EXISTE JUSTIFICATIVA PARA O TORMENTO ETERNO?

EXISTE JUSTIFICATIVA PARA O TORMENTO ETERNO?

 

Lucas,

Um cidadão tenta justificar a eternidade da puniçao no inferno da seuinte maneira:

"Parece, aos nossos olhos, injusto uma vida tão breve ser retribuída com uma condenação eterna. No entanto, quem é o homem para avaliar quanto tempo alguém deveria sofrer para pagar pelos seus pecados? Existe alguma lei que diga "tantos pecados, tantos dias de sofrimento"? Não. Então, quem decide é Deus, e se ele decidiu assim, podemos saber que não é injusto, ainda que para nós não pareça.

A questão é que nossos pecados são uma ofensa a um ser infinito, e por isso merecem uma condenação infinita. A gravidade da ofensa aumenta conforme a dignidade do ofendido, e como Deus é infinito em todos os sentidos, a condenação por uma ofensa infinitamente grave deve também ser infinita."

Já tinha ouvido esse argumento! (Reginaldo, Fortaleza – 21/08/2011)

Resposta - OLÁ, REGINALDO.

EU TAMBÉM JÁ TINHA VISTO MUITO ESSE “ARGUMENTO” UTILIZADO PARA DEFENDER O TORMENTO ETERNO NO INFERNO, MAS NUNCA TIVE O PRAZER DE REFUTÁ-LO, VISTO QUE POUCAS PESSOAS SÃO CAPAZES DE USAR UM ARGUMENTO TÃO FRACO COMO ESSE EM UM DEBATE SÉRIO. MAS PARA NÃO DEIXAR BATIDO, VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES PRINCIPAIS PELOS QUAIS ESSE ARGUMENTO IMORTALISTA FRACASSA POR COMPLETO:

ELE DISSE:
“Parece, aos nossos olhos, injusto uma vida tão breve ser retribuída com uma condenação eterna”

CERTO, ME PARECE QUE ELE TEM UM POUCO DE BOM SENSO.

ELE DISSE:
“No entanto, quem é o homem para avaliar quanto tempo alguém deveria sofrer para pagar pelos seus pecados?”

ORA, SE NEM AOS OLHOS HUMANOS É “JUSTO” OU MERECEDOR UMA VIDA TÃO BREVE SER RETRIBUÍDA COM TORMENTO ETERNO, QUANTO MAIS AOS OLHOS DE DEUS, QUE É AINDA INFINITAMENTE MAIS JUSTO E MISERICORDIOSO DO QUE QUALQUER UM DE NÓS! SE NÓS NÃO SOMOS A IMAGEM PERFEITA DO AMOR E JÁ CONSIDERAMOS ISSO COMO ALGO INJUSTO, QUANTO MAIS DEUS, QUE É A IMAGEM PERFEITA DO AMOR.

SE NÓS NÃO SOMOS A IMAGEM EXATA DA MISERICÓRDIA E MESMO ASSIM CONSIDERAMOS TAL “RETRIBUIÇÃO” TOTALMENTE INJUSTA, QUANTO MAIS DEUS, QUE É A IMAGEM EXATA DA PERFEIÇÃO. E POR AÍ VAI. SE NÓS QUE SOMOS MEROS SERES MORTAIS E FALÍVEIS TEMOS O BOM SENSO DE AVALIAR, PELA LEI MORAL QUE DEUS IMPLANTOU EM NOSSOS CORAÇÕES, QUE TAL ATO SERIA INJUSTO E SEM MISERICÓRDIA, QUANTO MAIS O PRÓPRIO AUTOR DESSA LEI MORAL (DEUS) CONSIDERARIA ISSO ALGO INJUSTO!

EM RESUMO, NÓS NÃO SOMOS NINGUÉM PARA AVALIAR QUANTO TEMPO ALGUÉM DEVERIA SOFRER PARA PAGAR PELOS SEUS PECADOS, MAS TEMOS O BOM SENSO PELA LEI MORAL QUE UM TEMPO INFINITO SERIA ALGO INFINITAMENTE INJUSTO, E SENDO DEUS O AUTOR DESSA LEI MORAL, SEGUE-SE LOGICAMENTE QUE O PRÓPRIO DEUS NÃO PODERIA CONSIDERAR TAL COISA COMO ALGO JUSTO, O QUE EVIDENTEMENTE NÃO É.

ELE DISSE:
“Existe alguma lei que diga ‘tantos pecados, tantos dias de sofrimento’?”

SIM, TEM. É SÓ ABRIR A BÍBLIA:

“Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá MUITOS AÇOITES. Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá POUCOS AÇOITES. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido" (Lucas 12:47,48)

MUITOS AÇOITES OU... POUCOS AÇOITES. TUDO DEPENDE DA QUANTIDADE QUE UM PECADOR MERECE. ELE PODE LEVAR MUITOS AÇOITES, MAS TAMBÉM PODE LEVAR POUCOS. É ÓBVIO QUE NINGUÉM LEVA “INFINITOS AÇOITES”, VISTO QUE TAL INFINIDADE NUNCA PODERIA SER CONSIDERADA COMO “POUCO”. ISSO NOS MSOTRA QUE FACTUALMENTE EXISTE UMA LEI QUE NOS DIZ QUE OS PECADORES PODEM SOFRER MUITO OU POUCO TEMPO, DE ACORDO COM AQUILO QUE FIZERAM POR MERECER NESTA TERRA. OUTRA PASSAGEM IMPORTANTE SE ENCONTRA NESSE MESMO EVANGELHO DE LUCAS:

“Quando algum de vocês estiver indo com seu adversário para o magistrado, faça tudo para se reconciliar com ele no caminho; para que ele não o arraste ao juiz, o juiz o entregue ao oficial de justiça, e o oficial de justiça o jogue na prisão. Eu lhe digo que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo” (Lucas 12:58,59)

NOVAMENTE VEMOS QUE NINGUÉM FICA NO GEENA (“PRISÃO”) PARA SEMPRE, MAS SIM “ATÉ PAGAR O ÚLTIMO CENTAVO”. PORTANTO, OS ÍMPIOS FICARÃO SOFRENDO ATÉ PAGAREM PLENAMENTE PELOS SEUS PECADOS, SENDO QUE DEPOIS “SAIRÃO DE LÁ” PARA A SEGUNDA MORTE, O LAGO DE FOGO, QUE É A MORTE FINAL E IRREVERSÍVEL. PODERIA PASSAR MUITAS OUTRAS PASSAGENS, MAS SOMENTE ESSAS DUAS JÁ SÃO CLARAS O SUFICIENTE PARA PASSARMOS PARA O PRÓXIMO PONTO EM QUESTÃO.

ELE DISSE:
“Então, quem decide é Deus, e se ele decidiu assim, podemos saber que não é injusto, ainda que para nós não pareça.”

E QUEM DISSE QUE “DEUS DECIDIU DAR TORMENTO ETERNO PARA TODOS OS PECADORES”??? ISSO NÃO EXISTE NA BÍBLIA E NEM NA COERÊNCIA, MAS SOMENTE NA AFIRMAÇÃO VAZIA EXPRESSADA ACIMA.

ELE DISSE:
“A questão é que nossos pecados são uma ofensa a um ser infinito, e por isso merecem uma condenação infinita. A gravidade da ofensa aumenta conforme a dignidade do ofendido, e como Deus é infinito em todos os sentidos, a condenação por uma ofensa infinitamente grave deve também ser infinita”

ESSE ÚLTIMO “ARGUMENTO”, PARA FECHAR COM CHAVE DE OURO, QUEBRA O RECORDE DE FALÁCIAS QUE PODEM SER IDENTIFICADAS. EM PRIMEIRO LUGAR, SE A GRAVIDADE DE OFENSA AUMENTA CONFORME A DIGNIDADE DO OFENDIDO (E POR ISSO OS PECADORES VÃO TER UM TORMENTO ETERNO), ENTÃO DEVERÍAMOS ESPERAR QUE, QUANTO MAIS DIGNA UMA PESSOA FOR, MENOS MISERICORDIOSA ELA DEVE SER.

POR EXEMPLO, SE ALGUÉM CONSIDERA ADOLF HITLER UMA PESSOA “INDIGNA”, ENTÃO ELE DEVE SER MISERICORDIOSO, VISTO QUE O TORMENTO AUMENTA PARA ALGUÉM QUE TEM DIGNIDADE, E CONSEQUENTEMENTE É MENOR DE ACORDO COM A FALTA DE DIGNIDADE QUE UMA PESSOA TEM. DA MESMA FORMA, IMAGINEMOS UMA PESSOA DIGNA (VAMOS DAR UM EXEMPLO DO APÓSTOLO PAULO, POR EXEMPLO).

SERÁ QUE, POR CAUSA DA DIGNIDADE DESTE TÃO GRANDE EXEMPLO DE APÓSTOLO, ELE IRÁ CONDENAR ALGUÉM A UM TORMENTO ENORME SÓ PORQUE FIZERAM UMA OFENSA CONTRA ELE? OU SERÁ QUE A TENDÊNCIA NATURAL SERIA QUE, QUANTO MAIS DIGNO A PESSOA FOR, MAIS JUSTO E MAIS MISERICORDIOSA ELA TAMBÉM É? ORA, CERTAMENTE O APÓSTOLO IRIA CONCEDER PERDÃO A TAL PESSOA QUE LHE OFENDEU, E MESMO QUE VENHA A FAZERJUSTIÇA E PUNÍ-LA, SERIA MISERICORDIOSO E NÃO LHE TRARIA UM MAL TÃO GRANDE.

A LÓGICA NOS DIZ QUE QUANTO MAIS INDIGNA A PESSOA FOR, MAIOR É A PROBABILIDADE DE ELA DAR UM “TORMENTO ETERNO” PARA ALGUÉM, VISTO QUE TAL PESSOA INDIGNA NÃO SERIA NEM UM POUCO MISERICORDIOSA. MAS, QUANTO MAIS DIGNA UMA PESSOA FOR, MAIOR TAMBÉM DEVERÁ SER A SUA QUANTIDADE DE MISERICÓRDIA E, DESTA FORMA, MENOR É A POSSIBILIDADE DE DAR TORMENTOS INFINITOS POR OFENSAS PASSAGEIRAS, SENDO INJUSTO E SEM MISERICÓRDIA.

PORTANTO, A LÓGICA EXPRESSADA PELO AUTOR ACIMA É EXATAMENTE A INVERSA DA REALIDADE CLARAMENTE DEFINIDA. PARA ELE, QUANTO MAIS DIGNO UM SER É, MAIOR TAMBÉM A GRAVIDADE DO DELITO E PORTANTO MAIOR É O TORMENTO REVELADO. CONTUDO, O QUE REALMENTE VEMOS É QUE QUANTO MAIS DIGNO UM SER É, MAIOR TAMBÉM DEVE SER A SUA MISERICÓRDIA E MENOR A PROBABILIDADE DE OFERECER UM TORMENTO ETERNO POR PECADOS TEMPORAIS E PASSAGEIROS.

EM SEGUNDO LUGAR, DEUS É QUALITATIVAMENTE INFINITO, E NÃO QUANTITATIVAMENTE INFINITO. DEUS NÃO É UM SER CONSTITUÍDO POR DIVERSAS PARTES QUE POSSUEM A INFINIDADE EM SI MESMAS, MAS SIM UM SER QUE POSSUI QUALIDADES QUE, JUNTAS, PODEMOS CHAMAR DE “INFINITO”. DENTRE TAIS QUALIDADES INCLUI-SE A ONIPOTÊNCIA, ONISCIÊNCIA E ONIPRESENÇA.

PORTANTO, DEUS É UM SER QUALITATIVAMENTE INFINITO, E NÃO QUANTITATIVEMENTE. DESTA FORMA, O QUE TEMOS QUE VER É SE ESSAS QUALIDADES QUE FAZEM PARTE DA ESSÊNCIA DE DEUS SÃO ALGO QUE DÃO RAZÃO A UM TORMENTO ETERNO. NÓS JÁ VIMOS AS CARACTERÍSTICAS (QUALIDADES) DE DEUS, DENTRE ELAS SE DESTACA A MISERICÓRDIA, O AMOR E A JUSTIÇA. NENHUMA DESSAS QUALIDADES PRESENTES NA ESSÊNCIA DE DEUS DÃO MARGEM A UM TORMENTO ETERNO POR DELITOS TEMPORAIS, POIS TAIS QUALIDADES DE DEUS NÃO APOIARIA UMA ATITUDE DESSAS.

POR EXEMPLO, UM SER QUE AMA MUITO ALGUÉM PODE ATÉ DISCIPLINAR ESSE ALGUÉM PARA O SEU BEM, MAS NÃO ATORMENTÁ-LO DURANTE TODA A ETERNIDADE. IGUALMENTE, UM SER QUE É TOTALMENTE MISERICORDIOSO NÃO AGIRIA SEM MISERICÓRDIA, DEIXANDO OS PECADORES NUMA VERDADEIRA INFINIDADE EM UM LAGO DE FOGO E ENXOFRE. DA MESMA FORMA, UM SER QUE É PLENAMENTE JUSTO NÃO PODERIA CONDENAR ALGUÉM DESTA FORMA, POIS A JUSTIÇA NÃO INCLUI CONDENAR ALGUÉM POR TEMPO MAIOR DO QUE OS ATOS QUE ESSA PESSOA MERECE.

POR EXEMPLO, SE UMA PESSOA PECOU DURANTE VINTE ANOS, SERIA INCOERENTE RETRIBUIR COM FOGO DURANTE 20 BILHÕES DE ANOS. ISSO NÃO É “JUSTIÇA”, MAS EXATAMENTE IN-JUSTIÇA! SE COM ESSA ANALOGIA JÁ FICA DIFÍCIL PARA COMPREENDER COMO QUE SERIA JUSTO ATORMENTAR VINTE BILHÕES DE VEZES MAIS UM SER VIVENTE PELOS SEUS PECADOS, IMAGINE ISSO MULTIPLICADO INFINITAMENTE. REALMENTE NÃO TEM A MÍNIMA CHANCE DE UM SER TOTALMENTE JUSTO SE “VINGAR” DE SEUS INIMIGOS COM ALGO TOTALMENTE INJUSTO.

PORTANTO, QUANDO TEMOS EM VISTA AS QUALIDADES DE DEUS (AMOR, MISERICÓRDIA E JUSTIÇA), COLOCAMOS BEM LONGE A POSSIBILIDADE DE QUE ESSE SER CONCEDA AOS ÍMPIOS O TORMENTO ETERNO, A NÃO SER QUE ESTES SERES TIVESSEM PECADO DURANTE UMA ETERNIDADE INTEIRA PARA SEREM CONDENADOS COM TAMANHA SEVERIDADE. ISSO EVIDENTEMENTE NÃO ACONTECE, POIS FICAMOS APENAS UM BREVE TEMPO AQUI NESTA TERRA, UM TEMPO REALMENTE INSIGNIFICANTE COM RELAÇÃO À ETERNIDADE.

PODERIA RESSALTAR MUITOS OUTROS ASPECTOS FALHOS NESSA ANALOGIA FEITA POR ESSE AUTOR IMORTALISTA, MAS O QUE JÁ FOI APRESENTADO JÁ É SUFICIENTE PARA VERMOS O QUÃO TREMENDAMENTE ERRÔNEA SÃO AS PREMISSAS APRESENTADAS, E A CONCLUSÃO DISSO TUDO NÃO PODERIA SER DIFERENTE, TENDO EM VISTA A FRAQUEZA E OS ERROS PRIMÁRIOS DE SUAS PREMISSAS QUE, AO INVÉS DE LEVAR À CONCLUSÃO QUE AQUELE AUTOR DESEJAVA, NA VERDADE CONDUZ EXATAMENTE PARA O PONTO INVERSO, COLOCANDO A TEOLOGIA DELE AINDA MAIS GRAVEMENTE EM APUROS.

UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS.