O LIVRO DE JÓ ERA UMA POESIA HEBRAICA?
.
Oi. Uma pergunta que eu queria que você me resumisse: O livro de Jó foi de uma forma de poesia hebraica? (João, Rio de Janeiro – 16/02/2011)
.
Resposta - OLÁ, JOÃO.
SIM, O LIVRO DE JÓ CONTÉM MUITA POESIA EM FORMA HEBRAICA, EMBORA ELE NÃO SEJA APENAS PURAMENTE POESIA, MAS UMA HISTÓRIA REAL. EXISTEM CINCO PALAVRAS PRINCIPAIS QUE DESCREVEM OS DIFERENTES TIPOS DA POESIA HEBRAICA: (1) MIZMOR – QUE É A POESIA CANTADA, ACOMPANHADA POR ALGUNS INSTRUMENTOS DE CORDA; (2) SHIR – QUE DIZ RESPEITO A QUALQUER TIPO DE CANTO E SEM NECESSARIEDADE DE UM INSTRUMENTO MUSICAL; (3) MASHAL – UMA COMPARAÇÃO, UM PROVÉRBIO, OU UM CÂNTICO SATÍRICO; (4) QUINÁ – LAMENTO FÚNEBRE QUE EXPRESSA A DOR QUE A MORTE CAUSA; (5) TEHILÁ – QUE É UM HINO DE LOUVOR.
.
NO CASO DE JÓ, TEMOS UM ARTÍFICIO MUITO USADO NA POESIA HEBRAICA QUE DIZ RESPEITO AO PARALELISMO, QUE PODE SE DAR EM: (1) SINÔNIMO – QUANDO A SEGUNDA LINHA REPETE O MESMO PENSAMENTO QUE É EXPRESSADO NA PRIMEIRA LINHA; (2) ANTITÉTICO – QUANDO A SEGUNDA LINHA FORMA UM CONTRASTE EM RELAÇÃO À PRIMEIRA; (3) SINTÉTICO – QUANDO A SEGUNDA LINHA AUMENTA O PENSAMENTO EXPRESSADO NA PRIMEIRA LINHA. NO LIVRO DE JÓ PODEMOS VER VÁRIOS DESTES EXEMPLOS CLÁSSICOS DE PARALELISMO, EXPRESSADOS POR EXEMPLO EM: Jó 4:7; Jó 16:20; Jó 4:9; Jó 19:21, ENTRE OUTROS VERSOS DO MESMO LIVRO.
.
VALE RESSALTAR NOVAMENTE QUE ESTE CARÁTER POÉTICO PRESENTE EM VÁRIOS VERSOS DO LIVRO DE JÓ NÃO SIGNIFICA QUE ESTE É UM LIVRO MERAMENTE POÉTICO QUE NÃO FAÇA PARTE DE UMA HISTÓRIA REAL. AO CONTRÁRIO, JÓ É COLOCADO COMO UM PERSONAGEM REAL DA HISTÓRIA JUNTAMENTE COM DANIEL E NOÉ EM EZEQUIEL 14:14,20, E TIAGO O MENCIONA COMO UM VERDADEIRO EXEMPLO DE PERSEVERANÇA (Tg.5:11), E ELE NÃO USARIA JÓ COMO UM EXEMPLO CASO ESTE NEM SEQUER FOSSE ALGUÉM QUE TIVESSE EXISTIDO MESMO. PORTANTO, JÓ É UMA HISTÓRIA REAL QUE CONTÉM VERSOS POÉTICOS EM FORMA HEBRAICA EM SI MESMO.
.
ABRAÇOS!