A DOUTRINA DO ARREBATAMENTO

O ARREBATAMENTO É UMA FARSA? ELE É PRÉ OU PÓS-TRIBULACIONAL?

 

Por favor, me ajude a refutar um ateu, que diz que a doutrina do arrebatamento é uma farsa...eu creio no arrebatamento....queria saber a sua opinião a respeito...o ateu alega que na Biblia foi inseridos falsos textos sobre o arrebatamento, e sendo que tal doutrina nunca é encontrada na História do Cristianismo,pois não aparece nem na literatura católica, nem na protestante até o século XIX, quando surgiram suas primeiras manifestações nas obras de John Nelson Darby, um ministro fundamentalista que posteriormente se converteu em sacerdote anglicano......Isso é verdade??? se não , como eu creio que não como refutar e onde pesquisar sobre o real sentido do arrebatamento??..obrigada (Suzana Teixeira, São Vincente – 07/04/2011)

Resposta - OLÁ, SUZANA.
A DOUTRINA DO ARREBATAMENTO É VERDADEIRA; CONTUDO, O ARREBATAMENTO BÍBLICO É PÓS-TRIBULACIONAL, E NÃO PRÉ-TRIBULACIONAL. OU SEJA, EXISTE O ARREBATAMENTO, MAS ESTE NÃO SE PASSA ANTES DOS SETE ANOS DE TRIBULAÇÃO APOCALÍPTICA E NEM NA METADE DESTE PERÍODO (COMO CREEM OS PRÉ-TRIBULACIONISTAS E OS MIDI-TRIBULACIONISTAS), MAS SIM NO FINAL DE3TE PERÍODO DE SETE ANOS DE TRIBULAÇÃO (TRÊS ANOS E MEIO DE TRIBULAÇÃO E OUTROS TRÊS ANOS E MEIO DE GRANDE TRIBULAÇÃO). ESSA É A MINHA VISÃO SOBRE ESTE TEMA ESCATOLÓGICO, E SE VOCÊ QUISER ACOMPANHAR O QUE EU TENHO A ESCREVER SOBRE ISSO É SÓ ENTRAR NO LINK AQUI DO SITE EM QUE EU ABORDO O ASPECTO DO ARREBATAMENTO DA IGREJA, NA PÁGINA: "ENTENDENDO O APOCALIPSE".


 NA PRIMEIRA PARTE EU ABORDO O ASPECTO NÃO-PRETERISTA DO APOCALIPSE, E NA SEGUNDA PARTE EU ABORDO O ASPECTO DO ARREBATAMENTO QUE É PÓS-TRIBULACIONAL, ANTES QUE PRÉ-TRIBULACIONAL. COMO SERIA DEMASIADAMENTE EXTENSO PASSAR AQUI PRA VOCÊ TODAS AS INÚMERAS PASSAGENS BÍBLICAS ACERCA DESTE TEMA, PEÇO PARA QUE VOCÊ ENTRE NAQUELE LINK, E LEIA ESTE VERSÍCULO PRINCIPAL QUE NOS MOSTRA DE MANEIRA MUITO CLARA E EXPLÍCITA QUE TAL ARREBATAMENTO ACONTECE DEPOIS (E NÃO ANTES) DO PERÍODO DE GRANDE TRIBULAÇÃO. VEJAMOS:

Mateus 24
29 "Imediatamente após a tribulação daqueles dias ‘o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados’.
30 "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.
31 E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.

AQUI NÓS VEMOS QUE É IMEDIATAMENTE APÓS (E NÃO “ANTES”) DA TRIBULAÇÃO DAQUELES DIAS QUE O SENHOR JESUS ENVIARÁ OPS SEUS ANJOS COM SONS DE TROMBETA E REUNIRÁ OS SEUS ELEITOS. OU SEJA, É APÓS A GRANDE TRIBULAÇÃO, E NÃO ANTES DELA, QUE VEM O ARREBATAMENTO DA IGREJA. ANTES DISSO ONDE ESTARÃO OS ELEITOS? NO CÉU? NÃO EXATAMENTE. O PRÓPRIO SENHOR JESUS DISSE QUE OS SEUS ELEITOS (OS ESCOLHIDOS) ESTARIAM PASSANDO PELA TRIBULAÇÃO, E POR ISSO MESMO AQUELES DIAS SERIAM ABREVIADOS (POR CAUSA DOS ELEITOS), E ESTES ELEITOS DEVERIAM FUGIR PARA OUTRAS REGIÕES E PARA AS MONTANHAS (SE ELES TÊM QUE FUGIR, ENTÃO NÃO SERÃO ARREBATADOS ANTES DISSO):

“Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados” (Mt.24:22)

“Orem para que a fuga de vocês não aconteça no inverno nem no sábado” (Mt.24:20)

MAS NÃO É VERDADE QUE ALGUMA COISA FOI INSERIDA POSTERIORMENTE NA BÍBLIA QUE NÃO ESTIVESSE NELA ANTES. NOVAMENTE ESTE ASSUNTO É COMPLEXO DEMAIS E É EMPLAMENTE RETRATADO AQUI NESTE SITE, PRINCIPALMENTE EM DOIS LINKS, UJM DOS QUAIS EU FAÇO USO DO LIVRO “NÃO TENHO FÉ SUFICIENTE PARA SER ATEU” (NORMAN GEISLER E FRANK TUREK), E O OUTRO FUI EU MESMO QUE FIZ EM UMA REFUTAÇÃO A UM LIVRO ATEU FEITO POR LA SAGESSE QUE BUSCAVA DIZER QUE JESUS CRISTO NÃO É UM PERSONAGEM HISTÓRICO E QUE JAMAIS EXISTIU.

É CLARO QUE EM BOA PARTE DO TEXTO EU ESTOU DEMONSTRANDO HISTORICAMENTE A EXISTÊNCIA DE CRISTO, MAS EM UMA PARTE EU TAMBÉM ABORDO ESTE OUTRO ASPECTO DA FIDELIDADE E AUTENCIDADE DOS MANUSCRITOS DO TEXTO GREGO DAS ESCRITURAS. BASTA IR EM “VERACIDADE BÍBLICA (P4)”, E DEPOIS EM “JESUS REALMENTE EXISTIU? (P2)”. SÓ PARA TER UMA IDEIA, VOCÊ VERÁ QUE TODAS AS DEZ MAIORES OBRAS DE HISTÓRIA ANTIGA JUNTAS NÃO CHEGAM NEM PERTO DO NÚMERO DE CÓPIAS EXISTENTES DA SAGRADA ESCRITURA DOS CRISTÃOS, E TAMBÉM É DIGNO DE NOTA O FATO DE QUE A SAGRADA ESCRITURA TAMBÉM É O DOCUMENTO QUE POSSUI A MENOR QUANTIDADE DE ESPAÇO ENTRE O ORIGINAL E A CÓPIA MAIS ANTIGA. POR TUDO ISSO, O NOVO TESTAMENTO É MUITO MAIS SEGURO DO QUE TODOS OS DOCUMENTOS HISTÓRICOS ANTIGOS JUNTOS, EM TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

INFELIZMENTE ESTE FATO NÃO É MUITO DIFUNDIDO, POIS PREFEREM FALAR BOBAGEM ANTICIENTÍFICA DO QUE ANUNCIAREM AS VERDADES HISTÓRICAS QUE CORROBORAM COM O TESTEMUNHO APOSTÓLICO, ESPECIAMENTE REGISTRADO NAS PÁGINAS DO NOVO TESTAMENTO DA BÍBLIA. SÓ PARA PASSAR UM POUQUINHO, VEMOS QUE TEMOS APENAS SETE CÓPIAS DE PLÍNIO, O JOVEM, CONTRA 5309 DO NOVO TESTAMENTO. TEMOS APENAS OITO CÓPIAS DE HERÓDOTO, CONTRA 5309 DO NOVO TESTAMENTO. TEMOS APENAS 49 CÓPIAS DE ARISTÓTELES, CONTRA 5309 DO NOVO TESTAMENTO. TEMOS APENAS DEZ CÓPIAS DE ARISTÓFANES, CONTRA 5309 DO NOVO TESTAMENTO. TEMOS APENAS OITO CÓPIAS DE TUCÍDEDES, CONTRA 5309 DO NOVO TESTAMENTO.

SE INCLUÍRMOS TAMBÉM OS MANUSCRITOS DA VULGATA LATINA E OUTRAS VERSÕES ANTIGAS, CHEGAMOS A UM NÚMERO DE MAIS DE 24 MIL CÓPIAS DO NT, TORNANDO O RESULTADO AINDA MAIS ARRASADOR. MAS A COISA NÃO PÁRA POR AQUI, NÃO. TEMOS TAMBÉM QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O INTERVALO DE ANOS ENTRE O MANUSCRITO ORIGINAL E A SUA CÓPIA MAIS ANTIGA PRESERVADA. O QUE VEREMOS A SEGUIR É ALGO AINDA MAIS ASSUSTADOR E ASSOMBROSO A FAVOR DO NOVO TESTAMENTO.

COMO JÁ VIMOS, EXISTE UM INTERVALO DE APENAS 250 ANOS DOS MANUSCRITOS ORIGINAIS DO NT E AS SUAS CÓPIAS MAIS ANTIGAS PRESERVADAS. EM COMPARAÇÃO, TEMOS 1100 ANOS DOS ESCRITOS DO TÁCITO, 750 ANOS DE PLÍNIO, 950 ANOS DE SUETÔNIO, 1400 ANOS DE SÓFOCLES, 1300 ANOS DEEURÍPEDES, 1200 ANOS DE ARISTÓFANES, 1300 ANOS DE HERÓDOTO, 1200 ANOS DE PLATÃO E 1400 ANOS DE ARISTÓTELES.

NOVAMENTE, UM VERDADEIRO MASSACRE PARA O NOVO TESTAMENTO! PORTANTO, AS CÓPIAS ANTIGAS QUE TEMOS DO NOVO TESTAMENTO SÃO DE TODO AUTÊNTICAS E CONFIÁVEIS, E O ATEU QUE QUISER DISCORDAR DISSO TERÁ PRIMEIRAMENTE QUE DUVIDAR TAMBÉM DE TODA A HISTÓRIA ANTIGA E DE ABSOLUTAMENTE TODOS OS DOCUMENTOS HISTÓRICOS JUNTOS, PARA DEPOIS VIR FALAR DO NOVO TESTAMENTO, QUE GANHA DE TODOS AQUELES EM TODOS OS ASPECTOS E COM LARGA VANTAGEM E SUSTENTABILIDADE.

UM GRANDE ABRAÇO!