A ARCA DE NOÉ E A ÁRVORE DA VIDA EXISTIRAM MESMO?
.
Olá, Lucas.
Eu estava lendo a Wikipédia[http://pt.wikipedia.org/wiki/Arca_de_No%C3%A9] da Arca de Noé e aí está escrito que a Arca de Noé representa Igreja como salvadora da Humanidade em decadência. Porque segundo o desenvolvimento da Geologia e da Biogeografia tornaram difícil sustentar uma interpretação literal da história. O que vc acha? É que isso torna uma discussão bastante razoavel de Cristão para Cientista. Nesta passagem representa a Igreja mesmo ou a Arca?
Em Gênesis fala de um fruto proibido que segundo Deus não pode come - la. Sempre vemos a palavra "comer" em qualquer lugar da Bíblia. Por exemplo do Ezequiel que comeu o livrinho. Aí todo mundo sabe que o livrinho é uma simbologia e comer aí também o é. Então o fruto proibido é também simbólico. Porque se não for simbólico e ser literal vai contrair a ciência, ou seja, para a ciêntista e ateus isso se torna uma mitologia. Começando...Várias tradições fazem referências ao fruto proibido de diversas maneiras:
* Símbolo de relações sexuais representadas por uma “maçã”;
* Como significando o reconhecimento do certo e do errado;
* Como conhecimento adquirido por se alcançar a madureza por experiência;
* Símbolo do direito que o Criador do homem teria de especificar aos seres humanos o que é “bom” e o que é “mau”, exigindo a prática do que é bom e a rejeição do que é mau, a fim de continuarem aprovados por Ele.
* Como a ciência propriamente dita - com as descobertas científicas, o homem deixa seu estado natural de equilíbrio com a natureza e passa a ter que trabalhar para garantir a sua sobrevivência. No jardim do Éden o ser humano não precisava trabalhar; quando Deus expulsa o homem do Paraíso devido ao fato de Adão e Eva terem comido o fruto, ele os amaldiçoa afirmando que a partir daquele momento terão que trabalhar pelo seu sustento. Outra passagem do Gênesis que demonstra este fato é quando é afirmado que os filhos de Adão e Eva após a saída do Éden, Caim e Abel, eram, respectivamente, agricultor e pastor.
O que vc acha? (Marc, Mato Grosso – 20/02/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
PRIMEIRAMENTE ME DESCULPE POR TER DEMORADO A RESPONDER POR ESTES DIAS.... MAS PODE CONTINUAR ENVIANDO CARTAS A VONTADE.
.
SIM, É VERDADE QUE A ARCA REPRESENTA A IGREJA, MAS NÃO É VERDADE QUE ELA SEJA MERAMENTE SIMBÓLICA E NÃO LITERAL. O FATO DA ARCA REPRESENTAR A IGREJA NÃO MUDA EM NADA O FATO DE QUE ELA EXISTIU DE VERDADE NO MUNDO FÍSICO E REAL. PEDRO USA ESTE FATO VERÍDICO DA ARCA DE NOÉ COMO TAMBÉM UMA FIGURA PROFÉTICA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO:
.
“Mas eles deliberadamente se esquecem de que há muito tempo, pela palavra de Deus, existiam céus e terra, esta formada da água e pela água. E pela água o mundo daquele tempo foi submerso e destruído. Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios” (2 Pedro 3:5-7)
.
OU SEJA, O APÓSTOLO PEDRO FAZ USO DE UM ACONTECIMENTO REAL E LITERAL (O DILÚVIO) PARA RESSALTAR A REALIDADE DE OUTRO ACONTECIMENTO REAL E LITERAL (A VOLTA DE JESUS). O ENSINAMENTO DE PEDRO É MUITÍSSIMO CLARO: NAQUELE MUNDO ANTIGO, O POVO VIVIA EM DESOBEDIÊNCIA QUANDO O MUNDO DAQUELE TEMPO FOI DESTRUÍDO PELAS ÁGUAS DO DILÚVIO. DA MESMA FORMA, OS ÍMPIOS QUE VIVEM DELIBERADAMENTE NO PECADO SE ESQUECEM DE QUE, DA MESMA FORMA QUE O DILÚVIO REALMENTE OCORREU, ACONTECERÁ TAMBÉM A SEGUNDA VINDA DE CRISTO, QUANDO OS ÍMPIOS SERÃO IGUALMENTE DESTRUÍDOS. SÃO DOIS FATOS REAIS, DOIS ACONTECIMENTOS LITERIAS E VERDADEIROS.
.
NÃO TERIA SENTIDO PEDRO TER MENTIDO OU ENGANADO OS SEUS LEITORES NESTA PASSAGEM, E NEM TERIA SENTIDO ELE COMPARAR ALGO MERAMENTE METAFÓRICO COM ALGO QUE É REAL DE VERDADE. SE FOSSE ASSIM, ENTÃO A PRÓPRIA SEGUNDA VINDA DE CRISTO SERIA ALGO IRREAL, ALGO QUE É INADMISSÍVEL DE SER ACEITO UMA VEZ QUE A ESPERANÇA TODA DO NOVO TESTAMENTO ERA DA RESSURREIÇÃO E DA VOLTA REAL E LITERAL DE JESUS CRISTO POR SOBRE AS NUVENS DO CÉU PARA BUSCAR A SUA IGREJA.
.
ASSIM COMO O MUNDO ANTIGO FOI REALMENTE DESTRUÍDO E SUBMERSO PELO DILÚVIO, ASSIM TAMBÉM O MUNDO ATUAL SERÁ DESTRUÍDO PELA GRANDE TRIBULAÇÃO. ASSIM COMO NOÉ FOI REALMENTE SALVO POR MEIO DA ARCA, ASSIM O POVO DE DEUS SERÁ REALMENTE SALVO ENCONTRANDO COM O SENHOR NAS NUVENS; E ASSIM COMO OS ÍMPIOS NAQUELA OCASIÃO FORAM DE FATO DESTRUÍDOS, ASSIM TAMBÉM OS ÍMPIOS DO MUNDO ATUAL PERECERÃO NO DIA DO JUÍZO. TUDO ISSO É UMA FIGURA PROFÉTICA MAS TAMBÉM É A PRÓPRIA REALIDADE DAS COISAS, E NÃO ACONTECIMENTOS METAFÓRICOS E SEM REALIDADE. VEJA O QUE O AUTOR DE HEBREUS DIZ:
.
“O culto que estes celebram é, aliás, apenas a imagem, sombra das realidades celestiais, como foi revelado a Moisés quando estava para construir o tabernáculo: Olha, foi-lhe dito, faze todas as coisas conforme o modelo que te foi mostrado no monte” (Hb.8:5)
.
O CULTO QUE OS HEBREUS CELEBRAVAM ERA UMA SOMBRA DAS REALIDADES CELESTES. ISSO OBVIAMENTE NÃO SIGNIFICAVA APENAS UMA METÁFORA OU QUE ELES NÃO CULTUAVAM A DEUS DE FATO, POIS ATÉ HOJE OS JUDEUS COSTUMAM CULTUAR A DEUS DA MESMA MANEIRA DE ANTES. MOISÉS REALMENTE E LITERALMENTE HAVIA CONSTRUÍDO O TABERNÁCULO, COMO O PRÓPRIO ESCRITOR DE HEBREUS ADUZ. PORTANTO, O FATO DE QUE UMA COISA É UMA FIGURA OU SOMBRA DE OUTRA NÃO SIGNIFICA DE JEITO NENHUM QUE ESTA FIGURA OU SOMBRA NÃO ACONTECEU DE VERDADE. PELO CONTRÁRIO, ISSO CONSTITUI-SE EM UMA PROVA AINDA MAIS FORTE DE QUE TAL FIGURA REALMENTE ACONTECEU EM UM PASSADO DISTANTE, AINDA QUE TENHA TAMBÉM UMA APLICAÇÃO PRÁTICA FUTURISTA. A MESMA COISA SE APLICA NO CASO DA ARCA. A ARCA ERA UMA FIGURA DA IGREJA? SIM, ERA. O DILÚVIO ERA UMA FIGURA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO E DO JUÍZO? SIM, ERA. MAS O DILÚVIO E A ARCA DE NOÉ SÃO ACONTECIMENTO REAIS? SIM, SÃO!
.
A HISTÓRIA DO DILÚVIO E DA ARCA DE NOÉ SÃO TÃO VERDADEIRAS QUE A PRÓPRIA ARQUEOLOGIA JÁ TRATOU DE PROVAR A SUA VERACIDADE. EMBORA ALGUMAS RECENTES “DESCOBERTAS” DEVEM REALMENTE NÃO IR MUITO ALÉM DE UMA GRANDE FARSA, UM ARQUEÓLOGO SÉRIO E VERDADEIRO CHAMADO RON WYATT, QUE É ADVENTISTA E RESPONSÁVEL POR INÚMERAS DESCOBERTAS DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA O CRISTIANISMO, TAIS COMO A PASSAGEM DO MAR VERMELHO E A EXPEDIÇÃO DO POVO ISRAELITA, A ARCA DA ALIANÇA, A ARCA DE NOÉ, O MONTE SINAI, E MUITOS OUTROS ACHADOS E DESCOBERTAS IMPORTANTES (PARTE DELAS JÁ ESTÃO AQUI NO SITE), DESCOBRIU AQUILO QUE COM UMA ENORME POSSIBILIDADE DEVE TRATAR-SE DA PRÓPRIA ARCA DE NOÉ. AS PROVAS SÃO INÚMERAS E, PORTANTO, INDICAREI O SITE DO “PESQUISADOR CRISTÃO” (POR SINAL, UM ÓTIMO SITE) QUE MOSTRA ESTA DESCOBERTA:
.
-ARCA DE NOÉ ENCONTRADA – PARTE 1:
.
http://opesquisadorcristao.blogspot.com/2009/05/arca-de-noe-encontrada-no-monte-ararate.html
.
-ARCA DE NOÉ ENCONTRADA – PARTE 2:
.
http://opesquisadorcristao.blogspot.com/2009/05/arca-de-noe-encontrada-parte-2.html
.
-ARCA DE NOÉ ENCONTRADA – PARTE 3:
.
http://opesquisadorcristao.blogspot.com/2010/05/arca-de-noe-encontrada-no-monte-ararate.html
.
-OS VÍDEOS DA DESCOBERTA DA ARCA DE NOÉ:
.
http://opesquisadorcristao.blogspot.com/2010/03/videos-sobre-descoberta-da-arca-de-noe.html
.
-OUTRO ASSUNTO INTRÍSSECAMENTE RELACIONADO À ARCA DE NOÉ TEM RESPEITO AO DILÚVIO GLOBAL, QUE TAMBÉM FOI COMPROVADO CIENTIFICAMENTE:
.
-O DILÚVIO HISTORICAMENTE COMPROVADO – PARTE 1:
.
http://opesquisadorcristao.blogspot.com/2009/05/as-provas-do-diluvio-parte-1.html
.
-O DILÚVIO CIENTIFICAMENTE COMPROVADO – PARTE 2:
.
http://opesquisadorcristao.blogspot.com/2009/05/as-provas-do-diluvio-parte-2.html
.
PORTANTO OS REGISTROS BÍBLICOS ESTÃO DE TODO COMPROVADOS E PLENAMENTE DE ACORDO COM A CIÊNCIA, COM A HISTÓRIA E COM A ARQUEOLOGIA. OS RELATOS SÃO DE TODO LITERAIS, E APENAS OS ATEUS QUE QUESTIONAM A REALIDADE DESTE FATOS, NÃO POR TEREM ALGUMA BASE SÓLIDA PARA ISSO, MAS POR PURA QUESTÃO DE INCREDULIDADE MESMO. POSTERIORMENTE ESTAREI PASSANDO ESTAS E OUTRAS PROVAS E EVIDÊNCIAS AQUI NESTE PRÓPRIO SITE.
.
QUANTO AO FRUTO PROIBIDO, EU FICO COM ESTA SEGUNDA OPÇÃO QUE VOCÊ COLOCOU:
.
* Como significando o reconhecimento do certo e do errado;
.
ISSO PORQUE É EXATAMENTE ESTA A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO BÍBLICO:
.
“O Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores, de aspecto agradável, e de frutos bons para comer; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da CIÊNCIA DO BEM E DO MAL” (Gn.2:9)
.
“Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal. A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente. Então os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram cinturas para si” (Gn.3:5-7)
.
FIQUE COM DEUS,
ATÉ MAIS!