O SÁBADO É PRECEITO MORAL OU CERIMONIAL?

O SÁBADO É PRECEITO MORAL OU CERIMONIAL?

 

1.Qual a base bíblica para afirmar que o sábado é cerimonial Lucas?

2.Os preceitos cerimoniais foram dados NO SINAI!O sábado já era observado,conhecido ANTES de Exodo 20!Como explicar isso?

Abraço querido,pretendo ter um debate saudável e respeitoso com voce sobre o 4º mandamento! (Reginaldo, Fortaleza – 22/08/2011)

Resposta - OLÁ, REGINALDO.

VOCÊ PERGUNTOU:
“1.Qual a base bíblica para afirmar que o sábado é cerimonial Lucas?”

EU CREIO QUE A PROVA BÍBLICA MAIS FORTE DE QUE O SÁBADO É CERIMONIAL OCORRE EM COLOSSENSES 2:16, EM QUE PAULO COLOCA O SÁBADO JUNTO AOS OUTROS PRECEITOS CERIMONIAIS DA LEI:

“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (Colossenses 2:16,17)

NOTE QUE O APÓSTOLO COLOCA AQUI O SÁBADO JUNTO A DOIS PRECEITOS CERIMONIAIS, E NÃO MORAIS. NEM O COMER, NEM O BEBER E NEM OS DIAS DE FESTA SÃO PRINCÍPIOS MORAIS, MAS CERIMONIAIS. SEGUINDO A MESMA LÓGICA, SÓ PODEMOS CRER QUE O SÁBADO TAMBÉM É UM PRECEITO CERIMONIAL E NÃO MORAL. ALÉM DISSO, VEMOS O APÓSTOLO FALANDO QUE ESTE SÁBADO É APENAS UMA “SOMBRA” (v.17), E NÃO A REALIDADE.

ORA, OS PRINCÍPIOS MORAIS SÃO A PRÓPRIA REALIDADE DAS COISAS, E NÃO MERAS “SOMBRAS”! A INTERPRETAÇÃO ADVENTISTA DE QUE COLOSSENSES 2:16 ESTÁ FALANDO APENAS DOS SÁBADOS CERIMONIAIS E NÃO DO QUE É OBSERVADO POR ELES É EQUIVOCADA, VISTO QUE O APÓSTOLO COLOCA “SÁBADO” NO PLUAL (INDICANDO TODOS OS TIPOS DE SÁBADO), E TAMBÉM PORQUE FERE A LÓGICA EXPRESSADA DENTRO DAQUELE MEMSO VERSO EM QUESTÃO:

“Portanto ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa [CADA ANO], ou da lua nova [CADA MÊS], ou dos sábados [CADA SEMANA], que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (Colossenses 2:16,17)

VEJA QUE O APÓSTOLO AQUI SEGUE UMA ORDEM LÓGICA E COERENTE: (1)ANOS, (2)MÊSES, (3)SEMANAS. PORTANTO, O “´SABADO” ALI CITADO NÃO PODE SER OUTRO SENÃO O SÁBADO SEMANAL REALMENTE. ADEMAIS, SE O SÁBADO ALI FOSSE O QUE OS ADVENTISTAS CHAMAM DE “CERIMONIAL”, ENTRARIA EM FORTE CONTRADIÇÃO, VISTO QUE JÁ ESTARIA INCLUSO NOS “DIAS DE FESTA”, SENDO TOTALMENTE DESNECESSÁRIO TAL “REPETIÇÃO” QUE SÓ SERVIRIA PARA TRAZER “CONFUSÃO”. O PRÓPRIO DOUTOR ADVENTISTA, SAMUELLE BACCHIOCCHI, RECONHECE ISSO NAS SEGUINTES PALAVRAS:

“Outra indicação significativa que contraria o Sábado cerimonial anual é de que estes já estão incluídos na palavra “heortês” e se “sabbáton” significasse a mesma coisa haveria uma repetição desnecessária. Estas indicações mostram fortemente que a palavra “sabbáton” conforme usada em Cl.2:16 não pode referir-se a nenhum dos sábados cerimoniais anuais” (Samuelle Bacchiocchi, “Do Sábado para o Domingo”)

PORTANTO, VISTO QUE OS PRÓPRIOS TEOLOGOS ADVENTISTAS RECONHECEM QUE COLOSSENSES 2:16 FALA DOS SÁBADOS SEMANAIS E NÃO SOMENTE DOS ANUAIS, FICA CLARO QUE FACTUALMENTE O APÓSTOLO (PAULO) RECONHECIA O SÁBADO COMO SENDO UM PRECEITO CERIMONIAL (ASSIM COMO ERA OS DIAS DE FESTA E O COMER E BEBER DO MESMO VERSO), E NÃO MORAL.

OUTRA FORTE EVIDÊNCIA DE QUE O SÁBADO, À LUZ DA NOVA ALIANÇA, É UM PRINCÍPIO CERIMONIAL E NÃO MORAL, É PORQUE ESTE MESMO APÓSTOLO ESCREVE AOS ROMANOS:

“Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz” (Romanos 14:5,6)

AQUI O APÓSTOLO PAULO FALA DE “DIAS” (O QUE EVIDENTEMENTE INCLUI O SÁBADO, PORQUE O SÁBADO TAMBÉM É UM DIA), E AFIRMA QUE TANTO O QUE FAZ DIFERENÇA ENTRE DIA COMO AQUELE QUE NÃO FAZ TAL DIFERENÇA, SÃO AMBOS RECONHECIDOS E ACEITÁVEIS DIANTE DO SENHOR. ORA, SE O SÁBADO FOSSE MORAL, ENTÃO OBVIAMENTE NÃO HAVERIA OUTRA ESCOLHA SENÃO GUARDÁ-LO. PAULO JAMAIS TERIA DITO QUE “AQUELE QUE NÃO FAZ CASO DO DIA PARA O SENHOR NÃO O FAZ”, SE O SÁBADO FOSSE MORAL E NÃO SOMENTE CERIMONIAL.

PEGUE O SEGUINTE EXEMPLO DE UM PRINCÍPIO MORAL, COMO O “HONRAR PAI E MÃE”. VEJAMOS COMO O TEXTO PERDERIA TOTALMENTE A COERÊNCIA SE TIVESSE SIDO DITO ASSIM:

“Um acha que tem que honrar pai e mãe, mas o outro julga que não tem que honrar pai e mãe. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que honra pai e mãe, para o Senhor os honra, e aquele que não faz caso de honrar o pai e a mãe, para o Senhor não o faz, e ambos são igualmente aceitos diante de Deus”

SERÁ QUE PAULO PODERIA TER ESCRITO DESSA FORMA? É CLARO QUE NÃO! ORA, O “HONRAR PAI E MÃE” É UM PRINCÍPIO MORAL, E PORTANTO NÃO PODE SER RELATIVIZADO DE MANEIRA NENHUMA! PAULO SIMPLESMENTE TERIA DITO QUE DEVEMOS HONRAR O PAI E A MÃE EM TODA E QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA, SEM ABRIR CHANCES PARA QUE ALGUÉM PENSE QUE PODE NÃO HONRÁ-LOS. VAMOS PEGAR UM OUTRO EXEMPLO DE MAIS UM PRECEITO MORAL, O QUE DIZ QUE NÓS NÃO PODEMOS ESTUPRAR UMA PESSOA, POR EXEMPLO. VEJAMOS:

“Um acha que não pode estuprar os outros, mas o outro julga que pode estuprar as pessoas. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente”

É ÓBVIO QUE ISSO JAMAIS TERIA SIDO DITO PELO APÓSTOLO. E POR QUE NÃO? PORQUE SIMPLESMENTE ELE ESTARIA INFRINGINDO UM PRINCÍPIO MORAL, ALGO QUE JAMAIS PODE SER FEITO, EM CIRCUNSTÂNCIA ALGUMA. MAS COMO O SÁBADO NÃO É MORAL, ENTÃO ELE PÔDE DIZER SEGURAMENTE:

“Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz” (Romanos 14:5,6)

VOCÊ TAMBÉM DISSE:
“2.Os preceitos cerimoniais foram dados NO SINAI!O sábado já era observado,conhecido ANTES de Exodo 20!Como explicar isso?”

É VERDADE QUE O SÁBADO JÁ ERA CONHECIDO ANTES DO SINAI (COMO TAMBÉM ERAM “CONHECIDOS” A SEGUNDA-FEIRA, A TERÇA, A QUARTA, ETC...), MAS EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE ALGO SER “CONHECIDO” E SER “OBSERVADO”. OS ANTIGOS CONHECIAM O SÁBADO COMO UM DIA DA SEMANA, MAS NÃO HÁ A MÍNIMA INDICAÇÃO DE QUE ALGUM PROFETA OU HOMEM DE DEUS DO PASSADO (ANTERIOR À LEI) TENHA DEIXADO PROPOSITALMENTE DE TRABALHAR NO SÁBADO POR PENSAR QUE É O DIA DO SENHOR QUE DEVE SER OBSERVADO.

NÃO HÁ O MENOR INDÍCIO SOBRE ISSO NA SAGRADA ESCRITURA, E VISTO QUE É VOCÊ QUEM FAZ TAL AFIRMAÇÃO (DE QUE O SÁBADO ERA OBSERVADO ANTES DO SINAI) CABE A VOCÊ O ÔNUS DA PROVA, OU SEJA, PROVAR AQUILO QUE ESTÁ DIZENDO COM ALGUMA PASSAGEM BÍBLICA QUE MOSTRE ALGUÉM GUARDANDO O SÁBADO ANTES DO SINAI. ATÉ MESMO O DÍZIMO É MOSTRADO SENDO OBSERVADO POR ABRAÃO (Gn.14:20) E POR JACÓ (Gn.28:22), MAS NÃO HÁ NEM SEQUER A MÍNIMA LINHA SOBRE A OBSERVÂNCIA DO SÁBADO.

EU CREIO QUE SE O SÁBADO FOSSE MORAL E, PORTANTO, INFINITAMENTE MAIS IMPORTANTE DO QUE O DÍZIMO, DEUS IRIA FAZER QUESTÃO DE MOSTRAR EM SUA PALAVRA QUE, ASSIM COMO O DÍZIMO, O SÁBADO JÁ ERA OBSERVADO ANTES DO SINAIL. INFELIZMENTE, NÃO EXISTE QUALQUER MENÇÃO DISSO, MAS DEPOIS DA LEI VEMOS VÁRIAS MENÇÕES DIRETAS DA GUARDA DO SÁBADO, O QUE NOS FAZ PENSAR QUE FACTUALMENTE O SÁBADO COMEÇOU A SER OBSERVADO COMO DIA DE GUARDA SOMENTE A PARTIR DA LEI SER DADA A MOISÉS NO MONTE SINAI, JUNTO AOS DEMAIS PRECEITOS CERIMONIAIS QUE MANDA A LEI.

ESSE É UM ASSUNTO MUITO LONGO E CERTAMENTE TRARÁ MUITAS OCASIÕES DE DEBATES EM MUITOS OUTROS ASPECTOS, SENDO QUE DIFICILMENTE PODE SER ENCERRADO COM BASE EM UMA ÚNICA REFUTAÇÃO BREVE COMO ESSA. MAS CREIO QUE AQUILO QUE JÁ FOI DITO PODE SER O SUFICINETE PARA DAR UMA BASE PELA QUAL PODEMOS VER QUE O SÁBADO É, À LUZ DA NOVA ALIANÇA, UM PRECEITO CERIMONIAL, E NÃO MORAL.

QUERO TAMBÉM RESSALTAR QUE NÃO É “PECADO” ALGUM GUARDAR O SÁBADO. SE ALGUÉM QUISER DEIXAR DE TRABALHAR EM UM DIA (SEJA NO SÁBADO, OU NO DOMINGO, OU NA QUINTA, OU EM QUALQUER OUTRO DIA) ELE NÃO ESTÁ DE MODO ALGUM “PECANDO” POR CAUSA DISSO, ASSIM COMO AQUELE QUE “NÃO FAZ CASO DO DIA” NÃO ESTÁ EM PECADO, VISTO QUE O APÓSTOLO PAULO AFIRMA QUE AMBOS SÃO IGUALMENTE ACEITOS DIANTE DE DEUS (Rm.14:5,6).

EU SÓ RECEITO QUANDO ALGUNS ADVENTISTAS DIZEM PESSOAS QUE NÃO GUARDAM O SÁBADO VÃO PARA O INFERNO, OU QUE ESTÃO EM PECADO POR CAUSA DISSO. JAMAIS FOI ESSA A INTENÇÃO DOS APÓSTOLOS, VISTO QUE SE FOSSE ESTE O CASO, TERIAM AMPLAMENTE ESCRITO SOBRE O SÁBADO, ALERTANDO CONTRA A INCLINAÇÃO DE “PERDER A SALVAÇÃO POR NÃO GUARDAR O SÁBADO”.

MAS ISSO JAMAIS ACONTECE, E AINDA VEMOS PAULO DIZENDO QUE OS QUE NÃO FAZEM QUESTÃO DO DIA SÃO ACEITOS PELO SENHOR DA MESMA FORMA QUE AQUELES QUE FAZEM QUESTÃO DE DIA TAMBÉM SÃO IGUALMENTE ACEITOS (Rm.14:5,6), E VEMOS TAMBÉM QUE O SÁBADO É UMA “SOMBRA”, JUNTO AOS DEMAIS PRECEITOS CERIMONIAIS DA LEI QUE CHEGARAM AO FIM COM A MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO (Cl.2:16,17).

FIQUE COM DEUS E UM GRANDE ABRAÇO!