DEBATE SOBRE O DILÚVIO (PARTE 3)

DEBATE SOBRE O DILÚVIO (PARTE 3)

 

Oi Lucas, tudo bem?
Olha, realmente você tem razão, quando disse que provavelmente eu não tenha lido toda sua refutação. Devo confessar que é verdade, em vista de, embora você escreva muito bem, às vezes os textos são muito longos e as pessoas têm o costume de pular alguns parágrafos que parecem não ser importantes e muitas vezes ali é que está a parte principal.
Olha, lendo direito e com cuidado, percebi que quando você tenta justificar por que os índios não se lembravam do passado, do Deus que o tirou das águas, enfim, do Deus de seus ancestrais, me parece que cai em contradição logo em seguida ao afirmar que:

VOCÊ DISSE:
“Difícil acreditar que não se lembrarem de nada quanto ao passado e nem ao Deus que o salvou das águas.”

OPA! É, ME PARECE QUE VOCÊ REALMENTE NÃO LEU AQUELE MEU TEXTO.... SÓ PODE SER MESMO. SE LEU, DEVE TER LIDO ALGUMAS PARTES DELE, NA MAIOR CORRERIA, PORQUE ALGUÉM NÃO IRIA LER AQUILO TUDO E AINDA INSISTIR EM ALGO QUE JÁ FOI TÃO EXTENSIVAMENTE EXPOSTO E ARGUMENTADO, DE QUE EXISTEM RELATOS HISTÓRICOS DE INCAS, MAIAS E ATÉ ÍNDIOS BRASILEIROS DA OCORRÊNCIA DE UM DILÚVIO UNIVERSAL NO PASSADO. É, PARECE QUE VOCÊ REALMENTE NÃO LEU AQUELE MEU TEXTO! FAZ O SEGUINTE: VOLTA LÁ, LEIA TODO O MEU TEXTO NOVAMENTE, E DEPOIS VOLTE AQUI PARA DEBATER COMIGO, POIS EU NÃO TENHO TEMPO PARA FICAR REPETINDO TUDO DE NOVO AQUILO QUE JÁ CANSOU DE SER REFUTADO. HAJA PACIÊNCIA! VAMOS VOLTAR DE NOVO AO “BE-A-BÁ” DA ARGUMENTAÇÃO E PASSAR NOVAMENTE AQUILO QUE VOCÊ JÁ DEVERIA TER VISTO HÁ MUITO TEMPO:
Em vista disso, eu pergunto:
Como conseguiram se lembrar do dilúvio, e não de Deus? Afinal se o dilúvio aconteceu há aproximadamente 4 mil anos e se lembram, porque não de Deus, se estão vivos por causa d'Ele?
Me parece que você começa a se complicar.
Lembram do dilúvio e não lembram de Deus????????
Se existem relatos históricos do dilúvio, não deveria existir também relatos históricos da existência de Deus?
Entenda Deus dos judeus e não deus dos selvagens. É estranho que os selvagens acreditavam sim em seus deuses e não no Deus que todos nós acreditamos e que também deveriam acreditar.
Bem, por hoje basta.
Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria. (Jesualdo, São Paulo – 04/07/2011)

Resposta - OLÁ, JESUALDO.

NOVAMENTE PEÇO-LHE DESCULPAS POR MINHA DEMORA EM RESPONDÊ-LO. QUANTO A SUA PERGUNTA, VAMOS LÁ:

VOCÊ DISSE:
“Como conseguiram se lembrar do dilúvio, e não de Deus? Afinal se o dilúvio aconteceu há aproximadamente 4 mil anos e se lembram, porque não de Deus, se estão vivos por causa d'Ele?”

COMO JÁ FOI DITO, OS INDÍGENAS SE “LEMBRAVAM” DO DILÚVIO (NO SENTIDO DE GUARDAREM TRADIÇÕES A REESPEITO DISSO), MAS NÃO EXATAMENTE DO MODO COMO CONSTA NA BÍBLIA. POR EXEMPLO, OS INCAS CRIAM EM QUATRO SOBREVIVENTES DO DILÚVIO (MANCO CAPAC E MAMA OCLLO, MAIS DOIS IRMÃOS QUE SOBREVIVERAM), ENQUANTO A BÍBLIA RELATA UM NÚMERO DE OITO PESSOAS. EM RESUMO, PERCEBA QUE O FATO PRINCIPAL É RELATADO COM SEGURANÇA – A EXISTÊNCIA DO DILÚVIO GLOBAL -, MAS AS SUAS INFORMAÇÕES SECUNDÁRIAS (OU “DETALHES”) SÃO CORROMPIDOS, COMO POR EXEMPLO O FATO DE TEREM SIDO QUATRO SOBREVIVENTES NO LUGAR DE OITO COMO CONSTA NA BÍBLIA.

EXATAMENTE O MESMO QUE ACONTECE NO CASO DE DEUS. OS INDÍGENAS ACREDITAVAM NA EXISTÊNCIA DE DEUS COM TODA A SEGURANÇA, MAS NÃO EXATAMENTE DA MESMA FORMA QUE OS JUDEUS CRIAM. EM OUTRAS PALAVRAS, NOVAMENTE O FATO PRINCIPAL É PRESERVADO – A EXISTÊNCIA DE DEUS -, MAS AS SUAS INFORMAÇÕES SECUNDÁRIAS (COMO “QUAL” DEUS É, OU “COMO” ELE É) ACABA SENDO CORROMPIDA COM O PASSAR DO TEMPO.

ISSO NÃO É NEM UM POUCO UMA “SURPRESA”, PELO MENOS NÃO PARA QUEM É CONHECEDOR DA BÍBLIA. QUANTO MAIS NOS DEDICAMOS À LEITURA DAS ESCRITURAS, MAIS VEMOS COMO QUE OS PRÓPRIOS POVOS AO REDOR DOS ISRAELITAS REPETIDAMENTE ADORAVAM E CULTUAVAM FALSOS DEUSES CRIADOS PELA IMAGINAÇÃO E ARTE DO HOMEM. POR EXEMPLO, OS SIDÔNIOS ADORAVAM ASTAROTE, OS MOABITAS ADORAVAM CAMOS, OS AMONITAS ADORAVAM A MOLOQUE, E ASSIM POR DIANTE COM OS DEMAIS POVOS PAGÃOS DAQUELA ÉPOCA (1Rs.11:33).

ATUALMENTE, A SITUAÇÃO NÃO É MUITO DIFERENTE. OS HINDÚS, POR EXEMPLO, TEM UMA LISTA DE APROXIMADAMENTE 250 MILHÕES DE “DEUSES” (CURIOSAMENTE JESUS É UM DELES...). COM A PRÓPRIA NAÇÃO ISRAELITA NÃO ERA DIFERENTE. EMBORA ELES TIVESSEM POR ORDEM CULTUAR E ADORAR SOMENTE A DEUS-JEOVÁ (Is.42:8), A HISTÓRIA DO POVO ISRAELITA É MARCADA QUASE QUE ININTERRUPTAMENTE POR APOSTASIA E IDOLATRIA, SE DESVIANDO DO SENHOR DEUS JEOVÁ PARA SEGUIR FALSOS DEUSES. SOBRE ISSO, O PRÓPRIO DEUS DIZ:

“Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas” (Jeremias 2:13)

NOTE QUE ATÉ MESMO O POVO ISRAELITA, QUE VIVA CONSTANTEMENTE SOB A “PROTEÇÃO” DE PROFETAS E COMO SENDO O POVO ESCOLHIDO E PESSOAL DE DEUS, O DEIXAVA REPETIDAMENTE. POR QUE, ENTÃO, UM POVO INDÍGENA, QUE NEM ERA CERCADO DE PROFETAS E MUITO MENOS CONVIVIA PERTO DE ISRAEL, DEVERIA SEMPRE VIVER JUNTO DE JEOVÁ E NUNCA LHE DEIXAR?

ORA, A LÓGICA RACIONAL NOS DIZ QUE, SE O PRÓPRIO POVO ESCOLHIDO POR DEUS É CAPAZ DE DEIXAR DE SEGUÍ-LO, ENTÃO MUITO MAIS SE ESPERARIA DE UM POVO QUE NÃO ERA O ESCOLHIDO DO SENHOR ENTRE TODAS AS NAÇÕES E QUE VIVIA COMPLETAMENTE AFASTADO TERRITORIAMENTE DOS POVOS QUE CULTUAVAM A JEOVÁ, AFASTANDO AINDA MAIS DESSA MANEIRA AS CHANCES DELES PRESERVAREM INCORRUPTIVELMENTE A ADORAÇÃO SOMENTE A DEUS-JEOVÁ.

UM MONTE DE OUTROS EXEMPLOS EU PODERIA USAR AQUI. POR EXEMPLO, A CIDADE DE NÍNIVE, QUE FAZIA PARTE DE UM DOS POVOS PAGÃOS MAIS CRUÉIS DAQUELE TEMPO (ASSÍRIA) MOMENTANEAMENTE FOI TOMADA DE ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO ATRAVÉS DA PREGAÇÃO DO PROFETA JONAS:

“E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água; mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos” (Jonas 3:7,8)

MAS, INFELIZMENTE, A HISTÓRIA NOS DIZ QUE NÃO DEMOROU MUITO PARA QUE ELES (OS a**ÍRIOS) SE DESVIASSEM NOVAMENTE DOS CAMINHOS DE JEOVÁ E VOLTASSEM A CULTUAR DEUSES FEITOS E CRIADOS PELAS MÃOS E IMAGINAÇÃO DOS HOMENS, CULMINANDO COM A FINAL DESTRUIÇÃO DO IMPÉRIO a**ÍRIO PARA OS BABILÔNICOS, NÃO MUITO TEMPO DEPOIS. ORA, SE UM POVO COMO NÍNIVE, QUE MOMENTANEAMENTE SE CONVERTEU GENUINAMENTE AOS CAMINHOS DO SENHOR DEUS JEOVÁ, FOI CAPAZ DE ABANDONÁ-LO TÃO POUCO TEMPO DEPOIS E COMEÇAR A ADORAR FALSOS DEUSES CRIADOS POR MÃOS HUMANAS, POR QUE É ENTÃO QUE OS INDÍGENAS, EM MUITO MAIS TEMPO, NÃO PODERIAM CAIR NA IDOLATRIA?

ORA, TODOS NÓS SABEMOS QUE A IDOLATRIA, QUERENDO OU NÃO, É UMA MÁ TENDÊNCIA DO SER HUMANO. SOMOS LEVADOS PELA CARNE A POSSUIR ALGO VISÍVEL E PALPÁVEL PARA CRER, POIS MUITAS PESSOAS QUE SÃO FRACAS NÃO CONSEGUEM CRER SEM O ELEMENTO VISUAL. PARA ISSO NÃO PRECISO NOVAMENTE PASSAR PELA HISTÓRIA DE POVOS PAGÃOS, PEGUE TÃO SOMENTE O CRISTIANISMO ATUAL. VEJA COMO OS CATÓLICOS PRECISAM DO ELEMENTO VISUAL PARA CRER A TAL PONTO QUE AS SUAS CASAS E IGREJAS ESTÃO REPLETAS DE IMAGENS DE ESCULTURA QUE SÃO CULTUADAS POR ELES.

E O PIOR É QUE ALGUNS GRUPOS EVANGÉLICOS NÃO ESTÃO MUITO MELHOR DO QUE ISSO, PORQUE ATUALMENTE UMA ONDA DE IDOLATRIA MASCARADA TOMA CONTA DE ALGUMAS IGREJAS PSEUDO-EVANGÉLICAS QUE VENDEM “SABONETE CONSAGRADO”, A “ROSA DA UNÇÃO”, O “MANTO DO PODER”, ETC, ETC, ETC... TUDO ISSO PORQUE A FRAQUEZA HUMANA PRECISA NECESSARIAMENTE DO ELEMENTO VISUAL PARA CRER. DITO EM TERMOS SIMPLES, NÃO É NATURAL QUE UM POVO QUALQUER CONTINUE SEMPRE ADORANDO E CULTUANDO UMA DIVINDADE QUE NÃO É REPRESENTADA ATRAVÉS DE PAU E PEDRA.

POR ISSO MESMO, OS INDÍGENAS, ASSIM COMO OUTROS POVOS DO PASSADO E DO PRESENTE, PRESISAVAM “PERSONIFICAR” E REPRESENTAR ESTE DEUS QUE OS LIVROU DAS ÁGUAS EM ALGUM ELEMENTO FÍSICO EM ESPECIAL, COMO POR EXEMPLO É O CASO DO SOL, DA LUA, DAS ESTRELAS, ATÉ MESMO DOS RAIOS OU DE PEDAÇOS DE PAU E PEDRA. NO FINAL, ACABOU CADA UM DESTES ELEMENTOS VIRANDO UM “DEUS” EM ESPECIAL, DISTINTO DOS OUTROS. ISSO NÃO É ALGO APENAS VISÍVEL ENTRE OS INDÍGENAS, MAS SE VOCÊ QUISER BASTA OLHAR AO SEU REDOR, NO MUNDO TODO ESTA TENDÊNCIA É TÃO PERCEPTÍVEL QUANTO A ÁGUA DO OCEANO.

E POR CAUSA DESSA TENDÊNCIA ENGANOSA, OS POVOS PAGÃOS (INCLUINDO OS QUE VOCÊ ESTÁ SE REFERINDO) NÃO CONSEGUÍRAM SUPORTAR A ADORAÇÃO A UM SER INVISÍVEL, POIS PRECISAVAM DO ELEMENTO VISUAL PARA CRER. POR ISSO TANTA COINCIDÊNCIA ENTRE TANTOS POVOS PAGÃOS, TODOS ELES ADORANDO OS MESMOS ELEMENTOS ESPECÍFICOS, COMO O SOL, A LUA, OS ASTROS, ETC; GERALMENTE REPRESENTANDO ISSO DE UM MODO HUMANO POR ARTISTAS HUMANOS QUE DESENHAVAM ESSAS IMAGENS E MONTAVAM UMA IMAGEM DE ESCULTURA PARA SER CULTUADO MAIS DE PERTO.

ELES NÃO ENTENDIAM QUE DEUS NÃO SE FAZ PRESENTE ATRAVÉS DE UMA IMAGEM DE PAU E PEDRA, MAS SIM EM NOSSOS PRÓPRIOS CORAÇÕES, MEDIANTE O ESPÍRITO SANTO QUE ELE NOS CONCEDEU. MAS ESSA MENSAGEM, COMO JÁ DIZIA PAULO, É “LOUCURA” PARA AQUELES QUE NÃO CREEM. O PRÓPRIO DEUS JÁ DIZIA EM ISAÍAS SOBRE ESSA TENDÊNCIA HUMANA AO ELEMENTO VISUAL PARA CRER, À IDOLATRIA. E OLHA QUE NEM ESTAMOS FALANDO SOMENTE DOS POVOS PAGÃOS, MAS DOS PRÓPRIOS JUDEUS!

Isaías 44
6 Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.
7 E quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir.
8 Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.
9 Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados.
10 Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?
11 Eis que todos os seus companheiros ficarão confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos, e levantem-se; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos.
12 O ferreiro, com a tenaz, trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome e a sua força enfraquece, e não bebe água, e desfalece.
13 O carpinteiro estende a régua, desenha-o com uma linha, aplaina-o com a plaina, e traça-o com o compasso; e o faz à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa.
14 Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer.
15 Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela.
16 Metade dele queima no fogo, com a outra metade prepara a carne para comer, assa-a e farta-se dela; também se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo.
17 Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus.
18 Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam.
19 E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore?

SE OS INDÍGENAS NÃO SE LEMBRASSEM DO DEUS QUE OS TIROU DAS ÁGUAS, ELES SIMPLESMENTE SERIAM ATEUS E NÃO CRERIAM EM DEUS NENHUM, MUITO MENOS ATRIBUIRIAM AOS SEUS “DEUSES” O LIVRAMENTO DO DILÚVIO. O FATO DOS INDÍGENAS CREREM EM SEUS “DEUSES” E ATRIBUÍREM A ELES O SEU “LIVRAMENTO”, PROVA AINDA DE FORMA MAIS CLARA O FATO DE QUE ELES SEGUÍRAM A TENDÊNCIA NATURAL DA IDOLATRIA, DO ELEMENTO VISUAL PARA CRER, TRANSFORMANDO O DEUS INVISÍVEL EM ALGO QUE FOSSE MAIS VISÍVEL PARA A FÉ DELES.

E ISSO NÃO OCORRE SOMENTE COM ELES, MAS TAMBÉM COM TODOS OS POVOS PAGÃOS ANTIGOS E ATUAIS, JÁ ACONTECEU REPETIDAS VEZES COM O PRÓPRIO POVO ISRAELITA E ACONTECE ATUALMENTE COM MUITAS SEITAS PSEUDO-CRISTÃS. PORTANTO, COMPREENDER O FATO ÓBVIO DA TENDÊNCIA HUMANA À IDOLATRIA É TUDO O QUE BASTA PARA ENTENDERMOS O PORQUÊ DOS INDÍGENAS NÃO ADORAREM O MESMO DEUS DOS JUDEUS.

UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS.