OS DIAS DA CRIAÇÃO FORAM DE 24h?

OS DIAS DA CRIAÇÃO FORAM DE 24h OU EM PERÍODOS MAIORES DE ANOS?

.

Olá, Lucas.
Vou passar um texto de um teologo que prova realmente que dia yom não significa literalmente período de tempo mas sim 24 horas: Gênesis capítulo 1 significa dias literais de 24 horas?
.
Pergunta: "Gênesis capítulo 1 significa dias literais de 24 horas?"
.
Resposta: Uma análise cuidadosa da palavra hebraica para “dia” e do contexto no qual ela aparece em Gênesis nos leva a concluir que “dia” significa um período literal de 24 horas. A palavra hebraica yom traduzida na palavra "dia" pode significar mais de uma coisa. Pode se referir ao período de 24 horas que a terra leva para girar ao redor do seu eixo (ex: "há 24 horas em um dia"). Pode se referir ao período da luz do dia entre o nascer e o pôr do sol (ex: "é muito quente durante o dia, mas melhora um pouco à noite"). Também pode se referir a um período de tempo não específico (ex: "durante os dias do meu avô…"). Dessa mesma forma a palavra yom (traduzida como "dia") pode significar mais de uma coisa no original. É usada para se referir a um período de 24 horas em Gênesis 7:11. É usada para se referir à luz do dia entre o nascer e o pôr do sol em Gênesis 1:16. Também é usada para se referir a um período de tempo não específico em Gênesis 2:4. Portanto, o que essa palavra significa em Gênesis 1:5-2:2 quando é usada juntamente com números ordinais (ex: "primeiro dia", "segundo dia", "terceiro dia", "quarto dia", "quinto dia", "sexto dia" e o "sétimo dia")? Esses "dias" são períodos de 24 horas ou não? Será que "yom" como é usado aqui pode significar um período de tempo não específico? Como podemos diferenciar?
.
Podemos determinar como "yom" deve ser interpretado em Gênesis 1:5-2:2 simplesmente ao examinar o contexto no qual encontramos a palavra e então ao fazer uma comparação desse contexto com o seu uso no resto das Escrituras. Ao fazer isso, deixamos as Escrituras se interpretarem. Ken Ham, do ministério Cristão chamado Answers in Genesis, escreveu um bom artigo sobre o assunto. Sr. Ham escreveu: "A palavra hebraica para dia (yom) é usada 2301 vezes no Velho Testamento. Fora de Gênesis 1, yom + número ordinal (usado 410 vezes) sempre indica um dia comum, quer dizer, um período de 24 horas. As palavras ‘tarde’ e ‘manhã’ juntas (38 vezes) sempre indicam um dia comum. Yom + ‘tarde’ ou ‘manhã’ (23 vezes cada) sempre indica um dia comum. Yom + ‘noite’ (52 vezes) sempre indica um dia comum".
.
Agora vamos dar uma olhada no contexto onde encontramos a palavra "yom" usada em Gênesis 1:5-2:2…
.
Dia 1 - "Chamou Deus à luz Dia [yom] e às trevas, Noite. Houve TARDE e MANHÃ, o PRIMEIRO DIA [yom]" (Gênesis 1:5).
.
Dia 2 - "E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve TARDE e MANHÃ, o SEGUNDO DIA [yom]" (Gênesis 1:8).
.
Dia 3 - "Houve TARDE e MANHÃ, o TERCEIRO DIA [yom]" (Gênesis 1:13).
.
Dia 4 - "Houve TARDE e MANHÃ, o QUARTO DIA [yom]" (Gênesis 1:19).
.
Dia 5 - "Houve TARDE e MANHÃ, o QUINTO DIA [yom]" (Gênesis 1:23).
.
Dia 6 - "Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve TARDE e MANHÃ, o sexto DIA [yom]" (Gênesis 1:31).
.
Dia 7 - "Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no DIA [yom] SÉTIMO a sua obra, que fizera, descansou nesse DIA [yom] de toda a sua obra que tinha feito" (Gênesis 2:1-2).
.
Ao descrever cada dia como “tarde e manhã”, é bem claro que o Autor do livro de Gênesis estava se referindo a períodos de 24 horas. Essa foi a interpretação normal até os anos 1800, quando uma mudança ocorreu ao paradigma na sociedade científica e as rochas sedimentárias (estratos geológicos) da terra foram reinterpretados. As camadas rochosas foram previamente interpretadas como evidência do Dilúvio de Noé. No entanto, o Dilúvio passou a ser descartado pela sociedade científica e as camadas rochosas foram reinterpretadas como evidência de uma terra extremamente velha. Alguns Cristãos bem intencionados, mas completamente equivocados, tentaram reconciliar essa interpretação anti-Bíblica e “anti-diluvial” com a narrativa de Gênesis ao reinterpretar "yom" como períodos de tempo não específicos. Isso foi um grave erro.
.
A verdade é que as evidências a favor do Dilúvio de Noé a de uma terra jovem ultrapassam de longe as evidências a favor de uma terra velha, e muitas das interpretações da terra velha são conhecidas por dependerem de suposições falsas. Infelizmente, a comunidade científica mantém firme sua posição sobre o assunto e aparenta recusar-se a mudar de opinião, mesmo com tanta evidência que vai de encontro ao seu paradigma. No entanto, não podemos deixar que sua recusa teimosa influencie como lemos a Bíblia. De acordo com Êxodo 20:9-11, Deus usou seis dias literais para criar o mundo e para servir como modelo da semana de trabalho do homem: trabalhar seis dias, descansar um. Deus com certeza poderia ter criado tudo em um só instante, se Ele quisesse. Mas Ele aparentemente já estava pensando em nós, mesmo antes de ter nos criado (no sexto dia) e queria nos providenciar um exemplo a ser seguido.
.
Gênesis capítulo 1 significa dias literais de 24 horas? (Marc, Mato Grosso - 14/02/2011)
.
Resposta - OLÁ, MARC.
EU JÁ HAVIA VISTO ESTE ESTUDO NO “GOT QUESTIONS”. REALMENTE É UM TEMA CATIVANTE E MUITO DIVIRGENTE DENTRO DA COMUNIDADE CRISTÃ. ESSA QUESTÃO SOBRE A LITERALIDADE DOS DIAS DA CRIAÇÃO É REALMENTE BEM COMPLEXA. EU COMECEI ACREDITANDO MAIS NA TEORIA DE QUE ESSES “DIAS” SE TRATASSEM APENAS DE PERÍODOS MAIORES DE TEMPOS, DE BILHÕES DE ANOS, MAS ATUALMENTE PASSEI A COLOCAR BEM MAIS CRÉDITO NO FATO DE QUE ESTES SÃO REALMENTE LITERAIS DE 24 HORAS. PELO MENOS É O QUE MAIS PARECE EVIDENTE À LUZ DA BÍBLIA E DA CIÊNCIA.
.
EM BREVE PASSAREI UM ARTIGO QUE MOSTRAM INÚMERAS PROVAS INCONTESTÁVEIS DA “TERRA JOVEM”, QUE NOS MOSTRAM QUE A NOSSA TERRA TEM NO MÁXIMO DEZ MIL ANOS. TAMBÉM MOSTRAREI VÁRIAS PROVAS DA EXISTÊNCIA DOS DINOSSAUROS COEXISTINDO COM OS SERES HUMANOS, HÁ ALGUNS POUCOS MILHARES DE ANOS ATRÁS. ISSO DETONA COM O EVOLUCIONISMO E COM A TEORIA DA “TERRA VELHA”. VEJA UM ARTIGO QUE FALA SOBRE ISSO:
.
http://arqbib.atspace.com/dino.html

.
O APOLOGETA ESTADUNIDENSE NORMAN GEISLER (QUE EU JÁ MENCIONEI A VOCÊ QUE SOU UM GRANDE ADMIRADOR DELE, BEM COMO DO DOUTOR SAMUELLE BACCHIOCCHI E DE OUTROS GRANDES ERUDITOS BÍBLICOS) FEZ UM LIVRO JUNTO COM THOMAS HOWE CHAMADO “MANUAL POPULAR DE DÚVIDAS, ENIGMAS E ‘CONTRADIÇÕES’ DA BÍBLIA”, E ELES FALAM TAMBÉM SOBRE ESTE ASPECTO DA IDADE DA TERRA E MOSTRAM AS PROVAS E AS CONTRA-PROVAS DE AMBOS OS LADOS. VEJAMOS:
.
A FAVOR DA IDADE PEQUENA DA TERRA:
.
1. Cada dia do Gênesis tem "tarde e manhã" (cf. Gn 1:5,8,19,23,31), o que é próprio do dia de 24 horas na Bíblia.
.
2. Os dias foram numerados (primeiro dia, segundo dia, terceiro dia etc), uma característica peculiar dos dias de 24 horas na Bíblia.
.
3. Êxodo 20:11 compara os seis dias da criação com os seis dias de uma semana (literal) de trabalho de 144 horas.
.
4. Há evidência científica que suporta uma idade jovem (de milhares de anos) para a Terra.
.
5. Não haveria como a vida sobreviver milhões de anos do dia três (1; 11) ao dia quatro (1:14) sem lua.
.
AGORA AS EVIDÊNCIAS A FAVOR DA IDADE LONGA DA TERRA:
.
1. Os dias de Gênesis 1 podem ter tido um período de tempo antes da contagem dos dias (antes de Gênesis 1:3), ou um intervalo de tempo entre os dias. Há intervalos em outras partes da Bíblia (como em Mateus 1:8, onde três gerações são omitidas, em comparação com 1 Crônicas 3:11-14).
.
2. A mesma palavra hebraica para "dia" (yom) é empregada em Gênesis 1 e 2 como um período de tempo maior que 24 horas. Por exemplo, Gênesis 2:4 faz uso desta palavra no sentido do período total da criação de seis dias.
.
3. Às vezes a Bíblia emprega a palavra "dia" para longos períodos de tempo: "Um dia é como mil anos" (2 Pe 3:8; cf. SI 90:4).
.
4. Há alguns indícios em Gênesis 1 e 2 de que os dias poderiam ser períodos maiores que 24 horas:
.
a) No terceiro "dia" as árvores cresceram da semente à maturidade, e produziram semente segundo a sua espécie (1:11-12). Esse processo normalmente leva meses ou anos.
.
b) No sexto "dia" Adão foi criado, foi dormir, deu nome a todos os (milhares de) animais, procurou por companhia, foi dormir, e Eva foi criada de sua costela. Tudo isso parece exigir um tempo bem maior que 24 horas.
.
c) A Bíblia diz que Deus "descansou" no sétimo dia (2:2), e que ele ainda está no seu descanso da criação (Hb 4:4). Assim, o sétimo dia já tem tido uma duração de milhares de anos. Dessa forma, os outros dias bem que poderiam ter tido milhares de anos também.
.
5. Êxodo 20:11 pode estar fazendo simplesmente uma comparação de unidade por unidade dos dias de Gênesis com uma semana de trabalho (de 144 horas), e não uma comparação minuto a minuto.
.
DE QUALQUER JEITO, SEJA QUAL FOR O MODO, FICA CLARO QUE A BÍBLIA NÃO É “DESAPROVADA” POR SER “ANTICIENTÍFICA” OU IR CONTRA OS INTERESSES DE ALGUM GRUPO CIENTÍFICO. AINDA QUE A TERRA TENHA BILHÕES DE ANOS, NÓS VIMOS QUE EXISTEM EVIDÊNCIAS DENTRO DA PRÓPRIA BÍBLIA QUE PODEM APOIAR ISSO. DA MESMA FORMA, SE A TERRA TEM MESMO POUCO MAIS DE SEIS MIL ANOS (O QUE É MAIS PROVÁVEL CIENTIFICAMENTE E BIBLICAMENTE), ENTÃO SÃO ESSES CIENTISTAS QUE ESTÃO NOVAMENTE SENDO ENGANADOS.
.
DE QUALUQER FORMA, NÃO HÁ NENHUM TIPO DE “CONTRADIÇÃO” NISSO, MAS MERA QUESTÃO INTERPRETATIVA. NÃO ESTOU DIZENDO QUE “CADA UM PODE ACREDITAR NAQUILO QUE BEM QUISER”, POIS A VERDADE ABSOLUTA EXISTE, O RELATIVISMO É FALSO. O QUE EU ESTOU DIZENDO É QUE – DE UM MODO OU DE OUTRO – A BÍBLIA NÃO SAI PERDENDO E NEM FICA DESAPROVADA, POIS NESTE CASO NÃO SERIA PROBLEMA DE INSPIRAÇÃO, MAS SIM DE MERA INTERPRETAÇÃO.
.
FIQUE COM DEUS.