A PATRÍSTICA APOIA O PRIMADO DE PEDRO EM ROMA? (PARTE 2)
"QUANTO AOS DEMAIS ERROS DELE, EU COMENTO NAS MINHAS OUTRAS RESPOSTAS; AFINAL, CHEGA ATÉ A SER CHATO E EXTREMAMENTE CANSATIVO COMENTAR SOBRE TODOS OS ERROS DAQUELE ESCRITOR, E DE FATO EU NEM COMENTEI TODOS."
Pois comente rsrsrs
Eu,como vc,gosto de ir bem fundo na verdade dos fatos!Admiro-te e penso em ser assim,destruir até o pó as heresias destruidoras! (Reginaldo, Fortaleza – 18/06/2011)
Resposta - OLÁ, REGINALDO.
EU TAMBÉM GOSTO DE DESTRUIR BEM A FUNDO AS HERESIAS, MAS COSTUMO FAZER ISSO MAIS EXAUSTIVAMENTE NOS MEUS ARTIGOS OU LIVROS DO QUE NAS CARTAS, EM QUE EU RESPONDO UM POUCO MAIS RESUMIDAMENTE AQUILO QUE EU PODERIA PASSAR ANOS ESCREVENDO. QUANTO AOS DEMAIS ARGUMENTOS DO RAFAEL RODRIGUES, TODOS ELES JÁ FORAM BIBLICAMENTE REFUTADOS NAQUELE MEU ARTIGO SOBRE “A MISSÃO SECRETA DE PEDRO”, E OS QUE NÃO FORAM REFUTADOS LÁ (À LUZ DA BÍBLIA SAGRADA), SERÃO POSTERIORMENTE REFUTADOS PELA PATRÍSTICA.
SÓ PARA DERRUBAR RAPIDAMENTE TODAS AQUELAS PASSAGENS QUE O RAFAEL PASSOU, BASTA DIZERMOS QUE OS PAIS DA IGREJA REALMENTE ACREDITAVAM QUE PEDRO ESTEVE EM ROMA; CONTUDO, NÃO COMO UM “PAPA” OU “BISPO” DAQUELA COMUNIDADE, MAS APENAS PARA MORRER NAQUELE LUGAR (PEDRO FOI CONDUZIDO PARA LÁ COM A FINALIDADE DE SER MARTIRIZADO, E NÃO DE OCUPAR O “BISPADO” DE LÁ!).
ISSO TAMBÉM JÁ FOI DITO NAQUELE MEU ARTIGO, EMBORA NÃO TIVESSE CITADO AINDA OS PAIS DA IGREJA NAQUELA OCASIÃO, POIS ESTAVA AGUARDANDO UMA OCASIÃO MAIS OPURTUNA EM QUE RESSALTASSE ESTE MESMO TEMA APENAS DENTRO DO ESTUDO DOS ESCRITOS DOS PAIS, ASSIM COMO EU ESTOU FAZENDO COM O TEMA DA SOLA SCRIPTURA E OS PAIS DA IGREJA, ATUALMENTE.
EUSÉBIO DE CESARÉIA (SÉC.IV), MUITO CITADO PELO RAFAEL RODRIGUES, DISSE:
“Pedro, segundo parece, pregou no Ponto, na Galácia e na Bitínia, na Capadócia e na Ásia, aos judeus da diáspora; por fim chegou a Roma e foi crucificado com a cabeça para baixo, como ele mesmo pediu para sofrer” (História Eclesiástica, Livro III, Cap.1, v.2)
VEJA QUE PEDRO SÓ CHEGOU “POR FIM” A ROMA, OU SEJA, NO FINAL DA VIDA DELE, E COM A ÚNICA FINALIDADE DE SER MARTIRIZADO, E NÃO DE VIRAR “PAPA” NAQUELE LUGAR! SE PEDRO NÃO ESTEVE A VIDA DELE OCUPANDO O BISPADO DE ROMA, ENTÃO ONDE FOI QUE ELE ESTEVE ESTE TEMPO TODO? O PRÓPRIO EUSÉBIO NOS RESPONDE: “PREGOU NO PONTO, NA GALÁCIA, NA BITÍNIA, NA CAPADÓCIA E NA ÁSIA”! E A QUEM FOI QUE ELE PREGOU O EVANGELHO NA MAIOR PARTE DA VIDA DELES? AOS ROMANOS? NÃO! AOS “JUDEUS DA DIÁSPORA”! ORA, ISSO ELIMINA EM ABSOLUTA A LENDA ROMANA DE QUE PEDRO ESTEVE EM ROMA DURANTE UM LONGO PERÍODO DE 25 ANOS, SENDO “PAPA” NAQUELE LUGAR, EXERCENDO A “CÁTEDRA DE ROMA”.
ELE APENAS ESTREVE NAQUELE LOCAL PARA SER MARTIRIZADO, ASSIM COMO OCORREU COM O APÓSTOLO PAULO, COM VÁRIOS OUTROS APÓSTOLOS, E POSTERIORMENTE COM MUITOS OUTROS CRISTÃOS E INCLUSIVE PAIS DA IGREJA PRIMITIVA QUE NUNCA ESTIVERAM ANTES EM ROMA, COMO É O CASO DO BISPO INÁCIO DE ANTIOQUIA QUE FOI MARTIRIZADO EM ROMA NO ANO DE 107 AD, CONQUANTO QUE ELE FOSSE BISPO DE ANTIOQUIA E NÃO DE ROMA. EUSÉBIO DE CESARÉIA TAMBÉM AFIRMA CLARAMENTE QUE FOI LINO, PORTANTO, O PRIMEIRO QUE EXERCEU O BISPADO DA COMUNIDADE DE ROMA:
“Depois do martírio de Paulo e de Pedro, Lino foi designado como primeiro bispo de Roma. Ele é mencionado por Paulo quando escreve de Roma a Timóteo, na despedida ao final da carta” (História Eclesiástica, Livro III, Cap.2, v.1)
VEJA QUE EUSÉBIO AFIRMA QUE PEDRO E PAULO ESTIVERAM EM ROMA COM A FINALIDADE DE SEREM MARTIRIZADOS (ELE NÃO DIZ QUE FORAM LÁ PARA SEREM “BISPOS” DAQUELE LUGAR), E EM SEGUIUDA AFIRMA QUE FOI LINO O DESIGNADO PARA SER O PRIMEIRO BISPO DE ROMA. OU SEJA, O PRIMEIRO BISPO DE ROMA FOI LINO E NÃO PEDRO!
PORTANTO, QUANDO OUVIRES ESTE AMONTOADO DE PASSAGENS TOTALMENTE DESCONTEXTUALIZADAS QUE OS CATÓLICOS PASSAM USANDO OS ESCRITOS DOS PAIS DA IGREJA, BASTA TER EM MENTE O FATO DE QUE ELES APENAS RESSALTAVAM QUE PEDRO (ASSIM COMO PAULO) ESTEVE EM ROMA PARA MORRER (O QUE NÃO É “NOVIDADE” NENHUMA PARA NINGUÉM), E NÃO PARA SEREM “BISPOS” OU “PAPAS” DE LÁ. CONQUANTO QUE PARTE DOS PAIS RECONHECESSE QUE PEDRO E PAULO ESTIVERAM EM ROMA PARA SEREM MORTOS PELO IMPÉRIO ROMANO (BABILÔNIA ESPIRITUAL), ELES SABIAM QUE FOI LINO O PRIMEIRO BISPO DE ROMA E QUE OS DOIS (PAULO E PEDRO) ESTIVERAM EM ROMA, NÃO COMO BISPOS, MAS COMO VISITANTES, PARA A SUAS MORTES.
AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.