O ESPÍRITO HUMANO E O PECADO

QUANDO O ESPÍRITO VOLTA PARA DEUS, ESTE RECEBE O PECADO COMETIDO TAMBÉM?

 

Lucas,

esse argumento eu nunca vi!

Por papista:

"Deixando novamente a filosofia besta:
Vamos usar um pouco de filosofia com a sua interpretação.
Se o homem recebeu de Deus algo que o torna uma unidade. Logo se essa unidade morre. Então o homem recebeu algo mortal de Deus da essência de Deus? Ainda que você responda que algo que o homem recebeu de Deus só se tenha tornado mortal depois que foi infundido nele, então você admite que algo em Deus muda? Sendo assim, a natureza de Deus é mutável? Vamos complicar um pouco.
Se ao recebe algo de Deus isso se torna a unidade indivisível do homem, tudo que se aplica ao todo também se aplica na parte. Considerando isso, o homem quando peca, peca por inteiro em toda unidade. Sendo assim, se o homem como unidade inteira pecou ao se tornar pó e o seu espírito voltar para Deus, Ele estaria recebendo todo o pecado cometido também? Sendo assim, você quer admitir que a essência pecadora do homem se une novamente com Deus?
Eis alguns pontos para você refletir:
* Deus que é imortal colocou algo Dele mortal no homem? Já que é somente isso que se reduz o homem?
* Supondo que diga que isso infundido no homem partiu de alguém imortal e no homem se tornou mortal, logo admite-se que da natureza oriunda de Deus, algo muda?
* Supondo que tudo isso forme uma unidade em que uma coisa se realize na outra. É possível que depois isso volte para Deus com pecado e Deus a receba de volta?

A falácia:

Se Abraão apenas morreu e pronto acabou, e foi enterrado na gruta de macpela com Sara, Por que o autor diz que ele foi reunido ao seu povo? Haja hebraísmo! Aliás, pensando bem, boa dica. Tua resposta para Gên 2,7: Foi hebraísmo para aplicar "alma vivente".

Apelação:
Todo o texto de Samuel I 28 indicando que Saul conversou com Samuel.Embora condenado por Deus por fazer algo errado, Ele anunciou mais uma vez rejeição de Saul em detrimento de Davi. E com hebraísmo e tudo o autor distingue bem um espirito mau de Deus e um elohim.
Vamos para o NT."

Como destruir esse argumento,se é q se trata de um?Folego pecador? (Reginaldo, Fortaleza – 21/06/2011)

Resposta - OLÁ, REGINALDO.

EM PRIMEIRO LUGAR O PSEUDO-ARGUMENTO DO PAPISTA É FALHO PELO QUE ELE IMAGINA UMA NATUREZA HUMANA DUALISTA, EM QUE O HOMEM RECEBEU UMA ALMA DA PARTE DE DEUS, E NÃO QUE ELE TENHA SE TORNADO UMA. A NATUREZA HOLISTA DO SER HUMANO NÃO PREGA QUE DEUS TENHA INFUNDIDO UMA ALMA DENTRO DA NOSSA NATUREZA (SEJA ELA MORTAL OU IMORTAL), E PORTANTO TODO ESSSE “AUÊ” DA PARTE DELE É TOTALMENTE EM VÃO E INÚTIL. DE NADA ADIANTA FICAR FILOSOFANDO SE DEUS, SENDO IMORTAL, COLOCARIA UMA ALMA MORTAL OU IMORTAL NA GENTE, PORQUE ELE NEM COLOCOU MESMO! SEMPRE VALE A PENA RETORNARMOS LÁ PARA GÊNESIS 2:7, NA NARRAÇÃO DA CRIAÇÃO DA NATUREZA HUMANA HOLISTA:

Gênesis 2
7 E formou o Senhor o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a SER alma vivente.

VEJA QUE O HOMEM NÃO “GANHOU” UMA ALMA DE DEUS, MAS “PASSOU A SER”, COM A COMBINAÇÃO DO FÔLEGO DE VIDA COM O CORPO QUE É FORMADO DO PÓ DA TERRA. EM OUTRAS PALAVRAS, ESTE “PASSOU A SER” NOS MOSTRA QUE NÓS SOMOS UMA ALMA, E NÃO “TEMOS” UMA! SENDO ASSIM, É INDIFERENTE SE DEUS COLOCOU UMA ALMA MORTAL OU IMORTAL NO HOMEM, PORQUE ESTA NEM É A QUESTÃO.

SE DEUS REALMENTE TIVESSE COLOCADO UMA ALMA DENTRO DA NATUREZA HUMANA, AÍ SIM NÓS PODERÍAMOS FICAR AQUI FILOSOFANDO SE ELA É MORTAL OU IMORTAL, MAS ISSO É INTEIRAMENTE DESNECESSÁRIO UMA VEZ QUE VEMOS QUE O HOMEM NÃO “OBTEVE” UMA ALMA, MAS TORNOU-SE UMA. ISSO EVIDENTEMENTE ELIMINA TODO O DUALISMO GREGO ENTRE CORPO E ALMA, BEM COMO TODAS AS PSEUDO-FILOSOFIAS DE QUINTA SÉRIE QUE O PAPISTA APRENDEU EM ALGUM LUGAR SEM CREDIBILIDADE.

ADEMAIS, O PAPISTA DISSE:
“Considerando isso, o homem quando peca, peca por inteiro em toda unidade. Sendo assim, se o homem como unidade inteira pecou ao se tornar pó e o seu espírito voltar para Deus, Ele estaria recebendo todo o pecado cometido também?”

O ARGUMENTO DO PAPISTA NÃO SE SUSTENTA SIMPLESMENTE PORQUE BIBLICAMENTE TODOS OS ESPÍRITOS VOLTAM PARA DEUS APÓS A MORTE (SENDO JUSTOS OU ÍMPIOS – Ec.12:7) E, PORTANTO, EXATAMENTE A MESMA QUESTÃO PODERIA SER REVERTIDA AINDA COM MAIS FORÇA PARA ELE MESMO. OU SEJA, TODA A PSEUDO-FILOSOFIA DELE NÃO LHE AJUDA EM NADA, POIS SE O ESPÍRITO PECAMINOSO VOLTAR A DEUS É ALGUM PROBLEMA PARA A TEOLOGIA MORTALISTA, ENTÃO CERTAMENTE O É TAMBÉM PARA A TEOLOGIA IMORTALISTA!

ADEMAIS, É INÚTIL O ARGUMENTO PELO FATO TAMBÉM DE QUE O NOSSO ESPÍRITO HUMANO PODE SER CERTAMENTE AFETADO PELO PECADO ENQUANTO ESTAMOS VIVENDO AQUI NA TERRA, MAS QUANDO ESTE PRINCÍPIO DE VIDA VOLTA PARA DEUS, ELE VOLTA SEM PECADO, POIS DEUS É A PLENITUDE DA SANTIDADE E, COMO TAL, NÃO PODE SER ATINGIDO PELO PECADO. O ESPÍRITO É APENAS UM “EMPRÉSTIMO” DA PARTE DE DEUS QUE ELE NOS CONCEDE DURANTE O PERÍODO DE NOSSA SOBREVIVÊNCIA TERRENA, MAS ELE VOLTA PARA DEUS (DE QUEM VEIO) NA HORA DA MORTE. SENDO DEUS A PLENITUDE DA SANTIDADE, É ILÓGICO CRER QUE UM ESPÍRITO ATINGIDO PELO PECADO VÁ CONTAMINAR DEUS QUE É A PLENITUDE DA SANTIDADE.

DEUS NÃO FICA MANCHADO PELO PECADO. O HOMEM AO MORRER NÃO ESTÁ MAIS PECANDO, ELE SÓ PECA ENQUANTO ESTÁ VIVO. NÃO PODE UM ESPÍRITO CONTAMINAR A DEUS, PORQUE ELE NÃO ESTÁ MAIS PECANDO. ELE, AO VOLTAR PARA DEUS, É REVESTIDO NOVAMENTE DA PLENITUDE DA SANTIDADE DE DEUS. É ÓBVIO QUE OS ÍMPIOS, QUANDO RESSUSCITAREM E FOREM JULGADOS PELO SENHOR, SERÃO CONDENADOS PELAS PRÁTICAS IMUNDAS QUE PRATICARAM AQUI NA TERRA.

ELES NÃO SERÃO CONDENADOS POR ESTAREM EM PECADO NAQUELE MESMO MOMENTO, MAS SIM POR TEREM PECADO ENQUANTO TIVERAM POSSIBILIDADE AQUI NA TERRA. COM EFEITO, O ESPÍRITO DIVINO, ANTES DE HABITAR NO HOMEM, ESTAVA NA PLENITUDE DE SANTIDADE. QUANDO ELE É REVESTIDO AOS SERES HUMANOS COM A FINALIDADE DE CONCEDER-LHES VIDA, ELE PODE ESTAR ATINGIDO PELO PECADO QUE ATINGE A NATUREZA HUMANA. QUANDO, CONTUDO, ELE RETORNA PARA A SUA ORIGEM (DEUS), ELE RETORNA A PLENITUDE DA SANTIDADE.

PORTANTO, EU NÃO VEJO “CONTRADIÇÃO” NENHUMA ENTRE AQUILO QUE A BÍBLIA AFIRMA SOBRE O HOLISMO E AQUILO QUE O PAPISTA QUER DESESPERADAMENTE COLOCAR-NOS EM “CONTRADIÇÃO”. QUANTO ÀS DEMAIS QUESTÕES REPETITIVAS SOBRE ABRAÃO SE REUNINDO AOS SEUS ANTEPASSADOS, CREIO QUE NÃO PRECISE DE RESPOSTA PARA TANTA INSISTÊNCIA TOLA DO PAPISTA, JÁ QUE ISSO JÁ FOI EXPLANADO E REFUTADO ANTERIORMENTE.

COMO EU DISSE ONTEM, COM MAIS TEMPO EU VOU APARECER POR LÁ, ESPECIALMENTE NESTE MOMENTO EM QUE JÁ ESTÃO CHEGANDO AS FÉRIAS DE JULHO E EU TEREI MAIS TEMPO PARA ESCREVER MAIS COISAS. FIQUE COM DEUS E UM FORTE ABRAÇO.

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.