O RELATIVISMO RELIGIOSO

A “INTOLERÂNCIA” PROTESTANTE E A VERDADEIRA INTOLERÂNCIA CATÓLICA

 

Ola Lucas! A propósito Você sabe Origem desse nome? Lucas. Você sabia que Não existe nenhum outro personagem bíblico com este Nome além do Evangelista. Não é um nome Comum. Assim como Pedro também. Certamente era um apelido. Sabe de quem? Lúcio de Cirene (At 13, 1). Lucas seria uma abreviação de Lúcio de Cirene. Sempre achei que Lucas e Lucio de Cirene são a mesma pessoa, tem indícios pra isso. Mas sobre isso outro dia falaremos em outra oportunidade. Que alegria em ver que você leu meus pequenos e mal elaborados textos. Você sabe que quando alguém nos refuta está nos possibilitando crescer.

 

Vejo que você realmente possui grandes conhecimentos. E certamente vai crescer ainda mais no acúmulo de conhecimentos em torno da Bíblia. Acho que poderemos aprender mutuamente. Sabe, eu consigo ver os seres humanos longe do prisma institucional religioso. eu te vejo como o ser humano, assim como eu e como tantos que, desde os primatas, vem buscando compreender o mundo e dar a ele um sentido e significado. Nós, eu e você, já nos agarramos em uma Verdade: A Palavra de Deus. Eu, por ser católico, vivo essa verdade cheia de simbolismos, artes, ritos, liturgia, paramentos, procissões, etc. Acho que tenho dentro de mim muito forte os 150 mil anos de nossos antepassados, pré bíblicos que viviam num mundo cheio de simbolismo e ritualismo.

 

Você, certamente, já optou em viver essa verdade única e exclusivamente pela razão, pela purificação de tudo que seja simbólico e ritual .Mas que bobagem! Nosso senhor Jesus nos garante que o que nos vai salvar será nossa capacidade de fazer o bem, a caridade, o Amor. Seja com ou sem símbolos, seja com ou sem ritos, seja com ou sem Papa: Vinde tomar posse do Reino que é teu, pois tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber, estava nú e me vestiste, era forasteiro e me acolheste, esta preso e me visitaste.... nem sei se é nessa ordem mesmo o texto bíblico. tenho que olhar depois. rsrsrsrs. Acho que seremos bons amigos, meu caro. deixo aqui meu email: padre-luizinho @hotmail.com.

 

Ah sabe que descobrir recentemente em meus estudos bíblicos? Nenhum Nome Sagrado de Deus do Antigo Testamento é genuinamente semita, judaico. Sério. Tudo advem dos povos mesopotânicos, egipcios e Babilônicos: EL e YUD. Quem escreveu a Bíblia soube utilizar muito bem as experiências religiosas dos povos para nos revelar o Deus único. Fantástico! depois vou te falar sobre os nomes Caim, Abel, Sem, Cam, Jafe, Sanção, Dalila, Serpente. Kerubim e outros. Nas minhas pesquisas sobre origem das línguas descobrir muitas coisas misteriosas sobre os nomes bíblicos. Ou melhor, vou dizer particular. Entre no meu msn: padre-luizinho@hotmail.com (Padre Luiz Carlos, Belo Horizonte/MG – 28/10/2011)

 

 

Resposta - Olá, padre Luiz Carlos.

 

Eu concordo parcialmente com o seu discurso, embora discorde de outros pontos, os quais irei abordar resumidamente. De fato, a Igreja está longe de ser uma Instituição Religiosa em particular (“A” ou “B”), mas é, antes de tudo, a união de todos os verdadeiros cristãos que constituem o Corpo místico de Cristo. Sobre isso eu abordei mais extensivamente em meu artigo: “A Igreja Católica é a Igreja Fundada por Cristo”?

 

O problema é que, de acordo com o catolicismo, o mesmo não acontece. Você não poderia dizer que faz parte da “única igreja de Cristo” se algum evangélico ou uma pessoa de outra religião também pode ser salva. Você, como católico, deveria apenas concordar passivamente com aquilo o papa Gregório XVI que disse que “perecerão infalivelmente os que não tiverem a fé católica e não a guardarem íntegra e sem mancha” (Papa Gregório XVI [1831–1846] Ep. 166).

 

Ou seja, ou você é católico, ou você irá “perecer infalivelmente”. Ou, como disse o “infalível” Concílio de Florença: "Firmemente crê, professa e predica que ninguém que não esteja dentro da Igreja Católica, não somente os pagãos, mas também, judeus, os hereges e os cismáticos, não poderão participar da vida eterna e irão para o fogo eterno que está preparado para o diabo e seus anjos, a não ser que antes de sua morte se unirem a Ela”.

 

Eu compreendo e até concordo com o seu pensamento de que a Igreja não é algo institucional e que pessoas de diferentes instituições ou denominações podem ser salvas por meio do sangue de Cristo, como você pode ver claramente em meu artigo “A Igreja Católica é a Igreja Fundada por Cristo”?.

 

Porém, isso entra em total conflito com o pensamento tradicional do catolicismo romano. Não sei se você é padre da RCC ou de algum outro movimento católico mais recente, mas a linha tradicional permanece a mesma: Ou você é católico, ou tem um inferno te esperando.

 

Eu, por outro lado, nunca afirmei que somente os evangélicos de uma igreja “X” podem ser salvos. Creio que pode existir salvação até mesmo dentro do catolicismo, embora evidentemente tais chances sejam muitas vezes inviáveis, pois ainda há abismos de diferenças entre a teologia católica e a bíblica.

 

O ponto principal a ressaltar, porém, é que longe de eu ser o “intolerante” aqui, a Igreja Católica que realmente é intolerante com as demais igrejas. Você pode negar isso por um sentimento pessoal, mas não pode negar isso em um sentido histórico da sua própria igreja.

 

Sobre os ritos e simbologias, creio que você fez uma análise muito superficial dos meus textos e do Protestantismo em si, pois conservamos muitos ritos e simbologias. O próprio batismo cristão é um exemplo de um ritual, praticado naturalmente por todos os evangélicos. Em outros pontos, no entanto, é o catolicismo que se aproxima mais do literalismo que você tanto condena. É o caso da transubstanciação dos elementos da Ceia, e de vários outros casos do tipo.

 

Em resumo, nós temos ritos como vocês, interpretamos simbologias como vocês, e também adotamos como literal aquilo que deve ser tratado como literal. Tudo depende do contexto em que a passagem está inserida.

 

Eu não teria nenhum problema em conversar com você, seria muito bom e edificante. Mas não posso crer em um relativismo religioso em que todos estão certos e só os ateus estão errados, e nem tampouco que todas as religiões que se dizem “cristãs” são genuinamente cristãs.

 

Gostaria muito de conversar com você por MSN como você disse, porém atualmente eu não estou entrando mais por falta de tempo. Acredito que existem muitas coisas muito mais úteis e benéficas do que ficar conversando no MSN, que muitas vezes tira muito tempo que não possuímos e que poderíamos estar passando com oração, louvor ou leitura bíblica, o que é muito mais edificante.

 

Um forte abraço e fique com Deus.