MARIA TEVE FILHOS ALÉM DE JESUS?

MARIA TEVE FILHOS ALÉM DE JESUS?

 

Em que versículo bíblico se fala que Maria teve outros filhos ( em nenhum, podem procurar), nela se encontra passagens nas quais se cita os irmãos Dele que são: Tiago, José, Judas e Simão (Mc 6,3; Mt 13,55). Eu tenho dois irmãos, mas minha mãe só tem uma filha eu. Se Maria tivesse outros filhos a Bíblia nos revelaria isto. Como eu creio na Bíblia e lá em nenhum lugar diz que Maria teve outros filhos além de Jesus, pois só Jesus é chamado de filho de Maria é nisto que eu creio que só Jesus é filho de Maria e ela só teve um filho Jesus. (Aiume Santos, Rio de Janeiro – 10/05/2011)

Resposta - OLÁ, AIUME.
VOCÊ PODERIA POR FAVOR ME MOSTRAR O CAPÍTULO E VERSÍCULO DA BÍBLIA EM QUE DIZ EXATAMENTE QUE JESUS É FILHO ÚNICO DE MARIA? NA MINHA BÍBLIA NÃO ESTÁ ESCRITO ISSO, PELO CONTRÁRIO, ESTÁ ESCRITO QUE:

“E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem” (Lc.2:7)

OU SEJA, MARIA DEU A LUZ A SEU FILHO PRIMOGÊNITO, E NÃO A SEU “FILHO ÚNICO” COMO VOCÊ DIZ. ALÉM DE CONTRADIZER EXPLICITAMENTE O TEXTO DO EVANGELHO, VOCÊ PODERIA ME MOSTRAR UM ÚNICO EXEMPLO BÍBLICO EM QUE “PRIMOGÊNITO” NÃO IMPLICA EM TER OUTROS FILHOS? ISSO É ÓBVIO, PORQUE SE JESUS FOSSE O ÚNICO FILHO DE MARIA, ENTÃO OS EVANGELISTAS NÃO IRIAM CHAMÁLO DE “PRIMOGÊNITO”, MAS SIM DE “FILHO ÚNICO”, ASSIM COMO ELES FAZEM NO CASO DE DEUS PAI E JESUS CRISTO:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo.3:16)

ORA, ESSE MESMO EVANGELISTA (LUCAS), FAZ QUESTÃO DE ACENTUAR QUANDO ALGUÉM É FILHO ÚNICO, DIZENDO ESPECIFICAMENTE QUE:

“E eis que um homem da multidão clamou, dizendo: Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que eu tenho” (Lc.9:38)

E TAMBÉM NO CASO DO FILHO ÚNICO DA VIÚVA:

“E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade” (Lc.7:12)

ORA, SE LUCAS FOI PRECISO E DETALHISTA EM RELATAR EM SEU EVANGELHO QUE NESTES DOIS CASOS ERAM “FILHOS ÚNICOS”, ENTÃO POR QUE RAZÃO ELE IRIA MUDAR REPENTINAMENTE O SEU ESTILO E ESCREVER EXATAMENTE O CONTRÁRIO COM RELAÇÃO A JESUS CRISTO, DIZENDO QUE ELE É O “PRIMOGÊNITO” AO INVÉS DE DIZER QUE ELE É TAMBÉM O “FILHO ÚNICO”? É ÓBVIO QUE É PORQUE MARIA TEVE MAIS FILHOS ALÉM DE JESUS.

ADEMAIS, AONDE É QUE ESTÁ ESCRITO QUE MARIA FOI PERPETUAMENTE VIRGEM? NA MINHA BÍBLIA NÃO ESTÁ ESCRITO QUE MARIA NUNCA TEVE RELAÇÕES SEXUAIS COM SEU MARIDO JOSÉ, MAS SIM QUE ELES NÃO TIVERAM RELAÇÕES ATÉ O NASCIMENTO DE JESUS:

Mateus 1
25 E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

É ÓBVIO QUE ESTE “ATÉ QUE DEU A LUZ A SEU FILHO PRIMOGÊNITO” (v.25) MARCA CLARAMENTE O FATO DE QUE HOUVE RELAÇÕES SEXUAIS NATURAIS ENTRE JOSÉ E MARIA APÓS O NASCIMENTO DE JESUS. NÃO ESTÁ ESCRITO QUE JOSÉ NÃO A “CONHECEU” NUNCA, MAS SIM QUE ELE NÃO A CONHECEU ATÉ QUE JESUS NASCESSE! NO MAIS, VEJA TAMBÉM QUE ESTES IRMÃOS DE JESUS ERAM IRMÃOS DE SANGUE, E NÃO DE UM PARENTESCO MAIS DISTANTE. EM PRIMEIRO LUGAR, PORQUE O PRÓPRIO SENHOR JESUS DISSE QUE:

Marcos 6
3 Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito.
4 Mas Jesus disse-lhes: Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa.

AQUI JESUS SE DEFENDE DAS DESONRAS QUE ESTAVA TENDO DOS JUDEUS. COMO RESPOSTA, ELE DIZ QUE UM PROFETA SÓ É DESPREZADO EM SUA PÁTRIA (NAÇÃO), ENTRE SEUS PARENTES (PRIMOS) E NA SUA PRÓPRIA CASA (IRMÃOS)! ORA, AQUI É CLARAMENTE DIFERENCIADO OS PRIMOS DOS IRMÃOS, PORQUE JESUS DIZ ESTAR SENDO DESONRADO EM SUA PRÓPRIA CASA, O QUE REMETE NECESSARIAMENTE A UMA COMUNHÃO FAMILIAR DE SANGUE, ENTRE PAI, MÃE E IRMÃOS. É POR ISSO QUE JESUS NÃO APENAS FALA DOS “PARENTES”, COMO TAMBÉM FALA DA SUA PRÓPRIA CASA! EM SEGUNDO LUGAR, PORQUE OUTRA PASSAGEM NOS MOSTRA CLARAMENTE QUE OS IRMÃOS DE JESUS NÃO PODIAM SER PRIMOS OU DE OUTRO PARENTESCO, DIANTE DO SEGUINTE CONTEXTO:

Marcos 3
31 Chegaram sua mãe e seus irmãos e, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo.
32 Ora, a multidão estava sentada ao redor dele; e disseram-lhe: "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram."
33 Ele respondeu-lhes: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?"
34 E, correndo o olhar sobre a multidão, que estava sentada ao redor dele, disse: "Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
35 Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."

É ÓBVIO QUE O TEXTO AQUI ESTÁ FALANDO DE UMA COMUNHÃO FAMILIAR DE CARNE E SANGUE: PAI, MÃE, IRMÃO E IRMÃ. JESUS ESTÁ COLOCANDO CLARAMENTE A SUA FAMÍLIA ESPIRITUAL ACIMA DE SUA FAMÍLIA CARNAL. O TEXTO PERDERIA COMPLETAMENTE A SUA FORÇA CASO O SEU SENTIDO FOSSE DE “MEU PRIMO, MINHA PRIMA E MINHA MÃE”! O FATO DE QUE SEUS IRMÃOS E IRMÃS SÃO MENCIONADOS JUNTO A SEUS PAIS NOS MOSTRAM QUE ELES ERAM IRMÃOS MESMO, E NÃO “PRIMOS” OU DE ALGUM OUTRO PARENTESCO.

POR FIM, TEMOS QUE CONSIDERAR AQUI TAMBÉM A EVIDENTE DISTINÇÃO DAS PALAVRAS GREGAS ENTRE IRMÃO E PRIMO. AINDA QUE OS EVANGELHOS TIVESSEM SIDO ESCRITOS EM LÍNGUA ARAMAICA (COMO ALEGAM ALGUNS CATÓLICOS), É TOTALMENTE INDISCUTÍVEL QUE AS EPÍSTOLAS APOSTÓLICAS FORAM ESCRITAS ORIGINALMENTE EM GREGO, E NO GREGO EXISTE UMA CLARA DIFERENCIAÇÃO ENTRE A PALAVRA PARA PRIMO E PARA IRMÃO, COMO SE PODE NOTAR A SEGUIR:

Gálatas 1
19 Não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor.

AQUI PAULO FALA QUE TIAGO É “IRMÃO DO SENHOR”. ESSE MESMO PAULO DIFERENCIA IRMÃO DE PRIMO A SEGUIR:

Colocensses 4
10 Aristarco, meu companheiro de prisão, envia-lhes saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé. Vocês receberam instruções a respeito de Marcos, e se ele for visitá-los, recebam-no.

AQUI PAULO FALA QUE MARCOS É PRIMO DE BARNABÉ. PERCEBA COMO PAULO DIFERENCIA O “IRMÃO” DE “PRIMO”. ISSO OCORRE PORQUE A PALAVRA GREGA PARA IRMÃO É “ADELPHOS”, E A PALAVRA GREGA PARA PRIMO É “ANEPSIÓS”. QUANDO TRATANDO-SE DO PARENTESCO DOS IRMÃOS DE JESUS, A PALAVRA GREGA SEMPRE UTILIZADA É ADELPHO (IRMÃO), MAS NUNCA ANEPSIÓS (PRIMO), COMO OS CATÓLICOS DIZEM. EM OUTRAS PALAVRAS, OS EVANGELISTAS E PRINCIPALMENTE OS APÓSTOLOS TINHAM PRONTO, A MÃO, UMA PALAVRA GREGA EXATA PARA “PRIMO” PARA SE REFERIR AOS IRMÃOS DE JESUS, MAS ELES ABRIAM MÃO DESTA PALAVRA E SEMPRE UTILIZAVAM A QUE ERA REALMENTE PARA IRMÃOS (ADELPHOS), CONQUANTO QUE ELES FIZESSEM ESSA DISTINÇÃO EM OUTRAS OPURTUNIDADES, COMO EM COLOCENSSES 4:10 QUANDO O REFERIDO É REALMENTE UM PRIMO E NÃO UM IRMÃO.

PORTANTO, A SUA RETÓRICA DE QUE JESUS É FILHO ÚNICO DE MARIA É FALSA, HERÉTICA E ANTIBÍBLICA, QUE CONTRADIZ INTEIRAMENTE OS EVANGELHOS, A LÓGICA TEXTUAL E O ORIGINAL GREGO.

AMIGAVELMENTE,
LUCAS BANZOLI.