O MORTALISMO É MATERIALISTA?

OS EVANGÉLICOS SÃO OBRIGADOS A SEREM IMORTALISTAS? O MORTALISMO É MATERIALISTA?

 

Lucas,

1.Todos os membros da sua igreja compartilham da sua visão sobre a imortalidade da alma?

2.Um assembleiano me colocou uma objeçao contra o holismo,nova pra mim.

Ele disse que se n temos uma alma,logo somos só matéria.
Assim,caímos no materialismo,onde tudo é regido pelas leis naturais,tudo é programado.N há livre arbítrio!Como seria uma resposta a isso?

3.Deixa eu entender melhor.

Qndo morre e é sepultado, podemos dizer que ele está no sheol,desceu ao sheol?

Se nao,o q ocorre entao?A pessoa é sepultada e depois é "transferida" para o sheol?

Isso é que ta me encucando!To até demorando pra responder lá pq quero esclarecer esse ponto.

Fiquei surpreso com sua profundidade de conhecimento nesse assunto!

Parabéns! (Reginaldo, Fortaleza – 30/05/2011)

Resposta - OLÁ, REGINALDO.

AGRADEÇO PROFUNDAMENTE AS SUAS PALAVRAS DE APOIO, QUE DEUS LHE ABENÇOE!

APENAS UMA PEQUENA OBSERVAÇÃO: EU NOTEI HOJE QUE VOCÊ ENVIOU UMA CARTA SOBRE A SOLA SCRIPTURA, DE UM ARTIGO CATÓLICO, O QUE CERTAMENTE NÃO É NENHUM PROBLEMA, MAS O CONTEÚDO DELA É MUITO LONGO E JÁ FOI EXAUSTIVAMENTE REFUTADO POR MIM AQUI NO SITE. NESTES CASOS, EU SUGIRO QUE VOCÊ REPASSE APENAS AS PARTES MAIS IMPORTANTES QUE LHE CAUSAM MAIS DÚVIDAS NO TEXTO, OU ENTÃO APENAS FORNEÇA O LINK COM O TEXTO PARA QUE EU O LEIA E EM SEGUIDA REFUTE-O. ISSO EVITARIA PASSAR HORAS E MAIS HORAS DIGITANDO, FAZENDO TAMBÉM COM QUE DEMORE MENOS PARA RESPONDER AS OUTRAS CARTAS. ONTEM MESMO EU PASSEI MUITAS HORAS DO DIA APENAS PARA REFUTAR O PAULO SÉRGIO (DO SITE DA IMORTALIDADE DA ALMA), SEM TER MAIS TEMPO PARA RESPONDER AS OUTRAS CARTAS ENVIADAS. ADEMAIS, EU JÁ HAVIA LIDO AQUELE ARTIGO CATÓLICO, E USEI AS IDEIAS DELES PARA REFUTÁ-LAS NO ARTIGO: "IMORTALIDADE DA ALMA REFUTADA" (VER MENU À ESQUERDA).


É A “SOLA SCRIPTURA – PARTE 3”. LEIA AQUILO QUE EU ESCREVI NAQUELE ARTIGO, POIS EU CREIO QUE REFUTA TODAS AS FALÁCIAS DESTE SITE CATÓLICO, POIS EU TAMBÉM USEI ELE COMO FONTE PARA REFUTAÇÕES. NO CASO DE HAVER AINDA ALGO NO SITE CATÓLICO QUE NÃO TENHA SIDO REFUTADO POR MIM OU QUE AINDA NECESSITE DE UMA EXPLANAÇÃO MAIOR, AÍ PODE TRANQUILAMENTE ENVIAR UMA MENSAGEM SOBRE ISSO. VOLTO A DIZER QUE NÃO EXISTE O MENOR PROBLEMA EM ENVIAR CARTAS, O PROBLEMA É O TAMANHO ENORME DE CERTOS ARTIGOS QUE SÃO COPIADOS DE OUTROS SITES E PRINCIPALMENTE O FATO DE EU JÁ TÊ-LOS REFUTADO AQUI MESMO NESTE ESPAÇO.

PORTANTO RECOMENDO QUE, NESTES CASOS, PRIMEIRAMENTE LEIA OS ARTIGOS QUE EU FIZ SOBRE A SOLA SCRIPTURA E, DEPOIS, SE AINDA HOUVER ALGUMA DÚVIDA, COLOQUE A SUA QUESTÃO AQUI. MESMO ASSIM EU VOU RESPONDER (NOS PRÓXIMOS DIAS) O ARTIGO QUE VOCÊ ME ENVIOU HOJE, AINDA QUE DEMORE UM BOM TEMPO PARA REFUTÁ-LO COMPLETAMENTE, OU PELO MENOS AQUILO QUE JÁ NÃO FOI COMPLETAMENTE REFUTADO NOS MEUS ARTIGOS SOBRE O TEMA. AGRADEÇO PROFUNDAMENTE A ATENÇÃO E ESPERO QUE COMPREENDA AMIGAVELMENTE.

AGORA RESPONDENDO AS SUAS PERGUNTAS:
“1.Todos os membros da sua igreja compartilham da sua visão sobre a imortalidade da alma?”

EU NÃO SOU O PASTOR DA IGREJA EM QUE EU FREQUENTO, MAS APENAS UM MEMBRO. EU JÁ CONVERSEI COM O MEU PASTOR (LUCIANO SUBIRÁ) SOBRE ESTE TEMA DA IMORTALIDADE DA ALMA NO ANO PASSADO, MAS EMBORA EU CREIA TER ME SAÍDO MUITO BEM NAQUELE DEBATE E MOSTRADO EVIDÊNCIAS BÍBLICAS CONCLUSIVAS SOBRE O TEMA E QUE NÃO FORAM REFUTADAS, INFELIZMENTE O ASSUNTO ACABOU NÃO SENDO LEVADO MAIS À FRENTE.

MESMO ASSIM, UM DOS PRINCÍPIOS DA REFORMA PROTESTANTES É O LIVRE-EXAME, O QUE SIGNIFICA QUE OS FIEIS SÃO LIVRES PARA INTERPRETAR A ESCRITURA (NÃO SÃO “ROBOZINHOS” CONTROLADOS POR ALGUMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA), TEMOS O LIVRE-ARBÍTRIO, O QUE OBIVIAMENTE NÃO SIGNIFICA QUE TODAS AS INTERPRETAÇÕES ESTÃO CORRETAS, MAS SIM QUE NÓS SOMOS LIVRES PARA DISCUTIR ALGUM PONTO DOUTRINÁRIO OU OPINIÃO QUE SEJA DISTINTA DE OUTRO IRMÃO.

QUANTO A ESTES ASSUNTOS QUE CAUSAM DIVIRGÊNCIAS DOUTRINÁRIAS, O APÓSTOLO PAULO USA DOIS EXEMPLOS (DA QUESTÃO DOS DIAS DA SEMANA E DOS ALIMENTOS) E NOS MOSTRA QUE DEVEMOS SUPORTAR OS FRACOS NO ERRO DELES, AO INVÉS DE FICARMOS OS CONDENANDO. ISSO EVIDENTEMENTE NÃO SIGNIFICA QUE TEMOS QUE DAR RAZÃO A ELES (CERTAMENTE TEMOS QUE PREGAR A VERDADE), MAS SIM QUE TEMOS QUE SUPORTAR A FRAQUEZA DAQUELES QUE AINDA NÃO CRESCERAM ESPIRITUALMENTE NO CONHECIMENTO DA PALAVRA ACERCA DE DETERMINADOS PONTOS DOUTRINÁRIOS:

Romanos 14
1 Ora, quanto ao que é fraco na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.
2 Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
3 O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
4 Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.

OU SEJA, ATÉ MESMO NESTES CASOS DE DIVIRGÊNCIAS DOUTRINÁRIAS MENORES (QUE NÃO AFETAM DIRETAMENTE A SALVAÇÃO) COMO OS DIAS DA SEMANA OU OS ALIMENTOS “PROIBIDOS”, TEMOS QUE SUPORTAR AS FRAQUEZAS DOS FRACOS COM AMOR. SE VOCÊ QUER MAIS ALGUNS EXEMPLOS DE QUE NÃO É “OBRIGAÇÃO” DE UM EVANGÉLICOS SER IMORTALISTA, LEIA POR EXEMPLO O CREDO DE FÉ DA MAIOR IGREJA EVANGÉLICA DO BRASIL, A ASSEMBLÉIA DE DEUS. NOS QUATORZE PONTOS DO CREDO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS DO BRASIL NÃO EXISTE NEM SEQUER UMA ÚNICA VÍRGULA DE “IMORTALIDADE DA ALMA”, COMO PODEMOS ANALISAR A SEGUIR:

1. Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).

2. Na inspiração verbal da Bílbia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão (2 Tm 3.14-17).

3. Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; Rm 8.34 e At 1.9).

4. Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3.23 e At 3.19).

5. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8).

6. No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26 e Hb 7.25; 5.9).

7. No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e Cl 2.12).

8. Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15).

9. No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7).

10. Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co 12.1-12).

11. Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira – invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda – visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14).

12. Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10).

13. No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).

14. E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).

VEJA, CARO REGINALDO, QUE EM NENHUM DOS 14 PONTOS DO CREDO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS DO BRASIL TEM QUALQUER RELAÇÃO QUE INDIQUE DIRETA OU INDIRETAMENTE A DOUTRINA DA IMORTALIDADE DA ALMA. PELO O QUE BEM PODEMOS VER, O POVO EVANGÉLICO QUE ESTUDA A BÍBLIA ESTÁ FICANDO MAIS ATENTO CONTRA AS HERESIAS E DEIXANDO DE ENGOLIR QUALQUER “ENSINO” QUE VÊ PELA FRENTE. DESDE A REFORMA ATÉ OS DIAS DE HOJE, MUITAS DOUTRINAS PROTESTANTES TEM SIDO REVISADAS, E MUITOS PONTOS DE FÉ QUE ERAM CONSIDERADOS COMO COMPLETAMENTE INCONTESTÁVEIS SÃO NOS DIAS DE HOJE UMA PEQUENA MINORIA ENTRE OS EVANGÉLICOS.

TAL É O CASO DA PREDESTINAÇÃO DETERMINISTA (DO CALVINISMO), DA MÁXIMA QUE DIZ QUE “UMA VEZ SALVO ESTÁ PARA SEMPRE SALVO”, DO CESSACIONALISMO (DOUTRINA QUE NEGA A ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS), E DE VÁRIAS OUTRAS DOUTRINAS QUE OU ERAM ABSOLUTAS OU ERAM GRANDE MAIORIA ENTRE OS REFORMADORES E NOS PRIMEIROS SÉCULOS DE FORMAÇÃO DO PROTESTANTISMO. HOJE, CONTUDO, MUITAS DESSAS DOUTRINAS SIMPLESMENTE SE RESUMIRAM A UMA PEQUENA MINORIA DENTRE OS EVANGÉLICOS, E ALGUMAS DELAS PRATICAMENTE QUE NEM SÃO MAIS DEFENDIDAS.

PORTANTO, SE A IGREJA AVANÇOU COM RELAÇÃO A ESTAS DOUTRINAS, POR QUE NÃO PODERIA AVANÇAR TAMBÉM COM O TEMA DA IMORTALIDADE DA ALMA? AINDA MAIS SABENDO-SE QUE UMA GRANDE PARTE ESTÁ DEIXANDO O IMORTALISMO DE LADO PARA ADERIR À DOUTRINA BÍBLICA DA IMORTALIDADE CONDICIONAL PÓS-RESSURREIÇÃO (MAS EU NUNCA VI NA MINHA VIDA ALGUM PROTESTANTE TROCAR O MORTALISMO PELO IMORTALISMO APÓS LER A BÍBLIA), É MUITO CLARO QUE A IGREJA ESTÁ AVANÇANDO COM RELAÇÃO A ESTA DOUTRINA TAMBÉM, DEIXANDO CADA VEZ MAIS DE LADO A DOUTRINA DA IMORTALIDADE DA ALMA.

NO PASSADO, ERA PRATICAMENTE IMPENSÁVEL QUE NÃO EXISTISSE UM “TORMENTO ETERNO DAS ALMAS” (ASSIM COMO NÃO SE PENSAVA QUE O CRENTE PODERIA PERDER A SALVAÇÃO), MAS HOJE EM DIA MUITÍSSIMOS EVANGÉLICOS (E ATÉ CATÓLICOS) DEIXARAM DE LADO A ATORMENTADORA DOUTRINA DO TORMENTO ETERNO, E MUITOS OUTROS ACABAM POR NEGAR DE VEZ A IMORTALIDADE DA ALMA. AO QUE TUDO INDICA, ESSA DEVE SER UMA DAS PRÓXIMAS FALSAS DOUTRINAS A SAIR DA IGREJA, ASSIM COMO FOI COM O “UMA VEZ SALVO, SEMPRE SALVO” E COM MUITAS OUTRAS DOUTRINAS CALVINISTAS QUE NÃO SÃO HARMÔNICAS ÀS ESCRITURAS. COMO EU DISSE EM MEU LIVRO (“A LENDA DA IMORTALIDADE DA ALMA”) – “A DOUTRINA DA IMORTALIDADE DA ALMA CERTAMENTE PODE SER CONSIDERADA COMO A PRIMEIRA MENTIRA A ENTRAR NO MUNDO (Gn.3:4), E A ÚLTIMA A SAIR DELE”!

VOCÊ DISSE:
“2.Um assembleiano me colocou uma objeçao contra o holismo,nova pra mim.

Ele disse que se n temos uma alma,logo somos só matéria.
Assim,caímos no materialismo,onde tudo é regido pelas leis naturais,tudo é programado.N há livre arbítrio!Como seria uma resposta a isso?”

AO CONTRÁRIO DO QUE SE PENSA, NÃO EXISTE QUALQUER LIGAÇÃO ENTRE O HOLISMO E O MATERIALISMO, POIS ALGUÉM PODE SER UM VERDADEIRO CRISTÃO QUE DEFENDE A MORTALIDADE DA ALMA SEM SER DE MODO NENHUM MATERIALISTA. SER MATERIALISTA SIGNIFICA NÃO CRER EM NADA QUE NÃO SEJA DO MUNDO MATERIAL. ORA, NÓS HOLISTAS ACREDITAMOS NA EXISTÊNCIA DO MUNDO ESPIRITUAL, EM DEUS, NOS ANJOS E NOS DEMÔNIOS. NÓS “PELA FÉ ENTENDEMOS QUE OS MUNDOS FORAM CRIADOS PELA PALAVRA DE DEUS, DE MANEIRA QUE AQUILO QUE SE VÊ NÃO FOI FEITO DAQUILO QUE É VISÍVEL” (Hb.11:3).

NÓS NÃO CREMOS APENAS NO MUNDO MATERIAL (VISÍVEL), MAS TAMBÉM NO MUNDO ESPIRITUAL (INVISÍVEL). NÓS TAMBÉM CREMOS EM TODAS AS VERDADES ESPIRITUAIS QUE A SAGRADA ESCRITURA NOS REVELA. CREMOS QUE POR MEIO DA ORAÇÃO ESTAMOS ENTRANDO ESPIRITUALMENTE NA PRESENÇA DE DEUS (Hb.10:22), CREMOS QUE QUANDO BUSCAMOS A DEUS ESTAMOS CRESCENDO EM MATURIDADE ESPIRITUAL (Hb.6:1), CREMOS NA VERDADE DO LIVRE-ARBÍTRIO QUE DEUS DEIXOU A NÓS, CREMOS NA VERDADE ESPIRITUAL DO NOVO NASCIMENTO (Gl.6:15), QUANDO AS COISAS VELHAS JÁ PASSARAM, E TUDO SE FEZ NOVO (2Co.2:17).

EM OUTRAS PALAVRAS, NÓS CREMOS EM TODAS AS VERDADES ESPIRITUAIS QUE A BÍBLIA SAGRADA NOS MOSTRA, E ESSAS COISAS SÃO TOTALMENTE NEGADAS PELOS MATERIALISTAS QUE ESTÃO NO MUNDO AFORA, BASICAMENTE ATEUS. OS ATEUS E MATERIALISTAS NÃO CREEM EM NENHUMA DESSAS VERDADES QUE NÓS CREMOS. SUMARIANDO, TODAS AS VERDADES ESPIRITUAIS QUE A SAGRADA ESCRITURA NOS MOSTRA SÃO PLENAMENTE ACEITAS POR NÓS, MAS NÓS NÃO CREMOS NA IMORTALIDADE DA ALMA PORQUE ISSO NÃO É UMA VERDADE ESPIRITUAL QUE A BÍBLIA NOS MOSTRA, PORQUE NUNCA A PALAVRA “ETERNO” (AION) OU “IMORTAL” (ATHANATOS) NUNCA ANTECEDE OU SUCEDE A PALAVRA PARA “ALMA” (PSIQUÊ) NA SAGRADA ESCRITURA.

SENDO QUE EM ABSOLUTAMENTE NENHUM DOS MAIS DE MIL E CEM CAPÍTULOS DA BÍBLIA CANÔNICA APARECE QUALQUER LIGAÇÃO DOS TERMOS “ETERNO” E “IMORTAL” COM A ALMA, PRESEUME-SE LOGICAMENTE QUE ESTA NÃO É UMA VERDADE ESPIRITUAL QUE A BÍBLIA NOS MOSTRA. PARA O CRISTÃO, NÃO SER MATERIALISTA NÃO SIGNIFICA INVENTAR QUALQUER COISA COMO NÃO FAZENDO PARTE DO MUNDO NATURAL, MAS SIGNIFICA CRER TAMBÉM NAS VERDADES ESPIRITUAIS QUE A BÍBLIA REVELA, E A BÍBLIA NÃO “REVELA” IMORTALIDADE DE ALMA NENHUMA. PORTANTO, SER CRISTÃO HOLISTA NÃO SIGNIFICA SER MATERIALISTA E MUITO MENOS SER IMORTALISTA.

VOCÊ DISSE:
“3.Deixa eu entender melhor.

Qndo morre e é sepultado, podemos dizer que ele está no sheol,desceu ao sheol?

Se nao,o q ocorre entao?A pessoa é sepultada e depois é "transferida" para o Sheol?”

SIM, REGINALDO, QUANDO ALGUÉM MORRE PODEMOS CERTAMENTE DIZER QUE ELA VAI PARA O SHEOL (OU “HADES”, NO GREGO). ISSO NÃO MUDA O FATO DE QUE ELA VAI PARA A SEPULTURA, PORQUE SHEOL E SEPULTURA NÃO SÃO DOIS LOCAIS COMPLETAMENTE DIFERENTES. A SEPULTURA É UM LOCAL INDIVIDUAL, ENQUANTO QUE O SHEOL É UM LOCAL COLETIVO, INCLUINDO TODOS AQUELES QUE FORAM SEPULTADOS. VOU DAR UM EXEMPLO PRÁTICO PARA ELUCIDAR MAIS AS COISAS: IMAGINE QUE EU VOU SAIR DE VIAGEM PARA NOVA YORK. QUANDO EU CHEGAR LÁ, CERTAMENTE PODERIA DIZER QUE ESTOU EM NOVA YORK, ASSIM COMO TAMBÉM PODERIA DIZER PERFEITAMENTE QUE ESTARIA NO ESTADOS UNIDOS!

VEJA QUE O FATO DE EU ESTAR EM NOVA YORK NÃO SIGNIFICA QUE EU NÃO ESTOU NOS ESTADOS UNIDOS, PORQUE NOVA YORK FAZ PARTE DE ALGO COLETIVAMENTE MAIOR, QUE É A NAÇÃO NORTE-AMERICANA QUE ESTAMOS FALANDO. VOCÊ NÃO PRECISA DIZER QUE FOI PARA NOVA YORK E DEPOIS FOI “TRANSFERIDO” PARA OS ESTADOS UNIDOS, PORQUE QUANDO VOCÊ ESTÁ EM NOVA YORK VOCÊ ESTÁ NOS ESTADOS UNIDOS! EM RESUMO É ISSO O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA MORRE. ELA ESTÁ NA SEPULTURA, COMO TAMBÉM ESTÁ NO SHEOL, PORQUE O SHEOL É, ASSIM DIZENDO, A REUNIÃO DE TODOS OS QUE FORAM SEPULTADOS, COLETIVAMENTE FALANDO, ABRANGENDO TODOS OS QUE UMA VEZ VOLTARAM AO PÓ. DESTA FORMA, PODEMOS DIZER QUE A ALMA VAI PARA A SEPULTURA, ASSIM COMO PODEMOS DIZER QUE A ALMA FOI PARA O SHEOL. DE FATO, É EXATAMENTE ESTE O QUADRO QUE A BÍBLIA SAGRADA NOS MOSTRA:

-A ALMA NA COVA (SEPULTURA):

Jó 33
18 Para apartar o homem do seu designo e livrá-lo da soberba; para livrar a sua alma da cova, e a sua vida da espada.

Jó 33
22 Sua alma aproxima-se da cova, e sua vida, dos mensageiros da morte.

Jó 33
28 Ele resgatou a minha alma, impedindo-a de descer para a cova, e viverei para desfrutar a luz.

Salmos 94
17 Se o Senhor não fora em meu auxílio, já a minha alma habitaria no lugar do silêncio.

Isaías 38
17 Foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados.

Salmos 88
3 Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura.

Salmos 49
8 Pois o resgate da alma deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre,
9 para que viva para sempre e não sofra decomposição.

AQUI VIMOS SETE CITAÇÕES BÍBLICAS QUE DIZEM EXPLICITAMENTE QUE A ALMA VAI PARA A COVA NA MORTE (Jó 33:18, 22, 28; Sl.94:17; Is.38:19) E QUE ELA PODE SOFRER DECOMPOSIÇÃO NA SEPULTURA SE NÃO FOR RESGATADA NA RESSURREIÇÃO (Sl.49:8,9). É CLARO QUE EU PODERIA PASSAR MUITO MAIS PASSAGENS BÍBLICAS, MAS A MINHA INTENÇÃO NÃO É DE DAR MAIS DOR DE CABEÇA NOS IMORTALISTAS (ELES JÁ DEVEM ESTAR SOFRENDO MUITO COM TUDO ISSO), MAS SIM MOSTRAR BIBLICAMENTE O FATO DE QUE A ALMA DESCE A COVA (SEPULTURA) NA MORTE, ASSIM COMO DESCE AO SHEOL (ver Pv.23:14; Sl.16:10; Sl.30:3; Sl.89:48; Hc.2:5; At.2:27; At.2:31), PORQUE O SHEOL É O SENTIDO MAIS ABRANGENTE DE SEPULTURA.

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.