DAVI NÃO SUBIU AOS CÉUS
Lucas,gostaria que voce comentasse esse argumento que eu postei lá no debate com o papista:
"Filipenses 1:21-24 tem sido usado aqui para embasar a existencia da alma imortal.Pois bem,quero fazer um joguinho com a interpretação imortalista desse texto com Atos 2:34.
O imortalista,com base nessa passagem,afirma que PAULO está dizendo que ELE estaria com Cristo depois de sua partida!(já contradizendo 2 Tim 4:6-8)Mas,de que forma?Sua alma se desprenderia do seu corpo e iria de encontro ao Senhor Jesus nas alturas!Quem?O próprio apóstolo Paulo!Nesse texto de Filip o imortalista toma a alma de Paulo como como ele proprio!Diante do estrago que Atos 2:34 ocasiona ao imortalismo,o único escape é dizer que a expressao "Davi não subiu ao céu" na verdade significa que "o corpo de Davi não subiu ao céu" Mas de acordo com a propria interpretação dualista(Fil 1:23),na morte,a PESSOA n envolve o corpo,somente a alma!Se em Fili 1:21-24 a alma de Paulo,ele proprio,estaria com Cristo ao morrer,POR QUE A BIBLIA AFIRMA QUE DAVI NÃO ESTÁ NO CÉU,SE NA VERDADE ELE ESTÁ?"
O que vc acha desse argumento,é bom? (Reginaldo, Fortaleza – 12/07/2011)
Resposta - OLÁ, REGINALDO.
GOSTEI MUITO DA MANEIRA PELA QUAL VOCÊ APRESENTOU O ARGUMENTO, REALMENTE FICOU MUITO BOM, POIS MOSTRA MAIS UMA VEZ QUE PARA OS IMORTALISTAS USAREM DE CRITÉRIO DEVERIAM NECESSARIAMENTE NEGAREM A IMORTALIDADE DA ALMA. O MAIOR PROBLEMA DELES É QUE ELES NÃO TÊM DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS, MAS SIM UMA “EXEGESE” TOTALMENTE TENDENCIOSA, INTERPRETEANDO DO JEITO QUE ELES QUEREM PARA CONSEGUIR AQUILO QUE ELES QUEREM. POR EXEMPLO, SE ELES DISSEREM QUE O NOSSO “EU PESSOAL” É A ALMA, ENTÃO NÃO ESCAPAM DA EVIDÊNCIA BOMBÁSTICA DE ATOS 2:34 (QUE VOCÊ PASSOU) E DE INÚMERAS OUTRAS PASSAGENS QUE MOSTRAM ESSE “EU PESSOAL” MORRENDO, VIRANDO PÓ, SEM TER LEMBRANÇA DE COISA ALGUMA E SEM TER SUBIDO AO CÉU.
MAS, SE NEGAREM QUE ESSE “EU PESSOAL” SEJA A ALMA, TERIAM QUE ABRIR MÃO DAS ULTRAPASSADAS INTERPRETAÇÕES EM CIMA DE FILIPENSES 1:21-24 E DE OUTROS TEXTOS BÍBLICOS QUE SÃO REPETIDAMENTE UTILIZADOS POR ELES. RECOMENDO TAMBÉM, PARA OBSERVAÇÃO, A LEITURA DAQUILO QUE EU ESCREVI NO LIVRO SOBRE A “LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA” NO REFERENTE A ESSA PASSAGEM ESPECÍFICA DE DAVI. NÃO VOU PASSAR O CONTEÚDO COMPLETO AQUI PORQUE É MUITO LONGO, MAS APENAS A PARTE ESPECÍFICA EM QUE EU REFUTO UMA DAS DUAS INTERPRETAÇÕES DOS IMORTALISTAS SOBRE ESSA PASSAGEM, QUE É ESSA DE QUE APENAS O CORPO DE DAVI QUE NÃO SUBIU AOS CÉUS. VEJAMOS:
“Em primeiro lugar, Pedro jamais poderia ter dito que Davi não havia subido ao Céu corporalmente, mas já havia subido em espírito, porque isso levaria a confundir uma inumeridade de pessoas que estavam acompanhando o discurso.
Devemos lembrar que o apóstolo estava pregando para nada a mais nada a menos que três mil pessoas, que, além disso, eram descrentes ouvindo a pregação do Evangelho. A maioria poderia ser pessoas humildes, que não teriam a tamanha “habilidade” que os imortalistas têm de discernir que a alma subiu, mas o corpo não. Certamente que eles iriam pensar como o texto parece indicar claramente: que Davi (a pessoa de Davi), não havia passado pelo Céu.
E isso já seria o suficiente para negarem o evangelho com o pretexto de heresia por não terem entendido direito o que Pedro estava tentando dizer nesta passagem. As pessoas que ouviam viva-voz a pregação de Pedro iriam pensar realmente que Davi não havia subido aos céus.
Em segundo lugar, Pedro jamais iria querer confundir a multidão. Se Davi estivesse já no Céu ele não diria que ele não estava e ainda omitiria explicações! O apóstolo na iria “confundir” a multidão de tal maneira a induzir que apenas um corpo morto não havia subido, mas que o espírito (que seria uma “alma imortal”) já estivesse lá.
Se tal caso procedesse, certamente que Pedro faria uma distinção, explicando que Davi não havia subido apenas corporalmente, e explicando que o espírito já havia subido para não confundir o pessoal. Em terceiro lugar, isso é ferir o texto bíblico, que omite completamente que Davi tenha subido em espírito. O texto só diz que ele NÃO subiu. Dizer que Davi subiu em espírito é colocar na boca de Pedro aquilo que ele jamais afirmou e ir absolutamente “além daquilo que está escrito” (cf. 1Co.4:6).
Em quarto lugar, se a passagem deve ser interpretada conforme essa opinião, então deveríamos entender que o escritor de Atos (Lucas) deixou entender errado. O jeito certo seria: “Porque Davi não subiu CORPORAVELMENTE aos céus...”. Essa opção estava mais do que disponível para colocar no texto e evitaria absolutamente qualquer interpretação “equivocada”. Lucas era um escritor bem inteligente para deixar passar batido tão tremenda confusão aos seus leitores. Qualquer imortalista daria uma ênfase ao fato de que Davi não subiu aos céus corporalmente apenas, se esse fosse o caso. Mas em nada o texto nos indica isso.
Em quinto lugar, porque, como vimos na Parte 2, a natureza humana é holista, e não dualista. O “espírito” que nós possuímos nada mais é do que simplesmente o princípio animador da vida concedido por Deus tanto aos seres humanos quanto aos animais pela duração de sua existência terrena. Não tem nada a ver com uma “alma imortal”! Prova disso é que Davi se encontrava na sepultura e não em algum lugar no Paraíso ou em alguma outra dimensão:
“Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente, a respeito do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado e o seu túmulo permanece entre nós até hoje” (cf. At.2:29). Alguns poderiam objetar alegando que o que estava no túmulo era tão-somente o corpo de Davi, e não sua alma que já havia subido aos céus. Essa interpretação, contudo, é absolutamente negada pelas explícitas palavras de Pedro: “Porque Davi não subiu aos céus” (cf. At.2:34). O ser racional de Davi (geralmente associado à alma ou ao ser pensante) não havia subido aos céus.
Em sexto lugar, o primeiro Céu é o lugar acima onde as aves voam; o segundo Céu é o espaço (astros, planetas); o terceiro Céu é onde Deus fica em uma outra dimensão. O texto em pauta diz que Davi não subiu aos Céus, no plural, isto é, ele não subiu para lugar nenhum!
Em sétimo lugar, conforme veremos mais adiante, o contexto da passagem não confirma tal idéia. O contexto faz uma antítese com Cristo, que está vivo e já subiu ao Céu. Se Davi também tivesse subido ao Céu, essa analogia seria nula e sem sentido. E, em oitavo, a referência faz alusão à pessoa de Davi, ao Davi como indivíduo. Não como um Davi separado, “cortado pela metade”, mas ao Davi integral, como pessoa.
Quando falamos de indivíduos, tratamos da pessoa integral que não subiu aos céus. Davi não teve um corpo que morreu e uma alma que subiu ao Céu. Davi, como pessoa, não havia subido aos céus. Os apóstolos não iriam querer passar tal “confusão” para o povo sem ainda explicar nada...”
O RESTO DA EXPLANAÇÃO SOBRE ISSO VOCÊ PODE ACOMPANHAR NO MEU LIVRO (ESTÁ DISPONÍVEL AQUI NO SITE) NA “PARTE 3.4”, A PARTE EM QUE EU FALO SOBRE A IMORTALIDADE DA ALMA NO LIVRO DE ATOS.
UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS!