ALBERT EINSTEIN ERA TEÍSTA, ATEÍSTA OU PANTEÍSTA?

ALBERT EINSTEIN ERA TEÍSTA, ATEÍSTA OU PANTEÍSTA?

 

Olá, Lucas.
Agora quanto ao Albert citar o nome de Deus em que ele crê não é o que você pensa pois o que ele quis dizer é que tanto Deus como Natureza são dois nomes diferentes mas que são mesmos. Ele mesmo afima:"Acredito no Deus de Espinosa, que se revela na harmonia ordeira daquilo que existe, e não num Deus que se interesse pelo destino e pelos atos dos seres humanos."
E quem é o Deus de Espinosa? Te passo uma frase: Deus sive Natura ("Deus ou Natureza" em latim) . Ou seja o Deus que o Albert Einstein acredita que seja o sentido da vida dele é a Natureza. Quão Bela é a Natureza! Agora quanto a Religião do Albertin citar, vejamos: Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião.
Se eu estiver errado que me corrija pois porque, para mim, não posso crê como o Albert, um cara muito estudioso, acreditar em um Ser Divino. E mesmo que eu esteja errado sobre a religião, então me responde: Qual religião então ele citou? Do Buda? Sua "igreja verdadeira"? Se é, como sabe? E mesmo que fosse da sua "igreja" qual seria? Assembleia de Deus? Etc... Eu sou como Albert e o Marcus Valério, criei meus próprio sentido da Vida: Sentimento, Vontade, Pensamento. E o Pai deles é o Universo. E quanto a Trindade digo como Platão: Pai(Príncipio), Jesus(Alma / Mundo), Espírito Santo(Inteligstsia). Todo mundo cria sua "verdade".  (Amauri, São Paulo – 30/03/2011)

Resposta - OLÁ, AMAURI.

VOCÊ DISSE:
“Se eu estiver errado que me corrija pois porque, para mim, não posso crê como o Albert, um cara muito estudioso, acreditar em um Ser Divino”

SIM, VOCÊ ESTÁ ERRADO. TODOS OS MAIORES INTELECTUAIS DA HISTÓRIA ACREDITARAM NA EXISTÊNCIA REAL DE DEUS. INCLUSIVE ALBERT EINSTEIN! ISSO É UM FATO HISTÓRICO. OS MAIORES FÍSICOS QUE JÁ PISARAM POR ESTA TERRA ACREDITAVAM NA EXISTÊNCIA DE DEUS. COMO SERIA CANSATIVO DEMAIS PASSAR AQUI UM POR UM (E CADA CITAÇÃO), RECOMENDO QUE VEJA AQUI UM RESUMO DOS MAIS FAMOSOS:

http://www.monergismo.com/textos/apologetica/cientistas_famosos.htm

 

EINSTEIN NÃO ERA UM POSITIVISTA. DE FATO, ELE DISSE:

"Não sou positivista. O positivismo afirma que o que não pode ser observado não existe. Essa concepção é cientificamente indefensável, porque é impossível tornar válidas afirmações sobre o que as pessoas podem, ou não podem, observar. Seria preciso dizer que apenas o que observamos existe, o que é obviamente falso"

ASSIM VEMOS QUE EINSTEIN CRIA NA EXISTÊNCIA DE ALGO QUE VÁ ALÉM DO OBSERVÁVEL, ISTO É, DE ALGO QUE TEM SUA EXISTÊNCIA FORA DO UNIVERSO – UM DEUS TEÍSTA. EINSTEIN TAMBÉM DISSE:

"Quero saber como Deus criou este mundo. Quero conhecer Seus pensamentos, o resto são detalhes"

OU SEJA, EINSTEIN CRIA QUE ESTE MUNDO NÃO FOI “AUTO-CRIADO” E NEM FRUTO DO ACASO, MAS SIM DE UMA CRIAÇÃO DE DEUS. ELE TAMBÉM NÃO PODERIA SER PANTEÍSTA, JÁ QUE OS PANTEÍSTAS NÃO CREEM QUE DEUS CRIOU TODAS AS COISAS, MAS SIM QUE TODAS AS COISAS É DEUS. NA VERDADE, O OBJETIVO DE EINSTEIN EM CONHECER A DEUS DEVE SER O MAIOR PROPÓSTIO DE VIDA DE TODOS NÓS. ADEMAIS, EINSTEIN NÃO FOI INFLUENCIADO DESTA MANEIRA POR SPINOZA, COMO VOCÊ DISSE. VEJA O QUE O EX-ATEU ANTONY FLEW DISSE SOBRE ISSO, DEPOIS DE UMA PESQUISA HISTÓRICA APURADA:

“Jammer mostra que o conhecimento que Einstein tinha de Spinoza era bastante limitado, que dele lera apenas Ética e que rejeitara repetidos convites para escrever sobre sua filosofia. Em resposta a um desses convites, ele replicou: ‘Não tenho conhecimento profissional suficiente para escrever um artigo sobre Spinoza’. Embora Einstein compartilhasse a crença de Spinoza em determinismo, Jammer afirma que é "artificial e infundado" presumir que o pensamento de Spinoza influenciou a ciência de Einstein". Jammer observa ainda que ‘Einstein tinha afinidade com Spinoza porque percebia que ambos sentiam necessidade de solidão e também pelo fato de terem sido criados na tradição judaica e mais tarde abandonado a religião de seus ancestrais’. Mesmo chamando atenção para o panteísmo de Spinoza, Einstein expressamente negava ser ateísta ou panteísta”

ESSA CITAÇÃO ESTÁ NO LIVRO: “UM ATEU GARANTE: DEUS EXISTE”, ELABORADO POR UM CONHECIDO EX-ATEU QUE SE CONVERTEU AO CRISTIANISMO, E ESCREVEU ESTE LIVRO QUE EU LHE RECOMENDO ENTUSIASTICAMENTE A SUA LEITURA. NA VERDADE, TODO MUNDO QUE ESTUDA UM POUCO LARGA O ATEÍSMO DE UMA VEZ. NESSA CITAÇÃO DE EISNTEIN QUE ANTONY FLEW FAZ, PODEMOS VER BEM CLARAMENTE QUE ELE NÃO FOI INFLUENCIADO POR SPINOZA DA MANEIRA COMO VOCÊ COLOCOU, JÁ QUE ELE MESMO DECLAROU ABERTAMENTE QUE NÃO TINHA CONHECIMENTO PESSOAL SUFICIENTE PARA ESCREVER SEQUER UM ARTIGO SOBRE SPINOZA! PORTANTO, COMO É QUE VOCÊ PODE SEGUIR A CRENÇA DE ALGUÉM QUE VOCÊ NEM CONHECE DIREITO? NÃO FAZ SENSO. ADEMAIS, EISNTEIN NEGAVA ENFATICAMENTE SER ATEÍSTA OU PANTEÍSTA. VEJA O QUE ELE DISSE (AS CITAÇÕES E AS REFERÊNCIAS ESTÃO NO MESMO LIVRO DE ANTONY FLEW QUE EU ACABEI DE MENCIONAR):

Não sou ateísta, e não acho que posso me chamar de panteísta. Estamos na situação de uma criança que entra em uma enorme biblioteca cheia de livros escritos em muitas línguas. A criança sabe que alguém escrevera aqueles livros, mas não sabe como. Não entende os idiomas nos quais eles foram escritos. Suspeita vagamente que os livros estão arranjados em uma ordem misteriosa, que ela não compreende. Isso, me parece, é a atitude dos seres humanos, até dos mais inteligentes, em relação a Deus. Vemos o universo maravilhosamente arranjado e obedecendo a certas leis, mas compreendemos essas leis apenas vagamente. Nossa mente limitada capta a força misteriosa que move as constelações”

VALE A PENA REPETIR A PRIMEIRA PARTE DA CITAÇÃO:

“...Não sou ateísta, e não acho que posso me chamar de panteísta”

PORTANTO, ALBERT EINSTEIN, O FAMOSO FÍSICO CONSIDERADO O MAIOR E MAIS INTELIGENTE DA HISTÓRIA, NEGAVA QUE PUDESSE SER CHAMADO DE ATEU OU PANTEÍSTA. VAMOS REVISAR QUAIS SÃO AS NOSSAS OPÇÕES:

1. Ateísmo.
2. Panteísmo.
3. Teísmo.
4. Deísmo.

ORA, SE EINSTEIN ENFATICAMENTE NEGAVA SER ATEÍSTA(1) E PANTEÍSTA(2), ENTÃO O QUE FOI QUE SOBROU? SOMENTE DUAS OPÇÕES: OU TEÍSMO, OU DEÍSMO! PORTANTO, EISNTEIN, NÃO SENDO ATEU E NEM PANTEÍSTA, NÃO PODERIA CRER QUE DEUS ERA APENAS A NATUREZA, OU QUE ELE NEM EXISTA. EINSTEIN CRIA NA EXISTÊNCIA DE UM DEUS TEÍSTA (ASSIM COMO OS CRISTÃOS CREEM), MAS INFELIZMENTE ELE NÃO CRIA EM UM SER DIVINO PESSOAL. OU SEJA, ELE CRIA NA EXISTÊNCIA DE UM SER DIVINO QUE CRIOU O UNIVERSO, MAS QUE ESTE SER NÃO É ALGUÉM PESSOAL, MAS IMPESSOAL.

DITO EM TERMOS SIMPLES, EINSTEIN ACREDITAVA QUE DEUS CRIOU O UNIVERSO E O MUNDO INTEIRO COM TODAS AS PESSOAS, MAS DEPOIS ABANDONOU TODOS NÓS AO CURSO DA NATUREZA! ESSA É UMA VERTENTE EXISTENTE ATÉ OS DIAS DE HOJE. INFELIZMENTE, EINSTEN APARENTEMENTE NÃO CRIA EM UM SER PESSOAL, MAS ISSO NÃO MUDA O FATO DE QUE ELE NÃO ERA ATEÍSTA E NEM PANTEÍSTA. A RAZÃO PELA QUAL PODEMOS ENCONTRAR ALGUMAS EVIDÊNCIAS DE UM SUPOSTO “PANTEÍSMO” DE EINSTEIN PROVÉM DO FATO DE QUE ELE ERA FORTEMENTE APROXIMADO A ISSO ANTES DA SUA TEORIA DA RELATIVIDADE.

O QUE ACONTECEU DEPOIS DELE PROVAR A TEORIA DA RELATIVIDADE? SIMPLESMENTE ELE TEVE QUE SE RENDER ÀS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E OBSERVAR QUE O UNIVERSO É FINITO E, PORTANTO, TEVE UM CRIADOR. POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, O PANTEÍSTA EINSTEIN TEVE QUE ADMITIR A EXISTÊNCIA DE UM DEUS TEÍSTA, POR FORÇA DE SUAS PRÓPRIAS DESCOBERTAS CIENTÍFICAS QUE CONTRARIAVAM O PRÓPRIO PANTEÍSMO. ISSO TAMBÉM NOS MOSTRA FRANK TUREK E NORMAN GEISLER NO LIVRO “NÃO TENHO FÉ SUFICIENTE PARA SER ATEU”, ACERCA DO DESTINO RELIGIOSO QUE TOMOU ALBERT EINSTEIN APÓS TER DESCOBERTO QUE O UNIVERSO TEVE UM INÍCIO, E, PORTANTO, O ATEÍSMO E O PANTEÍSMO ERAM FALSOS:

“O ano era 1916, e Albert Einstein não estava gostando do rumo que seus cálculos estavam tomando. Se a sua teoria da relatividade geral estava correta, isso significava que o Universo não é eterno, mas que teve um início. Os cálculos de Einstein realmente estavam revelando um início definido de todo o tempo, de toda a matéria, de todo o espaço. Isso atacava frontalmente sua crença de que o Universo era estático e eterno. Einstein disse mais tarde que sua descoberta foi "irritante". Queria que o Universo fosse auto-existente — que não estivesse baseado em nenhuma causa externa -, mas o Universo parecia ser um gigantesco efeito. Na verdade, Einstein desaprovou tanto as implicações da teoria da relatividade geral — uma teoria que hoje se prova precisa até a quinta casa decimal — que resolveu introduzir uma constante cosmológica (que alguns chamam, desde então, de "fator disfarce") em suas equações, visando com isso mostrar que o Universo é estático e evitar a idéia de um início absoluto (...) Em 1929, Einstein foi até o monte Wilson para observar pessoalmente por aquele telescópio. O que viu foi irrefutável. A evidência baseada na observação mostrou que o Universo estava realmente em expansão, como havia predito a teoria da relatividade. Com sua constante cosmológica agora completamente esmagada pelo peso das evidências contra ela, Einstein não tinha mais como apoiar seu desejo de ver um Universo eterno. Mais tarde, descreveu a constante cosmológica como "o pior erro da minha vida" e redirecionou seus esforços para encontrar a tampa da caixa do quebra-cabeça da vida. Einstein disse que queria "saber como Deus havia criado o mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Quero conhecer os pensamentos de Deus; o resto são detalhes". Apesar de Einstein ter dito que acreditava num Deus panteísta (um Deus que está no Universo), seus comentários admitindo a criação e o pensamento divino estavam mais para a descrição de um Deus teísta. E por mais "irritante" que possa ser, sua teoria da relatividade levanta-se hoje como uma das mais fortes linhas de comprovação de um Deus teísta. O fato é que a teoria da relatividade apóia um dos mais antigos e formais argumentos para a existência de um Deus teísta: o argumento cosmológico”.

PORTANTO, EINSTEIN TEVE QUE CRER NA EXISTÊNCIA DE UM DEUS TEÍSTA, POR CAUSA DAS SUAS PRÓPRIAS DESCOBERTAS CIENTÍFICAS QUE O OBRIGARAM A ISSO. APESAR DE NÃO CRER EM UM DEUS PESSOAL, ELE CRIA EM UM DEUS IMPESSOAL, PORÉM REAL. ERA EXATAMENTE O CONTRÁRIO DP QUE O ATEÍSMO E O PANTEÍSMO ALEGAM, SENDO QUE O PRÓPRIO EINSTEIN SE DEMONSTROU CONTRÁRIO A ESSAS DUAS VISÕES DO MUNDO. ELE PASSOU A CRER QUE DEUS É O CRIADOR DO MUNDO, MAS QUE NÃO INTERVÉM NOS AFAZERES DO MESMO. INFELIZMENTE O QUE FALTOU PARA ELE FOI PERCEBER O ARGUMENTO DA LEI MORAL QUE NOS MOSTRA TAMBÉM QUE DEUS É UM SER MORAL E PESSOAL, INDO ALÉM DAS EVIDÊNCIAS DO ARGUMENTO COSMOLÓGICO SOMENTE. MAX JAMMER AINDA FALA SOBRE A CRENÇA PESSOAL DE EINSTEIN NAS SEGUINTES PALAVRAS:

"Einstein sempre protestou contra o fato de ser visto como ateísta. Em uma conversa com o príncipe Hubertus de Lowenstein, ele declarou que ficava zangado com pessoas que não acreditavam em Deus e o citavam para corroborar suas idéias. Einstein repudiou o ateísmo porque nunca viu sua negação de um deus personificado como uma negação de Deus" (Einstein e a religião; física e teologia, de Max Jammer)

DIFERENTEMENTE DE SPINOZA QUE VIA NA IDENTIFICAÇÃO DE DEUS COM A NATUREZA A ÚNICA CONSEQUENCIA LÓGICA DA NEGAÇÃO DE UM DEUS PERSONIFICADO, EINSTEIN ACREDITAVA QUE DEUS SE MANIFESTA DA SEGUINTE MANEIRA:

“Deus se manifesta nas leis do universo como um espírito infinitamente superior ao espírito do homem, diante do qual nós, com nossos modestos poderes, devemos nos sentir humildes”

OU SEJA, EISNTEIN TAMBÉM CRIA QUE DEUS ERA UM ESPÍRITO E QUE ERA INFINITAMENTE SUPERIOR AOS HOMENS. ISSO É UMA CLARA DECLARAÇÃO DE TEÍSMO/DEÍSMO, E NUNCA DE ATEÍSMO OU PANTEÍSMO! EINSTEIN CRIA QUE A NATUREZA CONHECE DEUS, NÃO PORQUE A NATUREZA SEJA DEUS, MAS SIM PORQUE A BUSCA DA CIÊNCIA, ESTUDANDO A NATUREZA, NOS LEVA IRREMEDIAVELMENTE A RELIGIÃO:

“A ciência sem a religião é aleijada; a religião sem a ciência é cega”

ESSA É UMA DAS SUAS FRASES MAIS FAMOSAS E CONHECIDAS ATUALMENTE, QUE NOS MOSTRAM QUE ALBERT EINSTEIN REJEITAVA A IDEIA ABSURDA PREGADA NOS DIAS ATUAIS DE QUE “CIÊNCIA E RELIGIÃO SÃO DUAS COISAS OPOSTAS”. PELO CONTRÁRIO, CIÊNCIA E RELIGIÃO ANDAM DE MÃOS DADAS, PORQUE UMA CONFIRMA A OUTRA, E NÃO A “ANULA”! ORA, APENAS UMA PESSOA RELIGIOSA PODERIA CONFESSAR UMA COISA DESSAS. COMO DIZ A WIKIPÉDIA ACERCA DELE:

“Einstein era religioso, no entanto não professava a fé judaica” (Wikipédia)

ELE ACREDITAVA EM UMA MENTE TRANSCENDENTAL DE RACIONALIDADE DO MUNDO, QUE ELE CHAMAVA DE “MENTE SUPERIOR”, DE “ESPÍRITO SUPERIOR INFINITO”, DE “FORÇA INTELIGENTE SUPERIOR” OU DE “FORÇA MISTERIOSA QUE MOVE AS CONSTELAÇÕES”. ISSO FICA EVIDENTE EM VÁRIAS DE SUAS DECLARAÇÕES, E QUE NOS LEVA EVIDENTEMENTE AO TEÍSMO OU DEÍSMO. VEJAMOS ALGUMAS DELAS, CITADAS NO LIVRO DE ANTONY FLEW:

“Nunca encontrei uma expressão melhor do que ‘religiosa’ para definir a confiança na racional natureza da realidade e de sua peculiar acessibilidade à mente humana. Onde não há essa confiança, a ciência degenera, tornando-se um procedimento sem inspiração. Se os sacerdotes lucram com isso, que o diabo cuide do assunto. Não há remédio para isso”

“Quem quer que tenha passado pela intensa experiência de conhecer bem-sucedidos avanços nesta área (ciência) é movido por profunda reverência pela racionalidade que se manifesta em existência... a grandeza da razão encarnada em existência”

“O certo é que a convicção, semelhante ao sentimento religioso, da racionalidade ou inteligibilidade do mundo, está por trás de todo trabalho científico de uma ordem superior. Essa crença firme em uma mente superior que se revela no mundo da experiência, ligada a profundo sentimento, representa minha concepção de Deus”

“Todos os que seriamente se empenham na busca da ciência convencem-se de que as leis da natureza manifestam a existência de um espírito imensamente superior ao do homem, diante do qual nós, com nossos modestos poderes, devemos nos sentir humildes”

“Minha religiosidade consiste de uma humilde admiração pelo espírito infinitamente superior que se revela nos pequenos detalhes que podemos perceber com nossa mente frágil. Essa convicção profundamente emocional da presença de um poder racional superior, que é revelado no incompreensível universo, forma minha idéia de Deus”

OU SEJA, A PARTIR DESSAS DECLARAÇÕES, PODEMOS VER CLARAMENTE QUE EINSTEIN:

1) CRIA NA EXISTÊNCIA DE UM SER QUE É UM ESPÍRITO INFINITAMENTE SUPERIOR.
2) CRIA QUE DEUS ERA UM PODER RACIONAL SUPERIOR.
3) CRIA QUE EXISTE UMA ORDEM SUPERIOR QUE ESTÁ POR TRÁS DE TODO O TRABALHO CIENTÍFICO.
4) TINHA UMA CRENÇA FIRME EM UMA MENTE SUPERIOR.

TODAS ESSAS DECLARAÇÕES CATEGÓRICAS DE ALBERT EINSTEIN NOS LEVAM A APENAS UM ÚNICO CAMINHO – O DA EXISTÊNCIA DE UM SER DIVINO! PORTANTO, EINSTEIN NÃO ERA ATEÍSTA E NEM PANTEÍSTA; E SE ELE NÃO CRIA QUE DEUS SE MANIFESTOU NA PESSOA DE JESUS CRISTO ISSO NÃO MUDA EM NADA O FATO DE QUE ELE CRIA NESSA MENTE SUPERIOR CHAMADA DEUS. CREIO QUE O QUE FALTOU PARA ELE FOI UM APROFUNDAMENTO NA ESPIRITUALIDADE QUE O LEVARIA A CONFESSAR A EXISTÊNCIA DE DEUS NÃO APENAS RACIONALMENTE, MAS TAMBÉM ESPIRITUALMENTE.

ELE PODERIA PERFEITAMENTE TER DESFRUTADO DO AMOR DE DEUS QUE TRANSCEDE TODO O ENTENDIMENTO OU CIÊNCIA HUMANA, OU TER TIDO COMUNHÃO COM O ESPÍRITO SANTO QUE É DERRAMADO EM NOSSOS CORAÇÕES. INFELIZMENTE, EINSTEIN PAROU APENAS NA PARTE EM QUE A EXISTÊNCIA DE DEUS PODE SER PROVADA PELA RAZÃO. SE ELE FOSSE UM POUCO ALÉM, TERIA COMPREENDIDO QUE DEUS NÃO APENAS CRIOU O MUNDO E ORDENOU TODAS AS COISAS EM SEU DEVIDO LUGAR EM UM PASSADO DISTANTE, MAS TAMBÉM CONTINUA ORDENANDO E COMANDANDO TODAS AS COISAS, CUIDANDO DE SEUS FILHOS, TENDO O TOTAL DOMÍNIO DAS LEIS FÍSICAS E NATURAIS QUE REJEM O UNIVERSO, E SE IMPORTANDO PROFUNDAMENTE COM A SUA CRIAÇÃO, NOS AMANDO TÃO LOUCAMENTE AO PONTO DE NOS DAR O SEU PRÓPRIO FILHO ÚNICO PARA MORRER EM NOSSO LUGAR, PARA QUE NÃO MORRAMOS, MAS TENHAMOS UMA VIDA ETERNA JUNTAMENTE COM ELE.

DEUS NÃO LARGOU TUDO AO ACASO DEPOIS DE TER CRIADO TUDO. ISSO PODE NÃO SER UMA CONTRADIÇÃO CIENTÍFICA, MAS CERTAMENTE É UMA CONTRADIÇÃO LÓGICA DE TERMOS. SE DEUS CRIOU, ORDENOU E PLANEJOU TUDO DA MANEIRA MAIS PERFEITA QUE VEMOS HOJE, COM UMA FINA SINTONIA QUE NOS GARANTE A SOBREVIVÊNCIA, ENTÃO POR QUE EM UM DETERMINADO MOMENTO ELE IRIA LARGAR TODO O PROJETO? POR QUE REPENTINAMENTE ELE IRIA ABANDONAR TODOS NÓS AO ACASO? NÃO FAZ A MENOR LÓGICA. IMAGINE VOCÊ TENDO UM PROJETO EM MENTE: VOCÊ QUER CONSTRUIR UMA CASA. VOCÊ ESCOLHE O MELHOR LUGAR PARA CONSTRUIR A CASA, DEPOIS PLANEJA TODAS AS COISAS NOS SEUS MÍNIMOS DETALHES PARA SE ENCAIXAREM TUDO DIREITINHO INCLUSIVE NO ORÇAMENTO, DEPOIS COMPRA E COLOCA TODOS OS MÓVEIS DA CASA NO SEU DEVIDO LUGAR, E ARRUMA AS COISAS DA MANEIRA MAIS SENSATA O POSSÍVEL.

VOCÊ SE PREOCUPA IMENSAMENTE NESTE PROJETO, E VISA TODOS OS MEIOS PARA COLABORAR COM A CONSTRUÇÃO DA CASA, O SEU MAIS IMPORTANTE PROJETO. PERGUNTA: SERÁ QUE VOCÊ IRIA NUM DETERMINADO PONTO SE ESQUECER DESTA CASA? SERÁ QUE VOCÊ IRIA CRIAR FILHOS ALI PARA DEPOIS ABANDONÁ-LOS REPENTINAMENTE? SERÁ QUE DEPOIS DE TANTO ESFORÇO E COMPROMETIMENTO COM ISSO, VOCÊ IRIA REALMENTE LARGAR TUDO À DERIVA? É CLARO QUE NÃO! O MAIS ÓBVIO ERA QUE VOCÊ CONTINUARIA CUIDANDO E ORNDENADO TODAS AS COISAS, INCLUSIVE TODOS OS PROBLEMAS. VOCÊ NÃO DEIXARIA UM PROJETO PELA METADE. DEUS NÃO DEIXA UM PROJETO PELA METADE!

ELE SE ESFORÇOU EM CRIAR UM UNIVERSO COM CONSTANTES ANTRÓPICAS EM UM FINO AJUSTE PARA PERMITIR A EXISTÊNCIA DE VIDA, NOS CRIOU NO PLANETA IDEAL PARA TODAS AS CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA, CRIOU ASTROS LUMINOSOS E TODOS OS TIPOS DE GALÁXIAS E ESTRELAS, CRIOU TODAS AS COISAS E ORDENOU TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS DE TAL MANEIRA QUE O UNIVERSO FOSSE PERFEITAMENTE PLANEJADO E FINAMENTE AJUSTADO. DEPOIS, DEUS POR FIM CRIOU OS PRÓPRIOS SERES HUMANOS, FEITOS À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA. SERÁ QUE NUM MOMENTO – DO NADA – ELE IRIA SE ESQUECER DE NÓS? SERÁ QUE ELE IRIA ABANDONAR REPENTINAMENTE E TRAGICAMENTE ESSE PROJETO QUE ELE SE ESFORÇOU TANTO PARA REALIZAR?

SERÁ QUE ELE IRIA TER TANTO TRABALHO PARA AJUSTAR AS CONDIÇÕES IDEIAIS PARA A CRIAÇÃO DE VIDA, PARA DEPOIS DESPREZAR TOTALMENTE E ABANDONAR ESSA VIDA QUE ELE CRIOU NA TERRA? É CLARO QUE NÃO! ASSIM COMO UM PAI VERDADEIRO CUIDA DE SEUS FILHOS, DEUS NÃO IRIA ABANDONAR A SUA CRIAÇÃO. ELE NÃO IRIA DESPERDIÇAR TANTO TEMPO EM ALGO QUE JÁ SABIA ANTECIPADAMENTE QUE NÃO IRIA MAIS DAR BOLA. NÓS TEMOS UM REAL E VERDADEIRO VALOR PARA DEUS, E O NOSSO PRÓPRIO PROPÓSITO DE VIDA É VIVER PARA ELE, COMO ELE FEZ PARA CONOSCO, E CONTINUA FAZENDO ATÉ HOJE. DEUS NÃO NOS DEIXOU “À DERIVA”, ELE NÃO ABANDONOU O BARCO! DESDE O INÍCIO DA CRIAÇÃO DEUS ORGANIZOU E PARTICIPOU ATIVAMENTE DE TODOS OS EVENTOS DO UNIVERSO, E NÃO FOI HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS QUE ELE DEIXOU DE PARTICIPAR.

SE VOCÊ BUSCAR A DEUS DE TODO O SEU CORAÇÃO, VERÁ QUE ELE ESTÁ BEM MAIS PARTO DE VOCÊ DO QUE VOCÊ PODE IMAGINAR. APESAR DE SER UMA FONTE DE INTELIGÊNCIA INFINITAMENTE SUPERIOR A SUA, ELE SE IMPORTA IMENSAMENTE COM VOCÊ. ESSA É A PERSONALIDADE DE DEUS, E QUE FOI REVELADA MAIS PESSOALMENTE AINDA NA PESSOA HISTÓRICA DE JESUS CRISTO, QUE VIVEU ENTRE NÓS, MORREU E FOI RESSUSCITADO DENTRE OS MORTOS. ABRACE AS BOAS NOVAS DO EVANGELHO, AMAURI, E VOCÊ VERÁ QUE MAIS VALE UM DIA VIVENDO PARA DEUS DO QUE DEZ MIL VIVENDO PARA O MUNDO, SEM UM PROPÓSITO, SEM UM VALOR REAL E DEFINIDO PARA A VIDA.

VOCÊ TEM VALOR PARA DEUS, MAS TAMBÉM TEM QUE DAR VALOR PARA ELE, NÃO O RECONHECENDO APENAS COMO UM SER DIVINO IMPESSOAL, MAS SIM COMO UM DEUS ETERNO, IMUTÁVEL, PESSOAL, ONISCIENTE, ONIPRESENTE, ONIPOTENTE, IMORTAL, E CRIADOR DE TODAS AS COISAS, AMANDO A TODOS NÓS PROFUNDAMENTE E INTENSAMENTE, ASSIM COMO AMOU AO SEU FILHO ÚNICO. O QUE FALTOU PARA O MAIOR FÍSICO DE TODOS OS TEMPOS TALVEZ VOCÊ ESTEJA A UM PASSO SIMPLES DE CHEGAR: CONFESSAR NÃO APENAS A EXISTÊNCIA DE DEUS, MAS TAMBÉM QUE ELE É UM SER PESSOAL, REVELADO A NÓS ATRAVÉS DA PESSOA DE JESUS CRISTO. ENFIM, TORNE-SE UM CRISTÃO. VAI VALER A PENA, EU GARANTO.

A VIDA PARA UM ATEU É ALGO SEM PROPÓSITO OBJETIVO NENHUM, VIVENDO NA DÚVIDA E NO MEDO, E TODA E QUALQUER ESPERANÇA TERMINA NO DIA EM QUE VOLTA PARA O PÓ DA TERRA. JÁ A VIDA DO CRISTÃO É VOLTADA COM UM PROPÓSITO DE VIDA OBJETIVO, VIVENDO E DESFRUTANDO DE INTERVENÇÕES DA PARTE DE DEUS, E AO INVÉS DE PERDER TOTALMENTE AS ESPERANÇAS NA MORTE, PARA O CRISTÃO É AÍ QUE A ESPERANÇA REALMENTE COMEÇA! NÃO TEM COMO FICAR EM CIMA DO MURO, AMAURI. OU VOCÊ CRÊ QUE O MESMO DEUS QUE ORDENOU O MUNDO CONTINUA ORDENANDO TUDO ATÉ OS DIAS DE HOJE, QUE “DE ETERNIDADE EM ETERNIDADE, TU ÉS DEUS” (Sl.90:2), OU ENTÃO ATEÍSMO, PANTEÍSMO OU DEÍSMO NÃO VÃO FAZER A MENOR DIFERENÇA NO FINAL. MAS ESTEJA CERTO DE UMA COISA:

“Deus não joga dados!” (Albert Einstein)

GRANDE ABRAÇO, AMAURI, E PENSE SINCERAMENTE SOBRE ISSO.

"Quero saber como Deus havia criado o mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no aspecto deste ou daquele elemento. Quero conhecer os pensamentos de Deus; o resto são detalhes" (ALBERT EINSTEIN)