O QUE É A ALMA? O QUE É O HADES? ONDE ESTEVE JESUS NA MORTE?
Caro amigo...
Li seus comentários e não pude impedir duvidas em meus pensamentos e agradeceria se vc pudesse me ajudar a esclarece-las.
Em seus comentários sobre a vida humana após a morte, você deixa claro a não existência de uma ( alma) alma essa, que vemos em vários textos bíblicos sendo referidas... enfim segue minha duvida:
Onde estava cristo Jesus ao morrer na cruz e o que ele fazia ?
se não existe um ser apo´s a morte que respondera por nossas atitudes, o que quer dizer a passagem do rico e lazaro ?
Se dormimos spós a morte como você varias vezes afirma, nao há ninguém no paraizo ou no hads??
enfim existe um protocolo em mim, que gostaria de sua ajuda a rompe-lo ...
atenciosamente
Rodrigo (Rodrigo, Vitória/ES – 15/10/2011)
Resposta - OLÁ, RODRIGO.
TODAS ESSAS QUESTÕES QUE VOCÊ ABORDOU FORAM TRATADAS MAIS EXAUSTIVAMENTE EM OUTROS ARTIGOS SOBRE O MESMO TEMA, ESPECIALMENTE NA MATÉRIA “IMORTALIDADE DA ALMA REFUTADA”, EM QUE EU REFUTO OS PRINCIPAIS PILARES DO IMORTALISMO:
https://lucasbanzoli.no.comunidades.net/index.php?pagina=1084461433
EM MEU LIVRO SOBRE O TEMA, EU ABORDO TODOS ESTES TEMAS COM MUITO MAIS AMPLITUDE:
https://lucasbanzoli.no.comunidades.net/index.php?pagina=1080461653
EM RESUMO, EU NÃO DISSE QUE NÃO EXISTE ALMA, MAS SIM QUE OCORRE UMA MÁ INTERPRETAÇÃO DAQUILO QUE SIGNIFICA “ALMA”, BIBLICAMENTE FALANDO. UMA “ALMA VIVENTE” É O EQUIVALENTE BÍBLICO PARA UM “SER VIVO”, CONFORME VEMOS NA NARRAÇÃO DA NATUREZA HUMANA SEGUNDO GÊNESIS 2:7:
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente” (Gênesis 2:7)
OU SEJA, A ALMA VIVENTE NADA A MAIS É SENÃO A LIGAÇÃO ENTRE O CORPO FORMADO DO PÓ DA TERRA E O ESPÍRITO QUE É O FÔLEGO DE VIDA SOPRADO EM NOSSAS NARINAS PARA NOS CONCEDER VIDA (ANIMAÇÃO A UM CORPO MORTO ATRAVÉS DO PROCESSO DE RESPIRAÇÃO). PORTANTO, ELA NÃO É UM OUTRO ELEMENTO INFUNDIDO NA NATUREZA HUMANA, MAS SIM O SER HUMANO TOTAL (UM SER VIVENTE), A PRÓPRIA “VIDA” COMO RESULTADO DO ESPÍRITO COM O CORPO.
EVIDENTEMENTE, SEM ESPÍRITO NÃO HÁ ALMA VIVENTE E SEM CORPO TAMBÉM NÃO HÁ ALMA VIVENTE, POIS A ALMA É A JUNÇÃO DOS DOIS ELEMENTOS E NÃO PODE ATUAR INTERDEPENDENTEMENTE DOS DOIS. É COMO A ÁGUA, QUE NADA MAIS É SENÃO A JUNÇÃO DE HIDROGÊNIO COM OXIGÊNIO. SEM OXIGÊNIO NÃO HÁ ÁGUA, E, DA MESMA FORMA, SEM HIDROGÊNIO NÃO HÁ ÁGUA. A ÁGUA SÓ OCORRE QUANDO HÁ A LIGAÇÃO DE HIDROGÊNIO COM OXIGÊNIO. ESSA ILUSTRAÇÃO SERVE PARA NOS MOSTRAR QUE A ALMA NÃO É UM ELEMENTO QUE ATUA SEPARADO DO CORPO OU DO ESPÍRITO, POIS É O RESULTADO DA JUNÇÃO DELES, ASSIM COMO NO EXEMPLO DA ÁGUA:
OXIGÊNIO + HIDROGÊNIO = ÁGUA
OXIGÊNIO – HIDROGÊNIO = SEM ÁGUA
PÓ DA TERRA + FOLÊGO DA VIDA [ESPÍRITO] = ALMA VIVENTE [vida]
PÓ DA TERRA – FOLÊGO DA VIDA [ESPÍRITO] = ALMA MORTA [sem vida]
QUANDO A BÍBLIA FALA DA “ALMA”, ELA ESTÁ RETRATANDO UM SER VIVENTE, UM SER VIVO, OU A PRÓPRIA VIDA HUMANA COMO DESCRITA EM GÊNESIS 2:7. É EVIDENTE QUE ESSA VIDA PODE SER PERDIDA E O SER VIVO (ALMA VIVENTE) MORRE, COMO VEMOS CONSTANTEMENTE NA SAGRADA ESCRITURA MENÇÕES EXPLÍCITAS E IMPLÍCITAS DA MORTE DA ALMA:
“Preparou caminho à sua ira; não poupou as suas almas da morte, mas entregou à pestilência as suas vidas” (Salmos 78:50)
“Naquele dia tomou Maquedá. Atacou a cidade e matou o rei a espada e exterminou toda a alma que nela vivia, sem deixar sobreviventes. E fez com o rei de Maquedá o que tinha feito com o rei de Jericó” (Josué 10:28)
“Sua alma aproxima-se da cova, e sua vida, dos mensageiros da morte” (Jó 33:22)
“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:4)
EXISTEM OUTRAS VÁRIAS DEZENAS DE PASSAGENS QUE FALAM CLARAMENTE ACERCA DA MORTE DA ALMA, ALGUMAS DAS QUAIS VOCÊ PODE VER NO ARTIGO: “O ESTADO DOS MORTOS”:
https://lucasbanzoli.no.comunidades.net/index.php?pagina=1085016958
O PRÓPRIO CRISTO NÃO PODERIA RESSUSCITAR SE NÃO ESTIVESSE MORTO. AFINAL, NÃO SE RESSUSCITA ALGUÉM A NÃO SER QUE ESTE ALGUÉM ESTEJA SEM VIDA! PORTANTO, A NATUREZA HUMANA DE CRISTO NA TERRA PASSOU PELO MESMO ESTADO DAS DEMAIS NATUREZAS HUMANAS: O “SONO DA MORTE” (Sl.13:3), QUE É UMA LINGUAGEM METAFÓRICA PARA O ESTADO SEM VIDA ENTRE A MORTE E O DESPERTAR DA RESSURREIÇÃO. COM JESUS, ESTE DESPERTAR OCORREU TRÊS DIAS APÓS SUA MORTE. COM OS CRISTÃOS EM GERAL, TAL VIVIFICAÇÃO OCORRERÁ SOMENTE POR OCASIÃO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO:
“Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda” (1 Coríntios 15:22,23)
É ERRADO DIZER QUE NÃO EXISTE NINIGUÉM NO PARAÍSO E NO HADES. PRIMEIRAMENTE, PORQUE PAULO DESCREVE QUEM ESTÁ NO PARAÍSO, MENCIONANDO DEUS, CRISTO JESUS E OS ANJOS ELEITOS:
“Conjuro-te diante de Deus, e de Cristo Jesus, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo com parcialidade” (1 Timóteo 5:21)
SE TODAS AS ALMAS DO POVO DE DEUS JÁ ESTIVESSEM NO CÉU, ENTÃO SERIA ÓBVIO QUE O APÓSTOLO PAULO FIZESSE MENÇÃO DELAS TAMBÉM. PORÉM, ELE NÃO O FAZ, CITANDO APENAS OS ANJOS ELEITOS E DEUS. ISSO OCORRE PORQUE APENAS RARAS EXCEÇÕES DE SERES HUMANOS JÁ ESTÃO NO PARAÍSO, COMO É O CASO DE ENOQUE E ELIAS, QUE NÃO PASSARAM PELA MORTE. OS DEMAIS AGUARDAM A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, PARA ENTRAREM NO PARAÍSO APÓS ESTE MOMENTO DA RESSURREIÇÃO:
“Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados” (João 5:28-29)
NOTE QUE O “SAIR PARA A VIDA” (A ENTRADA NO PARAÍSO) SÓ OCORRE EM GERAL APÓS A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS. PORTANTO, O PARAÍSO REALMENTE JÁ É HABITADO (POR DEUS, PELOS ANJOS ELEITOS E POR ALGUMAS EXCEÇÕES DE PESSOAS COMO ENOQUE E ELIAS), MAS SERÁ MASSIFICADO POR SERES HUMANOS SOMENTE APÓS A RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS, QUANDO CRISTO HÁ DE NOS VIVIFICAR PARA A VIDA ETERNA.
QUANTO AO HADES, VALE A PENA RESSALTAR QUE ESTA É A LINGUAGEM FIGURADA PARA A REUNIÃO DE TODOS OS QUE JÁ MORRERAM. ENQUANTO A SEPULTURA É UM TÚMULO INDIVIDUAL, O HADES É UMA ESPÉCIE DE “CEMITÉRIO COLETIVO” DOS MORTOS, PARA ONDE TODOS VÃO QUANDO MORREM. NÃO É UM LUGAR LITERAL DE GRITARIA OU DE EXULTAÇÕES, POIS A BÍBLIA MOSTRA QUE É UM LUGAR DE SILÊNCIO, SENDO UMA SIMPLES REPRESENTAÇÃO FIGURATIVA DA SEPULTURA (O “REINO DOS MORTOS”):
“Os mortos não louvam o Senhor, nem os que descem à região do silêncio” (Salmos 15:17)
NOTE QUE A REGIÃO É DE PLENO SILÊNCIO E SEM LOUVORES A DEUS. ESSA É UMA DESCRIÇÃO TOTALMENTE DIFERENTE DA POPULAR VISÃO DO “TORMENTO ETERNO” EM QUE HÁ GRITARIAS SEM FIM NO INFERNO, E DA VISÃO POPULAR DE CÉU ONDE HÁ ALTOS LOUVORES A DEUS. SENDO O SHEOL (HADES) UM “LOCAL DE SILÊNCIO” ONDE “OS MORTOS NÃO LOUVAM A DEUS”, ELE NÃO PODE SER NEM O CÉU, NEM O INFERNO.
PORTANTO, CORROBORA COM O QUE EU DISSE ACIMA, ACERCA DO FATO DE QUE É TÃO SOMENTE UMA DESCRIÇÃO FIGURADA DA SEPULTURA, UM CEMITÉRIO COLETIVO DOS MORTOS ONDE TODOS TEM UM MESMO E ÚNICO DESTINO AGUARDANDO O MOMENTO DO DESPERTAR DA RESSURREIÇÃO, PARA AÍ SIM ENTRAREM NA VIDA OU NA CONDENAÇÃO (Jo.5:28,29).
É POR ISSO QUE A ÚNICA DESCRIÇÃO BÍBLICA DESTE LOCAL COMO SENDO ALGO COM ATIVIDADE E CONSCIÊNCIA TRATA-SE DE UMA PARÁBOLA, CUJOS MEIOS NUNCA PODEM SEREM INTERPRETADOS DE MANEIRA LITERAL. SOBRE ISSO EU ABORDEI EXTENSIVAMENTE AQUI:
https://lucasbanzoli.no.comunidades.net/index.php?pagina=1079350603
MUITO MAIS PODERIA SER DITO, MAS BUSQUEI RESUMIR RAPIDAMENTE OS PONTOS PRINCIPAIS ABORDADOS POR VOCÊ. QUALQUER DÚVIDA É SÓ PERGUNTAR NOVAMENTE, E PARA MAIS INFORMAÇÕES EU RECOMENDO A LEITURA DE MEU LIVRO SOBRE O TEMA – “A LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA” – EM QUE EU FALO MUITO MAIS AMPLIADAMENTE SOBRE CADA UM DOS PONTOS QUE VOCÊ COLOCOU E SOBRE INÚMEROS OUTROS TAMBÉM.
UM GRANDE ABRAÇO E QUE DEUS LHE ABENÇOE!