PEDRO ERA E NÃO ERA O “PRÍNCIPE DOS APÓSTOLOS”
Sobre "Pedro chefe dos apóstolos". li seu artigo, li a refutação. li sua resposta a refutação. Faltou-lhes espírito Cristão em suas defesas. Certamente Cristo não os escolheria para ser chefe de sua Igreja. demonstram ter muito conhecimento e pouca humildade e equilíbrio. Jesus, repetidas vezes rejeitou o grande conhecimento dos fariseus, escribas e doutores da Lei (Sinédrio de modo geral) e preferiu a simplicidade das parábolas que somente os humildes de coração poderiam beber de seus ensinamentos. Na verdade vocês estão tentando defender suas crenças e Instituições e ao fazerem isso utilização a Bíblia como arma de defesa ou ataque. Vos asseguro que ela não foi escrita para isso. Sou um simples sacerdote que por amor e entusiasmo me aproximei da Bíblia com muita humildade e fiz dela a inspiração e razão para minha vida. para tanto quis conhecer as línguas e os povos que compuseram este livro. Passo e passei boa parte da minha vida estudando este livro. Ambas as teses carecem de conhecimentos linguístico, textual, antropológico e social. faltam-lhes o mais importante: paralelismo semântico. Nunca podemos pegar um texto isolado da Bíblia. Seu sentido estará sempre na dependência de outro texto. Sugiro a vocês dois (católico e Protestante) a ler um belíssimo e profundo livro: "palavra,parábola" de Rômulo Candido Souza. depois q vocês lerem este livro vocês Não mais ficaram brigando sobre oprimado de Pedro. Abraço a vocês dois e a Benção de Deus e a intercessão de Maria, dos anjos e Santos: Pai, Filho, Espírito Santo. Amém (Padre Luiz Carlos de Oliveira, Belo Horizonte – 27/10/2011)
Resposta - OLÁ, PADRE LUIZ CARLOS.
VOU TENTAR RESPONDER RAPIDAMENTE AS SUAS CARTAS PORQUE ESTOU MESMO CANSADO DE FICAR REFUTANDO SEMPRE AS MESMAS COISAS, E BATENDO SEMPRE NAS MESMAS TECLAS. SOBRE O MEU DEBATE COM O CATÓLICO SOBRE PEDRO SER OU NÃO O CHEFE DOS APÓSTOLOS, EU AGRADEÇO AS SUAS OBSERVAÇÕES SOBRE A MANEIRA DE FALAR (LINGUAGEM), SE VOCÊ PUDER PASSAR AQUI EXATAMENTE AS PARTES ONDE NÓS NOS AGREDIMOS EU PODERIA AGRADECER MAIS AINDA.
EU NÃO SOU PERFEITO NEM MORALMENTE NEM DOUTRINARIAMENTE E POR ISSO AGRADECERIA E ACATARIA AS SUAS OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES, SE ELAS PROCEDEM MESMO. NO ESPCÍFICO DEBATE, TUDO O QUE EU ME LEMBRO É QUE A MINHA REFUTAÇÃO FOI UM REFLEXO DO TEXTO AGRESSIVO DELE, E NÃO ME LEMBRO DE TÊ-LO AGREDIDO PESSOALMENTE, MAS APENAS ABORDEI O ASPECTO FRACO E ATÉ CERTO PONTO RIDÍCULO DOS ARGUMENTOS DELE. MESMO ASSIM AGRADECERIA OS SEUS EXEMPLOS DE MORAL E HUMILDADE QUE VOCÊ TEM A DAR A MIM E A ELE, COMO VOCÊ DISSE.
QUANTO A AMBOS ESTAREM ERRADOS, EU SÓ POSSO LAMENTAR, POIS NO TEMA ABORDADO ESPECIFICAMENTE É IMPOSSÍVEL HAVER MEIO-TERMO, PRECISAMENTE PORQUE OU PEDRO É PAPA OU ELE NÃO É, OU ELE É O CHEFE DOS APÓSTOLOS OU ENTÃO ELE NÃO É! A QUESTÃO É MUITO SIMPLES E NÃO ADMITE MEIOS-TERMOS, PORTANTO SE ELE ESTÁ CERTO EU ESTOU ERRADO, E SE EU ESTOU CERTO ELE ESTÁ ERRADO. SIMPLES ASSIM.
A SUA ABORDAGEM EM DIZER QUE AMBOS ESTÃO ERRADOS E QUE VOCÊ QUE ESTÁ CERTO É QUE ME PARECE UMA SOBERBA, VISTO QUE VOCÊ CRITICOU SEM NEM SEQUER CRIAR UMA TEORIA ALTERNATIVA, SEM CONHECIMENTO DE CAUSA E AINDA POR CIMA FICANDO EM CIMA DO MURO EM UM TEMA QUE NÃO EXISTE MEIO-TERMO! SERIA A MESMA COISA DE AFIRMAR QUE UM NÚMERO ESPECÍFICO NÃO É NEM PAR E NEM ÍMPAR, OU QUE UMA PESSOA VIVA QUALQUER NÃO É NEM SOLEITRA E NEM CASADA.
EVIDENTEMENTE NESTES EXEMPLOS O MEIO-TERMO INEXISTE, O QUE OCORRE SIMILARMENTE NO CASO DE PEDRO: OU ELE ERA O CHEFE DOS APÓSTOLOS, OU ENTÃO ELE NÃO ERA O CHEFE DOS APÓSTOLOS. O CATÓLICO FICOU A FAVOR DA PRIMEIRA TESE, EU ARGUMENTEI A FAVOR DA SEGUNDA. VOCÊ, POR OUTRO LADO, SE DIZ “PADRE”, MAS DIZ QUE AMBOS ESTÃO ERRADOS, ENTÃO EU QUERIA SABER MUITO MESMO QUAL TIPO DE “TEORIA” QUE VOCÊ TEM EM MÃOS PARA AFIRMAR TAL COISA.
AFINAL, APENAS AFIRMAR VAZIAMENTE QUE AMBOS ESTÃO ERRADOS E NÃO ARGUMENTAR EM FAVOR DE SUA AFIRMAÇÃO SIGNIFICA SE AUTO-EXCLUIR DA POSSIBILIDADE DE REFUTAÇÃO. ISSO É FÁCIL DEMAIS PARA ALGUÉM QUE NÃO QUER VER AS SUAS TEORIAS SENDO DESMONTADAS GRADUALMENTE.
FINALMENTE, SOBRE USAR PASSAGENS ISOLADAS, É REALMENTE UMA PENA POIS CREIO QUE VOCÊ AINDA NÃO DEVE TER PRESTADO MUITA ATENÇÃO NO MEU ARTIGO "205 PROVAS CONTRA O PRIMADO DE PEDRO", EM QUE EU FOLHEIO TODO O NOVO TESTAMENTO MOSTRANDO INÚMERAS EVIDÊNCIAS EM SUA PLENITUDE DE QUE O PRIMADO DE PEDRO NÃO PASSA DE UM MITO, E DOS MAIS RIDÍCULOS QUE JÁ FORAM INVENTADOS.
VOCÊ, QUE SE PASSA POR "DOUTOR EM HERMENÊUTICA", PODE COMEÇAR A FOLHEAR A BÍBLIA DE TRAZ PRA FRENTE E DE FRENTE PRA TRAZ QUE NÃO VAI ENCONTRAR NEM UMAS QUINZE PRO SEU LADO, E MUITO MENOS VAI CONSEGUIR REFUTAR UMAS CINCO MINHAS.
ENTÃO, CARO PADRE, SUGIRO QUE VOCÊ PRIMEIRO SE INFORME SOBRE AS 205 PROVAS E SE ACHAR INSUFICIENTE REFUTE (EU DISSE REFUTAR, E NÃO CRITICAR SEM ARGUMENTOS COMO VOCÊ FAZ). E, AINDA QUE FOSSEM PASSAGENS ISOLADAS, EU ESTARIA FAZENDO MUITO MAIS DO QUE VOCÊ, QUE NÃO MOSTROU NADA.
UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS.