VÁRIAS QUESTÕES SOBRE A LEI DO ANTIGO TESTAMENTO

VÁRIAS QUESTÕES SOBRE A LEI DO ANTIGO TESTAMENTO

 

Olá Lucas, sinto uma grande satisfação em esta escrevendo para você, não é de hoje que acesso o seu site, já li varias cartas respondidas e outros assuntos abordados por você. Parabéns pelo site.

Outro dia eu estava lendo o antigo testamento, a respeito da antiga aliança e tentando compreender as diferenças com nova aliança, não sei se compreendi certo, mais o que eu entendi foi que na antiga aliança, era a lei e os mandamentos que selavam o trato entre Deus e o povo judeu? Lendo Jeremias 31, fala que ele faria uma nova aliança porque o povo havia invalidado a antiga. A duvida é, a lei e os mandamentos foram modificados na nova aliança? Quais são as diferenças? A lei esta contida nos mandamentos como se fossem subitens? Romanos 13, da a entender que a lei é mandamento? E que se cumprimos o amor, cumprimos toda a antiga aliança? Os preceitos e estatutos mencionados são as leis de Moises? Os adventistas falam que existe uma divisão, lei moral e cerimonial, ou seria de cunho moral e cunho cerimonial? Paulo quando menciona lei em suas cartas, ele menciona como um todo?

Lucas, entro numa outra questão mais referente ao nosso assunto, quando Jesus diz que não veio pra mudar mais para cumprir, o que nosso Senhor quis dizer? Eu não acredito que haja uma contradição entre os personagens bíblicos, e sim um sentido único das coisas fluírem.

Gostaria de compreender as diferenças entre lei, mandamento, preceitos, estatutos e se existe esta divisão lei moral e cerimonial etc. Desculpa pela minha confusão. (Ângelo, Manaus – 19/08/2011)

Resposta - OLÁ, ÂNGELO.

AGRADEÇO A SUA CARTA E AS PALAVRAS DE APOIO, DEUS LHE ABENÇOE!

PELO FATO DE SEREM MUITAS QUESTÕES ABORDADAS, PEÇO-LHE DESCULPAS PELO MEU TEXTO TER FICADO BASTANTE LONGO, MAS CREIO QUE ISSO FOI NECESSÁRIO PARA ABORDAR CADA UM DOS ASPECTOS COM MAIS ATENÇÃO.

VOCÊ DISSE:
“Outro dia eu estava lendo o antigo testamento, a respeito da antiga aliança e tentando compreender as diferenças com nova aliança, não sei se compreendi certo, mais o que eu entendi foi que na antiga aliança, era a lei e os mandamentos que selavam o trato entre Deus e o povo judeu? Lendo Jeremias 31, fala que ele faria uma nova aliança porque o povo havia invalidado a antiga. A duvida é, a lei e os mandamentos foram modificados na nova aliança?”

EXISTE UMA SÓ LEI DO ANTIGO TESTAMENTO, PORÉM ESSA NESSA ÚNICA LEI EXISTEM PRECEITOS MORAIS E PRECEITOS CERIMONIAIS. OS PRECEITOS CERIMONIAIS (TAIS COMO COMIDA E BEBIDA, FESTAS DE LUA NOVA, OBSERVÂNCIA DE DIAS, SACRIFÍCIO DE CORDEIROS, ETC) FORAM ABOLIDOS NA NOVA ALIANÇA, POIS ERAM MERAS “SOMBRAS” DE ALGO QUE ESTAVA PARA VIR, E NÃO A PRÓPRIA REALIDADE DAS COISAS. POR OUTRO LADO, A “LEI MORAL” QUE DEUS IMPLANTOU NO CORAÇÃO HUMANO CONTINUA SUBSISTINDO NOS DIAS DE HOJE. ESSA “LEI MORAL” É UM PRINCÍPIO QUE EXISTE ATÉ MESMO NOS DESCRENTES OU ATEUS. VEJAMOS O QUE PAULO DIZ ACERCA DISSO, FALANDO SOBRE OS GENTIOS:

“De fato, quando os gentios, que não têm a lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a lei; pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os” (Romanos 2:14-15)

ESSAS “EXIGÊNCIAS DA LEI GRAVADAS EM SEUS CORAÇÕES”, QUE “ORA OS ACUSA” E “ORA OS DEFENDE”, É A LEI MORAL (PRINCÍPIOS MORAIS) QUE EXISTEM EM TODAS AS PESSOAS QUE DEUS CRIOU. ESSA LEI MORAL NÃO EXISTE APENAS PARA O POVO ISRAELITA, PORQUE PAULO SE REFERE PRECISAMENTE AOS GENTIOS NESSA OPURTUNIDADE (“os gentios, que não tem lei” – v.14). ESSA É UMA LEI MORAL QUE JÁ EXISTIA MUITO ANTES DE DEUS DAR OS MANDAMENTOS EM TÁBUAS DE PEDRA NO MONTE SINAI. É POR ISSO QUE PAULO ESCREVE QUE ELA ESTÁ “GRAVADA EM SEUS CORAÇÕES” (Rm.2:14).

É EVIDENTE QUE ELA FOI POSTERIORMENTE PASSADA POR ESCRITO NAS TÁBUAS DA LEI, MAS ELA JÁ EXISTIA ANTES, NO CORAÇÃO HUMANO. NESSA LEI MORAL INCLUEM-SE OS PRINCÍPIOS MORAIS TAIS COMO HONRAR PAI E MÃE, AMAR O PRÓXIMO, FAZER O BEM AOS OUTROS, E NÃO COMETER NENHUM ATO QUE VENHA A PREJUDICAR O PRÓXIMO. É POR CAUSA DELA QUE, POR EXEMPLO, SABEMOS QUE NÃO PODEMOS E NEM DEVEMOS ESTUPRAR ALGUMA PESSOA NA RUA.

É POR CAUSA DELA QUE TEMOS O BOM SENSO DE NÃO ANDAR POR AÍ MATANDO AS PESSOAS POR PURA DIVERSÃO. E É POR CAUSA DELA QUE, QUANDO PECAMOS, NOS SENTIMOS CULPADOS, POIS SABEMOS QUE ESTAMOS QUEBRANDO UMA LEI MORAL DE CONSCIÊNCIA IMPLANTADA EM NÓS. O GRANDE C.S.LEWIS DEFINIU BEM ESSA LEI DANDO OS SEGUINTES EXEMPLOS NO SEU LIVRO “CRISTIANISMO PURO E SIMPLES”:

“Dizem, por exemplo: “Você gostaria que fizessem o mesmo com você?”; “Desculpe, esse banco é meu!”; “Deixe-o em paz, ele não está fazendo nada de mal!”; “Dê-lhe um pedaço do seu chocolate, pois eu dei um pedaço do meu”; e: “Poxa, mas você prometeu!”. Essas coisas são ditas todos os dias por pessoas cultas ou incultas, adultas ou crianças. O que mais interessa nestes comentários é que quem o faz não está apenas expressando em palavras o quanto lhe desagrada o comportamento do outro, mas também está fazendo um apelo para um padrão de comportamento que o outro sujeito deveria conhecer. E este outro quase nunca responde: “Ao inferno com o padrão!”. Quase sempre ele tenta provar que sua atitude não infringiu este padrão, ou que, se infringiu, ele tinha uma desculpa muito especial para agir assim”

PORTANTO, EXISTE UM PADRÃO DE CONSCIÊNCIA MORAL IMPLANTADO NO CORAÇÃO DE TODAS AS PESSOAS, E POSTERIORMENTE DEUS PASSOU POR ESCRITO, JUNTO AOS PRECEITOS CERIMONIAIS. O MAIS IMPORTANTE AQUI É FRISAR QUE A LEI MORAL JÁ EXISTIA ANTES DA LEI MOSAICA, NO CORAÇÃO HUMANO. A LEI CERIMONIAL, CONTUDO, SÓ TEVE INÍCIO COM A LEI MOSAICA, E TEVE UM FIM COM O TÉRMINO DELA (NA CHEGADA DA NOVA ALIANÇA). POR EXEMPLO, ANTES DE DEUS DAR A LEI AOS ISRAELITAS TODO MUNDO JÁ SABIA QUE ESTUPRAR UMA CRIANÇA OU MATAR UM INOCENTE ERA ALGO ERRADO.

ESTES CONCEITOS JÁ ESTAVAM NO CORAÇÃO HUMANO MUITO ANTES DE CHEGAR A LEI ESCRITA. CONTUDO, NINGUÉM SABIA, POR EXEMPLO, QUE TINHAM QUE SACRIFICAR CORDEIROS (COMO UMA TIPOLOGIA DO SACRIFÍCIO DE CRISTO) ANTES DE SER DADA A LEI. DA MESMA FORMA, NINGUÉM SABIA QUE TINHA QUE CONTAR SETE DIAS PARA A PURIFICAÇÃO E LAVAR AS ROUPAS EM ÁGUA CORRENTE PARA FICAR PURO DO FLUXO (Lv.15:13), OU QUE SE UM HOMEM CUSPIR EM OUTRO, ESTE DEVERIA LAVAR AS SUAS ROUPAS E SE BANHAR COM ÁGUA, FICANDO IMPURO ATÉ A TARDE (Lv.15:8).

ESTES CONCEITOS, QUE NÃO TEM NADA A VER COM A LEI MORAL, JAMAIS ESTIVERAM NO CORAÇÃO HUMANO, MAS FORAM DADOS AOS ISRAELITAS ATRAVÉS DA LEI MOSAICA, SENDO O NOSSO TUTOR ATÉ CRISTO, PARA QUE FÔSSEMOS JUSTIFICADOS PELA FÉ (Gl.3:24). PORTANTO, RESPONDENDO DIRETAMENTE À SUA PERGUNTA, O QUE FICA SÃO OS PRINCÍPIOS MORAIS DA LEI (QUE JÁ EXISTIAM ANTES DA LEI), E O QUE VAI EMBORA SÃO OS PRECEITOS CRIMONIAIS DA LEI (QUE NÃO EXISTIAM ANTES DELA, MAS QUE FORAM IMPOSTOS ATÉ O TEMPO DA NOVA ORDEM). PAULO FALA SOBRE ISSO NAS SEGUINTES PALAVRAS:

Gálatas 3
23 Antes que viesse esta fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada.
24 Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.
25 Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor.

VEJA QUE O APÓSTOLO ESTÁ DIZENDO QUE ANTES DE CHEGAR A FÉ EM CRISTO (ISTO É, ANTES DE CRISTO VIR AO MUNDO, MORRER E RESSUSCITAR) ESTÁVAMOS SOB A CUSTÓDIA DA LEI, MAS SOMENTE ATÉ QUE A FÉ FOSSE REVELADA, PELO O QUE A LEI SERVIU COMO “TUTOR”, ATÉ A CHEGADA DA FÉ, QUANDO NÃO ESTAMOS MAIS SOB O CONTROLE DO “TUTOR”. É EVIDENTE QUE ISSO QUE CHEGOU AO FIM É AQUILO QUE SÓ CHEGOU AOS ISRAELITAS ATRAVÉS DA LEI MOSAICA (LEI ESCRITA), SENDO QUE A LEI “GRAVADA NOS CORAÇÕES” CONTINUA VALENDO.

POR EXEMPLO, NINGUÉM VAI SE SENTIR “LIVRE” PARA MATAR E ROUBAR SÓ PORQUE A LEI CHEGOU AO FIM. AO CONTRÁRIO, A LEI DE CONSCIÊNCIA NOS DIZ QUE ISSO É ERRADO, E ESSA LEI DE CONSCIÊNCIA É INDEPENDENTE DA LEI ESCRITA. COMO JÁ FOI DITO, ELA É ANTERIOR À LEI, E SUBSISTE INDEPENDENTEMENTE DELA. ROUBAR É ERRADO ANTES DA LEI, DURANTE A LEI E TAMBÉM DEPOIS DA LEI. O MOTIVO PELO QUAL ROUBAR É ERRADO É PORQUE A NOSSA LEI DE CONSCIÊNCIA (LEI MORAL, QUE ESTÁ GRAVADA EM NOSSOS CORAÇÕES) DIZ QUE MATAR É ERRADO.

DITO EM TERMOS SIMPLES, ESSES PRINCÍPIOS MORAIS INDEPENDENTES DA LEI NÃO SÃO “TUTORES”, POIS A LEI FOI “ACRESCENTADA POR CAUSA DAS TRANSGRESSÕES, PARA QUE VIESSE O DESCENDENTE A QUEM SE REFERIA A PROMESSA” (Gl.3:19). COMO A LEI MORAL NÃO FOI “ACRESCENTADA” (POIS ELA JÁ EXISTIA MUITO ANTES DA LEI ESCRITA), ENTÃO ELA TAMBÉM NÃO CHEGA AO FIM COM A CHEGADA DA FÉ.

É POR ISSO QUE, COMO JÁ FOI DITO, ROUBAR É ERRADO ANTES, DURANTE E DEPOIS DA LEI, POIS NÃO É UM “ACRÉSCIMO” OU UM “TUTOR”, MAS UMA VERDADE MORAL QUE SEMPRE ATUOU NOS NOSSOS CORAÇÕES. O QUE FOI “ACRESCENTADO” ALI NO MONTE SINAI FORAM OS PRECEITOS CERIMONIAIS (QUE NINGUÉM ANTES SABIA DE SUA EXISTÊNCIA), COMO UMA “SOMBRA DAQUILO QUE HAVERIA DE VIR” (Cl.2:17), E TENDO O SEU FIM EM CRISTO (Rm.10:4).

VOCÊ DISSE:
“Romanos 13, da a entender que a lei é mandamento? E que se cumprimos o amor, cumprimos toda a antiga aliança?”

EM ROMANOS 13:8-10, COMO NÃO PODERIA SER DIFERENTE, PAULO ESTÁ SE REFERINDO AOS PRECEITOS MORAIS E NÃO AOS CERIMONIAIS. VEJAMOS:

Romanos 3
8 Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei.
9 Pois estes mandamentos: "Não adulterarás", "não matarás", "não furtarás", "não cobiçarás", e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: "Ame o seu próximo como a si mesmo".
10 O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei.

NOTE QUE OS PRECEITOS QUE PAULO FALA – “NÃO ADULTERAR, NÃO MATAR, NÃO FURTAR E NÃO COBIÇAR” – SÃO PRINCÍPIOS MORAIS E NÃO CERIMONIAIS. ELES NÃO ERAM “SOMBRAS” DE UMA REALIDADE POSTERIOR, MAS JÁ ERAM A PRÓPRIA REALIDADE DAS COISAS, SUBSISTINDO DESDE ANTES, DURANTE E TAMBÉM DEPOIS DA LEI. POR OUTRO LADO, NÃO É CERTO DIZER QUE BASTA AMAR E MAIS NADA, COMO SE PAULO ESTIVESSE QUERENDO DIZER QUE PODEMOS ADULTERAR A VONTADE QUE BASTA O AMOR E JÁ ESTAMOS CUMPRINDO A LEI.

NÃO É ISSO O QUE PAULO ESTÁ DIZENDO AQUI. O FATO É QUE O AMOR É O MAIOR PRINCÍPIO MORAL DE DEUS NOS NOSSOS CORAÇÕES, O MAIOR INDICADO POR JESUS CRISTO (Mt.22:36-40). PORTANTO, QUEM REALMENTE AMA VERDADEIRAMENTE, TAMBÉM CUMPRE OS DEMAIS PRECEITOS MORAIS, TAIS COMO NÃO ADULTERAR, NÃO MATAR, NÃO FURTAR, NÃO COBIÇAR, E OS DEMAIS PRINCÍPIOS MORAIS QUE DEUS COLOCOU EM NOSSOS CORAÇÕES.

POIS ALGUÉM QUE AMA NÃO MATA, ALGUÉM QUE AMA NÃO FURTA, ALGUÉM QUE AMA NÃO ADULTERA, ETC. EM OUTRAS PALAVRAS, COM O VERSO 10 O APÓSTOLO NÃO ESTÁ DESPREZANDO OS OUTROS VALORES MENCIONADOS NO VERSO 9; PELO CONTRÁRIO, ELE ESTÁ REFORÇANDO CADA UM DELES E ACENTUANDO AINDA MAIS O AMOR, COMO SENDO O FUNDAMENTO NO QUAL CADA UM DELES ESTÁ SUSTENTADO.

VOCÊ DISSE:
“Os adventistas falam que existe uma divisão, lei moral e cerimonial, ou seria de cunho moral e cunho cerimonial? Paulo quando menciona lei em suas cartas, ele menciona como um todo?”

SOBRE A LEI A QUE PAULO SE REFERE, DEVEMOS ANALISAR DENTRO DO CONTEXTO ESPECÍFICO DE CADA PASSAGEM. MAS, EM GERAL, QUANDO PAULO AFIRMA POR INÚMERAS VEZES QUE A LEI CHEGOU AO SEU FIM, ELE REALMENTE ESTÁ FALANDO DE TODA A LEI ESCRITA. PORÉM, COMO OS PRINCÍPIOS MORAIS FAZEM PARTE NÃO APENAS DA “LEI ESCRITA”, MAS TAMBÉM DA LEI IMPLANTADA NOS NOSSOS CORAÇÕES, ENTÃO ELA CONTINUA VALENDO. É POR ISSO QUE NOVE DOS DEZ MANDAMENTOS SÃO REPETIDOS NA NOVA ALIANÇA (NT), COM A ÚNICA EXCEÇÃO DO SÁBADO.

EU CREIO QUE EXISTE LEI DE CUNHO MORAL E DE CUNHO CERIMONIAL, APENAS NÃO CONCORDO COM OS ADVENTISTAS SOBRE AQUILO QUE ELES CONSIDERAM LEI MORAL E LEI CERIMONIAL, COMO ELES FAZEM COM O SÁBADO, POR EXEMPLO. A LEI MORAL É ALGO QUE NÓS JÁ SABEMOS QUE NÃO TEMOS QUE FAZER E QUE PESA NA NOSSA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA QUANDO QUEBRAMOS ELA, MESMO QUE NINGUÉM TIVESSE DITO ISSO PRA GENTE.

POR EXEMPLO, TODOS NÓS SABEMOS QUE NÃO PODEMOS ADULTERAR DE NENHUM MODO. NINGUÉM PRECISARIA LER A BÍBLIA PARA SABER DISSO, INCLUSIVE ATEUS SEGUEM ESTE PRINCÍPIO, POIS É ALGO MORAL NO CORAÇÃO DOS HOMENS. SE ADULTERÁSSEMOS DE ALGUMA FORMA, PESARIA EM NOSSOS CORAÇÕES ESTE ATO, POIS SABEMOS QUE É ERRADO.

ISSO OCORRE PORQUE O ADULTÉRIO É ALGO MORALMENTE ERRADO, OU SEJA, FAZ PARTE DA CHAMADA “LEI MORAL”. MAS COM O SÁBADO É TOTALMENTE DIFERENTE. NINGUÉM VAI FICAR COM PESO NA CONSCIÊNCIA (NEM O ATEU E NEM UM CRISTÃO QUE NÃO GUARDA O SÁBADO) PORQUE NÃO GUARDOU O SÁBADO. NINGUÉM VÊ COMO UMA PRÁTICA MORALMENTE ERRADA TRABALHAR NESTE DIA, NINGUÉM VAI SER “PRESO” POR CAUSA DISSO E NINGUÉM VAI SER CENSURADO POR UMA COISA DESSAS.

MILHÕES DE CRISTÃOS VERDADEIROS NÃO GUARDAM O SÁBADO E NÃO FICAM COM PESO DE CULPA POR CAUSA DISSO, POIS A LEI MORAL É ALGO QUE A GENTE SABE QUE ESTÁ ERRADO QUANDO A ESTÁ QUEBRANDO. SE O SÁBADO FOSSE UMA LEI MORAL, ENTÃO TODO MUNDO QUE TRABALHASSE NESTE DIA IRIA SENTIR PESO FORTE DE CULPA, ASSIM COMO QUANDO CÁI EM ADULTÉRIO OU MATA ALGUM INOCENTE SEM RAZÃO. ATÉ O ASSASSINO, QUANDO MATA ALGUÉM, SABE QUE ESTÁ FAZENDO UMA COISA ERRADA, EMBORA ELE MATE ASSIM MESMO.

QUANDO, PORÉM, ALGUÉM “NÃO GUARDA O SÁBADO”, NEM FICA COM PESO NA CONSCIÊNCIA, NEM SE TORNA UM SER IMORAL OU MORALMENTE ERRADO, POIS O SÁBADO É CERIMONIAL, E NÃO MORAL. PAULO INCLUI O SÁBADO NA LISTA DE PRECEITOS CERIMONIAIS EM COLOSSENSES 2:16. COMO A PERGUNTA SOBRE O SÁBADO É OUTRA, VOU DEIXAR PARA UM MOMENTO MAIS OPORTUNO PARA FALAR SOBRE ISSO MAIS AMPLIADAMENTE. MAS O FATO DE EU CRER QUE EXISTE LEI DE CUNHO MORAL E LEI DE CUNHO CERIMONIAL (COMO CREEM OS ADVENTISTAS) NÃO SIGNIFICA QUE EU ESTOU DANDO TOTAL RAZÃO A TUDO AQUILO QUE ELES CLASSIFICAM OU CHAMAM DE “LEI MORAL” E “LEI CERIMONIAL”.

VOCÊ DISSE:
“Lucas, entro numa outra questão mais referente ao nosso assunto, quando Jesus diz que não veio pra mudar mais para cumprir, o que nosso Senhor quis dizer? Eu não acredito que haja uma contradição entre os personagens bíblicos, e sim um sentido único das coisas fluírem.”

QUANDO JESUS DISSE QUE VEIO PARA CUMPRIR A LEI, ISSO SIMPLESMENTE SIGNIFICA QUE A LEI FOI CUMPRIDA EM CRISTO. COM O CUMPRIMENTO DA LEI EM CRISTO, TEVE INÍCIO A NOVA ALIANÇA DE SEU SANGUE, CONTIDA NO NOVO TESTAMENTO DE NOSSAS BÍBLIAS.

NÓS NÃO TEMOS QUE “PASSAR A BORRACHA” NO ANTIGO TESTAMENTO (ABOLINDO-O ABSOLUTAMENTE), MAS SIM VER O QUE O NOVO TESTAMENTO CONSIDERA COMO “SOMBRA” E O QUE ELE CONSIDERA COMO “REALIDADE” DENTRO DO ANTIGO TESTAMENTO. OS PRECEITOS MORAIS NÃO SÃO “SOMBRAS”, MAS A PRÓPRIA REALIDADE. OS PRECEITOS CERIMONIAIS, NO ENTANTO, SÃO CONSIDERADOS COMO MERAS “SOMBRAS” DE ALGO MAIOR, QUE AINDA SERIA REVELADO. O AUTOR DE HEBREUS AFIRMA:

“A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar” (Hb.10:1)

NOTE QUE O AUTOR DE HEBREUS EXPLICA QUE A LEI É UMA SOMBRA, E NÃO A PRÓPRIA REALIDADE. ELE EVIDENTEMENTE ESTÁ SE REFERINDO AOS PRECEITOS CERIMONIAIS AOS QUAIS ELE INCLUI OS SACRIFÍCIOS REPETIDOS ANO APÓS ANO (Hb.10:1). PAULO TAMBÉM INCLUI AS FESTAS DE LUA NOVA, REGRAS ACERCA DE COMIDA E BEBIDA E A OBSERVÂNCIA DO SÁBADO (Cl.2:16) COMO “SOMBRAS”. EXISTE UM AMPLO ACERVO BÍBLICO ACERCA DA LINGUAGEM DAS “SOMBRAS” E DA “REALIDADE EM SI”, O QUE EVIDENTEMENTE LEVARIA MUITO TEMPO PARA FALARMOS SOBRE TUDO.

MAS, EM RESUMO, TUDO AQUILO QUE ERA PRECEITOS CERIMONIAIS ERAM SOMBRAS, QUE FORAM CUMPRIDAS EM CRISTO PORQUE EM CRISTO TEVE LUGAR A REALIDADE DAS COISAS. POR EXEMPLO, O SACRIFÍCIO DE CORDEIROS ERA UMA “SOMBRA” (TIPOLOGIA) DO SACRIFÍCIO DE JESUS CRISTO, O “CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA OS PECADOS DO MUNDO” (Jo.1:29). DA MESMA FORMA, O DESCANSO NO SÁBADO ERA UMA “SOMBRA” DO DESCANSO CELESTIAL, QUANDO DESCANSAREMOS DE NOSSAS OBRAS (Hb.4:9-11; Ap.4:13).

MUITAS OUTRAS TIPOLOGIAS ENCONTRADAS NAS FIGURAS (SOMBRAS) DO ANTIGO TESTAMENTO SÃO CLARAMENTE REVELADAS NO NOVO. O AUTOR DE HEBREUS EXPLICA QUE O PRÓPRIO SANTUÁRIO TERRENO PELO QUAL OS ISRAELITAS ADORAVAM ERA MERA “CÓPIA E SOMBRA DAQUELE QUE ESTÁ NOS CÉUS” (Hb.8:5). QUANDO ENTENDEMOS A DISTINÇÃO ENTRE AS SOMBRAS (TIPOLOGIAS) E A REALIDADE (LEI MORAL), NÃO VEMOS CONTRADIÇÃO ALGUMA NAQUILO QUE JESUS DISSE.

ELE APENAS ESTAVA DIZENDO QUE NÃO VEIO PARA “ABOLIR”, ISTO É, “PASSAR A BORRACHA” EM TODO O ANTIGO TESTAMENTO, MAS SIM PARA “CUMPRIR”, ISTO É, TRAZER A REALIDADE DAS SOMBRAS QUE SÃO FIGURATIVAMENTE DESCRITAS NA LEI MOSAICA. A VERSÃO NTLH OPORTUNAMENTE TRADUZ O VERSO DA SEGUINTE MANEIRA:

“Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu SENTIDO COMPLETO” (Mt.5:17)

OU SEJA, JESUS NÃO VEIO “ACABAR COM A LEI”, MAS DAR O SENTIDO COMPLETO A ELA, ISTO É, TIRAR DA SOMBRA A SUA REALIDADE. CUMPRIR A LEI SIGNIFICA ENCERRAR AQUILO QUE ERA FIGURA E TRAZER O SENTIDO COMPLETO A ELAS – A PRÓPRIA REALIDADE DAS COISAS. QUANDO VOCÊ CUMPRE UM VOTO OU UMA PROMESSA, VOCÊ JÁ ENCERROU AQUILO. QUANDO JESUS CUMPRIU A LEI DOS PROFETAS, ALI FOI ENCERRADA A LEI.

ME DESCULPE PELO TAMANHO LONGO DO MEU TEXTO, REALMENTE ESTE É UM TEMA MUITO DELICADO E, SE NÃO EXPLANADO EXAUSTIVAMENTE, PODE DAR A ENTENDER SENTIDOS ERRADOS E OPOSTOS ÀQUILO QUE QUERIA EXPRESSAR. QUALQUER DÚVIDA É SÓ PERGUNTAR NOVAMENTE, ATÉ PORQUE EU CREIO QUE DIFICILMENTE ESTE ASSUNTO PODE SER RESUMIDO EM UMA OU OUTRA RESPOSTA, SENDO NECESSÁRIO ALGUM TEMPO PARA QUE HAJA A COMPREENSÃO DE TUDO. E SEMPRE ESTAMOS EM FASE DE APRENDIZADO, CRESCENDO EM RUMO A UMA COMPREENSÃO MAIOR, PELA QUAL EU E TODAS AS PESSOAS PRECISAMOS CRESCER E ALCANÇAR.

UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS.