QUAL O DESTINO DE PECADORES, INCINERADOS E ANIMAIS

QUAL SERÁ O DESTINO DOS ANIMAIS? QUAL SERÁ O DESTINO DOS QUE FORAM INCINERADOS? QUAL SERÁ O DESTINO DOS PECADORES?

 

Não é bem comentário e sim perguntas. Pois, não encontrei outro modo de entrar para perguntar.
1 - Que será dos animais que tanto amamos no fim de tudo ?
2 - O ser vivo (alma vivente) que foi incinerado e as cinzas
jogadas ao mar, como ocorrerá a ressurreição ?
adquirirá novo corpo ? será no mesmo local do
sepultamento ?
3 - Se Deus (Jesus) é misericordioso, e a sua bondade e
amor excedem, os pecadores depois de castigados pelos
seus erros, haverá alguma chance mesmo remota de
retornar a presença de Deus para um arrependimento ?
Grato. (David, Recife – 27/05/2011)

Resposta - OLÁ, DAVID.
ESTA AQUI É MESMO A PÁGINA CERTA PARA PERGUNTAR, COMENTAR OU QUESTIONAR ALGO. QUANTO AS TRÊS PERGUNTAS, VAMOS DIRETO AO PONTO:

VOCÊ DISSE:
“1 - Que será dos animais que tanto amamos no fim de tudo ?”

DE ACORDO COM A SAGRADA ESCRITURA, A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS OCORRE APENAS PARA NÓS, SERES HUMANOS, TANTO JUSTOS COMO ÍMPIOS. EM MOMENTO ALGUM ELA DEIXA PASSAR ALGUM TIPO DE “RESSURREIÇÃO” PARA ALGUM ANIMAL. VEJAMOS:

João 5
28 Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
29 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.

EM APOCALIPSE TAMBÉM ESTÁ RELATADO A RESSURREIÇÃO DAS PESSOAS QUE PRATICARAM A JUSTIÇA E, MIL ANOS DEPOIS, A RESSURREIÇÃO DOS ÍMPIOS. MAS EM MOMENTO ALGUM É MENCIONADO ALGUM ANIMAL PASSANDO PELA RESSURREIÇÃO:

Apocalipse 20
4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

PORTANTO, NÃO EXISTE BASE BÍBLICA PARA O ENSINAMENTO DE QUE OS ANIMAIS, TANTO QUANTO OS SERES HUMANOS, PASSARÃO PELA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS. PORÉM, A BÍBLIA NOS RELATA QUE HAVERÁ ANIMAIS NA NOVA CRIAÇÃO ASSIM COMO OCORRE HOJE:

Isaías 65
25 O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.

DE ACORDO COM ESTE VERSO EM ISAÍAS, NO CONTEXTO EM QUE DEUS RETRATA A NOVA CRIAÇÃO COM “NOVOS CÉUS E NOVA TERRA” (Is.65:17), É RELATADO A PRESENÇA DE ANIMAIS TAIS COMO O LOBO, O CORDEIRO, O LEÃO, O BOI E A SERPENTE (Is.65:25). ISSO NOS MOSTRA QUE, APESAR DOS ANIMAIS QUE ESTÃO CONOSCO NO PRESENTE MOMENTO NÃO PASSARÃO POR UMA RESSURREIÇÃO PARA A VIDA OU MORTE ETERNA, OUTROS ANIMAIS SERÃO CRIADOS POR DEUS PARA QUE O HOMEM CUIDE DELES, CONFORME FOI INICIALMENTE ESTIPULADO POR DEUS NO PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO (Gn.1:26).

ASSIM COMO ERA O PLANO ORIGINAL DE DEUS, NO PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO, COM OS ANIMAIS VIVENDO EM HARMONIA ENTRE SI E COM O HOMEM (Gn.2:20), TAMBÉM NA NOVA CRIAÇÃO (Ap.21:1-3) HAVERÁ ESSA ORDEM E ESSA HARMONIA QUE HAVIA NO PRINCÍPIO DE TODAS AS COISAS, ANTES DO PECADO ENTRAR NO MUNDO. QUANDO O PECADO ENTROU NO MUNDO, VEIO A DESORDEM. QUANDO, CONTUDO, O PECADO FOI ERRADICADO DO MUNDO, A ORDEM SERÁ INSTITUÍDA NOVAMENTE, COM A HARMONIA NA PRESENÇA ENTRE HOMENS E ANIMAIS, NA NOVA ORDEM.

VOCÊ DISSE:
“2 - O ser vivo (alma vivente) que foi incinerado e as cinzas jogadas ao mar, como ocorrerá a ressurreição ? adquirirá novo corpo ? será no mesmo local do sepultamento ?”

A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS É UMA REALIDADE; PORÉM, QUANTO AOS CORPOS QUE VIRÃO A SER, PAULO EXPLICA EXAUSTIVAMENTE SOBRE ISSO AO LONGO DO CAPÍTULO 15 DE 1CORÍNTIOS, QUE ELE DEDICA GRANDE PARTE RELATANDO ISSO:

1 Coríntios 15
35 Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?
36 Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
37 E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente.

AQUI O APÓSTOLO PAULO EXPLICA AOS CORÍNTIOS QUE O CORPO QUE HÁ DE NASCER NA RESSURREIÇÃO É DIFERENTE DO CORPO QUE NÓS TEMOS HOJE. O CORPO QUE NÓS TEMOS HOJE É CONSIDERADO COMO UMA “SEMENTE” (v.36), QUE PRIMEIRO TEM QUE MORRER, PARA DEPOIS SER VIVIFICADO (v.36). CONTUDO, NÓS NÃO SEMEAMOS O CORPO QUE HÁ DE NASCER (v.37), MAS DEUS DÁ A CADA UM O CORPO COMO ELE QUER:

1 Coríntios 15
38 Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.

EM SEGUIDA O APÓSTOLO CONTINUA ACENTUANDO O CONTRASTE ENTRE A CARNE DE HOMENS E ANIMAIS, PEIXES E AVES, CORPOS CELESTES E CORPOS CELESTES, A FIM DE MOSTRAR QUE A GLÓRIA DE UM É DIFERENTE DA GLÓRIA DO OUTRO, PORQUE O NOSSO CORPO DA RESSURREIÇÃO NÃO SERÁ ESTE MESMO CORRUPTÍVEL E MORTAL QUE POSSUÍMOS HOJE, MAS SIM UM CORPO GLORIFICADO:

1 Coríntios 15
39 Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.
40 E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.
41 Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.

E ASSIM PAULO CONCLUI:

1 Coríntios 15
42 Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
43 Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com poder.

ASSIM PODEMOS CONCLUIR QUE:

1. OS CORPOS NÃO SERÃO CORRUPTÍVEIS, MAS INCORRUPTÍVEIS.
2. NÃO SERÃO MORTAIS, MAS IMORTAIS.
3. NÃO ESTARÃO EM ESTADO DE FRAQUEZA, MAS EM PODER.
4. NÃO É O MESMO EM TODOS OS ASPECTOS QUE NÓS SEMEAMOS AQUI NA TERRA, MAS SIM UM COMO DEUS QUER.

PORTANTO, A CONCLUSÃO DISSO É QUE, ATÉ MESMO NOS CASOS DE PESSOAS QUE TIVERAM SEUS CORPOS INCINERADOS, DEUS LHE DARÁ UM NOVO CORPO, CONFORME A VONTADE DELE, NÃO MAIS EM FRAQUEZA, MAS SIM EM GLÓRIA, ASSIM COMO O CORPO RESSURRETO DE JESUS CRISTO, QUE, APESAR DE MATERIAL E FÍSICO, ERA GLORIOSO E IMORTAL.

VOCÊ DISSE:
“3 - Se Deus (Jesus) é misericordioso, e a sua bondade e amor excedem, os pecadores depois de castigados pelos seus erros, haverá alguma chance mesmo remota de retornar a presença de Deus para um arrependimento ?”

A BÍBLIA NÃO ABRE POSSIBILIDADE PARA A SALVAÇÃO APÓS A MORTE, NEM MESMO APÓS PAGAREM PELOS SEUS PECADOS NO GEENA. O DESTINO FINAL DOS ÍMPIOS, APÓS PAGAREM PELOS SEUS PECADOS, É A ELIMINAÇÃO, E NÃO A SALVAÇÃO. EM NENHUM LUGAR DA BÍBLIA, NEM NO APOCALIPSE E NEM EM OUTRO LUGAR É DITO QUE APÓS PAGAREM PELOS SEUS PECADOS OS ÍMPIOS VOLTARÃO PARA A PRESENÇA DE DEUS. POR EXEMPLO, NO APOCALIPSE É APENAS RETRATADO UM “FOGO QUE DESCEU DOS CÉUS E OS DEVOROU” (Ap.20:9), SEM FAZER EM SEGUIDA MENÇÃO ALGUMA A UM “ARREPENDIMENTO” POSTERIOR, MAS SIM MARCANDO UM FORTE CONTRASTE ENTRE OS SALVOS NA NOVA JERUSALÉM CELESTIAL:

Apocalipse 22
14 Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

E LOGO NO VERSO SEGUINTE MARCANDO O DESTINO FINAL DOS ÍMPIOS, O LAGO DE FOGO QUE É A “SEGUNDA MORTE” (Ap.20:14):

Apocalipse 22
15 Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.

OU SEJA, SE O APÓSTOLO JOÃO QUISESSE RETRATAR QUE OS ÍMPIOS VOLTARÃO A VIDA E SERÃO RECONDUZIDOS A DEUS, CERTAMENTE ELE TERIA ESCRITO ISSO APÓS O VERSO 15 DO ÚLTIMO CAPÍTULO DA BÍBLIA, QUE FALA DO DESTINO FINAL DOS JUSTOS. MAS, AO CONTRÁRIO, ELE CONTINUA RELATANDO – DO INÍCIO AO FIM – O LAGO DE FOGO (SEGUNDA MORTE) COMO SENDO O DERRADEIRO E FINAL DESTINO DOS ÍMPIOS E PECADORES. ESTE CONTRASTE ANULA AS POSSIBILIDADES DE QUE AMBOS OS GRUPOS (SALVOS E NÃO-SALVOS) TERMINEM NO MESMO LUGAR, POIS MOSTRAM DESTINOS FINAIS DIFERENTES.

EM TODA A BÍBLIA NÃO NOS É RELATADO OS ÍMPIOS VOLTANDO A EXISTÊNCIA ALGUM DIA PARA SEREM CONDUZIDOS AO “ARREPENDIMENTO”, MAS SIM QUE “O ÍMPIO JÁ NÃO EXISTE... MAS O JUSTO PERMANECE PARA SEMPRE” (Pv.10:25), E QUE ELES SERÃO “DESTRUÍDOS PARA SEMPRE” (Sl.92:6,7). DADO O DEVIDO CONTRASTE, O FATO DE QUE APENAS OS JUSTOS PERMANECEM PARA SEMPRE E DE QUE OS ÍMPIOS “NÃO MAIS EXISTIRÃO” (Pv.10:25; Sl.104:35) E QUE “SE FARÃO EM CINZAS” (2Pe.2:6; Is.5:23,24; Ml.4:3), É MUITO CLARO QUE NÃO EXISTE CHANCES OU POSSIBILIDADES DE QUE ELES RESSUSCITEM NOVAMENTE DA MORTE, SEJAM CONDUZIDOS AO ARREPENDIMENTO E VOLTEM PARA PERTO DE DEUS, PORQUANTO O TEMPO DE SALVAÇÃO É “AGORA” (2Co.6:2), “DURANTE O TEMPO QUE SE CHAMA ‘HOJE’” (Hb.3:13), E NÃO EM ALGUM MOMENTO DEPOIS DA NOSSA MORTE.

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.