A PATRÍSTICA APOIA O PRIMADO DE PEDRO EM ROMA? (PARTE 1)
Lucas,
Vc já deu uma lida nesse artigo do "Sa Doutrina"?
http://sadoutrina.wordpress.com/2011/01/03/pedro-realmen te-esteve-em-roma/
Ele cita lá um trecho de um site protestante.Ve lá se n é o seu!Há algo naquele artigo q vc n tenha refutado no seu artigo(maravilhoso diga-se de passagem,apesar de n ter lido tbm ) "A Missão Secreta de Pedro” (Reginaldo, Fortaleza – 07/06/2011)
Resposta - OLÁ, REGINALDO.
ESTE ARTIGO DELES EU NÃO TINHA LIDO AINDA, MAS DEI UMA PASSADA RÁPIDA POR LÁ AGORA QUE VOCÊ MANDOU O LINK DO TEXTO DELES. NÃO ACREDITO QUE A CITAÇÃO SEJA DAQUI DO SITE, PORQUE A FORMA QUE ELE ARGUMENTOU ERA DIFERENTE DAQUELA QUE FOI EXPOSTA POR MIM. DE QUALQUER JEITO, EU ACREDITO QUE TODAS OU PRATICAMENTE TODAS AS EVIDÊNCIAS QUE ELE PASSOU COM RELAÇÃO À ESTADIA DE PEDRO EM ROMA FORAM PLENAMENTE REFUTADAS NAQUELE MEU ARTIGO QUE VOCÊ CITOU: “A MISSÃO SECRETA DE PEDRO”.
DE FATO, ELE APENAS SE PREOCUPOU EM PASSAR A PATRÍSTICA PARA APOIAR O PRIMADO DE PEDRO EM ROMA, MAS INFELIZMENTE POUCO ABRIU DA BÍBLIA, QUE É EXATAMENTE O LIVRO QUE DETONA COM AS HERESIAS DELES. ADEMAIS, OS PAIS NÃO DISSERAM QUE PEDRO EXERCEU UM “PRIMADO” NAQUELE LUGAR, MAS APENAS QUE ELE (PEDRO) ESTEVE LÁ NO FINAL DE SUA VIDA. OU SEJA, PEDRO ESTEVE EM ROMA DE VISITA (ASSIM COMO PAULO) E NÃO PARA SER BISPO DALI OU EXERCER UM “PRIMADO” NAQUELE LOCAL. EUSÉBIO DEIXA ISSO CLARO NA HISTÓRIA ECLESIÁSTICA:
“Pedro, segundo parece, pregou no Ponto, na Galácia e na Bitínia, na Capadócia e na Ásia, aos judeus da diáspora; por fim chegou a Roma e foi crucificado com a cabeça para baixo, como ele mesmo pediu para sofrer” (História Eclesiástica, Livro III, 1:2)
AQUI PARECE EVIDENTE QUE OS LUGARES ONDE PEDRO PREGOU O EVANGELHO FOI NO PONTO, NA GALÁCIA, NA BITÍNIA, NA CAPADÓCIA E NA ÁSIA, E AS PESSOAS PARA QUEM ELE PREGOU FOI AOS JUDEUS DA DIÁSPORA. SOMENTE NO FIM DE SUA VIDA É QUE ELE CHEGOU A ROMA, COM A FINALIDADE DE SER MARTIRIZADO (CRUCIFICADO DE CABEÇA PARA BAIXO), E NÃO PARA EXERCER ALGUM TIPO DE “PRIMADO” OU “BISPADO”. PORTANTO, QUANDO OS PAIS DA IGREJA DIZIAM DA ESTADIA DE PEDRO EM ROMA, ELES NADA A MAIS ESTAVAM DIZENDO SENÃO QUE PEDRO ESTEVE EM ROMA SOMENTE PARA MORRER, NO FINALZINHO DE SUA VIDA.
É CLARO QUE A LENDA EM TORNO DE PEDRO COMEÇOU A AUMENTAR AO LONGO DOS SÉCULOS, DE TAL MODO QUE JERÔNIMO (UM INFLUENTE PAI DA IGREJA) PROPÔS QUE PEDRO ESTIVESSE 25 ANOS EM ROMA, MAS TAL FLAGRANTE GRITANTEMENTE CONTRA AS ESCRITURAS É CONTRÁRIO ATÉ MESMO EM RELAÇÃO AOS CATÓLICOS NOS DIAS DE HOJE. PARA QUEM GUARDOU AS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS MAIS PRECISAS (COMO EUSÉBIO FEZ PARA COMPOR A SUA “HISTÓRIA ECLESIÁSTICA”), PEDRO ESTE EM ROMA, NÃO PARA EXERCER UM PRIMADO, MAS SOMENTE PARA MORRER; E NÃO DURANTE UMA ENORME PARTE DE SUA VIDA, MAS SOMENTE NO FINAL DE SUA VIDA, QUANDO FOI CRUCIFICADO EM ROMA.
PORTANTO, ENQUANTO O MEU ARTIGO SOBRE “A MISSÃO SECRETA DE PEDRO” DERRUBA POR COMPLETO A MITOLOGIA DE QUE PEDRO ESTIVESSE EM ROMA DE ACORDO COM AS ESCRITURAS, EUSÉBIO DE CESARÉIA TERMINA POR DERRUBAR POR COMPLETO A OUTRA PARTE DO ARTIGO DO RAFAEL, QUE USA A PATRÍSTICA SEM SEQUER SABER QUE É A PRÓPRIA PATRÍSTICA QUE DERRUBA A LENDA DO “PRIMADO DE PEDRO”.
AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.