ANJOS E DEMÔNIOS SOFREM? ELES SÃO IMORTAIS?

ANJOS E DEMÔNIOS SOFREM? ELES SÃO IMORTAIS?

 

Pow man, primeiramente muito obrigado por tudo isso que você faz, por todas as publicações, e pelo acesso livre pra perguntar!
Que Deus te abençoe e continue lhe usando para Suas obras!!!

Conheci o site hoje, não faz muito tempo, mas já tirei umas dúvidas cruéis sobre o que é "morte eterna". Muito obrigado!!!!!
Eu não li tudo, você pode até ja ter escrito sobre isso... mas por favor, só me tira essa dúvida...

Anjos (e demônios) sofrem?

A minha angústia era primeiramente com as pessoas que iriam supostamente "sofrer eternamente", sendo que elas nem pediram pra nascer... Beleza, tirei a dúvida, agora é com os anjos, que também não pediram pra nascer. Mas Deus os criou, e agora os que se afastaram vão ficar sofrendo eternamente? sendo que eles não "pediram pra nascer" também...

Enfim, eles são imortais? eles sofrem como nós? eles se importam com alguma coisa/sentem alguma coisa (tem sentimentos)?

Valeu ae velho!! já me ajudou bastante!! ;]
Que Deus te abençoe. (Guilherme Viana, Recife/PE – 18/08/2011)

Resposta -  OLÁ, GUILHERME.

PRIMEIRAMENTE AGRADEÇO MUITO AS SUAS PALAVRAS DE INCENTIVO, DEUS LHE ABENÇOE GRANDEMENTE!

QUANTO AS SUAS QUESTÕES, VAMOS UMA-A-UMA:

VOCÊ DISSE:
“Anjos (e demônios) sofrem?”

ELES SÓ SOFREM PELO PERÍODO CORRESPONDENTE À SUA CULPA. COMO BEM DISSE O PROFESSOR LEANDRO QUADROS EM UM DEBATE RECENTE NA RIT TV, “NÃO SERIA JUSTO QUE UM PECADOR QUE NEM CONHECEU A JESUS SOFRESSE O MESMO TANTO QUE LÚCIFER, O AUTOR DO PECADO”! SE VOCÊ QUISER PODE ACOMPANHAR AS PARTES DO DEBATE AQUI:

http://www.youtube.com/watch?v=HiNZ1reZzGI


MAS A QUESTÃO PRINCIPAL É QUE CADA UM (INCLUO SERES HUMANOS ÍMPIOS E OS ANJOS CAÍDOS) PAGA NO “INFERNO-GEENA” DE ACORDO COM AQUILO QUE AS SUAS MÁS OBRAS FIZERAM POR MERECER. CRISTO DISSE:

“Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá MUITOS AÇOITES. Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá POUCOS AÇOITES. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido" (Lucas 12:47,48)

NOTE QUE UNS RECEBERÃO “MUITOS AÇOITES”, E OUTROS “POUCOS AÇOITES”. ISSO ANULA AS CHANCES DE ALGUÉM SER PUNIDO COM “INFINITOS AÇOITES”, AFINAL, É IMPOSSÍVEL CRER QUE UM NÚMERO INFINITO E ETERNO DE “AÇOITES” CORRESPONDA A “POUCOS”! ASSIM VEMOS QUE CADA PECADOR PAGARÁ DE ACORDO COM O TEMPO QUE MERECE SOFRER, QUE AS SUAS MÁS OBRAS FIZERAM POR MERECER. NESTE MESMO CAPÍTULO JESUS CONTA UMA PARÁBOLA, E NO FINAL DIZ:

“Quando algum de vocês estiver indo com seu adversário para o magistrado, faça tudo para se reconciliar com ele no caminho; para que ele não o arraste ao juiz, o juiz o entregue ao oficial de justiça, e o oficial de justiça o jogue na prisão. Eu lhe digo que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo” (Lucas 12:58,59)

OU SEJA, NINGUÉM FICA NA “PRISÃO” (GEENA, A CONDENAÇÃO FINAL) PARA SEMPRE, MAS APENAS ATÉ PAGAR O ÚLTIMO CENTAVO. APÓS ISSO NÃO CONTINUARÃO SOFRENDO ETERNAMENTE, A MEDIDA EM QUE JÁ PAGARAM ATÉ O “ÚLTIMO CENTAVO”. ELES SERÃO ELIMINADOS, POIS NA NOVA CRIAÇÃO DE DEUS NÃO ENTRA NADA QUE SE CONTAMINE (Ap.21:7), E NÃO HAVERÁ MAIS “MORTE, NEM TRISTEZA, NEM CHORO, NEM DOR, POIS A ANTIGA ORDEM JÁ PASSOU” (Ap.21:4).

NEM MESMO HAVERÁ O LAGO DE FOGO, POIS “O MAR JÁ NÃO EXISTIA” (Ap.21:9). PORTANTO, O DESTINO ÚLTIMO DE ANJOS CAÍDOS E PESSOAS (HUMANAS) ÍMPIAS SERÁ A PLENA “DESTRUIÇÃO TANTO DA ALMA COMO DO CORPO NO GEENA” (Mt.10:28), MAS ISSO SÓ ACONTECERÁ APÓS “PAGAREM ATÉ O ÚLTIMO CENTAVO” (Lc.12:59), ISTO É, ATÉ SOFREREM O CORRESPONDENTE ÀS SUAS MÁS OBRAS E PRÁTICAS ÍMPIAS, PODENDO SER DE “MUITOS AÇOITES” OU DE “POUCOS AÇOITES” (Lc.12:47).

VOCÊ DISSE:
“Enfim, eles são imortais? eles sofrem como nós? eles se importam com alguma coisa/sentem alguma coisa (tem sentimentos)?”

OS ANJOS NÃO SÃO IMORTAIS POR SUA PRÓPRIA NATUREZA, MAS DEUS PODE CONCEDER A IMORTALIDADE A ELES CONQUANTO QUE ESTEJAM EM OBEDIÊNCIA E SUJEIÇÃO A ELE. POR EXEMPLO, OS ANJOS CAÍDOS, AO PECAREM E SE REBELAREM CONTRA DEUS, SIMPLESMENTE SE AUSENTARAM DE QUALQUER TIPO DE “IMORTALIDADE”. DA MESMA FORMA, SE OS ANJOS QUE NÃO CAÍRAM DECIDIREM SE REBELAR CONTRA DEUS, ESTARÃO IGUALMENTE AUSENTADOS DA PRESENÇA DE DEUS, E CONSEQUENTEMENTE AUSENTES DA IMORTALIDADE.

NO PARAÍSO, EXISTIA A “ÁRVORE DA VIDA” (Gn.2:9), QUE CONCEDIA A IMORTALIDADE (Gn.3:22). AO PECAR, O HOMEM SE AUSENTOU DESSA ÁRVORE QUE CONCEDIA IMORTALIDADE, E HOJE ELA ESTÁ NA PRESENÇA DE DEUS, SENDO QUE OS SALVOS DESFRUTARÃO DELA NOVAMENTE POR OCASIÃO DA RESSURREIÇÃO (Ap.22:14). PORTANTO, SER IMORTAL POR SUA PRÓPRIA NATUREZA APENAS DEUS QUE É; PORÉM, ELE PODE CONCEDER IMORTALIDADE PARA QUEM ESTIVER EM COMUNHÃO COM ELE. NO CASO DOS SERES HUMANOS, ESSA VIDA ETERNA É NOS CONCEDIDA A PARTIR DA RESSURREIÇÃO (Jo.5:28,29).

PENSE NO SEGUINTE QUADRO: SE DEUS PUNISSE TODOS OS SERES HUMANOS E ANJOS CAÍDOS COM O ANIQUILAMENTO ANTES MESMO DE PAGAREM PELOS SEUS PECADOS, ELE ESTARIA COMETENDO INJUSTIÇA, POIS ADOLF HITLER PAGARIA O MESMO PREÇO DE UM ADOLESCENTE QUE NÃO CONHECEU A JESUS! NO FINAL, NÃO FARIA QUALQUER DIFERENÇA “PECAR MUITO” OU “PECAR POUCO”, POIS NÃO HAVERIA MAIORES PREJUÍZOS PARA AMBOS. POR OUTRO LADO, SE DEUS DESSE SOFRIMENTO E TORMENTO ETERNO PARA TODOS INDISTINTAMENTE, ACARRETARIA UM PROBLEMA AINDA MAIOR DO QUE ESSE RELATADO ACIMA.

EM PRIMEIRO LUGAR, O PROBLEMA DA INJUSTIÇA SERIA AINDA MAIS ACENTUADO, VISTO QUE TODOS OS PECADORES PAGARIAM O MESMO TANTO DE TEMPO INFINITO NO INFERNO. EM SEGUNDO LUGAR, UMA PENA INFINITA POR PECADOS FINITOS JAMAIS PODE SER CONSIDERADA “JUSTIÇA”, VISTO QUE POR APENAS ALGUMAS DÉCADAS DE PECADO (OU ATÉ MENOS) NÃO SE EXIGIRIA UM TORMENTO ETERNO (SEM FIM), MAS APENAS AQUILO QUE FOSSE CORRESPONDENTE AO PECADO DE CADA PESSOA EM PARTICULAR.

PERPETUALIZAR O TORMENTO APENAS SIGNIFICARIA PERPETUALIZAR O MAL E O PECADO, E NÃO COLOCAR UM FIM DEFINITIVO NO MAL E NO PECADO. É APENAS COM O FIM DOS PECADORES QUE O PECADO PODE TER UM FIM E É APENAS COM O FIM DE QUEM TRAZ O MAL (O MALIGNO) QUE O MAL PODE TER UM FIM. SENDO ASSIM, A ELIMINAÇÃO DOS ÍMPIOS E DOS DEMÔNIOS SE FAZ ALGO NECESSÁRIO PARA QUE NA “NOVA CRIAÇÃO” NÃO HAJA O MAL E A MORTE QUE JÁ FICARAM PARA TRÁS (Ap.21:4), PARA QUE DEUS FAÇA NOVA TODAS AS COISAS (Ap.21:5).

PORTANTO, NÃO É APENAS PELO O QUE A BÍBLIA SAGRADA ATESTA, MAS TAMBÉM PELA PRÓPRIA LÓGICA E COERÊNCIA DIVINA QUE DEVEMOS CRER ASSIM COMO A SAGRADA ESCRITURA DIZ, QUE OS JUSTOS HERDARÃO A VIDA ETERNA NA RESSURREIÇÃO (Jo.5:28,29), ENQUANTO QUE OS ÍMPIOS (INCLUO SERES HUMANOS E DEMÔNIOS) SERÃO ANIQUILADOS (NÃO FICARÃO SOFRENDO ETERNAMENTE), PORÉM ISSO NÃO ACONTECERÁ ANTES DE PAGAREM NO INFERNO-GEENA PELO TANTO MERECIDO E CORRESPONDENTE AOS SEUS PECADOS (IRÃO FICAR O TEMPO NECESSÁRIO ATÉ PAGAREM O “ÚLTIMO CENTAVO” – Lc.12:59).

QUANTO A SEGUNDA QUESTÃO (SOBRE SE OS ANJOS TÊM SENTIMENTOS), COM CERTEZA QUE SIM. VÁRIOS DETALHES NA BÍBLIA NOS MOSTRAM QUE OS ANJOS TÊM SENTIMENTOS ASSIM COMO NÓS. POR EXEMPLO, ELES BATALHAM A FAVOR DE ALGUÉM CONTRA OUTRO, ALGO QUE SÓ PODE SER FEITO POR ALGUÉM QUE TEM O LIVRE ARBÍTRIO DE DECIDIR POR QUE LADO LUTAR:

“Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram” (Ap.12:7)

O PRÓPRIO FATO DE SATANÁS TER SE REVOLTADO CONTRA DEUS E ATRAÍDO PARA JUNTO DE SI A TERÇA PARTE DOS ANJOS DO CÉU, NOS MOSTRA QUE ELE TINHA O LIVRE ARBÍTRIO DE DECIDIR ENTRE SEGUIR EM OBEDIÊNCIA A DEUS OU NÃO. ALÉM DISSO, ELE TINHA UM SENTIMENTO (O ORGULHO) QUE O LEVOU À QUEDA. AINDA É NOS DITO QUE OS ANJOS QUE NÃO CAÍRAM LOUVAM A DEUS, ALGO QUE DEVE SER FEITO POR QUEM TEM SENTIMENTOS (Sl.148:2).

VÁRIAS PESSOAS JÁ TIVERAM EXPERIÊNCIAS REAIS COM ANJOS INTERVINDO A SEU FAVOR (TANTO NOS TEMPOS BÍBLICOS ATÉ OS DIAS DE HOJE), E COMPROVAM QUE ELES SÃO TÃO OU MAIS SENTIMENTAIS/REAIS DO QUE A GENTE. VISTO QUE ELES TAMBÉM SÃO SERES SENTIMENTAIS, É PRESUMÍVEL QUE ESTEJAM SUJEITOS A DOR. MAS COMO É ESSA DOR E O TANTO QUE ELA DURA, ISSO COMPETE SOMENTE A DEUS.

UM GRANDE ABRAÇO E QUE DEUS O ABENÇOE!