A CRIAÇÃO E A PROVÁVEL IDADE DA TERRA
Prezado Lucas, bom dia.
Tenho acompanhado os debates, refutações, discussões, e até algumas ofensas entre você e alguns leitores que não concordam com algumas teses suas. Acho muito normal e sadio. Sou Evangélico, mas infelizmente algumas coisas escritas na Bíblia, me parecem, ou melhor, carecem de interpretação mais acurada, e menos emotiva. É o caso da idade da Terra.
Num debate com o Jesualdo, você falou, falou, mas nada ficou claro. Você disse que a Terra poderia ter sido criada depois do Universo, falou sobre a teoria da Terra jovem, enfim algo que realmente não ficou claro.
Veja bem, na Gênesis, no episódio da Criação, a Bíblia é bem clara, quando, diz que "no princípio, Deus criou o céu e a terra".
No versículo 16, fica mais claro ainda, que: " E Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para regular o dia, o luzeiro menor para regular a noite, e as estrelas. Assim sendo, me parece que a teoria da "Terra Jovem" não se encaixa.
Vamos rever
1. A CRIAÇÃO
Gênesis 1
1. No princípio, Deus criou o céu e a terra.
2. A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas.
3. Deus disse: "Que exista a luz!" E a luz começou a existir.
4. Deus viu que a luz era boa. E Deus separou a luz das trevas:
5. à luz Deus chamou "dia", e às trevas chamou "noite". Houve uma tarde e uma manhã: foi o primeiro dia.
6. Deus disse: "Que exista um firmamento no meio das águas para separar águas de águas!"
7. Deus fez o firmamento para separar as águas que estão acima do firmamento das águas que estão abaixo do firmamento. E assim se fez.
8. E Deus chamou ao firmamento "céu". Houve uma tarde e uma manhã: foi o segundo dia.
9. Deus disse: "Que as águas que estão debaixo do céu se ajuntem num só lugar, e apareça o chão seco". E assim se fez.
10. E Deus chamou ao chão seco "terra", e ao conjunto das águas "mar". E Deus viu que era bom.
11. Deus disse: "Que a terra produza relva, ervas que produzam semente, e árvores que dêem frutos sobre a terra, frutos que contenham semente, cada uma segundo a sua espécie". E assim se fez.
12. E a terra produziu relva, ervas que produzem semente, cada uma segundo a sua espécie, e árvores que dão fruto com a semente, cada uma segundo a sua espécie. E Deus viu que era bom.
13. Houve uma tarde e uma manhã: foi o terceiro dia.
14. Deus disse: "Que existam luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite e para marcar festas, dias e anos;
15. e sirvam de luzeiros no firmamento do céu para iluminar a terra". E assim se fez.
16. E Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para regular o dia, o luzeiro menor para regular a noite, e as estrelas.
17. Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra,
18. para regular o dia e a noite e para separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom.
19. Houve uma tarde e uma manhã: foi o quarto dia.
20. Deus disse: "Que as águas fiquem cheias de seres vivos e os pássaros voem sobre a terra, sob o firmamento do céu".
21. E Deus criou as baleias e os seres vivos que deslizam e vivem na água, conforme a espécie de cada um, e as aves de asas conforme a espécie de cada uma. E Deus viu que era bom.
22. E Deus os abençoou e disse: "Sejam fecundos, multipliquem-se e encham as águas do mar; e que as aves se multipliquem sobre a terra".
23. Houve uma tarde e uma manhã: foi o quinto dia.
24. Deus disse: "Que a terra produza seres vivos conforme a espécie de cada um: animais domésticos, répteis e feras, cada um conforme a sua espécie". E assim se fez.
25. E Deus fez as feras da terra, cada uma conforme a sua espécie; os animais domésticos, cada um conforme a sua espécie; e os répteis do solo, cada um conforme a sua espécie. E Deus viu que era bom.
26. Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele domine os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra".
27. E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher.
28. E Deus os abençoou e lhes disse: "Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra; dominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra".
29. E Deus disse: "Vejam! Eu entrego a vocês todas as ervas que produzem semente e estão sobre toda a terra, e todas as árvores em que há frutos que dão semente: tudo isso será alimento para vocês.
30. E para todas as feras, para todas as aves do céu e para todos os seres que rastejam sobre a terra e nos quais há respiração de vida, eu dou a relva como alimento". E assim se fez.
31. E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: foi o sexto dia.
Agora, me reponde só isso:
16. "E Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para regular o dia, o luzeiro menor para regular a noite, e as estrelas".
...E as estrelas, ou seja, segundo a narração do Gênesis, a TERRA FOI CRIADA ANTES DE TUDO; que fosse depois, haveria uma diferença de no máximo 4 dias. Então, essa "teoria" de Terra Jovem, me parece não muito correta. Ou eu estou errado?
Portanto, pela lógica, se a Terra foi criada junto com o resto do Universo, e vemos a luz de estrelas que estão a bilhões de anos-luz, significa que A TERRA NÃO FOI CRIADA HÁ 6500 ANOS; ou não?
Por favor, me tira essa dúvida.
Fique com Deus, e mantenha-se sempre na Fé. (Guilherme, Santos/SP – 05/09/2011)
Resposta - OLÁ, GUILHERME.
VOCÊ DISSE:
“Tenho acompanhado os debates, refutações, discussões, e até algumas ofensas entre você e alguns leitores que não concordam com algumas teses suas. Acho muito normal e sadio”
BOM, EU NÃO CREIO QUE AS OFENSAS SEJAM “NORMAIS E SADIAS”, EMBORA EU SÓ ME LEMBRE DE ALGUMAS TROCAS DE “OFENSIVIDADES” ENTRE EU E O FRANCO (POR ESTE APELA ATÉ PARA FAKES PARA PROSSEGUIR EM SUAS CALÚNIAS, ALGO QUE EU NÃO ADMITO), E TALVEZ COM O “FREI FERNANDO” (POR ESTE TER ENTRADO AQUI DO NADA, JÁ OFENDENDO, XINGANDO E DESRESPEITANDO, TENDO A DEVIDA RESPOSTA QUE MERECIA EM SEGUIDA).
TIRANDO ESTES DOIS ELEMENTOS, EU NÃO ME LEMBRO DE MAIS “OFENSIVIDADES”, MAS MESMO NESTES DOIS CASOS EU NÃO CREIO QUE SEJAM ALGO “SADIO E NORMAL”, MESMO NO CALOR DO DEBATE TEMOS QUE CONTROLAR OS ÂNIMOS, E COMO CRISTÃOS TEMOS QUE SER EXEMPLOS. NESTE ASPECTO CREIO QUE TENHA PASSADO DOS LIMITES NESTAS DUAS OPORTUNIDADES, QUE, EMBORA SEJA POUCO EM COMPARADO COM OUTRAS 280 CARTAS, NÃO SIGNIFICA POR CAUSA DISSO QUE TAIS CASOS SÃO IRRELEVANTES.
VOCÊ DISSE:
“Sou Evangélico, mas infelizmente algumas coisas escritas na Bíblia, me parecem, ou melhor, carecem de interpretação mais acurada, e menos emotiva. É o caso da idade da Terra”
MEU CARO GUILHERME, COM TODO O RESPEITO, MAS A IDADE DA TERRA NÃO É UM “PONTO A MENOS PARA A BÍBLIA”, INDEPENDENTE DO NOSSO PLANETA TER NASCIDO ONTEM OU HÁ 1 TRILHÃO DE ANOS, E INDEPENDENTE TAMBÉM DE TER SIDO CRIADO EM SEIS DIAS OU ATRAVÉS DE UM PROCESSO EVOLUTIVO. POR EXEMPLO, EXISTEM ÓTIMOS CRISTÃOS APOLOGETAS QUE DEFENDEM A TESE DA “TERRA ANTIGA”, COMO POR EXEMPLO WILLIAM LANE CRAIG, FRANK TUREK, NORMAN GEISLER, ENTRE OUTROS.
O PRÓPRIO AGOSTINHO (SÉC.III) SE POSICIONOU CLARAMENTE COLOCANDO EM ABERTO TAL POSSIBILIDADE. POR OUTRO LADO, TAMBÉM VEMOS MUITOS PAIS DA IGREJA E APOLOGETAS CRISTÃOS SE POSICIONAREM DO OUTRO LADO, DA TEORIA DOS DIAS LITERAIS EM GÊNESIS 1. PORTANTO, SENDO UMA COISA OU SENDO OUTRA, O FATO É QUE ISSO NÃO AFETARIA EM ABSOLUTAMENTE NADA A VERACIDADE BÍBLICA, POIS ESTA É MAIS UMA QUESTÃO INTERPRETATIVA COMO QUALQUER OUTRA.
LHE RECOMENDO ESTE VÍDEO DO DOUTOR WILLIAM LANE CRAIG, EXPONDO EM UM DEBATE COM CHRISTOPHER HITCHENS TAL FATO, DE QUE A TEORIA DA EVOLUÇÃO EM NADA AFETA A VERACIDADE DA BÍBLIA OU A EXISTÊNCIA DE DEUS; MUITO PELO CONTRÁRIO, SERVE ATÉ PARA REFORÇAR A CRENÇA DE QUE DEUS ATUOU NESTE PROCESSO! VEJA O VÍDEO ABAIXO:
http://www.youtube.com/watch?v=aJz63BESzrk
PORTANTO, NÃO CREIO QUE A SUA FÉ DEVA SER “ABALADA” POR CAUSA DE EVOLUCIONISMO OU TERRA ANTIGA, POIS MUITOS CRISTÃOS QUE DEFENDEM A BÍBLIA E A EXISTÊNCIA DE DEUS DEFENDEM TAIS COISAS. EU PARTICULARMENTE DEFENDO A TEORIA DA TERRA JOVEM E DO CRIACIONISMO LITERAL POR ME PARECER O MAIS PLAUSÍVEL À LUZ DA BÍBLIA E DA CIÊNCIA, MAS ACHO NORMAL QUE ALGUÉM COMO VOCÊ (QUE SÓ DEVE TER ACOMPANHADO AS EVIDÊNCIAS DO LADO EVOLUCIONISTA E NÃO DO LADO DA “TERRA JOVEM”), POSSA ESTRANHAR OU ATÉ MESMO ACHAR “CONFUSO” ALGO QUE ESTÁ CLARO NO LADO CONTRÁRIO, PELO SIMPLES FATO DE QUE SEJA ALGO NOVO PARA VOCÊ.
POR ISSO LHE RECOMENDO ESTUDAR MAIS A FUNDO OS DOIS LADOS E TIRAR A SUIA PRÓPRIA CONCLUSÃO, LENDO E ANALISANDO TAMBÉM AS EVIDÊNCIAS DA TERRA JOVEM (AS QUAIS EU LISTEI TRINTA DELAS EM OUTRA OPORTUNIDADE, BASTA PROCURAR NA INTERNET QUE VOCÊ ACHARÁ AMPLAMENTE MATERIAIS SOBRE CADA UM DOS PONTOS, NA MINHA VISÃO IRREFUTÁVEIS).
VOCÊ DISSE:
“Você disse que a Terra poderia ter sido criada depois do Universo”
ÓBVIO, ATÉ PORQUE DEUS NÃO PODERIA TER CRIADO A TERRA ANTES DE TER CRIADO O UNIVERSO, VISTO QUE A TERRA FAZ PARTE DO UNIVERSO! PORTANTO, DEUS PRIMEIRO CRIOU O TEMPO E O ESPAÇO (UNIVERSO), PARA DEPOIS CRIAR AS COISAS QUE NELE ESTÃO PRESENTES (INCLUINDO A TERRA). GÊNESIS 1:1 É CLARO EM DIZER QUE “NO PRINCÍPIO CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA”. NOTE QUE A CRIAÇÃO DOS “CÉUS” (ESPAÇO) APARECE ANTES DA CRIAÇÃO DA “TERRA” (NOSSO PLANETA). POR ISSO TUDO COMEÇA A FICAR CLARO COMO QUE A TERRA NÃO FOI CRIADA “ANTES DE TUDO”, ATÉ MESMO ANTES DOS “CÉUS” OU DO PRÓPRIO UNIVERSO!
QUANTO AO VERSO 16 DE GÊNESIS 1 E A CRIAÇÃO DAS ESTRELAS, CREIO QUE POSSA SER UM CASO SEMELHANTE AO DO SOL. CONFESSO QUE ESTOU APENAS ENTRANDO NO CAMPO DAS PROBABILIDADES AQUI, POIS TANTO HÁ DISCUSSÕES CIENTÍFICAS SOBRE ISSO TANTO HÁ INTERPRETAÇÕES DIFERENTES ACERCA DE UM MESMO RELATO OU UMA MESMA PALAVRA NO ORIGINAL HEBRAICO, SENDO ESTA UMA QUESTÃO DE VÁRIAS POSSIBILIDADES E DE DIFÍCIL DEFINIÇÃO FINAL. PORÉM, PENSO EU QUE A MELHOR EXPLICAÇÃO FOI A QUE FOI DADA POR NORMAN GEISLER E THOMAS HOWE, NO “MANUAL POPULAR DE DÚVIDAS, ENIGMAS E CONTRADIÇÕES DA BÍBLIA”:
“...É possível que ele [o sol] já existisse desde o primeiro dia, tendo somente aparecido ou se feito visível (com a dissipação da neblina) no quarto dia. Vemos luz num dia nublado, mesmo quando não nos é possível ver o sol”
ISSO NÃO SERIA UM DISPARATE CONTRA O ORIGINAL HEBRAICO, VISTO QUE A PALAVRA “ASAH” TAMBÉM SIGNIFICA, DE ACORDO COM O LÉXICO DE STRONG, “TORNAR” E “NOMEAR”, ALÉM DOS SIGNIFICADOS DE “REALIZAR” E “FAZER”:
Strong’s Concordance
realizar, antecipadamente, nomear, apt, ser menos, tornar-se, suportar, dar.
SE VOCÊ QUISER, PODE VER TODOS OS SIGNIFICADOS DESSA PALAVRA NESSA CONCORDÂNCIA AQUI:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://strongsnumbers.com/hebrew/6213.htm
EM RESUMO, A PALAVRA “ASAH” UTILIZADA NO TEXTO HEBRAICO EM GÊNESIS 1:16 PODE SIGNIFICAR QUE O SOL “TORNOU-SE” VISÍVEL, EMBORA JÁ TIVESSE SUA EXISTÊNCIA ANTES DA CRIAÇÃO DA TERRA. SENDO QUE A NARRAÇÃO DAS ESTRELAS ESTÁ NESTE MESMO VERSO (INSERIDO EXATAMENTE NO MESMO CONTEXTO DA NARRAÇÃO DO SOL), ENTÃO A MESMA APLICAÇÃO DEVE SER FEITA TAMBÉM ÀS ESTRELAS. ELAS SE TORNARAM VISÍVEIS NO QUARTO DIA, MAS JÁ EXISTIAM ANTES DISSO.
OUTRA POSSÍVEL OPÇÃO SERIA QUE O RELATO DA CRIAÇÃO É RELATIVO À NOSSA GALÁXIA, BEM COMO AOS ASTROS E PLANETAS PRESENTES NELA (TERRA, LUA, SOL, ESTRELAS, ETC). OU SEJA, NÃO ENGLOBA TODAS AS OUTRAS GALÁXIAS QUE PODERIAM TER SIDO CRIADAS ANTES DA NOSSA, SENDO QUE O RELATO BÍBLICO É RELATIVO À NOSSA GALÁXIA. EMBORA EU CREIA QUE ESSA NÃO SEJA UMA POSIÇÃO MUITO SUSTENTÁVEL, NÃO DEIXA DE SER UMA POSSIBILIDADE.
UM OUTRO FATOR IMPORTANTE A SER CONSIDERADO É QUE A VELOCIDADE DA LUZ DAS ESTRELAS PODE NÃO SER UMA CONSTANTE. O ARGUMENTO PARTE DA PREMISSA DE QUE A LUZ TÊM SE MANTIDO CONSTANTE DESDE QUANDO ELA SAIU DA ESTRELA, ALGO QUE É SOMENTE SUPOSIÇÃO. MUITOS ALEGAM QUE A VELOCIDADE DA LUZ É VARIÁVEL, E NÃO UMA CONSTANTE. VOCÊ PODE VER UM POUCO SOBRE ISSO AQUI:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Velocidade_da_luz_vari%C3%A1vel
FI NALMENTE, AINDA QUE AS ESTRELAS FORA DA NOSSA GALÁXIA TENHAM REALMENTE BILHÕES DE ANOS (ALGO QUE EU NÃO NEGUEI), ISSO NÃO SIGNIFICA QUE O NOSSO PLANETA TENHA ESTES BILHÕES DE ANOS, POIS ELE PODERIA TER SIDO CRIADO MUITO DEPOIS DA LUZ TER SAÍDO DA ESTRELA.
O ARGUMENTO PARTE DO PRESSUPOSTO DE QUE A TERRA JÁ ERA EXISTENTE DESDE O MOMENTO NO QUAL A LUZ FOI EMITIDA PELA ESTRELA; OU SEJA, QUE O NOSSO PLANETA É TÃO ANTIGO QUANTO AQUELA ESTRELA! EVIDENTEMENTE ISSO NÃO PODE SER PROVADO, NEM CIENTIFICAMENTE E NEM BIBLICAMENTE, CONSIDERANDO OS DEMAIS SIGNIFICADOS DE “ASAH” NO HEBRAICO E AS VÁRIAS PROVAS CIENTÍFICAS ACERCA DA “TERRA JOVEM”.
UM OUTRO FATO QUE PODE SER RELEVANTE É QUE MUITOS SUSTENTAM QUE A VIDA FOI CRIADA ENTRE 6 E 10 MIL ANOS, MAS A PRÓPRIA TERRA EM SI HÁ MAIS TEMPO QUE ISSO. SUGEREM UM INTERVALO DE TEMPO ENTRE GÊNESIS 1:2 E 1:6, SENDO QUE A BÍBLIA DEIXA EM ABERTO TAL POSSIBILIDADE. EM OUTRAS PALAVRAS, A TERRA EM SI PODERIA TER MAIS IDADE, CONQUANTO QUE A VIDA NELA PRESENTE TENHA SIDO CRIADA HÁ UM TEMPO RELATIVAMENTE RECENTE.
O PRÓPRIO FATO DAS ESTASTÍSRTICAS NOS MOSTRAREM QUE, DADA A TAXA ATUAL DE CRESCIMENTO, HAVERIA APENAS DUAS PESSOAS VIVENDO HÁ 6300 ANOS ATRÁS, NOS FAZ VER QUE, SE A POPULAÇÃO JÁ EXISTISSE HÁ UM MILHÃO DE ANOS (POR EXEMPLO), APÓS 25 MIL GERAÇÕES A UMA TAXA DE CRESCIMENTO DE 0,5% E UMA MÉDIA DE 2,5 CRIANÇAS POR FAMÍLIA, A POPULAÇÃO HOJE SERIA DE 10 ELEVADO A 2100 PESSOAS – ALGO TOTALMENTE IMPOSSÍVEL E INIMAGINÁVEL. TENDO EM VISTA TAIS DADOS E A IMPOSSIBILIDADE LÓGICA DA CIVILIZAÇÃO SER TÃO ANTIGA, É BEM POSSÍVEL QUE ELA SEJA RELATIVAMENTE RECENTE (COMO PREGA A TEORIA CRIACIONISTA), EMBORA A TERRA EM SI POSSA TER UMA IDADE BEM MAIOR, DE ACORDO COM ESSA TEORIA DO INTERVALO ENTRE GÊNESIS 1:2 E GÊNESIS 1:6.
POR FIM, AINDA TEMOS OS EVOLUCIONISTAS TEÍSTAS E OS CRIACIONISTAS DA TERRA ANTIGA. EM OUTRAS PALAVRAS, SER UM CRIACIONISTA DA TERRA JOVEM NÃO É UM PRESSUPOSTO NECESSÁRIO OU OBRIGATÓRIO PARA SER TEÍSTA OU CRIACIONISTA (NO SENTIDO DE DEUS TER DADO VIDA À TERRA, AINDA QUE POR MEIO DE UM PROCESSO EVOLUCIONISTA). DESTA FORMA, CREIO EU QUE TAL QUADRO NÃO AFETA EM ABSOLUTAMENTE NADA A CRENÇA EM DEUS OU A VERACIDADE DAS ESCRITURAS.
ESSA PODE SER UMA QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA (E CIENTÍFICA), MAS CERTAMENTE NÃO É UMA QUESTÃO DE INSPIRAÇÃO BÍBLICA, COMO SERIA NO CASO DELA NÃO ABRIR OUTRAS POSSIBILIDADES. COMO DISSE WILLIAM LANE CRAIG, “OS CRISTÃOS ESTÃO ABERTOS PARA ONDE AS EVIDÊNCIAS LEVAM. OS ATEUS, CONTUDO, NÃO TEM OUTRA OPÇÃO, POIS ESTÃO FORÇADOS A CREREM NO EVOLUCIONISMO, INDEPENDENTE DAS EVIDÊNCIAS”.
UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS.