O QUE SIGNIFICA “SER REUNIDO AOS SEUS ANTEPASSADOS”? (PARTE 1)
Lucas,me dá uma ajudinha!
Estou num debate sobre a imortalidade da almacom um católico e lançou esse argumento:
"PAZ!
Vamos começar pelo AT.
Gênesis 25,8: E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo;
Segundo a Versão ACR.
Se Abraão foi enterrado na gruta de Macpela e lá só tinha Sara:
9 E Isaque e Ismael, seus filhos, sepultaram-no na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, heteu, que estava em frente de Manre,
10 O campo que Abraão comprara aos filhos de Hete. Ali está sepultado Abraão e Sara, sua mulher.
Como ele tinha se reunido ao seu povo?
O autor pensa na concepção do Sheol."
Sei o que isso ae significa,mas gostaria de uma opiniao mais aprofundada!
No debate,ele insiste em afirmar que nephesh,n´significa apenas folego de vida.Deve incluir tbm a tal alma!
Abraço (Reginaldo, Fortaleza – 27/05/2011)
Resposta - OLÁ, REGINALDO.
PRIMEIRAMENTE TEMOS QUE TER EM MENTE O QUE SIGNIFICAVA O SHEOL NA CONCEPÇÃO JUDAICA ANTES DA DIÁSPORA. SHEOL NUNCA FOI E NUNCA SERÁ ALGUMA ESPÉCIE DE HABITAÇÃO DE ESPÍRITOS OU DE SERES INCORPÓREOS EM PLENA CONSCIÊNCIA. ENQUANTO A SEPULTURA É ALGO INDIVIDUAL, O SHEOL É ALGO COLETIVO. ALGUÉM ENTERRADO NA CHINA E OUTRO ENTERRADO NA INGLATERRA, AMBOS ESTÃO NO SHEOL. SE SHEOL FOSSE UMA SEPULTURA FÍSICA COMUM, ENTÃO ELES NÃO ESTARIAM NA MESMA SEPULTURA, MAS SIM EM SEPULTURAS DIFERENTES.
ESTE EXEMPLO USEI APENAS PARA ELUCIDAR O FATO DE QUE EXISTE UMA DIFERENÇA DE GRANDE IMPORTÂNCIA ENTRE SEPULTURA E SHEOL: SEPULTURA É UMA TUMBA INDIVIDUAL PARA ONDE CADA UM VAI; JÁ O SHEOL SIGNIFICA MAIS DO QUE ISSO, É UM LOCAL COLETIVO PARA ONDE TODOS OS MORTOS VÃO. ASSIM COMO O UNIVERSO É O CONJUNTO DE TODAS AS GALÁXIAS, O SHEOL É O CONJUNTO DE TODAS AS SEPULTURAS. DESTE MODO, QUANDO ALGUÉM DO ANTIGO TESTAMENTO DIZIA QUE IRIA PARA O SHEOL SER “CONGREGADO AO SEU POVO”, ELE NADA A MAIS ESTAVA DIZENDO SENÃO QUE IRIA PARTIR PARA O MESMO LOCAL AONDE JÁ ESTARIAM TODOS OS SEUS ANTEPASSADOS, NO SHEOL.
EVIDENTEMENTE NÃO SERIA O ESPÍRITO QUE IRIA PARTIR PARA O SHEOL, MAS APENAS O CORPO FÍSICO, PORQUE O ESPÍRITO IRIA SUBIR PARA DEUS, DE ONDE VEIO (Ec.12:7). SUMARIANDO, O AUTOR DO TEXTO ESTAVA DIZENDO AÍ QUE ABRAÃO IRIA SER “CONGREGADO” JUNTO AO SEU POVO, ISTO É, IRIA PARTIR PARA O LOCAL ONDE OS SEUS ANTEPASSADOS JÁ JAZIAM HÁ TEMPOS. ISSO NÃO TEM NADA A VER COM CONSCIÊNCIA APÓS A MORTE, POIS O SALMISTA NOS EXPLICA QUE ESTE LOCAL, O SHEOL (SEPULTURA COLETIVA PARA ONDE TODOS SERÃO REUNIDOS APÓS A MORTE), É UM LOCAL SEM CONSCIÊNCIA, SEM LEMBRANÇA:
“Porque na morte não há lembrança de ti; no Sheol quem te louvará?” (Sl.6:5)
ORA, SE NÃO HÁ LEMBRANÇA, ENTÃO CONSEQUENTEMENTE NÃO EXISTE CONSCIÊNCIA NA MORTE. ATÉ MESMO NO INFERNO, OU NO CÉU, OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR ONDE HOUVESSE CONSCIÊNCIA, AÍ PODERIA ESTAR A LEMBRANÇA DO PRÓPRIO CRIADOR. CONTUDO, O SALMISTA EXPRESSA OBJETIVAMENTE A SUA DESCRENÇA DE LEMBRANÇAS NA MORTE, NÃO PORQUE AS ALMAS SOFRAM DE UM PROBLEMA GRAVE DE AMNÉSIA, MAS SIM PORQUE ELAS SÃO MORTAIS E, PORTANTO, NÃO OBTÉM LEMBRANÇA PÓS-MORTE. DA MESMA FORMA, É IMPLÍCITO NO TEXTO QUE OS MORTOS NO SHEOL NÃO LOUVAM A DEUS. O MESMO É RELATADO EM ISAÍAS, NAS SEGUINTES PALAVRAS:
Isaías 38
18 Pois não pode louvar-te o Seol, nem a morte cantar-te os louvores; os que descem para a cova não podem esperar na tua verdade.
19 Os vivos, somente os vivos, te louvam, como hoje estou fazendo; os pais contam a tua fidelidade a seus filhos.
AQUI VEMOS CLARAMENTE EXPOSTO QUE NO SHEOL NÃO EXISTE LOUVORES A DEUS (v.18), QUE OS MORTOS NÃO ESPERAM A VERDADE DE DEUS (v.18) E QUE OS QUE LOUVAM AO SENHOR SÃO SOMENTE OS VIVOS (v.19). ISSO DEIXA AINDA MAIS ÓBVIO QUE O CONCEITO JUDAICO-CRISTÃO DE SHEOL NÃO É NADA ALÉM DE UMA SEPULTURA COLETIVA, ONDE TODOS OS MORTOS VÃO APÓS A MORTE, SEM CONSCIÊNCIA ALGUMA, SEM LEMBRANÇA, SEM LOUVORES A DEUS, E, COMO SALOMÃO DIZ: “NÃO HÁ OBRA, NEM PROJETO, NEM CONHECIMENTO, NEM SABEDORIA ALGUMA” (Ec.9:10).
PORTANTO, É VERDADE QUE ABRAÃO SERIA REUNIDO PARA O MESMO LOCAL ONDE FORAM OS SEUS ANTEPASSADOS (SHEOL), MAS NÃO É VERDADE QUE ESTE É UM LOCAL DE “ALMAS” OU “ESPÍRITOS” EM PLENO ESTADO DE CONSCIÊNCIA. O PRÓPRIO FATO DE QUE NESTE MESMO CONTEXTO (DE SE “REUNIR COM OS SEUS ANTEPASSADOS”) É RELATADO CLARAMENTE O ASPECTO DO “SONO” (DORMIR), NOS MOSTRA QUE O CONCEITO DELES COM RELAÇÃO A SE REUNIR COM OS ANTEPASSADOS NÃO ERA DE MODO ALGUM DE ALGO ATIVO, MAS SIM DE INATIVIDADE:
“Depois Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi” (1Rs.2:10)
OS IMORTALISTAS GERALMENTE COSTUMAM DIZER QUE A METÁFORA DO “SONO” É APENAS APLICADA PARA O CORPO, MAS AQUI ELES ENTRAM EM CONTRADIÇÃO, POIS O SE REUNIR “COM OS SEUS PAIS” É MENCIONADO IMEDIATAMENTE NA SEQUENCIA DE “DAVI DORMIU”. OU SEJA, É AO MESMO SUJEITO (E NÃO A PARTES DIFERENTES DE UM INDIVÍDUO) QUE É RELATADO AS DUAS SENTENÇAS. DAVI NÃO ACREDITAVA QUE SE REUNIR “COM SEUS PAIS” SIGNIFICAVA UMA ATITUDE ATIVA DE COMUNICAÇÃO, CONHECIMENTO, CONSCIÊNCIA E PLANEJAMENTO, POIS SE FOSSE ASSIM A LINGUAGEM MAIS ADEQUADA NÃO SERIA A DO “DORMIR”, MAS SIM O DE ESTAR ACORDADO.
ADEMAIS, SE O “DORMIR” SIGNIFICA APENAS PARA O CORPO FÍSICO, ENTÃO O “COM SEUS PAIS” TAMBÉM SIGNIFICA APENAS PARA O CORPO, JÁ QUE FAZ PARTE DE UMA MESMA SENTENÇA E NÃO DE SENTENÇAS DIFERENTES. PORTANTO, QUALQUER DEBATEDOR HONESTO DEVE ABANDONAR A MEDIOCRIDADE DE APELAÇÃO EM DIZER QUE O “SE REUNIR COM OS ANTEPASSADOS” OU O “SER CONGREGADO A SEU POVO” SIGNIFICA ALGUM TIPO DE ESTADO CONSCIENTE APÓS A MORTE. ALÉM DE PASSAR LITERALMENTE POR CIMA DE TODAS AS DEMAIS PASSAGENS BÍBLICAS MAIS CLARAS QUE FALAM EXPLICITAMENTE O QUE ELES CONSIDERAVAM SER O SHEOL, OS IMORTALISTAS TAMBÉM TERIAM QUE ABRIR MÃO DO CRITÉRIO E DO BOM SENSO, PARA CONTINUAREM SUSTENTANDO ALGO SEM A MENOR BASE.
QUANTO A ALMA SIGNIFICAR O FÔLEGO DE VIDA, MOSTRA PARA ELE ISSO AQUI:
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente” (Gn.2:7)
VEJA QUE A ALMA NÃO É O PRÓPRIO FÔLEGO DE VIDA, MAS SIM O RESULTADO DAQUILO QUE O HOMEM TORNOU-SE A PARTIR DO PÓ DA TERRA COM O FÔLEGO DE VIDA. SE A ALMA FOSSE O PRÓPRIO FÔLEGO DE VIDA, ENTÃO NEPHESH APARECERIA NO MEIO DO VERSO (JUNTO OU NO LUGAR DO “FÔLEGO DE VIDA”), E NÃO NO FINAL DO VERSO. CONTUDO, O ORIGINAL HEBRAICO MOSTRA NEPHESH APENAS NO FIM DO VERSO:
Gênesis 2
7 vayyiytser Adonay'elohiym 'eth-hâ'âdhâm `âphâr min-hâ'adhâmâh vayyippach be'appâyvnishmath chayyiym vayhiy hâ'âdhâm lenephesh chayyâh.
PERCEBA QUE NEPHESH SÓ APARECE NO FINAL DO VERSO, E NUNCA NO COMEÇO OU NO MEIO. O FÔLEGO DE VIDA NÃO É A PRÓPRIA ALMA. O FÔLEGO DE VIDA É AQUILO QUE, JUNTO AO CORPO FORMADO DO PÓ DA TERRA, TORNA UMA ALMA VIVENTE. SEM O FÔLEGO DE VIDA E O CORPO SOMOS APENAS ALMAS MORTAS, NECESSITANDO DA JUNÇÃO DOS DOIS PARA QUE A ALMA SEJA VIVENTE.
UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS, E BOA SORTE NO DEBATE!
AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.