MOISÉS PASSOU POR UMA VIVIFICAÇÃO? (PARTE 2)

MOISÉS PASSOU POR UMA VIVIFICAÇÃO? (PARTE 2)

 

Olá, irmão Lucas. Graça e paz. Ok, Lucas, abaixo a mensagem completa, já que a 1ª que enviei foi pela metade.

Em sua última postagem dirigida a mim, vc disse:

“Certamente, mas onde foi que eu disse que o livro da Ascensão de Moisés narra este sendo ressuscitado?”

Irmão Lucas, vc disse, em seu estudo, que o livro apócrifo a “Ascensão de Moisés” narra a ressurreição de Moisés. Eis o lugar onde vc disse isso:

"Obviamente Miguel ganhou a posse do corpo de Moisés e o ressuscitou. Para aqueles que teimam em negar a clareza desta passagem dizendo que Moisés não ressuscitou, e o diabo queria tanto um cadáver, a situação fica muito mais complicada quando vemos o fato de que tal passagem está narrada no livro hebreu chamado “A Ascensão de Moisés”. Coincidência? Não! OS JUDEUS ACREDITAVAM NA RESSURREIÇÃO DE MOISÉS, E JUDAS COLOCOU ISSO COMO UMA VERDADE AO ESCREVER ESTE FATO INSPIRADO PELO ESPÍRITO SANTO."

Veja o que vc disse acima:

1. No início de sua fala acima, vc disse que o texto de Jd 9 narra a ressurreição de Moisés. Conforme vc mesmo disse, o arcanjo Miguel RESSUSCITOU MOISÉS.

2. Na sequencia, vc disse que a passagem de Jd 9 “está narrada no livro hebreu chamado ‘A Ascensão de Moisés’”.

3. Por fim, vc afirmou que Judas colocou em sua carta esse trecho da “Ascensão de Moisés” que supostamente narraria a ressurreição de Moisés, pois tal trecho seria uma prova de que “os judeus acreditavam na ressurreição de Moisés”.

Perceba que vc disse: “Os judeus acreditavam na ressurreição de Moisés, e Judas COLOCOU ISSO COMO UMA VERDADE AO ESCREVER ESTE FATO inspirado pelo Espírito Santo”. Em outras palavras, vc disse que a “Ascensão de Moisés” narra a ressurreição de Moisés, e que Judas, por acreditar que isso fosse “uma verdade”, escreveu, em sua carta, “este fato inspirado pelo Espírito Santo”.
Porém, essa obra apócrifa, como o irmão Paulo comprova, NÃO foi escrita para falar que Miguel ressuscitou o corpo de Moisés, mas, sim, para falar que Miguel SEPULTOU o corpo de Moisés. Após Miguel sepultar o corpo de Moises, levou o ESPIRITO dele para o céu. Ou seja, contrariando aquilo que vc afirmou acima, a “Ascensão de Moisés” é uma prova de que os judeus dos dias de Jesus NÃO acreditavam que Moisés havia ressuscitado. Portanto, vc não tem base histórica para afirmar que os judeus dos tempos de Jesus acreditavam que Moisés havia ressuscitado.

Por fim, eu gostaria de lhe deixar 5 perguntas, pra q vc responda quando puder, obviamente:

1. Se a “Ascensão de Moisés” NÃO narra a ressurreição de Moisés (mas o sepultamento dele), então vc acha correto apelar para o argumento do “achismo”? Afinal, vc disse que “a crença na ressurreição de Moisés deve-se dar POSSIVELMENTE por meio de uma tradição oral dos judeus”? Usar esse tipo de argumento é uma atitude confíavel de um pesquisados bíblico? Se de fato havia essa "tradição "oral dos judeus" acerca da ressurreição de Moisés, então onde é que se encontram as PROVAS dessa tradição? O irmão Paulo, porém, apresentou uma PROVA de que a tradição dos judeus dizia que Moisés NÃO havia ressuscitado, pois a obra apócrifa "Ascensão de Moisés" refletia essa tradição.

2. Você disse que Jd 9 foi extraído da obra apócrifa a “Ascensão de Moisés” (nisso eu concordo com vc), obra apócrifa que narrava a ressurreição do corpo de Moisés (nisso eu discordo de vc). Porém, o irmão Paulo demonstrou que essa obra apócrifa NÃO fala que Miguel ressuscitou o corpo de Moisés, mas, sim, que Miguel SEPULTOU o corpo de Moisés. Ora, isso não indica que JUDAS, ao usar em sua carta esse trecho da “Ascensão de Moisés”, também acreditava que Miguel havia sepultado o corpo de Moisés? Se a obra “Ascensão de Moisés” fala que Miguel sepultou o corpo Moisés, então vc não acha que seria estranho Judas usar essa obra em sua carta (Jd 9) para dizer que Miguel NÃO sepultou o corpo de Moisés? Em outras palavras, se a "Ascensão de Moisés" falava que Moisés NÃO havia ressuscitado, então por que Judas usaria essa obra em sua carta para dizer que Moisés havia ressuscitado?

3. Ao relacionar o texto de Jd 9 com a obra apócrifa “Ascensão de Moisés”, vc disse: “Os judeus acreditavam na ressurreição de Moisés, e Judas colocou isso como uma verdade AO ESCREVER ESTE FATO INSPIRADO PELO ESPÍRITO SANTO”. Diante disso que vc falou, eis algumas colocações que quero fazer:

a. O texto de Jd 9, que narra a contenda entre Miguel e o diabo pelo corpo de Moisés, foi extraído da obra “Ascensão de Moisés”.

b. Ao extrair esse relato da obra “Ascensão de Moisés” e, em seguida, inseri-lo em sua carta, vc disse que Judas fez isso “inspirado pelo Espírito Santo”.

c. Se Judas inseriu esse relato em sua carta por inspiração do Espírito, segue-se que seria impossível que ele mentisse ou se enganasse.

d. A obra apócrifa a “Ascensão de Moisés” não diz que Miguel ressuscitou Moisés, mas, sim, que Miguel sepultou o corpo de Moisés e, em seguida, conduziu o espírito dele ao céu.

Ora, Lucas, se Judas, INSPIRADO PELO ESPIRITO SANTO, inseriu em sua carta o relato do SEPULTAMENTO do corpo de Moisés, então vc não acha que isso é uma prova de que Judas (assim como os judeus de seus dias) NÃO acreditava na ressurreição de Moisés? Afinal, se a obra “Ascensão de Moisés” falava do sepultamento de Moisés, e se Judas, inspirado pelo Espírito, “colocou isso como uma verdade ao escrever inspirado este fato inspirado pelo Espírito Santo”, então só podemos concluir que Jd 9 foi escrito para falar da contenda entre Miguel e o diabo para SEPULTAR o corpo de Moisés, e não para ressuscitá-lo.

4. Para defender a ressurreição de Moisés, vc disse (equivocadamente) que os judeus acreditavam na ressurreição de Moisés, pois o livro “Ascensão de Moisés” narraria tal ressurreição. Em seguida, vc disse que Judas “colocou ISSO [ou seja, essa crença dos judeus na ressurreição de Moisés] como uma verdade ao escrever ESTE FATO [ou seja, a ressurreição de Moisés, que supostamente estaria registrada na ‘Ascensão de Moisés’] inspirado pelo Espírito Santo”.
Porém, a “Ascensão de Moisés” NÃO diz que o corpo de Moisés ressuscitou, mas, sim, foi sepultado. Logo, vc será COERENTE para admitir que Judas, quando extraiu da obra "Ascensão de Moisés" o relato em que Miguel SEPULTOU o corpo de Moisés, fez essa inserção a fim de dizer para nós que Miguel sepultou Moisés? Enfim, se, como vc disse, Judas foi inspirado pelo Espírito para inserir em sua carta um trecho do livro "Ascensão de Moisés", pois Judas queria ensinar que Miguel ressuscitou Moisés, então penso que vc deverá ser COERENTE para dizer que Judas, ao inserir em sua carta um trecho do livro "Ascensão de Moisés", queria com isso nos ensinar que Miguel SEPULTOU Moisés, pois essa obra apócrifa narra o sepultamento de Moisés.

5. Em uma de suas falas que transcrevi acima, vc disse: “Obviamente Miguel ganhou a posse do corpo de Moisés e o ressuscitou”. Aqui, vc deixa claro que foi o arcanjo Miguel quem RESSUSCITOU Moisés. Em sua opinião, o arcanjo Miguel é um ser divino? Pergunto isso porque somente um ser divino teria poder para ressuscitar alguém. O irmão Paulo disse, em um de seus estudos, que os adventistas, para defenderem que Moisés já ressuscitou, dizem que o arcanjo Miguel, na contenda que teve com o diabo (Jd 9), ressuscitou Moisés. Para tanto, os adventistas tiveram que abraçar a heresia de que Miguel é Jesus, pois apenas um ser divino teria poder para ressuscitar um morto. Lucas, vc também acredita que Miguel é a mesma pessoa de Jesus? Pergunto isso porque vc, assim como os adventistas, também usa o texto de Jd 9 para dizer que Miguel ressuscitou Moisés.

Um forte abraço, irmão Lucas, e fique com Deus.

André Galdino (André Galdino, Curitiba – 31/05/2011)

Resposta - OLÁ, ANDRÉ.
ANTES DE ESCREVER ALGUNS PONTOS SOBRE AS SUAS DECLARAÇÕES, QUERO APENAS FAZER UMA PEQUENA RESSALVA PARA QUE VOCÊ REUMA AQUILO QUE VOCÊ TEM A DIZER. POR EXEMPLO, VOCÊ FICOU FALANDO EM CINCO PONTOS INTEIROS (E GRANDES) SOBRE A MESMA COISA (A PASSAGEM DE JUDAS 9), BASICAMENTE REPETINDO AQUILO QUE JÁ TINHA SIDO DITO NOS PONTOS ANTERIORES.

COMO EU DISSE ONTEM PARA O REGINALDO, SE POSSÍVEL SERIA MELHOR SUMARIAR AQUILO QUE VOCÊ TEM A DIZER, NÃO TEM PROBLEMAS EM ESCREVER UM TEXTO RELATIVAMENTE LONGO (CONTANTO QUE NÃO SEJA UM LIVRO), MAS O PROBLEMA MAIOR É A REPETIÇÃO DE PONTOS QUE JÁ FORAM EXPLANADOS ANTERIORMENTE POR VOCÊ MESMO. PORTANTO, VOU COLOCAR ALGUNS PONTOS SOBRE AQUILO QUE EU TENHO A DIZER SOBRE TODAS AS SUAS ALEGAÇÕES E EM SEGUIDA VOCÊ ME RESPONDE EM CASO DE EU NÃO TER EXPLICADO DEVIDAMENTE. VAMOS PARA AS MINHAS CONSIDERAÇÕES:

1) O QUE EU BASICAMENTE DISSE NAQUELE ARTIGO SOBRE A RESSURREIÇÃO DE MOISÉS FOI TRÊS COISAS:

A) QUE UMA PARTE DOS JUDEUS ACREDITAM NA RESSURREIÇÃO DE MOISÉS.
B) QUE A PASSAGEM DE JUDAS 9 RESPALDA UM FATO QUE DIFICILMENTE PODE SER DEVIDAMENTE EXPLICADO SENÃO PELA RESSURREIÇÃO DE MOISÉS.
C) QUE A PASSAGEM QUE O APÓSTOLO (JUDAS) TIROU AQUELA DECLARAÇÃO DO VERSO 9 ESTÁ CONTIDO NA OBRA CHAMADA “A ASCENÇÃO DE MOISÉS”.

SE A PARTIR DISSO VOCÊ CONCLUI OBJETIVAMENTE QUE EU DEIXEI ENTENDER QUE A OBRA DA ASCENÇÃO DE MOISÉS REMETE NECESSARIAMENTE A RESSURREIÇÃO DE MOISÉS, ENTÃO EU REVOGO AQUILO QUE EU DISSE E PEÇO-LHE DESCULPAS. A RESSURREIÇÃO DE MOISÉS DEVE TER CHEGADO AOS JUDEUS POR MEIO DE UMA TRADIÇÃO ORAL, E, CONTRARIANDO AQUILO QUE VOCÊ DISSE, AS TRADIÇÕES ORAIS NÃO NECESSITAM DE ALGUM DOCUMENTO HISTÓRICO DE CONFIRMAÇÃO, PRECISAMENTE PORQUE ELA É ORAL E NÃO ESCRITA. ALÉM DISSO, MUITOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS DO PASSADO SIMPLESMENTE FORAM PERDIDOS OU JÁ NÃO EXISTEM E, SE EXISTEM, ESTÃO FRAGMENTADOS E NÃO INTEIROS, COMO PODEMOS VER EM MUITAS OBRAS DE GRANDES MESTRES DO PASSADO, QUE INFELIZMENTE CHEGARAM ATÉ NÓS FRAGMENTADAS. MAIS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES SOBRE ESTE ÚLTIMO PONTO:

2) EU NÃO ESTOU DIZENDO QUE ESTA TRADIÇÃO ORAL DOS JUDEUS É INCORRUPTÍVEL OU INFALÍVEL, OU QUE TENHA SUPOSTAMENTE SIDO TRANSMITIDA INATERAVELMENTE DE GERAÇÕES EM GVERAÇÕES ATÉ HOJE. COMO TODAS AS TRADIÇÕES ORAIS, ELAS PODEM SER CORROMPIDAS E ADULTERADAS. PORTANTO, EU NÃO ME SUSTENTO NA “TRADIÇÃO ORAL” DOS JUDEUS PARA PROVAR QUE MOISÉS RESSUSCITOU, MAS SIM PARA MOSTRAR QUE PARTE DOS JUDEUS CRIAM (EM ALGUMA ÉPOCA) QUE MOISÉS TINHA RESSUSCITADO. ESSA TRADIÇÃO É ORAL E NÃO ESCRITA, ASSIM COMO É O CASO DA TRADIÇÃO FARISAICA QUE SIMPLESMENTE NÃO EXISTEM REGISTROS DOCUMENTADOS NA ÉPOCA EM QUE JESUS A CONDENOU VEEMENTEMENTE EM MATEUS, NO CAPÍTULO 23.

3) COMO EU DISSE ANTERIORMENTE EM MINHA ÚLTIMA CARTA A VOCÊ, VOCÊ TEM QUE ENTENDER QUE O FATO DE UM APÓSTOLO FAZER USO DE ALGUM ESCRITO FORA DAS ESCRITURAS NÃO SIGNIFICA QUE TODA AQUELA OBRA QUE ELE CITOU É INSPIRADA OU VERDADEIRA, MAS SIMPLESMENTE QUE AQUELE ACONTECIMENTO MARCADO EM JUDAS 9 (DE MIGUEL BATALHANDO COM O DIABO) É UM ACONTECIMENTO REAL E NÃO FICTÍCIO. EM OUTRAS PALAVRAS, O MÁXIMO QUE PODEMOS TIRAR COMO “VERDADE” DA OBRA APÓCRIFA DA ASCENÇÃO DE MOISÉS É O FATO DE MIGUEL TER BATALHADO COM O DIABO PELO CORPO MORTO DE MOISÉS.

JAMAIS PODEMOS PRESUMIR A PARTIR DAÍ QUE A OBRA INTEIRA DA ASCENÇÃO DE MOIÉS É TOTALMENTE VERDADEIRA OU INERRANTE, COMO VOCÊ FAZ ALEGANDO A IMORTALIDADE DA ALMA BASEANDO-SE EM UM RELATO NÃO-BÍBLICO QUE NÃO FOI RESPALDADO POR NENHUM APÓSTOLO. ISSO SERIA O MESMO DE EU USAR A EXTENSA OBRA APÓCRIFA DE ENOQUE (QUE JUDAS CITOU NO VERSÍCULO 13 DE SUA EPÍSTOLA) PARA PEGAR O QUE EU QUISER NAQUELA OBRA APÓCRIFA COMO SENDO VERDADEIRA.

ISSO SERIA UM COMPLETO ABSURDO, PORQUE A OBRA APÓCRIFA DE ENOQUE CONTÉM EM SEU TODO UM ENORME CONTEÚDO QUE NÃO TEM A MENOR HARMONIA COM AS ESCRITURAS. OBVIAMENTE O ÚNICO FATO QUE PODEMOS CERTAMENTE ADMITIR COMO SENDO VERDADEIRO É O FATO QUE ELE NARRA NO VERSO 13, SEM DE MODO ALGUM ADMITIR QUE TODO O LIVRO DE EOQUE SEJA DIVINAMENTE INSPIRADO. DO MESMO MODO, PODEMOS APENAS TIRAR COMO VERDADE O FATO DESCORRIDO EM JUDAS 9 E NÃO TODA A OBRA DA ASCENÇÃO DE MOISÉS. DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS!

4) EU NÃO DISSE QUE JUDAS USOU A PASSAGEM DE JUDAS 9 VISANDO PASSAR AOS SEUS LEITORES QUE MOISÉS TINHA RESSUSCITADO, MAS SIM QUE A RESSURREIÇÃO DE MOISÉS É UMA DEDUÇÃO LÓGICA A PARTIR DO FATO NARRADO EM JUDAS 9. EM OUTRAS PALAVRAS, ESSA DEDUÇÃO (QUE MOISÉS RESSUSCITOU) SE FAZ PELA LÓGICA RACIONAL E NÃO PELA OBRA APÓCRIFA DA ASCENÇÃO DE MOISÉS, CUJA OBRA INTEGRAL NÃO PODE SER JAMAIS ADMITIDA COMO COMPLETAMENTE VERDADEIRA.

5) ESSA DEDUÇÃO LÓGICA (DE QUE MOISÉS RESSUSCITOU) PODE SER FALSEÁVEL CASO ALGUÉM CONSIGA MOSTRAR ALGUMA COERÊNCIA EM ALGUMA OUTRA ALTERNATIVA DISPONÍVEL. OU SEJA, SE ALGUM DEFENSOR DA DOUTRINA DA IMORTALIDADE DA ALMA ME MOSTRAR ALGUMA EVIDÊNCIA QUE SEJA LÓGICA E COERENTE (E QUE NÃO MOSTRA QUE MOISÉS TENHA RESSUSCITADO) QUE EXPLIQUE DEVIDAMENTE O FATO DA BRIGA ENTRE MIGUEL E SATANÁS, EU POSSO ME CONVENCER DISSO TRANQUILAMENTE.

MAS ENQUANTO NENHUM IMORTALISTA CONSEGUIR PASSAR QUALQUER TIPO DE IDEIA ALTERNATIVA À RESSURREIÇÃO DE MOISÉS, ESSA PERSPECTIVA CONTINUA SENDO CONSIDERADA COMO A MAIS PLAUSÍVEL DE TODAS AS INTERPRETAÇÕES. ATÉ HOJE EU NUNCA VI ALGUM IMORTALISTA DAR ALGUMA IDEIA PARALELA A RESSURREIÇÃO DE MOISÉS PARA O TEXTO DE JUDAS 9. ELES SEMPRE INSISTEM QUE NÃO SE TRATA DA RESSURREIÇÃO DE MOISÉS, MAS NUNCA APRESENTAM UMA OUTRA IDEIA INTERPRETATIVA (QUE NEGUE A RESSURREIÇÃO DE MOISÉS) QUE EXPLIQUE DEVIDAMENTE O POR QUÊ QUE SATANÁS ESTAVA TÃO DESESPERADO EM UM CORPO MORTO.

AFINAL, PORQUE ELE NÃO BRIGOU TAMBÉM PELO CORPO DE ABRAÃO? E DE DAVI? E DE ISAQUE? JACÓ? JOSÉ? PORQUE ELE NÃO FEZ ISSO COM TODOS OS OUTROS PERSONAGENS BÍBLICOS HISTÓRICOS DO ANTIGO TESTAMENTO, MAS FOI FAZER ISSO BEM EXATAMENTE APENAS E UNICAMENTE COM MOISÉS? OS IMORTALISTAS NÃO CONSEGUEM DAR UMA RESPOSTA SATISFATÓRIA A ISSO, E MUITO MENOS CONSEGUEM EXPLICAR O POR QUÊ QUE O DIABO ESTARIA LUTANDO POR UM CADÁVER QUE NADA VALE PARA ELE, QUE JÁ SE DECOMPÔS OU VIROU PÓ, E CUJA TENTATIVA NÃO LHE DARIA VANTAGEM NENHUMA NA VISÃO DOS IMORTALISTAS.

SE VOCÊ CONSEGUIR SATISFATORIAMENTE EXPLICAR O FATO DE JUDAS 9 SEM TER EM MENTE A RESSURREIÇÃO DE MOISÉS, ENTÃO ME EXPLIQUE QUE EU ESTOU ANCIOSO EM DESCOBRIR NOVAS ALTERNATIVAS VIÁVEIS. MAS APENAS FICAR INSISTINDO E BATENDO NA TECLA E DIZENDO QUE A OBRA DA ASCENÇÃO DE MOISÉS NÃO DIZ QUE MOISÉS RESSUSCITOU É UMA TENTATIVA INÚTIL, JÁ QUE O LIVRO DA ASCENÇÃO DE MOISÉS NÃO É INSPIRADO E MUITO MENOS INERRANTE.

JUDAS PODERIA TER PERFEITAMENTE CITADO AQUELE FATO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CRISTÃ E NÃO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA JUDAICA DAQUELA OBRA APÓCRIFA. DIFICILMENTE ELE NÃO SE OPORIA ÀS VISÕES DE IMORTALIDADE DA ALMA PRESENTES NAQUELA OBRA APÓCRIFA, TENDO EM VISTA QUE OS CRISTÃOS E APÓSTOLOS DESCRIAM PROFUNDAMENTE NA DOUTRINA GREGA-PLATÔNICA DA IMORTALIDADE DA ALMA, MOTIVO PELO QUAL O APÓSTOLO PAULO TEVE FORTES DESAVENÇAS CONTRA ELES (OS IMORTALISTAS) NA PRÓPRIA GRÉCIA – ver Atos 17:32.

5) O PAULO SÉRGIO NÃO MOSTROU O CONTEÚDO INTEIRO DA OBRA APÓCRIFA DA ASCENÇÃO DE MOISÉS, NA VERDADE ELE APENAS PASSOU UM OU OUTRO COMENTÁRIO BREVE DE UM LIVRO DE NORMAN RUSSEL CHAMPLIN, QUE DIZ QUE MOISÉS NÃO RESSUSCITOU. EM OUTRAS PALAVRAS, O PAULO SÉRGIO TERIA EFETIVAMENTE DEMONSTRADO QUE A OBRA APÓCRIFA DA ASCENÇÃO DE MOISÉS NÃO MOSTRA EM MOMENTO ALGUM QUE ESTE RESSUSCITOU SOMENTE EM CASO DE ELE MESMO PASSASSE PARA NÓS O CONTEÚDO INTEGRAL DESTA OBRA APÓCRIFA, MAS ELE APARENTEMENTE NÃO POSSUI EM MÃOS, E POR ISSO FOI PROCURAR A EXPLICAÇÃO EM UM LIVRO MODERNO. UMA VEZ SENDO QUE EU JÁ OUVI OUTRAS OPINIÕES SOBRE ESTA OBRA QUE SÃO CONTRADITÓRIAS A ESSA, A QUESTÃO SÓ SERIA DEVIDAMENTE CONCLUSIVA CASO ALGUÉM MOSTRASSE A OBRA INTEIRA DA ASCENÇÃO DE MOISÉS. VOCÊ TEM A OBRA AÍ?

6) EU NÃO CREIO QUE MIGUEL SEJA LITERALMENTE JESUS, MAS EU NÃO VEJO O POR QUÊ DE MIGUEL TER QUE SER JESUS PARA MOISÉS TER PASSADO POR UMA VIVIFICAÇÃO. QUAL SERIA O PROBLEMA CASO JESUS TIVESSE RESSUSCITADO MOISÉS, MANDANDO O ARCANJO MIGUEL BATALHAR COM O DIABO? PERFEITAMENTE JESUS PODERIA TER RESSUSCITADO MOISÉS, ENVIANDO O ARCANJO MIGUEL PARA BATALHAR COM O DIABO QUE QUIS IMPEDIR ISSO. ISSO OBVIAMENTE NÃO FARIA COM QUE NÃO TIVESSE SIDO JESUS QUEM TIVESSE RESSUSCITADO MOISÉS. JESUS PODERIA TÊ-LO RESSUSCITADO USANDO UM ANJO OU UM ARCANJO NATURALMENTE.

VAMOS DAR UM EXEMPLO PRÁTICO: TODOS SABEMOS QUE SÓ JESUS SALVA, CERTO? CREIO QUE SIM! MAS SERÁ QUE É JESUS, PESSOALMENTE, QUE APARECE NA FRENTE DE UM DESCRENTE E COMEÇA A CLAMAR PARA QUE ELE ACEITAR A CRISTO? É CLARO QUE NÃO! JESUS ENVIA ALGUM MISSIONÁRIO OU CRISTÃO, QUE É ENVIADO DA PARTE DE DEUS PARA TRAZER A MENSAGEM DO EVANGELHO PARA O PERDIDO, QUE É SALVO POR MEIO DE JESUS CRISTO. VEJA QUE O FATO DE SER UM MISSIONÁRIO E NÃO JESUS QUE PESSOALMENTE TRAZ A MENSAGEM DE CRISTO PARA O DESCRENTE NÃO MUDA O FATO DE QUE É SOMENTE JESUS QUE SALVA. É JESUS QUE SALVA, MAS ELE USA UMA PESSOA HUMANA PARA PREGAR O EVANGELHO. DO MESMO MODO, NÃO HAVERIA NENHUMA CONTRADIÇÃO EM JESUS TER RESSUSCITADO MOISÉS, MESMO TENDO USADO UM ARCANJO PARA ISSO.

7) FINALMENTE, QUERIA DECLARAR AQUI QUE PARA VOCÊ NEGAR O FATO DA VIVIFICAÇÃO DE MOISÉS, VOCÊ PRECISARIA FAZER MUITO MAIS DO QUE SIMPLESMENTE OFERECER ALTERNATIVAS DISPONÍVEIS PARA O TEXTO DE JUDAS 9 – VOCÊ TAMBÉM PRECISARIA OFERECER ALTERNATIVAS DISPONÍVEIS PARA TODAS AS OUTRAS PASSAGENS E OS OUTROS TEXTOS BÍBLICOS ABORDADOS POR MIM, INCLUSIVE EM MINHA ÚLTIMA CARTA, E QUE VOCÊ DEIXOU SIMPLESMENTE SEM REFUTAR. PARA FALAR A VERDADE, EU NEM CONSIDERO O TEXTO DE JUDAS 9 COMO SENDO A MAIOR EVIDÊNCIA BÍBLICA QUE INDUZ A RESSURREIÇÃO DE MOISÉS.

PARA MIM, AS PRÓPRIAS EVIDÊNCIAS DENTRO DO CONTEXTO DO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO ATESTAM E CONFIRMAM QUE MOISÉS ESTAVA EM UM CORPO GLORIOSO. AS EVIDÊNCIAS DENTRO DESTE OUTRO TEXTO SÃO AINDA MUITO MAIS FORTES E, PORTANTO, VOCÊ É OBRIGADO A NECESSARIAMENTE NEGÁ-LAS CASA QUEIRA DE FATO DIZER QUE MOISÉS NUNCA PASSOU POR UMA (AINDA QUE TEMPORÁRIA) VIVIFICAÇÃO. POR ISSO, FAZ-SE NECESSÁRIO REPETIR AQUELA MINHA ÚLTIMA RESPOSTA, PORQUE VEJO QUE ELA CONTINUA SEM UMA EXPLICAÇÃO DE SUA PARTE:

DADO OS DEVIDOS FATOS OCORRIDOS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO, A PARTIR DE UMA LEITURA BÍBLICA SÉRIA, HONESTA E CUIDADOSA, PODEMOS AFIRMAR COM ABSOLUTA CERTEZA QUE MOISÉS NÃO ESTAVA EM UM ESTADO DISTINTO OU DIFERENTE DE JESUS E ELIAS. PEDRO NÃO VIU UM JESUS EM GLÓRIA NO CORPO, UM ELIAS EM GLÓRIA NO CORPO E UM MOISÉS APENAS COMO UM SER NÃO-FÍSICO, CLARAMENTE DISTINTO DOS OUTROS DOIS E SEM CORPO!

MUITO PELO CONTRÁRIO, PEDRO VIU OS TRÊS (JESUS, ELIAS E MOISÉS) EM GLÓRIA E EM CORPO GLORIFICADO, TANTO QUE PROPÔS CONSTRUIR TRÊS CABANAS E NÃO APENAS DUAS, COMO QUEREM OS IMORTALISTAS. INFELIZMENTE OS DEFENSODRES DA DOUTRINA DA IMORTALIDADE SE COLOCAM EM APUROS QUANDO SE DEPARAM COM A CENA DO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO: OU ELES BEIRAM O RIDÍCULO DE AFIRMAR QUE UM SER NÃO-FÍSICO E IMATERIAL PRECISARIA DE UMA CABANA FÍSICA E MATERIAL, OU ENTÃO ELES JOGAM A CABANA DE MOISÉS FORA.

VOCÊ PRECISA REFUTAR ESSA “CONTRADIÇÃO IMORTALISTA” CASO QUEIRA EFETIVAMENTE NEGAR A VIVIFICAÇÃO DE MOISÉS, E PELO O QUE VEJO, O PAULO SÉRGIO NÃO FOI CAPAZ DE ESCLARECER ISSO PARA A GENTE NAQUELE ARTIGO DELE, E NEM FOI CORRER ATRÁS DO NORMAN RUSSEL DE NOVO...

UM FORTE ABRAÇO, ANDRÉ, E FIQUE COM DEUS!

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.