HOLISMO, DUALISMO OU TROCOTOMIA?

HOLISMO, DUALISMO OU TROCOTOMIA?

 

OLÁ LUCAS A PRINCIPIO ME PARECE QUE VC ADOTA A IDÉIA
TRICOTOMISTA. MAS GOSTARIA QUE POSTASSE UM ARTIGO
A RESPEITO DOS DOIS PONTOS DE VISTA PQ ASSIM COMO VC ESTOU SEMPRE ABERTO A UMA BOA ARGUMENTAÇÃO EM
FAVOR DA VERDADE BIBLICA UM FORTE ABRAÇO.... (Gilson, São Gonçalo – 17/08/2011)

Resposta - OLÁ, GILSON.

A MINHA VISÃO SOBRE ESSE TEMA É HOLISTA, ISTO É, QUE CORPO, ALMA, ESPÍRITO E CORAÇÃO NÃO SÃO ELEMENTOS QUE AGEM INTERDEPENDENTEMENTE ENTRE SI, MAS CONSTITUEM UM TODO INDIVISÍVEL NO QUAL CORPO, ALMA E ESPÍRITO CONSTITUEM BASICAMENTE O MESMO “SER VIVO”, OU MELHOR DIZENDO, UMA “ALMA VIVENTE” (Gn.2:7).

CREIO QUE A VISÃO DUALISTA FALHA GRAVEMENTE EM PRESUMIR UMA DUALIDADE (CONTRASTE) ENTRE CORPO E ALMA, SENDO UM MORTAL E O OUTRO SUPOSTAMENTE IMORTAL, QUANDO NA VERDADE A BÍBLIA NÃO SE REFERE AO CORPO E ALMA COMO SENDO UM CONTRASTE, MAS SÃO USADOS INTERCAMBIAVELMENTE EM UM PARALELISMO BÍBLICO POR DIVERSAS VEZES (Sl.63:1; Sl.84:2; Jó 14:22).

SENDO ASSIM, FICA DIFÍCIL DEFENDER UMA POSIÇÃO DUALISTA NO QUAL CORPO E ALMA CONSTRATAM-SE ENTRE SI, QUANDO NA VERDADE A BÍBLIA AFIRMA A MORTE DA ALMA (Ez.18:4,20; At.3:23; Nm.31:19; 35:15,30; 23:10; Dt.19:6,11), E AMBOS (CORPO E ALMA) SÃO INTERCAMBIÁVEIS E PODEM SER USADOS EM PARALELISMO, APOIANDO FORTEMENTE A VISÃO HOLISTA BÍBLICA EM QUE CORPO, ALMA E ESPÍRITO SÃO CARACTERÍSTICAS DA MESMA PESSOA, E NÃO “PESSOAS SEPARADAS” QUE SE DESLIGAM (SEPARAM-SE) POR OCASIÃO DA MORTE.

ALÉM DISSO, UM OUTRO FATO DE MUITA IMPORTÂNCIA QUE ANULA A VISÃO DUALISTA É QUE, PARA ELES, ALMA E ESPÍRITO É A MESMA COISA. A BÍBLIA, CONTUDO, FAZ UMA CLARA DISTINÇÃO ENTRE A ALMA E O ESPÍRITO E, PORTANTO, ELES NÃO PODEM SER A MESMA COISA. SENDO ASSIM, A VISÃO DUALISTA ENTRA EM SÉRIOS CONFLITOS COM A PALAVRA DE DEUS:

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb.4:12)

JÁ A VISÃO TRICOTOMISTA APARENTA TER MAIS COERÊNCIA DO QUE A DUALISTA; CONTUDO, QUANDO OBSERVAMOS MAIS DE PERTO VEMOS QUE A INTENÇÃO DELES NÃO APENAS É RESSALTAR UM CONTRASTE ENTRE CORPO E ESPÍRITO/ALMA (CAINDO NA MESMA CONTRADIÇÃO DOS DUALISTAS ACIMA), MAS TAMBÉM DIVIDIR A NATUREZA HUMANA EM TRÊS PARTES, O QUE NÃO DEVE SER FEITO. NÃO ADIANTA PEGAR UM OU OUTRO VERSO ISOLADO E DESCONTEXTUALIZADO (COMO A MAIORIA FAZ COM 1Ts.5:23), POIS PODERÍAMOS FAZER O MESMO PARA, POR EXEMPLO, “DIVIDIRMOS” A NATUREZA HUMANA EM “QUATRO PARTES”, SE QUISÉSSEMOS FAZER USO DESTE MESMO TIPO DE “EXEGESE” DOS TRICOTOMISTAS:

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento” (Mc.12:30)

ORA, É EVIDENTE QUE A NATUREZA HUMANA NÃO ESTÁ DIVIDIDA EM CORAÇÃO(1), ALMA(2), ENTEDIMENTO(3) E FORÇAS(4). ESSAS SÃO APENAS CARACTERÍSTICAS DE UM MESMO E ÚNICO SER VIVO (ALMA VIVENTE) QUE FORMAM UM SER HUMANO HOLISTA, E NÃO PARTES DIVIDIDAS QUE AGEM CADA UMA INDEPENDENTEMENTE ENTRE SI E TEM DESTINOS FINAIS DIFERENTES APÓS A MORTE. CORPO, ALMA, ESPÍRITO, CORAÇÃO, FORÇAS E ENTENDIMENTO SÃO, ANTES DE TUDO, CARACTERÍSTICAS DE UMA MESMA PESSOA. CADA UM DESSES É USADO DE UM MODO PARTICULAR PARA EVIDENCIAR ALGUMA CARACTERÍSTICA DO HOMEM.

POR EXEMPLO, O CORAÇÃO PODE SER CONSIDERADO A FONTE DOS SENTIMENTOS, A ALMA PODE SER CONSIDERADA A FONTE DOS PENSAMENTOS, O ESPÍRITO PODE SER CONSIDERADO A FONTE DE NOSSA ESPIRITUALIDADE E O CORPO PODE SER CONSIDERADO O HOMEM COMO UM SER HUMANO CONCRETO. NÃO TEMOS MAIS DO QUE UM HOMEM AQUI, MAS ESTE MESMO HOMEM PODE SER ANALISADO DE MANEIRAS DIFERENTES, SOB DIFERENTES ÂNGULOS E PERSPECTIVAS, ANALISANDO CADA CARACTERÍSTICA EM PARTICULAR.

É ESSA A VISÃO BÍBLICA DO SER HUMANO, A VISÃO HOLISTA. ESSA VISÃO NEGA A DUALIDADE (CONTRASTE) ENTRE CORPO E ALMA, QUE É TÃO RESSALTADO TANTO PELOS TRICOTOMISTAS COMO PELOS DUALISTAS. PARA A BÍBLIA, O ESPÍRITO É O QUE ANIMA O CORPO, FORMANDO ASSIM UMA ALMA VIVENTE (Gn.2:7). ESSA UNIÃO, LONGE DE SER UM CONTRASTE OU “PESSOAS DIFERENTES” DENTRO DE UM MESMO CORPO, APENAS RESSALTA O QUE PRODUZ NO SER HUMANO A VIDA.

NA MORTE É A MESMA COISA. O ESPÍRITO DE TODOS VOLTA PARA DEUS, QUE O DEU (Ec.12:7), O CORPO VOLTA AO PÓ DA TERRA, E A ALMA SIMPLESMENTE DEIXA DE EXISTIR, VISTO QUE NÃO POSSUI MAIS A ANIMAÇÃO DO ESPÍRITO NO CORPO, PARA TORNAR O SER HUMANO UMA ALMA VIVENTE. ASSIM, SIMPLESMENTE TORNAMO-NOS “ALMAS MORTAS”, ESPERANDO PELO DIA DA RESSURREIÇÃO, QUANDO ESTAREMOS COM CRISTO QUE NOS RESSUSCITARÁ NO “ÚLTIMO DIA” (Jo.6:44).

PODERIA PASSAR UM FESTIVAL DE PASSAGENS BÍBLICAS AQUI, MAS O MEU ÚNICO OBJETIVO AGORA NÃO FOI DE BOMBARDEAR PALAVRAS E PASSAGENS BÍBLICAS, MAS APENAS TRAZER MAIS À TONA OS FUNDAMENTOS E CONCEITOS BÁSICOS DA VISÃO BÍBLICA HOLISTA DO SER HUMANO. SE VOCÊ QUISER SE APROFUNDAR SOBRE ISSO (COM VÁRIAS PASSAGENS BÍBLICAS ANALISADAS SOBRE DIFERENTES ASPECTOS), SUGIRO A LEITURA DO CAPÍTULO 2 DO MEU LIVRO SOBRE O TEMA – “A LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA” – QUE VOCÊ PODE LER AQUI:

https://lucasbanzoli.no.comunidades.net/index.php?pagina=1080461653

UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS.