SEGUNDA PARTE DO MARCUS
Olá Lucas. Seja bem vindo de volta.
Primeiro, não posso abrir exceções para o Limite de 10 mil caracteres. A mensagem que você citou foi anterior ao estabelecimento de tal regra, e por sinal foi o um dos maiores motivos para a mesma. No próprio EVO.BIO está explicado o motivo.
Se você verificar diálogos antigos, vai notar que por muito tempo abordei mensagens parágrafo por parágrafo, mas aboli esse método, pois uma discussão pequena aumenta exponencialmente até ser inviável. Quanto maior o texto maior a resposta, sucessivamente, até que alguém desista.
Hoje uso abordagem sintética. Captar a essência do que o interlocutor propõe e abordá-la diretamente, sem se perder nos detalhes semânticos.
Falando nisso, eu aceito que a distinção entre o Agnosticismo e o Ateísmo Negativo costuma ser sutil, mas há uma diferença específica, que é o ônus da prova. Se alguém propõe alguma especificidade da divindade que vá além de sua idéia mais genérica, mas não dá motivos para sua aceitação, justifica um ateísmo negativo. É diferente de uma idéia genérica que não está propondo nada específico. Sendo mais simétrico, note que há uma relação entre o Ateísmo NEGATIVO e o Teísmo INDEFINIDO, bem como o Teísmo DEFINIDO e o Ateísmo POSITIVO. Isto é, quanto mais FORTE, específica e detalhada for uma proposição teísta, mais seus opositores se moverão do ateísmo Negativo para o Positivo.
Enfim, penso que a essência de nossa divergência é o fato de que sustento que o Jeová Bíblico É UM DEUS DEFINIDO, e não uma mera idéia de Deus, do tipo que os filósofos vem sustentando ao longo de milênios. Há níveis de definição desse deus de acordo com o tipo de cristianismo, e quanto mais específico ele for, mais um descrente se moverá para o ateísmo positivo.
Já o Deus Kardecista, embora seja um pouquinho mais definido, está mais próximo da idéia genérica de Deus.
Eu dei uma série de motivos pelo qual o Deus Bíblico é mais definido e específico do que o Deus Kardecista, independente de considerá-las ridículas ou não, fato é que não se vê nenhuma dessas características no Deus Kardecista, lembrando que a interpretação kardecista da Bíblia é extremamente simbólica. Mas nem precisamos nos alongar muito, para o espiritismo, Jesus cristo é apenas um espírito extremamente evoluído, o mais evoluído na Terra, enquanto para o cristianismo tradicional ele é a encarnação do próprio Deus. Isso causa uma diferença inconciliável entre os dois sistemas.
No kardecismo, praticamente não se fala em Deus a não ser da forma genérica. Ninguém fica dizendo o que deus disse, prometeu, cumpriu ou não cumpriu, muito menos quem ele puniu ou premiou. Não vejo como é possível negar essa distância imensa entre tais concepções teológicas.
Quanto ao Diabo, nem se fala, pois ele seria muitíssimo mais definido, e limitado, que o Jeová.
Para quem insistiu tanto na questão do Metafísica e INFINITAMENTE Extensível, você não parece ter deduzido bem o seu significado. O que significa essa "extensão"? Que não importa o quanto você aumente os entes do universo, não importa o quanto você vá adiante ou atrás na história, no espaço ou nas possibilidades, a idéia de Deus SEMPRE estará além dela, estando além da totalidade do todos os fatos concebíveis.
Para exemplificar, o que aconteceria com a teologia cristã tradicional se: Jesus jamais tivesse existido? Ou se a Terra tiver surgido e evoluído exatamente como pregam os cientistas? Se daqui a 10 mil anos jamais tiver havido evento apocalíptico algum e o cristianismo tiver sido total e completamente esquecido por uma humanidade radicalmente distinta da nossa? Se hoje à noite a Terra for por completo aniquilada e toda a humanidade extinta irreversivelmente?
Em todos os casos, esses eventos falseariam a teologia tradicional. São exemplos de possibilidades futuras ou passadas que simplesmente refutariam qualquer pretensão de verdade do cristianismo e consequentemente a existência do deus bíblico, por que esse NÃO É INFINITAMENTE EXTENSÍVEL! Ele não suporta essa variação de possibilidades, e na verdade, suporta muitíssimo menos, o que demonstra sua especificidade, definição, e por conseguinte sua limitação.
Mas nenhuma dessas características afetaria o Deus kardecista! Poderia até afetar a doutrina espírita, que acredita na existência de Cristo, mas num plano maior, seria apenas um erro cometido pelos espíritos de um único planeta.
Claro que podemos sim estender um pouco as possibilidades até falsear algum aspecto do Deus de Kardec, mas garanto que é bem mais difícil, e a idéia de Deus genérica, a DIVINDADE com "D" MAIÚSCULO a que me refiro, é exatamente aquela a qual possibilidade nenhuma poderia refutar, exatamente por ser vaga e por demais indefinida além do fato de ser mais vasto que todo o universo.
Também, em momento algum falei em Causa Primeira, Atemporalidade / Eternidade ou Auto-Existência. A única coisa que falo é do fato de ele ser maior que o universo, e mais vasto do que o tempo deste universo, não me atrevendo a maiores afirmações que estejam fora de nossas categorias mentais.
Bem, eu debaterei com prazer qualquer conteúdo que tenha uma relação direta com meus textos originais Em Defesa do Agnosticismo e Ademonismo, ou qualquer outro que você queira incluir ou mesmo algum externo que tenha estreita relação com o assunto. Você iniciou sua abordagem muitíssimo bem em sua mensagem anterior. Mas não estou interessado em discussões gerais a respeito de argumento teológicos tradicionais porque já fiz isso milhares de vezes tanto em meus sites quanto ao vivo, tanto em debates informais quanto debates acadêmicos. Bem como isso é fartamente disponível na web.
Há excelentes motivos para que tais discussões teológicas se arrastem há milhares de anos sem qualquer conclusão razoável, e não seremos nós que mudaremos isso, e considerando que certamente não irei convencer você, e muito menos você me convencerá, e que já conhecemos bastante o assunto, não vejo cabimento em discutir algo que nos seja tão primário.
Mais vale discutir sobre algo mais específico e direcionado, e aí sim, se algum argumento em especial se mostrar mais adequado, que entre na discussão.
Fiquemos, por enquanto, com o exposto acima.
RESUMINDO:
-A Idéia de Deus, à qual aplico o Agnosticismo, é muitíssimo mais ampla do que o deus bíblico tradicional, QUE NÃO É METAFÍSICA E INFINITAMENTE EXTENSÍVEL, pelo que já argumentei. Muitíssimo menos o Diabo. Já o Deus Kardecista está muito mais próximo da Idéia Genérica de Deus.
Está explicado aí em cima.
Agora é com você.
Amigavelmente,
Marcus Valério XR