DÚVIDAS SOBRE O APOCALIPSE
.
Olá, Lucas.
1) Segundo Apocalipse 1:1, o propósito deste livro é ocultar ou revelar uma mensagem de Jesus?
2)Quando estudamos um livro da Bíblia, devemos dar mais valor ao texto do próprio livro ou às informações históricas de outras fontes?
3)Quando foi cumprida a profecia de Mateus 24:1-34? Como você sabe?
A esta pergunta não sei se já foi respondida por você, mas se foi, desculpe.
4)A mensagem do Apocalipse se aplica principalmente a qual época da história?
5) Quais são alguns dos livros do Antigo Testamento que especialmente ajudam no estudo do Apocalipse?
6)Este livro conta apenas o que João ouviu? Explique a importância da sua resposta.
7)Qual o significado da descrição “Alfa e Ômega”? Aplica-se a quem?( Esta pergunta acho que já foi respondida se não me engano.) (Marc, Mato Grosso - 24/02/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
VAMOS ÀS RESPOSTAS:
.
1) Segundo Apocalipse 1:1, o propósito deste livro é ocultar ou revelar uma mensagem de Jesus?
.
REVELAR:
“Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo” (Ap.1:1)
.
COMO O PRÓPRIO LIVRO DIZ, TRATA-SE DE UMA “REVELAÇÃO”. DE ACORDO COM O DICIONÁRIO, “REVELAÇÃO” SIGNIFICA:
.
Significado de Revelação
s.f. Ato ou efeito de revelar; declaração; denúncia, confidência: revelação de um segredo.
.
OU SEJA, TRATA-SE DE UMA REVELAÇÃO, UM EFEITO DE REVELAR, DE DESVENDAR ALGUM SEGREDO. PORTANTO, O PROPÓSITO DO LIVRO CONSISTE EM REVELAR (E NÃO “OCULTAR”) A MENSAGEM DE JESUS CRISTO.
.
VAMOS PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
.
2)Quando estudamos um livro da Bíblia, devemos dar mais valor ao texto do próprio livro ou às informações históricas de outras fontes?
.
AS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DE OUTRAS FONTES SÃO IMPORTANTES, PRINCIPALMENTE EM QUESTÃO DE EXPLICAR DEVIDAMENTE O CONTEXTO HISTÓRICO NO QUAL TAL LIVRO SE INSERE, QUE MUITAS VEZES CHEGA A SER REVELADOR EM ALGUNS ASPECTOS. MAS É EVIDENTE QUE DEVEMOS DAR MAIS VALOR AO PRÓPRIO TEXTO DO LIVRO EM SI, QUE TEM MUITO MAIS VALOR DO QUE AS OUTRAS FONTES EXTERIORES. POR EXEMPLO, O APÓSTOLO PAULO NOS ESCREVE DIZENDO:
.
“Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3.14-17)
.
NESTA PASSAGEM PAUILO EMPREGA NO ORIGINAL GREGO O TERMO “THEOPNEUSTOS” (v.16) QUE SIGNIFICA QUE DEUS SOPROU. ASSIM SENDO, AS ESCRITURAS SÃO SOPRADAS (INSPIRADAS) POR DEUS. NUNCA ENCONTRAMOS QUE OUTRAS FONTES FORA DAS ESCRITURAS SEJAM “THEOPNEUSTOS”, ISTO É, QUE SEJAM PERFEITOS OU INFALÍVEIS. PORTANTO, DEVEMOS SIM DAR VALOR AO CONTEÚDO HISTÓRICO DE OUTRAS FONTES QUE NOS DÃO FORTE APOIO AO TEXTO BÍBLICO QUE ESTÁ ESCRITO DIANTE DE SEU DEVIDO CONTEXTO, MAS DEVEMOS PRIMEIRAMENTE DAR VALOR AO TEXTO INSPIRADO DO PRÓPRIO LIVRO BÍBLICO EM PAUTA.
.
3)Quando foi cumprida a profecia de Mateus 24:1-34? Como você sabe?
.
A RESPOSTA PARA ESTA PERGUNTA ESTÁ NO ARTIGO SOBRE O APOCALIPSE - "ENTENDENDO O APOCALIPSE" (VER MENU AO LADO).
4)A mensagem do Apocalipse se aplica principalmente a qual época da história?
.
PRINCIPALMENTE ÀQUELES QUE VIVEREM NOS ÚLTIMOS DIAS, NA GRANDE TRIBULAÇÃO. AS RAZÕES PARA ISSO SÃO SIMPLES, TAIS COMO: (1) TERÃO QUE ENFRENTAR A GRANDE TRIBULAÇÃO; (2) TERÃO QUE ENFRENTAR O ANTICRISTO E O FALSO PROFETA; (3) PASSARÃO PELOS EVENTOS APOCALÍPTICOS REGISTRADOS A PARTIR DO CAPÍTULO QUATRO; (4) ESTÃO INCLUÍDOS NA ABERTURA DOS SELOS, DAS TROMBETAS E DAS TAÇAS DA IRA DO SENHOR; (5) ESTARÃO INCLUÍDOS NO ARREBATAMENTO.
.
CONTUDO, VALE RESSALTAR AQUI QUE OS PRIMEIROS TRÊS CAPÍTULOS DO APOCALIPSE SÃO DIRIGIDOS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA QUE RECEBEM INSTRUÇÕES DA PARTE DO SENHOR. PORTANTO, CONQUANTO QUE AS MENSAGENS ENVIADAS A ESSAS SETE IGREJAS TAMBÉM SEJAM APLICÁVEIS A MUITOS CRENTES DOS DIAS DE HOJE, OS PRIMEIROS TRÊS CAPÍTULOS DO APOCALIPSE ABRANGEM PRINCIPALMENTE AQUELAS SETE IGREJAS QUE RECEBERAM AS INSTRUÇÕES DA PARTE DO SENHOR JESUS. SÃO ELAS:
.
“Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia” (Ap.1:11)
.
5) Quais são alguns dos livros do Antigo Testamento que especialmente ajudam no estudo do Apocalipse?
.
TEMOS PRINCIPALMENTE DOIS: O DE DANIEL E O DE ISAÍAS. DANIEL ABORDA O ASPECTO DO ANTICRISTO E DOS TEMPOS DO FIM DA SEGUINTE MANEIRA:
.
"E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador" (Dn.9:27)
.
OU SEJA, DANIEL ABORDA O ASPECTO DO ANTICRISTO E DA GRANDE TRIBULAÇÃO. JÁ ISAÍAS, POR OUTRO LADO, NARRA A NOVA TERRA E NOVOS CÉUS BEM COMO O ESTADO ETERNO:
.
“Assim como os novos céus e a nova terra que vou criar serão duradouros diante de mim, declara o Senhor, assim serão duradouros os descendentes de vocês e o seu nome” (Is.66:22)
.
OU SEJA, AMBOS – DANIEL E ISAÍAS – ABORDAM EVENTOS APOCALÍPTICOS, EMBORA UM ABORDE UM ASPECTO DIFERENTE DO OUTRO. ENQUANTO DANIEL NARRA OS EVENTOS DA TRIBULAÇÃO, ISAÍAS POR OUTRO LADO NARRA OS EVENTOS QUE SUCEDEM ESTA GRANDE TRIBULAÇÃO. ELES NÃO SÃO OS ÚNICOS AUTORES VETEROTESTAMENTÁRIOS A NARRAR ALGUNS EVENTOS APOCALÍPTICOS. VÁRIOS OUTROS TAMBÉM O FAZEM, TAL COMO, POR EXEMPLO, O PROFETA MALAQUIAS, QUE PROFETIZOU ACERCA DO ANIQUILAMENTO DOS ÍMPIOS POR OCASIÃO DO EVENTO ESCATOLÓGICO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO/JUÍZO DE DEUS:
.
“Pois certamente vem o dia, ardente como uma fornalha. Todos os arrogantes e todos os malfeitores serão como palha, e aquele dia, que está chegando, ateará fogo neles, diz o Senhor dos Exércitos. Nem raiz nem galho algum sobrará. Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral. Depois esmagarão os ímpios, que serão como pó sob as solas dos seus pés no dia em que eu agir, diz o Senhor dos Exércitos” (Ml.4:1-3)
.
PRÓXIMA QUESTÃO:
.
6)Este livro conta apenas o que João ouviu? Explique a importância da sua resposta.
.
SIM, ELE CONTA A REVELAÇÃO QUE JESUS CRISTO ENVIOU AO APÓSTOLO JOÃO NA ILHA DE PATMOS (GRÉCIA) ACERCA DOS ACONTECIMENTOS FINAIS.
.
APOCALIPSE 1
1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,
2 que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.
3 Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.
4 João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,
5 e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,
6 e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém.
7 Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.
8 "Eu sou o Alfa e o Ômega", diz o Senhor Deus, "o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso".
9 Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
1- No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta,
11 que dizia: "Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia".
.
7)Qual o significado da descrição “Alfa e Ômega”? Aplica-se a quem?
.
ALFA E ÔMEGA SIGNIFICA “PRINCÍPIO E O FIM”. O ALFA É A PRIMEIRA LETRA DO ALFABETO GREGO, ENQUANTO O ÔMEGA É A ÚLTIMA LETRA. O QUE JESUS ESTAVA QUERENDO DIZER COM ISSO É QUE ELE É O PRIMEIRO E O ÚLTIMO, O PRINCÍPIO E O FIM. A MENSAGEM É APLICADA AO PRÓPRIO JESUS CRISTO, QUE É DEUS:
.
“"Eu sou o Alfa e o Ômega", DIZ O SENHOR DEUS, "o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso" (Ap.1:8)
.
GRANDE ABRAÇO!