O QUE ACONTECERÁ COM AQUELES QUE NUNCA OUVIRAM FALAR EM JESUS? (PARTE 2)
Olá Lucas, boa tarde.
Pela sua resposta, eu tiro as seguintes conclusões:
!) Sim, ninguém vai ao Pai senão através de Mim.
2) Mas, dependendo do caso, não.
Bem, eu particularmente, não entendo porque Deus privou tantas pessoas de conhecerem aos ensinamentos de Cristo. Se somos todos seus filhos, me parece que Ele foi meio parcial; atributo este próprio do ser humano. Há alguns deu esse presente, a outros não.
Se, como você mesmo diz, que temos dentro do coração nosso código de conduta, nosso entendimento do que é certo e do que é errado, mesmo não conhecendo Jesus e seus ensinamentos, então, prá que Ele veio até nós e morreu na cruz para nos mostrar o que é certo e o que é errado?
Será que Ele não quis dizer que com o tempo TODOS nós iremos ao Pai, através do Mestre Jesus?
Você lembra da passagem em que Ele afirma:
"Daqui não sairás, enquanto não tiverdes pago até o último ceitil?"
Fica a dúvida.
Que Deus nos dê sabedoria e discernimento. (Franco, São Caetano do Sul/SP – 24/08/2011)
Resposta - OLÁ, FRANCO.
DESCULPE-ME POR TER DEMORADO ALGUNS DIAS EM RESPONDÊ-LO, POIS TAMBÉM TENHO OUTRAS COISAS A FAZER, MAS DE QUALQUER MODO AGRADEÇO A SUA PACIÊNCIA. QUANTO ÀQUILO QUE VOCÊ DISSE SOBRE OS MEUS ARGUMENTOS, VEJAMOS RAPIDAMENTE ALGUMAS DE SUAS INCOERÊNCIAS.
VOCÊ “CONCLUIU” QUE O MEU TEXTO DISSE QUE:
“1) Sim, ninguém vai ao Pai senão através de Mim.
2) Mas, dependendo do caso, não.”
CARO FRANCO, EU NÃO CREIO QUE VOCÊ TENHA SIDO PROPOSITAMENTE DESONESTO EM DISTORCER AS MINHAS PALAVRAS, CREIO QUE SOMENTE VOCÊ FEZ UMA MÁ LEITURA DO MEU TEXTO QUE EM MOMENTO NENHUM FOI AFIRMADO QUE ALGUMA PESSOA (SEJA ELA QUEM FOR) VÁ AO PAI ATRAVÉS DE OUTRO QUE NÃO SEJA JESUS CRISTO.
NÃO TIRE “CONCLUSÕES” PRECIPITADAS EM CIMA DAQUILO QUE NÃO FOI DITO, POIS ISSO IRREMEDIAVELMENTE PODE FAZER COM QUE ALGUM OPONENTE CREIA QUE VOCÊ ESTEJA DELIBERADAMENTE DETURPANDO O TEXTO DO OUTRO EM SEU BENEFÍCIO. COMO NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE ISSO ACONTECE (POIS VÁRIAS VEZES JÁ VI VOCÊ INTERPRETAR AO CONTRÁRIO AQUILO QUE EU DISSE), ENTÃO VALE A PENA ALERTAR, COMO AMIGO, TAL ERRO PARA QUE VOCÊ NÃO VOLTE A COMETÊ-LO.
GOSTARIA QUE, CASO VOCÊ INSISTA QUE EU DEFENDO QUE ALGUÉM VEM AO PAI ATRAVÉS DE OUTRO, ENTÃO ME PASSE EXATAMENTE AONDE FOI QUE EU AFIRMEI ALGUMA COISA DESSAS. ORA, ISSO SIMPLESMENTE NÃO EXISTE, POIS VOCÊ NÃO ENCONTRARÁ NADA DESTE TIPO NO MEU TEXTO. O QUE EU AFIRMEI É QUE ALGUMAS PESSOAS, POR NÃO CONHECEREM A JESUS, PODEM SER SALVAS SE SEGUÍREM A LEI DE CONSCIÊNCIA MORAL QUE DEUS IMPLANTOU EM SEUS CORAÇÕES. O QUE ISSO TEM A VER COM NÃO IR AO PAI ATRAVÉS DE JESUS???
ORA, COMO EU MESMO EXPLICITEI NO MEU OUTRO TEXTO, JESUS É O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS, ISTO É, ELE É O ÚNICO QUE LEVA AS NOSSAS ORAÇÕES PARA O PAI. ESSAS PESSOAS QUE NÃO CONHECEM A JESUS EVIDENTEMENTE NÃO CHEGAM AO PAI EM ORAÇÃO, MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE VÃO TODAS PARAR NO INFERNO POR CAUSA DISSO. ISSO SERIA UMA FALÁCIA “NON SEQUITUR”, ISTO É, A CONCLUSÃO NÃO SEGUE AS PREMISSAS.
VOCÊ TAMBÉM DISSE:
“Bem, eu particularmente, não entendo porque Deus privou tantas pessoas de conhecerem aos ensinamentos de Cristo. Se somos todos seus filhos, me parece que Ele foi meio parcial; atributo este próprio do ser humano. Há alguns deu esse presente, a outros não.”
EM PRIMEIRO LUGAR, NÃO SÃO TODOS “FILHOS DE DEUS”. TODOS AQUELES QUE SEGUEM OS MANDAMENTOS DE DEUS E O TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO SÃO “FILHOS DE DEUS”, OS OUTROS SÃO APENAS “CRIATURAS” DE DEUS. TODOS NÓS SOMOS SUA CRIAÇÃO, MAS ALGUNS DE NÓS SOMOS TAMBÉM FILHOS DELE, POR OBEDECERMOS A ELE E NOS SUJEITARMOS A ELE COMO SENHOR E DEUS DE NOSSAS VIDAS, AO QUAL DEVEMOS TOTAL DEVOÇÃO E ADORAÇÃO.
JOÃO DISSE:
“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu” (1Jo.3:1)
“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo.1:11-13)
PORTANTO, EXISTEM PESSOAS QUE SÃO “FILHOS DE DEUS”, EXISTEM PESSOAS QUE SÃO SIMPLESMENTE “CRIATURAS DE DEUS”, E TAMBÉM EXISTEM PESSOAS QUE SÃO “FILHOS DO DIABO”, POIS SÓ BUSCAM REALIZAR A VONTADE DELE AQUI NA TERRA:
“Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor?” (At.13:10)
“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” (Jo.8:44)
ENTENDER ESSA CLARA DIFERENCIAÇÃO É MAIS QUE FUNDAMENTAL SE QUISERMOS CONJECTURAR ALGO EM CIMA DISSO.
EM SEGUNDO LUGAR, DEUS DÁ “PRESENTES”, MAS CABE A NÓS (SERES HUMANOS), RECEBÊ-LOS. NÃO ADIANTA NADA O SEU PAI DAR-LHE UM PRESENTE DE ANIVERSÁRIO, SE VOCÊ O REJEITA E DESPREZA. DA MESMA FORMA, DE NADA ADIANTA CRISTO LHE OFERECER GRATUITAMENTE A SALVAÇÃO, SE VOCÊ REJEITA CRISTO. AS PESSOAS QUE NUNCA OUVIRAM FALAR DE JESUS NÃO “REJEITAM” CRISTO, PRECISAMENTE PORQUE NUNCA OUVIRAM FALAR DELE! MAS ELAS PODEM “ACEITAR OU REJEITAR CRISTO” POR MEIO DOS SEUS ATOS, POIS ESTE MESMO CRISTO LHES DEU A LEI DE CONSCIÊNCIA MORAL PARA ELAS SEGUÍREM, COMO JÁ FOI EXPLANADO ANTERIORMENTE.
EM TERCEIRO LUGAR, TEMOS QUE LEMBRAR QUE O SEU CONCEITO DE “PARCIAL” OU “IMPARCIAL” ESTÁ MEIO EQUIVOCADO, JÁ QUE VOCÊ INADVERTIDAMENTE ATRIBUI A DEUS A CULPA QUE NA VERDADE NÃO É DELE, MAS SIM DO SER HUMANO. POR EXEMPLO, VOCÊ CITA O FATO DE ALGUNS POVOS NÃO OUVIREM FALAR EM JESUS. ISSO É VERDADE, MAS A “CULPA” DISSO É DE QUEM? DE DEUS OU DOS HUMANOS?
ORA, SE VOCÊ FOR PESQUISAR NA BÍBLIA SOBRE OS LOCAIS ONDE O EVANGELHO FOI PRIMEIRAMENTE PREGADO PELOS APÓSTOLOS NO LIVRO DOS ATOS, VERÁ QUE ESTES MESMOS LUGARES ONDE VOCÊ DIZ QUE NÃO EXISTEM CRISTÃOS É EXATAMENTE ONDE O EVANGELHO MAIS FOI DIFUNDIDO NOS PRIMÓRDIOS!
OS PRÓPRIOS INDÍGENAS ERAM DESCENDENTES DOS ASIÁTICOS (DOS POVOS MONGOLÓIDES), QUE POR CONVIVEREM RELATIVAMENTE PRÓXIMOS À JUDÉIA (TERRITORIAMENTE FALANDO) DEVEM TER TIDO CONTATO COM OS HEBREUS QUE TINHAM A LEI DE DEUS. OUTROS, COMO OS CHINESES E PESSOAS DO ORIENTE MÉDIO E DE OUTROS LUGARES DA ÁSIA, VIVEM HOJE NA MESMA ZONA ONDE O EVANGELHO MAIS FOI DIFUNDIDO INICIALMENTE. AS PRÓPRIAS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE ERAM DIREÇÕES ESPECIAIS ÀS IGREJAS DA ÁSIA QUE ALI ESTAVAM (Ap.3).
O EVANGELHO HAVIA CHEGADO AMPLAMENTE À ANTIOQUIA, ALEXANDRIA, JUDÉIA, SAMARIA, ROMA, CARTAGO, EGITO, ENFIM, QUASE TODOS OS LUGARES DO MUNDO ANTIGO DA ÉPOCA, ESPECIALMENTE NAS REGIÕES NAS QUAIS O EVANGELHO É CALADO NOS DIAS DE HOJE. É SÓ SE INFORMAR SOBRE OS PAIS DA IGREJA E VOCÊ VERÁ CLEMENTE DE ROMA, INÁCIO DE ANTIOQUIA, IRINEU DE LYON, POLICARPO DE ESMIRRA, TERTULIANO DE CARTAGO, EUSÉBIO DE CESARÉIA, AGOSTINHO DE HIPONA, AMBRÓSIO DE MILÃO, AFRAATES DA SÍRIA, ATENÁGORAS DE ATENAS, GREGÓRIO DE NISSA, HILÁRIO DE POITIERS, DENTRE TANTOS OUTROS BISPOS DESSAS COMUNIDADES CRISTÃS LOCAIS.
ISSO SIGNIFICA MAIS QUE DIZER QUE EXISTIAM BISPOS IMPORTANTES NOS PRIMEIROS SÉCULOS DEFENDENDO O CRISTIANISMO; SIGNIFICA TAMBÉM QUE A FÉ CRISTÃ HAVIA CHEGADO E ERA DEFENDIDA EM TODOS ESTES LUGARES: ROMA, ANTIOQUIA, LYON, ESMIRRA, CARTAGO, CESARÉIA, HIPONA, MILÃO, SÍRIA, ATENAS, NISSA, POITIERS, ETC. NOTE QUE OS PRINCIPAIS CENTROS DE PREGAÇÃO DO EVANGELHO ERAM EXATAMENTE NA ÁSIA (ORIENTE), PRECISAMENTE NOS LOCAIS ONDE EXISTE MAIS PERSEGUIÇÃO HOJE. INCLUSIVE FOI POR LÁ QUE OS CRISTÃOS FORAM PELA PRIMEIRA VEZ CHAMADOS CRISTÃOS!
“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (At.11:26)
AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE, JÁ NO FINAL DO PRIMEIRO SÉCULO AD, FORAM DIRECIONADAS EXATAMENTE PARA ESSAS REGIÕES NA ÁSIA, ONDE HOJE EXISTE GRANDE PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS: ÉFESO, ESMIRRA, PÉRGAMO, TIATIRA, SARDES, FILADÉLFIA E LAODICÉIA (Ap.2 e 3). A PALAVRA DE DEUS É CLARA EM DIZER QUE TODOS OS JUDEUS E GREGOS QUE VIVIAM NA PROVÍNCIA DA ÁSIA OUVIRAM A MENSAGEM DO SENHOR:
“Isso continuou por dois anos, de forma que todos os judeus e os gregos que viviam na província da Ásia ouviram a palavra do Senhor” (Atos 19:10)
EM RESUMO, DEUS FEZ TODO O ESFORÇO PARA O EVANGELHO SER AMPLAMENTE PREGADO NOS LOCAIS EXATOS ONDE HOJE VOCÊ RECLAMA QUE NÃO EXISTEM CRISTÃOS E QUE POR ISSO DEUS FOI “PARCIAL E INJUSTO”!
ORA, MAS FOI DEUS QUEM DEMONSTROU TAL “PARCIALIDADE” OU FOMOS NÓS QUE FIZEMOS ISSO AO LONGO DOS SÉCULOS? EVIDENTEMENTE QUE FOMOS NÓS, HUMANOS. ENQUANTO DEUS PROVIDENCIOU TUDO PARA QUE O EVANGELHO AVANÇASSE NESSAS REGIÕES DA ÁSIA E DO ORIENTE MÉDIO, NÓS, HUMANOS, TROUXEMOS PERSEGUIÇÃO E REPREENSÃO AOS CRISTÃOS DURANTE SÉCULOS, SENDO DURAMENTE PERSEGUIDOS E REPRIMIDOS, MUITAS VEZES TESTEMUNHANDO SEU AMOR POR CRISTO POR MEIO DE SANGUE DO MARTÍRIO.
DEPOIS DE SÉCULOS E MAIS SÉCULOS DE PERSEGUIÇÃO, ESSA REGIÃO ACABOU SENDO POUCO POVOADA POR CRISTÃOS, E POSTERIORMENTE TOMADA POR ISLÂMICOS, BUDISTAS E HINDUÍSTAS, QUE HOJE DOMINAM ESSAS ÁREAS, E QUE MUITAS VEZES SÃO INTOLERANTES COM AS RELIGIÕES ALHEIAS. PORTANTO, FOI DEUS OU FOI O HOMEM QUE É O “CULPADO” DA HISTÓRIA?
CERTAMENTE SOMOS NÓS, OU MELHOR, OS NOSSOS ANTEPASSADOS. SE DEUS DESTE SEMPRE ESTIVESSE “NEM AÍ” COM ESTES POVOS, ENTÃO PODERÍAMOS ATÉ CONSIDERAR PARTE DESTE SEU “ARGUMENTO”. MAS, SENDO QUE ELE PROPOSITALMENTE FEZ COM QUE O EVANGELHO FOSSE MAIS DIFUNDIDO E PREGADO NESTAS MESMAS E ESPECÍFICAS ÁREAS, ENTÃO A CULPA FOI DO HOMEM PARA QUE SE TORNASSE HOJE A CONDIÇÃO QUE NÓS VEMOS NOS NOTICIÁRIOS.
NOVAMENTE, O SEU MAIOR PROBLEMA É QUE VOCÊ COLOCA SEMPRE A CULPA DO HOMEM NAS MÃOS DE DEUS. AO INVÉS DE VOCÊ VER ALGO RUIM E JÁ IR CULPANDO DEUS LOGO DE CARA, VOCÊ DEVERIA PRIMEIRO PENSAR SE É REALMENTE DEUS O CULPADO DE TUDO ISSO, OU SE NÓS TEMOS A RESPONSABILIDADE POR NOSSOS PRÓRPIOS ATOS.
VOCÊ DISSE:
“Se, como você mesmo diz, que temos dentro do coração nosso código de conduta, nosso entendimento do que é certo e do que é errado, mesmo não conhecendo Jesus e seus ensinamentos, então, prá que Ele veio até nós e morreu na cruz para nos mostrar o que é certo e o que é errado?”
JESUS NÃO VEIO PARA NOS MOSTRAR O QUE É CERTO E ERRADO, NO SENTIDO DE QUE ISSO FOSSE MERAMENTE RELATIVO ANTES DE CRISTO E SÓ DEMONSTRADO DEPOIS DELE. ROUBAR, TORTURAR E ESTUPRAR ERAM ATOS ERRADOS E DIGNOS DE CULPA ANTES E TAMBÉM DEPOIS DE CRISTO. O QUE JESUS FEZ NÃO FOI DIZER QUE A PARTIR DELE O ESTUPRO COMEÇOU A SER ALGO ERRADO (COMO SE JÁ NÃO FOSSE ANTES DELE), MAS SIM REVELAR A NÓS AQUILO QUE A LEI ESCRITA NÃO PODERIA FAZER.
POR EXEMPLO, OS RITUAIS JUDAICOS CERIMONIAIS ERAM APENAS “SOMBRA” DA REALIDADE QUE É CRISTO. ELE VEIO DAR A SUA VIDA POR AMOR A NÓS, PORQUE “SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE NÃO HÁ REMISSÃO DE PECADOS” (Hb.9:22). TODOS NÓS MERECEMOS POR NATUREZA A MORTE, E, DE FATO, OS QUE DELIBERADAMENTE REJEITAREM A CRISTO SERÃO CONDENADOS A “SEGUNDA MORTE” (At.20:14), O LAGO DE FOGO. OS QUE FORAM FIEIS, CONTUDO, NÃO IRÃO SOFRER O MERECIDO PELOS SEUS PECADOS, POIS CRISTO JÁ PAGOU O PREÇO POR ELES. A NOSSA PRÓPRIA MORTE MERECIDA FOI PAGA POR CRISTO EM NOSSO FAVOR.
NO JUÍZO FINAL, TODOS VERÃO SUAS VIDAS À LUZ DA MORTE DE CRISTO POR ELES. ELES VERÃO QUE O JULGAMENTO TEVE INÍCIO NO CALVÁRIO, E QUE ALI CRISTO FOI JULGADO UM “PECADOR” NO LUGAR DELES. ASSIM, ELE ASSUMIU O CASTIGO MERECIDO POR NÓS. ALI ELE MORREU A “SEGUNDA MORTE” QUE TODOS NÓS MERECERÍAMOS, E ALI ELE CONQUISTOU A VIDA ETERNA PARA NÓS.
SE CRISTO NÃO TIVESSE MORRIDO NA CRUZ E RESSUSCITADO AO TERCEIRO DIA, TODOS NÓS TERÍAMOS O DESTINO MERECIDO PELOS NOSSOS PECADOS: O LAGO DE FOGO, A SEGUNDA MORTE. CRISTO MORREU EM NOSSO FAVOR PARA QUE NÓS NÃO TIVÉSSEMOS QUE PASSAR POR ESSA MORTE. ASSIM, ELE É O “ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS” (1Tm.2:5), O ÚNICO QUE PODE NOS SALVAR DA MORTE (At.4:12).
AQUELES QUE DELIBERADAMENTE ESCOLHERAM NÃO COLOCAR A SUA FÉ NELE, MAS CONFIAR NO “MÉRITO” DE SI MESMOS, IRÃO SIMPLESMENTE TER O DESTINO QUE MERECEM POR SI PRÓPRIOS. MAS CRISTO SALVA AQUELE QUE CONFIOU NELE E NELE DEPOSITOU TODA A CONFIANÇA E ESPERANÇA DE SALVAÇÃO, E PELA SUA GRAÇA SALVA TAMBÉM AQUELE QUE, MESMO NUNCA TENDO OUVIDO FALAR DELE, PELOS SEUS ATOS DEMONSTROU CONHECÊ-LO. ESTES TERÃO UMA VIDA ETERNA ESPERANDO COM ELE, ONDE A MORTE JÁ NÃO EXISTE E NEM MAIS PRANTO, DOR OU ANGÚSTIA – AS COISAS VELHAS JÁ PASSARAM, EIS QUE TUDO SE FEZ NOVO.
PARA ILUSTRAR ESSA SITUAÇÃO, O SEGUINTE VÍDEO DEVE SER MUITO ÚTIL:
“É POR ISSO QUE SE CHAMA GRAÇA”:
http://www.youtube.com/watch?v=6RLOM9Zhgb0
VOCÊ DISSE;
“Será que Ele não quis dizer que com o tempo TODOS nós iremos ao Pai, através do Mestre Jesus?
Você lembra da passagem em que Ele afirma:
"Daqui não sairás, enquanto não tiverdes pago até o último ceitil?"
Fica a dúvida.
Que Deus nos dê sabedoria e discernimento.“
SE TODOS NÓS FÔSSEMOS AO PAI, MESMO AQUELES QUE DELIBERADAMENTE REJEITARAM A CRISTO COMO SEU ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, ENTÃO ELE NEM TERIA DITO TAL COISA; AFINAL, SERIA INÚTIL E DESNECESSÁRIO AFIRMAR PARA CRER NELE SE ALGUÉM PODE REJEITÁ-LO E SER SALVO MESMO ASSIM!
JESUS NÃO DISSE:
“Com o tempo, eu serei o único caminho, a verdade e a vida...”
NEM TAMPOUCO:
“...todos irão ao Pai, mesmo se não for através de mim”
AO CONTRÁRIO, ELE COM EFEITO AFIRMOU CATEGORICAMENTE QUE:
“Eu sou O caminho, a verdade e a vida; NINGUÉM vem ao Pai SENÃO por mim”
UMA EXEGESE BÍBLICA SIMPLES E COERENTE (MÉTODO HERMENÊUTICO DE INTERPRETAÇÃO DO TEXTO BÍBLICO) ELIMINA QUALQUER CHANCE OU POSSIBILIDADE DE CRISTO TER TENTADO DIZER ALGO TOTALMENTE DIFERENTE DAQUILO QUE ELE DISSE REALMENTE. SE COMEÇARMOS A “INTERPRETAR” PASSAGENS DESTE JEITO, TERMINAREMOS POR CORROMPER A BÍBLIA TODA!
É POR ISSO QUE EXISTE UM MÉTODO HERMENÊUTICO DE INTERPRETAÇÃO QUE NOS DIZ QUE DEVEMOS ACEITAR O “SENTIDO ÓBVIO DAS ESCRITURAS”, AO INVÉS DE TENTAR DETURPAR O TEXTO BÍBLICO PARA FICAR MAIS ADEQUADO E CONVINIENTE ÀS NOSSAS PRÓPRIAS INCLINAÇÕES OU GOSTO PESSOAL, COMO FAZIAM OS GNÓSTICOS DO SÉCULO II.
O MESMO DEVE SER DITO COM RELAÇÃO A ESTE ÚLTIMO TEXTO DE MATEUS 5:26, QUE EM NADA TEM A VER COM “MAIS UM CAMINHO ALÉM DE CRISTO”, MAS SIM COM O FATO DE QUE OS PECADORES QUE REJEITARAM CRISTO PAGARÃO O TANTO MERECIDO E CORRESPONDENTE PELOS SEUS PECADOS “ATÉ O ÚLTIMO CENTAVO”, ISTO É, ATÉ O FIM.
UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS.