espírito Santo e o batismo de João, que é o batismo em imersão nas águas. Que existe mais de um único batismo fica claro e evidente à luz de Atos 18:25, que diz:

 

”Era também instruído no caminho do Senhor, falava com grande entusiasmo, o seu ensinamento a respeito de Jesus era correto, porém conhecia somente o batismo de João” (At.18:25)

 

Se Apolo conhecia “SOMENTE” o batismo de João, então deve existir um outro batismo, isto é, o batismo no Espírito. Também em Hebreus nós lemos:

 

“Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno” (Hebreus 6:1-2)

 

Note que o termo “batismo” aparece no plural, o que indica que existe mais de um único batismo. Note que o autor de Hebreus não escreve que existem “ressurreições dos mortos”, ou algo do tipo. Isso porque a ressurreição é uma só (embora em fases distintas para justos e ímpios), enquanto que o batismo é dois: no Espírito e nas águas.

 

Sobre a famosa passagem de Paulo aos Efésios, dizendo que “há um só batismo” (Ef.4:5), isso significa que o batismo é irrevogável, isto é, ele pode ser feito uma única vez e não ser repetido.

 

É por isso que todos são batizados uma única vez nas águas e uma única vez no Espírito, pois não há sentido algum repetir desnecessariamente um ritual importante como o batismo nas águas, nem tampouco há lógica em ser “batizado duas vezes com o Espírito Santo”, já que o batismo no Espírito libera os dons espirituais, e “os dons de Deus são irrevogáveis” (Rm.11:29).

 

Se os dons de Deus são irrevogáveis, então você não pode ser batizado no Espírito duas vezes, pois teria perdido um dom para readiquirí-lo, o que é biblicamente um erro, já que os dons não se perdem e, portanto, não existe um “segundo batismo no Espírito”.

 

Portanto, se a interpretação dele está correta e o batismo com o Espírito Santo ocorre logo quando a pessoa confessa a Jesus, então o Billy vai ter que explicar três coisas principais:

 

(1) Como alguém pode ser batizado com o Espírito Santo duas vezes, já que é possível o crente perder a salvação.

 

(2) Como o batismo no Espírito libera imediatamente os dons, já que a conversão quase nunca libera os dons imediatamente.

 

(3) Como Apolo já era convertido e mesmo assim não era batizado com o Espírito Santo.

 

Vou trabalhar rapidamente em cada um deles.

 

1. O primeiro ponto já foi abordado anteriormente, mas vale a pena reforçá-lo um pouco mais. Como bem sabemos, é perfeitamente possível um crente perder a salvação, como o autor de Hebreus claramente afirma:

 

“Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública” (Hebreus 6:4-6)

 

Portanto, alguém pode ser iluminado, provar do dom celestial, ser participante do Espírito Santo, experimentar da bondade de Deus e dos poderes do mundo espiritual e mesmo assim cair da fé! Deste modo, vemos que é possível que ocorra uma queda. Para alguns, como no exemplo que o autor de Hebreus passou, não há mais solução.

 

Mas outros ainda têm alguma chance de arrependimento, como aconteceu com Pedro, que mesmo negando o Senhor três vezes, foi tomado de arrependimento e voltou à firmeza da fé. Agora eu pergunto: será que essas pessoas que caíram da fé, mas depois foram tomadas de arrependimento, foram batizadas com o Espírito Santo de novo? Certamente que não, mas seria isso que devíamos esperar em caso que a conversão fosse o próprio batismo no Espírito.

 

2. Outro fato importante é que em absolutamente todas as vezes em que alguém é batizado com o Espírito Santo, sai imediatamente manifestando dons espirituais, em mais particularidade ao dom de línguas, como vemos no caso do batismo dos apóstolos no Pentecostes:

 

Atos 2

1 Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.

2 De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.

3 E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.

4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.

 

Note que a liberação do dom de línguas ocorreu logo em seguida ao fato deles terem sido batizados com o Espírito Santo, como o Senhor Jesus prometera. Mas este não é um caso excepcional ou isolado. Em Atos, no capítulo 8, a mesmíssima coisa ocorreu com os gentios:

 

Atos 10

44 Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem.

45 Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios,

46 pois os ouviam falando em línguas e exaltando a Deus.

 

Note que, novamente, a liberação do dom de línguas ocorreu logo na seqüência do batismo com o Espírito Santo. Se a manifestação dos dons espirituais ocorre logo em seguida do batismo com o Espírito Santo, então os dons espirituais são uma conseqüência do batismo no Espírito.

 

Quanto a isso, é só pensar comigo: quantas vezes você viu alguém que se converteu a Jesus falar imediatamente em línguas? Ou começar imediatamente a profetizar? Não, isso quase não existe. Porque o batismo no Espírito Santo, que libera os dons espirituais, é um momento distinto da conversão, que não necessariamente gera os dons espirituais. E isso nos leva ao terceiro e último ponto.

 

3. Por que Apolo, já crente (convertido a Jesus Cristo), não era batizado com o Espírito Santo???

 

Atos 18

24 Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso. 25 Ele era homem culto e tinha grande conhecimento das Escrituras.

26 Fora instruído no caminho do Senhor e com grande fervor falava e ensinava com exatidão acerca de Jesus, embora conhecesse apenas o batismo de João.

27 Logo começou a falar corajosamente na sinagoga. Quando Priscila e Áqüila o ouviram, convidaram-no para ir à sua casa e lhe explicaram com mais exatidão o caminho de Deus.

 

Note que Apolo já era convertido. Ele era um homem culto, ele tinha grande conhecimento das Escrituras (certamente muito mais do que muitos crentes dos dias de hoje), ele foi instruído no caminho do Senhor (e não no caminho do mundo), ele ensinava com exatidão acerca de Jesus (não é possível ensinar “com exatidão” a não ser que já seja um convertido), porém. . . ele conhecia somente o batismo de João!!!

 

Em outras palavras, ele não era batizado com o Espírito Santo ele nem sequer conhecia o batismo no Espírito! Portanto, se Apolo já era convertido e mesmo assim não era batizado com o Espírito Santo, então é óbvio que a conversão não é o próprio batismo com o Espírito Santo.

 

Resumindo, eu confirmo aqui a tese tradicional de que o batismo com o Espírito Santo é o que libera os dons espirituais (especialmente o dom de línguas que está disponível a todos), que não ocorre necessariamente no momento da conversão (senão em raras exceções), mas pode até durar um bom tempo entre um e outro, como foi com Apolo, que já era convertido, mas não era batizado com o Espírito Santo.

 

Um grande abraço e fique com Deus.