REFUTAÇÃO DA GUARDA OBRIGATÓRIA DO DIA DE SÁBADO
Bom dia e um feliz Sábado...Não pude deixar de ver as questões formuladas pelo irmão e resposta que foram dadas pelo administrador. Não tenho tempo nem espaço para escrever acerca do santo sábado, mas deixo alguns textos, que abaixo transcrevo. No entanto gostaria só de deixar dois pensamentos: Os 10 Mandamentos revelam o caracter do nosso Deus, imutável, portanto. segundo Jesus disse: "Nem um só til se omitirá da Lei" (...) ele próprio disse: Eu Sou o Senhor do Sábado". E ele próprio, como de costume ia sempre a uma sinagoga ao Sábado. Nos 10 Mandamentos está incluído o 4º a guarda do Sábado não a guarda do domingo. Como pode o homem abolir o 4º mandamento se o próprio Deus não o fez? Aqui estão alguns textos, por ordem cronológica de tempo
Génesis 2:2-3;Êxodo 20:8-11; Marcos 2:27; Lucas 4:16; Marcos 6:2; Lucas 4:31; 6:6; 13:10; Lucas 25:56;Actos 17:2; 18:4; 13:27; 13; 42-44; 15;21; 16:13; Marcos 2:28; Apocalipse 1:10; Lucas 13:14-16; 14:1-6; Mateus 5:17-18; Mateus 27:51; Colossenses 2:16; Tiago 2:10-12; João 14:15;15:10; Isaias 66:22-23.
Atenciosamente, Miguel (Miguel, Portugal – 05/03/2011)
Resposta - OLÁ, MIGUEL. BOM DIA!
VOCÊ AFIRMOU:
“Os 10 Mandamentos revelam o caracter do nosso Deus, imutável, portanto. segundo Jesus disse: "Nem um só til se omitirá da Lei" (...) ele próprio disse: Eu Sou o Senhor do Sábado". E ele próprio, como de costume ia sempre a uma sinagoga ao Sábado”
CARO MIGUEL, QUANDO JESUS DISSE QUE “NEM UM SÓ TIL SE OMITIRÁ DA LEI”, ELE ESTAVA FALANDO DE TODA A LEI E NÃO SOMENTE DOS DEZ MANDAMENTOS. A LEI MOSAICA INCLUI INÚMEROS OUTROS PROCEDIMENTOS QUE SÃO APENAS SUMARIADOS NOS DEZ MANDAMENTOS, MAS QUE VÃO MUITO ALÉM DELES. VEJA QUE JESUS NÃO DISSE QUE “NEM UM TIL SE OMITIRÁ DOS DEZ MANDAMENTOS”; MAS SIM: “NEM UM TIL SE OMITIRÁ DA LEI”. OU SEJA, JESUS ESTAVA ABRANGENDO TODA A LEI DE MOISÉS E NÃO SE LIMITANDO AOS DEZ MANDAMENTOS.
E SABEMOS MUITO BEM QUE NESSA LEI DE MOISÉS EXISTE A ORDENANÇA DE CONDENAR A PENA DE MORTE AS CRIANÇAS QUE DESOBEDECEM AOS PAIS, BEM COMO A MORTE DE HOMOSSEXUAIS, BEM COMO TAMBÉM SE BANHAR NO LAGO PARA DEIXAR DE FICAR IMPURO, ASSIM COMO FUGIR PARA UMA CIDADE DE REFÚGIO PARA ESCAPAR DO VINGADOR DO SANGUE, ETC. EXISTEM INÚMEROS PRECEITOS DA LEI QUE NÃO SÃO MAIS PRATICADOS NO NOVO TESTAMENTO (NOVA ALIANÇA) PELO SIMPLES FATO DE QUE ERAM APENAS SOMBRAS DA REALIDADE E NÃO A REALIDADE EM SI MESMO. SE VOCÊ ANALISAR O CONTEXTO DESTA PASSAGEM DE MATEUS NA QUAL VOCÊ SE UTILIZOU, VOCÊ VERÁ QUE JESUS DISSE CLARAMENTE QUE VEIO PARA CUMPRIR A LEI.
OU SEJA, A LEI FOI CUMPRIDA EM CRISTO. COM O CUMPRIMENTO DA LEI EM CRISTO, TEVE INÍCIO A NOVA ALIANÇA DE SEU SANGUE, CONTIDA NO NOVO TESTAMENTO DE NOSSAS BÍBLIAS. NÓS NÃO TEMOS QUE PASSAR A BORRACHA NO ANTIGO TESTAMENTO, MAS SIM VER O QUE O NOVO TESTAMENTO CONSIDERA COMO “SOMBRA” E O QUE ELE CONSIDERA COMO “REALIDADE” DENTRO DO ANTIGO TESTAMENTO. POR EXEMPLO, ENSINAMENTOS MORAIS QUANTO A FÉ, AMOR, CARIDADE, BOAS OBRAS, ETC, SÃO SEMPRE MENCIONADOS TANTO NO ANTIGO TESTAMENTO COMO TAMBÉM NO NOVO TESTAMENTO, POIS SÃO PRECEITOS MORAIS ETERNOS E IRREVOGÁVEIS.
MAS TAMBÉM EXISTEM VÁRIAS “SOMBRAS” DO ANTIGO TESTAMENTO QUE, QUANDO SÃO TRAZIDAS À REALIDADE NO NT, VEMOS QUE A SUA APLICAÇÃO PRÁTICA NÃO É EXATAMENTE IGUAL. POR EXEMPLO, O SACRIFÍCIO DE CORDEIROS ERA MERA SOMBRA DO SACRIFÍCIO DO CORDEIRO PURO E IMACULADO DE DEUS: JESUS CRISTO, QUE TIRA OS PECADOS DO MUNDO. DA MESMA FORMA, O AUTOR DE HEBREUS AFIRMA QUE OS PRECEITOS CERIMONIAIS ERAM SOMBRAS E NÃO A REALIDADE EM SI MESMA:
“A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar” (Hb.10:1)
“Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: "Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte" (Hb.8:5)
“Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem” (Hb.13:9)
“Eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de purificação com água; essas ordenanças exteriores foram impostas até o tempo da nova ordem” (Hb.9:10)
“Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hb.13:15)
“O sumo sacerdote leva sangue de animais até o Santo dos Santos, como oferta pelo pecado, mas os corpos dos animais são queimados fora do acampamento. Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue. Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou” (Hb.13:11-13)
EU PASSEI APENAS ALGUNS DOS VÁRIOS TEXTOS DE HEBREUS AQUI, QUE NOS FALAM DE MANEIRA CLARA O QUE ERA “SOMBRA” E O QUE ERA “REALIDADE” NO ANTIGO TESTAMENTO EM RELAÇÃO À NOVA ALIANÇA. VEMOS QUE A LEI ERA UMA SOMBRA (Hb.10:1), O SANTUÁRIO ERA UMA SOMBRA DO QUE ESTAVA NOS CÉUS (Hb.8:5), OS ALIMENTOS CERIMONIAIS ERAM SOMBRAS QUE ATUALMENTE JÁ NÃO TEM VALOR ALGUM (Hb.13:9), A PURIFICAÇÃO COM ÁGUA ERA SOMBRA DA PURIFICAÇÃO EM CRISTO (Hb.9:10), O SACRIFÍCIO ERAM SOMBRAS DO NOSSO ATUAL SACRIFÍCIO DE LOUVOR A DEUS (Hb.13:15), E OS CORPOS DE ANIMAIS SACRIFICADOS FORA DO ACAMPAMENTO ERAM SOMBRA DO SACRIFÍCIO DE CRISTO FORA DAS PORTAS DA CIDADE (Hb.11:13-15).
ESSA PEQUENA LISTA QUE EU PASSEI NOS REVELA QUE EXISTEM INÚMEROS PRECEITOS QUE ERAM REALIDADE NO ANTIGO TESTAMENTO, ENTRETANTO NÃO PASSAM PARA A NOVA ALIANÇA, POIS À LUZ DO NOVO TESTAMENTO REVELAM-SE COMO MERAS “SOMBRAS” (FIGURAS PROFÉTICAS A SEREM CUMPRIDAS NO NT) DA REALIDADE PRESENTE NA NOVA ALIANÇA. É POR ISSO QUE A BÍBLIA INSISTE TANTO EM DIZER QUE A LEI DE MOISÉS JÁ CHEGOU AO SEU FIM, E NO PRESENTE TEMPO NÃO ESTAMOS MAIS SOB A LEI DE MOISÉS, MAS SIM SOB A NOVA ALIANÇA:
ROMANOS 6:14 – “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”
ROMANOS 10:4 – “Porque Cristo é o fim da lei para a justificação de todo aquele que crê”
GÁLATAS 5:18 – “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei”
HEBREUS 8:8 – “Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma Nova Aliança... Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar”
ROMANOS 7:4 – “Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus”
EFÉSIOS 2:14,15 - "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo um novo homem, fazendo a paz"
2 CORÍNTIOS 3:6 - "O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”
A QUESTÃO DE PRINCIPAL IMPORTÂNCIA DESSA NOSSA CONVERSA, E QUE FICA A NÓS É:
- O SÁBADO JUDAICO ERA “SOMBRA” OU A REALIDADE?
QUANTO A ESSA RESPOSTA, NÃO EXISTE A MENOR SOMBRA DE DÚVIDA DE QUE ERA MERA SOMBRA:
“Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo” (Cl.2:16,17)
OU SEJA, O SÁBADO (ASSIM COMO AS DEMAIS OBSERVÂNCIAS CERIMONIAIS) ERAM MERAS “SOMBRAS” QUE TIVERAM O SEU FIM EM CRISTO, E NÃO A SUA REALIDADE. ESSA INTERPRETAÇÃO ÓBVIA DO TEXTO É RESSALTADA ATÉ MESMO PELOS MAIORES TEÓLOGOS ADVENTISTAS, PRINCIPALMENTE PELO DOUTOR SAMUELLE BACCHIOCCHI (A QUEM EU ADMIRO MUITO) NO SEU LIVRO “DO SÁBADO PARA O DOMINGO”, EM QUE ELE DEFENDE A GUARDA DO SÁBADO, MAS ADMITE À LUZ DE TODAS AS EVIDÊNCIAS LÓGICAS QUE O SÁBADO ERA MERA “SOMBRA” COMO DIZ COLOCENSSES 2:16.
PORTANTO, O SÁBADO TAMBÉM ESTÁ INCLUÍDO ENTRE OS PRECEITOS QUE ERAM “SOMBRAS” E NÃO ENTRE AQUILO QUE É A REALIDADE À LUZ DA NOVA ALIANÇA. VOCÊ TAMBÉM USOU O ARGUMENTO DE QUE JESUS IA NAS SINAGOGAS JUDAICAS NO SÁBADO, MAS ISSO É ÓBVIO, POIS O SÁBADO ERA EXATAMENTE O ÚNICO DIA EM QUE A SINAGOGA FICAVA ABERTA. SE JESUS NÃO FOSSE NO SÁBADO, ELE IRIA EM QUAL DIA, ENTÃO???
VOCÊ DISSE:
“Nos 10 Mandamentos está incluído o 4º a guarda do Sábado não a guarda do domingo. Como pode o homem abolir o 4º mandamento se o próprio Deus não o fez?”
COMO ACREDITO QUE VOCÊ JÁ OBSERVOU A MINHA RESPOSTA PARA O JOÃO PAULO SOBRE A QUESTÃO DO SÁBADO, EU AFIRMEI E REAFIRMO AGORA QUE NINGUÉM É OBRIGADO A GUARDAR O DOMINGO. OBRIGAR AS PESSOAS A OBSERVAR O DOMINGO É ALGO ANTIBÍBLICO QUE NÃO SE ENCONTRA NEM NA ANTIGA ALIANÇA E NEM NA NOVA ALIANÇA. EU NUNCA PREGUEI A GUARDA DO DOMINGO. ISSO PORQUE BIBLICAMENTE O SÁBADO NÃO É UMA SOMBRA DO DOMINGO, MAS SIM DO NOSSO DESCANSO ETERNO CELESTIAL:
“Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência” (Hb.4:9-11)
“Então ouvi uma voz dos céus dizendo: Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante. Diz o Espírito: Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão” (Ap.14:13)
PORTANTO, O SÁBADO NÃO É UMA FIGURA DO DOMINGO (COMO SE FOSSE TRANSFERIDO A ESTE DIA), MAS SIM DO DESCANSO ETERNO DOS CÉUS, QUANDO DESCANSAREMOS DE NOSSAS OBRAS. É PARA ESTE DESCANSO QUE TEMOS QUE NOS ESFORÇAR A ENTRAR, E QUE NINGUÉM VENHA A CAIR. PAULO É MUITO ENFÁTICO AO DIZER AOS EFÉSIOS SOBRE A INUTILIDADE DE OBSERVAR CERTOS DIAS (SEJA SÁBADO, DOMINGO, ETC):
“Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses; agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós” (Gl.4:8-10)
E O MESMO DIZ AOS ROMANOS:
“Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz” (Rm.14:5,6)
PORTANTO, NÃO SOMOS OBRIGADOS A FAZER DIFERENÇA ENTRE “DIA E DIA”, COMO SE HOUVESSE ALGUM DIA MAIS SANTIFICADO DO QUE OUTRO. DO MESMO MODO QUE EU NÃO POSSO PROIBIR VOCÊ DE OBSERVAR O SÁBADO, VOCÊ NÃO PODE ME OBRIGAR A GUARDÁ-LO, SE EU CONSIDERO IGAUIS TODOS OS DIAS E IGUALMENTE SAGRADOS. É EXATAMENTE ISSO O QUE PAULO ESTÁ DIZENDO AQUI, E QUE EU ESTOU REPETINDO O TEMPO TODO. SOMOS LIVRES DA LEI POR MEIO DE CRISTO, E CONSEQUENTEMENTE LIVRES TAMBÉM DA PRÁTICA LITERAL DAQUILO QUE NA NOVA ALIANÇA SE MOSTRA MERAMENTE COMO “SOMBRA” E NÃO COMO A REALIDADE!
QUANTO A QUESTÃO DO HOMEM ABOLIR O MANDAMENTO QUE DEUS NÃO ABOLIU, ISSO NÃO É VERDADE. LEIA NOVAMENTE O QUE O APÓSTOLO PAULO ESCREVE EM COLOCENSSES 2:16, EM ROMANOS 14:5,6 E EM GÁLATAS 4:8-10. É EVIDENTE QUE É UMA PESSOA HUMANA QUEM ESCREVE, MAS ESCREVE INSPIRADO PELO ESPÍRITO DE DEUS, ASSIM COMO TODO O RESTANTE DA BÍBLIA. ALÉM DISSO, VEMOS QUE DEUS TAMBÉM TRABALHA NO SÁBADO, COMO UM EXEMPLO DAQUILO QUE NÓS MESMOS PODEMOS FAZER:
“Então os judeus passaram a perseguir Jesus, porque ele estava fazendo essas coisas no sábado. Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando". Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus” (João 5:16-18)
VEJA QUE AQUI JESUS DIZ CLARAMENTE QUE TANTO ELE COMO O PAI CONTINUAM TRABALHANDO ATÉ HOJE, INCLUINDO NOS SÁBADOS, O MOTIVO PELO QUAL OS FARISEUS ESTAVAM ACUSANDO JESUS. JESUS USA ESTE ARGUMENTO PARA O TRABALHO QUE ELE REALIZAVA NOS SÁBADOS, E, AO SER INDAGADO PELAS AUTORIDADES DOS JUDEUS, ELE FAZ USO DESTE ARGUMENTO DE QUE ELE E O PAI TRABALHAM SEMPRE. SE O PAI E O FILHO TRABALHAM NO SÁBADO (E NÓS SOMOS FEITOS A SEMELHANÇA DELE), ENTÃO NÃO HÁ MOTIVOS PARA ENTENDER POR QUE RAZÃO QUE NÓS SOMOS PROIBIDOS DE IGUALMENTE TRABALHAR NESTE DIA, AINDA MAIS SABENDO QUE O HOMEM NÃO FOI FEITO PARA O SÁBADO (Marcos 2:27).
TALVEZ SEJA EXATAMENTE ESTE O MOTIVO DOS JUDEUS CONCLUÍREM DESTA MESMA FORMA E TOMAREM PEDRAS PARA APEDREJÁ-LO, E DO APÓSTOLO JOÃO ESCREVER NO VERSO 18 QUE JESUS ESTAVA VIOLANDO O SÁBADO E SE DECLARANDO EM IGUALDADE COM O PAI. A CONCLUSÃO É ÓBVIA E INEQUÍVOCA: SE O PAI E O FILHO CONTINUAM TRABALHANDO ATÉ HOJE (INCLUINDO NOS SÁBADOS), ENTÃO NÓS TAMBÉM NÃO SOMOS PROIBIDOS DE FAZÊ-LO. JESUS É E SEMPRE DEVE SER O NOSSO EXEMPLO A SER SEGUIDO. DEVEMOS IMITAR O EXEMPLO DO APÓSTOLO JOÃO QUE CHEGOU À CONCLUSÃO DE QUE JESUS ESTAVA “VIOLANDO” O SÁBADO DA MANEIRA JUDAICA, E NÃO TOMAR A INICIATIVA DOS JUDEUS DE QUERER MATAR JESUS APENAS POR TER DITO ESTAS PALAVRAS A RESPEITO DO TRABALHO NO SÁBADO. INFELIZMENTE, O EXTREMISMO DE ALGUNS SABATISTAS ACABA SE TORNANDO EXATAMENTE O MESMO DAQUELE GRUPO FARISAICO QUE DIZIA:
"Esse homem não é de Deus, pois não guarda o sábado" (João 9:16)
FIQUE NA PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO, CARO MIGUEL, E FELIZ SÁBADO PRA VOCÊ TAMBÉM.